Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Maio de 2007


Recommended Posts

Vou dizer um troço para vocês mas não encarem o que estou para dizer como algo que a MetSul esteja dizendo. É algo de percepção EXCLUSIVAMENTE pessoal de alguém como quase todos aqui não é PRO e sim interessado no tema. Estou com uma pulga GIGANTE atrás da orelha que podemos ter um evento de neve de PROPORÇÕES na semana que vem. Estava olhando a saída do ETA das 12Z de hoje e o cenário que o modelo desenha é de NEVADA.

 

Pois é Alexandre. Fiquei bastante intrigado com essa saída do ETA e não comentei nada pois o ETA as vezes é meio louquinho. Mas não é que a rodada das 0Z ele manteve a mesma tendência? Sinal amarelo como diz o nosso velho amigo...

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Vários modelos, como GFS, Europeu e regionais apontam a saída da alta pra o oceano um pouco mais cedo do que era previsto antes e com perda do suporte de frio em altitude. Assim, por enquanto, fica o indicativo de que a manhã de sexta-feira será a mais fria, com temperaturas em Campinas chegando a 5-7°C e em áreas menos urbanizadas da RMC à uns 3-4°C. Quem sabe uma geada fraca não dá as caras por aqui nas áreas menos urbanizadas, como a Metsul disse no blog.

As saídas do Europeu continuam muito boas para o próximo evento de frio. Uma bomba entre 1038 e 1041hpa apareceu na última saída. Enquanto isso o Americano maritimiza essa mesma alta pressão.

Vamos aguardar as próximas saídas e verificar qual vai ser a tendência.

Link to comment
Share on other sites

Vou dizer um troço para vocês mas não encarem o que estou para dizer como algo que a MetSul esteja dizendo. É algo de percepção EXCLUSIVAMENTE pessoal de alguém como quase todos aqui não é PRO e sim interessado no tema. Estou com uma pulga GIGANTE atrás da orelha que podemos ter um evento de neve de PROPORÇÕES na semana que vem. Estava olhando a saída do ETA das 12Z de hoje e o cenário que o modelo desenha é de NEVADA.

 

Pois é Alexandre. Fiquei bastante intrigado com essa saída do ETA e não comentei nada pois o ETA as vezes é meio louquinho. Mas não é que a rodada das 0Z ele manteve a mesma tendência? Sinal amarelo como diz o nosso velho amigo...

 

Procura-se o frio no início da semana que vem pelo GFS das 06Z. Boa recompensa pra quem achá-lo. hehe Foi postergado para o final de semana, embora o ETA o mantenha na rodada 00Z.

 

Mas e daí?

 

Não vou estar aqui mesmo.

Link to comment
Share on other sites

6Z interessante, muito interessante...

 

Melhor que a das 0Z.

Pois é, Caio, já faz 9C em SJ e temperatura caindo... vai subir?

 

Vai desabar. Isso que nem entrou o vento do quandrante SW que já atua na serra gaúcha e está carregado de ar gelado.

hahaha, eu quis pedir se tu vai subir [a serra]?

:lol: :lol:

 

Hehehe. Por enquanto não.

Link to comment
Share on other sites

O sol está aparecendo e vamos ter tempo aberto durante toda a tarde. Por isso a temperatura dve subir. E o frio intenso ficou mesmo só nos modelos de previsão. Por enquanto temos apenas temperaturas amenas.

 

Lucas, calma, tem advecção de ar frio ainda para alcançar você e o ar seco terá um enorme papel em garantir mínimas baixas.

Link to comment
Share on other sites

É com esse cenário que eu conto. Para mim neva misturado com chuva em SJ (cidade). A única chance de acumulação é nas partes acim de 1500 m. E aí pessoal, pela quantidade de precipitação projetada, pode vir até uma boa acumulação. Para os que não lembram ou eram muito pequenos ainda, em no início de julho de 1998 a neve não acumulou em SJ, mas nevou o dia todo no Morro da Igreja. O resultado foi estradas interditadas, mais de meio metro de neve no chão e fotos fantásticas no dia seguinte. Posso postá-las depois, mas posso adiantar que a Região do Morro da Igreja ficou igual a essa foto que o meu xará usa na assinatura dele para pegar no pé do Paulo, he he he.

 

Portanto minha esperança é que role algo semelhante a 1998.

 

Vlw!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

Pode não ser grande coisa mas os dados são significativos:

 

Temperaturas mínimas registradas em algumas estações do SIMEPAR lá pelo oeste/sudoeste na LEITURA DAS 10 horas da manhã...

22/05---23/05--(Dif= Tanterior-T dia atual)

Pato Branco---->15----12,1----(-2,9)

Cascavel-------> 16,2--11,9 ---(-4,3)

Palotina-------->18,5--15,3-----(-3,2)

Salto Caxias-->16,5---13,2----(-3,3)

 

Eu espero que essas diferenças se acentuem, ainda mais, à tarde/noite.

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Ainda mais se o tempo continuar abrindo...

