Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Maio de 2007


Recommended Posts

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Ahahaha!! Graças a Deus!!

 

Espero uma mínima de uns 12°C pra cá!! :D

 

sdçs..

estamos esperando 14

Olha tche, quiçá menos!

Dá uma olhada na previsão pra 2m do GFS das 0Z: http://85.214.49.20/wz/pics/samavnpanel5.gif

 

Tem umas manchas de 10C na Amazônia...

 

Aew Bagual!! Quanto tempo!! :o

 

É muito provável que faça menos de 8°C em Vilhena, mas aqui na capital será bem difícil se chegar aos 13°C já, hehehe.

 

Valew!

Link to comment
Share on other sites

A 0Z do GFS já coloca neve na serra na quinta dia 24. E realmente seria uma onda polar digna de julho em pleno mês de Maio. Só nos resta torcer agora, pois ainda estamos naquele período superior a 5 dias do evento. Para dar nos nervos, acho que o GFS vai reduzir o frio, para depois devolvê-lo com tudo em cima. Este costuma ser o padrão, he he he. Esperemos, pois!

Link to comment
Share on other sites

6Z do GFS tirou a neve, não por falta de umidade, mas por falta de frio!

Bem que a baixa poderia começar a se formar sobre o RS e não sobre o Uruguai, como esta rodada está mostrando. Desse jeito, vem menos frio e tem menos umdade na hora certa.

 

Mas muita água vai rolar até quarta que vem, he he he! Falta uma semana ainda e o evento está no limite da grade de maior precisão do GFS.

Link to comment
Share on other sites

A Somar coloca mínima de 11°C para o Rio dia 25.O 30 dias do INPE(Acoplado) coloca pouco menos de 15°C, mas em compensação máxima inferior a 20°C.Falando em modelos, alguém poderia por favor me fornecer o link do tão falado GFS?Obrigado desde já.

 

Tem vários links na net. O que vejo em qualquer lugar e é mais rápido é o do Wunderground ( http://www.wunderground.com/modelmaps/maps.asp?model=GFS&domain=SA)

Depois posso postar outros que dão mais detalhes e são atualizados mais rapidamente.

Link to comment
Share on other sites

A Somar coloca mínima de 11°C para o Rio dia 25.O 30 dias do INPE(Acoplado) coloca pouco menos de 15°C, mas em compensação máxima inferior a 20°C.Falando em modelos, alguém poderia por favor me fornecer o link do tão falado GFS?Obrigado desde já.

 

Tem vários links na net. O que vejo em qualquer lugar e é mais rápido é o do Wunderground ( http://www.wunderground.com/modelmaps/maps.asp?model=GFS&domain=SA)

Depois posso postar outros que dão mais detalhes e são atualizados mais rapidamente.

Eu vejo no Wetterzentrale: http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsavnsam.html (é em alemão, mas dessa página dá pra se entender)

Link to comment
Share on other sites

A Somar coloca mínima de 11°C para o Rio dia 25.O 30 dias do INPE(Acoplado) coloca pouco menos de 15°C, mas em compensação máxima inferior a 20°C.Falando em modelos, alguém poderia por favor me fornecer o link do tão falado GFS?Obrigado desde já.

 

Tem vários links na net. O que vejo em qualquer lugar e é mais rápido é o do Wunderground ( http://www.wunderground.com/modelmaps/maps.asp?model=GFS&domain=SA)

Depois posso postar outros que dão mais detalhes e são atualizados mais rapidamente.

Eu vejo no Wetterzentrale: http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsavnsam.html (é em alemão, mas dessa página dá pra se entender)

 

Este é o que o Caio me passou e vejo quando tenho mais tempo...

Link to comment
Share on other sites

A Somar coloca mínima de 11°C para o Rio dia 25.O 30 dias do INPE(Acoplado) coloca pouco menos de 15°C, mas em compensação máxima inferior a 20°C.Falando em modelos, alguém poderia por favor me fornecer o link do tão falado GFS?Obrigado desde já.

 

Tem vários links na net. O que vejo em qualquer lugar e é mais rápido é o do Wunderground ( http://www.wunderground.com/modelmaps/maps.asp?model=GFS&domain=SA)

Depois posso postar outros que dão mais detalhes e são atualizados mais rapidamente.

