Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

loepa

Members
  • Posts

    595
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by loepa

  1. Aqui alguns modelos colocam o início do "outono" para este final de semana, seria bem mais tarde que ano passado (quando começou em janeiro), um pouco mais cedo que o normal e bem mais cedo que em 2007, caso estas previsões se confirmem eu diria que o verão 2009 durou aproximadamente 2 meses (parte de jan, fev e parte de mar) no Rio, e não se destacou em nenhum aspecto (temperaturas, pluviosidade, ..), um verão fácil de esquecer. Hoje (fora a "posição do sol") ainda foi 100% verão, com máximas entre 32 e 36,7 e mínimas entre 21 e 25 ao nível do mar.
  2. Na minha classificação (nada científica) as "estações do ano" na cidade do Rio de Janeiro em média seriam assim: 3 meses (verão) 9 meses (meia estação) Em casos especiais o ano quase inteiro em meia estação como foi 2008. A meia estação seria dividida em 2: "cinzenta" (a primavera, quase sempre extremamente nebulosa), e "nem tão úmida" (final do outono e inverno no calendário, que tem alguns dias escuros e chuvosos mas intercalados por um número considerável de dias ensolarados). Já para o Bettega, ficaria bem parecido com isso: 3 meses (verão) 9 meses (inferno) Para o Ronaldo: 12 meses (inferno) :oops: Em Macapá seria algo como 4 meses de meia estação e 8 de inverno, chega de humilhação. :lol:
  3. Ano passado o "outono" começou no dia 20 de janeiro aqui, depois deste dia só curtos períodos de calor e predominância de dias frescos. Em 2007 o verão chegou tarde (como 2008, 2009...), mas só terminou em abril, e no final do mês. Aqui é tão tropical que vira samba do criolo doido. Este ano teremos que esperar (no mínimo) até abril para ver algo mais forte do que o "ar frio" do iníco de janeiro, já uma média mensal abaixo da média de dezembro de 2008 aqui no Rio (23,5 no Santos Dumont) provavelmente só em maio.
  4. Como dizem no sul, cappaaaz! Enquanto isso aqui choveu de 1 a 2 mm hoje, e esta "chuvarada" de parcos milímetros foi a mais forte em quase 1 mês nas zonas central e sul da cidade do Rio.
  5. Chuvisqueiro e tempo insosso no Rio de Janeiro hoje, continuo duvidando de qualquer frio mais intenso que o do início de janeiro (máxima de 17 gaus em POA e 22/23 no Rio) até o final da estação. Aliás considero este verão bem fraco na maior parte do Centro Sul, POA por exemplo teve uma máxima absoluta muito baixa e nenhuma onda de calor ao longo da estação, no Rio o verão também vai fechar abaixo da média independentemente de março (janeiro foi abaixo da média, dezembro muito abaixo e fevereiro na média), o período mais quente da estação exceto pelo RS (onde se não me engano foi em dezembro) parece ter sido este comecinho de março mesmo, quando muitas das estações meteorológicas em estados como SC, PR, MS, SP, MG e RJ registraram a maior temperatura do verão.
  6. Depois de um domingo mais ameno (e bem fresco no final da tarde e noite) esquentou novamente ontem e hoje a temperatura voltou a cair um pouco, cai um um chuvisqueiro agora e está uns 25 graus, esta instabilidadezinha deve permanecer nos próximos dias, e março já está cansando, espero que em abril venha alguma coisa mais interessante, sistemas mais definidos que tragam dinamismo ao tempo, eu dispensei o ventildador para dormir (pela primiera vez em março) de sábado para domingo e de domingo para segunda, de ontem para hoje precisei ligar mas de hoje para amanhã tudo indica que não vou sentir falta. Mas este tempinho de hoje é irritante, já que não vai chover de verdade mesmo por enquanto seria melhor ter dias bonitos e secos até lá.
  7. Dia mais quente do ano no extremo sul do continente, mesmo quase chegando no equinócio, Punta Arenas teve máxima de 25 graus (12 graus acima da média das máximas em março), Ushuaia tinha surpreendentes 18 graus as 5:00 da manhã, e agora 30 graus em Rio Gallegos e 26 graus em Perito Moreno, quase 34 graus em Puerto Deseado. Aqui no Rio nublando e 30 graus, chance de chuva.
  8. Sempre bonito ver uma cidade com neve, ainda mais Londres que nos últimos invernos vinha recebendo menos que Madrid e Atenas(!).
