Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Maio de 2007


Recommended Posts

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O modelo escondeu a sua carta para o final. Cheque-mate em todo mundo. Profissionais, leigos e amadores.

 

Mesmo assim permanecem as chances de neve para as regiões acima dos 1400m-1500m.

 

Desculpa Caio, mas não vejo nenhum cheque-mate. Desde sexta-feira estamos falando em exagero e que a massa não seria nada acima do que fora registrado em tempos recentes. Todo mundo se concentra no americano, mas ignora que o eruopeu é o mais confiável na persistência e na persistência o máximo que ele chegou a indicar foi -2 em 850 hPa, o que francamente não é nada fora de ordem.

 

Desculpa Alexandre, houve cheque-mate. O exagero mencionado por vocês todo mundo sabe qual é: -12oC em SJ, -6oC em Curitiba, neve e e geada em tudo que é canto e por aí vai.

Link to comment
Share on other sites

O modelo escondeu a sua carta para o final. Cheque-mate em todo mundo. Profissionais, leigos e amadores.

 

Mesmo assim permanecem as chances de neve para as regiões acima dos 1400m-1500m.

 

Desculpa Caio, mas não vejo nenhum cheque-mate. Desde sexta-feira estamos falando em exagero e que a massa não seria nada acima do que fora registrado em tempos recentes. Todo mundo se concentra no americano, mas ignora que o eruopeu é o mais confiável na persistência e na persistência o máximo que ele chegou a indicar foi -2 em 850 hPa, o que francamente não é nada fora de ordem.

 

Desculpa Alexandre, houve cheque-mate. O exagero mencionado por vocês todo mundo sabe qual é: -12oC em SJ, -6oC em Curitiba, neve e e geada em tudo que é canto e por aí vai.

 

Não houve Caio. É mais que sabido aqui que confiabilidade em saída de modelo só ocorre, em média, 72 horas antes e que antes são comuns grande flutuações. O americano partou de -3,3 em 850 hPa há uma semana para POA e hoje indica 0,6 negativo. Não é apenas este exagero. Houve euforia em excesso aqui. Vou citar o caso do menino Ricardo Bourscheid de Três de Maio. Ele acreditava em neve na cidade dele no noroeste do estado, mas não houve ninguém para dizer NÃO para ele. Ora, só neva no noroeste gaúcho sob circunstâncias sinóticas especiais e em massas de ar frio com valores de -5 a -7 e 850 hPa. Basta ver o histórico. Mas ele via estes modelos e acreditava que poderia, quando bastava um pouco de experiência para saber que se tratava de uma percepção falsa. A euforia correu solta aqui. Eu e o Duquia conversamos por telefone e conversávamos justamente sobre a euforia com os dados que variam muito.

Link to comment
Share on other sites

Caraca olha o que a Climatmepo esta colocando pros proximos 15 dias em Campos do Jordao, duas minimas de -5C

 

Localidade: SP-Campos do Jordão Lat: -22.739 Lon: -45.591 Data Mínima(°C) Máxima(°C) Chuva (mm) Umidade Rel. (%) Direção Vento V. Vento (km/h) Pressão niv. mar (hPa)

22/MAI(ter) 11 19 10 86 W 3 1014

23/MAI(qua) 10 14 30 97 N 3 1011

24/MAI(qui) 7 13 2 99 SW 3 1017

25/MAI(sex) 0 12 0 94 S 2 1021

26/MAI(sab) -1 14 0 93 SE 1 1021

27/MAI(dom) -0 14 1 94 NE 2 1018

28/MAI(seg) 0 16 2 98 E 1 1018

29/MAI(ter) 3 14 23 100 W 2 1016

30/MAI(qua) -1 12 1 99 S 1 1019

31/MAI(qui) -0 12 4 99 SW 3 1019

01/JUN(sex) -5 8 1 96 S 2 1023

02/JUN(sab) -1 11 1 90 E 3 1023

03/JUN(dom) -2 13 0 91 N 3 1021

04/JUN(seg) -5 14 1 99 NE 1 1020

05/JUN(ter) 1 12 22 98 E 3 1020

Média (total) 15 dias clim 1 13 98 95 2 1019

JUN 7 19

Link to comment
Share on other sites

O modelo escondeu a sua carta para o final. Cheque-mate em todo mundo. Profissionais, leigos e amadores.

