Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

FPOLIS AEROP.; 6,0
Aqui no Campeche, 10,4°C - inacreditável. Havia descido até 8,3°C e subiu, agora estagnou na casa dos 10°C. Detalhe é que o Campeche é do lado do aeroporto.

 

Aconteceu mesmo em São Bento do Sul, chegou a 0,1°C às 22:00 e agora tá na casa dos 2°C. Campos do Jordão "sugou" nosso ar frio.

 

7,0ºC agora aqui com 60% de UR, céu claro e vento calmo.

 

Lembrando nossos comentários... quando fiz a leitura, às 22:40, já tínhamos ido a -0,4ºC na relva!

Link to comment
Share on other sites

Estou impressionado! Acabei de fazer um tour por POA, agora quando saí da aula na PUC, e vou relatar o que constatei para vocês:

 

Saí da PUC as 22h com o digital do carro marcando 8ºC. Enquanto me dirigi à Zona Sul pela perimetral, oscilendo entre 8 e 9 na Aparício Borges e na Nonoai. Entrei na Campos Velho em direção à beira do rio e estabilizou em 8º. Enquanto segui pela Wenceslau em direção de Ipanema, ficou entre 8 e 9. Num topo perto da Vila Assunção, chegou a 10º. Segui pela Cel. Marcos e caiu para 8º. A partir de Ipanema, peguei a Juca Batista e aí sim, 7º, 6º, 5º na entrada do Terraville. Segui mais um pouco e o digital continuou com 5º. Resolvi retornar, e na Juca Batista, próximo à praia do Belém Novo, chegou a marcar 4º. Tirei uma foto do digital. Desci do carro, mas não havia sinal de geada. Retornei em direção à Eduardo Prado e foi subindo: 4, 5, 6, 7. E ficou em 7º até a Campos Velho, onde entrei novamente em direção ao rio. Cheguei em casa, no Cristal, com 8º.

 

Agora fico pensando: todos os termômetros de rua marcavam marcas inferiores às do digital do carro. Quanto será que realmente estava próximo à prainha do Belem Novo? A sensação de frio no Cristal e no BN é incomparável, quem dirá no Centro da cidade...

 

Com um simples termômetro de carro, obtive uma diferença de 6º em uma distância de 18km.

 

Alexandre, as 22:31, quanto marcava a estação do BN?

 

Na próximo MP, faço isso de novo, em direção à Restinga pela Oscar Pereira/Costa Gama.

 

Enquanto isso, Curitiba bombando, vamos congelar os vermelhinos lá no Couto Pereira e fazer picolé deles!

 

Abraços a todos!

 

Por isso que digo que POA é a segunda cidade do Brasil em número de microclimas. No vale entre os morros da Polícia, do Osso, etc, deve estar ao redor de 2C/3C.

Link to comment
Share on other sites

Estou impressionado! Acabei de fazer um tour por POA, agora quando saí da aula na PUC, e vou relatar o que constatei para vocês:

 

Saí da PUC as 22h com o digital do carro marcando 8ºC. Enquanto me dirigi à Zona Sul pela perimetral, oscilendo entre 8 e 9 na Aparício Borges e na Nonoai. Entrei na Campos Velho em direção à beira do rio e estabilizou em 8º. Enquanto segui pela Wenceslau em direção de Ipanema, ficou entre 8 e 9. Num topo perto da Vila Assunção, chegou a 10º. Segui pela Cel. Marcos e caiu para 8º. A partir de Ipanema, peguei a Juca Batista e aí sim, 7º, 6º, 5º na entrada do Terraville. Segui mais um pouco e o digital continuou com 5º. Resolvi retornar, e na Juca Batista, próximo à praia do Belém Novo, chegou a marcar 4º. Tirei uma foto do digital. Desci do carro, mas não havia sinal de geada. Retornei em direção à Eduardo Prado e foi subindo: 4, 5, 6, 7. E ficou em 7º até a Campos Velho, onde entrei novamente em direção ao rio. Cheguei em casa, no Cristal, com 8º.

 

Agora fico pensando: todos os termômetros de rua marcavam marcas inferiores às do digital do carro. Quanto será que realmente estava próximo à prainha do Belem Novo? A sensação de frio no Cristal e no BN é incomparável, quem dirá no Centro da cidade...

