Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Maio de 2007


Recommended Posts

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A Climatempo anda muito otimista ultimamente! Para os próximos dias eles estãoprevendo as seguintes temperaturas:

 

São Paulo:

Quarta: 14°C/17°C, Quinta: 9°C/14°C, Sexta: 5°C/16°C, Sábado 6°C/18°C e Domingo: 9°C/19°C

 

Campos do Jordão:

Quarta: 10°C/13°C, Quinta: 6°C/10°C, Sexta: -2°C/13°C, Sábado: -1°C/15°C e Domingo: 4°C/17°C

 

:D:D:D

Link to comment
Share on other sites

A Climatempo anda muito otimista ultimamente! Para os próximos dias eles estãoprevendo as seguintes temperaturas:

 

São Paulo:

Quarta: 14°C/17°C, Quinta: 9°C/14°C, Sexta: 5°C/16°C, Sábado 6°C/18°C e Domingo: 9°C/19°C

 

Campos do Jordão:

Quarta: 10°C/13°C, Quinta: 6°C/10°C, Sexta: -2°C/13°C, Sábado: -1°C/15°C e Domingo: 4°C/17°C

 

:D:D:D

 

Ou os outros Institutos andam pessimistas..!!

 

Para Campinas estão dando mínima de 4°C com geada. Tanto Climatempo, quanto o Cepagri estão dando geada.

Ver para crer.

Link to comment
Share on other sites

Minha opinião:

 

1) Descartar a neve nas áreas altas na madrugada de quinta feira é tão precipitado quanto ter achado que vinha um elefante polar. O GFS não tem precisão suficiente para colocar chuva em SJ a noite inteira, com T850 a 0oC e uma mancha negativa passeando por RS e SC. Para mim neva fraco na madruga de quinta no Cruzeiro, no Morro da Igreja e no Morro das Antenas. Deve até acumular, mas a chuva que vai cair depois vai derretar. Querem apostar que as manchas de neve voltam na 0Z do GFS?

 

2) A saída afastou o ciclone de terça que vem para o meio do oceano e transformou um caminhão de neve em uma pá. Vai começar outra novela, agora a da semana que vem. Para mim, neva de novo na terça. A intensidade, só Deus sabe.

 

Vlw

Link to comment
Share on other sites

...só Deus sabe.

 

Vi gente bancando neve certo hoje na mídia. Ora, CERTEZA é uma palavra que não pode figurar em previsão do tempo, quanto mais para fenômenos pouco frequentes. Previsão é juízo de probabilidade. Deve se ter humildade perante a Natureza. "Só Deus sabe" mesmo onde e quanto vai nevar. Os meteorologistas fazem um esforço para antecipar, mas garantir certeza para um evento é o mesmo que querer garantir certeza para o resultado de um jogo de futebol entre dois times equivalentes.

Link to comment
Share on other sites

O PORQUÊ DE EU NÃO TER MAIS POSTADO DESDE ONTEM?

 

:shock: :shock: SEM PALAVRAS :shock: :shock:

 

DePoIs ErA eU o PeSsImIsTa!.. hehehe

:shock: :shock: :shock: :shock:

 

Mas agora falando sério:

Para nós aqui do noroeste não mudou muito, a neve não viria mesmo... O frio ainda virá, se chegar a menos de 3,7ºc é lucro, pois essa é a mínima do ano...

Pior ficou para a serra, como desilusões e devaneios (tá bom, não foi tantoooo, só quis sensacionalizar um pouquinho! hehehe)... Bem como meu amigo disse acima:

Poderosa e histórica > intensa > forte > moderada a forte > moderada..

 

Pensando bem, acredito que não se excitemos com a próxima MP (a MP da semana seguinte), pois como muitos já falaram, o caminho propício é mudanças, e acreditar em cenário imutável é incitar o que ocorreu esta semana! hehehe

 

Analisando a última saída do GFS 18Z, ele mantem a precipitação para Três de Maio, quando a temp. em 850 estiver em 0ºc ou menos... Já as mínimas em superfície é de 3,7ºc (exatamente como a mínima de até agora no ano) e 4,1ºc! Se ele não mudar mais ainda estarei um quanto feliz...

