Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Mínimas em Goiás hoje:

 

Rio Verde 6,2

Jataí 6,6

Itarumã 6,9

Caçu 6,9

Bom Jesus 6,9

Morrinhos 7,2

Itaguaçu 7,2

São Simão 7,6

Santa Helena 7,6

Maurilândia 7,6

Mineiros 8,0

Itumbiara 8,1

Caiapônia 9,7

Catalão 9,7

Paraúna 10,5

Ipameri 12,0

Goiânia 13,5 :roll:

 

 

Fonte: Inmet e SiMeGO; a estação de Goiânia aqui dita é da SiMeGO.

Link to comment
Share on other sites

Desisto, General Carneiro agora não manda dados no horário mais frio, convencional de CJ não observa desde 12Z de ontem, simplesmente OS PÓLOS FRIOS DO PR E SP SEM DADOS, INMET FDP! :evil: :evil:

 

Aqui mínima de 19,2 ontem e 18,8 hoje, agora sol tímido e vento fraco, forte na orla, com 21 graus.

Link to comment
Share on other sites

UFA !!! Então já começaram as primeiras pancadinhas de neve ! Aleluia ! Vamos torcer para que deixem de ser pancadinhas, e se tornem pancadões ! Acumulação ! :D

 

Por aqui, tive uma MÍNIMA DE UM DÍGITO: :mrgreen:

09,5ºC. Agora céu 100% aberto e 18,5 graus. A temperatura estará bem baixa à noite.

Link to comment
Share on other sites

A granular de Gramado parou ou continua :?:

 

Vai nevar/granular em Canela dentro de instantes cfe a minha câmera.

Bruno, em Canela está precipitando, SÓ NÃO SEI O QUÊ!!! A tua câmera mostra a rua molhada e a casa do vizinho também (onda há um pobre bananeira recebendo os ares do pólo :) ).

 

Em Canela faz 5,4° na tua estação; 6,5° em Farroupilha (Anselmi) e nós dois estamos empatados e estagnados com gelados 11,3° nessa ventania aqui em POA. Venta de O a 17,9 km/h. Que beleza! 8-)

 

Abraços polares!

Link to comment
Share on other sites

Algumas minimas pelo simepar no PR hje:

 

Foz do Iguaçu 8,3 (estranho, preverem até 0C pra la)

Cascavel 6,5 (previam menos tb :? )

Entre Rios 0,2

Palmas 1,3

Maringa 5,5

Londrina 6,0

Guarapuava 2,8

Pinhais 0,3

Lapa -0,1

Curitiba 3,1

Antonina 7,0 (consideravel para o litoral do PR)

 

 

Agora em Ctba ceu azul, algum vento, e 11C 8-)

Link to comment
Share on other sites

Maravilha!! Quem puder aproveite e mande muitas fotos.. Pela imagem de satélite, acho que a tarde inteira vai ter chance de novas pancadas de neve.

 

Aqui tenho céu azul muito bonito, poucas nuvens e 14,2°C, mas o vento SW sopra mais intensamente indicando a entrada de mais ar polar!

Link to comment
Share on other sites

Todo mundo mexendo na câmera do Bruno nesse momento!!

 

Faz sol lá!! Essas nuvens tem que tampar o céu logo, logo!! Aqui em POA o visual é completamente nevável! Circulação forte de nuvens entre escuras e claras, deixando o céu tapado mesmo! Com a umidade que está lá em cima, deve cair algo em breve!! Espero uma garoinha fina aqui em POA também, apenas para aumentar a sensação de frio, que com a ventania que temos no momento, já é algo forte!

Link to comment
Share on other sites

Todo mundo mexendo na câmera do Bruno nesse momento!!

 

Faz sol lá!! Essas nuvens tem que tampar o céu logo, logo!! Aqui em POA o visual é completamente nevável! Circulação forte de nuvens entre escuras e claras, deixando o céu tapado mesmo! Com a umidade que está lá em cima, deve cair algo em breve!! Espero uma garoinha fina aqui em POA também, apenas para aumentar a sensação de frio, que com a ventania que temos no momento, já é algo forte!

Frio danado em POA e a temperatura NÃO sobe!! Ainda tenho 11,6°, a máxima até agora! Para quem teve mínima de 9,2° isso é muito significativo, típico das mais intensas massas de ar frio do ano! Nunca é bom lembrar, mas um bom ar frio não se mede pela mínima necessariamente, mas pela retenção da máxima. 8-) U.r. de 67%, nublado e vento NO a 14,2 km/h.

 

No Bruno faz 11,4°; em Canela 6,6° e na estação do Alex em Curitiba está 11,4° com sol.

