Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

Sobre a polêmica de Matão, claro que uma foto viria bem (aliás acho que todos os bazianos com estação poderiam disponibilizar, uma foto pode dizer muito sobre uma estação), mas não desacredito os dados, a mínima não foi muito distante de Rancharia e São Carlos por exemplo, o maior diferencial parece ser a temperatura afundar muito no início da noite, de forma que a diferença com estações mais próximas é bem grande à noite e pequena ao amanhecer, pode ser efeito de uma área rural com escoamento de ar frio.

 

Monte Verde caminhando para negativa (0,5) e General Carneiro já negativo (-1,8) na observação de 23:00, General tem deixado de enviar dados durante a madrugada, veremos amanhã...

 

Aqui continuamos na pobreza dos 19,X, SP Congonhas caiu 2 graus em 1 hora e tem 10, BH com 13.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Capitais (aeroportos) às 23h:

 

Curitiba: 5° C

Porto Alegre: 7° C

Floripa: 9° C

Campo Grande: 10° C

SP (Congonhas): 10° C / Guarulhos: 8° C

BH (Pampulha): 13° C / Confins: 11° C

Goiânia: 16° C

Brasília: 17° C

Rio de Janeiro (SD): 20° C

Vitória: 21° C

Salvador: 26° C

 

Que isso, tá me surpreendendo a queda em BH!

Link to comment
Share on other sites

Sobre a polêmica de Matão, claro que uma foto viria bem (aliás acho que todos os bazianos com estação poderiam disponibilizar, uma foto pode dizer muito sobre uma estação), mas não desacredito os dados, a mínima não foi muito distante de Rancharia e São Carlos por exemplo, o maior diferencial parece ser a temperatura afundar muito no início da noite, de forma que a diferença com estações mais próximas é bem grande à noite e pequena ao amanhecer, pode ser efeito de uma área rural com escoamento de ar frio.

 

Monte Verde caminhando para negativa (0,5) e General Carneiro já negativo (-1,8) na observação de 23:00, General tem deixado de enviar dados durante a madrugada, veremos amanhã...

 

Aqui continuamos na pobreza dos 19,X, SP Congonhas caiu 2 graus em 1 hora e tem 10, BH com 13.

 

 

 

Puxa, se em General já está isso, então imagine aqui em Palmas.... Sinceramente, precisava um monitoramento aqui na cidade :? .

Link to comment
Share on other sites

Para finalizar a noite de hoje, 5,3ºC às 23:25h.

 

Se continuar assim, amanhã cedo provavelmente tirarei fotos de geada aqui nas redondezas. :mrgreen:

Evandro, realmente fantastica essa sua temperatura... Tao perto da capital e tao mais frio! Voce ta apenas 1 grau mais quente que curitiba no mesmo horario!

Link to comment
Share on other sites

Um dado interessante: pelas rodadas do GFS continua nevando. O que comprova o que o Luiz disse sobre a baixa confiabilidade dele para a quantidade de umidade. Vejam, na verdade está nevando em SJ e regiã agora. Só que a umidadeé muito pouca para formar grandees flocos e acumular. Só que na grade mal definida aparece precipitação de alguns mm em cada 3 horas na região da Serra. Se em algum lugar estivesse acumulando algo, eu diria que seria o problema da baixa definição da grade gráfica. Mas como em nenhum canto parece estar acumulando de forma significativa (a não ser que os Morros da Igreja e das Torres queimem minha língua), o problema é realmente superestimação de umidade.

 

Pelo visto a garoinha de neve vai até amanhã de manhã. Sem acumulação... :cry:

Link to comment
Share on other sites

Noite segue absolutamente sem nuvens em São Paulo. Ontem neste mesmo horário já estavámos com algumas nuvens aparecendo no horizonte, hoje nem sinal delas!

