Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Maio de 2007


Recommended Posts

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A título de curiosidade há quem (não muito confiável) chegue a colocar pequeníssima chance de neve. Mas há rodada para tudo!

 

Ainda insiste nesse cenário. Rodada pós rodada.

 

Estaria este cenário sendo antecipado e seguido agora pelo modelo americano?

 

Não se pode descartar pela última rodada.

 

Atualizado e mantido!

Link to comment
Share on other sites

Tava demorando!!

:D

 

Demorando, Clovito ?

 

Do Blog Direto da Metsul:

 

21/04

 

O pulso de ar frio que nos parece mais intenso pode se dar no final da primeira semana de maio. A nossa análise de escala já sugeria tal possibilidade, o que foi mencionado aos nossos clientes do Plano Safra (link), sendo que agora os modelos globais também indicam esta erupção de ar polar mais forte no Conesul. O ar frio do final desta semana agora tem uma grande probabilidade de se concretizar, mas o evento da primeira semana de maio ainda é uma conjectura apoiada em dados de modelos e escalas.

 

02/05

 

Em síntese, os dados convergem nas idéias de (1) chuva que pode ser forte no começo da semana com (2) posterior queda muito acentuada da temperatura, o que vem a confirmar a idéia exposta aqui em 21 de abril último que entre o final da primeira semana e o começo da segunda semana de maio teríamos uma nova massa de ar polar. As tendências ainda vão se alterar nos próximos dias, seguramente, mas acredito que vocês gostariam de conhecer as primeiras idéias sobre o que vem pela frente.

Link to comment
Share on other sites

Me parece que essa próxima onda de ar polar não conseguirá avançar além da latitude 23º S. Pelo menos segundo o Acoplado do CPTEC a previsão para BH é de poucas mudanças, vejam:

 

04404W2006S20070505002007060400.png

 

O que me chama atenção nessa rodada é o início de junho (1/06) em que é prevista uma mínima de 4º C por aqui :lol: Há muito tempo isso não acontece em BH...não acredito muito.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O boletim da MetSul é uma maravilha! :o Agora vamos ver se a MM não aparece por aqui!

 

Pelo quadro apresentado, eu atingiria os 7° aqui em casa. Talvez menos, dependendo a consistência do frio (no registro negativo em SJ em 2001 eu tive 7,4° aqui em casa, e no ano passado bati 6,5° mesmo sem a contrapartida de um negativa por lá).

Link to comment
Share on other sites

Me parece que essa próxima onda de ar polar não conseguirá avançar além da latitude 23º S. Pelo menos segundo o Acoplado do CPTEC a previsão para BH é de poucas mudanças, vejam:

 

04404W2006S20070505002007060400.png

 

O que me chama atenção nessa rodada é o início de junho (1/06) em que é prevista uma mínima de 4º C por aqui :lol: Há muito tempo isso não acontece em BH...não acredito muito.

 

Esse acoplado tá dando chance de neve para várias cidades gaúchas e catarinenses para o final de maio/início de junho

Link to comment
Share on other sites

O modelo americano GFS reduziu sensivelmente a expectativa de frio em suas duas últimas rodadas. Já o ETA apresentou um anticiclone com potencial máximo de até 1036mb no interior do continente na última rodagem. Acredito que sejam pequenas variações mas ao final devemos ter um frio muito intenso para a época do ano como bem resaltou a Metsul em seu último boletim.

Link to comment
Share on other sites

Previsãozinha básica pra Curicity:

 

Segunda: igual hoje. Céu claro na madru, poucos cúmulos pré-frontais à tarde.

Temp: 15,5 a 25,5

 

Terça: madrugada como a de segunda. Aumento de nuvens altas de manhã, e médias à tarde, com possibilidade de chuva à noite.

Temp: 15,5 a 21,5

 

Quarta: madrugada chuvosa, se tranformando numa manhã garoenta, e aparecendo aberturas à tarde. Aberturas que devem se tornar bem expressivas ao cair da tarde e à noite, quando o céu oscilará entre parcialmente e predominantemente nublado com estratocúmulos. Não, o grosso da advecção polar não se realizará com vento sudoeste. Poderemos até ter momentos com este vento, ao final da frente fria. Mas o frio mesmo, virá com vento sudeste.