 

Mesmo assim permanecem as chances de neve para as regiões acima dos 1400m-1500m.

 

Desculpa Caio, mas não vejo nenhum cheque-mate. Desde sexta-feira estamos falando em exagero e que a massa não seria nada acima do que fora registrado em tempos recentes. Todo mundo se concentra no americano, mas ignora que o eruopeu é o mais confiável na persistência e na persistência o máximo que ele chegou a indicar foi -2 em 850 hPa, o que francamente não é nada fora de ordem.

 

Desculpa Alexandre, houve cheque-mate. O exagero mencionado por vocês todo mundo sabe qual é: -12oC em SJ, -6oC em Curitiba, neve e e geada em tudo que é canto e por aí vai.

 

Não houve Caio. É mais que sabido aqui que confiabilidade em saída de modelo só ocorre, em média, 72 horas antes e que antes são comuns grande flutuações. O americano partou de -3,3 em 850 hPa há uma semana para POA e hoje indica 0,6 negativo. Não é apenas este exagero. Houve euforia em excesso aqui. Vou citar o caso do menino Ricardo Bourscheid de Três de Maio. Ele acreditava em neve na cidade dele no noroeste do estado, mas não houve ninguém para dizer NÃO para ele. Ora, só neva no noroeste gaúcho sob circunstâncias sinóticas especiais e em massas de ar frio com valores de -5 a -7 e 850 hPa. Basta ver o histórico. Mas ele via estes modelos e acreditava que poderia, quando bastava um pouco de experiência para saber que se tratava de uma percepção falsa. A euforia correu solta aqui. Eu e o Duquia conversamos por telefone e conversávamos justamente sobre a euforia com os dados que variam muito.

 

Caio. Sou da opinião do Alexandre. Acho que houve e sempre há euforia ao observarem modelos que são meras projeções. Levam em conta uma série de variantes que se alternam a todo o instante. Eu que já sou macaco velho aqui no BAZ, olho e fico de canto de olho vendo toda a discussão.

No site da Metsul está bem claro que é uma projeção. Assim, como se descartam ocorrência de fenômenos e eles ocorrem sem uma previsão eficaz. São, a meu ver, modelos que ainda não são totalmente, cientificamente, perfeitos. Servem como parâmetros. Mas, mais uma vez, ressalto: a observação diária "in loco" . E, até brinquei, não "el loco".

Link to comment
Share on other sites

Aqui para o leste de SP o europeu e GFS das 0z concordam com a T°C em 850hpa entre 5 e 6°C para o dia 25.

O GFS coloca a mínima entre 4-6°C neste dia, bem como MBAR. O HRM também parece apontar mínimas mais baixas, 5-6°C. Parece, pois a janela dos dados só chega ao dia 25, 06z.

Os modelos do CPTEC estão tímidos em relação ao frio e não abaixam de 10°C, somente o ETA que chega a 9°C.

Link to comment
Share on other sites

Confesso que já fui "torcedor". Hoje olhos os dados muito friamente. Anos e anos vendo estes modelos e participando da euforia aqui no BAZ me vacinaram e me ensinaram cautela. Isso o que estou dizendo não é para o Caio que meramente reproduzia a saída dos modelos e tentava explicar o que elas significavam, mas especialmente para os mais novos deste sítio que se emocionam nas discussões. Aqui são postados dados em bruto e inclusive as saídas extremadas. Em cima destas soluções extremadas é que se cria o alvoroço e as saídas posteriores são utilizadas para alimentar o alvoroço no que acaba se transforndo em frustração.

Link to comment
Share on other sites

Eu concordo.... essa gangorra sempre existiu aqui... jah faz parte do folclore.

