Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Maio de 2007


Recommended Posts

Ainda não comentarei o reforço de ar frio, porque ainda não entra no grid de uma semana.

 

Quanto a entrada do frio da próxima quinta, a 12Z arrebenta em termos de intensidade, mas coloca o ciclone muito lá em baixo. Seria uma janelinha de 12 horas apenas para a neve, que provavelmente acumularia muito pouco. Mas, para final de maio, nada mal!

 

Se esse ciclone sobe.... Poderíamos ter um cenário parecido com setembro do ano passado, com um episódio de neve na quarta/quinta e outro no sábado.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Pessoal!

Alguem pode me responder algo, essa "janela da neve" pode abranger o noroeste, ou alto uruguai???

Pois alguns modelos estão, de fato, mostrando precipitação p/ Três de Maio e região, quando a temp. na superfície estiver próxima a zero, e a 850MB estiver uns -3ºc!

 

:shock:

 

Vocês postam mtoo sobre POA, e cidades maiores, mas que tal dar uma olhadela p/ cá... hehehe! como sou praticamente soh eu do noroeste, muitas vezes posto algumas coisas que nem sei se vale a pena.. Pq aqui é no interior do Estado, não é a região mais quente, tampouco mais fria, não ocorrem rajadas frequentes em razão de ciclones, muito menos ressaca...

:( :cry: :( :cry: :( :cry: :( :cry: :( :cry: :( :cry: :( :cry: :( :cry:

 

O "BOM" do noroeste gaúcho, que na realidade não é bom, são as tempestades que nos atingem.....

 

E aí... Eu sou bem iniciante, penso, mas o noroeste poderá ter temperaturas bem baixas, geada forte, ou neve?!

Vlw! Sds

:roll:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal!

Alguem pode me responder algo, essa "janela da neve" pode abranger o noroeste, ou alto uruguai???

Pois alguns modelos estão, de fato, mostrando precipitação p/ Três de Maio e região, quando a temp. na superfície estiver próxima a zero, e a 850MB estiver uns -3ºc!

 

:shock:

 

Vocês postam mtoo sobre POA, e cidades maiores, mas que tal dar uma olhadela p/ cá... hehehe! como sou praticamente soh eu do noroeste, muitas vezes posto algumas coisas que nem sei se vale a pena.. Pq aqui é no interior do Estado, não é a região mais quente, tampouco mais fria, não ocorrem rajadas frequentes em razão de ciclones, muito menos ressaca...

:( :cry: :( :cry: :( :cry: :( :cry: :( :cry: :( :cry: :( :cry: :( :cry:

 

O "BOM" do noroeste gaúcho, que na realidade não é bom, são as tempestades que nos atingem.....

 

E aí... Eu sou bem iniciante, penso, mas o noroeste poderá ter temperaturas bem baixas, geada forte, ou neve?!

Vlw! Sds

:roll:

 

Olha, Ricardo. Tá dando precipitação para aí, sim. Mas confesso que não confio muito nessa mancha de precipitação apontada pelo GFS nesta rodada. Neve no noroeste só com um mega ciclone. *Meu ponto de vista*

Link to comment
Share on other sites

A linha de 0ºC em 850hpa vai quase até o paralelo 20ºS, lá no interiorzão de SP. É bem continental!. Queria ver se ocorre na África e na Austrália com tanta facilidade assim! Outra, a linha 10ºC em 850hpa vai até o sul da amazônia no paralelo 10ºS. Quero que o cacella responda!

 

 

Poxa, 0º em 850hpa quase no paralelo 20º S (detalhe, Bleo Horizonte fica na latitude 19,50S) corresponderia a uma onda polar que não ocorrem com freqüencia nem no inverno, tipo 2000, 1994...ou , quem sabe, aquela do final de maio de 1979, que foi uma das mais frias do século XX para o mês de maio, com neve em várias cidades do RS e SC, e, se não me engano, nas cidades mais frias do sudoeste do Paraná. Houve relatos de neve granular em Curitiba, no evento!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal!