Temperaturas agora pela cidade:

Parelheiros (Zona Sul) - 4,9ºC

Campos Elíseos (Centro-oeste) - 10,8ºC

Congonhas (Aero)- 10ºC

Guarulhos (Aero) - 8ºC

Mogi das Cruzes - estação do meu primo: 6ºC às 23:00

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Curitiba caindo para o grupo dos 4 graus.

 

4,9 Campo Comprido

4,4 Cascavel parque são paulo

 

Se continuar essa queda de 1C por hora, ambas devem ir abaixo de 0C 8-)

 

Na regiao metropolitana de Ctba, acho que nao demora para abaixa de 0C...Pinhais geralmente tem 2/3C a menos que aqui...

 

TENHO AGORA 3,9ºC COM 53% DE UMIDADE, COM ESSA SECURA VAI CAIR MUITO MAIS..., NO ALEX O P.O ESTÁ EM -4,7ºC

Link to comment
Share on other sites

Curitiba caindo para o grupo dos 4 graus.

 

4,9 Campo Comprido

4,4 Cascavel parque são paulo

 

Se continuar essa queda de 1C por hora, ambas devem ir abaixo de 0C 8-)

 

Na regiao metropolitana de Ctba, acho que nao demora para abaixa de 0C...Pinhais geralmente tem 2/3C a menos que aqui...

 

TENHO AGORA 3,9ºC COM 53% DE UMIDADE, COM ESSA SECURA VAI CAIR MUITO MAIS..., NO ALEX O P.O ESTÁ EM -4,7ºC

 

GRande Rodrigo!

 

O problema é que tá ventando forte demais ainda, apesar deste vento ser ar frio entrando. Se parar o vento vai o aero, o INMET, o ALex e o SIMEPAR pra baixo de zero. Mas com o vento forte, vamos ficar acima. mas ainda dá tempo. Se parar até umas 2 da manhã ainda dá para ir abaixo de zero.

 

Vlw

Link to comment
Share on other sites

Noite segue absolutamente sem nuvens em São Paulo. Ontem neste mesmo horário já estavámos com algumas nuvens aparecendo no horizonte, hoje nem sinal delas!

Temperaturas agora pela cidade:

Parelheiros (Zona Sul) - 4,9ºC

Campos Elíseos (Centro-oeste) - 10,8ºC

Congonhas (Aero)- 10ºC

Guarulhos (Aero) - 8ºC

Mogi das Cruzes - estação do meu primo: 6ºC às 23:00

 

Abraços!

 

TENHO AGORA 3,6ºC COM 54% DE UMIDADE, NO ALEX O P.O ESTÁ EM -4,8ºC

PRECISAVAMOS QUE O SIMEPAR DIVULGASSE OS DADOS DA "NOSSA PARELHEIROS" A LAPA QUE DISTA DO CENTRO DE CURITIBA 68KM :D , JÁ QUE PARELHEIROS É UM DISTRITO RURAL QUE ESTA À 50/60KM DO CENTRO DE SP.

JÁ PINHAIS A 08 KM DO CENTRO DE CURITIBA , DEVE ESTAR ALGO EM TORNO DE 1,5ºC JÁ QUE NO ALEX A MÍNIMA FOI DE 3,1ºC E ALI EM PINHAIS 0,3ºC

Link to comment
Share on other sites

 

GRande Rodrigo!

 

O problema é que tá ventando forte demais ainda, apesar deste vento ser ar frio entrando. Se parar o vento vai o aero, o INMET, o ALex e o SIMEPAR pra baixo de zero. Mas com o vento forte, vamos ficar acima. mas ainda dá tempo. Se parar até umas 2 da manhã ainda dá para ir abaixo de zero.

 

Vlw

 

FALA ZÉ!!! POIS É MEW, TÁ VENTANDO MESMO... TEMOS TEMPERATURA E UMIDADE MAIS QUE PROPÍCIAS PARA UMA INCRÍVEL QUEDA MAS O VENTO PODE PREJUDICAR ... SERÁ QUE A QUINTA DE MANHÃ SERÁ O DIA MAIS FRIO DESTA MASSA DE AR POLAR COMO O GFS INSISTE PRA CÁ HÁ DIAS???