Caras esqueçam essa previsao da climatempo... os caras estao colocando -8ºC em Curitiba na semana que vem... em Sao Joaquim devem estar com -15ºC... esse negocio de previsao automatica tem que prestar mais atençao.

até

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, mas a temperatura entre 0 e 2ºC em 850 hpa com precipitação não garante para vc a precipitação de neve em altitude superiores à 1500 metros?

 

A Somar Meteorologia hj de manhã da rádio Band News em Porto Alegre: a neve está garantida para Bom Jesus, Cambará do Sul e São José dos Ausentes entre a noite de quarta e quinta.

Link to comment
Share on other sites

O modelo escondeu a sua carta para o final. Cheque-mate em todo mundo. Profissionais, leigos e amadores.

 

Mesmo assim permanecem as chances de neve para as regiões acima dos 1400m-1500m.

 

Desculpa Caio, mas não vejo nenhum cheque-mate. Desde sexta-feira estamos falando em exagero e que a massa não seria nada acima do que fora registrado em tempos recentes. Todo mundo se concentra no americano, mas ignora que o eruopeu é o mais confiável na persistência e na persistência o máximo que ele chegou a indicar foi -2 em 850 hPa, o que francamente não é nada fora de ordem.

 

Desculpa Alexandre, houve cheque-mate. O exagero mencionado por vocês todo mundo sabe qual é: -12oC em SJ, -6oC em Curitiba, neve e e geada em tudo que é canto e por aí vai.

 

Não houve Caio. É mais que sabido aqui que confiabilidade em saída de modelo só ocorre, em média, 72 horas antes e que antes são comuns grande flutuações. O americano partou de -3,3 em 850 hPa há uma semana para POA e hoje indica 0,6 negativo. Não é apenas este exagero. Houve euforia em excesso aqui. Vou citar o caso do menino Ricardo Bourscheid de Três de Maio. Ele acreditava em neve na cidade dele no noroeste do estado, mas não houve ninguém para dizer NÃO para ele. Ora, só neva no noroeste gaúcho sob circunstâncias sinóticas especiais e em massas de ar frio com valores de -5 a -7 e 850 hPa. Basta ver o histórico. Mas ele via estes modelos e acreditava que poderia, quando bastava um pouco de experiência para saber que se tratava de uma percepção falsa. A euforia correu solta aqui. Eu e o Duquia conversamos por telefone e conversávamos justamente sobre a euforia com os dados que variam muito.

 

Caio. Sou da opinião do Alexandre. Acho que houve e sempre há euforia ao observarem modelos que são meras projeções. Levam em conta uma série de variantes que se alternam a todo o instante. Eu que já sou macaco velho aqui no BAZ, olho e fico de canto de olho vendo toda a discussão.

No site da Metsul está bem claro que é uma projeção. Assim, como se descartam ocorrência de fenômenos e eles ocorrem sem uma previsão eficaz. São, a meu ver, modelos que ainda não são totalmente, cientificamente, perfeitos. Servem como parâmetros. Mas, mais uma vez, ressalto: a observação diária "in loco" . E, até brinquei, não "el loco".

 

É claro que houve uma euforia no baz. Aonde mais você encontraria euforia em onda de frio?

O que eu faço aqui é a leitura atualizado dos modelos. Não tenho compromisso com as minhas leituras, quem é profissional tem, e tanto a Metsul como o Ronaldo fazem isso muito bem. Agora discordo completamente quando o Alexandre diz que não houve cheque-mate. Quero parar essa discussão por aqui. Não estou falando em erro! Não estou falando em euforia profissional! Não gosto de ressaltar esse aspecto! Porém, mesmo que tenha sido passada uma idéia do momento da rodada, é muito claro que todos os institutos levaram uma rasteira do GFS, alguns mais, outros menos. Todos foram pegos de surpresa e ninguém esperava tal redução. Pessoalmene acredito que a rodada das 12Z vá devolver um pouco do frio. E, sendo assim, não há nada que impeça de serem feitas pequenas correções nas previsões. Os modelos e a natureza se alteram a toda hora, não é mesmo?

