Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Maio de 2007


Recommended Posts

E lá vai a previsão pra cá:

 

Dominguera: 14,0 / 23,0

Instabilidades pós frontais podendo causar chuva fraca ainda, especialmente na madrugda. Mas o fato de fazer um sol à tarde, não quer dizer que necessariamente seremos brindados por ar polar.

 

Segunda: 14,5 / 21,5

Frente fria exatamente sobre nossas cabeças, trazendo tempo predominantemente nublado, mas com umas aberturas de sol.

 

Terça: 15,0 / 22,5

Replay de segunda.

 

Quarta: 12,5 / 18,5

Depois de 2 dias relativamente encalhada a frente consegue gás pra seguir nítida até o norte do Mato Grosso. Por aqui, tempo ainda chato de madrugada e início da manhã, mas vai melhorando ao longo do dia. Tempo esplêndido à noite. O vento começa como noroeste, mas vai virando para oeste até meia-noite.

 

Quinta: 2,5 / 13,5

Tempo limpão, com umas poucas nuvens (estratiformes, claro) atraídas pelo ciclone. Vento de sudoeste ao longo do dia. De noite, pode acontecer uma leve calmaria com brisa sudeste, mas nada que vá comprometer muito o tempo e a temp por aqui. Seria algo como a influência marítima que tivemos de 5 pra 6 de setembro.

 

Sexta: 4,0 / 15,5

Tempo bem razoável ainda, já que a ameaça de influência marítima não se consuma como tal. De dia, o vento volta a ser de sudoeste.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Amigos, climatempo prevendo 5ºC pra SP!

 

Se isso for verdade teremos o dia mais frio desde 2004 ou até mais!

 

 

(foi em 2005 que comecei a acompanhar o tempo)

 

Alguém confirma isso?

 

Outra coisa, tenho uma pergunta aos mais experientes!

 

Quero subir a mantiqueira para pegar o frio, com certeza vai ser na madrugada de quinta pra sexta, né?

 

Qual mínima posso esperar para o Itapeva!?

Link to comment
Share on other sites

As últimas atualizações dos modelos permite acreditar que as chances de neve são consistentes. Há uma forte convergência indicando que o ciclone deve tomar uma trajetória perfeita para o ingresso de umidade e nebulosidade nas àreas mais altas do Sul do Brasil. Isso foi de fato confirmado nas rodadas das 6Z e 12Z. Um ponto que ainda me deixa margens para dúvidas é o frio indicado no nível de 850hpa. Mesmo que não tenhamos valores excepcionais nesse nível o frio deve ser bem consistente nas camadas mais altas. No mapa abaixo do snow-forecast pode-se ver a linha de 0oC em 2000m (boa para áreas acima dos 1200m) cobrindo até o sul do Paraná. Observa-se precipitação no Planalto de São Joaquim com temperatura em altura ideal para a ocorrência do fenômeno dada a altitude da região ainda que este mapa não opte por colocar a cor verde (snow).

 

snowforecast.jpg

Link to comment
Share on other sites

O Climerh sustenta em seu aviso especial a possibilidade de neve na noite de quarta e durante o dia de quinta. O que chama atenção é a previsão do fenômeno para as áreas mais altas do meio-oeste catarinense, que errôneamente dizem não ocorrer desde 2000. É sabido que em setembro de 2002 houve registro de neve em alguns municípios da mesma região.

 

AVISO METEOROLÓGICO 33/2007

DATA: 19/05/07

 

Chuva, frio e previsão de Neve em SC

 

No domingo volta a chover, moderadamente a forte em alguns momentos, em todas as regiões catarinenses, devido à atuação de mais uma frente fria. Com isto, permanece o alerta para deslizamentos em áreas de encostas do Litoral e Vale do Itajaí, e para pontos de alagamentos em áreas mais baixas, especialmente na região do Vale do Itajaí. A chuva deve persistir no estado até terça-feira. Além da chuva, o frio continua, e intensifica-se a partir da noite de segunda-feira, com a aproximação de uma nova massa de ar frio ao Sul do País. O frio intenso continua por toda semana com temperaturas negativas no Planalto e áreas mais altas do Oeste e Meio-Oeste e variando de 4 a 7 graus no Litoral e Vale do Itajaí. Na noite de quarta e durante o dia de quinta-feira, há condição favorável para NEVE no Planalto Sul e áreas mais altas do Meio-Oeste (o que não ocorre desde o ano de 2000).

O mar ficará muito agitado a grosso, entre terça e quinta-feira, com ondas de 2,5 a 4,0 m chegando próximas ao litoral, pondo em risco toda e qualquer atividade de médias e pequenas embarcações.

