Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

MEU DIGNÍSSIMO. -5/+2 EM SC, NÃO NO PERICÓ!!! E OLHAR PARA 10/12 DIAS, QDO VARIA QUE NEM CACHORRO LOUCO!! O DAS 18 Z JÁ TIROU.... E É CALRO, EM JULHO AINDA TEREMOS MUITO FRIO, PADRÃO USA SE CONFIRMANDO AO PÉ DA LETRA....

 

Por isso mesmo chefe! O BAZ vive de cachorro louco. É a emoção de viver e sonhar com cada rodada.

Link to comment
Share on other sites

Igor: Veja Mestre Eugenio...hoje

 

"Ar não apenas muito seco, mas extremamente seco, tomará conta do Estado entre terça e quarta, favorecendo um declínio acentuado da temperatura e geada, sobretudo na segunda metade da semana"

"Devem chamar a atenção os valores de umidade nas partes altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde podem ser excepcionalmente baixos e caírem abaixo de 5%. Modelos chegam a indicar entre 1% e 3% de umidade nos níveis de 850 hPa a 700 hPa"

http://www.metsul.com/blog/

 

tempos interessantes.

 

Sim, ao menos em um dia da semana esse ar seco talvez consiga chegar até aqui.

Link to comment
Share on other sites

Sigo torrando aqui nos EUA, agora indo para Houston onde faz 37 a 41 graus TODOS OS DIAS SEM EXCEÇÃO ALGUMA. É triste de ver e saber que terei uma semana torrante pela frente antes de retornar ao frio!!

 

Antes de viajar estava conversando com o Bruno sobre o frio que eu perderia. Já vi que não perderei nada e que talvez o Bruno é quem perca, por ironia!! haha

 

Frio nos dias 11 e 12 é estatisticamente comprovado como sendo quase sempre forte, se os modelos corroboram com a ideia, então temos uma excelente oportunidade de ver se criar o frio mais forte do ano! Felizmente, já estarei em casa para curtir!! 8-)

 

Por sinal, encontrei diversas estações meteorológicas a venda aqui em Ohio, de todos os tipos, especialmente uma da Lacrosse com o carimbo de qualidade do Weather Channel. Variam de 70 a 250 dólares dependendo do tipo.. um baziano com uma 'estante' cheia de estações para vender é como mulher em shopping! :lol:

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

Eu fico bem feliz com o frio mesmo. Não sou um obstinado por neve. Acho que devemos nos conformar que o Brasil não é um país propício à neve. Não é a nossa realidade. Quando cai, normalmente, é pouca, sem muita acumulação.

Eu sempre quis ver neve de verdade. Ano passado realizei meu sonho indo a Bariloche no final de agosto e início de setembro. Vi neve até demais! Foi lindo. Recomendo a todos os que sonham com isto também.

Mas acho que o pessoal aqui do BAZ se empolga demais, toda vez que se anuncia uma nova frente... Temos que cair na realidade de que neve no Brasil é improvável. Claro, se acontecer ótimo! Eu já prefiro o frio mais contínuo mesmo, como tivemos este junho e ainda teremos pela frente. Acredito em bons episódios em julho.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Antes de viajar estava conversando com o Bruno sobre o frio que eu perderia. Já vi que não perderei nada e que talvez o Bruno é quem perca, por ironia!! haha

 

Frio nos dias 11 e 12 é estatisticamente comprovado como sendo quase sempre forte, se os modelos corroboram com a ideia, então temos uma excelente oportunidade de ver se criar o frio mais forte do ano! Felizmente, já estarei em casa para curtir!! 8-)

 

 

Ou não...Se o Bruno estiver em Curitiba, pelo menos geada e talvez uma negativa ele ve né, coisa que em Canela esse ano ta dificil :mrgreen: (ai é capaz de nevar 2 metros em canela haha)

 

Claro, se o frio se confirmar, e se for tudo isso mesmo...mas como vc disse, estatisticamente falando, em julho mesmo nos piores anos, raramente passa em branco...portanto, qualque janelinha do louco GFS a 2 semanas, ja da uma esperança maior hehe

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tens toda razão, Alexandre!

Eu mesmo tenho um amigo, que todo ano quando chega setembro diz a mesma coisa: Não fez nenhum dia frio este ano!".

Até no final de 2007, após aquele inverno rigoroso e quase contínuo escutei esta frase. Acreditas? São frases que não merecem resposta. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Aqui sem muito vento por enquanto, mas a pressão está caindo muito!! Tenho 1005,1 mb no momento!!