Link to comment
Share on other sites

Particularmente eu acho divertida essa euforia, decepção e torcida aqui no BAZ. Realmente não teria graça nenhuma fossemos todos frios "profissionais" - é bom ter os dois extremos. É disso que vivemos aqui mesmo.

 

Concordo com o Rodrigo e com o Tucci.

Esta é a mola mestra do BAZ. Euforia, entusiasmo e muitas vezes decepção.

Claro que tudo isto deve ser cercado de bom senso. Porém eliminar esta essência do BAZ, nos tornaria apenas mais um site de meteorologia, e não um forum de discussões dos amantes do frio e da neve.

Link to comment
Share on other sites

Caramba, que frente fria é essa ! muito forte, num formato de "V" característico. Eu acordei hoje e na primeira vez que olhei o céu eu já vi o céu tomado por cirrus de todos os tipos, hehehe ! parece que hoje vai aquecer bastante por aqui, antes da chegada da frente. Essa imagem de ontem à noite me surpreendeu, não esperava que a onda frontal se propagaria tão rapidamente:

 

img_atu_med.jpg

Link to comment
Share on other sites

A euforia baziana é a coisa mais legal que acontece no site e vocês estão querendo contê-la? Deixa a gente se divertir, pelo menos nas rodadas, se não na realidade! hehe

 

Alexandre, no site continuas adjetivando a massa de ar polar como "poderosa". Acho que isso influencia bastante também né? Uma massa de ar "poderosa" não pode ser taxada de comum, como escreveste aqui agora há pouco, certo? Há uma dificuldade na classificação de uma massa por adjetivos.

 

Moderada < Moderada a forte < Forte < Intensa < Poderosa.

 

Acho que poderosa está além do forte. hehe

Link to comment
Share on other sites

São Joaquim - SC / Climatempo :

 

Qua : 02 / 07

 

Qui : -04 / 02

 

Sex : -06 / 07

 

Sab : -06 / 09

 

 

São José dos Ausentes - RS / Climatempo :

 

Qua : 01 / 06

 

Qui : -05 / 01

 

Sex : -07 / 06

 

Sab : -07 / 08

 

 

São Joaquim - SC / Caiotempo (centro)

 

Qua : 01 / 08

 

Qui : -02 / 05

 

Sex : -03 / 10

 

Sab : 00 / 12

 

 

São José dos Ausentes - RS / Caiotempo

 

Qua : 01 / 08

 

Qui : -02 / 05

 

Sex : -02 / 10

 

Sab : 01/ 12

Link to comment
Share on other sites

Ainda restam chances de neve para SJ ?

 

Poxa, eu acho que ainda sou um da turma dos "eufóricos" quando acontecem uns modelos como os q estavam ocorrendo no sábado e domingo, hehehe ! A MP agora aparece mais fraca, mas e daí ? ela ainda é forte, bem mais forte do que a última q nos atingiu, por exemplo... Naquela, não houve a menor chance de neve em SJ e região e nesta, pode ocorrer com boas chances a chamada "neve Paraguaia" pelo menos... As mínimas serão bem baixas e inclusive aqui para minha cidade estão previstas temperaturas entre 7/9 graus, excelente para essa época do ano !

 

Eu particularmente ainda estou animado com essa onda de frio, não será nem metade do que foi a de 2000 mas será, quem sabe, algo como a de Setembro do ano passado ???

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Caramba, que frente fria é essa ! muito forte, num formato de "V" característico. Eu acordei hoje e na primeira vez que olhei o céu eu já vi o céu tomado por cirrus de todos os tipos, hehehe ! parece que hoje vai aquecer bastante por aqui, antes da chegada da frente. Essa imagem de ontem à noite me surpreendeu, não esperava que a onda frontal se propagaria tão rapidamente:

 

img_atu_med.jpg

 

Realmente, Renan! É incrível a velocidade dessa onda. Ela inclusive já causa mudanças no tempo aqui em BH....o céu já está cheio de Cirrus e algumas núvens baixas tb começam a se formar.

