Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Previsão - Maio de 2007


Recommended Posts

Vamos torcer por uma neve muito bonita, como não vemos desde 1990! Quem sabe ?

 

Quanto a questão se é possível nevar 3 dias em São Joaquim ? Em agosto de 1978 foram quatro dias seguidos com queda de neve. Em julho de 1990, foram 6 dias, 4 consecutivos em Cambará do Sul, 3 em Vacaria e 2 em São Joaquim.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Vamos torcer por uma neve muito bonita, como não vemos desde 1990! Quem sabe ?

 

Quanto a questão se é possível nevar 3 dias em São Joaquim ? Em agosto de 1978 foram quatro dias seguidos com queda de neve. Em julho de 1990, foram 6 dias, 4 consecutivos em Cambará do Sul, 3 em Vacaria e 2 em São Joaquim.

Será que existe condições para uma nevada "a la 90"? Não seria otimismo demais?
Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z: Muito interessante pra neve a partir de hoje à noite e principalmente na terça e quarta-feira.

 

Mbar 12Z: Também é bom para a neve até mesmo na madrugada de quinta-feira!!

 

Será que São Joaquim poderia registrar uns 3 dias com neve??

 

Eu vi previsão de chuva pra SJ até na sexta-feira!!! Seria um sonho eu ver neve lá esse fds!

 

Tá vindo para cá??

 

Yes! Sexta-feira estarei em terras sulistas.. hehehe

 

Vou passar uns dias em Curitiba, e de lá sigo para SC e RS. Lógico que na menor chance de neve, já estarei com o pé na estrada rumo a SJ 8) ! Aliás vou passar o mes de junho inteiro aí, entao se nao ver neve seria azar d++.. hahaha!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Yes! Sexta-feira estarei em terras sulitas.. hehehe

 

Vou passar uns dias em Curitiba, e de lá sigo para SC e RS. Lógico que na menor chance de neve, já estarei com o pé na estrada rumo a SJ 8) ! Aliás vou passar o mes de junho inteiro aí, entao se nao ver neve seria azar d++.. hahaha!

 

quando estará em ctba? vê se avisa e fazemos um mini encontro...

 

vc vem de carro?

 

abçs

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

quando estará em ctba? vê se avisa e fazemos um mini encontro...

 

vc vem de carro?

 

abçs

 

Sexta agora chego aí André! Mas vou de avião.. com certeza seria ótimo um mini encontro baziano.... aliás vcs precisam me dar uns toques sobre frio em terras curitibanas.. heheeh!

 

To acompanhando as previsões, esse fds já tem previsao de muita chuva sábado, e no domingo as mínimas voltando a cair muito em Curitiba, por volta de 3°C.... isso significaria geada novamente :o

Link to comment
Share on other sites

Por favor 90 não!!!!!!

o que é isso, conspiração? hehehehe

 

Bem em 28 de maio de 90, eu nasci... devia estar frio.. shuahsauhsahassa

E agora 17 anos depois uma onda de frio parecida??

 

Não! tomara que não (seria sorte ou azar?)! hehehehehe

ashasuhsauhaushas

 

Pois eh. Agora em TM, temos 8,9°c e umidade de 62%, céu limpo, e com pouco vento...

Link to comment
Share on other sites

Os institutos diminuiram o frio.

A previsão feita pela Central RBS coloca 18 graus amanhã em Porto Alegre. Será?

Gostaria de saber da Metsul, pois havia uma possibilidade de batermos o recorde de menor temperatura máxima dos últimos anos em maio.

Acredito que está enfraquecendo o frio.

Por isso que acho que devemos sempre ter cautela. Nada pode ser "bombástico". Sempre há alterações de última hora.

Link to comment
Share on other sites

Os institutos diminuiram o frio.

A previsão feita pela Central RBS coloca 18 graus amanhã em Porto Alegre. Será?

Gostaria de saber da Metsul, pois havia uma possibilidade de batermos o recorde de menor temperatura máxima dos últimos anos em maio.

