Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Maio de 2007


Recommended Posts

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Para SP, ainda há muitas dúvidas. Os modelos do inpe bombam com o próximo evento de frio, enquanto o GFS não indica muita coisa e o europeu dá uma solução intermediária. Não há um consenso ainda.

 

Eu ainda tenho uma pulga atrás da orelha. Mas mesmo o cenário do GFS é interessante o bastante para afirmar que o reforço de ar frio será intenso.

Link to comment
Share on other sites

Para SP, ainda há muitas dúvidas. Os modelos do inpe bombam com o próximo evento de frio, enquanto o GFS não indica muita coisa e o europeu dá uma solução intermediária. Não há um consenso ainda.

 

Eu ainda tenho uma pulga atrás da orelha. Mas mesmo o cenário do GFS é interessante o bastante para afirmar que o reforço de ar frio será intenso.

Para o sul, realmente é interessante Caio. Para o estado de SP, apenas o INPE demonstra que algo diferente pode chegar. Não que o cenário indicado pelo GFS ou europeu seja ruim, mas apontam até agora no máximo um frio um pouco menor do que estamos passando agora.

Já os globais do inpe querem devastar a agricultura do estado, hehe

Link to comment
Share on other sites

Os modelos estão prevendo mínima de 2 graus para Belo Horizonte para o início de junho - ai ai ai, cada uma, até parece...

 

Outra coisa, sem querer ser chato: esta neve que caiu em São Joaquim foi muito fraquinha, mesmo para os padrões de neve no sul do Brasil, e como a mídia aproveita...

 

Até a neve de 1 minuto em Ausentes virou destaque do jornal de hoje.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo,

 

Realmente! Mas o que dizer do GFS e outros modelos que não captaram a onda? Quero dizer, quão confiável é o acoplado do INPE? É isso que me pergunto. Sem dúvida, caso ocorra, a situação trará inúmeros transtornos. Para cá se prevê mínima inferior a zero grau, Que eu saiba nem em 2000 isso ocorreu! Para Cascavel dá neve há 4 rodadas seguidas! Com os valores descritos, permanece a chance em pontos isolados do Norte do Paraná com base no modelo do INPE. No GFS não se vê nada para cá no 0-180h;

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo,

 

Realmente! Mas o que dizer do GFS e outros modelos que não captaram a onda? Quero dizer, quão confiável é o acoplado do INPE? É isso que me pergunto. Sem dúvida, caso ocorra, a situação trará inúmeros transtornos. Para cá se prevê mínima inferior a zero grau, Que eu saiba nem em 2000 isso ocorreu! Para Cascavel dá neve há 4 rodadas seguidas! Com os valores descritos, permanece a chance em pontos isolados do Norte do Paraná com base no modelo do INPE. No GFS não se vê nada para cá no 0-180h;

 

OLHA-SE O CONTEXTO, NÃO APENAS OS NÚMEROS. CADA ONDA DE FRIO É UM CASO PARTICULAR. PODES NUMA TER UM FRIO EXAGERADO NUM CANTO E NÃO NO OUTRO. OS MODELOS ESTÃO INDO NA DIREÇÃO DO INPE.

 

JÁ ESTOU AVISANDO NAS RÁDIOS E A DEFESA CIVIL DE SC. PREFERÍVEL EU PAGAR ÔNUS DO ERRO QUE FICAR ESPERANDO 12/24 HORAS PARA LANÇAR O AVISO. S.JOAQUIM PODE TER UMA NEVASCA DAQUI A 72/96 HORAS, E NÃO DÁ PARA FICAR AGUARDANDO. TEM MUITOS PRODUTORES COM TELAS MONTADAS E OUTRAS MEDIDAS QUE PRECISAM DE TEMPO.

