Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Mais um dia muito excitante para os cariocas, no aeroporto Santos Dumont foi só emoção hoje: entre 0:00 e 1:00 temperatura de 19 graus, entre 2:00 e 8:00 temperatura de 20 graus, as 9:00 21 graus, entre 10:00 e 17:00 22 graus, e de 18:00 até agora 21 graus, céu muito nublado em todas as observações do dia com exceção de 18:00 (pouco nublado), amanhã mais capítulo do emocionante clima carioca exclusivamente aqui no BAZ.

 

Essas são as temperaturas de maior conforto para o ser humano. :)

 

Isso é verdade, mas confonto em excesso me deixa desconfortável :lol:

 

Esta madrugada acho teremos uma paraguaia por aqui, não neve mas chuva paraguaia, agora está bem nublado, e continua 21 graus no aeroporto (mesmo valor das últimas 5 horas).

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia muito excitante para os cariocas, no aeroporto Santos Dumont foi só emoção hoje: entre 0:00 e 1:00 temperatura de 19 graus, entre 2:00 e 8:00 temperatura de 20 graus, as 9:00 21 graus, entre 10:00 e 17:00 22 graus, e de 18:00 até agora 21 graus, céu muito nublado em todas as observações do dia com exceção de 18:00 (pouco nublado), amanhã mais capítulo do emocionante clima carioca exclusivamente aqui no BAZ.

 

Essas são as temperaturas de maior conforto para o ser humano. :)

 

Isso é verdade, mas confonto em excesso me deixa desconfortável :lol:

 

Esta madrugada acho teremos uma paraguaia por aqui, não neve mas chuva paraguaia, agora está bem nublado, e continua 21 graus no aeroporto (mesmo valor das últimas 5 horas).

Como dizia um amigo meu, que inveja de um clima civilizado como do RJ hehe :lol:

Link to comment
Share on other sites

Meu termômetro marcou a mínima de 9.4 ° C. O Motivo eu não sei. Pois, no aeroporto fez 5 e em Canoas 3.

Houve uma nebulosidade que permaneceu sobre o morro Santana. Acredito que tenha criado o efeito "tampão".

Agora faz 13.5°C.

Também pode ser o efeito de estar no morro e o ar frio escorrer às baixadas. Aqui em casa tive mínima de 9,1° e máxima de 14,3°. No INMET deu 5,2° na convencional com máxima de 15,2°, mas não sei se esse valor está certo porque deu 7,9° na automática e no apartamento da minha namorada, no mesmo bairro do INMET (mas do lado oposto donde se encontra a estação), fez 9,6°

 

Agora está nubladaço e a mínima já era. Pior: venta de E a 2,7 km/h. Tenho 13,8° com 79% e a mínima ficará nos mesmos 13°!!

 

Abraços nublados!

Link to comment
Share on other sites

O tempo fechou aqui em Canela a partir da 1:15hs e a minha geada e a minha negativa foram para o espaço!! Tá difi´cil negativar e dar geada aqui este ano!

 

Imaginem se eu fosse o Marcos, hehehehe :mrgreen:

Se tu fosse eu já estaria dinamitando a serra inteira!! BUUUUUMMM!! Hahah!!

 

Mas pelo comportamento da temperatura por aí o tempo realmente virou!! O INMET atingiu 15,0° perto do meio-dia para despencar para 7°/8° no meio da tarde!! :shock: Típica situação de entrada de nevoeiro tapando o sol. É isso que dá estar numa encosta.

 

Aqui o dia inteiro foi nublado e gelado. Mas vamos se preparar: depois da virada radical no tempo segunda-feira a atmosfera deverá se estabilizar e manter temperatura invernais aqui no RS. Ainda fica úmido em SC e no PR no meio da semana.

 

Aqui tenho 13,7°.

 

Abraços úmidos!

Link to comment
Share on other sites

imagem1fkl.png

 

Nesta madrugada já há retrocesso do frio no Rio Grande do Sul e estagnação da temperatura ou elevação sobre o interir e litoral do estado. Ainda são registradas temperaturas abaixo de 8 graus na serra e na campanha gaúcha. O Uruguai continua com temperaturas muito baixas. Hoje, no país vizinho, variando de 5 a 7 graus. Em Montevideu 6 graus. No interior do continente a temperatura sobe.