Eu vejo no Wetterzentrale: http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsavnsam.html (é em alemão, mas dessa página dá pra se entender)

 

Este é o que o Caio me passou e vejo quando tenho mais tempo...

Eu acho esse bem objetivo. Eu clico em "850hPa Temperatur 9-Panel", que me mostra um quadro com os mapas da temperatura em 850hpa para todos os dias. Mesma coisa para os outros dados:

Bodendruck -> pressão

Temperatur -> temperatura (não brinca!!!!!)

Wolken -> nuvens

Niederschlag -> precipitação

Wind -> Vento

Taupunkt -> Ponto de orvalho

Link to comment
Share on other sites

O frio dessa semana deve ficar mais restrito ao RS, com frio e umidade no restante Região Sul, mas nada excepcional. Forte mesmo só na metade sul gaúcha.

 

Aqui em POA bate 4° a 850 hpa na 5ª-feira, talvez 6ª de manhã, mantendo-se nos 6° no sábado. Na verdade, a retaguarda da frente pode manter o tempo geralmente fechado em POA, com um pouco de sol apenas, assim como no N do RS. E o tempo mantém-se fechado em SC e PR com bastante chuva!!!

 

O CPTEC subestima essa massa de ar frio.

 

Ahahaha!! Graças a Deus!!

 

Espero uma mínima de uns 12°C pra cá!! :D

 

sdçs..

estamos esperando 14

Olha tche, quiçá menos!

Dá uma olhada na previsão pra 2m do GFS das 0Z: http://85.214.49.20/wz/pics/samavnpanel5.gif

 

Tem umas manchas de 10C na Amazônia...

Uau!! Confirmando esse prognóstico a temperatura vai a 0° ou negativo na totalidade da Região Sul, com exceção do litoral!! E em São Paulo vai a menos de 6°, porque o comportamento da massa de ar deixa claro a situação de um ciclone na costa ("arremesso" do ar frio para o Centro-Sul do Brasil), o que daria condições de neve para as serras e forte friagem no Norte. A Amazônia deverá, realmente, passar frio!!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Não dá pra ser tão radical, Michel. Um ou outro bloqueio nós vamos ter nesse ano, temos que aceitar isso de forma muito natural, faz parte da nossa latitude. Não é o fim do mundo, nem o fim do inverno. Tem casos que quando é previsto que o inverno será o samba do crioulo-doido isso deve ser visto como o lugar comum.(...)

 

Caio, mas "samba do crioulo doido", só aí em parte de SC e no RS. Aqui no PR nós não estamos com alternância alguma, ou só se for aquela pontual, para depois retornar a um padrão muito bem definido. Estamos com um predomínio brutal de períodos acima da média (principalmente bloqueios e veranicos) entre verdadeiros invernicos. Desde 2000, na verdade, os períodos sob veranico ou bloqueio superam o período sob influência polar (e daí anomalias constantes e consistentes de até +4). Se a lógica do clima estivesse "alternada", então a gente teria meses com médias de -3, -4, -2 etc. Não é o que acontece. Ora, os gostos variam, no entanto, o fato é que estamos trocando dois meses de anomalias acima de +5 por 1/2 semanas. Aqui, claro. Se estivesse se alternando, em Curitiba, então já teríamos tido uns 5 julhos de 2000 a partir de 2001.

 

abs

 

Não moro em Curita Zeo, mas são tantos os depoimentos de que aí tem se tornado um horror de lá pra cá que não há como discutir com vocês a mudança que tem ocorrido no clima daí. Ainda mais quando trata-se de um expert em observação e mudança climática como você. Que este ano Curitiba pelo menos sinta o "frescor" do crioulo-doido. Eu particurlamente acho que vai sentir muito mais.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

 

Não moro em Curita Zeo, mas são tantos os depoimentos de que aí tem se tornado um horror de lá pra cá que não há como discutir com vocês a mudança que tem ocorrido no clima daí. Ainda mais quando trata-se de um expert em observação e mudança climática como você. Que este ano Curitiba pelo menos sinta o "frescor" do crioulo-doido. Eu particurlamente acho que vai sentir muito mais.