Acredito que está enfraquecendo o frio.

Por isso que acho que devemos sempre ter cautela. Nada pode ser "bombástico". Sempre há alterações de última hora.

 

Cara a saída da 12Z do GFS tá colocando 39 horas de frio abaixo de zero em 850 hpa para a Região de POA, com valores entre -2oC e -4oC por 6 horas. Para fim de maio, isso é frio pra ca.. O GFS é o mais pessimista... Não vi a 18Z ainda, mas a confiabilidade das 12Z é bem superior.

 

Tem muito instituto que não está prevendo muito frio por causa das previsões automaticas, que se baseiam em um único modelo e estão mal calibradas (lembra do -6oC para Ctba semana passada?). A Climatempo, por exemplo, prevê neve na previsão com análise dos meteorologistas, mas não nas automáticas para as Cidades.

Não acho que haverá nada de bombástico, mas acredito que pode haver acumulação a la setembro do ano passado ou até a la setembro de 2002 nos Aparados e na Região de SJ. Para Maio está ótimo!

Link to comment
Share on other sites

Os institutos diminuiram o frio.

A previsão feita pela Central RBS coloca 18 graus amanhã em Porto Alegre. Será?

Gostaria de saber da Metsul, pois havia uma possibilidade de batermos o recorde de menor temperatura máxima dos últimos anos em maio.

Acredito que está enfraquecendo o frio.

Por isso que acho que devemos sempre ter cautela. Nada pode ser "bombástico". Sempre há alterações de última hora.

 

Cara a saída da 12Z do GFS tá colocando 39 horas de frio abaixo de zero em 850 hpa para a Região de POA, com valores entre -2oC e -4oC por 6 horas. Para fim de maio, isso é frio pra ca.. O GFS é o mais pessimista... Não vi a 18Z ainda, mas a confiabilidade das 12Z é bem superior.

 

Tem muito instituto que não está prevendo muito frio por causa das previsões automaticas, que se baseiam em um único modelo e estão mal calibradas (lembra do -6oC para Ctba semana passada?). A Climatempo, por exemplo, prevê neve na previsão com análise dos meteorologistas, mas não nas automáticas para as Cidades.

Não acho que haverá nada de bombástico, mas acredito que pode haver acumulação a la setembro do ano passado ou até a la setembro de 2002 nos Aparados e na Região de SJ. Para Maio está ótimo!

 

Zé. Concordo contigo. Acho que para maio está excepcional!!!

É que sempre estou chuleando um extremo. Porém, os modelos se diferem por serem alimentados a todo o instante. Qualquer alteração existente na atmosfera já dá outra previsão.

Mas, evoluiu bastante.

Acho que teremos um frio razoável aqui em Porto Alegre(que aliás não é de frio). Meu termômetro que está localizado a cerca de 3m de altura em relação ao solo daqui marca neste momento 8.00 graus.

Provavelmente, amanhã de manhã deverá chegar aos 4 ou até 3.

Link to comment
Share on other sites

Os institutos diminuiram o frio.

A previsão feita pela Central RBS coloca 18 graus amanhã em Porto Alegre. Será?

Gostaria de saber da Metsul, pois havia uma possibilidade de batermos o recorde de menor temperatura máxima dos últimos anos em maio.

Acredito que está enfraquecendo o frio.

Por isso que acho que devemos sempre ter cautela. Nada pode ser "bombástico". Sempre há alterações de última hora.

 

A máxima em POA nesta terça fica entre 11 e 13 na cidade de Porto Alegre. Foi o que informamos agora à noite na tevê no Ulbra Notícias, onde fazemos a previsão diária (Canal 21 da NET). Estava na redação na hora da previsão do news da RBS e dei uma gargalhada quando vi máxima de 18 para Porto Alegre. Corri para o estúdio para comentar com o Paulo Borges e a Maria do Carmo. Sobre os institutos terem diminuído o frio, acrescento uma vírgula. Eis nossa previsão a ser publicada nos jornais NH, VS e Diário de Canoas nesta quarta e que foi fechada agora no final da tarde.