 

SE ERRAR, QUEM PAGA O MICO SOU EU, SE ACERTAR, MUITOS DEIXARAM DE PERDER MUITOS$$$.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo,

 

Realmente! Mas o que dizer do GFS e outros modelos que não captaram a onda? Quero dizer, quão confiável é o acoplado do INPE? É isso que me pergunto. Sem dúvida, caso ocorra, a situação trará inúmeros transtornos. Para cá se prevê mínima inferior a zero grau, Que eu saiba nem em 2000 isso ocorreu! Para Cascavel dá neve há 4 rodadas seguidas! Com os valores descritos, permanece a chance em pontos isolados do Norte do Paraná com base no modelo do INPE. No GFS não se vê nada para cá no 0-180h;

 

OLHA-SE O CONTEXTO, NÃO APENAS OS NÚMEROS. CADA ONDA DE FRIO É UM CASO PARTICULAR. PODES NUMA TER UM FRIO EXAGERADO NUM CANTO E NÃO NO OUTRO. OS MODELOS ESTÃO INDO NA DIREÇÃO DO INPE.

 

JÁ ESTOU AVISANDO NAS RÁDIOS E A DEFESA CIVIL DE SC. PREFERÍVEL EU PAGAR ÔNUS DO ERRO QUE FICAR ESPERANDO 12/24 HORAS PARA LANÇAR O AVISO. S.JOAQUIM PODE TER UMA NEVASCA DAQUI A 72/96 HORAS, E NÃO DÁ PARA FICAR AGUARDANDO. TEM MUITOS PRODUTORES COM TELAS MONTADAS E OUTRAS MEDIDAS QUE PRECISAM DE TEMPO.

 

SE ERRAR, QUEM PAGA O MICO SOU EU, SE ACERTAR, MUITOS DEIXARAM DE PERDER MUITOS$$$.

 

Sim, Ronaldo, eu olho o contexto! O GFS não dá mais do que 9ºC para Maringá na última rodada. Parece estar alheio às previsões do acoplado e de outros modelos. Por ele, simplesmente não parece que esfriará! Mesmo com aquela enorme alta entrando e o ciclone em oceano! Na verdade, penso que isso é outro episódio da "dança dos modelos", pois ele já mostrou frio para cá. Só estava perguntando a respeito da tendência. Por quê o GFS é tão instável!? Esta é a pergunta que todos gostariam de saber!

 

A tua atitude está certa, sem dúvida. Infelizmente se não alertarmos com prazo maior, as pessoas não ouvem ou ouvem tarde. Lembro-me em 2000, alertastes com bastante antecedência! Bom para os bazianos, ótimo para aqueles que cuidam da população carente e de evitar danos!

 

Só espero que não cause problemas à agricultura. Problemas tão graves...

Link to comment
Share on other sites

Albieri, acompanha o mercado de café... eh o que melhor vai te dizer se a massa chega arrasando a agricultura de Sao paulo.

 

O CAFÉ VAI DISPARAR DENTRO DE 24/48 HORAS.

 

ROnaldo, segunda feira eh feriado em Nova Iorque e Londres. O mercado de café é extremamente meteorologico. Agora imagina voce que a Merril Lynch, A Goldman Sachs, o JPMorgan e mais 50 bancos tem areas de meteorologia que ficam olhando isso o dia inteiro.

Olhando issso, acho que estaria a maior pressao no mercado se tivesse alguma chance de geada forte na semana que vem, que ameace o café. A nao ser que os caras nao olhem o INPE....

Nao é uma disconfiança em relaçao a sua opiniao, quero dizer que há opiniões contrarias no mercado com gente graúda tambem...

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo,

 

Realmente! Mas o que dizer do GFS e outros modelos que não captaram a onda? Quero dizer, quão confiável é o acoplado do INPE? É isso que me pergunto. Sem dúvida, caso ocorra, a situação trará inúmeros transtornos. Para cá se prevê mínima inferior a zero grau, Que eu saiba nem em 2000 isso ocorreu! Para Cascavel dá neve há 4 rodadas seguidas! Com os valores descritos, permanece a chance em pontos isolados do Norte do Paraná com base no modelo do INPE. No GFS não se vê nada para cá no 0-180h;

 

OLHA-SE O CONTEXTO, NÃO APENAS OS NÚMEROS. CADA ONDA DE FRIO É UM CASO PARTICULAR. PODES NUMA TER UM FRIO EXAGERADO NUM CANTO E NÃO NO OUTRO. OS MODELOS ESTÃO INDO NA DIREÇÃO DO INPE.

