Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Maio de 2007


Recommended Posts

Preferi não 'falar' antes, mas agora que já deu certo e errado ao mesmo tempo vamos lá: Um mês atrás eu reservei uma pousada em Urubici (o Kiriri-etê, no alto da Serra do Panelão) para dar uma descansada neste próximo final de semana com minha esposa. Quando começaram as previsões de frio e neve, achei que ía dar de novo aquela sorte, como em 2000. Bom, agora que já está definido que a neve deve vir mesmo na quarta e quinta, e eu só chego na sexta à noite, vai bater na trave, he he he. De qualquer forma espero ver um bom congelamento no sábado de manhã, que deverá ter mínima negativa ainda em toda a Região(confirma Ronaldo?)

Já durante o dia de sábado espero algo mais ameno (uma máxima de uns 10oC com sol, talvez), que me permita ir na Villa Francioni degustar uns vinhos e fazer um rapel em Uribici! Ahh, vou aproveitar e conhecer Urupema, que eu ainda não conheço, e dar uma abraço no Ronaldo (queres ir na Villa Francioni com a gente?)!

 

Se a neve viesse de sexta para sábado iam me chamar de cagão para baixo, he he he!

 

 

Vlw

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Modelo do GLOBAL para o dia 24/05 (quinta-feira), temperaturas a 1000hPa:

 

Tmp1000SAmr20070520122007052412.png

 

Que rodada foi essa ein Renan! :o

 

Frio concentrado em Rio Branco, em torno de 10°C!! :D

 

Tomara que não seja rodada isolada, to confiante que chega aos 10°C aqui, visto que naquela do começo do mês cheguei aos 11°C muito fácil! :lol:

 

Pois é Jordan, inclusive colocaram mais frio em Rio Branco do que em todo o sul de Minas e algumas partes de SP :shock:

 

Teria que ser uma MP super continental pare que se averiguasse tal fato, e a previsão no caso é pra quinta (dia em q ainda estará chegando a onda de frio aqui pro sudeste)

Link to comment
Share on other sites

Ricardo, se vc quiser pode ir até a serra,pela BR 386 passando pela região de Soledade 8) , aliás aqui é uma serra gaúcha, e pode ter certeza que quando neva na Serra Gaúcha(tradicional) também neva no Alto da Serra do Botucaraí.Bem provável que vc nem precise ir até lá, porque por minha experiência de observação, nestas situações, como a que está chegando, pela orografia, advecção do ar polar frente ao nosso relevo, facilita-se a precipitação.Posso te dizer que as principais cidades ou locais para pegar a neve quando ocorre aqui no Botucaraí são:

-Fontoura Xavier (780m)

-São José do Herval (720m)

-Arvorezinha (750m)

-Ilópolis (760m)

- Barros Cassal,Gramado Xavier, Lagoão (pela latitude)

Mas principalmente Raia da Pedra (821m) e Campo Bonito -Itapuca (827m) 8)

 

Na verdade a denominação "serra gaúcha" é mais arbitrária do que geográfica. Toda a região ao norte da Depressão Central faz parte dos Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná.

 

E a distância entre Soledade e Gramado Xavier é de apenas 30 km em linha reta, diferenças de latitude como estas podem ser consideradas desprezíveis.

Link to comment
Share on other sites

Modelo do GLOBAL para o dia 24/05 (quinta-feira), temperaturas a 1000hPa:

 

Tmp1000SAmr20070520122007052412.png

 

Realmente, esse mapa resume bem como atua uma forte MP continental na América do Sul. Quem sai perdendo nessa onda de frio? Litoral de SP, MG e RJ. Já em Campo Grande e Rio Branco muita gente vai congelar (nem tanto...), melhor: SE SENTIR congelando...hehehe!

 

Gostei desse mapa do Climatempo tb:

 

mapatminbr07.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Preferi não 'falar' antes, mas agora que já deu certo e errado ao mesmo tempo vamos lá: Um mês atrás eu reservei uma pousada em Urubici (o Kiriri-etê, no alto da Serra do Panelão) para dar uma descansada neste próximo final de semana com minha esposa. Quando começaram as previsões de frio e neve, achei que ía dar de novo aquela sorte, como em 2000. Bom, agora que já está definido que a neve deve vir mesmo na quarta e quinta, e eu só chego na sexta à noite, vai bater na trave, he he he. De qualquer forma espero ver um bom congelamento no sábado de manhã, que deverá ter mínima negativa ainda em toda a Região(confirma Ronaldo?)