Espero que junto com toda essa nebulosidade, venha muito frio depois!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui para o leste de SP o europeu e GFS das 0z concordam com a T°C em 850hpa entre 5 e 6°C para o dia 25.

O GFS coloca a mínima entre 4-6°C neste dia, bem como MBAR. O HRM também parece apontar mínimas mais baixas, 5-6°C. Parece, pois a janela dos dados só chega ao dia 25, 06z.

Os modelos do CPTEC estão tímidos em relação ao frio e não abaixam de 10°C, somente o ETA que chega a 9°C.

 

Sendo otimista, espero mínima de 4°C. Pessimista, espero 7°C.

Interessante notar, Marcelo, que o alguns sites insistem em temperaturas abaixo de 5°C para nossa região. Estou esperando atentamente a previsão atualizada do Cepagri, que já alertaram sobre geadas fracas.

O avanço dessa frente fria está bem rápido, parece não havar bloqueio, ou seja, sem ventos de sudeste atrapalhando nossas mínimas. rss

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, Santiago já tem -1ºC às 09h, com nevoeiro... :shock:

 

 

Rafael, a chuva deve chegar é hoje mesmo, ao invés de amanhã ou quinta, como estava previsto. E tb o frio chegará antes, parece que nenhum sistema irá fazer qualquer tipo de bloqueio. O ETA está bem conservador em suas mínimas para nosso estado, aí na capital eles colocam uma temperatura não inferior a 13 graus durante essa MP, aqui em JF tb não baixa de 12 segundo o modelo. Mas não acredito na possibilidade, já que esta MP é mais forte do q a anterior (e naquela tivemos mínima de 10ºC).

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Sendo otimista, espero mínima de 4°C. Pessimista, espero 7°C.

Interessante notar, Marcelo, que o alguns sites insistem em temperaturas abaixo de 5°C para nossa região. Estou esperando atentamente a previsão atualizada do Cepagri, que já alertaram sobre geadas fracas.

O avanço dessa frente fria está bem rápido, parece não havar bloqueio, ou seja, sem ventos de sudeste atrapalhando nossas mínimas. rss

Esse seu intervalo de temperaturas tá dentro do que penso também, Gustavo. O "pessimismo de 7°C" ainda se mantém um pouco devido aos modelos do CPTEC, mas acredito e espero :D que haja convergência para os valores mais baixos.

Ainda não saiu a previsão do Cepagri, mas os mapas do agritempo apontam geada fraca (temperaturas abaixo de 6°C) que pode afetar várias lavouras:

http://www.agritempo.gov.br/publish/mapas/diarios/SP.GEAD72DEF.GIF

Link to comment
Share on other sites

Vi com calma a 0Z do GFS (a mais confiável) e posso dizer que deve nevar nas partes mails altas do Planalto da Neve na quinta feira. MAs se der 3cm no Cruzeiro ou no Morro das Torres, é lucro. O pior é que deve chover depois da neve, e a acumulação vai para o saco.

 

Vocês estão discutindo o GFS e eu concordo que ele deu uma rasteria de maior ou menor grau em todos aqui. E vejam, para terça que vem ele coloca um mega ciclone em frente ao Uruguai e temperaturas negativas em 850 hpa para todo o sul novamente. Uma situação que afundaria a região de SJ debaixo da neve. Qual a confiabilidade? Para mim, este útlimo episódio mostrou ser nenhuma.

 

Vlw

Link to comment
Share on other sites

Vi com calma a 0Z do GFS (a mais confiável) e posso dizer que deve nevar nas partes mails altas do Planalto da Neve na quinta feira. MAs se der 3cm no Cruzeiro ou no Morro das Torres, é lucro. O pior é que deve chover depois da neve, e a acumulação vai para o saco.

 

Vocês estão discutindo o GFS e eu concordo que ele deu uma rasteria de maior ou menor grau em todos aqui. E vejam, para terça que vem ele coloca um mega ciclone em frente ao Uruguai e temperaturas negativas em 850 hpa para todo o sul novamente. Uma situação que afundaria a região de SJ debaixo da neve. Qual a confiabilidade? Para mim, este útlimo episódio mostrou ser nenhuma.