 

JÁ ESTOU AVISANDO NAS RÁDIOS E A DEFESA CIVIL DE SC. PREFERÍVEL EU PAGAR ÔNUS DO ERRO QUE FICAR ESPERANDO 12/24 HORAS PARA LANÇAR O AVISO. S.JOAQUIM PODE TER UMA NEVASCA DAQUI A 72/96 HORAS, E NÃO DÁ PARA FICAR AGUARDANDO. TEM MUITOS PRODUTORES COM TELAS MONTADAS E OUTRAS MEDIDAS QUE PRECISAM DE TEMPO.

 

SE ERRAR, QUEM PAGA O MICO SOU EU, SE ACERTAR, MUITOS DEIXARAM DE PERDER MUITOS$$$.

 

Sim, Ronaldo, eu olho o contexto! O GFS não dá mais do que 9ºC para Maringá na última rodada. Parece estar alheio às previsões do acoplado e de outros modelos. Por ele, simplesmente não parece que esfriará! Mesmo com aquela enorme alta entrando e o ciclone em oceano! Na verdade, penso que isso é outro episódio da "dança dos modelos", pois ele já mostrou frio para cá. Só estava perguntando a respeito da tendência. Por quê o GFS é tão instável!? Esta é a pergunta que todos gostariam de saber!

 

A tua atitude está certa, sem dúvida. Infelizmente se não alertarmos com prazo maior, as pessoas não ouvem ou ouvem tarde. Lembro-me em 2000, alertastes com bastante antecedência! Bom para os bazianos, ótimo para aqueles que cuidam da população carente e de evitar danos!

 

Só espero que não cause problemas à agricultura. Problemas tão graves...

 

Acredito, sendo leigo, no seguinte:

 

- A massa polar atual está ainda atuando. Não houve um vazio entre um sistema polar e outro, não permitindo, dessa forma, uma criação de bloqueio. Pois, muitas vezes o próprio sistema se modifica à medida que sobe, recebendo ar quente do Paraguai e, tornando-se, muitas vezes, tropical.

- Isso não ocorre neste momento. Temos a saída de um ar polar e o ingresso de outro. "corredor polar" é uma expressão interessante. Não houve "tempo" de harver um vácuo com ausência de ar frio. O que permite um aquecimento rápido. Muitas vezes elevando a temperatura até 25 graus ou mais.

- Logo. Acredito que a quase certeza da metsul e Climaterra, com relação a um reforço de ar frio, é quase 80%. Quanto à intensidade e se vai ser históricõ ou não o evento, veremos logo logo.

Link to comment
Share on other sites

O INPE acoplado está mantendo suas previsões! e só faltam mais 3 dias! Para TODO O NOROESTE GAÚCHO ele indica neve em 3 dias da próxima semana, e não são "traços" é neve mesmo! Olhem lá....

 

http://www.cptec.inpe.br/cgi-bin/prevnum/modelo_gl_acoplado/metgram_gl_acop.cgi?estado=RS&campo=05326W2735S&data=1&bot.x=38&bot.y=10

 

Será que vai dessa vez??

Link to comment
Share on other sites

O INPE acoplado está mantendo suas previsões! e só faltam mais 3 dias! Para TODO O NOROESTE GAÚCHO ele indica neve em 3 dias da próxima semana, e não são "traços" é neve mesmo! Olhem lá....

 

http://www.cptec.inpe.br/cgi-bin/prevnum/modelo_gl_acoplado/metgram_gl_acop.cgi?estado=RS&campo=05326W2735S&data=1&bot.x=38&bot.y=10

 

Será que vai dessa vez??

Tche, não sei se o acoplado é tão bom pra tão curto prazo... mas sabe-se lá, hein?!

