Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Agosto de 2007


Recommended Posts

Cheiro de bloqueão de volta no Paraná!

 

Desde quinta à tarde, pra ser exato. Analisei a minha própria previsão do tempo, a anomalia de temp e estado do tempo começçou a feder muito em relação ao previsto desde ontem à tarde.

 

Pode ser que duro outros 20 dias esse bloqueio, mas a exemplo de maio e julho, a hora que a porta abrir acho q deve vir coisa forte.

 

acho que não

 

A única coisa que acontece, é que as coisas fortes que surram ininterruptamente o RS, ficam passeando aqui por 2 ou 3 semanas. Só.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 499
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Cheiro de bloqueão de volta no Paraná!

 

Desde quinta à tarde, pra ser exato. Analisei a minha própria previsão do tempo, a anomalia de temp e estado do tempo começçou a feder muito em relação ao previsto desde ontem à tarde.

 

Pode ser que duro outros 20 dias esse bloqueio, mas a exemplo de maio e julho, a hora que a porta abrir acho q deve vir coisa forte.

 

acho que não

 

A única coisa que acontece, é que as coisas fortes que surram ininterruptamente o RS, ficam passeando aqui por 2 ou 3 semanas. Só.

 

Isso sem contar que se este bloqueio (para mim já está bem claro que é bloqueio) durar mais de 30 dias igual o último, a "porteira vai abrir" um pouco tarde, pois estaremos em meados de setembro, às portas da primavera, e, mais um inverno climático e astronômico terá ido para o saco! Só maio e julho fechando dentro da normalidade, nos servirão de consolo, então...

Mas...TUDO ESTÁ NORMAL...

Link to comment
Share on other sites

Cheiro de bloqueão de volta no Paraná!

 

Desde quinta à tarde, pra ser exato. Analisei a minha própria previsão do tempo, a anomalia de temp e estado do tempo começçou a feder muito em relação ao previsto desde ontem à tarde.

 

Pode ser que duro outros 20 dias esse bloqueio, mas a exemplo de maio e julho, a hora que a porta abrir acho q deve vir coisa forte.

 

acho que não

 

A única coisa que acontece, é que as coisas fortes que surram ininterruptamente o RS, ficam passeando aqui por 2 ou 3 semanas. Só.

 

Isso sem contar que se este bloqueio (para mim já está bem claro que é bloqueio) durar mais de 30 dias igual o último, a "porteira vai abrir" um pouco tarde, pois estaremos em meados de setembro, às portas da primavera, e, mais um inverno climático e astronômico terá ido para o saco! Só maio e julho fechando dentro da normalidade, nos servirão de consolo, então...

Mas...TUDO ESTÁ NORMAL...

 

Michel, você se esqueceu que setembro tambem está fechando dentro do normal nos últmos 6 a 7 anos!

Pros últimos 6 anos, inclusive, maio e setembro estão mais frios que junho e agosto!

Link to comment
Share on other sites

Nao to dizendo que teremos um mes de agosto super frio. Pode ser que fiquei 3°C acima da média no PR, sei la...

Mas eu acho que ainda nao da pra descartar um evento bem forte de frio em agosto e até setembro, nem que dure so 3 dias.

Nao to dizendo que seja o normal, que nao esquentou e tal, ainda mais comparando com o RS,.

Link to comment
Share on other sites

Luiz, a situacao agora eh típica de neve nos aparados. O ciclone estah colado na costa gaúcha, vento oesre/noroeste no salgado filho e chove com 9,3C aqui em casa em POA. O quê vc acha disso?

 

 

Brunão, esse ciclone tão próximo a Costa gaúcha não estava no script, pelo menos eu não tinha visto nas previsões!!! :?

Será que ele não conseguirá empurrar esse frio até o Paraná??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Silvio, eu diria q sim!! Aliás, tudo indica que sim. Aqui continua chovendo com vento moderado e a temp caiu para 8,9C. Cara, é indiganante ver uma temperatura dessas e não nevar na serra. Fosse m 1996 e Ausentes, Cambará e SJ estariam debaixo de muita neve!!

 

Temperatura em altura, Bruno. Lembre-se disso. Na sondagem das 12Z a linha de 0ºC estava perto de 670 hPa.

Link to comment
Share on other sites

A 6Z do GFS mostra o improvável, que vem se tornando rotina: em 7 dias três ciclones extra muito bem posicionados ou na costa gaúcha ou na costa uruguaia, mas com bloqueio em altos níveis eles não conseguem jogar ar frio para o norte. O resultado é que ficamos sem neve e sem frio de verdade, para variar.