Alguem pode me responder algo, essa "janela da neve" pode abranger o noroeste, ou alto uruguai???

Pois alguns modelos estão, de fato, mostrando precipitação p/ Três de Maio e região, quando a temp. na superfície estiver próxima a zero, e a 850MB estiver uns -3ºc!

 

 

 

Vocês postam mtoo sobre POA, e cidades maiores, mas que tal dar uma olhadela p/ cá... hehehe! como sou praticamente soh eu do noroeste, muitas vezes posto algumas coisas que nem sei se vale a pena.. Pq aqui é no interior do Estado, não é a região mais quente, tampouco mais fria, não ocorrem rajadas frequentes em razão de ciclones, muito menos ressaca...

 

 

O "BOM" do noroeste gaúcho, que na realidade não é bom, são as tempestades que nos atingem.....

 

E aí... Eu sou bem iniciante, penso, mas o noroeste poderá ter temperaturas bem baixas, geada forte, ou neve?!

Vlw! Sds

Link to comment
Share on other sites

A linha de 0ºC em 850hpa vai quase até o paralelo 20ºS, lá no interiorzão de SP. É bem continental!. Queria ver se ocorre na África e na Austrália com tanta facilidade assim! Outra, a linha 10ºC em 850hpa vai até o sul da amazônia no paralelo 10ºS. Quero que o cacella responda!

 

 

Poxa, 0º em 850hpa quase no paralelo 20º S (detalhe, Bleo Horizonte fica na latitude 19,50S) corresponderia a uma onda polar que não ocorrem com freqüencia nem no inverno, tipo 2000, 1994...ou , quem sabe, aquela do final de maio de 1979, que foi uma das mais frias do século XX para o mês de maio, com neve em várias cidades do RS e SC, e, se não me engano, nas cidades mais frias do sudoeste do Paraná. Houve relatos de neve granular em Curitiba, no evento!

 

Isso só ocorre em MPs continentais. BH não desfruta deste tipo de festa. Quem deve aproveitar é Ponta Porã. Lá o bicho vai pegar!

Link to comment
Share on other sites

A linha de 0ºC em 850hpa vai quase até o paralelo 20ºS, lá no interiorzão de SP. É bem continental!. Queria ver se ocorre na África e na Austrália com tanta facilidade assim! Outra, a linha 10ºC em 850hpa vai até o sul da amazônia no paralelo 10ºS. Quero que o cacella responda!

 

 

Poxa, 0º em 850hpa quase no paralelo 20º S (detalhe, Bleo Horizonte fica na latitude 19,50S) corresponderia a uma onda polar que não ocorrem com freqüencia nem no inverno, tipo 2000, 1994...ou , quem sabe, aquela do final de maio de 1979, que foi uma das mais frias do século XX para o mês de maio, com neve em várias cidades do RS e SC, e, se não me engano, nas cidades mais frias do sudoeste do Paraná. Houve relatos de neve granular em Curitiba, no evento!

 

 

 

Isso só ocorre em MPs continentais. BH não desfruta deste tipo de festa. Quem deve aproveitar é Ponta Porã. Lá o bicho vai pegar!

 

HE HE HE. BH fica muito longe do 0oC em 850, porque ela só vai quase até 20S pelo corredor do Chaco, ou seja, Mato Grosso do Sul e Paraguai.

 

Bom, de qualquer forma o que os modelos estão indicando é muito animador para uma massa de fim de maio e com apenas 6 dias de antecedência. Pode até não vir um maio de 1979 (por estas saídas, praticamente pode-se dizer que vem), mas que vai vir frio para dedéu, isso vai! Vamos acompanhar a evolução da posição do ciclone nos modelos. Se ele ficar mais próximo do Prata e do RS, a branquinha fica garantida!!

Quero só ver o que vai ocorrer com a PDO depois deste mês de maio! Aliás, como estão os valores diários da SOI? Pelas temperaturas atuais do pacífico tropical o jato já tende a começar a mostrar sinas de subnutrição e a SOI a ficar bem alta!