 

Vlw

 

Outro ponto que ninguém aqui repara é a própria natureza do GFS ou do ECMWF. São modelos globais com baixa resolução e não muito confiáveis para prever precipitação. Para analisar um quadro como este seria necessário um modelo de mesoescala confiável, como o WRF que eu rodava aqui em casa. O ETA e o MBAR também são alternativas, mas não posso dizer com certeza qual sua confiabilidade. Isso fica bem claro, ainda mais em situações que envolvem precipitação convectiva e relevo acidentado.

 

Eu já avisava o Tomasini, não sei se ontem ou antes, que o frio seria forte, mas nada mais. Criou-se uma expectativa acima do comum aqui. Será um frio interessante, forte, mas não fugirá à regra de nosso histórico.

 

Repito que para prever neve é necessário um modelo de maior resolução.

 

Para cá, o GFS intensificou o frio, ajustando a mínima para valores ao redor dos 5ºC ou pouco abaixo. Há dias...

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Só agora entrei no BAZ, .O Alexandre deixa o cara curioso,mas não desembucha o que é :lol:

A banda de nebulosidade estará sobre minha região?

O quadro tá parecido com 31 de julho de 1993?

Podemos seguir o Tora e criar uma classificação baziana para as massas de ar frio:

Potro, Cavalo,Rinoceronte, Elefante, Baleia!

Link to comment
Share on other sites

O ETA está bem conservador em suas mínimas para nosso estado, aí na capital eles colocam uma temperatura não inferior a 13 graus durante essa MP, aqui em JF tb não baixa de 12 segundo o modelo. Mas não acredito na possibilidade, já que esta MP é mais forte do q a anterior (e naquela tivemos mínima de 10ºC).

 

De fato, Renan. O ETA está conservador demais! Naquela outra MP tivemos 12º C aqui na Pampulha e até 10º C na região do Belvedere. Considerando que esse anticiclone é bem mais significativo, teoricamente podemos falar em uma queda de pelo menos 2º C a mais que no anterior. Ou seja: 10º C para a Pampulha, 8º C para o Belvedere e Juiz de Fora (assim como toda a Zona da Mata e o Quadrilátero Ferrífero). Gostaria que fosse menos, mas aí já é sonhar demais (pelo menos para BH, com toda essa ilha térmica de calor na cidade...). Mas talvez com a chegada do novo pulso de frio, que deve acontecer na próxima semana, haja um "congestionamento" de ar frio e tenhamos mínimas ainda menores. Alguns modelos apontam para essa possibilidade.

 

Saudações!

Link to comment
Share on other sites

Vi com calma a 0Z do GFS (a mais confiável) e posso dizer que deve nevar nas partes mails altas do Planalto da Neve na quinta feira. MAs se der 3cm no Cruzeiro ou no Morro das Torres, é lucro. O pior é que deve chover depois da neve, e a acumulação vai para o saco.

 

Vocês estão discutindo o GFS e eu concordo que ele deu uma rasteria de maior ou menor grau em todos aqui. E vejam, para terça que vem ele coloca um mega ciclone em frente ao Uruguai e temperaturas negativas em 850 hpa para todo o sul novamente. Uma situação que afundaria a região de SJ debaixo da neve. Qual a confiabilidade? Para mim, este útlimo episódio mostrou ser nenhuma.

 

Vlw

 

Outro ponto que ninguém aqui repara é a própria natureza do GFS ou do ECMWF. São modelos globais com baixa resolução e não muito confiáveis para prever precipitação. Para analisar um quadro como este seria necessário um modelo de mesoescala confiável, como o WRF que eu rodava aqui em casa. O ETA e o MBAR também são alternativas, mas não posso dizer com certeza qual sua confiabilidade. Isso fica bem claro, ainda mais em situações que envolvem precipitação convectiva e relevo acidentado.