 

Com um simples termômetro de carro, obtive uma diferença de 6º em uma distância de 18km.

 

Alexandre, as 22:31, quanto marcava a estação do BN?

 

Na próximo MP, faço isso de novo, em direção à Restinga pela Oscar Pereira/Costa Gama.

 

Enquanto isso, Curitiba bombando, vamos congelar os vermelhinos lá no Couto Pereira e fazer picolé deles!

 

Abraços a todos!

 

Por isso que digo que POA é a segunda cidade do Brasil em número de microclimas. No vale entre os morros da Polícia, do Osso, etc, deve estar ao redor de 2C/3C.

 

Quando eu for milionário vou bancar um sistema particular de estações em uns 30 pontos da cidade!

 

hehe, brincadeirinha... :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

21h

 

Aero/SJP: 04ºC

 

Ctba/ Campo Comprido: 05,6ºC

 

Ctba/ Centro Cívico: 06,9ºC

 

A temperatura afunda a cada momento em Curitiba!!

 

O AERO REALMENTE nada tem a ver com CURITIBA. Está mais para a estação de PINHAIS, com toda a certeza!

 

Saudações E N C A R N A D A S

Concordo absolutamente.

Haviam previsões de -3 para Curitiba que não se confirmaram, claro. A mínima de -1 é até aceitável para Curitiba hoje, sendo que as oficiais foram de +0,2.

 

Vou procurar entender o comportamento de Pinhais.

Abraços em 7 graus estagnados!

 

Previsão de -3oC e para o aero. E para amanhã. E eu acho que vai dar. Faz meia hora tava 2oC!

Link to comment
Share on other sites

Estou impressionado! Acabei de fazer um tour por POA, agora quando saí da aula na PUC, e vou relatar o que constatei para vocês:

 

Saí da PUC as 22h com o digital do carro marcando 8ºC. Enquanto me dirigi à Zona Sul pela perimetral, oscilendo entre 8 e 9 na Aparício Borges e na Nonoai. Entrei na Campos Velho em direção à beira do rio e estabilizou em 8º. Enquanto segui pela Wenceslau em direção de Ipanema, ficou entre 8 e 9. Num topo perto da Vila Assunção, chegou a 10º. Segui pela Cel. Marcos e caiu para 8º. A partir de Ipanema, peguei a Juca Batista e aí sim, 7º, 6º, 5º na entrada do Terraville. Segui mais um pouco e o digital continuou com 5º. Resolvi retornar, e na Juca Batista, próximo à praia do Belém Novo, chegou a marcar 4º. Tirei uma foto do digital. Desci do carro, mas não havia sinal de geada. Retornei em direção à Eduardo Prado e foi subindo: 4, 5, 6, 7. E ficou em 7º até a Campos Velho, onde entrei novamente em direção ao rio. Cheguei em casa, no Cristal, com 8º.

 

Agora fico pensando: todos os termômetros de rua marcavam marcas inferiores às do digital do carro. Quanto será que realmente estava próximo à prainha do Belem Novo? A sensação de frio no Cristal e no BN é incomparável, quem dirá no Centro da cidade...

 

Com um simples termômetro de carro, obtive uma diferença de 6º em uma distância de 18km.

Agora à noite saí de carro e pensei nisso: que vontade de colocar aquele meu termômetro de cabo na janela do carro e conferir as variações intantâneas. No apartamento da minha namorada estava 7,9° às 23:20. No mesmo horário estava em 7,9°/8,0° aqui em casa, só que lá o sensor está junto à parede entre dois edifícios e a 6 m do solo com laje. Fica no bairro Jardim Botânico, na face S do Morro Petrópolis, mas já na bacia do Arroio Dilúvio. Ou seja: o ar frio escorre para lá e, mesmo a região sendo recheada de edifícios uns colados nos outros, o frio lá é similar ao daqui de casa. No termômetro de lá a variação hoje foi de 6,2° à 14,8°; aqui de 5,6° à 16,1°; no INMET (oficial) foi de 4,8° à 14,6°. O vale onde está a bacia do Dilúvio (e a PUC) é muito frio. Quando o INMET zera a própria PUC deve negativar nas áreas mais abertas.