Já durante o dia de sábado espero algo mais ameno (uma máxima de uns 10oC com sol, talvez), que me permita ir na Villa Francioni degustar uns vinhos e fazer um rapel em Uribici! Ahh, vou aproveitar e conhecer Urupema, que eu ainda não conheço, e dar uma abraço no Ronaldo (queres ir na Villa Francioni com a gente?)!

 

Se a neve viesse de sexta para sábado iam me chamar de cagão para baixo, he he he!

 

 

Vlw

 

Ainda assim não há como negar que tu és um rabudo de primeira categoria. Reservou de forma despretenciosa e ainda poderá ver sobras de neve em locais acima de 1500 metros. Fosse eu pegaria 28,3ºC em São Joaquim...

Link to comment
Share on other sites

Modelo do GLOBAL para o dia 24/05 (quinta-feira), temperaturas a 1000hPa:

 

Tmp1000SAmr20070520122007052412.png

 

Realmente, esse mapa resume bem como atua uma forte MP continental na América do Sul. Quem sai perdendo nessa onda de frio? Litoral de SP, MG e RJ. Já em Campo Grande e Rio Branco muita gente vai congelar (nem tanto...), melhor: SE SENTIR congelando...hehehe!

 

Gostei desse mapa do Climatempo tb:

 

mapatminbr07.png

 

 

Ahahaha, e tu esqueceu de mencionar o cone sul do estado de Rondônia.. o bicho vai pegar mais lá do que em Rio Branco!! :P

 

sdçs..

Link to comment
Share on other sites

JÁ VIRAM A BOMBA NO BLOG DA METSUL ?

 

http://www.metsul.com/blog/?cod_blog=1

 

E a saída da 00Z do GFS já pega bem o frio do final de semana, com possibilidade de ser ainda mais forte do que o que ocorre na quarta-feira. Caso seja isso mesmo, tem muita neve para cair nos próximos dias! Só que o reforço polar chega tarde de domingo para segunda-feira que vem!

Link to comment
Share on other sites

eu com um leigo no meio de vcs q entendem tanto queria perguntar se vcs acham q essas ondas de frio no mes de maio tem alguma influencia do fenomeno la nina q ja vem se caracterizando a alguns meses desde o inicio do ano?

e se tb alguem acha possivel o inverno desse ano ser se nao igual, mas parecido com akele q a gente teve em 2000, que pelo menos aqui pro rio, foi um dos mais rigorosos ja teve, chegando a registrar 7 graus na onde de frio amis intensa dakele ano em julho, acho q por volta do dia 15 ou 16.

Link to comment
Share on other sites

Preferi não 'falar' antes, mas agora que já deu certo e errado ao mesmo tempo vamos lá: Um mês atrás eu reservei uma pousada em Urubici (o Kiriri-etê, no alto da Serra do Panelão) para dar uma descansada neste próximo final de semana com minha esposa. Quando começaram as previsões de frio e neve, achei que ía dar de novo aquela sorte, como em 2000. Bom, agora que já está definido que a neve deve vir mesmo na quarta e quinta, e eu só chego na sexta à noite, vai bater na trave, he he he. De qualquer forma espero ver um bom congelamento no sábado de manhã, que deverá ter mínima negativa

 

ainda em toda a Região(confirma Ronaldo?) VAI.

 

 

Já durante o dia de sábado espero algo mais ameno (uma máxima de uns 10oC com sol, talvez), que me permita ir na Villa Francioni degustar uns vinhos e fazer um rapel em Uribici! Ahh, vou aproveitar e conhecer Urupema, que eu ainda não conheço, e dar uma abraço no Ronaldo (queres ir na Villa Francioni com a gente?)!

 

Se a neve viesse de sexta para sábado iam me chamar de cagão para baixo, he he he!

 

VOU TER QUE IR A CRICIÚMA NO SÁBADO, PAGAR UMA APOSTO COM O LESSA, O FIG FICOU ATRÁS DO CRIC., SERÁ UMA FESTA NA RÁDIO, DIREITO A FOTO NO JORNAL COM A CAMISA DO CRI......