Link to comment
Share on other sites

O INPE acoplado está mantendo suas previsões! e só faltam mais 3 dias! Para TODO O NOROESTE GAÚCHO ele indica neve em 3 dias da próxima semana, e não são "traços" é neve mesmo! Olhem lá....

 

http://www.cptec.inpe.br/cgi-bin/prevnum/modelo_gl_acoplado/metgram_gl_acop.cgi?estado=RS&campo=05326W2735S&data=1&bot.x=38&bot.y=10

 

Será que vai dessa vez??

Tche, não sei se o acoplado é tão bom pra tão curto prazo... mas sabe-se lá, hein?!

 

Está, de fato, se tornando preocupante a saída do acoplado. Dá neve em todo o oeste do Paraná, incluindo a região de Maringá, com temperaturas abaixo de zero no estado inteiro! Até FOZ DO IGUAÇU tem previsão de neve no modelo, o que só ocorreu em toda a história meteorológica na famigerada onda de frio de JULHO de 1975!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

não confiem tanto no Acoplado do INPE. Ele prevê mínima inferior a 0º para Belo Horizonte (lat: 20º S) com essa nova onda de frio

 

[ meteograma ]

 

De qquer forma eu acredito que essa alta seja bem intensa.

 

Repare que na umidade. Ela explica o erro.

Link to comment
Share on other sites

É interessante notar que este modelo acoplado aposta numa secura intensa para esta alta. Olhem o mapa de UR a 850 hPa.

 

umrl850samr200705250020mt5.th.png

 

Resta-nos saber se isso é um "chilique" de modelo ou de fato um quadro aceitável.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A saída é um erro. Soma-se isso a wishcasting e temos maluquices no ar! hehehe

 

O GFS aponta um bom frio na semana que vem, bem forte também, mas nada de tão extraordinário ou histórico. Ao menos é o que vejo para Porto Alegre. Considerando o mês de maio, quem sabe.

 

O erro já se repete a 4 ou 5 dias... some-se a isso:

 

TO THE EAST OF THIS RIDGE OVER THE SOUTH ATLANTIC SHORTWAVE

ENERGY LIFTING NORTHWARD WILL AMPLIFY THE UPPER TROUGH AS IT

SHIFTS SLOWLY NORTHWARD UP THE COAST OF ARGENTINA AND TOWARDS

EXTREME SOUTHERN BRASIL. LOWERING HEIGHTS AND THICKNESSES WILL

BRING ANOTHER SIGNIFICANT COLD SURGE INTO THE REGION. IN SPITE OF

STRONG ONSHORE FLOW INTO THE COAST OF ARGENTINA... DUE TO A

GENERAL LACK OF MOISTURE.. ONLY VERY LIGHT PRECIPITATION IS

EXPECTED. TEMPERATURES WILL BE COLD ENOUGH BY DAY3 OVER THE

HIGHER ELEVATIONS INLAND TO PRODUCE SOME LIGHT SNOW OVER THE

EASTERN SLOPES OF THE ANDES OVER CUYO. THESE SNOWS WILL SPREAD

NORTHWARD INTO THE HIGHER ELEVATIONS OF NORTHWEST ARGENTINA ON

DAYS 4 AND 5.

 

Um modelo não deve ter este tipo de comportamento. Sem dúvida está exagerado, mas quanto?

Link to comment
Share on other sites

Comparando as rodadas para 00Z 29/05/2007:

 

GFS/NOAA: anticiclone polar continental com potencial de 1028 hPa sobre o sul da Argentina e ciclone extra-tropical em oceano com centro em 992 hPa entre 35-45S e 30-40W.

 

ECMWF: anticiclone polar continental com potencial de 1030 hPa sobre o sul da Argentina e ciclone extra-tropical em oceano com centro em ~995/1000 hPa entre 30-40W e 30-40S.

 

Acoplado: anticiclone polar continental com potencial de 1035 hPa sobre o sul da Argentina e ciclone extra-tropical em oceano com centro em 998 hPa entre 30-40W e 35-40S.