 

Depois da vergonhosa máxima de 16,1°, noite gelada por aqui. Faz 7,6° com 80% e sem vento. Céu limpíssimo!! Há névoa úmida em POA, e a noite é uma daquelas tipicamente com forte estabilidade e frio intenso. Devo ir aos 4,5°/5°. Vai gear e dar 1° na Zona Sul, tal qual a previsão da MetSul. Show de bola!! 8-)

 

Tô indo dormir, mas antes informando que a temperatura aqui em Itapevi neste momento é de apenas 5,6ºC, com céu totalmente aberto.

Em Parelheiros, o "pinico" do frio e das geadas em SP, 4,2ºC

Acabei de ver e Parelheiros já tnha 3,8°!! :shock:

 

Abraços gelaaados!

Link to comment
Share on other sites

Salgado Filho: 06C

Base Aérea Canoas: 05C

Janela do meu apto: 11,5C :oops:

O Alexandre me contou dessa grande diferença. Típica de estabilidade atmosférica! Na minha casa estava 8,9° às 21:20 (tua postagem é das 21:16) e estava 10,0° às 19:20. A queda aqui foi muito forte ao final da tarde, efeito do sol sumindo do pátio e da estação.

 

Agora o incrível: o aero tinha às 23 h!!! :shock: :shock: Nessa hora tu tinhas 10,1° e eu 8,0°/8,1°. Agora tu ainda tens os mesmos 10,1° e eu 7,5°! O ar frio está se acumulando com força nas baixadas, e até eu estou sentindo esse efeito!

 

Abraços microclimáticos!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Agora o incrível: o aero tinha às 23 h!!! :shock: :shock:

 

Fazia 3 na Base e não no Salgado Filho, onde a temperatura era de 5.

 

SBPA 040200Z 17001KT 9000 NSC 05/05 Q1021

 

E agora à meia-noite se mantém em 5.

 

SBPA 040300 05001KT 9000 NSC 05/04 Q1021=

Essa é a diferença padrão entre aeroporto + INMET + eu + Bruno nas mínimas: aqui em casa a mínima é 2°-3° mais alta que o aero e 0,5°-1,5° mais alta que o INMET; e 1°-2° mais baixa do que o Bruno.

 

Caí para 7,3°!! E vamos rolando montanha a baixo!!

 

Abraços em queda!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Alo amigos!!! Essa noite está prometendo!!! Muuuuuuuuuuuuuito Frio no RIO!!! :D:D Antes de começar o jogo do meu vascão( que empatou com o corinthians e não teve um penalty a favor que o juiz não deu :evil: :evil: ) dei uma rolé pela cidade entre o Centro, Zona Norte(parte), Zona Oeste(parte) até a zona sul(parte), .... Vejam as temperaturas e o horario de registro:

Incrivel os microclimas na nossa cidade...

 

IDA

Centro - 19:00h - 18°C

Vila Isbel - 19:28h - 16°C

Grajau Jacarépagua(descida da serra) - 19:40 -12°C :D:D

Freguesia(Jpa) - 19:53 - 15°C

Barra da Tijuca - 20:15 - 17°C

São Conrado - 20:28 - 16°C

Leblon: 20:40 - 18°C

 

No momento(00:09h), tenho 14, 6°C na varnada de casa e umidade de 34%!!!!! :shock: Céu Limpo!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

 

 

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Cheguei em Campos do Jordao e acho que arrumei o problema da estacao. Foi uma viagem gelada pelo interior paulista que, acho, vai amanhecer todo branco amanha. No momento, -2,1 graus aqui em Campos. Os maluquinhos da rua marcavam -4 graus hehe

Agora ja ha uma grande geada la fora, e a horta de couve do caseiro foi para o lixo infelizmente.

Curiosidade, hoje de manha amanheceu -1,8 graus aqui com tempo nublado. O caseiro disse que achou que ia nevar mas nao caiu nada. Por isso,considero a possibilidade de que tenha nevado na forma de nevisco em algum ponto da serra.De qualquer forma estou muito feliz aqui. A taxa de queda da temperatura eh de 0,9grau;hora, o que permite estimar -4 graus amanha ou ate -5, considerando que essa queda va diminuir.