Vlw

Link to comment
Share on other sites

Pode até não parecer; mas se for confirmada esta hipótese(a metsul ainda trata como hipótese) estaremos diante de uma situação raríssima até mesmo para o alto do inverno.

Acredito que há uma relação forte do fenômeno "la nina" atuando nesta tendência.

Mas, gostaria de perguntar, srcasticamente:

 

- Caso se confirme, como ficam os " aquecedores globais" da imprensa?

 

Certamente. Será um pontapé nas teses de que: "no meu tempo fazia muito mais frio tosse tosse".

 

Quero aguardar mais próximo. Acredito, no entanto, que devido à seriedade do pessoal da Metsul, se eles estão tornando públicas as análises, é porque teremos algo bombástico. Ou, no mínimo, extremo.

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus! Essa semana será o bicho!!

A questão é, vale a pena deixar a viagem para SJ para o final de semana?

 

RA

 

Tu já és macaco velho e sabes quantas fichas deves jogar numa extrapolação de mais de cinco dias... Eu diria que quinta-feira próxima é um ótimo indicativo de frio intenso lá prás bandas serranas.

 

Saudações E N C A R N A D A S

Definitivamente che, mas vai que chegando quarta-feira a gente vê que esse monstro do final de semana se confirma?! Aí eu mudo a data da viagem! heheh

 

E neve em Palmas, Duquia, alguma chance?

Link to comment
Share on other sites

A 0Z do GFS dá neve para o Planalto de Palmas, he he he. É lógico que o grid de defininição deles é baixo e é uma saída automática com base nas altitudes e latitudes, sem considerar particularidades do relevo, mas sendo na quinta feira o evento, eu não descartaria neve pelas bandas de Palmas!

 

A 0Z mostrou dois caminhões de frio entrando no sul do Brasil pela via continental, he he he! 24 horas de neve em São Joaquim (tomara que caia uns 15-20 cm nas áreas mais altas, para eu poder ver algo acumulado quando chegar por lá, embora eu acredite em uns 3-5cm na cidade de SJ, 5-8cm no Cruzeiro e 8-10 no Morro das Antenas!

 

A minha torcida agora é pela aceleração deste reforço de ar frio!! Se ele chegasse ainda domingo será uma festa!

Link to comment
Share on other sites

Preferi não 'falar' antes, mas agora que já deu certo e errado ao mesmo tempo vamos lá: Um mês atrás eu reservei uma pousada em Urubici (o Kiriri-etê, no alto da Serra do Panelão) para dar uma descansada neste próximo final de semana com minha esposa. Quando começaram as previsões de frio e neve, achei que ía dar de novo aquela sorte, como em 2000. Bom, agora que já está definido que a neve deve vir mesmo na quarta e quinta, e eu só chego na sexta à noite, vai bater na trave, he he he. De qualquer forma espero ver um bom congelamento no sábado de manhã, que deverá ter mínima negativa

 

ainda em toda a Região(confirma Ronaldo?) VAI.

 

 

Já durante o dia de sábado espero algo mais ameno (uma máxima de uns 10oC com sol, talvez), que me permita ir na Villa Francioni degustar uns vinhos e fazer um rapel em Uribici! Ahh, vou aproveitar e conhecer Urupema, que eu ainda não conheço, e dar uma abraço no Ronaldo (queres ir na Villa Francioni com a gente?)!

 

Se a neve viesse de sexta para sábado iam me chamar de cagão para baixo, he he he!

 

VOU TER QUE IR A CRICIÚMA NO SÁBADO, PAGAR UMA APOSTO COM O LESSA, O FIG FICOU ATRÁS DO CRIC., SERÁ UMA FESTA NA RÁDIO, DIREITO A FOTO NO JORNAL COM A CAMISA DO CRI......

Vlw

 

Que pena... Voltas no domingo?

Link to comment
Share on other sites

Acabei de comprar as passagens aereas...Agora é rezar para que o gasto não seja em vão...Qualquer coisa se a neve da quinta feira acabar nas próximas rodadas, ainda dá pra cancelar até ás 8 da noite.,. :roll:

 

Ainda tem chences de pegar algo no domingo.

 

O Mbar tá dando neve para SJ entre quarta e quinta

Link to comment
Share on other sites

Zero Hora de hoje.