 

JORNAL NH/VS - NOVA VERSÃO

 

PREVISAO PARA 29/05/2007

 

TEXTO DA ESQUERDA

 

TÍTULO: Amanhecer gelado

 

O amanhecer desta terça-feira será um dos mais frios já registrados nas últimas décadas no mês de maio na região. As mínimas devem ficar entre 2ºC e 4ºC nas áreas urbanas e de 0ºC e 2ºC na zona rural, onde haverá formação de geada. Até mesmo mínimas negativas podem ocorrer em alguns pontos. O frio continua à tarde e volta a aumentar à noite.

 

Vale dos Sinos

Mínima: 00 Máxima: 13

 

Porto Alegre

Mínima: 02 Máxima: 12

 

Vale do Paranhana

Mínima: 01 Máxima: 12

 

Vale do Caí

Mínima: 00 Máxima: 13

 

Serra

Mínima: -01 (um negativo) Máxima: 07

 

Aparados da Serra

Mínima: - 02 (dois negativos) Máxima: 05

 

 

INFOGRAFIA DA DIREITA – NH/SL TRÊS DIAS

 

HOJE

Figura: Sol e nuvens

Máx: 13

Mín: 02

Texto: Gelado à noite

 

AMANHÃ

Figura: Sol e chuva

Máx: 16

Mín: 06

Texto: Mais nuvens no céu

 

QUINTA

Figura: Sol e nuvens

Máx: 20

Mín: 07

Texto: Sol e frio diminui

 

 

TEXTO BAIXO DO GRÁFICO DE TRÊS DIAS

 

TÍTULO: Tarde de frio

 

O dia começa com céu limpo e geada na região, mas a nebulosidade aumenta no decorrer da terça a ponto de até instabilidade não ser descartada mais para o final do período. Pode nevar na Serra. Com mais nuvens, a tarde de hoje será muito fria para a época.

 

SOL E FASES DA LUA

 

CONSULTAR TABELA DISPONÍVEL NA REDAÇÃO

Link to comment
Share on other sites

Os institutos diminuiram o frio.

A previsão feita pela Central RBS coloca 18 graus amanhã em Porto Alegre. Será?

Gostaria de saber da Metsul, pois havia uma possibilidade de batermos o recorde de menor temperatura máxima dos últimos anos em maio.

Acredito que está enfraquecendo o frio.

Por isso que acho que devemos sempre ter cautela. Nada pode ser "bombástico". Sempre há alterações de última hora.

 

A máxima em POA nesta terça fica entre 11 e 13 na cidade de Porto Alegre. Foi o que informamos agora à noite na tevê no Ulbra Notícias, onde fazemos a previsão diária (Canal 21 da NET). Estava na redação na hora da previsão do news da RBS e dei uma gargalhada quando vi máxima de 18 para Porto Alegre. Corri para o estúdio para comentar com o Paulo Borges e a Maria do Carmo.

 

Grato Alexandre. Eu estava entediado com 18 graus. Com essa temperatura a gente toma banho de cacimba lá em Bagé.

Vou procurar assistir aos noticiários da Ulbra. A gente fica preso ao rotineiro e não olha para o lado. É como o Jornal Nacional: a gente acaba assistindo nem sabe o porquê.

Link to comment
Share on other sites

 

quando estará em ctba? vê se avisa e fazemos um mini encontro...

 

vc vem de carro?

 

abçs

 

Sexta agora chego aí André! Mas vou de avião.. com certeza seria ótimo um mini encontro baziano.... aliás vcs precisam me dar uns toques sobre frio em terras curitibanas.. heheeh!

