Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

FOI A RAJADA MAIS FORTE DEPOIS DO CATARINA. EM CASA.

E não é que brincando que seria um "Catarina" de inverno, eu acertei :lol:

 

O Catarina teve mais de 20 mil prédios/residências total ou parcialmente destruídos. Quantos nesse ciclone até agora ?

 

Menos né, menos.

Foi apenas um comentário para descontrair Alexandre, claro que sei que não há comparações, mas só pelo fato do Ronaldo citar que foi a rajada mais forte em sua casa depois do Catarina, já merece destaque como sendo algo muito forte, vamos combinar.

Sensação térmica mínima no horário das 22hs:

Soledade -1º

Santa Rosa 6,3º

Canela 6,6º

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

MORRO DA IGREJA EM URUBICÍ / INMET; 142,5 Km/h

Isso que a rajada mais fortes ocorreu na hora em que acumularam-se 16,4 mm de chuva. Ou seja: chuva moderada e/ou forte com vento de furacão. Cada gota é uma pedrada!!! Os milicos estão sofrendo lá em cima!!

 

CABO DE SANTA MARTA EM LAGUNA / INMET; 104,0 Km/h

Com vento sustentado de 86 km/h!!! :shock: :shock:

 

Em Mostardas as rajadas atingiram 117,7 km/h!

 

Parece que a região de POA e partes do Litoral Norte foram as regiões que menos choveram no RS.

 

Aqui em casa as janelas estão batendo e a maior rajada até o momento ficou em 45,6 km/h! No INMET bateu 63 km/h! Agora faz 15,7° com 76% e 1007,3 mb. Venta de NO a 15,9 km/h.

 

Abraços ciclônicos!

Link to comment
Share on other sites

Realmente já nem me surpreende mais... durante a madrugada áreas de instabilidades avançaram sobre Araçatuba e provocaram chuva de moderada intensidade entre as 2:10h e 3:20h da manhã, com registro de trovoadas. Acumulou 4mm, elevando o acumulado de Junho para 209mm! A temperatura caiu de 16°C para 13,1°C. O dia amanheceu com 13,3°C e agora as 8h faz 15°C e o céu está completamente limpo!

Link to comment
Share on other sites

Alguem pode me responder uma coisa?

Essa seca da neve está ocorrendo só no Brasil ou está ocorrendo em outros locais pelo mundo?

Lembro que em 2006 teve uma nevasca em Johannesburgo - Africa do Sul . Em outro forum de meteorologia que acesso tem uma informação que em quase todos os anos cai ao menos uma paraguaia na regiao metropolitana de Johannesburgo. Outra, não é raro nevar na Africa do Sul!!!

 

abraços,

Link to comment
Share on other sites

Manhã bem bonita aqui no Rio, nem lembro da última vez que eu vi o tempo aberto assim, mas como está cheio de nuvens em SP ainda esta tarde deve começar a fechar, mas a chance de chuva é muito pequena.

 

Alguem pode me responder uma coisa?

Essa seca da neve está ocorrendo só no Brasil ou está ocorrendo em outros locais pelo mundo?

Lembro que em 2006 teve uma nevasca em Johannesburgo - Africa do Sul . Em outro forum de meteorologia que acesso tem uma informação que em quase todos os anos cai ao menos uma paraguaia na regiao metropolitana de Johannesburgo. Outra, não é raro nevar na Africa do Sul!!!

 

abraços,

 

Não pesquisei, mas se fosse possível obter dados do mundo inteiro creio que acharíamos desde locais onde a neve se tornou mais frequente até outros na situação das serras brasileiras, certa vez no BAZ antigo o Daniel ou Felipe disseram que em Bragança já não neva com intensidade de antigamente a bastante tempo.

Link to comment
Share on other sites

Gostaria de saber na opinião dos senhores, o que essa baixa atualmente localizada na costa sul, faria na última onda de frio...

Abraços.

http://br.weather.com/maps/regioesdomundo/intlamericadosul/amdosulprevisodeventos_large.html

REALMENTE ESTA É A BAIXA ....

 

BOMBA METEREOLOGICA .. COMO SAIO NO HPC DE ONTEM E NA METSUL HOJE ...

 

ENTRA UMA MASSA DE AR POLAR NA RETAGUARDA MAS NÃO É TÃO FRIA ... NA VERDADE PARECE MAIS SECA DO FRIA ... DERRUBA AS TEMPERATURAS NA MADRUGADA E AMENO DURANTE O DIA ...

 

É ISSO ?