 

Eu já avisava o Tomasini, não sei se ontem ou antes, que o frio seria forte, mas nada mais. Criou-se uma expectativa acima do comum aqui. Será um frio interessante, forte, mas não fugirá à regra de nosso histórico.

 

Repito que para prever neve é necessário um modelo de maior resolução.

 

Para cá, o GFS intensificou o frio, ajustando a mínima para valores ao redor dos 5ºC ou pouco abaixo. Há dias...

 

Sds.,

Isto Luiz, um modelo de mesoescala capaz de captar as linhas hipsométricas 8)

Link to comment
Share on other sites

(1) Eu não disse que sou contra a euforia. Apenas alertei que a euforia leva à decepção. Olhar os dados com mais frieza poupa a frustração. Leio reclamações e lamúrias quanto à evolução dos dados de forma negativa. Então basta não se empolgar em excesso quando os dados caminham de forma positiva para o que se deseja. Esse BAZ "bipolar" é divertido, mas é enfadonha a lamúria a cada onda de frio.

 

(2) O modelo norte-americano reduziu a intensidade do frio, mas apenas se aproximou no final da média do europeu ao longo de todos os dias. Recentemente nos Estados Unidos houve duas conferências sobre prognósticos de furacões no Atlântico Norte e o europeu (ECMWF) foi ressaltado como o modelo que melhor serviu os prognósticos. Aqui no Sul do Brasil ele é o que tem se mostrado o mais "pé no chão" nas ondas de frio sem as flutuações exageradas do GFS. No final, o GFS sempre tem chegado ao ponto médio do europeu. Logo, não encaro com nenhuma surpresa a redução de intensidade do GFS.

 

(3) Bruno, se a Somar está dando como "garantida" a neve nos Campos de Cima da Serra ao meu ver são irresponsáveis porque estamos numa região geográfica em que neve é um dos fenômenos que menos se pode "garantir". A chance de neve persiste indicada nos prognósticos da MetSul e da Climaterra, mas ninguém fica dando 100% de certeza para um fenômeno de baixíssima frequência na escala anual e especialmente com apenas 0 grau no nível de 850 hPa. Previsão se faz sobre juízos de probabilidade e não certezas.

 

(4) Carlos Dias, se descer a -4 em Ausentes já podes soltar foguete. Quanto menos os 7 negativos que reproduziste de outro site aqui. Fecho com a idéia do Caio de mínimas.

 

 

(5) Torales, ninguém deseja conter a euforia, mas apenas alertar que a euforia pode levar à frustração. Encarar os dados mais friamente impede uma frustração maior. Mas se a euforia explode, ao menos um mínimo de racionalidade é bom. O querido Ricardo Bourscheid ficou uma semana questionando aqui se podia nevar em sua cidade e nibguém teve o trabalho de orientar ele que era difícil nevar em Três de Maio nesta onda de frio desta semana. A onda de frio é poderosa sim por sua grande amplitude com possibilidade de mínimas próximas de recordes históricos de maio em algumas localidades, especialmente mais para o norte e oeste.

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que surpreendeu o GFS é a velocidade de deslocamento da frente. Para 00Z de Terça ele ainda localizava o sistema frontal sobre o Norte do PR, mas basta uma rápida olhada no satélite para ver que já se encontra em território paulista.

 

Pelas ideias de ontem, ja era possivel concluir que a frente estaria na região de sao paulo.

 

semttulo2hh3.gif

 

Mas a frente está ainda mais ao Norte

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que surpreendeu o GFS é a velocidade de deslocamento da frente. Para 00Z de Terça ele ainda localizava o sistema frontal sobre o Norte do PR, mas basta uma rápida olhada no satélite para ver que já se encontra em território paulista.

 

Pelas ideias de ontem, ja era possivel concluir que a frente estaria na região de sao paulo.