 

Nem tanto pelo potencial, mas pela secura da alta prevista pelo Acoplado é que devemos ter cautela. Ele supõe valores excepcionalmente baixos de umidade... sem dúvida isso traria um frio muito intenso, mas não raro este modelo sofre destas oscilações. Ele deve se tornar mais confiável daqui a uns dois dias.

Link to comment
Share on other sites

Para SP, ainda há muitas dúvidas. Os modelos do inpe bombam com o próximo evento de frio, enquanto o GFS não indica muita coisa e o europeu dá uma solução intermediária. Não há um consenso ainda.

Saída das 12z do GFS manteve a tendência ao indicar frio "normal" para SP. Como o GFS parece não estar muito confiável, aguardemos a saída dos outros modelos.

Link to comment
Share on other sites

A tendência do tempo em São Joaquim para semana que vem, pelo site da Climaterra, está incrível, vejam o texto:

 

"NA SEGUNDA-FEIRA; SOL E NUVENS A PERÍODOS DE NUBLADO, PEQUENA CHANCE DE NEVE NO FIM DA NOITE NA REGIÃO DE S.JOAQUIM. TERÇA-FEIRA E QUARTA-FEIRA; ALTERNA ENTRE NUBLADO A PERÍODOS DE SOL E ALGUMAS NUVENS. CHANCE DE NEVE NA REGIÃO DE S.JOAQUIM, PODE SER INTENSA. REMOTA CHANCE DE NEVE NA REGIÃO DE LAGES, FRAIBURGO E PONTE SERRADA. INTENSA ONDA DE FRIO, TALVEZ A MAIS FORTE DAS ÚLTIMAS DÉCADAS EM MAIO, COMEÇARÁ A ATUAR EM TODO O CENTRO-SUL DO BRASIL NO DECORRER DA SEMANA. A PRÓXIMA SEMANA SERÁ EXTREMAMENTE FRIA EM SC COM POSSÍVEL QUEBRA DE RECORDE DE MÍNIMAS ABSOLUTAS DE MAIO. GEADA AMPLA EM SC NA QUARTA E QUINTA-FEIRA QUE PODERÁ TRAZER PREJUÍZOS, ESPECIALMENTE AOS BANANICULTURES, INCLUSIVE DO NORTE DE SC. O FRIO PODERÁ IR ATÉ O DIA 8/10 DE JUNHO. É POSSÍVEL TER SENSAÇÃO TÉRMICA INFERIOR A -20/-25ºC NA REGIÃO DE S.JOAQUIM NA TERÇA E QUARTA-FEIRA E ENTRE -5/-15ºC NA MAIOR PARTE DO INTERIOR DE SC. "

Link to comment
Share on other sites

Gente,

 

O modelo Global de 15 dias está prevendo 8 dias seguidos em Belo Horizonte com mínima abaixo de 10 graus e máxima abaixo de 20 graus.

 

Isto não existe. Máximas abaixo de 20 graus por aqui são muito raras, por mais frio que possa fazer de manhã, a baixa latitude faz esquentar rapidinho. E, como o clima é seco, não temos tardes "fechadas" como em Sampa, por exemplo.

 

Deve ter entrado um vírus no servidores deles...

Link to comment
Share on other sites

A tendência do tempo em São Joaquim para semana que vem, pelo site da Climaterra, está incrível, vejam o texto:

 