Uma boa noite gelada a todos!

abs

Link to comment
Share on other sites

A mínima desta quarta-feira veio nos últimos instantes do dia e foi de 15,7 graus aqui na janela do meu apartamento perto do Maracanã na zona norte carioca, valor fresco para a maioria dos bazianos mas que foi a menor mínima desde o dia 1 de agosto de 2007 quando registrei o mesmo valor (tenho registros ininterruptos desde 4 jul 2007), hoje a mínima será ainda menor (talvez 14,X) já que pouca nebulosidade está presente, mas não vai alcançar os 13,6 graus do dia 31 de julho de 2007 (no dia 30/07 fez 13,5 graus, meu "recorde").

 

Aproveito para repetir que não dá para considerar este evento histórico na maior parte sudeste, pode até ser o mais intenso no começo de junho em vários anos mas só, voltando pouco no tempo já é superado por setembro de 2006 e jullho de 2007 em praticamente todo o leste da Região Sudeste, um ou outro lugar pode até superar a menor mínimas destes eventos mas isto será exceção e não regra, no interior da região este frio é localmente mais forte que os de 2006 e 2007, mas não precisamos voltar antes de 2000 para encontrar algo mais intenso.

Link to comment
Share on other sites

Alo Galera!!! Muito Frio nlo RIO e GRANDE RIO!!!!! :D:D:D

 

Segue as temperaturas INMET e METAR

MEIA NOITE

 

Ecologia Agricola: 11°C

XEREM: 11°C

Vila Militar : 12°C

Campo dos Afonso: 12°C

Santa Cruz: 12°C

MARAMBAIA: 13°C

Jacarepagua: 14°C

Galeão: 14°C

Forte de Copacabana: 17°C

 

PICO do COUTO: 2°C :D:D

Link to comment
Share on other sites

Estamos diante de um FATO RELEVANTE (senão Fiasco Histórico): As regiões tidas como as mais frias do RS e SC serão, até o final desta madrugada e início da próxima manhã, as MAIS QUENTES da Região Sul. Por demais PARADOXAL. Se eu não estivesse presenciando não iria acreditar. :shock:

Link to comment
Share on other sites

meia noite pelas bandas paranaenses...

 

imagem3z.png

 

a meia noite chega com temperaturas bem baixas no Paraná, mais uma vez. Os valores continuam caindo. Apenas no Norte e no Sudoeste temos temperaturas mais altas. Até no litoral o frio é forte agora a noite. Em Morretes faz 6 graus. No aeroporto Afonso Pena 1°C. Destaque para General Carneiro que já está abaixo de 2 graus negativos. Veja no Mapa que no Oeste de São Paulo há uma região muito fria. Trata-se da estação de Rancharia onde agora faz 1°. Aqui na região de Cascavel temos 5° na cidade e 1° em Toledo!

Link to comment
Share on other sites

Vou dormir com 15,5 lá fora e 11,6 graus na Vila Militar, estimo mínima entre -3 e -4 no Tucci, belo valor, reforço os pedidos de fotos!

 

Teresópolis compensou o fiasco da madrugada com mínima de 6,5 na última hora do dia, nada mau, em 2008 a menor foi 4,9 de "vampirão".

 

Por causa da entrada do ar frio aconteceu algo pouco comum, as 3 estações que monitoro tiveram média simples menor que a compensada nesta quarta-feira.

Link to comment
Share on other sites

Gente, tô com 7,5 aqui em casa na ilha de calor. É expressivo. Será que vou à casa dos 4 graus ao amanhecer ? É pouco frequente eu ingressar na casa dos 4 !!!

Estamos quase juntos: tenho generosos 6,8° no momento! Para uma encosta na área urbana de POA é um belo valor. A tua zona, Alexandre, está recebendo drenagem de ar frio. Há muitos prédios na tua área, e arrisco-me a dizer que o hospital militar aí do lado, cheio de verde, está te ajudando.

 

Porém temos de ficar atento ao nevoeiro. Há forte névoa úmida no momento, céu totalmente limpo e totalmente sem vento. Noite perfeita para o resfriamento noturno. Se estisse mais seco, estaria mais que perfeito!!

 

Abraços gelados!

Link to comment
Share on other sites

Observo bastante o site e acho que é meu primeiro post.

 

Petrópolis no Tempoagora ta marcando 3,6!!!!