 

Achei estranhas as previsões do CPTEC naTV e entrei no site. Cheguei a me animar achando que o bloqueio em altitude tinha acabado e o ar frio ia entrar para valer.... Eles derem 3/14 para Curiita amanhã. NA hora, pela posição do ciclone, pensei: vai nevar de surpresa! Mas no site do CPTEC tá 10/17, ou seja, foi uma mera ilusão baseada num erro da Globonews.

Link to comment
Share on other sites

Não adianta dizer que tudo está normal porque nada está normal. O clima flutua seja por ciclos, seja por interferência humana, seja por fatores extraterrestres. O que permanece é a mudança.

 

Você entendeu muito bem o que eu quiz dizer Luiz. Quando eu falo em "normalidade", eu não estou falando da história climática dos últimos 4 bilhões e meio de anos. Lógico que tudo muda! Quando eu falo em normalidade, eu me refiro ao padrão climático observado nos últimos 100 anos de registro. E quando eu falo em anormalidade eu me refiro às alterações climáticas que estão ocorrendo em todo o mundo, e que tudo indica (pelo menos segundo a esmagadora, se não a quase totalidade da comunidade científica) não pode decorrer apenas de ciclos naturais, mas sim resultado de uma forte influência da atividade humana sobre a Terra.

Aliás, estamos geologicamente perto do fim do período interglacial presente, que não deve durar mais do que 1000 ou 2000 anos (começou a 11000 atrás), de modo que não seria de se esparar tamanho aquecimento na Terra.

As geleiras estão derretendo, o polo norte neste verão está parecendo casca de pão francês...TODO RACHADO!!! E não era assim.

Será que o fato de não nevar decentemente mais no sul do Brasil, de o Paraná ter sempre esses irritantes bloqueios (e alguns meses com +3, +4 de anomalia, em todos os anos, após 2000), não está inter relacionado com o derretimento das geleiras?

Aliás, se não se pode falar em normalidade Luiz, porquê o termo "normal" (referindo-se a um período de 30 anos de registros climáticos em dada região) e nem em "anomalia", são tão usados neste fórum?

Prova de que você sabe muito bem o que eu quiz dizer. Portanto, me desculpe Luiz, mas a sua observação não procede!

O CLIMA ALTERADO (ESTRAGADO) PELO HOMEM...ISTO É ANORMAL!

Link to comment
Share on other sites

Não adianta dizer que tudo está normal porque nada está normal. O clima flutua seja por ciclos, seja por interferência humana, seja por fatores extraterrestres. O que permanece é a mudança.

 

Você entendeu muito bem o que eu quiz dizer Luiz. Quando eu falo em "normalidade", eu não estou falando da história climática dos últimos 4 bilhões e meio de anos. Lógico que tudo muda! Quando eu falo em normalidade, eu me refiro ao padrão climático observado nos últimos 100 anos de registro. E quando eu falo em anormalidade eu me refiro às alterações climáticas que estão ocorrendo em todo o mundo, e que tudo indica (pelo menos segundo a esmagadora, se não a quase totalidade da comunidade científica) não pode decorrer apenas de ciclos naturais, mas sim resultado de uma forte influência da atividade humana sobre a Terra.

Aliás, estamos geologicamente perto do fim do período interglacial presente, que não deve durar mais do que 1000 ou 2000 anos (começou a 11000 atrás), de modo que não seria de se esparer tamanho aquecimento na Terra (logicamente, HÁ MUITAS OUTRAS EVIDÊNCIAS de que o homem é o responsável pelas mudanças climáticas que todos estão observando...mas nem todos assumindo...).

As geleiras estão derretendo, o polo norte neste verão está parecendo casca de pão francês...TODO RACHADO!!! E não era assim.

Será que o fato de não nevar decentemente mais no sul do Brasil, de o Paraná ter sempre esses irritantes bloqueios (e alguns meses com +3, +4 de anomalia, em todos os anos, após 2000), não está inter relacionado com o derretimento das geleiras?

Aliás, se não se pode falar em normalidade Luiz, porquê o termo "normal" (referindo-se a um período de 30 anos de registros climáticos em dada região) e nem em "anomalia", são tão usados neste fórum?

Prova de que você sabe muito bem o que eu quiz dizer. Portanto, me desculpe Luiz, mas a sua observação não procede!

