Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Maio de 2007


Recommended Posts

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Também não consegui ver a 18Z ainda, mas o ETA tá intererssante.

 

Animadora de fato, Caio, a previsão do Ronaldo. Se não me engano desde aqule junho de 2004 que não me lembro de ler no site dele "chances de neve" ao invés de "remotas chances de neve".

 

Curiosa também a chance de neve no meio-oeste, será que essa não extender-se-ia aos campos de Palmas??? Eu apostaria que sim!

Link to comment
Share on other sites

Epagri também vê neve no meio-oeste:

 

A aproximação desta massa de ar provoca declínio brusco das temperaturas que tendem a apresentar valores negativos entre a noite de quarta e a madrugada de quinta-feira, quando há condições de neve no Planalto Sul e não se descarta uma pequena possibilidade de nevar nas áreas mais elevadas do Meio-oeste.
Link to comment
Share on other sites

Consegui! Realmente o GFS voltou a aumentar o frio! e não foi pouco não, pelo menos para região noroeste!

-> Para a temp. na superfície, ele diminuiu as mínimas de 3,8ºc para 2,6 e 2,7ºc, isso no primeiro dia de frio...

 

Interessante:

-> O modelo GFS passou a seguir a instabilidade constante que o acoplado previa, e continua prevendo para o noroeste... Pode se perceber, por exemplo os cenários a seguir, que o acoplado, também aposta:

No GFS:

-> 0,14mm quando em 850 a temp. for de -0,7ºc, e na superfície 9,3ºc

-> 0,02mm quando em 850 a temp. for de -1,6ºc e na superfície 6,5ºc.

-> Temp. mínima no período a 850: -2,0ºc

 

E no acoplado as precipitações continuam, o interessante é que o acoplado põe mais instabilidade e precipitação, no segundo e terceiro dia de frio, o que ainda na rodade de 18Z, que só mostra 84h, não aparece.... Além disso, sites de meteorologia nacional, mostram aumento de nuvens, em dadas noites...

 

Que legal, gostaria que ocoresse como ano retrasado (assim q se escreve?), onde em uma manhã em que a temp. estava ao redor dos 3/4ºc ocorreu uma pancada de neve aqui em TM, no centro e nos bairros mais altos... Umas pessoas diziam que havia caído peninhas do céu, minha vizinha chegou a falar em quirera! hehe, mas em algumas escolas os alunos até saíram para olhar... pena q eu tinha aula e não pude ver....

 

Legal né?! :D

 

Pessoal, a neve pode ocorrer se em 850 a temp. for negativa, mas na superfície a temp. não for abaixo de zero :?:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, a neve pode ocorrer se em 850 a temp. for negativa, mas na superfície a temp. não for abaixo de zero :?:
Pois não nevou ano passado com 10C em Porto Alegre??? hehehe

 

Ano que vem vamos estar dizendo que nevou em POA com uns 18 graus.. hehe

 

Onde nevou bem, em Novo Hamburgo, a temperatura deve ter ficado na casa dos 6 graus.. no máximo! Em POA devia estar 7 a 8C nos pontos que nevou.

 

O frio em 850 em praticamente nada se compara ao evento de setembro do ano passado. No máximo chegaria a -2C aqui em POA.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, a neve pode ocorrer se em 850 a temp. for negativa, mas na superfície a temp. não for abaixo de zero :?:
Pois não nevou ano passado com 10C em Porto Alegre??? hehehe

 

Ano que vem vamos estar dizendo que nevou em POA com uns 18 graus.. hehe

 

Onde nevou bem, em Novo Hamburgo, a temperatura deve ter ficado na casa dos 6 graus.. no máximo! Em POA devia estar 7 a 8C nos pontos que nevou.

 

O frio em 850 em praticamente nada se compara ao evento de setembro do ano passado. No máximo chegaria a -2C aqui em POA.

 

Não exagera né Fábio! Pelos dados do aeroporto a temperatura rondou entre 11oC (até o meio dia) e até 14oC a tarde inteira.