Link to comment
Share on other sites

imagem1fkl.png

 

Nesta madrugada já há retrocesso do frio no Rio Grande do Sul e estagnação da temperatura ou elevação sobre o interir e litoral do estado. Ainda são registradas temperaturas abaixo de 8 graus na serra e na campanha gaúcha. O Uruguai continua com temperaturas muito baixas. Hoje, no país vizinho, variando de 5 a 7 graus. Em Montevideu 6 graus. No interior do continente a temperatura sobe.

To gostando muito dos mapas do RS Lucas, valeu !!!Acrescentando que sensação térmica mínima continua abaixo de zero por aqui.:D

Link to comment
Share on other sites

Com um novo pulso de ar frio garantido para a próxima semana e os modelos convergindo de maneira confiável para este cenário as atenções voltam-se então para o que virá mais adiante. Algumas rodagens de longo prazo começam a desenhar um quadro interessante que deverá despertar muita atenção e monitoramento neste espaço. Algumas soluções já projetam o fortalecimento do ASAS em 192/216h e a formação de um potente anticiclone no Pacífico Sul com potencial próximo dos 1040hpa, intensidade ainda não observada neste ano. Com essa tendência teríamos um cenário interessante, formado pelo combustível do calor (através intensificação do ASAS) e a intensificação de um potente bolsão de ar frio no Pacífico Sul.

Algums modelos inclusive já chegaram a sugerir esta erupção de ar frio entrando no Cone Sul por volta do dia 11, uma data chave que começa a aparecer no mês mais aguardado pelos bazianos. Se teremos a manutenção desse quadro só o tempo dirá, mas o fortalecimento do ASAS parece estar se confirmando como uma solução confiável nos modelos, e a calmaria trazida por ele só aumenta a expectativa do que poderá estar se formando na fábrica de anticiclones.

Link to comment
Share on other sites

Interessante a abordagem do Caio. Acrescento que ao observar os modelos, há alternância nos ventos, rondando para noroeste/oeste/sudoeste, seria indicação de um comportamento parecido com 2000? A impressão que dá é que haverá uma sequência de ocorrências de baixas no Atlântico Sul, o que poderia abrir várias janelas para neve.Pelo menos espero isto.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia nublado aqui no Rio (com aberturas curtíssimas de sol fraco), nos primeiros minutos da madrugada veio uma rápida pancada de chuva com trovoadas, não chegou a causar surpresa pois em julho de 2008 tivemos fortes trovoadas do nada, sem que tivesse caido um pingo no estado do SP, e ontem pelo menos já havia passado por SP.

 

Atrás desta instabilidade não veio nada, não há sinal de ar frio em qualquer ponto do sudeste e até no sul já está retrocedendo, isto foi quase uma frente quente e de fato vai esquentar esta semana, mas não vai chegar a veranico, só ficar agradável a morno.

Link to comment
Share on other sites

Interessante a divergência dos modelos.

Enquanto os dois Global do INPE,apontam uma tendência de frio muito forte do meio da semana em diante, o MBAR apresenta diminuição drástica da nebulosidade, o ETA, prevê a permanência de nebulosidade nos 3 níveis( altas, médias e baixas), especialmente dias 01 e 02.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, sei que o assunto é extra-BAZ, mas tenho uma pergunta:

Agora há pouco um avião destes comerciais, passou sobre o céu de Soledade ,não recordo de algum avião deste tipo fazer esta rota, e voando a tão baixa altitude, creio que visualmente ele não estava a mais de 5 mil metros, dava pra visualizar o avião perfeitamente.Fiquei intrigado, Se alguém que entende de aviação puder entrar em, contato por MP agradeço.

repito ,nunca vi um avião deste ,neste horário, voando tão baixo e tão fora de rota.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, sei que o assunto é extra-BAZ, mas tenho uma pergunta:

Agora há pouco um avião destes comerciais, passou sobre o céu de Soledade ,não recordo de algum avião deste tipo fazer esta rota, e voando a tão baixa altitude, creio que visualmente ele não estava a mais de 5 mil metros, dava pra visualizar o avião perfeitamente.Fiquei intrigado, Se alguém que entende de aviação puder entrar em, contato por MP agradeço.

repito ,nunca vi um avião deste ,neste horário, voando tão baixo e tão fora de rota.