 

Abraços gelados!!

Link to comment
Share on other sites

Abriu o sol em Canela!

 

Mas deve ser temporário! POA tá cada vez mais fechada. O dia recém começou!

São aberturas típicas de nevascas. Abre e fecha para dar uma pancada. Aqui em Porto Alegre, grossas nuvens cinzas, muito vento. Acaba de abrir um réstia de sol e já se foi...aposto que deve nevar nas próximas horas. Na serra, é claro!!!

Mas, se baixar muito a temperatura aqui em Porto Alegre, por que não sermos presenteados com uma granular???

Link to comment
Share on other sites

Todo mundo mexendo na câmera do Bruno nesse momento!!

 

Faz sol lá!! Essas nuvens tem que tampar o céu logo, logo!! Aqui em POA o visual é completamente nevável! Circulação forte de nuvens entre escuras e claras, deixando o céu tapado mesmo! Com a umidade que está lá em cima, deve cair algo em breve!! Espero uma garoinha fina aqui em POA também, apenas para aumentar a sensação de frio, que com a ventania que temos no momento, já é algo forte!

Frio danado em POA e a temperatura NÃO sobe!! Ainda tenho 11,6°, a máxima até agora! Para quem teve mínima de 9,2° isso é muito significativo, típico das mais intensas massas de ar frio do ano! Nunca é bom lembrar, mas um bom ar frio não se mede pela mínima necessariamente, mas pela retenção da máxima. 8-) U.r. de 67%, nublado e vento NO a 14,2 km/h.

 

No Bruno faz 11,4°; em Canela 6,6° e na estação do Alex em Curitiba está 11,4° com sol.

 

Abraços gelados!!

 

Assino embaixo! O frio que mais marca a população não é o de menor mínima, com elevação de temperatura durante a tarde, mas sim o que faz o dia inteiro se manter gelado.

Link to comment
Share on other sites

A manhã começou gelada em Cascavel, mas a mínima não foi tão baixa. Hoje registrou-se mínima na cidade entre 5,3 e 6,5.

Agora tarde o sol brilha forte, cada vez com menor quantidade de nuvens no céu e a temperatura sobe bastante. Esquenta um pouco e a máxima pode chegar a 12 graus na cidade. Agora (12.45) já faz 10 graus. Depois das 16 horas, no entando, começa esfriar e na madrugada deve gear moderado por aqui!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O ciclone continua jogando umidade. Chove em varias cidades uruguaias.

 

Caio, desde ontem tu comenta isso, mas assim, pelo que eu percebi nos satélites, a umidade vem mais de "leste para oeste" que de "sul para norte", não vale mais então a umidade na região de POA que no Uruguai ?

Tu é um dos TOP aqui do BAZ, me explica isso então.... :oops: :roll: :cry:

 

uehuehuehueuhe

 

Aqui em Pato SOL e algumas nuvens, as vezes fecha um pouco mais, 10°C e começou a ventar!! Gelado!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

A manhã começou gelada em Cascavel, mas a mínima não foi tão baixa. Hoje registrou-se mínima na cidade entre 5,3 e 6,5.

Agora tarde o sol brilha forte, cada vez com menor quantidade de nuvens no céu e a temperatura sobe bastante. Agora a tarde esquenta um pouco e a máxima pode chegar a 12 graus na cidade. Agora (12.45) já faz 10 graus. Depois das 16 horas, no entando, começa esfriar e na madrugada deve gear moderado por aqui!

 

 

Lucas, pela temperatura que está agora eu arriscaria com certeza uma geada amanhã em Cascavel e boa parte da região Oeste!!! Toledo eu arrisco uma negativa...

Mas Campo Mourão e Maringá já estou na dúvida!?!

 

Acha que vai gear forte até quinta-feira entre Cascavel e Campo Mourão??

Link to comment
Share on other sites

A mínima será bem baixa aqui em Juiz de Fora hoje. No momento tenho 21 graus e UR de 30%. Tudo bem que a umidade não é muito confiável neste modelo da Incoterm, mas já é uma indicação de baixa UR hoje. Projeto para amanhã mínima entre 6/8 graus. SE NÃO ROLAR MM, É CLARO :lol:

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Silvio Coletty postando no BAZ...!!!!!!!!!!! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

 

Pessoal vai nevar em Curitiba tambem..!!!!!!!

 

 

Acho que é um pouco difícil, se nevar em Curitiba, aqui em Palmas vai dar nevasca.....rsrsrsrs (brincadeira)

Link to comment
Share on other sites

Silvio Coletty postando no BAZ...!!!!!!!!!!! :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

 

Pessoal vai nevar em Curitiba tambem..!!!!!!!