Essa estação é em Petrópolis mesmo ou é a que no Inmet aparece como Pico do Couto??

Porque estão marcando iguais.

 

é do Pico do Couto. Já chegou a bater 2,X por lá.... mas agora a temperatura está subindo. não entendo.

NEste momento, no centro de Petropolis, faz 8,5°C segundo os dados da estação meteorológica automática da Prefeitura.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

O que acontece com São Joaquim ? estranho... :roll:

 

Bom, por aqui nada de estranho, e o frio é intenso. Faz 07,5ºC. Devo ir a +- 5 graus, mas sem geada, quem sabe a branquinha não aparece no distrito de igrejinha, que é o "rincão dos Silvanos" de Juiz de Fora :lol: . Mas, nem morto acordarei cedo para ir até lá, distante 15km daqui. Abraços !

Link to comment
Share on other sites

madrugada gelada!!!!

 

imagem3n.png

 

Caem mais um pouco as temperaturas sobre o quadrante paranaense. Registramos aqui no estado a menor temperatura do país no momento: -3°C em General Carneiro. A madrugada está mais fria do que ontem também em Curitiba. O aeroporto de São José dos Pinhais registra agora -1. Faz -1 também em Castro. Observem no mapa as áreas roza, são regiões onde as temperaturas são negativas. Aqui no Oeste o frio também comparece. Faz 3 graus em Foz e em Cascavel.

 

Agora. Vejam o Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná. Nestas regiões a madrugada está com temperaturas bem baixas, mas não tanto como no restante da região. As temperaturas não estão caindo e neste momento trata-se de uma das áreas menos frias do Sul. Algo bem diferente do que imaginaríamos normalmente, hehehehe

 

Até agora mínima de 3,3 em Cascavel.

BOM DIA!

Link to comment
Share on other sites

GFS 00Z coloca mais uma grande invasão de ar frio no sul, desta vez a partir do dia 11. Neve certa no planalto sul e aparados da serra. Muita coisa ainda pode mudar, mas parece que já podemos indicar este mês de Junho como sendo realmente bem frio no Brasil. E neste próximo sábado mais uma pequena incursão de ar frio.

 

Agora está bem frio no meu sítio, marco 06,9ºC. Também vou dormir, boa noite a todos ^^

Link to comment
Share on other sites

olha meu querido. Este mês tem tudo para ser um típico mês invernal. Temos novas ondas de frio previstas. E não é uma só não!

Temos a da semana que vem, a da próxima semana e a do fim do mês. Ou seja. Nada de intervalo para o calor. O GFS está extraordinário no que diz respeito a manutenção do tempo frio/ameno. Aliado a tudo isso, a chuva retorna semana que vem antes do frio. Ou seja. O frio tá na cara!

 

Agora, 3:32, faz 3,1 em Cascavel. Mínima até agora de 2.9°C :ugeek: :ugeek: :ugeek: :ugeek: :ugeek: :ugeek: :ugeek:

Link to comment
Share on other sites

Goiás, 6h: :shock:

 

Mineiros: 3,1°C

Jataí: 3,2°C

 

 

Esse ar seco deve estar muito frio no clube Ferreira Pacheco.. o foda é que não tem como eu ir lá agora. Ano passado, a mega-baixada de lá registrou 4,3°C em plena Goiânia, enquanto no inmet fazia 8,2°C.

Link to comment
Share on other sites

OESTE PAULISTA NEGATIVOU DE NOVO!!!!!

 

Rancharia está com -1,0°C as 6h no Inmet!!! :o

 

Aqui em Araçatuba tenho 0,6°C e já é uma das 3 menores temperaturas da década!

Certamente deve ter geado lá fora pelo 3º dia seguido. E se geou mesmo, eu tirarei fotos e as coloco aqui hoje a tarde, junto com as fotos da geada de ontem ;)

Link to comment
Share on other sites

Ahhhhh!

Nesse momento registra 7°C, a minima foi de 6,6°C!!!!!!! Menor mínima do ano aqui em Nova Friburgo (Conselheiro Paulino)!!

 

Agora de manha (6:20am)

04-06-09_062359.jpg

 

Parece geada, mas é o forte orvalho na relva

04-06-09_062049.jpg

 

Obs.: fotos de celular.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.