MISTÉEEEEEEERIO

Link to comment
Share on other sites

Até a meia-noite nas estações do INMET:

 

Morro da Igreja: -4,4° :shock: :shock:

General Carneiro: -2,2°

São Joaquim: -0,4°

Monte Verde: -0,2°

Ausentes: 0,4°

Inácio Martins: 0,4°

Caçador: 0,6°

Erechim: 0,7° :shock:

Lagoa Vermelha: 1,3°

Soledade: 1,6°

Passo Fundo: 1,9°

Santa Rosa: 1,9° :shock:

Frederico Westphalen: 1,9° :shock:

Vacaria: 2,0°

Quaraí: 2,2°

Rio Negrinho: 2,4°

Cruz Alta: 2,7°

Santa Maria: 3,2° :shock:

Rancharia: 4,3°

Passos (MG): 4,5° :shock:

Curitiba: 5,0°

Rio Pardo: 5,8°

São Miguel d´Oeste: 5,8°

Foz do Iguaçu: 5,8°

Rio Grande: 6,3°

Araranguá: 6,3° :shock:

Varginha: 6,5° :shock:

Sorocaba: 6,6° :shock:

Sete Quedas: 6,9°

São Carlos: 7,0°

Itapoá: 7,3° :shock:

Porto Alegre: 7,3°

Ponta Porã: 7,6°

Florestal (MG): 7,9° :shock:

Jataí: 8,3° :shock:

Maringá: 8,4°

Iguape: 8,6°

São João del Rei: 8,6°

Campo Grande: 8,7°

BarbacenA: 9,2°

Santa Marta: 9,3°

Florianópolis: 9,8°

Morretes: 9,8°

São Paulo: 10,0°

Itiquira (MT): 10,3° :shock:

Mostardas: 10,6°

Ilha do Mel: 11,8°

Goiânia: 12,5°

Resende: 12,6°

Parati: 12,7°

Luziânia: 12,8°

Pampulha (BH): 13,8°

Brasília: 14,2°

Rondonópolis: 14,2°

Link to comment
Share on other sites

No Cristal, 7,9º nesse momento e céu 100% limpo. Não há nem resquício de nuvens. O M.I. já está em -4,4ºC e com vento considerável ainda. A quanto será que vão? Uns -6, -7?

Tenho 8,1° com 79% e vento NO a 14,5 km/h. Tem que parar de ventar que cairemos muito bem e teremos geada!

 

Devo ir aos 5°

 

Abraços gelados!

Link to comment
Share on other sites

No Cristal, 7,9º nesse momento e céu 100% limpo. Não há nem resquício de nuvens. O M.I. já está em -4,4ºC e com vento considerável ainda. A quanto será que vão? Uns -6, -7?

Tenho 8,1° com 79% e vento NO a 14,5 km/h. Tem que parar de ventar que cairemos muito bem e teremos geada!

 

Devo ir aos 5°

 

Abraços gelados!

 

Olha, em geada eu não apostaria. Até porque não sei a que horas vai parar esse vento. Mas quem sabe... Agora eu tava pensando, precisamos de uma estação situada próxima ao bairro Lageado, ou bem ao sul da cidade e na divisa com Viamão. Acredito ser o ponto mais frio e gostaria de conhecer as mínimas de lá.

Link to comment
Share on other sites

OESTE PAULISTA ABAIXO DE ZERO!!!!!

 

A estação do Inmet em Rancharia, registrou -0,2°C as 6h, e continua em queda!!!!

 

Aqui em Araçatuba tenho 0,9°C e já é recorde da década!!! Ainda não tive como sair de casa, mas na certa geou lá fora! Se geou mesmo eu tirarei fotos ;)

Rancharia bateu -0,3°C !!