 

Aerolula?

Link to comment
Share on other sites

Também pode ser o efeito de estar no morro e o ar frio escorrer às baixadas. Aqui em casa tive mínima de 9,1° e máxima de 14,3°. No INMET deu 5,2° na convencional com máxima de 15,2°, mas não sei se esse valor está certo porque deu 7,9° na automática e no apartamento da minha namorada, no mesmo bairro do INMET (mas do lado oposto donde se encontra a estação), fez 9,6°

 

Agora está nubladaço e a mínima já era. Pior: venta de E a 2,7 km/h. Tenho 13,8° com 79% e a mínima ficará nos mesmos 13°!!

 

Abraços nublados!

Milagres acontecem: pouco depois dessa mensagem o tempo abriu e a temperatura afundou!!! Ainda fazia 12,8° em torno das 2:30, mas a mínima atingiu 9,5°. Mas hoje finalmente teremos um dia agradável. Agora já faz 19,5° com 63% e vento de ENE a 5,2 km/h. Temos cirrus .

 

Abraços pra mim mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Atrás desta instabilidade não veio nada, não há sinal de ar frio em qualquer ponto do sudeste e até no sul já está retrocedendo, isto foi quase uma frente quente e de fato vai esquentar esta semana, mas não vai chegar a veranico, só ficar agradável a morno.

 

As instabilidades q atingiram o Sudeste ontem a noite e provocaram chuva estavam associadas a um cavado em altos níveis. Não era frente mesmo. É só ver como a pressão em superfície se manteve alta, mesmo no momento da chuva.

Link to comment
Share on other sites

Após uma mínima de 5,9C aqui em casa, agora está bem agradável e faz 17,4C com bastante sol.

 

Amanhã vou para Ctba a trabalho. Devo pegar a serra do Faxinal em Cambará. Vamos ver como é. Saindo daqui umas 7hs, devo chegar em Ctba por volta das 16hs.

 

Gaúchos, animen-se! O pé frio vai estar ausente por 4 semanas!

Link to comment
Share on other sites

TARDE DE SOL E TEMPERATURA AMENA EM AMERICANA

A tarde de Domingo segue com temperatura amena e muito sol em Americana, apenas com algumas nuven no céu. 19°C no momento. O que eu estou curioso para saber é sobre as F. frias e as massas de ar polar dos dias 30, 5 e 11, se elas realmente irão acontecer e qual será sua intensidade.

Link to comment
Share on other sites

Paulo Henrique: Como posso te enviar uma mp...no meu painel a tua mp esta desabilitada.????? :?:

Amigão e não é que fui ver nas preferências eu desabilitei as MPs sem querer :oops: :oops: :oops:

Agora acho que normalizei a situação hehe

Muito boa Bruno , Aerolula :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Foi muito bom ! hoje de madrugada choveu 12,5mm no meu pluviômetro, com isso o acumulado do mês já supera a média histórica =D

 

Houve raios, ventania e chuva torrencial em alguns pontos da cidade. Parece que na zona sul o evento foi mais intenso do que aqui. De qualquer forma, estas são as chuvas de inverno, que tinham andado bem escassas nos últimos anos. E em 2009 elas voltaram, hehehehe

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, aproveitei o domingo de sol para fazer passeios ecoturísticos aqui em Canela. Fui ao ponto mais alto do município numa trilha até o Morro Pelado (890 metros). Este Morro para quem não conhece fica na borda da serra e lá de cima se enxerga a Grande POA, principalmente Novo Hamburgo. O visula é lindo, pois o paredão tem quase 400 metros. Olhem o vídeo e a foto que tirei:

 

Vídeo:

 

Vista:

1849145_28062009272.jpg

Link to comment
Share on other sites

O ar frio que entra não me pareceu muito forte visto nos mapas.