Link to comment
Share on other sites

Me corrigam se eu estiver errado: é muito raro o freezing point chegar a latitudes equivalentes ao norte do Paraguai e sul da Bolívia. É o que o GFS insiste em mostrar para a MP da semana que vem... o único problema é que por ser mais continental ela não deverá se fazer tão intensa na porção leste do continente.

Link to comment
Share on other sites

Pela rodada das 18Z que acabo de ver passo a ter uma certeza: a neve cai. Não deve ser tão abrangente como previsto anteriormente, mas cai na região e Ausentes, São Joaquim e, especialmente, no Cruzeiro (viva ao morro BAZ!).

 

Outra coisa boa desta rodada é que ela prevê temperaturas não superiores a 8ºc em 850hpa para os próximos 15 dias na região de POA.

Link to comment
Share on other sites

A intensidade dessa MP para ctba, pelo menos a partir dos dados que andei vendo, parece ser típica das MPs mais fortes do ano, seja qual for o mês. Se ela se confirmar tal como os modelos estão prevendo (quero dizer: os confiáveis), seria uma das MPs, em maio mais fortes em alguns anos. Seria uma massa fora do normal para maio, mas nada de excepcional. É até comum fazer entre 0 a 2ºC nesse mês, em ctba, o que é incomum é a máxima ficar abaixo de 11 ou 12 graus, com sol. Se oscilar entre 1-9 ou 2-10 já será a típica MP "mais forte do ano" (da era pós-95, claro), e fora do comum para maio.

 

Se a mecânica pós-2001 se repetir, vai nublar no pico da MP, i.e., madrugada de quinta, e vamos ter uma mínima de uns 3 graus com maxima de uns 11, e daí adicionaremos mais uma "comum massa polar de forte intensidade" ao nosso farto rol de fracassos polares.

 

abs

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, a neve pode ocorrer se em 850 a temp. for negativa, mas na superfície a temp. não for abaixo de zero :?:
Pois não nevou ano passado com 10C em Porto Alegre??? hehehe

 

Ano que vem vamos estar dizendo que nevou em POA com uns 18 graus.. hehe

 

Onde nevou bem, em Novo Hamburgo, a temperatura deve ter ficado na casa dos 6 graus.. no máximo! Em POA devia estar 7 a 8C nos pontos que nevou.

 

O frio em 850 em praticamente nada se compara ao evento de setembro do ano passado. No máximo chegaria a -2C aqui em POA.

 

Não exagera né Fábio! Pelos dados do aeroporto a temperatura rondou entre 11oC (até o meio dia) e até 14oC a tarde inteira.

 

Mas nesse dia tinha sol entre nuvens, por isso esquentou mais nesta área. Pontualmente, no momento do CB que gerou a queda de neve a temperatura deve ter caído muito mais, a exemplo do que ocorre quando chove. Pode cair uns 3 ou 4 graus no momento da ocorrência. Foi assim em 84, 94, no ano 2000...

Link to comment
Share on other sites

Caio, o Fábio tem razão.

 

Em Novo Hamburgo deve ter caído para uns 7ºc no momento da precipitação.

 

Em 1994 foi aqui em POA. Caiu para 4ºC aqui em casa e o meu termômetro de mercúrio, debaixo do gelo, marcava -1ºC no meio da tarde porto alegrense :o

 

Em 2000 presenciei uma rápida caída de neve aqui em Porto Alegre. A temperatura desabou de 9 graus para uns 4 ou 3. Foram rápidos flocos.

Parece conversa de pescador. Eu cheguei a filmar, depois perdi a gravação. Porém, há registros do ocorrido. pois, se não me engano, estavam terminando o viaduto que passa por baixo da Protásio Alves no curzmento da Carlos Gomes e os operários presenciaram rapidamente o fenômeno.

Link to comment
Share on other sites

Caio, o Fábio tem razão.

 

Em Novo Hamburgo deve ter caído para uns 7ºc no momento da precipitação.

 

Em 1994 foi aqui em POA. Caiu para 4ºC aqui em casa e o meu termômetro de mercúrio, debaixo do gelo, marcava -1ºC no meio da tarde porto alegrense :o

 

Em 2000 presenciei uma rápida caída de neve aqui em Porto Alegre. A temperatura desabou de 9 graus para uns 4 ou 3. Foram rápidos flocos.