 

Clima

 

Estado pode ter queda de neve em pleno outono

Central de Meteorologia prevê possibilidade de ocorrer o fenômeno entre quarta e quinta-feira na região da Serra

 

A 29 dias do inverno, flocos de neve poderão pintar de branco a paisagem serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Conforme a Central de Meteorologia, o fenômeno, que seria o primeiro do ano, deverá ocorrer entre quarta e quinta-feira, quando a temperatura mínima poderá chegar a -3°C no Estado.

 

O meteorologista Cléo Kuhn diz que a possibilidade de nevar em maio, ainda no outono, não chega a ser algo incomum em terras gaúchas e catarinenses. Embora o início da estação mais fria do ano esteja marcado oficialmente para o dia 21 de junho, às 15h6min, a queda de temperatura nos termômetros já se faz sentir.

 

- Basta haver frio e umidade para que a possibilidade de neve exista. Vários estudos demonstram que isso é comum inclusive no mês de maio - ressalta Kuhn.

 

No ano passado, o Estado registrou a primeira neve do ano somente em 4 de setembro, a poucos dias da primavera.

 

As condições para que o fenômeno se concretize devem começar a se formar hoje, quando uma nova frente fria atinge o Estado, causando chuva. Alguns pontos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná poderão registrar temporais, inclusive com granizo.

 

Temperatura pode descer para -3°C

 

No decorrer da terça-feira, o tempo tende a melhorar em parte da Região Sul, embora o céu permaneça fechado, principalmente no Leste. Uma chuva fina e intermitente deverá predominar ao longo de toda a quarta-feira, quando a temperatura mínima poderá alcançar 5°C no interior gaúcho. A sensação térmica deverá ser ainda menor.

 

É justamente essa combinação de chuva fraca e de declínio na temperatura que leva os meteorologistas a preverem neve nas partes altas da Serra Geral. Também há previsão de formação de geada em outros pontos do Estado.

 

Na quinta-feira, o chuvisco deverá continuar, e os termômetros poderão registrar ainda mais frio, com geada em quase todo o Rio Grande do Sul.

 

As mínimas poderão chegar a -3°C em Bom Jesus e a chance de nevar, mais uma vez, será grande.

Link to comment
Share on other sites

"Fernando - Caxias do Sul disse (21/05/2007 08:09):

Bom dia Prof.Eugênio, a Metsul está de parabéns, realmente um trabalho incansável e surpreendente em se tratando de um instituto de meteorologia. Quanto as informações estou muito feliz, era tudo o que eu queria (mesmo que não se confirme a neve, o que realmente pode acontecer, só p/lembrar um registro que tenho e me veio a mente agora, nevou em 31/05/1988 aqui em Caxias do Sul), um clima c/gostinho de América do Norte, pelo menos um pouquinho não é!" (comentário ao post do Eugênio)

 

A psique de alguns é contrária as leis da física, quando a temperatura diminui, o ego de alguns infla ao invés de se contrair. :roll:

Link to comment
Share on other sites

Acabei de comprar as passagens aereas...Agora é rezar para que o gasto não seja em vão...Qualquer coisa se a neve da quinta feira acabar nas próximas rodadas, ainda dá pra cancelar até ás 8 da noite.,. :roll:

 

Ainda tem chences de pegar algo no domingo.

 

O Mbar tá dando neve para SJ entre quarta e quinta

 

Bruno, domingo eu já vou estar em terras cariocas...hehehe, volto na sexta, a grana tá um pouco curta...Álias, vou ficar no Minuano.O mini-encontro vai ou não vai sair?

Link to comment
Share on other sites

Acabei de comprar as passagens aereas...Agora é rezar para que o gasto não seja em vão...Qualquer coisa se a neve da quinta feira acabar nas próximas rodadas, ainda dá pra cancelar até ás 8 da noite.,. :roll:

 

Ainda tem chences de pegar algo no domingo.

 

O Mbar tá dando neve para SJ entre quarta e quinta

Tá coisa linda essa saída do Mbar!!!

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo, vai a SJ nesta onda ou na da próxima semana.Estarei lá quarta, quinta e sexta, vamos agitar o mini-encontro!

Cara, devo subir a serra quarta ou quinta-feira. Pelas rodadas atuais, vou na quarta. Se a neve resolver demorar um pouco mais, vou só na quinta.

A não ser que os modelos mudem de figura e coloquem neve pro final de semana, o que parece que não deve acontecer!