Se vier na retaguarda outra massa polar intensa poderemos ter uma boa surpresa.

 

O QUE VEM NA QUARTA E QUINTA É FORTE, MADRUGADAS BEM GELADAS.

 

Blz, Coutinho, hoje fez um dia 'morno' de tarde. Nada de veranico, só u pequeno aquecimento.

De ontem para hoje dormi em um sítio de Gravataí. Lá a temperatura mínima foi de 7.2 °C.

Pena que não fui ante-ontem quando os campos branquearam. Acredito que tenha feito menos de 2. Há um baixadão lá que pretendo medir a temperatura. Hoje não estava muito interessante a temperatura da manhã.

Tem feito frio durante a semana. O que me impede de fazer a medição.Pois, durante a semana é complicado por causa do trabalho. Será que no final de semana será interessante? O que vejo é novamente uma chuva se avizinhando para sexta ou sábado. Ao que parece

Link to comment
Share on other sites

Interessante verificar que na Argentina o frio tá pegando na região da cordilheira.

 

ALERTA METEOROLOGICO 5 (12:00 HOA)

 

Zona de cobertura: OESTE DE CHUBUT. ZONA CORDILLERANA Y PRECORDILLERANA DE MENDOZA. ZONA CORDILLERANA DE NEUQUEN. OESTE DE RIO NEGRO. ZONA CORDILLERANA Y PRECORDILLERANA DE SAN JUAN. NOROESTE DE SANTA CRUZ.

 

Fenómeno: POR NEVADAS Y VIENTOS INTENSOS

 

Situación:

UNA SERIE DE PERTURBACIONES ASOCIADAS A AIRE FRIO AFECTAN EL AREA DE COBERTURA. UNA DE ELLAS AFECTA AL NOROESTE DE SANTA CRUZ, AL OESTE DE CHUBUT, AL OESTE DE RIO NEGRO Y EL SUDOESTE DE NEUQUEN, CON LLUVIAS Y NEVADAS EN SUS ZONAS CORDILLERANAS. ESTA SITUACION, CON MEJORAMIENTOS DE TIPO TEMPORARIOS, TENDERA A PERSISTIR AL MENOS HASTA EL PROXIMO JUEVES 2 DE JULIO. OTRA PERTURBACION AFECTA LA ZONA CORDILLERANA DE MENDOZA, DE SAN JUAN Y DEL NOROESTE DE NEUQUEN, ESPERANDOSE SOBRE ESTAS REGIONES LOS FENOMENOS MAS FUERTES DE NEVADAS Y VIENTOS. LOS VIENTOS DEL SECTOR OESTE PODRIAN ALCANZAR VELOCIDADES ENTRE 120 Y 150 KM/H. (VIENTO BLANCO). LAS CONDICIONES, EN ESTA REGION, TENDERIAN A MEJORAR DURANTE EL DIA LUNES 29 DE JUNIO.

BUENOS AIRES, 28 de Junio de 2009

ESTE INFORME SE ACTUALIZARA A LAS 00:00 HORAS.

Link to comment
Share on other sites

A data-chave 11/07, sugerida pelo Caio no seu excelente post de hoje pela manhã, foi pela primeira vez totalmente aceita pelo GFS na 12Z de hoje. Por ela teríamos a bomba que falta para consagrar o inverno de 2009, com temperaturas de até -4oC em 850 hpa em boa parte do sul do BR e neve generalizada no Planalto de RS/SC, incluindo o Planalto Norte. Pena que faltam mais de 12 dias e a confiabilidade do GFS (e de qualquer outro modelo) nestas circunstâncias é nula, he he he. Com certeza, as próximas saídas não repetirão cenário tão favorável, mas ainda é muito cedo para dizer sim ou não para a bomba. A tendência de termos um evento de frio, por outro lado, é clara!

 

Aguardemos e monitoremos, pois!