Link to comment
Share on other sites

Nunca ví o BAZ tão animado!!!

:D:D:D

 

Nem ví rodada com tanto frio em 850hpa pra cá!

-3,5°C em 850!!!!!

Máxima bem abaixo de 10, minimas bem negativas....

 

Iiiiiiiiiiiiihuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!

 

Neve ? Pra cá, somente em sonhos.... hehehehe

 

Abraços

 

ps: só espero que o vento, dessa vez, pare na madrugada, né Ronaldo! hehehehe

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, pessoal, mesmo se os modelos insistissem nessas temps, pra cá, eu duvidaria. P/ fazer abaixo de -2 aqui, em maio, aí o negócio começa a ter de ser histórico. Será que os modelos pegaram as massas históricas até aqui? E não foi rodada isolada? Caso afirmativo, então a situação teria de ser análoga.

 

Quero ver o padrão dentro de 5 dias. Pelo Global está pintando um frio intenso de julho, tipo 0-12 graus. Mas aqui dificilmente não nubla no ápice da MP. Mas vamos ver se vai entrar no rol das massas mais fortes em alguns anos.

 

abs

Link to comment
Share on other sites

Zeo, resolvi olhar mais a fundo os dados do americano e eles estão realmente com frio pesado para o PR. Estou suspeitando que ele possa estar exagerando a intensidade do frio para o estado paranaense. Previsão com muita antecedência tem menor confiabilidade para o PR do que o RS. Veria com extrema cautela estes valores que estao sendo indicados para o PR. Esperemos um tempo mais.

Link to comment
Share on other sites

Zeo, resolvi olhar mais a fundo os dados do americano e eles estão realmente com frio pesado para o PR. Estou suspeitando que ele possa estar exagerando a intensidade do frio para o estado paranaense. Previsão com muita antecedência tem menor confiabilidade para o PR do que o RS. Veria com extrema cautela estes valores que estao sendo indicados para o PR. Esperemos um tempo mais.

 

Tenho observado a tendência de frio forte para cá também. Já adentrando a janela de médio prazo, o GFS prognostica 01/03ºC em superfície para Maringá, com -01/01ºC em 850 hPa, o que seria extremamente significativo (e um tanto exagerado, pelo menos em altura). Logo depois, prevê 00/02ºC em superfície. Seria o frio mais significativo desde que me mudei para cá. Talvez um dos mais significativos para a época! E se nevar, será (finalmente) o término de uma "seca de neve" que já enche o saco!

Link to comment
Share on other sites

Pela 00Z, neva de quarta à sexta-feira, sendo ainda mais ampla. Por ela, sinal amarelo pra neve em Palmas!

 

Pela 0Z rolariam umas 24 horas de neve seguidas na região de SJ, he he he. Ainda não vi a 6Z, mas com o ciclone mais perto, o cenário de um pouco menos de frio e mais neve é bem provável, he he he!!

 

Vamos seguir acompanhando. Gosto de ver que já estamos na janela de 5 dias do início do evento, portanto a confiabilidade, ao menos para o RS e o sul de SC é bem boa.

 

Vlw

Link to comment
Share on other sites

Pela curiosíssima previsão do tempoagora, fará dia 26 -5C em Curitiba e 0C em Blumenau!!

 

Quem dera...

 

Alem dessa previsao de -5°C, teria ainda 2 dias com -4°C em Curitiba...

 

E o mais engraçado é que pra Sao Joaquim o tempoagora preve -3°C no mesmo dia...

 

vai entende essas previsao...

 

Tive que ir lá dar uma olhada...antes de ver ainda pensei "a mínima em SJ é a maior mas a máxima é negativa também, com neve". Que nada, he he he. A máxima em Curita no mesmo dia era até menor que SJ! Os caras não calibraram direito a leitura do modelo para as cidades, he he he. Absolutamente ridículo!