  9. Nas duas últimas madrugadas dispensei o ventilador pela primeira vez em março, hoje está um pouco mais quente mas normal, e a promessa de chuva continua, mas por enquanto segue a pausa na estação mais chuvosa aqui, de setembro até janeiro o número de dias de chuva foi muito acima da normal, agora estamos já com 11 a 22 dias seguidos sem chuva na maior parte da cidade, nas zonas sul e central a última chuva mensurável foi no dia 15 de fevereiro, depois da overdose de instabilidade até o meio do verão não dá para reclamar.
  10. E olha que foi a semana com mais calor em altura do ano, no dia 2 a temperatura alcançou 27,3 no Pico do Couto e 28,6 em CDJ (INMET), que provavelmente serão as máximas do ano nestas localidades.
  11. Fim de tarde agradabilíssimo por aqui, com cara e cheiro de outono, o vento é de sudeste e traz nuvens que cobrem o cume das serras vizinhas, temperatura agora de 26/27 graus, hoje completo 11 dias sem precipitação apreciável aqui (neste período só houve uma levíssima garoa), na zona sul da cidade e no centro hoje pode completar 22 dias sem chuva .
  12. Tenho apenas de Madrid com média de 2,9ºC, nada de especial, e Saragoça com média de 0,6ºC, bastante significativo. Nesse mês o frio concentrou-se principalmente na Europa central, no Reino Unido o frio também não foi nada de especial. Nesse mês em Langres, perto de Paris, registaram-se -33ºC! Mais sobre esse mês em francês: http://mameteo.wifeo.com/decembre-1879.php De quanto seria uma média especial (muito baixa) em Madrid?
  13. Muitas vezes a temperatura nos meus varia de dois em dois décimos, principalmente quando há mais vento. Os meus registram apenas URA interna (porque deixo o corpo do termômetro no quarto), o sensor do fio é apenas para temperatura e coloco para fora, por ficar dentro de casa minha URA nunca passou de 75%, só dentro daquele abrigo super úmido da Pedra do Sino deu 98% Agora está completamente nublado aqui, deve chover mais tarde, hoje bem no começo da madrugada cairam pingos bem isolados, mas chegou a acumular alguma coisa no bairro do Tanque e perto das encostas, tenho tempo fresco agora com cara de outono, já são mais de 24 horas consecutivas com vento sudoeste por aqui, agora fraco.
  14. Os meus "malukinhos", a diferença da temperatura mínima entre os dois varia sempre entre nenhuma e 0,2 graus (dentro da margem de erro), mas o maior sempre registra umidade mais baixa, o sensor de URA dele não está bom, no dia em que registrei 24% no menor (que uso como referência), o maior foi abaixo de 10% e ficou aparecendo só ---- (10% é o limite dele).
  15. Outras cidades que superaram o Rio em máxima absoluta neste começo de ano (todas com alguma acima de 39): Uruguaiana(RS), Morretes(PR), Aquidauana(MS), mas deixa chegar a primavera que podem vir dezenas de máximas acima de 40 graus partes mais quentes de MS, MT, MG, BA, PI e GO, em 2008 foram mais de 30 máximas acima de 40 graus entre setembro e novembro em cidades como Aragarças, Goiás, Porto Murtinho, Corumbá, Bom Jesus da Lapa, São Romão, Cuiabá, Rondonópolis...
  16. Idem, a sensação em casa está boa por causa do sudoeste, que teve rajadas fortes à tarde e agora está mais calmo, o céu começa a se encher de nuvens baixas, prenunciando o fim da "micro estiagem" de 9 dias aqui no bairro.
  17. Mesmo em cima de um telhado que funciona como "grelha" e com o abrigo cercado por paredes que impedem a livre circulação do ar, hoje deve feito algo próximo de 35 na Praça Mauá (se a estação estivesse em condições adequadas), seria coerente com 33 graus de máxima do Santos Dumont. (a maior da cidade foi 38,6 na zona oeste) Fico pensando de algum dia teremos novamente calor como na década de 80 por exemplo, quando máximas acima de 40 graus nos bairros mais quentes chegaram a ocorrer mais de 15 vezes, caso de 1984. Hoje nem conseguimos atingir a tal marca, a última vez foi em mar de 2007 (e somente em Santa Cruz), tudo bem que a estação Bangu fechou mas antes não dava só em Bangu, e considero que a Vila Militar se equivale nas máximas à Bangu, a menor urbanização do local afeta mais as mínimas. As únicas automáticas do INMET na RM que já atingiram 40 graus foram Xerém (em jan 06) e Marambaia (em dez de 2002 e out de 2005), as duas em áreas pouco urbanizadas (Marambaia então em área nada urbanizada cercada pela vegetação de restinga, esquenta bem no pré-frontal por causa do vento norte que desce as encostas, um fator natural). Mas a estação da Vila Militar abriu depois, se já existisse em out 05 (41,5 no Campo dos Afonsos) e jan 06 tenho quase certeza que já teria seu primeiro 40.