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

Pode não ser grande coisa mas os dados são significativos:

 

Temperaturas mínimas registradas em algumas estações do SIMEPAR lá pelo oeste/sudoeste na LEITURA DAS 10 horas da manhã...

22/05---23/05--(Dif= Tanterior-T dia atual)

Pato Branco---->15----12,1----(-2,9)

Cascavel-------> 16,2--11,9 ---(-4,3)

Palotina-------->18,5--15,3-----(-3,2)

Salto Caxias-->16,5---13,2----(-3,3)

 

Eu espero que essas diferenças se acentuem, ainda mais, à tarde/noite.

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Aqui tive mínima de 12,0, rs

Link to comment
Share on other sites

Não se pode acreditar...

O GFS voltou a indicar bastante frio pro noroeste do RS!

As mínimas em 850 ficam em -1,8ºc. Exatamente no mesmo momento ele indica precipitação, a temp. na superfície no horário é de 7,6ºc!!

O céu amanheceu muito nublado, agora ainda temos bastante nuvens, mas o sol aparece várias vezes. Temperatura agora de 13,7ºc, umidade de 48%, ponto de orvalho bem baixo, e o melhor: o vento que trás o vento frio está bastante forte! Pelo visto vamos ter uma madrguda muito gélida!

E será que teremos surpresa?! hehehe

Link to comment
Share on other sites

Fazendo comparações das saídas e em conversas com profissionais foi possível concluir que está um pouco mais frio do que os modelos previam. Agora na rodada das 12Z a expectativa de frio foi ligeiramente melhorada em relação às 6Z.

 

Interessante observar que o ETA 40x40 km mostra cobertura de nuvens vindo de Oeste...

 

cld0036sq4.th.gif

 

Neste momento ar seco já entra no sul do Brasil, principalmente no Oeste do Paraná. Maringá tem Sol e 1013,0 hPa.

 

144cz6.th.jpg

 

A alta pode ser vista com potencial de 1030 hPa sobre o centro da Argentina. Muito interessante a seqüência de baixas no oceano! Há por acaso nome para o fenômeno?

 

Notem o ASAS com 1034 hPa. Criou-se um corredor... Andes/ALTA/Baixas/ASAS. O anticiclone avança e tenta seguir a trajetória normal para NE, mas esbarra nas baixas. Estas, por sua vez, estão "comprimidas" pelo ASAS...

 

C7052312.jpg

Link to comment
Share on other sites

A Climatempo diminui ainda mais as temperaturas previstas para Campos do Jordão, colocam máxima de apenas 9°C amanhã e mínimas de -3°C na sexta-feira e -2°C no sábado, que beleza!!

 

Eu ia falar isso!

 

Vou subir a serra na noite de quinta feira!

 

Tomara que negative!

 

A climatempo continua prevendo 5ºC pra SP, a Somar preve 7ºC

Link to comment
Share on other sites

A alta pode ser vista com potencial de 1030 hPa sobre o centro da Argentina. Muito interessante a seqüência de baixas no oceano! Há por acaso nome para o fenômeno?

 

Notem o ASAS com 1034 hPa. Criou-se um corredor... Andes/ALTA/Baixas/ASAS. O anticiclone avança e tenta seguir a trajetória normal para NE, mas esbarra nas baixas. Estas, por sua vez, estão "comprimidas" pelo ASAS...

 

Então Luiz, tinha visto essas baixas na carta e ia questionar lá no tópico de analise sinótica, só que esqueci... :oops:

Muito interessante esse corredor. Será que essa configuração irá se manter e favorecer as próximas incursões de ar frio? Digo isso pois essas baixas estão se formando em grande número nos últimos dias, enquanto a ASAS mantém uma posição um pouco mais afastada.

Não seria algum efeito da la nina estabelecida não oficialmente?

Link to comment
Share on other sites

A alta pode ser vista com potencial de 1030 hPa sobre o centro da Argentina. Muito interessante a seqüência de baixas no oceano! Há por acaso nome para o fenômeno?

 

Notem o ASAS com 1034 hPa. Criou-se um corredor... Andes/ALTA/Baixas/ASAS. O anticiclone avança e tenta seguir a trajetória normal para NE, mas esbarra nas baixas. Estas, por sua vez, estão "comprimidas" pelo ASAS...

 

Então Luiz, tinha visto essas baixas na carta e ia questionar lá no tópico de analise sinótica, só que esqueci... :oops:

Muito interessante esse corredor. Será que essa configuração irá se manter e favorecer as próximas incursões de ar frio? Digo isso pois essas baixas estão se formando em grande número nos últimos dias, enquanto a ASAS mantém uma posição um pouco mais afastada.

Não seria algum efeito da la nina estabelecida não oficialmente?