Link to comment
Share on other sites

Bah, acessei agora a minha webcam em Canela e vi que tá o maior sol aí no Rio Grande! 8-) Terei, finalmente uma semana de geadas na serra!! :D Só me falta nublar o tempo por lá com todo esse ar seco :evil:

 

Aqui em Ctba tá uma nhaca! Chove e faz 17ºC na estação do Alex Demele. Deve continuar assim até sexta cfe o Mbar.

Link to comment
Share on other sites

Bah, acessei agora a minha webcam em Canela e vi que tá o maior sol aí no Rio Grande! 8-) Terei, finalmente uma semana de geadas na serra!! :D Só me falta nublar o tempo por lá com todo esse ar seco :evil:

 

Aqui em Ctba tá uma nhaca! Chove e faz 17ºC na estação do Alex Demele. Deve continuar assim até sexta cfe o Mbar.

 

 

É o efeito Bruno!!!hehehe

E dae Brunão, quando estiver tranquilo entre em contato com a gente!! Vai rolar um encontro no BAbilônia??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Bah, acessei agora a minha webcam em Canela e vi que tá o maior sol aí no Rio Grande! 8-) Terei, finalmente uma semana de geadas na serra!! :D Só me falta nublar o tempo por lá com todo esse ar seco :evil:

 

Aqui em Ctba tá uma nhaca! Chove e faz 17ºC na estação do Alex Demele. Deve continuar assim até sexta cfe o Mbar.

 

 

É o efeito Bruno!!!hehehe

E dae Brunão, quando estiver tranquilo entre em contato com a gente!! Vai rolar um encontro no BAbilônia??

 

Sds.

 

Grande Silvio!

 

Meu, essa semana tá meio complicada. Hj devo jantar com o meu chefe, amanhã tem a secação em cima do co-irmão vermelho e quinta tem a concentração para o jogo do Imortal Tricolor! Sexta pego o avião para POA. Semana que vão damos um pulo Babilônia ou em qualquer outro boteco!

Link to comment
Share on other sites

Voltando ao Monitoramento e previsão e deixando a seca de neve um pouco de lado, vamos as últimas do GFS:

12Z de anteoontem- neve generalizada, incluindo Planalto da Neve, Serra Gaúcha, Planalto Norte de SC, no FDS do dia 10

várias rodadas sem neve

0Z de hoje- neve apenas no Planalto da Neve no FDS do dia 10, possível acumulação.

6Z - chuva com a linha de 0oC a 850hpa se limitando ao SE do RS

 

O que se percebe de comum nas duas últimas rodadas (e em muitas anteriores do GFS) é a trajetória desfavorável do anticiclone. O centro da Alta não chegaria até o Chaco, ficando na melhor das hipóteses sobre o RS, o que não favorece temperaturas extremamente baixas (visto que a área de ar mais frio tende a vir a leste do centro da alta).

 

Vejamos as próximas rodadas e torçamos para que ao entrar na grade de uma semana possa surgir um indicativo de ciclone no Prata / Uruguai / RS... Como o Caio já pontuou, acho que para isso precisávamos de um pouquinho mais de ar quente descendo pelo Chaco em diereção ao Prata...

Link to comment
Share on other sites

Não colocaria como impressionante...mas como normal...!!

 

A media das maximas para Torres 61/90 para Junho é de 19,1...e hoje deu 23,8..Qual o absurdo ai..??? :roll:

 

Impressionante seria Torres bater 30/31 guras hoje....Então vamos tomar mais cuidado ao avaliar um cenario para que não sejamos obrigados a acreditar em qualquer comentario aqui...!!

 

Carlos, seu purga!!!

 

É lógico que não tá nada absurdo comparando essa temperatura à norm al da cidade. Ela é absurda quando comparamos essa temperatura em relação à forte advecção de tar frio que está ocorrendo neste exato instante em todo o interior do RS e SC em função de um potente ciclone na costa! Torres e o litoral acima destoam de todo o resto. Compare a temperatura de São Joaquim e de Araranguá às 15 hs. A primeira está gelada e de baixíssima sensação térmica, enquanto que a segunda está morna e até abafada. Isso é impressionante, sim senhor!

Link to comment
Share on other sites

Digo mais, Carlos. Enquanto Torres estava às 15hs cerca de 4ºC acima da sua máxima normal, São Joaquim no mesmo horário estava 3ºC abaixo da sua máxima normal. Em tese, caso reduzíssmos São Joaquim para o nível do mar, haveria uma diferença de 7ºC de uma para a outra. Isso em poucos km de distância. Não acha isso impressionante?