 

To acompanhando as previsões, esse fds já tem previsao de muita chuva sábado, e no domingo as mínimas voltando a cair muito em Curitiba, por volta de 3°C.... isso significaria geada novamente :o

 

Uma mínima de 3ºC já é suficiente para ocorrer geadas, mas depende de condições de umidade, se não haverá nevoeiro em excesso ou núvens baixas, se o ponto de orvalho não estiver muito baixo (abaixo da mínima efetivamente registrada) etc...

Por exemplo, neste mês de maio, no dia 09 eu tive mínima de 3,5C SEM geada. Em compensação, nesta última sexta, eu tive idênticos 3,5C COM geada.

Mas aqui em Curitiba, eu tenho notado quando a mínima é superior a 2ºC a geada é sempre bem fraquinha. Estou bem descepcionado com a pouca intensidade do frio!

Link to comment
Share on other sites

Essa deve ser a noite apenas do frio intenso.

 

Aamanhã, pelo MBAR, deve ser a noite da neve.

 

 

Tá dando cobertura de 100% de nuvens baixas por mais de 12 horas para a serra gaúcha e catarinense na noite de terça para quarta. Em Canela com temperatura de 1ºc e São Joaquim de -1ºc.

 

 

Que inveja tenho do Rio Grande do Sul! Isso é que é clima!

Aqui em Curitiba, decepcionantes 12º C, com céu nublado e sem vento. Bem sem graça mesmo!

Eu gosto tanto de Curitiba! Esta cidade é lindíssia e me orgulho dela!

Mas eu seria muito feliz se Curitiba fosse igualzinha, só que sem favelas e com uns cinco graus de latitude a mais (na mesma altitude!). Imaginem que tesão de cidade não seria?

Link to comment
Share on other sites

Essa deve ser a noite apenas do frio intenso.

 

Aamanhã, pelo MBAR, deve ser a noite da neve.

 

 

Tá dando cobertura de 100% de nuvens baixas por mais de 12 horas para a serra gaúcha e catarinense na noite de terça para quarta. Em Canela com temperatura de 1ºc e São Joaquim de -1ºc.

 

 

MUITO LEGAL! Curtam o frio. Espero que ele finalmente chegue por aqui amanhã!

Link to comment
Share on other sites

Essa deve ser a noite apenas do frio intenso.

 

Aamanhã, pelo MBAR, deve ser a noite da neve.

 

Tá dando cobertura de 100% de nuvens baixas por mais de 12 horas para a serra gaúcha e catarinense na noite de terça para quarta. Em Canela com temperatura de 1ºc e São Joaquim de -1ºc.

. O mbar erra pra sj até o momento pois está 100% nublado e começou a ventar forte. Amanhã ao vivo do morro do cruzeiro aguardem
Link to comment
Share on other sites

2 coisas estao me chamando a atençao nessa sequencia de frio:

 

-a caracteristica sequencialmente continental das massas de ar frio. Todas estao entrando por oeste pra depois migrar pra leste, com destaque para a pequena mas provavelmente potente massa de ar frio da semana que vem. Ela vem tao continental que o frio entrará por noroeste em regioes mais ao sul, como o RS.

 

- o fato da zona de baixa aparentemente estar se formando em latitudes menores que o usual. Aqui sempre chamamos a atençao para a ausencia de baixas. Esse ano nao só estao se formando como estao se formando mais ao norte. Me parece inclusive que o fato descrito no primeiro paragrafo é funçao deste aqui...

 

Sao Paulo em decorrencia disso deve seguir bastante umida, com areas de instabilidade se formando aqui, enquanto o sul congela. Que eu lembre, a ultima vez que tivemos essa dinamica foi em 1996, por sinal um ano otimo pra neve e um ano que tivemos um inverno subtropical em precipitaçao e temperatura em Sao Paulo capital...

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Essa deve ser a noite apenas do frio intenso.

 

Aamanhã, pelo MBAR, deve ser a noite da neve.

 

 

Tá dando cobertura de 100% de nuvens baixas por mais de 12 horas para a serra gaúcha e catarinense na noite de terça para quarta. Em Canela com temperatura de 1ºc e São Joaquim de -1ºc.