 

Abraço

 

Tomara Caio, tomara! Já estou com saudades de um inverno decente em Curitiba!

Tem gente que pensa que eu "torço" pelo aquecimento global, mas se dependesse de mim, "vade retro" aquecimento! O problema é que as mudanças climáticas em Curitiba têm sido drásticas demais nos últimos anos.

Mas como tudo é gradativo e, pelos prognósticos, a desgraça maior está para começar daqui a uns anos, ainda tenho esperança de poder curtir algum inverninho mais emocionante até lá.

Veremos!

Link to comment
Share on other sites

 

Não moro em Curita Zeo, mas são tantos os depoimentos de que aí tem se tornado um horror de lá pra cá que não há como discutir com vocês a mudança que tem ocorrido no clima daí. Ainda mais quando trata-se de um expert em observação e mudança climática como você. Que este ano Curitiba pelo menos sinta o "frescor" do crioulo-doido. Eu particurlamente acho que vai sentir muito mais.

 

Abraço

 

Tomara Caio, tomara! Já estou com saudades de um inverno decente em Curitiba!

O Zeocit fala com propriedade, pois assim como eu, está sentindo na pele as aberrações climáticas por aqui!

Tem gente que pensa que eu "torço" pelo aquecimento global, mas se dependesse de mim, "vade retro" aquecimento! O problema é que as mudanças climáticas em Curitiba têm sido drásticas demais nos últimos anos.

Mas como tudo é gradativo e, pelos prognósticos, a desgraça maior está para começar daqui a uns anos, ainda tenho esperança de poder curtir algum inverninho mais emocionante até lá.

Veremos!

Link to comment
Share on other sites

Para quem gosta de frio a rodada das 12Z do Global T126L28 é qualquer coisa fora do comum. Caso essa tendência seja confirmada estaremos diante de uma das mais potentes e prolongadas ondas de frio já registradas no mês de maio. Se me pedissem para desenhar uma carta meteorológica de um evento de frio intenso eu não conseguiria fazer melhor que os mapas apresentados pela última rodada do Inpe.

Link to comment
Share on other sites

Beleza de mapa Lucas! Como se pode notar esse sistema é daqueles típicos que trazem neve. Uma das pistas é o potencial do frio na província de Salta, evidenciando a continentalidade na trajetória do anticiclone.

Pelas últimas rodadas, a questão já não é mais a trajetória do anticiclone, que nada indica contra ser deveras continental, tampouco se vai haver frio suficiente ou não. Eu entendo que a questão mesmo é a umidade, será que o ciclone vai estar perto o suficiente de nós? Aquela rodada das 6Z foi bem animadora

Link to comment
Share on other sites

Galera, segundo a rodada do Modelo Global acoplado, a partir do dia 23 de maio a temperatura sequer passaria dos 20°C em Rio Branco; Até aí tudo bem, nesse mês já tivemos um dia com máxima de 18°C. O "negócio" é que o mes de maio chegaria ao fim, entraríamos em junho e o termômetro nao ia subir, ou seja, resumindo mais de 1 semana abaixo dos 20°C :shock: :shock: :shock: !

 

Em anos anteriores, tenho na minha boa memória meteorológica, alguns raros episódios que Rio Branco chegou perto de completar os 7 dias abaixo dos 20°C, mas sempre foi quase... Em junho de 2001 ficamos cerca de uns 4 dias com máximas baixíssimas. Em junho de 2000 também, mas se essa previsão de concretizar, vai ser histórico, pelo menos do que eu tenho notícia! Detalhe: Fará frio até em Manaus!

Link to comment
Share on other sites

Aqui pra essas bandas o Global é bom pra tendência, mas nunca pra definir intensidade de nada. P/ a intensidade das previsões o ETA é sempre melhor e é normal acertar com menos de 5 dias.

 

Quanto às saídas históricas, normal ter saídas históricas, afinal esses malucos olham umas 50 rodadas antes do frio se concretizar. Como são modelos probabilísticos, chance de coisa histórica sempre tem. Mas é exatamente pela chance ser baixa que quase nunca essas saídas realmente se confirmam (1), e por isso mesmo são históricas.