Parece conversa de pescador. Eu cheguei a filmar, depois perdi a gravação. Porém, há registros do ocorrido. pois, se não me engano, estavam terminando o viaduto que passa por baixo da Protásio Alves no curzmento da Carlos Gomes e os operários presenciaram rapidamente o fenômeno.

 

É o ponto mais alto da área urbana de POA com 104 metros. O quê não faz a altitude, he he he

Link to comment
Share on other sites

Pelo que estive notando, teremos 3 massas polares adentrando o país, uma atrás da outra, nos próximos dias.. Segundo os modelos, isso não vai deixar a temperatura subir muito, a partir dessa quinta-feira, até meados de junho. Em Rio Branco não há mais previsão de 30°C dessa quinta-feira atéeeeeee sabe-se lá quando.. algum dia lá pra junho.. hahuahuahu!

 

Por aqui, não estão previstos nenhum recordes de temperaturas mínimas, poderemos sim ter algum recorde de máximas quem sabe, e de dias seguidos de frio. A mínima deve girar em torno de 10°C 8) .

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Pelo jeito a coisa está começando a convergir.

O conservador Simepar mostra variações de 5 ~13ºC, 2 ~9ºC, 1 ~10ºC e 5 ~15ºC para quarta. quinta e sexta próximos e o Inmet dá a grandiosa variação de -2 ~ 6ºC para quinta-feira em Curitiba.

Vai ser emocionante!!!!!

 

Cara, você ainda confia naquela previsão pra capitais do Inmet? Não acredito... :roll:

Mas pelo mbar (que erra pra cá, em 1 grau a menos nas mínimas e 2 a menos nas máximas) deve fazer 4 a 12 na quinta. Com as devidas correções, 5 a 14.

No meu "feeling" deve dar 2 dias , quinta e sexta, com mínimas de 4 gruas, e até onde minha visão alcança, segunda dia 28, as mínimas ficarão abaixo de 10. Algo como:

4 na quinta

4 na sexta

7 no sábado

9 no domingo e na segunda, com reforço do frio na terça.

Link to comment
Share on other sites

JÁ ESTOU COM O GFS DA 00Z QUE OBTENHO POR UM SITE ESPELHO DOS ESTADOS UNIDOS NO NOAA. VAI TER GENTE TENDO ATAQUE CARDÍACO. O PAULO PINHEIRO VAI SURTAR. CINCO MINUTOS ANTES DOS DADOS ENTRAREM EM TUDO QUE É SITE PUBLICO AQUI. FIQUEM APENAS NO SUSPENSE POR ENQUANTO, MAS SAIBAM QUE É ASSUSTADOR.

 

Uau!!

 

Acordei!!

 

Será para a primeira ou segunda MP?

Link to comment
Share on other sites

JÁ ESTOU COM O GFS DA 00Z QUE OBTENHO POR UM SITE ESPELHO DOS ESTADOS UNIDOS NO NOAA. VAI TER GENTE TENDO ATAQUE CARDÍACO. O PAULO PINHEIRO VAI SURTAR. CINCO MINUTOS ANTES DOS DADOS ENTRAREM EM TUDO QUE É SITE PUBLICO AQUI. FIQUEM APENAS NO SUSPENSE POR ENQUANTO, MAS SAIBAM QUE É ASSUSTADOR.

 

Para a dessa semana não foi boa. Foi ruim, piorou o frio em altura, bastante! :cry: Vamos aguardar...

 

Mini-2000 é o que nos reserva a próxima semana. Pelo que vi a 0Z vem muito boa pra semana que vem, algo perto de 1036mb bem continentais.

Link to comment
Share on other sites

Bom, aquela idéia de um reforço na última hora parece ficar cada vez mais distante mesmo. O frio já está aí batendo a porta, a tempertura em 850 começa a descer em Porto Alegre já na tarde de hoje. Nem sei se vai chover direito também. Acho que vai é sobrar chuva e faltar frio no RS nessa semana. O frio que vem é bom, mas nada anormal. Nem monstro nem monstrinho. 8)

 

Mas uns 6 graus em POA ficava bom, em nome da média de maio.