O CLIMA ALTERADO (ESTRAGADO) PELO HOMEM...ISTO É ANORMAL!

Link to comment
Share on other sites

Não adianta dizer que tudo está normal porque nada está normal. O clima flutua seja por ciclos, seja por interferência humana, seja por fatores extraterrestres. O que permanece é a mudança.

 

Você entendeu muito bem o que eu quiz dizer Luiz. Quando eu falo em "normalidade", eu não estou falando da história climática dos últimos 4 bilhões e meio de anos. Lógico que tudo muda! Quando eu falo em normalidade, eu me refiro ao padrão climático observado nos últimos 100 anos de registro. E quando eu falo em anormalidade eu me refiro às alterações climáticas que estão ocorrendo em todo o mundo, e que tudo indica (pelo menos segundo a esmagadora, se não a quase totalidade da comunidade científica) não pode decorrer apenas de ciclos naturais, mas sim resultado de uma forte influência da atividade humana sobre a Terra.

Aliás, estamos geologicamente perto do fim do período interglacial presente, que não deve durar mais do que 1000 ou 2000 anos (começou a 11000 atrás), de modo que não seria de se esparar tamanho aquecimento na Terra.

As geleiras estão derretendo, o polo norte neste verão está parecendo casca de pão francês...TODO RACHADO!!! E não era assim.

Será que o fato de não nevar decentemente mais no sul do Brasil, de o Paraná ter sempre esses irritantes bloqueios (e alguns meses com +3, +4 de anomalia, em todos os anos, após 2000), não está inter relacionado com o derretimento das geleiras?

Aliás, se não se pode falar em normalidade Luiz, porquê o termo "normal" (referindo-se a um período de 30 anos de registros climáticos em dada região) e nem em "anomalia", são tão usados neste fórum?

Prova de que você sabe muito bem o que eu quiz dizer. Portanto, me desculpe Luiz, mas a sua observação não procede!

O CLIMA ALTERADO (ESTRAGADO) PELO HOMEM...ISTO É ANORMAL!

 

Enquanto isso o clima continua mudando exatamente como enunciei acima, seja por interferência humana, seja pelo humor de uma estrela a incontáveis anos-luz daqui.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso o clima continua mudando exatamente como enunciei acima, seja por interferência humana, seja por ciclo natural ou pelo humor de uma estrela a vários anos-luz daqui.

 

CONCORDO, mas é justo a INFLUÊNCIA HUMANA, que eu acho INADMISSÍVEL! É claro que não tem como a civilização se desenvolver sem alterar o meio ambiente, mas tudo tem limites, e a humanidade já os está ultrapassando!

É justo pela influência humana que eu falo em "anormalidade"!

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que tem muita gente beirando o desespero. Há exageros quanto a afirmação precipitada de que este agosto pode ser uma porcaria. Eu considero muito pelo contrário, agosto deve no mínimo fechar dentro da média no sul do Brasil. Repito, no mínimo.

 

Caio, onde tu andavas? Estávamos sentindo tua falta!

 

E para este final semana, acreditas em alguma possibilidade de surpresa?

Aqui em Gramado estamos em torno de 4 graus abaixo do projetado pelo GFS para este horário.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso o clima continua mudando exatamente como enunciei acima, seja por interferência humana, seja por ciclo natural ou pelo humor de uma estrela a vários anos-luz daqui.

 

CONCORDO, mas é justo a INFLUÊNCIA HUMANA, que eu acho INADMISSÍVEL! É claro que não tem como a civilização se desenvolver sem alterar o meio ambiente, mas tudo tem limites, e a humanidade já os está ultrapassando!

É justo pela influência humana que eu falo em "anormalidade"!

 