 

semttulo2hh3.gif

 

Mas a frente está ainda mais ao Norte

 

Dá uma olhada na saída do GFS às 00Z de hoje:

 

imagemtk6.png

 

Talvez o que pese neste mapa são as 24h de precipitação acumulada, causando a falsa impressão de que a frente permaneceria sobre o Paraná, enquanto há várias horas já teria deixado o estado.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Posso estar falando besteira, mas acho que dessa vez o pessimismo que ficou em alta demais.Já é sabido que após sucessivas rodadas boas, na última hora saem só rodadas péssimas, e, ás vésperas do evento, os modelos devolvem o frio forte.Dessa vez não deve ser diferente.Claro que nada de nevascas em meio Sul e temperaturas negativas em tudo que é canto, mas já podemos dar como certa a queda de neve, mesmo que fraca, na quinta feira, quiçá na quarta.Vemos o exemplo de ontem: rodada das 12Z PODRE e rodada das 18Z bem melhor.

Link to comment
Share on other sites

Posso estar falando besteira, mas acho que dessa vez o pessimismo que ficou em alta demais.Já é sabido que após sucessivas rodadas boas, na última hora saem só rodadas péssimas, e, ás vésperas do evento, os modelos devolvem o frio forte.Dessa vez não deve ser diferente.Claro que nada de nevascas em meio Sul e temperaturas negativas em tudo que é canto, mas já podemos dar como certa a queda de neve, mesmo que fraca, na quinta feira, quiçá na quarta.Vemos o exemplo de ontem: rodada das 12Z PODRE e rodada das 18Z bem melhor.

 

Não se tratam de rodadas BOAS ou MÁS, mas de rodadas EXTREMADAS ou REALISTAS.

Link to comment
Share on other sites

Posso estar falando besteira, mas acho que dessa vez o pessimismo que ficou em alta demais.Já é sabido que após sucessivas rodadas boas, na última hora saem só rodadas péssimas, e, ás vésperas do evento, os modelos devolvem o frio forte.Dessa vez não deve ser diferente.Claro que nada de nevascas em meio Sul e temperaturas negativas em tudo que é canto, mas já podemos dar como certa a queda de neve, mesmo que fraca, na quinta feira, quiçá na quarta.Vemos o exemplo de ontem: rodada das 12Z PODRE e rodada das 18Z bem melhor.

 

Não se tratam de rodadas BOAS ou MÁS, mas de rodadas EXTREMADAS ou REALISTAS.

 

 

Falei boas e más no sentido da intensidade do frio.Assim como existem as extremadas superestimadoras do frio, existem as subestimadoras.Sabemos que em cima da hora do evento as subestimadoras aparecem e, faltando 1 dia ou mesmo horas, elas somem e dão lugar a outras melhores que acabam se confirmando.

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que surpreendeu o GFS é a velocidade de deslocamento da frente. Para 00Z de Terça ele ainda localizava o sistema frontal sobre o Norte do PR, mas basta uma rápida olhada no satélite para ver que já se encontra em território paulista.

Poxa, não achei que fosse a frente ainda. Talvez uma pré-frontal ou instabilidades em altos níveis (jato) :oops: :oops:

Link to comment
Share on other sites

De acordo com a minha empregada, a frente fria chegou aqui por volta das 6 da manhã (eu fui dormir as 5:30).

 

Nessa hora a temperatura deu uma subida, tive mínima redonda de 17ºC!

 

A temperatura se manteve na casa dos 17º desde então por aqui, tive máxima de 19,7ºC por volta das 2 da manhã, mas essa frente fria foi poderosa, menos forte do que a passada, que fez com que eu marcasse 13ºC ao meio dia!

 

A climatempo ainda prevê 5ºC aqui para sexta, enquanto a tempoagora prevê 8ºC!

 

Mas o que me impressiona é a semana que vem! A tempoagora prevê 4ºC para quinta (31/05)! A climatempo joga esse 4ºC para sexta (1/06)!!

 

Pra campos a climatempo mantêm os -1ºC para sábado, e joga incriveis -5ºC pros dias 1 e 4 de junho! Ja o tempoagora prevê somente 1ºC para esse sábado, mas -3ºC para a proxima quinta, dia 31!

 

O que esperar para Campos!? Será que vou ter que subir a serra duas semanas consecutivas? :lol:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.