Temp:

17,0 no início da madru

11,5 de mínima matinal

15,5 à tarde

10,0 de mínima Às 24h00

 

Quinta: dia com oscilação de nuvens. De madrugada/manhã/noite, varia entre predomínio de nublado e parcialmente nublado. À tarde, varia entre parcialmente e pouco nublado.

Temps: 8,5 a 17,0

 

Sexta: Condições semelhantes às de quinta, mas um pouco mais nublado.

Temps: 11,5 a 19,5

 

Sábado: condições semelhantes às de quinta.

Temps: 12,5 a 21,5

Link to comment
Share on other sites

Beleza Alexandre! ;)

 

Bom, o GFS diminuiu a intensidade do frio pra cá em relação as rodadas dos dias anteriores. Na das 12Z de hoje, mínima de 4/5°C, em 2 dias.

E 850 batento 4°C.

 

Eu espero algo ao redor de 3/4°C aqui em casa, com muita sorte quem sabe eu enconte nos 2°C. Chance de negativa em algumas baixasa!

Link to comment
Share on other sites

Previsãozinha básica pra Curicity:

 

Segunda: igual hoje. Céu claro na madru, poucos cúmulos pré-frontais à tarde.

Temp: 15,5 a 25,5

 

Terça: madrugada como a de segunda. Aumento de nuvens altas de manhã, e médias à tarde, com possibilidade de chuva à noite.

Temp: 15,5 a 21,5

 

Quarta: madrugada chuvosa, se tranformando numa manhã garoenta, e aparecendo aberturas à tarde. Aberturas que devem se tornar bem expressivas ao cair da tarde e à noite, quando o céu oscilará entre parcialmente e predominantemente nublado com estratocúmulos. Não, o grosso da advecção polar não se realizará com vento sudoeste. Poderemos até ter momentos com este vento, ao final da frente fria. Mas o frio mesmo, virá com vento sudeste.

Temp:

17,0 no início da madru

11,5 de mínima matinal

15,5 à tarde

10,0 de mínima Às 24h00

 

Quinta: dia com oscilação de nuvens. De madrugada/manhã/noite, varia entre predomínio de nublado e parcialmente nublado. À tarde, varia entre parcialmente e pouco nublado.

Temps: 8,5 a 17,0

 

Sexta: Condições semelhantes às de quinta, mas um pouco mais nublado.

Temps: 11,5 a 19,5

 

Sábado: condições semelhantes às de quinta.

Temps: 12,5 a 21,5

 

Estou entre o seu pessimismo e o otimismo do Lucas. Pela 6 Z do GFS Curita deve emendar as duas massas polares com as máximas descendo abaixo de 20oC na quarta e não subindo mais até quase o final do mês. Nesta massa polar, acredito em 5oC de mínima para cá, na quinta e sexta feira.

 

O mais interesante é a massa seguinte, que por esta rodada seria uma conexão com a anterior, ou seja, nada de aquecimento veranical!

 

A madrugada de quinta 17 para sexta 18 continua sinalizando possbilidade de neve para Aparados e Região de SJ. Teria um bom ciclone que se formaria a partir de uma baixa sobre o Estado do RS. O ciclone estaria na frente da foz do Prata, mas próximo o suficiente no auge do ar frio, provocando precipitações com temperaturas entre -1oC e 2oC em 850 hpa no sul do RS sul de SC. A formação é a clássica da neve, com a frente no Rio de Janeiro e a umidade do ciclone precipitando no leste do RS e SC! A se manter o quadro, só precisamos torcer por menos 1oC/2oC em 850 hpa, he he he!

 

O bom é que dá para torcer curtindo o frio da MP anterior!

Link to comment
Share on other sites

Zé, seu otimismo é quase lírico... não tanto quanto a esta semana, mas quanto ao restante do mês.

Quanto a esta seman, não tem como não levar em conta o mapa de temp a 2mAG do GFS, que indica algo em torno de 4 graus pra cá. Mas na previsão pra longo prazo inda prefiro ir por onde está indo a maioria dos modelos. Pelo menos o Global 100km, Ensemble e Global Acoplado, estão indo na direção de um restante de mês catastrófico. Dos 3, o Acoplado ainda é o mais bonzinnho, por estar prevendo um restante de mês (11 a 31/5) com temps entre 13 e 21 (que logicamente precisam ser interpretadas, já que a variação térmica diária de Curitiba muito raramente se mantem nos 8 graus por um mês inteiro).