 

Marcelo Martins e Maurici Monteiro- Meteorologistas

Setor de Previsão de Tempo e Clima - Epagri/Ciram

(48) 3239-8064 / 8066 / 8067

Rod. Admar Gonzaga, 1347 – Itacorubi – Florianópolis-SC

http://ciram.epagri.rct-sc.br

Link to comment
Share on other sites

Agora, esqueçendo um pouco os absurdos da somar e climatempo, mas pra Curitiba eu nunca vi o simepar tao otimista em relaçao a uma onda de frio. Pra quinta feira ta previsto minima de 0°c e maxima de 9°C com sol.

 

Pelo que ja acompanhei das previsoes do simepar em ondas de frio nos ultimos anos, o simepar geralmente fica com um pé atras nas temperaturas minimas...

Link to comment
Share on other sites

Agora, esqueçendo um pouco os absurdos da somar e climatempo, mas pra Curitiba eu nunca vi o simepar tao otimista em relaçao a uma onda de frio. Pra quinta feira ta previsto minima de 0°c e maxima de 9°C com sol.

 

Pelo que ja acompanhei das previsoes do simepar em ondas de frio nos ultimos anos, o simepar geralmente fica com um pé atras nas temperaturas minimas...

 

Geralmente, eles só prevêem frio compatível com o previsto por modelos como o Eta, quando o ar polar já está entrando. Prever todo este frio com esta antecedência não é o normal dos caras. Geralmente eles ficam com os pés e os braços atrás pra prever frio, ainda mais pra 5 dias. Só espero que isto seja um booom sinal. :partyman:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, na região da serra do RS e SC, qual seria o lugar mais provável para a ocorrência de neve?

Será que realmente irá nevar, pelo o que eu vi o tempo melhorou as condições para a neve na serra, e umidade em outras partes do RS, além disso a temp. no nível de 1500 metros baixou segundo as rodadas do americanoo...

 

 

 

Tava pensando em talvez, eu ir pra serra... talvez, bem difícil, mas para qual região??

Link to comment
Share on other sites

Ricardo, se vc quiser pode ir até a serra,pela BR 386 passando pela região de Soledade 8) , aliás aqui é uma serra gaúcha, e pode ter certeza que quando neva na Serra Gaúcha(tradicional) também neva no Alto da Serra do Botucaraí.Bem provável que vc nem precise ir até lá, porque por minha experiência de observação, nestas situações, como a que está chegando, pela orografia, advecção do ar polar frente ao nosso relevo, facilita-se a precipitação.Posso te dizer que as principais cidades ou locais para pegar a neve quando ocorre aqui no Botucaraí são:

-Fontoura Xavier (780m)

-São José do Herval (720m)

-Arvorezinha (750m)

-Ilópolis (760m)

- Barros Cassal,Gramado Xavier, Lagoão (pela latitude)

Mas principalmente Raia da Pedra (821m) e Campo Bonito -Itapuca (827m) 8)

Link to comment
Share on other sites

Algumas considerações acerca da próxima erupção de ar frio:

 

- Deve ser uma das mais fortes ondas de frio no mês de maio. Histórica para alguns, nem tanto para outros. Dependerá em muito das condições geográficas regionais para a observação de mínimas recordistas. Esta massa é o limíte entre o forte e o histórico por isso acredito que alguns poucos recordes devem ser quebrados.

 

- O frio deve patrolar todo o Centro-Sul do Brasil. Mínimas excepcionais deverão ser observadas em SP, MS, MT, GO, RO, AC, RJ entre outros. Acredito num pequeno risco de geada nas regiões produtoras desses estados (exceto os do norte).

 

- A neve é sempre a grande questão, ou o grande ponto de interrogação. Apesar da última rodada (06Z) ter secado um pouco a região "produtora" de neve pode-se afirmar neste momento com absoluta certeza que devemos registrar o fenômeno. Ajudado pelas variações dos modelos o que ainda tira o meu sossego é saber a amplitude e a intensidade do fenômeno. Algumas rodadas colocam condições mais amplas e intensas e outras optam por uma quirerinha aqui e acolá. Tendo em vista os diversos cenários apresentados eu estou acreditando seriamente num evento muito próximo a setembro de 2002. Certo de que é bem arriscado dar um palpite como esse eu ainda vou esperar um pouco mais para confirmar essa "pré-previsão". O grande ponto de interrogação da neve vai para o Planalto de Palmas, pela rodada das 0Z neva, pela rodada das 6Z não neva. Fiquemos com as rodadas das 0Z e das 12Z, a ver o que se passará na próxima 12Z.