 

Dia de sol e pequenos cumulus e estratus com umidade e temperatura em elevação, típico de ingresso de calor após dias frios. Faz 22,7° com 68% e venta de NE a 4,2 km/h, mas já tive rajada de 21,6 km/h. Minha mínima foi de 15,2° ainda no início da madrugada.

Link to comment
Share on other sites

25.7ºC, pressão em 1011hpa (queda), vento norte moderado a forte, rajadas superiores a 40km/h. Chama a atenção o fato de nuvens bastante escuras estarem cruzando rapidamente o céu de Três de Maio no sentido noroeste para o sudeste, sendo que a frente vem da direção oposta. Aliás, está se fortalecendo bastante sob o Estado.

 

Stormchasers do BAZ, olhos no céu! :twisted:

Link to comment
Share on other sites

Chama a atenção o fato de nuvens bastante escuras estarem cruzando rapidamente o céu de Três de Maio no sentido noroeste para o sudeste, sendo que a frente vem da direção oposta.

 

Normal, o fluxo de ar quente sempre escorre de noroeste em aproximações de FF. Te prepara que a linha já se formou e se aproxima daí. Aqui tivemos algumas trovoadas passando próximo da área urbana pela manhã, mas o sol saiu em seguida.

Link to comment
Share on other sites

Chama a atenção o fato de nuvens bastante escuras estarem cruzando rapidamente o céu de Três de Maio no sentido noroeste para o sudeste, sendo que a frente vem da direção oposta.

 

Normal, o fluxo de ar quente sempre escorre de noroeste em aproximações de FF. Te prepara que a linha já se formou e se aproxima daí. Aqui tivemos algumas trovoadas passando próximo da área urbana pela manhã, mas o sol saiu em seguida.

Exatamente. É o jato em baixos níveis. Aqui em POA o vento virou na última hora de E e NE para N e NO. E está mais quente: 24,5° com 65%. Pressão despencando e já em 1002,6 mb. Estamos cheios de cumulus e estratus e à oeste já está mais escuro. Última rajada de NNE a 6,6 km/h.

 

Abraços instáveis!

Link to comment
Share on other sites

Alguém que tenha um maior entendimento, pode me explicar a situação atual que vi no "wunderground" sobre Vostok (Antártida)?

Diz: "tempestade de neve forte, acima do nível dos olhos". Vejam abaixo...

Nunca tinha visto estes dizeres. E outra pergunta me intriga: como neva tanto num lugar com a umidade tão baixa(30%)?

Obrigado e abraços...

 

Vostok, Antarctica (Aeroporto)

Actualizado: 5 hr 14 min 53 sec ago

This station is not reporting!

-60 °C

Tempestade de neve forte (acima do nível dos olhos)

Humidade: 30%

Ponto orvalho: -65 °C

Vento: 37 km/h / from the SUL

Rajada de vento: -

Pressão: hPa (A descer)

Visibilidade: 0.0 Quilómetros

Altitude: 3420 m

 

Rapid Fire actualizações:

Activado Desactivado

 

» Historial para o estado do tempo nesta localidade

Satellite Webcam

 

Click Image to Enlarge

WunderMapa new!

Planear um passeio

Link to comment
Share on other sites

Ontem não postei porque formatei o computador, mas o dia foi ensolarado, com poucas nuvens e frio intenso a ameno. Mínima de 9,3°C e máxima de 20,0°C. Hoje a temperatura já subiu bastante, com a pré-frontal. Como é esperado, hoje devo registrar a maior temperatura do mês, deve passar dos 26,0°C. Hoje mínima de 10,3°C e agora faz 25,6°C.

Link to comment
Share on other sites

JUNHO/2009 em Matão:

 

Dia...Temp Mínima °C (horário UTC)...Temp Máxima °C(horário UTC)...Chuva mm...Observações

01...5,6 (00h)...14,5 (01h)...1,0...Durante o dia, mínima de 7,1°C às 9h. 6,1°C às 19h.

02...4,2 (06h)...14,5 (17h)...0,0...Nublado de manhã, e mesmo assim a mínima foi baixa. 4,9°C às 21h.

03...1,3 (10h)...15,5 (18h)...0,0...Geada fraca e nevoeiro.

04...1,4 (10h)...21,0 (18h)...0,0...Geada de moderada a forte.

05...8,3 (10h)...25,2 (18h)...0,0

06...9,9 (10h)...26,0 (18h)...0,0

07...10,1 (10h)...20,1 (18h)...0,0...Céu nublado a parcialmente nublado o dia todo.