Link to comment
Share on other sites

João, na minha opinião em São Joaquim a neve pode ser considerada como algo comum. Não é frequente (acontece toda semana), mas é comum, sim. Se vc se mudar para São Joaquim vc pode ter certeza que irá ver neve todo ano. Em anos ruins para a neve (pós-2000) vc vai ver alguém te cutucando em casa ou no trabalho para te avisar que está nevando. Vc irá para a janela e constatará o fenômeno. Isso ocorre todo o santo ano. Em anos normais essa neve deve acumular 3cm ou pouco mais no solo. Em anos bons vc verá ela acumulada em mais de 20cm.

Brunão, este trecho inicial é impressionantemente parecido ao do Sr Comin, do Marcelo e centenas e centenas de moradores da Raia da pedra e Itapuca,o Shima pode confirmar.

Muito bem Shima, vou abrir o tópico sobre o ranking da neve.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Digo mais, Carlos. Enquanto Torres estava às 15hs cerca de 4ºC acima da sua máxima normal, São Joaquim no mesmo horário estava 3ºC abaixo da sua máxima normal. Em tese, caso reduzíssmos São Joaquim para o nível do mar, haveria uma diferença de 7ºC de uma para a outra. Isso em poucos km de distância. Não acha isso impressionante?

 

Será que não esta sol em Torres, e nublado em São Joaquim?

Link to comment
Share on other sites

Digo mais, Carlos. Enquanto Torres estava às 15hs cerca de 4ºC acima da sua máxima normal, São Joaquim no mesmo horário estava 3ºC abaixo da sua máxima normal. Em tese, caso reduzíssmos São Joaquim para o nível do mar, haveria uma diferença de 7ºC de uma para a outra. Isso em poucos km de distância. Não acha isso impressionante?

 

Será que não esta sol em Torres, e nublado em São Joaquim?

 

Pela UR de SJ (25%), não acredito em tempo encoberto por lá. A minha webcam em Canela mostra céu cristalino, sem uma nuvem se quer.

Link to comment
Share on other sites

Com o céu claro que está, estou curioso para que o sol se ponha e comece a "queda livre" da temperatura aqui em Porto Alegre. Às 18h30min estou saindo aqui da agência de viagens que eu trabalho. Com certeza, já vou sentir mais frio.

Na serra e no planalto teremos boas formações de geada nesta semana.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

As rodadas de hoje serviram para confundir um pouco mais o quadro a longo prazo. Começamos muito bem com as rodadas da 00Z, e terminamos com muita confusão e pouco frio das 12Z para frente. Há exceção de alguns modelos, como o sempre otimista Global do Inpe, os demais modelos globais divergem e apresentam grande instabilidade entre suas rodadas. Havia uma boa convergência no começo do dia, com a data chave fechando direitinho por volta do dia 11. Mas eis que as novas atualizações foram surgindo e o grande anticiclone no pacífico foi perdendo o caminho. O ASAS foi se intensificando e nenhum ciclone no Prata ainda apareceu para dar um basta em toda esta confusão. Resultado, nenhuma confiabilidade no longo prazo. Mas não perco as minhas esperanças. Pode ter sido apenas um dia confuso. Pode. Como também uma mudança de rumo, uma pequena mostra de que dias piores virão. Esse é o problema da leitura diária. Pode-se ir do céu ao inferno em horas. Ainda não chegamos ao inferno e nem ele chegou até nós. Não é mesmo nosso sempre amigo Global do Inpe?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Após dias de muito frio lá no Chile, com tempo nebuloso(e chuva no domingo) em Santiago e neve nas Cordilheiras, voltei hoje ao Brasil e pude ver nitidamente um imenso manto de nuvens entre Santa Catarina, Paraná e já chegando em São Paulo, fiz escala em Guarulhos e o tempo por lá estava atipicamente abafado e já havia nuvens carregadas nas proximidades mas ainda sol, chegando aqui no Rio era só sol sem as nuvens e calor também, mas agora começa a refrescar e 23,7°C por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Que nada Mafili! A gente aqui no fundo tudo se ama! Vc vai perceber com o tempo.

 

Isso mesmo, em fórum é mais complicado se entender do que numa conversa, pois na conversa um possível erro de interepretação ou escolha ruim de palavra (que todos cometemos com certa frequência) é percebido e corrigido na hora.

 

Por exemplo: quando eu disse que o (tópico de) monitoramento e previsão estava meio desvirtuado é porque muitas mensagens aqui nos últimos dias (inclusive todas as últimas que escrevi) não são sobre o monitoramento do tempo nem previsão, só isso (por exemplo: resumo mensal, que vi uns 2 ou 3 aqui nos últimos dias, deve ser publicado no tópico observação).

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.