 

Ao que tudo indica, nos vemos lá! Pretendo ficar no Minuano também, já reservaste?

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo, vai a SJ nesta onda ou na da próxima semana.Estarei lá quarta, quinta e sexta, vamos agitar o mini-encontro!

Cara, devo subir a serra quarta ou quinta-feira. Pelas rodadas atuais, vou na quarta. Se a neve resolver demorar um pouco mais, vou só na quinta.

A não ser que os modelos mudem de figura e coloquem neve pro final de semana, o que parece que não deve acontecer!

 

Ao que tudo indica, nos vemos lá! Pretendo ficar no Minuano também, já reservaste?

 

Eu vou ligar pro Minuano daqui a pouco pra reservar, mas já liguei ontem pra fazer os primeiros contatos e falaram que haviam bastante vagas.Já comprei as passagem mas, se nas próximas rodadas a neve minguar, cancelo e vou quando a neve ressurgir novamente.Porém parece que se firmou mesmo a queda de neve na quarta e quinta(especialmente quinta), então devemos nos ver lá mesmo, mas vamos animar para que mais bazianos compareçam.

Link to comment
Share on other sites

JÁ VIRAM A BOMBA NO BLOG DA METSUL ?

 

http://www.metsul.com/blog/?cod_blog=1

 

Bomba nuclear.

Que beleza! Estao nitidamente incomodando o mercado de voces.

 

Agora, estou olhando de perto o mercado de café pra ver qual será a intensidade dessa massa de ar...nao esquece que muitos desses caras dao calls de compra e venda de commodities e muitas vezes sao torcedores, nao previsores de clima.

 

O café desabou na sexta, depois de 3 altas fortes seguidas. Hoje, volta a subir.. acho que é o efeito de uma piora das condiçoes pra semana que vem.

Abs

Link to comment
Share on other sites

Previsao que recebi da Somar:

 

[ Resumo da Previsão ]

Ao longo dessa semana, deveremos ter chuva com a chegada de uma frente fria às áreas de café. A frente fria vem acompanhada de uma massa de ar polar, responsável por acentuado declínio das temperaturas. Os modelos de previsão rodados hoje, mantêm o indicativo de temperaturas entre 2 e 4C no norte do Paraná, sudoeste de São Paulo e parte da região Mogiana. A SOMAR mantém o risco para formação de geadas isoladas nestas áreas produtoras, mas salienta que estas geadas devem ser fracas e bem isoladas. O risco é mais concentrado no Paraná, onde em algumas localidades as temperaturas podem baixar dos 2C ao amanhecer do dia 25, sexta-feira. A intensidade do frio só não é maior por conta da Corrente de Jato (Ventos fortes em altitude), que enfraquece a massa de ar polar e a empurra rapidamente para o oceano.

 

[ Previsão estendida ]

Comentário sobre as previsões: Entramos no período em que os modelos de previsão tem um maior índice de acerto. Os diversos modelos numéricos (nacionais, americanos e até mesmo os regionais rodados na SOMAR), são divergentes em relação à massa de ar polar. Todos indicam este sistema chegando ao centro e sul do Brasil, mas somente o modelo norte-americano prevê temperaturas abaixo de 3C. Todos, no entanto indicam a Corrente de Jato com eixo sobre o Paraná, o que enfraquece a massa de ar frio. A SOMAR segue a linha do modelo norte-americano, mas salienta que os eventos de geada, se ocorrerem, serão de forma isolada e fraca, com danos muito limitados.

Link to comment
Share on other sites

Ricardo, se vc quiser pode ir até a serra,pela BR 386 passando pela região de Soledade 8) , aliás aqui é uma serra gaúcha, e pode ter certeza que quando neva na Serra Gaúcha(tradicional) também neva no Alto da Serra do Botucaraí.Bem provável que vc nem precise ir até lá, porque por minha experiência de observação, nestas situações, como a que está chegando, pela orografia, advecção do ar polar frente ao nosso relevo, facilita-se a precipitação.Posso te dizer que as principais cidades ou locais para pegar a neve quando ocorre aqui no Botucaraí são:

-Fontoura Xavier (780m)

-São José do Herval (720m)

-Arvorezinha (750m)

-Ilópolis (760m)

- Barros Cassal,Gramado Xavier, Lagoão (pela latitude)

Mas principalmente Raia da Pedra (821m) e Campo Bonito -Itapuca (827m) 8)

 

Na verdade a denominação "serra gaúcha" é mais arbitrária do que geográfica. Toda a região ao norte da Depressão Central faz parte dos Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná.