Há duas possibilidades: ou consideramos o homem como externo ao sistema e portanto como artificial ou como parte do sistema, portanto natural. Como, apesar da vontade de muitos, ainda não somos deuses e/ou espíritos sem matéria, mas apenas seres dotados de um punhado a mais de neurônios, é inegável a última alternativa. É claro que dentre os seres vivos, nossa influência é de longe a maior. Contudo, como estamos inevitavelmente presos no sistema (somos parte dele), nossa própria existência já o altera. Temos outras duas alternativas: ou reduzimos nossa influência no meio a quase nada ou assumimos as conseqüências dela, buscando formas de solucionar os problemas causados. Considerando que já é por demais custoso lidar com os imprevistos atuais (atual é melhor que natural; da mesma forma, prefiro evitar assumir que há uma normal ou algo que seja natural; melhor definir como anterior, passado etc), acho ser mais sensato tentar evitar qualquer coisa pior. É neste aspecto que sou completamente favorável à preservação das florestas e seu reflorestamento, à reciclagem do lixo, ao tratamento dos resíduos urbanos e industriais etc. Quanto ao CO2, não creio ser um problema tão grave quanto aqueles supracitados. Mais grave que a emissão de carbono é a retirada das florestas e a destruição a passos largos das reservas de água doce. Não acho que seja correto colocar o aquecimento global no mesmo saco do mal uso dos recursos naturais. Trata-se duma possibilidade que lida com fatores difíceis de se prever e que só recentemente começaram a ser estudados. Por isso mesmo, acho temeroso mobilizar massas inteiras para um problema que ainda demandará muita pesquisa e discussão. Há coisas mais imediatas. Ao invés de falarmos em quantos créditos de carbono produz um televisor ligado, que tal comentar a destruição sem freios da Amazônia? E a ausência de reflorestamento? Os baixos índices de reaproveitamento dos resíduos produzidos pelo homem? A poluição urbana?

 

O vapor d'água é o mais importante dos gases estufa. Por quê será que ninguém fala nele? Além disso, a redistribuição deste vapor tem impacto crucial nas precipitações e conseqüentemente na produção agrícola. Isto não é possibilidade, é a verdade nua e crua. Enquanto a mídia estranhamente reconfigura a população para um problema como é o do aquecimento, esquece-se de outras questões ainda mais urgentes. Outra coisa que ninguém explica é a hipocrisia daqueles que propagam as idéias aquecimentistas. Enquanto o (pobre) cidadão comum faz um esforço sacrificial para contribuir com sua moedinha no templo, os aquecimentistas não trocam sequer uma lâmpada se suas mansões, "antissímbolos" do que tanto pregam.

 

Não se trata, portanto, de negar um problema evidente, mas de negar a evidência do problema. Há a possibilidade do aquecimento, assim como há a possibilidade do resfriamento. Ambos podem ser ajustados ao que vemos hoje. Alguém pode acreditar no que mais lhe apetece, o que não muda a realidade. Isso entra naquilo que discutia com o Zeocit num outro tópico. Não há aprofundamento no tema, portanto não pararemos de dar voltas sem sair do lugar. Parece mais inteligente adotar uma postura cética, afinal se trata de ciência. Adotar a propaganda da mídia é professar um credo religioso, o mesmo se dizendo em adotar seu oposto. Disso decorre que para mim o dióxido de carbono tem seu papel no clima terrestre, assim como tem o Sol e os cangurus australianos. Não há como negar completamente um ou outro, no máximo podemos dar a cada fator um peso. Não obstante, nem sempre é possível definir com certeza qual o papel destes. Aí entra a complexidade que citei antes.

 

Enfim, assim como um médico jamais receitaria quimioterapia a um paciente que mal conhece, também nós humanos deveríamos ter mais cautela quanto ao que faremos com nosso planeta.

 

Só posso dizer (com certeza) uma coisa. Evitar impacto ambiental se não faz bem, pouco mal também fará. Mas que isso não seja limitante ao progresso, pois este pode trazer soluções inesperadas ao que hoje é considerado intransponível. Equilíbrio é a receita.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Realmente, muito interessante essas temperaturas (percebe-se que o frio chegou ao Sul com mais força que o previsto). Interessante é que o Morro da Igreja ainda tem 9 graus, oq claramente significa que não há frio em altura...hummm, isso é determinante para a neve, não é ?

 

Então....... :x :?

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que tem muita gente beirando o desespero. Há exageros quanto a afirmação precipitada de que este agosto pode ser uma porcaria. Eu considero muito pelo contrário, agosto deve no mínimo fechar dentro da média no sul do Brasil. Repito, no mínimo.

 

Caio, onde tu andavas? Estávamos sentindo tua falta!

 

E para este final semana, acreditas em alguma possibilidade de surpresa?

Aqui em Gramado estamos em torno de 4 graus abaixo do projetado pelo GFS para este horário.

 

Obrigado por lembrar-se de mim. Ando muito atarefado.