08...8,8 (10h)...20,0 (18h)...0,0...Céu nublado a parcialmente nublado até as 13h.

09...11,4 (10h)...23,5 (18h)...0,0

10...11,7 (10h)...20,6 (16h)...0,5

11...12,0 (12h)...17,7 (15h)...12,0...Chuva quase arruina a tradicional confecção de tapetes de Corpus Christi.

12...11,4 (00h)...16,7 (18h)...5,5

13...6,4 (10h)...18,2 (18h)...0,0...Geada fraca nas baixadas.

14...3,7 (10h)...18,4 (18h)...0,0...Geada fraca, mas generalizada.

15...4,8 (10h)...22,1 (18h)...0,0

16...10,2 (10h)...20,0 (15h)...0,5

17...10,5 (00h)...19,0 (18h)...0,0...Nublado até o meio dia.

18...5,1 (09h)...19,8 (18h)...0,0...Geada fraca generalizada.

19...4,7 (07h)...21,7 (18h)...0,0...Geada fraca nas baixadas apenas.

20...6,1 (10h)...25,2 (18h)...0,0

21...8,3 (10h)...25,5 (18h)...0,0

22...8,4 (10h)...24,9 (18h)...0,0

23...8,3 (10h)...24,6 (18h)...0,0

24...9,8 (10h)...19,0 (17h)...0,5

25...11,6 (10h)...17,5 (16h)...1,0

26...11,8 (10h)...20,1 (18h)...1,0

27...11,1 (20h)...23,2 (16h)...15,5...Nublado a partir das 15h, com céu extremamente escuro a partir das 16h30 e tempestade com chuva e vento forte; granizo localizado. Mínima durante a manhã de 11,2°C.

28...9,3 (09h)...20,0 (19h)...2,5...Dia ensolarado, mas bem ameno.

29...10,3 (09h)...

30...

Link to comment
Share on other sites

Fortes rajadas de vento, provocaram quebra de galhos e queda de árvores em pontos isolados da cidade,e causaram rompimento de cabos de transmissão de energia elétrica deixando cidades da região do Alto da Serra do Botucaraí, sem energia agora à tarde.Na automática do Inmet Soledade, a rajada máxima foi de 90,3 km/h, e em Passo Fundo foi mais forte ainda, com 90,7 km/h!!! :shock: :o :shock:

Link to comment
Share on other sites

Acabamos de ter forte pancada de chuva em POA, além de um barulho muito estranho. Hora o som vem como um "brrrrrruuuuuuuummmmmm", ora ele passa. Não consegui distiguir se era trovoada ou um avião, já que o som era contínuo e "liso", por assim dizer. Parece que tem um avião testando os motores sobre a cidade. Isso chega a assustar!

 

Agora mesmo deu um trovoada seguida desse som extenso forte! MUITO ESTRANHO!!!

 

Agora chove fraco e o tal barulho continua!! Faz 22,3° com 77% e venta de NN a 12,6 km/h. Pressão em 1000,3 mb.

Link to comment
Share on other sites

Alguém que tenha um maior entendimento, pode me explicar a situação atual que vi no "wunderground" sobre Vostok (Antártida)?

Diz: "tempestade de neve forte, acima do nível dos olhos". Vejam abaixo...

Nunca tinha visto estes dizeres. E outra pergunta me intriga: como neva tanto num lugar com a umidade tão baixa(30%)?

Obrigado e abraços...

 

Vostok, Antarctica (Aeroporto)

Actualizado: 5 hr 14 min 53 sec ago

This station is not reporting!

-60 °C

Tempestade de neve forte (acima do nível dos olhos)

Humidade: 30%

Ponto orvalho: -65 °C

Vento: 37 km/h / from the SUL

Rajada de vento: -

Pressão: hPa (A descer)

Visibilidade: 0.0 Quilómetros

Altitude: 3420 m

 

Rapid Fire actualizações:

Activado Desactivado

 

» Historial para o estado do tempo nesta localidade

Satellite Webcam

 

Click Image to Enlarge

WunderMapa new!