Link to comment
Share on other sites

A intensidade dessa MP para ctba, pelo menos a partir dos dados que andei vendo, parece ser típica das MPs mais fortes do ano, seja qual for o mês. Se ela se confirmar tal como os modelos estão prevendo (quero dizer: os confiáveis), seria uma das MPs, em maio mais fortes em alguns anos. Seria uma massa fora do normal para maio, mas nada de excepcional. É até comum fazer entre 0 a 2ºC nesse mês, em ctba, o que é incomum é a máxima ficar abaixo de 11 ou 12 graus, com sol. Se oscilar entre 1-9 ou 2-10 já será a típica MP "mais forte do ano" (da era pós-95, claro), e fora do comum para maio.

 

Se a mecânica pós-2001 se repetir, vai nublar no pico da MP, i.e., madrugada de quinta, e vamos ter uma mínima de uns 3 graus com maxima de uns 11, e daí adicionaremos mais uma "comum massa polar de forte intensidade" ao nosso farto rol de fracassos polares.

 

abs

 

Só para lembrar...

 

Aqui em SP, o recorde histórico para o mês (1933 –1999) é de 1.4°C (1979). São outros tempos... 8)

 

Se aqui chegar à 3°C, já é lucro.

Link to comment
Share on other sites

Pelo comentário do Alexandre e a confirmação de menos frio e mais umidade, POA corre o risco de nem chegar aos 5°.

 

O modelo de 7 dias do ETA dá de 6° a 15° para POA na 5ª-feira. Encheu a cidade de nuvens.

 

Em compensação, dá traço de precipitação em SJ com 0° na 5ª de manhã.

 

Esse modelo está um tanto pessimista, mas pra POA parece realista, e encheu o Sul de nuvens.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

to de plantão também hehe...

 

por enquanto as previsões por aqui estão boas: Quinta 9ºC, Sexta 7ºC, Sábado 9ºC (climatempo)... domingo 14ºC, segunda 13ºC, terça e quarta 10ºC, quinta 12ºC (tempoagora)...

 

UAL! será a semana toda que vem também vai estar desse jeito no centro-sul?

Link to comment
Share on other sites

A propósito, previsão de 1026 mb na 5ª-feira de manhã sobre a divisa da Argentina com o Paraguai. Ou seja: domínimo do ar frio sobre a quase totalidade do centro-sul do continente.

 

Umidade junto à costa do Uruguai e Sul do Brasil e tempo seco com noites geladas no interior. O frio será muito consistente no Centro-Oeste, além da Amazônia.

Link to comment
Share on other sites

Ainda bem que o fuso horário está ao meu favor, aqui ainda são 23:19.. hauahuahu!

 

Mas fora essa notícia da diminuiçao da potencialidade dessa próxima MP, as previsoes de alguns institutos estão me surpreendendo. Principalmente as do canaldotempo.. que acho q não há mais conservador que ele! Dá prevendo máxima de 20°C pra cá na quinta.. hahahaha nunca tinha visto isso! Lógico q vai fazer bemm menos que 20°C de máxima na quinta, eu até estimo uns 16°C poraí..... :lol:

Link to comment
Share on other sites

O frio era para ser imponente. A neve quase uma certeza e de repente como nos anos anteriores tudo se repete. O frio pelo jeito será muito menor do que se esperava. O pior é que agora todas as esperanças são jogadas para a próxima semana para possivelmente na hora H termos outra frustração. Que stress!!!

 

:briga:

Link to comment
Share on other sites

O modelo escondeu a sua carta para o final. Cheque-mate em todo mundo. Profissionais, leigos e amadores.

 

Mesmo assim permanecem as chances de neve para as regiões acima dos 1400m-1500m.

 

Desculpa Caio, mas não vejo nenhum cheque-mate. Desde sexta-feira estamos falando em exagero e que a massa não seria nada acima do que fora registrado em tempos recentes. Todo mundo se concentra no americano, mas ignora que o eruopeu é o mais confiável na persistência e na persistência o máximo que ele chegou a indicar foi -2 em 850 hPa, o que francamente não é nada fora de ordem.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.