 

Mauro, acho muito improvável a ocorrência de neve neste evento de frio. Ficaria absolutamente surpreso se algo dessa ordem ocorrer. Além do frio em altura não ser suficiente para o ponto de congelamento, a banda de nuvens com potencial para provocar neve deve se concentrar muito mais ao sul de onde você se encontra, para ser mais preciso próximo ao Chuí. Portanto aproveite por mim o clima londrino que faz por aí hoje!

 

Abraços

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aliás, que interessante ! Florianópolis com 13 graus e o morro da igreja com 9 !!! Uma diferença minúscula para tanta diferença de altitude...eu aprendi, aqui no BAZ, o quanto é importante analisar a temperatura em 850Hpa, assim como em outros níveis também...a temperatura de superfície pode ser considerada como a mais importante, pq é a que nós sentimos, mas os valores lá do alto muito interferem nas condições de tempo aqui embaixo 8)

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que tem muita gente beirando o desespero. Há exageros quanto a afirmação precipitada de que este agosto pode ser uma porcaria. Eu considero muito pelo contrário, agosto deve no mínimo fechar dentro da média no sul do Brasil. Repito, no mínimo.

 

Caio, onde tu andavas? Estávamos sentindo tua falta!

 

E para este final semana, acreditas em alguma possibilidade de surpresa?

Aqui em Gramado estamos em torno de 4 graus abaixo do projetado pelo GFS para este horário.

 

Obrigado por lembrar-se de mim. Ando muito atarefado.

 

Mauro, acho muito improvável a ocorrência de neve neste evento de frio. Ficaria absolutamente surpreso se algo dessa ordem ocorrer. Além do frio em altura não ser suficiente para o ponto de congelamento, a banda de nuvens com potencial para provocar neve deve se concentrar muito mais ao sul de onde você se encontra, para ser mais preciso próximo ao Chuí. Portanto aproveite por mim o clima londrino que faz por aí hoje!

 

Abraços

 

Ok Caio, muito obrigado!

 

Agora estamos com 4,5 graus. A chuva está parando.

Link to comment
Share on other sites

- O mês de agosto começou muito bom e tende a melhorar. Nas próximas 120hs teremos a passagem de duas frentes, uma em 30hs e outra em 120hs, com atenção especial para a segunda.

 

- Para o segundo episódio os modelos começam a convergir para a formação de um potente ciclone frente a costa gaúcha que deverá impulsionar um anticiclone com até 1030hpa no interior do cone-sul.

 

- Ainda é muito difícil de se prognosticar os reais e imediatos efeitos em vista da subestimação que o padrão americano vem apontando para esta data-chave.

 

- A confirmar o padrão europeu podemos esperar mais uma significativa onda de frio na região centro-sul.

 

- Por tudo que tenho visto o mês de agosto continua com o padrão de La Nina bem pronunciado com sucessiivas passagens de frente-frias e manutenção das temperaturas dentro ou abaixo da média climatológica, especialmente ao sul do paralelo 27.

 

- Acredito em uma ou até duas intensas ondas de frio antes do fim do mês.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Primeiro: o mês começou muito bom pra quem? Pro povo que mora ao sul do rio Uruguai. Só.

Pra cá, tudo se encaminha pra ser outro 2002 ou 2005. E pelo seguintes motivos:

- até agora, a única invasão polar que tviemos foi estritamene marítima e trouxe a mínima de 9,9 que é apenas a mínima média de agosto.

- os institutos privados e o Simepar não querem nos dar nem mínima abaixo de 10 no friozote de quarta.

- o único frio significativo, com mínima abaixo da mínima média histórica mensal, será no doming, 12/8, com mínima que deverá ficar entre 4,5 (Eta 20) e apenas pouco abaixo de 10.

Depois, veranico power total, com mínimas suficientes apenas pra botar um moletom às 21h00 e tirá-lo às 9h00 (uns 12), e máximas que justificarão o uso de bermuda (uns 26). E deverá ser assim até o fim do mês.

E como dificilmente vem um setembro absurdo depois de um agosto absurdo, deveremos ter, pra variar, outro setembro mais frio que agosto.

Link to comment
Share on other sites

Galera baziana, algo me diz que este ciclo de setembro, mais frio que a o normal tende a intensificar-se este ano, em função do La Niña.Vcs já se perguntaram da possibilidade de uma nevasca histórica, na última semana de agosto ou na primeira quinzena de setembro? E estou falando de neve bem mais intensa que aquela de setembro do ano passado.