Planear um passeio

 

Na verdade não está bem "nevando", a precipitação é pouquíssima por lá, esta tempestade não passa de neve carregada pelo vento (como tempestade de areia, não é precipitação), pois Vostok está cercada por centenas de quilômetros de superfície gelada, lá neva muito pouco e raramente, mas como nunca derrete fica tudo solto sobre o gelo, esperando o primeiro vento para formar uma tempestade.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Saí de Canela hoje de manhã às 06:15hs rumo à Ctba. O tempo estava parcialmente nublado com muito vento norte. A temperatura era de de 12,5C. Cheguei em São Francisco de Paula às 06:45hs e avistava muitos relâmpagos à leste. Era um atrás do outro. A temperatura era de 12,0°C. Cheguei em Cambará às 07:30hs (10ºC) e à Serra do Faxinal às 07:50hs (11°C). De lá avistei toda a tempestade em alto mar. Ventava bastante na beira dos perais. O cenário era muito bonito, pois conjugava o amanhecer, a tempestade e o visual da Serra. Tudo com um baita vento norte. Passei por Floripa às 11:45hs com sol, 19,0ºC e parei para almoçar 12:30hs em Porto Belo com 21ºC. Saí do Almoço às 13:45hs rumo à Ctba sempre com céu encoberto e temperatura girando 22ºC/23°C até chegar no pé da serra. Cheguei em Ctba às 16:00hs com muito sol e 23ºC, também. Entretanto, estava 21ºC fora da área urbana da cidade.

 

Abs!! Tô moído da viagem :|

Link to comment
Share on other sites

Bom se der errado...eu aposto um picolé de groselha...até dia 02...considerando que sáo duzentos e poucos membros no forum e uns 58 ativos....acho razoável....na sorveteria... (picolé)... vem não com petit gateaux...do próximo encontro.

 

Deixa eu entender melhor. É previsão de neve, Malifi?

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Araçatuba a CHUVA chega a estar enjoando em pleno mês de Junho! Choveu aqui hoje (pra variar). Mínima de 11,1°C e máxima de 25,5°C com muitas nuvens a tarde e chuva a partir das 16:30h. Agora as 18:15h faz 22,3°C.

E amanhã aquela linha de instabilidades que hoje provocou chuva no Sul, chega ao Estado de São Paulo ainda pela manhã. Pela experiência suponho que a chuva atinja primeiramente o Pontal, e logo em seguida indo direção á Prudente, Marília e Ourinhos e posteriormente Araçatuba, Bauru e Itapeva. Leste paulista deve ter chuva a partir do fim da manhã e início da tarde. Máxima mais baixas no Oeste e relativamente elavadas no Leste.

Link to comment
Share on other sites

Passei por Floripa às 11:45hs com sol, 19,0ºC
Sol? Eu não vi um risco de sol hoje o dia inteiro!

 

Olha, em São José (continente) tinha sol! Porém não duvido que na ilha estivesse nublado, pois passei todo o trecho entre Praia Grande e Porto Belo entre períodos de sol e outros de céu encoberto.

 

Aqui em Ctba posso afirmar com certeza: solaço!

Link to comment
Share on other sites

Notas importantes:

 

- Um filme já sabido há muito tempo. Uma queima de neurônios que vale a pena, principalmente pelos evento severos. Que diga a RGE.

 

- Aprofundamento da baixa continua a provocar transtornos no RS, 70 mil sem energia.

 

- Os efeitos da baixa renderão mais notícias. Más notícias.

 

- Modelos firme no frio desta semana. Já está no papo há muito tempo. Frio que vai render imagens e belas marcas.

 

- Modelos convergindo para um evento no começo de julho. Divergindo na data chave, intervalo entre 8 e 12.

 

- Inpe já pega uma bomba. Parece até que o Paulo Henrique opera o supercomputador do Inpe, depois ele vai caindo na real. (hehehe brincadeira Paulo!)

 

- Americano já colocou bomba. Botou, tirou, botou... ixiiii

 

- Indicativos e jeitão de ciclone neste evento.

 

- Perigoso indicativo de que, se não houver baixa, o anticiclone pode entrar muito ao sul pela Patagônia e escaparia antes da festa. Há que se considerar esta hipótese. Gato escaldado tem medo de água fria. Principalmente baziano.

 

- Nem sinal de fortalecimento do jato subtropical a longo prazo.

 

- ASAS se estabelecendo timidamente na outra semana, longe de causar pânico.

 

- Jato domesticado e ASAS paraguaia = caminho livre.

 

- Se fosse pra mudar algo, gostaria de ver o ASAS mais forte. Bombando calor pro Chaco, com nordestão correndo em direção ao Prata.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Eu fiz um balanço das chuvas aqui em Araçatuba nos meses de Março, Maio e Junho de 2009. E eu utilizei as imagens disponibilizadas pelo radar do IPMET (http://www.ipmet.unesp.br/cgi-bin/integrado.cgi)

Cada pancada de chuva ocorrida, eu peguei uma imagem no radar e nomeei.