General Carneiro segue "imbatível", registrou -4.3 ºC

Link to comment
Share on other sites

Essa polêmica da temperatura em Matão procede, devido às grandes diferenças entre os valores do Vinícius e de cidades próximas a dele. Uma foto seria uma boa pedida realmente.

simples: pegue temperaturas do INMET ou outros órgãos ao redor e compare. Poderá dar diferenças em função de um ou outro lugar ficar em altura ou baixada. O que não pode é destoar consideravelmente. Foto até pode resolver. Mas, ainda assim, haverá gente aqui que não acreditará. Acredito que faça temperatura baixa, às vezes, nesta região. O que não pode é uma constância. Agora, numa entrada de ar frio como agora. É possível haver temp baixa.

Link to comment
Share on other sites

OESTE PAULISTA ABAIXO DE ZERO!!!!!

 

A estação do Inmet em Rancharia, registrou -0,2°C as 6h, e continua em queda!!!!

 

Aqui em Araçatuba tenho 0,9°C e já é recorde da década!!! Ainda não tive como sair de casa, mas na certa geou lá fora! Se geou mesmo eu tirarei fotos ;)

Rancharia bateu -0,3°C !!

General Carneiro segue "imbatível", registrou -4.3 ºC

 

E ai rapaziada bom dia, desta vez acho que não vai dar para general carneiro, Entre rios -5,4 ºC (Simpepar)

 

Abrax

Link to comment
Share on other sites

Mínimas em Goiás hoje:

 

Jataí 4,1

Rio Verde 4,7

Mineiros 4,9

Rio Verde 5,2

Itumbiara 5,2

Itarumã 5,7

Caçu 5,7

Santa Helena 6,0

Maurilândia 6,0

Jandaia 6,0

Nova Aurora 6,3

Morrinhos 6,3

São Simão 6,3

Bom Jesus 6,6

Itaguaçu 6,6

Ipameri 7,2

Catalão 7,4

Caiapônia 7,4

Cristalina 7,5

Pires do Rio 7,7

Goiânia 7,8

Paraúna 8,0

Paraúna 8,8

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Hoje :

 

Entre Rios PR : -05,4

Morro da Igreja SC : -04,4

General Carneiro PR : -04,3

Lapa PR : -04,2

Guarapuava PR : -04,0

Caçador SC : -04,0

Major Vieira SC : -02,9

Palmas PR : -02,8

Castro PR : -02,5

Curitibanos SC : -02,4

Rio Negrinho SC : -02,4

Inacio Martins PR : -02,3

São Joaquim SC : -02,2

Toledo PR : -01,8

Santa Rosa RS : -01,4

Lagoa Vermelha RS : -01,3

Pinhão PR : -01,3

Ivai PR : -01,2

União da Vitoria PR : -01,1

Telemaco Borba PR : -00,8

São José dos Ausentes RS : -00,7

Cerro Azul PR : -00,7

Alegrete RS : -00,6

Erechim : -00,6

Passo Fundo RS : -00,5

Frederico W. : -00,4

Quarai RS : -00,2

Cruz Alta RS : -00,1

Palotina PR : -00,1

Curitiba PR (Bacacheri) : 00,0

Foz do Iguaçu PR (Aero) : 00,0

Vacaria RS : 00,0

Rio do Campo SC : 00,1

Ituporanga SC : 00,2

Soledade RS : 00,4

Novo Horizonte SC : 00,6

Dois Vizinhos PR : 00,6

Santa Maria RS : 00,7

Bagé RS : 00,8

Itapoa SC : 00,8

 

Campos do Jordão SP (Vila Inglesa) : -01,8

Campos do Jordão SP (Horto) : -01,4

Maria da Fé MG : -00,7

Monte Verde MG : -00,7

Rancharia SP : -00,3

Poços de Caldas MG (Aero) : 00,0

Caldas MG : 00,6

São Paulo SP (Parelheiros) : 03,4

 

Fonte : Simepar, Somar, Redemet, Inmet

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.