Link to comment
Share on other sites

A data-chave 11/07, sugerida pelo Caio no seu excelente post de hoje pela manhã, foi pela primeira vez totalmente aceita pelo GFS na 12Z de hoje. Por ela teríamos a bomba que falta para consagrar o inverno de 2009, com temperaturas de até -4oC em 850 hpa em boa parte do sul do BR e neve generalizada no Planalto de RS/SC, incluindo o Planalto Norte. Pena que faltam mais de 12 dias e a confiabilidade do GFS (e de qualquer outro modelo) nestas circunstâncias é nula, he he he. Com certeza, as próximas saídas não repetirão cenário tão favorável, mas ainda é muito cedo para dizer sim ou não para a bomba. A tendência de termos um evento de frio, por outro lado, é clara!

 

Aguardemos e monitoremos, pois!

 

Não são nulas as chances, não! Esse será o único fds que passarei em Ctba! Data escolhida à dedo!

Link to comment
Share on other sites

O ia começou com pancada de chuva logo no começo da madrugada, a manhã foi nublada e à tarde o céu passou a parcialmente nublado, a máxima ficou pelos 23 a 24 graus e agora tenho 20 graus e bastante MM, o final de de junho e o começo de julho prometem ser monótonos.

 

O Breno que foi para o Chile e deve ter tido sorte, hoje choveu em torno de 40 mm na cidade de Santiago, supondo que nas montanhas ao leste o volume de precipitação foi parecido, 40 mm transformados em neve é bastante coisa, não existe uma fórmula de conversão pois depende do tipo de neve, geralmente quanto mais baixa a temperatura menos precipitação é necessária para a neve acumular "X".

Link to comment
Share on other sites

PORQUE FICANDO OLHANDO NA FRENTE, SE NESTA SEMANA JÁ TEREMOS MUITO FRIO, O INVERNO VAI INDO BOM P/'BURRO". SÓ JUNHO VAI FECHAR ENTRE 280 A 340 OU + H.FRIO E MAIS DE 600 UNIDADES DE FRIO (RECORDE DE 32 ANOS). O RUIM SERÁ LÁ NA FRENTE. QTO MAIS FRIO, MAIS CEDO A BROTAÇÃO!!!

 

AGORA 9,5 COM 1,1 EM MÉDIA E PICOS DE -5°C NO VTO....

 

JÁ GASTEI O EQUIVALENTE A QUASE 2,5 MESES DE LENHA PARA A CALEFAÇÃO!!!

 

Olhar a frente sim senhor! O "jogo" já está ganho nesta semana, com uma excelente convergência dos modelos colocando frio até o próximo domingo. Ficar discutindo o que nesta semana? Se vai fazer -4,245oC no Pericó ou se o Rincão dos Silvanos vai ficar branquinho da geada? Tudo isso já parece estar se confirmando. É um excelente frio, mas nada que não tenhamos visto nesse ano. É de se comemorar a constância sim! Mas os eventos intensos chamam muito mais atenção, e a isto esse espaço deve o maior percentual de participações. E aliás, acho que o frio mais intenso desta semana deve ser observado mais pela segunda metade.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O pessoal daqui não aguenta mais frio. Definitivamente, o noroeste não está acostumado com frio contínuo. Já ouvi algumas conversas ultimamente sobre o frio não ser tão constante anos atrás, nem tão úmido. Nada científico, mas um ótimo antídoto para aplacar o alarmismo provocado pelo nosso tão afamado aquecimento global...

Link to comment
Share on other sites

Não exagera, Shimutz!

 

Tem que ter inverno, também.

 

O equilíbrio é a melhor solução, isto é, que São Joaquim tenha a sua acumulação de neve todo ano e com uma nevasca mais forte de 3 em 3 anos, fechando cada mês dentro da média. Que as mínimas absolutas sejam sempre ao redor média (-5C/-6C). O mesmo vale para Canela. Quero que todo ano tenhamos 10 negativas, sendo que duas delas alcancem -2,5C/-3,0C. As neves com acumulação boa (acima de 3cm) tem que vir de 5 em 5 anos e uma nevasca (acima de 10cm) a cada década. Que junho, julho e agosto fechem com média de 10ºC.

 

Quero nada mais nada menos que a média histórica seja mantida!

Link to comment
Share on other sites

bom, estou de volta a terrinha! Tudo bom por aqui?