 

(1) Exceto quando lançamos mão daquelas estratégias básicas de usar referências nada ortodoxas como a cerca velha, o Reginaldo, o Fritz ou um intervalo de tempo tal como "o dia 15 mais frio dos últimos 5 anos" e coisa do tipo.

 

Até aqui parece-me uma típica massa de forte intensidade para o período mais frio do ano, mas não tenho tempo e disposição p/ ver a situação de cada cidade (daí, fico no bairrismo).

 

abs

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 00Z foi muito boa, frio mantido.

 

Estou aqui no Rio e posso afirmar que esse friozinho seco da madrugada aqui no sudeste realmente faz efeito. É possível observar uma queda significativa na madrugada, imagino o quanto não deve fazer nas áreas mais frias...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O que as últimas atualizações dos modelos nos trazem de novidades?

 

- Todos os modelos continuam convergindo para uma forte erupção de ar frio continental para a próxima semana.

 

- Esse episódio tende a ser muito abrangente e influenciaria o tempo em todo o Centro-Sul do Brasil.

 

- Nas últimas horas o potencial do anticiclone foi ligeiramente reduzido pela maioria dos modelos, o que não tira o poder de resfriamento da alta.

 

- O ciclone teve a sua trajetória um pouco deslocada para a o litoral entre a Patagônia e o Prata, deixando assim um pouco mais difíceis as chances de neve em relação a trajetória excelente que antes vinha sendo apresentada.

 

- Mesmo com essas pequenas alterações as chances de neve, ainda que pequenas, continuam. O ar frio deve patrolar o Centro-Sul do Brasil causando geada generalizada nos pontos mais altos desta região, preparando a mente dos brasileiros para um inverno que se anuncia frio. Especialmente o trimestre julho, agosto e setembro.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Rodrigo e Zé Vicente.

Última rodada dos Globais(15 e 30 dias) do INPE deu uma boa diminuída no frio, pelo menos aqui no Rio.As mínimas de 12-14°C se transformaram em 15-16°C :x , mas pelo menos as máximas não foram alteradas.A Somar praticamente manteve, com mínima de 13°C dia 25(previam 11°C ontem) e de 12°C dia 26.As máximas não sofreram alterações.

Link to comment
Share on other sites

A título de curiosidade e visando facilitar a discussão sobre as saídas dos modelos, vou postar as saídas (17/05, 0z) de pressão ao nível do mar e circulação/pressão em 500 hpa de alguns modelos para o dia 24/05:

 

MSLP, 500mb GFS

 

edcd05326067.gif f77a4d326063.gif

 

MSLP, 500mb Europeu

 

ce06e5326066.gif 728311326062.gif

 

MSLP, 500mb Global Inpe

 

a2b73a326068.gif 9c3af4326064.gif

 

MSLP, 500mb Eta 20

 

1a4e42326065.gif a20287326061.gif

Link to comment
Share on other sites

26621109_metgram.gif

26621212_metgram.gif

 

CARRRRRRRRRAACA!!!

O GFS ta marcando muiitooooo frio pra Três de Maio e região, por volta do dia 24!!! A temperatura a 850MB é pra ficar até -3ºc, e o melhor, vizualizem só o cenário:

 

Temp. a 850MB: -2/-3ºc

Temp. superf.: 2/3ºc

e o melhor: Precipitação nessas condições!!!

 

Claro, claro e claro, que os modelos podem mudar muito, mas o inpe acoplado também marca condições semelhantes, no site da Wunderground, a neve (em verde) pelo GFS pega uma região grande do RS, até POA!

Vizualizei isso agora, a 13:21h....

 

MAs to realmente muitoooo otimista com essa próxima invasão polar!!!

 

E aí pessoal, termos chance?

Link to comment
Share on other sites

Desculpem interromper este debate sobre o frio da próxima semana, mas é que uma coisa está me chamando a atenção para o dia de amanhã e sábado:

Agora em Gramado, chove e a temperatura está em 8º (840 mt de altitude, interior do município).

Se o tempo limpar, amanhã pela manhã teremos algo em torno de 0º.

Se o tempo limpar... :)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.