  18. Depois da maior máxima do ano, o vento sudoeste que está invadindo a minha casa agora é melhor que qualquer ventilador ou AC, as rajadas vem com força fazendo barulho e a casa está toda ventilada, um frescor maravilhoso, melhor até que beira de praia, já caiu 7 graus a temperatura mas sem aumento de nuvens até agora, só vento. Há uma chance (não muito grande) de chuva mais tarde, amanhã a chance aumenta. Dos últimos 20 dias só choveu em 2 aqui no meu bairro (2 pancadas noturnas rápidas que separaram dois períodos de 9 dias seguidos sem chuva), na orla marítima da cidade hoje completa 20 dias consecutivos sem um pingo de chuva, ou 19 se chover mais tarde.
  19. Nova maior máxima do ano: Santa Cruz, Jacarepaguá, Marambaia, Vila Militar, Niterói, Ecologia Agricola. (Xerém não tenho certeza, mas acho que sim). Igualou a maior do ano: Campo dos Afonsos Abaixo da maior do ano: Galeão, Santos Dumont Acho que esta de hoje (38,6) será a máxima do verão na cidade mesmo, uma máxima absoluta de verão bem modesta para os padrões locais, a próxima chance de quebrar esta máxima ainda em 2009 só no final do inverno ou na próxima primavera, se não só em 2010, 2011... Agora está uma ventania perfeita aqui em casa, abri todas as janelas e o vento se espalhou por todo o apartamento, uma delícia a sensação térmica.
  20. A máxima "de verdade" na cidade do Rio hoje ficou entre 33 graus (Santos Dumont-Centro) e 38,5 graus (Vila Militar e Jacarepaguá, maior do ano), porém já cansei de ver verões com não um, mas vários dias mais quentes que hoje... Sobre estes equipamentos de rua, já vi um marcando 45 graus ao sol em janeiro de 2006, e era final da tarde, agora o recorde (não é invenção não, verdade, e o termômetro NÃO estava louco) que vi foi 132 graus (ou algo assim) no termômetro em frente à estação de metrô Carioca, NO DIA EM QUE OS CAMELÔS COLOCARAM FOGO NUM CARRO DA POLÍCIA ESTACIONADO LOGO EMBAIXO :lol: , pelomenos resistentes ao calor eles são. :shock: :lol:
  21. Seja lá o que vier até o final do verão, não acredito que algum pulso frio vá superar aquele do início de janeiro (com máxima de 17 e pouco em Porto Alegre e efeitos bem perceptíveis até aqui no Rio), depois que acabar o verão as frentes vão chegando cada vez mais fortes, até lá vai refrescar mas não como foi em janeiro. Aqui não faz muita diferença mesmo esta história de estação do ano, pois nunca faz frio para meu gosto (tem gente que sente, até hoje com mínimas de 24/25 vi uns gatos pingados de casaco leve cedo), fica mais ameno claro, no inverno com sorte consigo média das mínimas só 1 grau ACIMA das do Bettega nos últimos dias (18,X). 25 graus dentro do quarto, para mim, é a temperatura ideal.
  22. Aqui em casa 21/22 graus é meio que padrão do horário no inverno se não tiver frente fria nem pré-frontal forte, depois cai para 18/19 graus de mínima. Nos últimos 2 anos a média mínima do mês mais frio fica em 18,X na minha estação... Agora céu com poucas nuvens, temperatura entre 23 e 26 graus nos 4 aeros da cidade, tá fresco aqui no escritório batendo um ventinho, ventilador só na hora de dormir.