Link to comment
Share on other sites

O que a novas atualizações dos modelos nos reservam? O que concluir depois de tantas rodadas seguidas monitorando as saídas? Eu penso o seguinte:

 

 

- A onda de frio será histórica e deve varrer o Brasil de norte a sul.

 

- A última variação do modelo americano foi muito radical. Penso que o cenário mais provável se situe próximo a rodada das 0Z, mas não tão intenso quanto.

 

- O ciclone foi efetivamente aproximado da costa não só pelo modelo americano. Outros importantes modelos globais estão consistentes quanto a intensidade e a proximidade da baixa. O Inpe pro exemplo foi extremamente generoso na última rodada. Ponto para a neve.

 

- As chances de neve são maiores do que no evento de setembro de 2006. Chance inclusive para os pontos mais altos da campanha gaúcha.

 

- Condições para neve no Planalto de Palmas.

 

- Só nos resta esperar o frio entrar. Na quarta e na quinta vão começar a pipocar as notícias de frio de tudo que é lugar, será muito interessante acompanhar a evolução deste sistema.

Link to comment
Share on other sites

Caio, o interessante é que rodada após rodada têm mantido tais condições. Até mesmo as piores rodadas têm colocado frio intenso e neve (GFS).

As últimas, 18Z, 0Z e 6Z colocam pelo menos 24H de neve para nós!

Dado que o modelo desconsidera algumas características do nosso relevo, acho que a abrangência da neve pode ser maior ainda! Desde que eu acompanho o GFS, eu nunca vi uma condição tão perfeita (nem em set/2006) e tão coerente rodada após rodada. Geralmente temos algumas rodadas "bonitas", mas nunca vi todas assim, uma após a outra, por uns 2 ou 3 dias seguidos!

 

Estou muito confiante

Link to comment
Share on other sites

A última rodada é desanimadora para o Sudeste do Brasil :?

 

E mesmo para o Sul, toda aquela farra de frio foi um pouco reduzida...salvo Curitiba.

Rafael, os modelos realmente diminuiram o frio para cá.

Me parece que alguns apontam que ficarão muita nebulosidade e umidade para cá, diminuindo a queda das mínimas.

Mas acredito e espero que seja um ajuste dos modelos, daqui algumas rodadas eles devolvem o frio para cá. Se esse frio for muito forte, não vejo motivos para ele não vir até aqui, pois não há, até que eu saiba, nenhum fenômeno para atrapalhar a chegada do ar frio. Não há bloqueio e a circulação em altos níveis parece satisfatória.

Vamos aguardar torcendo!!!

Link to comment
Share on other sites

Rafael, os modelos realmente diminuiram o frio para cá.

Me parece que alguns apontam que ficarão muita nebulosidade e umidade para cá, diminuindo a queda das mínimas.

Mas acredito e espero que seja um ajuste dos modelos, daqui algumas rodadas eles devolvem o frio para cá. Se esse frio for muito forte, não vejo motivos para ele não vir até aqui, pois não há, até que eu saiba, nenhum fenômeno para atrapalhar a chegada do ar frio. Não há bloqueio e a circulação em altos níveis parece satisfatória.

Vamos aguardar torcendo!!!

 

Pois é, Marcelo...vamos torcer mesmo. Mas para ter ser sincero eu morro de medo do ASAS, me parece que ele está se fortalecendo.

De qualquer forma alguma entrada de ar polar e a redução das temperaturas em 5º C no mínimo está super garantido.

Link to comment
Share on other sites

O CPTEC tem informações interessantes sobre a incursão de ar frio da próxima semana. Está em palavra do meteorologista.