 

Falando do ar frio, este já chegou inicia sua chegada ao noroeste do RS, a temperatura está caino muito rapidamente, o céu está 5 partes com nuvens...

A temperatura é de 16,8ºc (em ligeiro declínio) e a umidade em 71% (em ritmo crescente)...

Link to comment
Share on other sites

Para Campinas estão dando mínima de 4°C com geada. Tanto Climatempo, quanto o Cepagri estão dando geada.

Ver para crer.

Temos que ver, Gustavo, que esse valor é apontado pelos modelos para Viracopos, a estação "oficial" da cidade para os modelos.

Se esse valor se confirmar, embora eu não acredite, chuto 6-7ºC, deveremos ter mínima igual ou um pouco menor no Cepagri e menor na estação da Defesa Civil estadual!!!

Estou curioso para ver como se comporta as estações da Defesa Civil municipal situadas no bairro Campo Grande e no Distrito de Souzas, menos urbanizado.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre,foi mais uma colocação com grande dose de otimismo, pra animar a galera que estava desanimando.Aliás não tenho compromisso de fazer previsão,apenas relatei minha impressão pessoal, pelo que sei o BAZ ainda permite um debate mais flexível. :wink:

 

Paulinho, nada que falei pra ti, afinal sempre estiveste naquela famosa e antiga ala dos otimistas do qual me tornei um renegado. Agora meu sentimento contra o excesso de otimismo ocorre porque, sinceramente, me entristeço quando vejo as pessoas frustradas em suas expectativas. Vejo a previsão do tempo como algo para auxiliar as pessoas e não deprimí-las.

Link to comment
Share on other sites

Por favor, me ajudem!

 

Eu preciso decidir isso!

 

Vou pra Campos do Jordão na quinta ou na sexta a noite!?

 

Quando terei chance de pegar menor mínima!?

 

AJUDEM PLEASE :oops: :(

 

As menores minimas serão a de sexta e sabado , O ideal seria estar lá já quinta a noite. Aliás este final de semana vai estar lotado lá..Cheguei ligar para 08 hoteis e todos estavam lotados...A cidade vai ferver..Sugiro Monte Verde que deve estar bem mais calmo..!!!

O americano coloca 2ºC para Campos do Jordão, MBAR 2-3ºC, enquanto outros modelos do CPTEC dão 8ºC de mínima :roll:

Como não conheço bem o comportamento das temperaturas lá, não consigo chutar uma temperatura, embora acredite que os valores dos modelos do INPE estão equívocados.

Mas as melhores mínimas serão nos dias mencionados pelo Carlão.

Link to comment
Share on other sites

Caio, estou mais confiante no frio que começa amanhça do que o da terça feira

 

Eu também Lucas. O frio da semana que vem pode ser maritimizado, o terror de todo baziano.

 

Por enquanto tem saído uma rodada absurdamente continental e outra maritimizada para a semana que vem! E o que define é o ciclone, para variar! E se o GFS é temperamental a 48 hras do evento, quiça a 1 semana, he he he. Normal as oscilações!

 

Para esta semana eu repito meu prognóstico: Vai nevar e acumular acima de 1500 m em SC!! A grande quantidade de umidade e a T850 limítrofe lembram sabe o que, Caio, adivinha!: 1998.

Link to comment
Share on other sites

Caio, estou mais confiante no frio que começa amanhça do que o da terça feira

 

Eu também Lucas. O frio da semana que vem pode ser maritimizado, o terror de todo baziano.

 

Por enquanto tem saído uma rodada absurdamente continental e outra maritimizada para a semana que vem! E o que define é o ciclone, para variar! E se o GFS é temperamental a 48 hras do evento, quiça a 1 semana, he he he. Normal as oscilações!

 

Para esta semana eu repito meu prognóstico: Vai nevar e acumular acima de 1500 m em SC!! A grande quantidade de umidade e a T850 limítrofe lembram sabe o que, Caio, adivinha!: 1998.

 

Boa Zé! Suspeitava do mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Muito obrigado Carlos, Marcelo e Alexandre!

 

é que eu estou organizando uma "caravana" para fazer um bate e volta, portanto tenho que escolher o dia, e tenho que confirmar isso até amanha a noite!