Ah sim: o map 2mAG do GFS aponta um sutil pré-frontal na sexta e no sábado, e novo friozote no domingo dia 13, com mínima por volta dos 8 pra cá. Mas é incrível como este friozote murcha rápido na segunda. Por fim, uma boa pancada fria (novamente mínima por volta dos 4) nos dias 19 e 20 (sábado e domingo. Nada como curtir uma onda de frio exatamente no findi). Mas... 10 dias ainda é muita coisa demais pra eu me permitir ser otimista.

Link to comment
Share on other sites

Espero que dê mesmo uma esfriada agora. Parto de Maringá para São Paulo junto a uns 300 jovens representantes da arquidiocese de Maringá. Chegando lá, os ônibus ficarão no Campo de Marte e iremos de metrô para o Pacaembu, onde encontraremos o Papa às 18 horas. Agora... para voltar ao Campo de Marte, iremos a pé numa procissão até o Campo de Marte, permanecendo ali em vigília até a missa celebrada às 9 horas da manhã, na qual se dará a canonização do Beato Frei Galvão. Logo, se estiver calor ou sol, ficará bem desagradável! Igualmente, se chover demais, ficará bem ruim...

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Juro que em anos de BAZ nunca vi o Zé Vicente tão otimista!

 

QUem está otimista para a segunda massa polar é o GFS e não eu, pois com mais de uma semana de antecedÊncia eu não me pronuncio.

 

Em relação a esta, continuo me colocando entre o pessimismo do Lucci e o otimismo do Lucas.

 

Ficar pessimista com a próxima massa de ar polar é pra quem vive no Alasca.

Link to comment
Share on other sites

Se há lugar onde podemos desfrutar de um ambiente com pensamento positivo este lugar é o BAZ. O menor sinal de que possamos ter uma chance de 1% de neve ou evento severo de frio no Brasil é o bastante para que passemos a acompanhar a mais variadas rodadas dos diversos modelos existentes. E não há como negar, eu também sou assim como você também é.

 

Este próximo episódio de frio realmente nos reserva muitas expectativas e o velho e bom pensamento positivo, sempre. Como é de costume no universo dos bazianos cada um oferece a sua visão de o que esse próximo episódio de ar frio pode nos reservar.

 

Particularmente acredito que essa onda de frio pode entrar para história. Como antecipado pela Metsul o cenário que se aproxima tem potencial o bastante para quebrar recordes, ou ao menos se aproximar de um deles. O referencial utilizado neste caso foi o registro de mínimas negativas em São Joaquim. Outro referencial importante para avaliar o quão significativo pode ser esse evento é a friagem que deve ocorrer nos estados do centro-oeste e em RO e no AC. Nesse sentido cabe conferir se recordes serão quebrados também nesta região. Arriscaria que em um dos dois estados do norte a temperatura pode se aproximar dos 12oC, portanto, uma bela marca sob qualquer ponto de vista.

 

Mas é para o sul do Brasil que as atenções e as expectativas estarão voltadas. E a divergência ainda encontrada em alguns modelos é a causa maior que nos atormenta. Terá este anticiclone força o suficiente para invadir o Paraná com ar gelado? Eu também acabo fazendo a mesma pergunta, pois nesse caso interessa também a SC e ao RS. Caso a resposta for positiva só aumentaria a chance de recordes quinzenais serem quebrados. Caso a resposta for negativa as dúvidas acerca dos recordes estão sanadas. Em ambos os casos o maior interessado é o Paraná, ele ultimamente anda sofrendo os efeitos do jato. Quer saber a minha opinião? O frio entra com força, especialmente na região de Palmas na quarta-feira e, para fazer a alegria dos paranaenses ávidos por frio de quinta em diante.

 

E a neve? A neve, sempre ela.

Depende. Sempre dependemos de muitos fatores. Qual modelo está mais certo com relação ao potencial do frio? Para mim depende de dois pontos. O primeiro é que o frio tem que ir com força para o norte, invadindo sem dó nem piedade o meu muito interessado vizinho estado do norte. O segundo é que o ciclone no oceano tem que ter o mesmo vigor do ciclone que trouxe a neve de setembro de 2006, quando mesmo bastante distante ele conseguiu mandar uma boa faixa de nebulosidade invadir as serras sulinas. Qual modelo se aproxima mais deste cenário. Usarei uma expressão que cautelosamente marca a previsão da Metsul para o fenômeno. "Não se pode descartar".