Link to comment
Share on other sites

Galera baziana, algo me diz que este ciclo de setembro, mais frio que a o normal tende a intensificar-se este ano, em função do La Niña.Vcs já se perguntaram da possibilidade de uma nevasca histórica, na última semana de agosto ou na primeira quinzena de setembro? E estou falando de neve bem mais intensa que aquela de setembro do ano passado.

 

É isso que todo mundo espera, Paulo :wink:

 

A neve de Setembro-2006 foi mais significativa apenas para a região de São Francisco de Paula. Por outro lado, a deste mesmo mês em 2002 foi melhor para o planalto da neve. Bem, este ano bem que a neve poderia ser mais extensa e ao mesmo tempo intensa sobre a Região Sul, hehehe. Pode acontecer, visto que em ano de La niña surgem muitas MP's continentais e alguma delas certamente virá com ciclone intenso perto da costa Gaúcha e Catarinense, mesmo com a temperatura do oceano acima do normal.

 

vlww

Link to comment
Share on other sites

- As saídas da tarde confirmam a formação de um centro de baixa pressão que deve se aprofundar com muita velocidade frente a costa gaúcha e uruguaia nas próximas 96/120hs. Espero eventos severos associados com o decorrer da formação desta baixa.

 

- O anticiclone polar na retaguarda deve trazer um bom frio para a região sul. Entretanto será um evento de curta duração. Não há expectativa de frio em altura suficiente que possibilite a queda de neve. Neste momento pode-se descartar por completo o fenômeno.

Link to comment
Share on other sites

Primeiro: o mês começou muito bom pra quem? Pro povo que mora ao sul do rio Uruguai. Só.

Pra cá, tudo se encaminha pra ser outro 2002 ou 2005. E pelo seguintes motivos:

- até agora, a única invasão polar que tviemos foi estritamene marítima e trouxe a mínima de 9,9 que é apenas a mínima média de agosto.

- os institutos privados e o Simepar não querem nos dar nem mínima abaixo de 10 no friozote de quarta.

- o único frio significativo, com mínima abaixo da mínima média histórica mensal, será no doming, 12/8, com mínima que deverá ficar entre 4,5 (Eta 20) e apenas pouco abaixo de 10.

Depois, veranico power total, com mínimas suficientes apenas pra botar um moletom às 21h00 e tirá-lo às 9h00 (uns 12), e máximas que justificarão o uso de bermuda (uns 26). E deverá ser assim até o fim do mês.

E como dificilmente vem um setembro absurdo depois de um agosto absurdo, deveremos ter, pra variar, outro setembro mais frio que agosto.

 

- Os seis primeiros dias do mês registraram 2oC ou mais frio na média em relação a julho. Como é o caso de algumas cidades gaúchas e catarinenses.

 

- A primeira quinzena de agosto deve registrar uma média igual ou inferior em relação a primeira quinzena de julho.

 

- Sabemos os problemas que o Paraná tem enfrentado, mas pelo que eu saiba o mês de julho também começou acima da média por aí e veio recuperando terreno com o decorrer do mês.

 

- Resta saber se a natureza terá fôlego suficiente na segunda quinzena de agosto para que mantenhamos essa quantidade de invasões polares. E se serão intensas o suficiente para que agosto seja tão bom quanto vem sendo ao sul do paralelo 27 e que recupere terreno ao norte dele.

 

- Minha impressão pessoal é que a tendência de agosto é fechar dentro ou abaixo da média na maior parte da região sul. Com uma ou duas invasões intensas até o fechamento do mês.

 

- A primeira quinzena já está garantida.

Link to comment
Share on other sites

Primeiro: o mês começou muito bom pra quem? Pro povo que mora ao sul do rio Uruguai. Só.

Pra cá, tudo se encaminha pra ser outro 2002 ou 2005. E pelo seguintes motivos:

- até agora, a única invasão polar que tviemos foi estritamene marítima e trouxe a mínima de 9,9 que é apenas a mínima média de agosto.

- os institutos privados e o Simepar não querem nos dar nem mínima abaixo de 10 no friozote de quarta.

- o único frio significativo, com mínima abaixo da mínima média histórica mensal, será no doming, 12/8, com mínima que deverá ficar entre 4,5 (Eta 20) e apenas pouco abaixo de 10.

Depois, veranico power total, com mínimas suficientes apenas pra botar um moletom às 21h00 e tirá-lo às 9h00 (uns 12), e máximas que justificarão o uso de bermuda (uns 26). E deverá ser assim até o fim do mês.