 

E a distância entre Soledade e Gramado Xavier é de apenas 30 km em linha reta, diferenças de latitude como estas podem ser consideradas desprezíveis.

Aí é que vc se engana caro Vicente,na realidade, me refiro à localização, pelo formato do relevo, pela orografia,historicamente esta região ao sul e sudeste de Soledade, é mais propícia à neve,é a chamada encosta sul/sudeste da serra, na mesma linha de localização das encostas de Carlos Barbosa, Garibaldi, sul de Caxias :wink:

Link to comment
Share on other sites

A 6Z do GFS deu uma reduzida significativa no frio para quarta e quinta (linha abaixo de zero em 850 hpa sem continuidade, só com manchas) e reduziu o avanço do frio do final de semana. Estamos em cima da hora, e a pergunta que fica é: será que o jato terá força para reduzir o avanço do ar frio, mesmo com o ciclone no oceano? Eu acho que não, mas então temos de escolher entre a 0Z e a 6Z. Especialistas, qual a mais confiável?

 

Vlw!

Link to comment
Share on other sites

A 6Z do GFS deu uma reduzida significativa no frio para quarta e quinta (linha abaixo de zero em 850 hpa sem continuidade, só com manchas) e reduziu o avanço do frio do final de semana. Estamos em cima da hora, e a pergunta que fica é: será que o jato terá força para reduzir o avanço do ar frio, mesmo com o ciclone no oceano? Eu acho que não, mas então temos de escolher entre a 0Z e a 6Z. Especialistas, qual a mais confiável?

 

Vlw!

 

0Z sem dúvidas. E ainda vem com intensificação...

Link to comment
Share on other sites

"AS TEMPERATURAS VÃO CAIR MUITO EM TODO CENTRO SUL DO BRASIL ESSA SEMANA. AS TEMPERATURAS PODEM CHEGAR A (4°C FLORIANOPOLIS, 1°C PORTO ALEGRE, -3°C CURITIBA, 5°C SÃO PAULO) SÃO JOSE DOS AUSENTES RS -8°C, PALMAS PR -6°C... PODE NEVAR NA SERRA GAUCHA E CATARINENSE

 

 

 

20/05/2007 autor: cireno - Curitiba -PR"

 

Mesmo depois do cadastramento, as sandices continuam.

Link to comment
Share on other sites

O que me surpeende é o fato do site argentino: http://www.meteofa.mil.ar não dar qualquer alerta a cerca desse intenso frio.

Acho que deixam para avisar encima da hora.

sds

 

Gamboa, desde que a Meteorologia oficial deles "comeu bola" e nós advertimos para o ciclone arrasador de 25 de agosto de 2005 (vento de 190 km/h no centro da capital uruguaia), os caras nos consultam direto. Esta manhã demos uma entrevista para a CX14 El Espectador de Montevidéu, a maior rádio de notícias do Uruguai, sobre o frio que vem chegando. Eles nos telefonaram e demos o alerta de frio intenso, muy bajas sensaciones termicas e importantes heladas agrometeorologicas.

Link to comment
Share on other sites

Meteorologia prevê nevada na quarta-feira no RS e SC

1 hora, 52 minutos atrás

Fonte: Agência Estado

 

O Sul do País será atingido por uma onda de frio nesta semana, com possibilidade de queda de neve no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A previsão é do 8º Distrito de Meteorologia, de Porto Alegre, que emitiu um aviso especial sobre o prognóstico climático.

 

O deslocamento de uma frente fria do sul para o norte provoca chuva e queda de temperatura hoje a partir do Rio Grande do Sul. O centro e o norte do Paraná serão atingidos amanhã por chuvas moderadas e fortes, trovoadas e rajadas de vento.

 

As condições mais severas estão previstas para a noite de quarta-feira para quinta-feira. Os moradores das zonas mais altas da serra do nordeste do Rio Grande do Sul e no planalto sul de Santa Catarina devem se preparar para enfrentar temperaturas de até três graus negativos e algumas nevadas.

 

*É pessoal, podem se preparar para subir a serra!!!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.