  23. Já tinha até esquecido do meu monitoramento mensal, a 5cm da parede... Menos dias de chuva mas volume normal, mínimas normais (pra uma estação nas condições da minha). *Meus dados de mínima a seguir: Dia - Mín 01 - 25,3ºC 02 - 26,0ºC 03 - 26,0ºC 04 - 25,0ºC - Chuva, trovoada 05 - 24,8ºC - Chuva, trovoada 06 - 24,5ºC 07 - 25,1ºC - Chuva 08 - 26,4ºC - Chuvisco, trovoada 09 - 25,6ºC 10 - 25,7ºC - Chuvisco 11 - 25,8ºC - Chuvisco, trovoada 12 - 20,8ºC - Chuva 13 - 19,8ºC - Chuva 14 - 20,0ºC - Chuva 15 - 23,6ºC 16 - 23,8ºC 17 - 24,2ºC 18 - 25,6ºC 19 - 24,6ºC 20 - 24,2ºC 21 - 24,6ºC 22 - 26,0ºC 23 - 25,5ºC 24 - 24,5ºC - Chuva, trovoada 25 - 24,4ºC - Chuva, trovoada 26 - 25,4ºC 27 - 25,5ºC 28 - 26,4ºC Média - 24,6ºC * Dados meramente ilustrativos, tomados em casa de forma amadora e sem possibilidade de seguir as recomendações da OMM. Também ressalto que no verão e em parte da primavera (e em menor escala no início da primavera e parte do outono) é maior a incidência solar perto do meu sensor de temperatura por toda a tarde, e isto influencia a mínima também, pois a parede fica muito aquecida depois de uma tarde toda de sol e re-irradia calor à noite para o sensor, então sem dúvidas os valores mais altos são especialmente exagerados, nos dias chuvosos a mínima é bem mais confiável.
  24. A noite está com nuvens altas e uma brisa de sudoeste aqui no Rio, temperatura marca entre 25 e 27 graus nos aeros mas o meu sensor do lado da parede onde bateu sol a tarde toda está pelos 29,X. Aqui tranco tudo mas, como disse no típico do Carlos Dias (fritando na cama) é por causa do barulho dos veículos e, em menor parte, dos insetos (embora estes não sejam muitos aqui), já ouvi relatos mas quando fecho a janela para dormir a última coisa que penso é sobre alguém escalar 7 andares e entrar pela minha janela, sou muito sensível ao barulho e também à claridade, sempre dormi trancado.
  25. Mas tem lugares onde não tem passado de 30/31 graus a máxima, fora isso estes 35/37 que tem ocorrido nos bairros mais quentes são intercalados por dias de vento sul e máximas mais amenas, ontem por exemplo, nos 5 aeroportos da cidade não passou de 31 graus, foi um dia ameno comparado com os anteriores e até com hoje (só a mínima que foi maior por causa da umidade e nebulosidade), nas automáticas ontem foi de 29,9 até 32,6, nada fora do nomal, a máxima absoluta deste ano no verão ainda é a mais baixa deste novo milênio, eu não quero que faça calor constante, mas sim ao menos um dia de calor realmente forte, muito melhor ter uma máxima de 39 graus e os outros dias da semana abaixo de 30 do que uma semana toda 33/35, acho que seria melhor até para quem não gosta de calor. (em set 97 foi só um dia de calor recorde, mal esquentou dentro de casa e veio uma frente fria na cola). Falando em praia, mar transparente e quase morno hoje, espero que continue assim até o final de semana. A verdade é que depois de um dezembro (muito) ameno e um janeiro ainda relativamente ameno (mas bem menos), fevereiro ficou dentro da normalidade, até com pequenas anomalias negativas, março mal começou mas não deve ser um mês tão quente pelo que os modelos mostram agora, estes primeiros dias do mês estão dentro da média no Centro e acima na Vila Militar, mas ainda tem muita água para rolar. Mas claro que cada um reage de uma maneira diferente, a mim o calor incomoda mais na hora de dormir pois tranco tudo, mas é só ligar o ventilador que fica tudo bom, me lembro de alguns verões com dias realmente desconfortáveis, só que quando o calor mais forte vem no final do verão acaba sendo mais suportável do que em dezembro/janeiro, mas reconheço que eu não sou mesmo calorento, vejo muita gente reclamando na rua mas acho que ficaram mal acostumados com o "inverão" do ano passado e o começo "frio" deste verão, mas não abro mão de que este verão não está sendo um dos mais quentes, nem se levar em conta só fev/mar, pela média de toda a estação ainda vai fechar abaixo, tanto o astronômico, meteorológico e solar. A mídia é que exagera tudo, outro dia deu num programa de TV que fevereiro teve MÉDIA de 35 graus na cidade, depois de ouvir tamanha ignorância desiti, esta mídia quando fala de meteorologia é só abobrinha.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.