 

 

Acho que é um pouco difícil, se nevar em Curitiba, aqui em Palmas vai dar nevasca.....rsrsrsrs (brincadeira)

 

Difícil. Não impossível!!! Lembro de algumas ocasiões que deu riscos de neve em Porto Alegre. 1994, 2000, 2006. Porto Alegre é baixa. Curitiba pode ter surpresas, por que não???

Link to comment
Share on other sites

Saiu no Bloomberg agora!

 

BN 13:06 *BRAZIL'S AGRICULTURE MINISTRY GIVES FORECAST IN E-MAIL

BN 13:07 *BRAZIL FORECASTS FROST IN CENTER-SOUTH REGION TOMORROW

BN 13:07 *BRAZIL FORECASTS FROST IN SOUTH, CENTER-WEST REGIONS TOMORROW

BN 13:05 *BRAZIL METEOROLOGY FORECASTS SNOW IN SOUTH REGION TODAY

BN 13:05 *BRAZIL'S AGRICULTURE MINISTRY RELEASES WEATHER FORECAST

Link to comment
Share on other sites

O ciclone continua jogando umidade. Chove em varias cidades uruguaias.

 

Caio, desde ontem tu comenta isso, mas assim, pelo que eu percebi nos satélites, a umidade vem mais de "leste para oeste" que de "sul para norte", não vale mais então a umidade na região de POA que no Uruguai ?

Tu é um dos TOP aqui do BAZ, me explica isso então.... :oops: :roll: :cry:

 

uehuehuehueuhe

 

Aqui em Pato SOL e algumas nuvens, as vezes fecha um pouco mais, 10°C e começou a ventar!! Gelado!

 

Abraços

 

Há um canal de umidade motivado pela circulação do ciclone que se extende de S/SO a N/NE. Ficou claramente estabelecido pela chuva que atinge o Uruguai ocorrer também em algumas cidades do sul gaúcho. É a mesma perturbação de nuvens desenvolvidas que chegaram a POA e deve atingir em cheio as serras do RS e SC.

Link to comment
Share on other sites

O GFS continua otimista para a neve joaquinense, assim como o Mbar. Se não nevar, os modelos perderão muito em confiabilidade.

 

Não sei se é boa idéia confiar num modelo como o GFS para prever a neve. O MBAR sim, dada a maior resolução. O fato é que após tanto tempo prevendo neve no BAZ, quase sempre caímos na mesma situação. Situação limite. Deveríamos trabalhar com uma margem de segurança; por exemplo, só se fala em neve com tantos graus em 850 hPa e tanto de precipitação. Deveríamos investir mais em modelos como o WRF, modelos de mesoescala mais apropriados para prever precipitação, com maior resolução espacial e temporal. Ver um mapa do WRF do Marcelo é como ver uma rodada refinada e abrasileirada do GFS. Devemos olhar para todos os modelos, mas quando se trata de neve, se é para confiar em modelo, convém confiarmos em um que nos possa realmente nos ajudar e não depender tanto de feeling.

 

É esta a postura que devo seguir daqui em diante.

 

PS.: Que um meteorologista me responda; o GFS é um modelo hidrostático, não? Isso não o torna menos confiável para prever precipitação?

 

Melhor post desse tópico.

Link to comment
Share on other sites

Giulliano Bettega » Seg Jun 01, 2009 5:14 pm .......escreveu

Se o vento der uma trégua e o vento continuar soprando de SW, teremos uma boa geada ao amanhecer com temperaturas bem negativas.

Eu, para acompanhar este monitoramento estou cheio de mapas...e me esforçando.

Por favor detalhe este posicionamento.

O guri aqui não entendeu.

 

huahauha, realmente quis dizer: se o vento diminuir de intensidade e continuar soprando de SW!!

Desculpe-me !!

Link to comment
Share on other sites

Esclarecimentos: Matão está à 600 metros de altitude e possui um clima peculiar, com episódios extremos de frio (não tanto vai) e extremos de calor.

Ontem a temperatura observada a partir das 18h foi excepcional, e não ocorre com frequência, e é raro. Mas o céu nublou ontem, e havia um princípio de geada em carros na rua e em gramados ontem à noite (23h-00h), que logo derreteu e foi beeeeem fraco mesmo. Depois nublou de novo, e a temperatura caiu bem pouco. A mínima foi de 4,2°C e a temperatura segue baixa, tenho 13,6°C agora com sol e poucas nuvens. A máxima não deve ultrapassar os 14,5°C de ontem. Estou sentindo cheiro de geada amanhã hehe. Terei que acordar as 3h.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.