"NA SEGUNDA-FEIRA; SOL E NUVENS A PERÍODOS DE NUBLADO, PEQUENA CHANCE DE NEVE NO FIM DA NOITE NA REGIÃO DE S.JOAQUIM. TERÇA-FEIRA E QUARTA-FEIRA; ALTERNA ENTRE NUBLADO A PERÍODOS DE SOL E ALGUMAS NUVENS. CHANCE DE NEVE NA REGIÃO DE S.JOAQUIM, PODE SER INTENSA. REMOTA CHANCE DE NEVE NA REGIÃO DE LAGES, FRAIBURGO E PONTE SERRADA. INTENSA ONDA DE FRIO, TALVEZ A MAIS FORTE DAS ÚLTIMAS DÉCADAS EM MAIO, COMEÇARÁ A ATUAR EM TODO O CENTRO-SUL DO BRASIL NO DECORRER DA SEMANA. A PRÓXIMA SEMANA SERÁ EXTREMAMENTE FRIA EM SC COM POSSÍVEL QUEBRA DE RECORDE DE MÍNIMAS ABSOLUTAS DE MAIO. GEADA AMPLA EM SC NA QUARTA E QUINTA-FEIRA QUE PODERÁ TRAZER PREJUÍZOS, ESPECIALMENTE AOS BANANICULTURES, INCLUSIVE DO NORTE DE SC. O FRIO PODERÁ IR ATÉ O DIA 8/10 DE JUNHO. É POSSÍVEL TER SENSAÇÃO TÉRMICA INFERIOR A -20/-25ºC NA REGIÃO DE S.JOAQUIM NA TERÇA E QUARTA-FEIRA E ENTRE -5/-15ºC NA MAIOR PARTE DO INTERIOR DE SC. "

 

 

Considero esse aviso do Ronaldo uma aula de civilismo! Embora eu acredite que o INPE, os globais em geral e o ETA venham a recuar um pouco (e acho que o Ronaldo também acredita), acho que o GFS está subestimando também um pouco esta ar frio. Entretanto, se der o que as últimas saídas destes modelos estão dando, realmente a coisa pode ficar feia para a agricultura.

Na dúvida, o Ronaldo faz o alerta, para que medidas de proteção possam ser tomadas. Este alerta implica em riscos, mas que ele está disposto a correr para que os outros não sejam prejudicaddos. Aliás, nosso amigo Ronaldo costuma basear sempre suas decisões sobre avisos meteorológicos pelo melhor para a coletividade e não para ele!

 

Graaaande Ronaldo!

Link to comment
Share on other sites

A tendência do tempo em São Joaquim para semana que vem, pelo site da Climaterra, está incrível, vejam o texto:

 

"NA SEGUNDA-FEIRA; SOL E NUVENS A PERÍODOS DE NUBLADO, PEQUENA CHANCE DE NEVE NO FIM DA NOITE NA REGIÃO DE S.JOAQUIM. TERÇA-FEIRA E QUARTA-FEIRA; ALTERNA ENTRE NUBLADO A PERÍODOS DE SOL E ALGUMAS NUVENS. CHANCE DE NEVE NA REGIÃO DE S.JOAQUIM, PODE SER INTENSA. REMOTA CHANCE DE NEVE NA REGIÃO DE LAGES, FRAIBURGO E PONTE SERRADA. INTENSA ONDA DE FRIO, TALVEZ A MAIS FORTE DAS ÚLTIMAS DÉCADAS EM MAIO, COMEÇARÁ A ATUAR EM TODO O CENTRO-SUL DO BRASIL NO DECORRER DA SEMANA. A PRÓXIMA SEMANA SERÁ EXTREMAMENTE FRIA EM SC COM POSSÍVEL QUEBRA DE RECORDE DE MÍNIMAS ABSOLUTAS DE MAIO. GEADA AMPLA EM SC NA QUARTA E QUINTA-FEIRA QUE PODERÁ TRAZER PREJUÍZOS, ESPECIALMENTE AOS BANANICULTURES, INCLUSIVE DO NORTE DE SC. O FRIO PODERÁ IR ATÉ O DIA 8/10 DE JUNHO. É POSSÍVEL TER SENSAÇÃO TÉRMICA INFERIOR A -20/-25ºC NA REGIÃO DE S.JOAQUIM NA TERÇA E QUARTA-FEIRA E ENTRE -5/-15ºC NA MAIOR PARTE DO INTERIOR DE SC. "

 

 

Considero esse aviso do Ronaldo uma aula de civilismo! Embora eu acredite que o INPE, os globais em geral e o ETA venham a recuar um pouco (e acho que o Ronaldo também acredita), acho que o GFS está subestimando também um pouco esta ar frio. Entretanto, se der o que as últimas saídas destes modelos estão dando, realmente a coisa pode ficar feia para a agricultura.