 

Vou esperar os modelos de amanhã para confirmar se subo a serra na noite de quinta ou de sexta!

 

Valeu gente, podem me chamar de guto! :D

Link to comment
Share on other sites

Abro um espaço aqui para falar de meteorologia e para fazer uma menção especial também.

 

Se há alguém no Brasil que merece uma menção honrosa quanto o trabalho realizado na meteorologia este alguém é o Sr. Alexandre Aguiar. A empresa coordenada por ele acaba de bater recordes e mais recordes de acesso. O espaço é cada vez mais e mais visitado. O conteúdo é melhor a cada dia. A credibilidade e o respeito estão nas alturas. E tudo isso deve-se a quem? Sr. Alexandre Aguiar.

 

Não quero aqui ficar fazendo babação de ovo. Trabalho competente tem que ser valorizado. Especialmente depois de um dia tão conturbado para ele. Foram reclamações no BAZ e na Metsul. De minha parte tenho a dizer que sou mais torcedor do que juiz. É o "wishcasting" na veia, e devo afirmar que hoje mais uma vez eu aprendi muito com este rapaz. Aprendi que as coisas não funcionam como a gente gostaria. Aprendi a ser mais ponderado e a agir mais com a razão do que com a emoção. Tenho certeza que muitos aqui também tiveram uma lição. Uma lição de humildade e competência.

 

A segunda nota fica por conta do último post em http://www.metsul.com/blog . Vale a pena conferir. Uma das melhores análises já postadas. Peço licença para reproduzir aqui uma parte onde há uma idéia que volta a atiçar a torcida existente dentro de nós.

 

"Já em áreas acima de 1.100/1.200 metros de altitude nos Aparados da Serra a possibilidade passa a ser de pequena a média. Onde a chance do fenômeno se verificar é maior é no Planalto Sul Catarinense, região com altitudes de até 1.800 metros, onde quem sabe pode até haver surpresas em termos de acumulação caso o fenômeno venha a se produzir."

 

É um privilégio para todos os bazianos dividir um espaço com alguém com tanto conhecimento como o Alexandre. Fica aqui um observação especial sobre outras três figuras de enorme conhecimento que enriquecem o nosso forum. Ronaldo Coutinho do Prado, Cezar Gonçalves Duquia e Rodolfo de Oliveira Souza.

 

Fica aqui um agradecimento desde já em nome de todos os bazianos que terão o privilégio de desfrutar o trabalho de vocês. Essa semana e a próxima guardam muito trabalho para todos. Que venha o frio!

Link to comment
Share on other sites

Realmente, o site da Metsul é muito interessante, bem como o Blog deles, que também é bastante explicativo.

 

E continua a enorme frente fria sobre o sudeste, hoje aqui foi "caótico", com uma variedade bastante interessante de nuvens ao longo do dia. Contudo, não houve precipitação (vai saber... :? ). No entanto, acho que não vai haver mais surpresas e a chuva deve acontecer nesta madrugada, ou quem sabe na manhã desta quarta... Tem nuvens convectivas muito interessantes nesse momento sobre boa parte de SP e tb no sul de Minas, é um milagre se isso não chegar aqui, hehehe !

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Não levem em conta o que este moço escreveu acima. A origem é suspeita. Parte apenas de uma das pessoas que mais tenho alegria em conviver. E neste embalo uma notícia para o povo: PORTO ALEGRE SERÁ COBERTA DE ESTAÇÕES AUTOMÁTICAS PELA METSUL NOS PRÓXIMOS TRÊS A CINCO MESES. Pontos de observação de chuva serão quase VINTE na capital gaúcha. Esperem e verão !!!

Link to comment
Share on other sites

Não levem em conta o que este moço escreveu acima. A origem é suspeita. Parte apenas de uma das pessoas que mais tenho alegria em conviver. E neste embalo uma notícia para o povo: PORTO ALEGRE SERÁ COBERTA DE ESTAÇÕES AUTOMÁTICAS PELA METSUL NOS PRÓXIMOS TRÊS A CINCO MESES. Pontos de observação de chuva serão quase VINTE na capital gaúcha. Esperem e verão !!!

 

Que inveja!