 

"Nova onda de frio atinge o Brasil

 

No início da próxima semana, uma nova onda de frio deverá atingir o centro-sul do continente sul-americano provocando queda brusca nas temperaturas e condições para ocorrência de geadas amplas, em grande parte das áreas afetadas. O ar frio chegará ao sul do Brasil aproximadamente no decorrer da terça-feira (22/05) mediante o avanço de uma intensa frente fria polar, que no decorrer dos próximos dias, também deverá atingir significativamente parte das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte do Brasil. Na quinta-feira (24/05) a frente fria deverá chegar ao Sudeste e as temperaturas despencarão também no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e o sul do Estado do Amazonas. Nos estados do norte do Brasil, a onda de frio caracterizará novamente o fenômeno de “friagem“. A partir da quarta-feira (23/05) haverá ocorrência de geadas amplas no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, sudoeste do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul. Esse fenômeno se estenderá para as demais áreas de Santa Catarina e poderá atingir o centro-oeste do Estado de São Paulo durante os dias seguintes. O padrão de circulação de níveis médios e altos mostra a amplificação e intensificação de um cavado frontal desde latitudes altas em direção a Região Sudeste do Brasil. O ramo norte do jato polar (JPN) contorna esse cavado e faz com que o ar frio penetre de forma significativa no interior do continente. A figura abaixo mostra um esquema sintetizado do padrão de circulação predominante em superfície e altitude e os fenômenos de tempo mais significativos para a próxima quinta-feira (24/05) à noite. Pode-se observar o JPN contornando uma onda bem amplificada determinada por uma crista orientada desde noroeste a sudeste em direção à Patagônia Argentina e o cavado polar orientado desde o norte da Argentina até o oceano Atlântico Sul. Ambos os sistemas (crista e cavado) determinam um fluxo do quadrante sul bem intenso que conduz o ar frio com características polares desde a Península Antártica até aproximadamente o sul da Região Norte do Brasil. Os modelos numéricos de previsão de tempo (CPTEC/GLOBAL, GFS, ECMWF) já vêem mostrando essa nova incursão de ar frio desde alguns dias atrás o que garante uma boa confiabilidade da previsão."

 

A imagem eu não sei postar mas pode ser conferida no link:

http://www.cptec.inpe.br/tempo/bol_especial/boletim_opiniao.shtml

Link to comment
Share on other sites

Pela curiosíssima previsão do tempoagora, fará dia 26 -5C em Curitiba e 0C em Blumenau!!

 

Quem dera...

 

Alem dessa previsao de -5°C, teria ainda 2 dias com -4°C em Curitiba...

 

E o mais engraçado é que pra Sao Joaquim o tempoagora preve -3°C no mesmo dia...

 

vai entende essas previsao...

 

Só se estivesse nevando em SJ e com tempo aberto no Paraná!

Mas o exagero é evidente! Como estamos em maio, eu apostaria algo entre -1C e 1C para Curitiba.

Link to comment
Share on other sites

Vai ser uma onda de frio muito intensa sim, mas estou vendo exageros pra tudo que é lado quanto a este episodio. O texto do CPTEC é inacessível para o público leigo. Eles ainda nao aprenderam que Meteorologia se faz com linguagem simples, o que nós na MetSul, o Ciram em SC e o Simepar no Paraná já fazem.

 

O "cavado frontal" e o "ramo norte do jato polar" devem fazer as pessoas que entram em busca de uma simples previsão do tempo pensar em cada coisa... hehe

 

Agora, se fizer mesmo os -2 a 0C na Campanha, -2 a -4 na serra e -5 a -7C em São Joaquim, combinados com os -9 a -11C em Soledade (brincadeira). Essa onda de frio pode ser considerada como muito forte para maio mesmo! Negativa em Curitiba então, tem que ficar feliz!

Link to comment
Share on other sites

TEM GENTE FALANDO NA INTERNET EM CINCO ABAIXO EM CURITIBA E DOIS NEGATIVOS EM FLORIPA. AÍ O POVO QUER ME ENLOUQUECER. VAI FAZER 30 NEGATIVOS EM SOLEDADE.

 

Obviamente que são previsões geradas por saidas isoladas de modelos e de forma automatizada... mas do jeito que as coisas vão não se pode descartar uma negativa aqui em Curitiba. Sem dúvidas nem perto de -05ºC. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.