 

 

Que inveja tenho do Rio Grande do Sul! Isso é que é clima!

Aqui em Curitiba, decepcionantes 12º C, com céu nublado e sem vento. Bem sem graça mesmo!

Eu gosto tanto de Curitiba! Esta cidade é lindíssia e me orgulho dela!

Mas eu seria muito feliz se Curitiba fosse igualzinha, só que sem favelas e com uns cinco graus de latitude a mais (na mesma altitude!). Imaginem que tesão de cidade não seria?

 

Meu sonho de cosnumo, porém impossível de realizar!! Seria uma POA com 930 metros ou Ctba no paralelo 30ºS

 

A média de julho seria de 9°C, igual a de São Joaquim. Isso tomando como parâmentro São Chico, que tem 890 metros, está em 29º26S e possui 10,0ºC em julho.

 

Agora, nesse exato momento, Porto Alegre (ou Curitiba), teria -1ºC/-2ºC e um vento geladíssimo!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Yes! Sexta-feira estarei em terras sulitas.. hehehe

 

Vou passar uns dias em Curitiba, e de lá sigo para SC e RS. Lógico que na menor chance de neve, já estarei com o pé na estrada rumo a SJ 8) ! Aliás vou passar o mes de junho inteiro aí, entao se nao ver neve seria azar d++.. hahaha!

 

quando estará em ctba? vê se avisa e fazemos um mini encontro...

 

vc vem de carro?

 

abçs

 

Isso aí, mini-encontro ao anoitecer de sexta!

Pizzaria?

Churrascaria?

Ou algum boteco no Largo? (só lembrando que a fila no Alemão o torna inviável no início da noite de sexta)

Link to comment
Share on other sites

GRANDE NOTÍCIA!! RODADA DAS 0Z AUMENTA BASTANTE O FRIO NA ÚLTIMA HORA (-3,5ºC EM 850HPA PARA A SERRA GAÚCHA) E MANTÉM A PRECIPITAÇÃO PARA TODA A PRÓXIMA MADRUGADA.

 

Veio que veio essa rodada hein!!

 

-3.2C em 850 no coração de POA. Amanhã, máxima de 11C! E isolada!

 

POA passou Canoas e agora tem 5C no Aero! hehe

 

Mantenho a esperança para 2C no amanhecer!

Link to comment
Share on other sites

Curitiba nos próximos 6 dias:

 

Terça: 8,5 / 14,0

Amanhece com predomíno de nuvens, e vai limpando ao longo do dia, até chegar a poucas nuvens à noite. O vento começa de noroeste, mas vai virando pra sudoeste ao longo do período.

 

Quarta: 0,0 / 14,0 :D

Oscilndo entre poucas nuvens e claro da madrugada até a tarde. À noite, com a virada do vento pra sudeste e sa intensificação, a coisa passa a oscilar entre parcialmente e muito nublado. "Será" que geia? :lol:

 

Quinta: 6,5 / 15,5

Madrugada com tempo variando entre parcialmente e muito nublado. Pequena possibilidade de períodos de encoberto com garoa.

Em direção à tarde, a cobertura de nuvens baixas diminui um pouco, mas a de nuvens médias e altas aumenta.

Á tarde/noite, pequena possibilidade de chuva fraca.

O vento começa de sul-sudeste ainda na tarde de quarta, inicia a quinta de leste-sudeste, mas termina o dia já em norte.

 

Sexta: 10,0 / 19,0

Madrugada com possibilidade de chuva fraca, passando a encoberto de manhã, e tendo predomínio de nublado à tarde. O vento vira de norte pra oeste-noroeste ao longo do período.

 

Sábado: 9,5 / 17,0

Madrugada começcom prdomínio de nublado, mas ao longo do dia vai clareando, até termos entre claro/poucas nuvens à noite. O vento vai girando de oeste-noroeste pra sudoeste.