 

Entre mortos e feridos devem sobrar muito comentários aqui neste forum. Tenho em mente que a grande maioria dos bazianos sairá satisfeita. Afinal, este será o primeiro episódio digno de temperaturas negativas.

Link to comment
Share on other sites

Sou muito otimista quanto à massa de ar: muito forte e que se espalhará para quase metade do país.

 

Sou pessimista quanto ao frio de POA: há modelos indicando nebulosidade até mesmo para 4ª-feira. Haverá perturbações no oceano. Se der problema, a gente vai penar para baixar dos 10°. O modelo de 5 dias do ETA dá de 11° a 18° para POA na 4ª. Acho extremamente improvável, mas dependeno da combinação de nebulosidade que o modelo indica, não poderia ser descartada uma mínima de 9°/10. Já a máxima de 18° acho difícil pela consistência do frio. Na pior fdas hipóteses, a máxima será 16°. E porque digo isso? Estaremos entre 0° e 2° a 850 hpa e o núcleo do ar frio, sobre a divisa da Argentina com o Uruguai, terá pressão de 1034 mb!! :o

 

Mas ainda acredito que vamos ter tempo bom e mínima em 5° e máximas de 15° com sol. Mas não adianta: só esperando a dita noite para ver se realmente irá secar. O que é certo é que todo o interior do RS, SC e grande parte do PR beirará o 0°, quando não baixar disso.

 

E nas serras certamente haverão máximas inferiores a 10°. Teremos dias típicos de inverno em todo o Sul e, pela força do sistema, que avançará para o norte a cobrirá grande parte do continente, eu não descartaria uma pequena chance de neve nos pontos mais altos do RS e SC. Se o frio em altitude colaborar, as chances serão boas nesses pontos! 8)

Link to comment
Share on other sites

Rodada das 18Z continua muito boa para Porto Alegre. Coloca mínima de -0.2C em 850, o que deve garantir um frio invernal mesmo, mínimas perto de 5C, máximas de apenas 12/14C na quarta-feira (prevê-se céu encoberto). Curiosamente, o GFS sugere precipitação leve e temperatura de superfície pelos 5/7 graus em POA. hehe

Realmente, se houver tempo seco à noite e alguma nebulosidade de dia, ou seja: se as nuvens de 4ª-feira atrasarem para a tarde, e não fecharem o tempo ainda de madrugada, esse prognóstico é bem provável! E se chover, certamente teremos uma tarde em torno de 12°. A noite de 5ª pode ser frio e úmida! Vamos ficar com aqueles 10° ou menos e chovendo. Só que prevêem o tempo secar na 5ª. Espero que fique bem fechado. Aí acumularemos horas de frio consistente!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Ainda que a intensidade esteja variando bastante entre a diversas rodadas, a mais recente saída do modelo americano (18Z) continua indicando a erupção de uma nova onda de ar frio próximo ao dia 18 deste mês. Nada mal.

 

E ao que tudo indica devemos novamente ser agraciados com uma onda de ar frio continental, ainda que sem intensidade definida, por volta do dia 18 deste mês. Tudo isto deve contribuir para ao menos a manutenção da média normal no mês de maio.

 

Por tudo que tenho visto agora começo a achar improvável este mês fechar acima da média, diferentemente de como muitos indicativos sugeriam anteriormente.

Link to comment
Share on other sites

Como foi relatado, impressiona o valor da Alta .

A pergunta:

Onde a chance de neve é maior? Em Barros Cassal ou em Itapuca?Já estou me programando para quarta-feira. :lol: 8)

 

A chances de neve são quase inexistentes para todo o sul. Tanto por falta de frio quanto de umidade na parte leste do planalto, quiçá umidade para a região de Soledade.

Link to comment
Share on other sites

Como foi relatado, impressiona o valor da Alta .

A pergunta:

Onde a chance de neve é maior? Em Barros Cassal ou em Itapuca?Já estou me programando para quarta-feira. :lol: 8)

 

A chances de neve são quase inexistentes para todo o sul. Tanto por falta de frio quanto de umidade na parte leste do planalto, quiçá umidade para a região de Soledade.

Olha... a rodada das 06Z do GFS coloca uma mancha de 0C em 850 no nordeste do RS/sul SC ;)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.