E como dificilmente vem um setembro absurdo depois de um agosto absurdo, deveremos ter, pra variar, outro setembro mais frio que agosto.

 

- Os seis primeiros dias do mês registraram 2oC ou mais frio na média em relação a julho. Como é o caso de algumas cidades gaúchas e catarinenses.

 

- A primeira quinzena de agosto deve registrar uma média igual ou inferior em relação a primeira quinzena de julho.

 

- Sabemos os problemas que o Paraná tem enfrentado, mas pelo que eu saiba o mês de julho também começou acima da média por aí e veio recuperando terreno com o decorrer do mês.

 

- Resta saber se a natureza terá fôlego suficiente na segunda quinzena de agosto para que mantenhamos essa quantidade de invasões polares. E se serão intensas o suficiente para que agosto seja tão bom quanto vem sendo ao sul do paralelo 27 e que recupere terreno ao norte dele.

 

- Minha impressão pessoal é que a tendência de agosto é fechar dentro ou abaixo da média na maior parte da região sul. Com uma ou duas invasões intensas até o fechamento do mês.

 

- A primeira quinzena já está garantida.

 

Tá, só que agora a perspectiva pra nós, ao norte do planalto sul catarinense (não digo nem ao norte do rio Uruguai) é que tenhamos frio razoável neste domingo agora, e pra depois, a tendência ao longo de diversas rodadas é de afundarmos no inferno até o fim deste mês. Quer dizer, pra nós do N de SC, PR e SP, uma má primeira qinzena será sucedida por uma 2a quinzena ainda pior. Não teremos uma 2a quinzena salvadora como em julho. Podemos até ter uma 1a quinzena com menos anomalia positiva que em julho, mas a 2a quinzena...

Link to comment
Share on other sites

Tá, só que agora a perspectiva pra nós, ao norte do planalto sul catarinense (não digo nem ao norte do rio Uruguai) é que tenhamos frio razoável neste domingo agora, e pra depois, a tendência ao longo de diversas rodadas é de afundarmos no inferno até o fim deste mês. Quer dizer, pra nós do N de SC, PR e SP, uma má primeira qinzena será sucedida por uma 2a quinzena ainda pior. Não teremos uma 2a quinzena salvadora como em julho. Podemos até ter uma 1a quinzena com menos anomalia positiva que em julho, mas a 2a quinzena...

 

É muito cedo para se fazer afirmações catastróficas. Veremos como irá se comportar uma erupção de ar frio que os modelos começam a indicar para o dia 14/15. Ainda que estejam mostrando ela bloqueada o histórico deste anos nos permite sugerir que uma reversão nesta idéia poderia coloca-la com potencial se ser ampla e intensa. Esta onda de ar frio poderia ser o divisor de águas neste agosto no Paraná.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na cidade do Rio de Janeiro, como eu já esperava, este inverno está bem mais constante que o de 2006 até agora, na Região Sudeste o litoral vem sendo especialmente beneficiado pela ausência de bloqueios ou por bloqueios fracos (que atuam mais no interior, onde muitas cidades estão com inverno igual/pior a 2006), tanto que desde que começei minhas medições de temperatura no dia 4 de julho, numa região bem urbanizada da cidade, o maior período com máxima maior ou igual a 30 graus (dias consecutivos) foi de UM DIA apenas, ou seja, nem sinal de veranico aqui (em 2005 peguei 7 dias SEGUIDOS chegando a 30 em POA entre jul e ago :!: ). Por outro lado as cidades do interior do estado como Cordeiro vem amargando desvios positvos, e Minas então... só o leste está menos pior.

 

Em 2007 junho fechou com temperatura acima da média, julho dentro da média e o inverno deve fechar ligeiramente acima da média aqui na cidade do Rio de Janeiro (em 2006 todos os meses ficaram acima da média, em 2005 tivemos o agosto mais quente já visto).

 

Uma das consequências desta facilidade com que as frentes tem chegado ao litoral do SE é o SHOW que a Baixada Santista tem dado nas máximas, muitos dias com máxima menor que SP, e deve estar dentro ou abaixo da média, pois a influência das frentes lá foi claramente maior do que no Rio.

 

Uma nova frente fria deve chegar no dia 12 e novamente favorecendo o litoral, está difícil passar mais de 5 dias sem chuva.

Link to comment
Share on other sites

Tenho que concordar com o Luciano.

 

Nem o GFS, nem os Globais, nem o Aclopado dão um bom cenário a médio prazo. Frio bom no finde mas só, depois, tssss...