 

Domingo: 3,0 / 16,0 :D

Dia de tempo bom. As nuvens que aparecerem, serão cirros esparsos. O vento é de sudoeste, calmo na madrugada, e um pouco mais forte de dia. À noite... não, desta vez não vira pra sudeste, apenas acalma.

Obs: rola uma geadinha, comparável à de sexta, 25/5.

Link to comment
Share on other sites

Nas próximas horas a temperatura segue baixa, no fim do dia elas despencam. Em Cascavel deve ficar abaixo de 7 antes das 21 horas.

Para amanhã geada nas áreas azuis. Pode gear fraco no Norte. Mínima de -1ºC. Durante o dia temperaturas agradáveis. Faz calor em Londrina com máxima de 19 graus. Em Curitiba mínima de 0 e máxima de 14.

 

pramanhakl9.gif

 

O SIMEPAR prevê amanhã máxima de 8 em Guarapuava. Valeu Duquia :D !

 

Em Maio os termômetros já registraram 3 GRAUS NEGATIVOS.

Em 1979 os termômetros registraram temperaturas recordes em quase todo Paraná. Em Palmas fez -2,4ºC e -2,8ºC.

 

recordesmm7.jpg

 

A madrugada de amanhã pode ter novos registros de temperaturas recordes. No Sul do estado são altas as chances de quebra de recorde de temperatura de 1979. Nas áreas claras há uma pequena chance.

 

semttulo1gfhdghdfwr9.jpg

Link to comment
Share on other sites

Interessante ver o modelo acoplado do INPE mantendo mínima de -02/00ºC para cá... o GFS tem intensificado o frio para amanhã, na última rodada previu 02/04ºC (já tendo previsto 8ºC).

 

Sds.,

 

Seria alguma falha no pré-processamento do modelo? Estive analisando outros meteogramas... segundo ele, haveria chance de traço de neve em Cascavel na próxima madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Interessante ver o modelo acoplado do INPE mantendo mínima de -02/00ºC para cá... o GFS tem intensificado o frio para amanhã, na última rodada previu 02/04ºC (já tendo previsto 8ºC).

 

Sds.,

Verdade Luiz, na saída das 12z o GFS não intensificou para o leste de SP o frio igual aí, porém diminuiu a mínima de amanhã para cá, enquanto manteve a mesma na quinta-feira, embora sejam mínimas normais, nada comparado aos 02/04°C daí.

Sinal provável de que o ar frio deve entrar mais forte amanhã do que se previa, podendo dar valores menores aí no Paraná e talvez no oeste de SP!!

Link to comment
Share on other sites

Nevando ou não, esse frio no Sul, em pleno "Outono", já é histórico.

 

Vocês viram o ponto de orvalho em SJ ? -9ºC !!!!!

 

Gente, isso é muito baixo, é um valor realmente incrível....todos nós torcemos para a neve, mas caso ela não venha a ocorrer e o tempo fique firme durante a noite na cidade mais fria do Brasil, nem consigo imaginar o frio que poderá fazer durante a madrugada. E no Cruzeiro,então ? Que valores poderiam ser registrados por lá ?

Link to comment
Share on other sites

Renan, só pra se ter uma idéia, o ponto de orvalho agora a pouco aqui em Curitiba, com sol a pino era de -1.6ºC!!! ...olha a estação do alex:

 

13:39 - 13.6 °C Ponto de orvalho/ -1.6 °C

 

Sds.

 

Maravilha, Silvio, então vamos torcer para uma mínima negativa hoje aí em Curitiba :D

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Cara de neve? Melhor impossível!! O que eu vejo para sul e leste neste momento são nuvens escuras!!!

 

Nas webcams abaixo vcs podem ter uma visão de sul (que não mostra a maravilha que está o sudeste) e nordeste:

 

http://www4.climatempo.com.br/ct/inter_webcam.php#WIN

 

Olhe no tópico de Análise Sinóptica. Tem um cavado aproximando-se pelo sul do RS.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.