 

- A ressaca como é comum em eventos desse porte deve se fazer presente e intensa em toda costa do Centro-Sul do Brasil. Atenção redobrada paras os pescadores. Evitar a saída ao mar não seria econômico.

 

- Mini-encontro da neve no Morro do Cruzeiro?

Link to comment
Share on other sites

Geralmente, eles só prevêem frio compatível com o previsto por modelos como o Eta, quando o ar polar já está entrando. Prever todo este frio com esta antecedência não é o normal dos caras. Geralmente eles ficam com os pés e os braços atrás pra prever frio, ainda mais pra 5 dias. Só espero que isto seja um booom sinal. :partyman:

 

:lol: :lol: :lol: :lol: Muito boa LU!!! O ETA é um dos modelos que MENOS olho!!!!! Depois da alta estabelecida os modelos tendem a concordar mais...

Otimista?? Podes ficar! Desde a sexta-feira eu coloquei um texto sobre a tendência lá no site do SIMEPAR e, pelo visto a "gurizada" que me sucedeu também concordou!! Talvez os meus colegas de sala também estejam "otimistas" não é mesmo??

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Concordo com o Luciano.

Na última MP, a MÍNIMA que o SIMEPAR previa 3/4 dias antes foi a MÁXIMA que ocorreu em tal dia...

Uma belezura!

Link to comment
Share on other sites

M**DA. Aula quinta pela manhã, e acho que não posso faltar. Só saberei terça, mas não devo poder ir quarta para a serra. A não ser que eu dê muita sorte de conseguir o carro e viajar pelo começo da tarde de quarta e voltar pela manhã de quinta, e conseguindo dispensa da aula pela manhã da quinta. Senão, passarei por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Pelos mapinhas do Wunderground, GFS, condições de neve entre a noite de quarta e manhã de sexta...

 

Se nevasse todo esse tempo nas serras de SC/RS, ô, belezura!!

 

Aqui, com temp. negativa em 850 ele da precipitação, mas não neve na madrugada/manhã de quarta.

 

Esperanças ? Deixo pra criar amanhã, terça....

Link to comment
Share on other sites

Geralmente, eles só prevêem frio compatível com o previsto por modelos como o Eta, quando o ar polar já está entrando. Prever todo este frio com esta antecedência não é o normal dos caras. Geralmente eles ficam com os pés e os braços atrás pra prever frio, ainda mais pra 5 dias. Só espero que isto seja um booom sinal. :partyman:

 

:lol: :lol: :lol: :lol: Muito boa LU!!! O ETA é um dos modelos que MENOS olho!!!!! Depois da alta estabelecida os modelos tendem a concordar mais...

Otimista?? Podes ficar! Desde a sexta-feira eu coloquei um texto sobre a tendência lá no site do SIMEPAR e, pelo visto a "gurizada" que me sucedeu também concordou!! Talvez os meus colegas de sala também estejam "otimistas" não é mesmo??

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Eu apenas falei que os valores são compatíveis com os do Eta, e não que você consulta o Eta desde os tempos de Rosário City! :wink:

Link to comment
Share on other sites

Eu vou com o Caio no palpite pra neve. A 6Z realmente afastou um pouco o ciclone, mas ainda dá condições boas. A maioria das rodadas, no entanto, tem dado possibilidades melhores de neve.

O mini-encontro, por mim, tá garantido!

Gurizada

 

O único que pode trabalhar e desfrutar da neve é o Ronaldo. Os demais profissionais certamente estarão muito atarefados e confinados nos seus escritórios!!! Para quem tiver disponibilidade na agenda é uma boa oportunidade...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

COM CERTEZA!!! E VEM ENTRE QUARTA A NOITE E QUINTA, ENTRE 1/3 CM.

Link to comment
Share on other sites

Não dou uma hora para ter uma mensagem aqui sugerindo a possibilidade de neve até em Porto Alegre.

 

Uhhh!!!! Cheguei com alguns minutos de atraso!!!!

 

Neve em Porto Alegre??? Com muito menos "alarde", acabou ocorrendo em setembro. Essa mancha azul em Porto Alegre significa muito mais do que ocorrência de neve nesta região... 8)

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

Vem coisa boa pela frente.

O conservador Simepar coloca extremos de 0- 9ºC e -1 10ºC para a próxima semana em Curitiba!! O sul vai congelar!!!!!!

 

Para cá coloca 3ºC na sexta, mas acredito que faça menos. Já vi essa microregião de Cianorte - Campo Mourão empatar com muitas cidades geladas deste Paraná.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.