 

Não diria que é efeito da La Niña. Nas ondas de frio mais intensas o que observamos é justamente esta configuração. Aqui no BAZ existe certa tendência a só se pensar na ALTA. Anticiclone forte, "cavalo" e sei lá mais o que. Podemos ter algo muito intenso entrando, mas de trajetória marítima (como já vimos muito por aqui). Esta trajetória está muito relacionada com o posicionamento das baixas no oceano. A título de curiosidade,na grande onda de frio de Agosto de 1965, uma baixa posicionava-se sobre o sul do Brasil (oclusão). Resultado: o ar polar chegou a latitudes mais baixas e com muita força. Já tínhamos ar polar no centro-oeste/norte, enquanto partes do sudeste (como São Paulo capital, se não me engano) ainda ardiam num calor pré-frontal.

Link to comment
Share on other sites

A alta pode ser vista com potencial de 1030 hPa sobre o centro da Argentina. Muito interessante a seqüência de baixas no oceano! Há por acaso nome para o fenômeno?

 

Notem o ASAS com 1034 hPa. Criou-se um corredor... Andes/ALTA/Baixas/ASAS. O anticiclone avança e tenta seguir a trajetória normal para NE, mas esbarra nas baixas. Estas, por sua vez, estão "comprimidas" pelo ASAS...

 

Então Luiz, tinha visto essas baixas na carta e ia questionar lá no tópico de analise sinótica, só que esqueci... :oops:

Muito interessante esse corredor. Será que essa configuração irá se manter e favorecer as próximas incursões de ar frio? Digo isso pois essas baixas estão se formando em grande número nos últimos dias, enquanto a ASAS mantém uma posição um pouco mais afastada.

Não seria algum efeito da la nina estabelecida não oficialmente?

 

Marcelo, penso que esta situação seja uma característica da La Nina. O jato toma uma trajetória diferenciada, proporcionando um afastamento da ASAS e, consequentemente, a diminuição de seus efeitos "maléficos" sobre o Sul do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Marcelo, penso que esta situação seja uma característica da La Nina. O jato toma uma trajetória diferenciada, proporcionando um afastamento da ASAS e, consequentemente, a diminuição de seus efeitos "maléficos" sobre o Sul do Brasil.

 

Não diria que é o posicionamento do ASAS, mas a configuração de baixas junto ao continente que altera a trajetória do ar polar. Pode ser que a presença de La Niña favoreça de alguma forma a formação das mesmas, mas este tipo de situação ocorre em qualquer ano, é a característica de muitas ( senão todas? ) das invasões polares continentais. Quem permite o deslocamento do ar frio para menores latitudes são os ciclones extra-tropicais... caso contrário as altas "seguem reto" e acabam no oceano...

Link to comment
Share on other sites

Marcelo, penso que esta situação seja uma característica da La Nina. O jato toma uma trajetória diferenciada, proporcionando um afastamento da ASAS e, consequentemente, a diminuição de seus efeitos "maléficos" sobre o Sul do Brasil.

 

Legal Caio, também notei algo diferente na ASAS. Pode ser o jato, embora em muitos la ninas ocorram alguns eventos de muito frio intercalados com temperaturas mais altas.

 

Não diria que é o posicionamento do ASAS, mas a configuração de baixas junto ao continente que altera a trajetória do ar polar. Pode ser que a presença de La Niña favoreça de alguma forma a formação das mesmas, mas este tipo de situação ocorre em qualquer ano, é a característica de muitas ( senão todas? ) das invasões polares continentais. Quem permite o deslocamento do ar frio para menores latitudes são os ciclones extra-tropicais... caso contrário as altas "seguem reto" e acabam no oceano...

 

Sim, Luiz, claro que os ciclones extra-tropicais, bem como outros fatores (pressão e circulação em 500 hpa e altos níveis e outros que não sei) impulsionam o ar frio para cá. Porém, está sendo grande ultimamente o número de baixas (profundas ou não) se formando no atlântico, independente se elas drenam ar frio significativo para nós ou não, dependendo de seu posicionamento. Não tinha visto esse grande número de ciclogêneses antes, por isso achei que poderia haver outro fenômeno atuando.

Outra pergunta: a ASAS também influencia na trajetória da alta, não? Pois já vi muitas baixas pressões (talvez de baixos níveis somente) atuando em posição favorável para penetração de ar frio no centro-sul brasileiro, porém sem conseguir trazer ar frio para romper o bloqueio em médios e altos níveis

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

As saídas 12z do GFS, europeu e MBAR não mudaram o quadro anteriormente descrito, mantendo entre 5-6°C de mínima em CPS para sexta e 8-9 para sábado.

Chama a atenção, como o Alexandre falou, do ar muito seco. Nessa última saída fica nítida a redução da umidade em 700 hpa até sábado, para depois subir rapidamente aqui em SP, indicado chuvas no domingo.

Link to comment
Share on other sites

A climatempo reduziu o frio pra CDJ!

 

De -3ºC passou pra 0ºC :(

 

Espero pelo menos pegar geada!

 

Em compensação manteve ou aumentou o frio para muitas cidades do centro e centro-oeste paulista e manteve geada para Campinas.

Carlos, é muito provável que as mínimas sejam mais inferiores nas cidades mais ao oeste do estado do que em muitas cidades relativamente altas da região leste de SP. É a continentalidade do ar frio.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.