Li as ultimas mensagens e chego a conclusao de que o inverno esta otimo mesmo, frio constante. Por aqui o pessoal tambem reclama bastante desse inverno.

Coutinho sensato e tras numeros, dados que mais que opinioes pessoais dispensam comentarios. Quanto ao dia 11/07, que parece ser a data chave, vale lembrar que eh o "core" de inverno e nada melhor para a entrada de um ar frio forte.

quanto a questao da Antartida postada pelo AAA, acrescento que esse inverno tem a genese ciclonica mais ao norte que o normal, o que, diferente de 2007, pode fazer com que o grosso do ar frio se posicione acima.

Ontem cheguei as 5 da tarde em SP, com trovoadas e turbulencia forte... Achei que o aviao ia cair pq tava a 2000 metros numa velocidade fragil, com belos solavancos hehehe.... E minha esperanca era que no inverno a pressao atm em SP eh sempre alta o que impede a formacao de tempestades... Ai lembrei que esse inverno era diferente.

Bom, abs a todos e vamos curtir essa semana!

Link to comment
Share on other sites

Mas os eventos intensos chamam muito mais atenção,

 

É isso aí, meu amigo.

 

Pra mim, pode fazer 5000h de frio no inverno, com 4 meses de muito frio, mas chamará mais a atenção e marcará mais se cair 3cm de neve em algumas horas num dia só.

 

Prefiro UM DIA de neve acumulada a UM ANO de temperaturas abaixo da média.

 

Isso que fica na memória: neve de verdade!

 

Concordo, estes últimos dias considerei os piores da estação fora do RS (e mesmo assim mais o centro sul do estado), da Serra Gaúcha para cima foram máximas relativamente baixas mas com mínimas decepcionantes e amplitude térmica baixa por causa da umidade, um tempo maçante ao menos para mim, só o começo do mês foi interessante, 9000000000 horas de frio com a "qualidade" dos últimos dias me mata de tédio, prefiro poucas horas de frio com "grande qualidade" (ou perto dos recordes ao menos), se puder ser com neve melhor ainda, mas nem estou tão exigente depois de tanto tempo, um excelente frio bastaria, neve é bonus.

 

Não considero que o começo do inverno foi ruim, até aqui no SE teve algo decente no começo do mês e as anomalias de junho serão em geral negativas no centro sul, mas se isso for o melhor do inverno vou me decepcionar sim.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Não exagera, Shimutz!

 

Tem que ter inverno, também.

 

O equilíbrio é a melhor solução, isto é, que São Joaquim tenha a sua acumulação de neve todo ano e com uma nevasca mais forte de 3 em 3 anos, fechando cada mês dentro da média. Que as mínimas absolutas sejam sempre ao redor média (-5C/-6C). O mesmo vale para Canela. Quero que todo ano tenhamos 10 negativas, sendo que duas delas alcancem -2,5C/-3,0C. As neves com acumulação boa (acima de 3cm) tem que vir de 5 em 5 anos e uma nevasca (acima de 10cm) a cada década. Que junho, julho e agosto fechem com média de 10ºC.

 

Quero nada mais nada menos que a média histórica seja mantida!

 

Depois de 2000, vivia sonhando com uma MP ainda mais forte que a daquele ano, que conjugasse o frio que fez naquele evento com uma nevasca a la 1990. Hoje, o meu sonho é voltar a ter esta situação que você colocou, he he he! Para mim nada mais que voltar ao normal em termos de neve já seria o bastante!

 

Ronaldo,

 

O inverno está ótimo até aqui, mas todos sabemos que não está perfeito! Falta AQUELA BOMBA!

Link to comment
Share on other sites

MM total aqui e temperatura estancada nos 20 graus agora, haja Prozac, ainda bem o Tomasini não mora aqui.

 

O inverno está ótimo até aqui, mas todos sabemos que não está perfeito! Falta AQUELA BOMBA!

 

É isso aí, vamos supor que fosse possível passar um mês inteiro entre 7 e 11 graus em Porto Alegre e entre 3 e 7 graus em Canela, apurando as médias seria até histórico, mas garanto que no final do mês todo mundo estaria se jogando da janela :lol: de tanto tédio.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.