Link to comment
Share on other sites

Não levem em conta o que este moço escreveu acima. A origem é suspeita. Parte apenas de uma das pessoas que mais tenho alegria em conviver. E neste embalo uma notícia para o povo: PORTO ALEGRE SERÁ COBERTA DE ESTAÇÕES AUTOMÁTICAS PELA METSUL NOS PRÓXIMOS TRÊS A CINCO MESES. Pontos de observação de chuva serão quase VINTE na capital gaúcha. Esperem e verão !!!

 

Não me diga isso! Alexandre, quando se confirmar, permita-me simular o tempo com altíssima resolução sobre POA. Isso nos permitirá analisar a dinâmica local e a resposta do modelo para este tipo de escala! Já rodei o WRF para Florianópolis com resolução 0,5 x 0,5 km!

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Não levem em conta o que este moço escreveu acima. A origem é suspeita. Parte apenas de uma das pessoas que mais tenho alegria em conviver. E neste embalo uma notícia para o povo: PORTO ALEGRE SERÁ COBERTA DE ESTAÇÕES AUTOMÁTICAS PELA METSUL NOS PRÓXIMOS TRÊS A CINCO MESES. Pontos de observação de chuva serão quase VINTE na capital gaúcha. Esperem e verão !!!

 

Não me diga isso! Alexandre, quando se confirmar, permita-me simular o tempo com altíssima resolução sobre POA. Isso nos permitirá analisar a dinâmica local e a resposta do modelo para este tipo de escala! Já rodei o WRF para Florianópolis com resolução 0,5 x 0,5 km!

 

Sds.,

 

SHOW

Link to comment
Share on other sites

Vou dizer um troço para vocês mas não encarem o que estou para dizer como algo que a MetSul esteja dizendo. É algo de percepção EXCLUSIVAMENTE pessoal de alguém como quase todos aqui não é PRO e sim interessado no tema. Estou com uma pulga GIGANTE atrás da orelha que podemos ter um evento de neve de PROPORÇÕES na semana que vem. Estava olhando a saída do ETA das 12Z de hoje e o cenário que o modelo desenha é de NEVADA.

Link to comment
Share on other sites

O ETA simplesmente soterrou qualquer frio decente para essa "onda" de frio. Dá mínima de 10° (isso, DEZ) para POA na 5ª-feira no modelo de 5 dias e 8° no modelo de 7 dias. Sempre com nebulosidade baixa.

 

O Alexandre tem razão: há indicativos de que uma baixa se formará... na costa do RS!! A imagem de satélite de agora mostra uma confluência da frente fria com as instabilidades remanescentes no centro-sul e E do RS, além do aumento do nebulosidade no oceano.

 

Ou seja: o ar frio será jogado para o interior do continente, porém será menos intenso do que o prevista nos últimos dias. A novidades é que deverá bater 0° em 850 hpa sobre o extremo N do RS, O de SC e extremo S do PR! Pato Branco e Chapecó ficarão sob geada das boas!! 8)

 

Por outro lado, POA já era. Aqui poderá bater 0° em 850 hpa na noite de 4ª para 5ª, mas tudo indica que a nebulosidade se manterá. Acho difícil que baixemos dos por aqui. Isso mesmo: menos do que nós não vamos (e esse tom vermelho no valor é menção honrosa!!! :evil: ). Talvez 7° com sorte. Acredito que poderemos ter nossa mínima de 7° só no final de semana. Sou profundamente pessimista nesse ponto.

 

Por fim, a neve nos pontos mais altos de SC e mesmo do RS eu não descartaria

 

Agora tenho 15,6° com 100% e chuviscos e acumulei 5 mm de chuva nessa 3ª-feira.

Link to comment
Share on other sites

Rapaz! A 0z do GFS devolve alguma coisa do frio perdido nas últimas rodadas e põe muita precipitação na Serra esta noite e a manhã de quinta. Desse jeito, eu sou da opinião que pode dar uma boa nevada nas alturas do planalto.

 

Rapaz, eu estou contigo. Podemos ter alguma acumulação interessante pela rodada das 0Z. Esta rodada devolve um pouco do frio em 850hpa e em boa mediada para as camadas mais altas. Excelente!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.