Na dúvida, o Ronaldo faz o alerta, para que medidas de proteção possam ser tomadas. Este alerta implica em riscos, mas que ele está disposto a correr para que os outros não sejam prejudicaddos. Aliás, nosso amigo Ronaldo costuma basear sempre suas decisões sobre avisos meteorológicos pelo melhor para a coletividade e não para ele!

 

Graaaande Ronaldo!

 

O Ronaldo espera uma grande onda de frio com bastante neve. Confio no trabalho profissional e amador de muitas pessoas do fórum (e ele certamente é um deles), e realmente espero que isso aconteça, embora historicamente seja um tanto quanto raro.

 

 

Repetindo o Zé Vicente... Graaaande Ronaldo!

Link to comment
Share on other sites

A tendência do tempo em São Joaquim para semana que vem, pelo site da Climaterra, está incrível, vejam o texto:

 

"NA SEGUNDA-FEIRA; SOL E NUVENS A PERÍODOS DE NUBLADO, PEQUENA CHANCE DE NEVE NO FIM DA NOITE NA REGIÃO DE S.JOAQUIM. TERÇA-FEIRA E QUARTA-FEIRA; ALTERNA ENTRE NUBLADO A PERÍODOS DE SOL E ALGUMAS NUVENS. CHANCE DE NEVE NA REGIÃO DE S.JOAQUIM, PODE SER INTENSA. REMOTA CHANCE DE NEVE NA REGIÃO DE LAGES, FRAIBURGO E PONTE SERRADA. INTENSA ONDA DE FRIO, TALVEZ A MAIS FORTE DAS ÚLTIMAS DÉCADAS EM MAIO, COMEÇARÁ A ATUAR EM TODO O CENTRO-SUL DO BRASIL NO DECORRER DA SEMANA. A PRÓXIMA SEMANA SERÁ EXTREMAMENTE FRIA EM SC COM POSSÍVEL QUEBRA DE RECORDE DE MÍNIMAS ABSOLUTAS DE MAIO. GEADA AMPLA EM SC NA QUARTA E QUINTA-FEIRA QUE PODERÁ TRAZER PREJUÍZOS, ESPECIALMENTE AOS BANANICULTURES, INCLUSIVE DO NORTE DE SC. O FRIO PODERÁ IR ATÉ O DIA 8/10 DE JUNHO. É POSSÍVEL TER SENSAÇÃO TÉRMICA INFERIOR A -20/-25ºC NA REGIÃO DE S.JOAQUIM NA TERÇA E QUARTA-FEIRA E ENTRE -5/-15ºC NA MAIOR PARTE DO INTERIOR DE SC. "

 

Este aviso do Ronaldo é o mais contundente que eu leio desde julho de 2000. São sete anos sem ver uma previsão desse porte. Com palavras precisas indicando o monstro de frio que vem pela frente. Estou perplexo diante de tal previsão. Lembro me muito bem dos velhos tempos de pwa (lembra Ronaldo?) dando neve pra quinta - sexta e sábado em São Joaquim e a massa era tão forte que ela adiantou dois dias e o Ronaldo colocou neve para terça - quarta e quinta daquela memorável semana que veio a se confirmar.

 

Estamos de ollho!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, o frio em altura que está no centro da argentina avançando para o norte é muito potente!!!

 

A rodada do GFS saiu muito boa.

 

Se ele chegar a uma conclusão boa quanto a baixa no oceano, é correr para abraço e vivenciar mais mini julho de 2000

 

Pela tendência apresentada pelo Ronaldo hoje, acho que seria é um evento tipo 60/70% do que foi o evento de Julho/2000, hehehehe ! :D

 

Sei lá, sejamos otimistas =D

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.