 

Vale lembrar que o Aclopado tem ido muito vem nesse inverno nas datas chave, e ver os gráficos dele hoje e nos últimos dias tem sido meio desanimador.

 

Ainda que para o RS ele indica uma montanha russa normal já para essa época, com p´re frontais bem definidos, espero é que eles estejam subestimando a montanha daqui, que por enquanto é só laderia acima...

 

Vamos esperar, espero que eles, assim como eu, estejam errados!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Então, analisemos o desvio em módulo e o devio relativo em temperaturas, na tabela de previsões que postei no final de julho. O desvio, diz o quanto a relidade se desviou em relação à previsão, tomando minha "estação" como referência:

 

quarta 25/7: +1,7/+1,7

quinta: +1,8/+0,5

sexta: -1,4/+1,3

sábado: -0,1/-3,3

domingo: -1,0/-5,4

segunda: -1,7/-1,5

terça 31/7: -2,0/-2,0

quarta: -1,6/+0,1

quinta: +0,7/+2,5

sexta: -0,8/+7,0

sábado: +6,7/+8,9

 

Desvio modular (sem considerar o sinal): 1,8/3,1

Desvio com sinal: +0,3/+0,9

Importante observar que sexta e sábado foram decisivos na produção de grandes anomalias modulares. ao mesmo tempo, os grandes desvios positivos positivosnestes dias, mascaram uma moderada mas aceitável anomalia negativa que existia no desvio com sinal. Portanto, o alcance seguro do mix vai até 9 dias. Nove dias de previsões baseadas em uma pluralidade de rodadas de diversos modelos, todos gráficos.

Link to comment
Share on other sites

- Amanhã teremos marcas negativas nos locais mais frios da região sul.

 

- Um breve aquecimento na quinta antecipa o frio que deve voltar ao sul no próximo final de semana.

 

- Ainda que tanto o modelo americano e como o europeu não concordem há modelos sugerindo uma ínfima chance de neve nas partes mais altas do RS e SC entre a sexta e o sábado.

 

- O amanhecer de sábado e domingo promete bons registros nas partes mais altas do sul. O ar estará bem seco.

 

- A grande expectativa gira entorno da erupção do dia 15. Os modelos globais continuam sugerindo que um forte anticiclone pode ser bloqueado apesar de um potencial de até 1038mb na Argentina.

 

- A trajetória que começa a apontar no horizonte, o histórico deste ano e as condições favoráveis nos oceanos nos permitem sugerir uma reviravolta nos modelos. Há chances de registrarmos um grande evento de ar frio nesta data mesmo os modelos não apontando uma condição favorável até o momento. Esperança de baziano é a última que morre.

Link to comment
Share on other sites

Eu começo a ter esperança quando 3 rodadas seguidas, espaçadas em 24 horas entre uma e outra, e em pelo menos metade dos modelos consultados, aponta frio. Antes não.
Só neste ano tivemos diversas situações que o frio veio e esta condição não aconteceu.

 

Os modelos não "fazem" previsão, eles nos dão alguns números. A interpretação é por nossa conta. Para isso temos que levar em conta mais de um modelo, uma boa bagagem de conhecimento e ainda o "feeling". É por isso que eu confio mais nestas análises do Caio do que em qualquer modelo isolado ;)

Link to comment
Share on other sites

Jah q estamos falando de modelos, vou aproveitar para fazer uma crítica ao gfs. Esse é o modelo mais instável que conheço, e por isso acho que deveria ser dado menos crédito a ele. Não basta olhar apenas uma rodada do mesmo, para fazer uma previsão baseada nos dados de GFS, deve-se, no mínimo, olhar as últimas 6 rodadas. Outros modelos menos gabaritados nos fornecem dados mais confiáveis consultando até duas rodadas.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ninguem está falando de consultar rodada isolada de modelo isolado. É que pra cá, ao norte do planalto sul catarinense, só se pode permitir ter otimismo a partir da seguinte situação:

Eu consulto 7 modelos (não muitos, admito), e quando pelo menos metade deles aponta frio, e esta solução persiste na visualização dos mesmos, por exemplo, ao meio-dia, e por pelo menos 3 dias seguidos a fio, é o tipo de situação onde me permito otimismo. Daí, tem a questão de análise e interpretação. E foi a partir da análise e interpretação que me permiti dizer que o povo do Encontro não veria neve. Como, de fato, não viu.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.