Por exemplo:

"13-03-09-1230 [1200 as 1315 - 4mm]"

A imagem é das 12:30h do dia 13 de Março de 2009. E a pancada de chuva ocorreu das 12:00h as 13:15h acumulando 4mm ;)

Espero que gostem :D

 

MARÇO/2009 - 401mm

http://rapidshare.com/files/215114164/FOTOS.rar.html

 

MAIO/2009 - 92mm

http://rapidshare.com/files/249567667/CHUVAS_DE_MAIO_EM_ARA_ATUBA.rar.html

 

JUNHO/2009 - 204mm

http://rapidshare.com/files/249565400/CHUVAS_DE_JUNHO_EM_ARA_ATUBA.rar.html

Link to comment
Share on other sites

 

Aqui em Ctba posso afirmar com certeza: solaço!

 

Abençoado, pois aquecerá o interior das casas. Eu sonhava com este sol duradouro, pus algumas roupas sob ele, cobertor...

 

dentro de casa a temperatura está em 17ºC uma maravilha!

 

Brunão, como está o trecho entre Cambará e a descida da serra do Faxinal?

 

Abraços

 

Ps: Pessoal, vamos receber o Bruno! Você está hospedado onde, no Centro Cívico? Está no Bacen daqui?

 

Cara, de carro tu irás suar para descer a serra. Para subir, então, nem se fala! O ideal é ir de camionete. Porém, há uma boa notícia. Estão asfaltando a rodovia e metade da subida já está terraplanada.

 

Estou no Blue Tree da rua Lamenha Lins quase esquina com a Emiliano Perneta. Não terei endereço fixo durante o dia, pois visitarei diferentes bancos. Ligue no meu cel e marcamos algo. Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Como sempre, Caio com os seus "updates" da semana :D

 

É interessante notar que na 18Z do GFS de hoje, no dia 02 de Julho a linha de ar frio abaixo de zero -de cor verde-,

chega a "beliscar" o sul do RS, parece que o modelo aumentou um tanto deste frio. De toda forma, não deverá chegar aqui

com intensidade. abraços

Link to comment
Share on other sites

Não sei se devo acreditar, mas o dia 11/07 não sai dos modelos, indicando frio, muito frio. O global não sei o que, o de 15 dias, do inpe, indica 4°C para Brasília dia 12 e 0°C em boa parte do estado de SP dia 11.

Link to comment
Share on other sites

Umas imagens pra ilustrar o que os modelos começam a sugerir. Em especial a mais recente saída do americano. E nada melhor que um intervalo dentro de 180hs.

 

gfs_pcp_180.gif

 

As cartas estão na mesa. O APPS (Anticiclone Polar do Pacífico Sul) toma a sua trajetória característica, pronta para começar a ingressar na América do Sul. Observa-se que o seu deslocamento é de O-E, tendo ganho intensidade por volta do paralelo 35 sul, nem tanto meridional. Mesmo assim há um canal aparente no anticiclone recebendo ar gelado diretamente da Antartida. Uma enorme área baixa pressão ao sul do Cabo Horn motiva este abastecimento de ar gelado diretamente para o centro da alta polar.

 

No Cone Sul importantes áreas de baixa pressão e instabilidade atuam justamente sobre a zona de explosão dos ciclones extratropicais. Parece que há uma mistura explosiva. Um canal de umidade escorrendo pelo Chaco Argentino em direção ao Prata.

 

Já para o lado do Atlântico observa-se o ASAS (Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul) com forte intensidade. O que pode preocupar. Principalmente se o jato subtropical em altos níveis estiver atuando. Seria o casamento perfeito. Só que um olhar mais apurado sobre o ASAS pode trazer bons indicativos. No mapa da África para o mesmo horário este anticiclone aparece associado a um ciclone. Este que também está puxando ar gelado da Antartida e tem tudo pra se deslocar em direção a África do Sul. Assim parece que dessa vez o ASAS não motivaria um bloqueio, pois deve atuar como um novo reforço polar no país da copa de 2010.

 

gfs_pcp_180mff.gif

 

Tudo isso são suposições amadoras. O prazo ainda é distante. E sabemos que as novas rodadas podem mudar o jogo de uma hora para a outra.

Link to comment
Share on other sites

Que nada Caio, é esta amizade e descontração que diferencia o BAZ :D :lol:

Toma, agora há pouco que vi que tinha chegado a 100km/h o vento na Solecity, realmente pelo tanto de vento, até que foi pouco estrago, graças a Deus!

Seguindo o conselho dos bazianos, mais realistas,tenho contido meu otimismo exagerado, para não me frustrar. :D

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.