Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

Como pode??????

 

Tanto a Somar quanto a Climatempo, estão dando mínima de 11°C aqui para o Vale amanhã; só que nesse momento, já tenho por aqui, 12°C, com céu estrelado, então, nas próximas 10 horas, a temperatura só vai cair mais 1 grau.......impossível :shock:

 

É como o Coutinho fala aqui varias vezes ... quem for modelão pra adivinhar minimas cai em uma grande cilada ... ! :D

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O frio intenso em Curitiba levou à morte um morador de rua de 47 anos. João Maria Alves foi encontrado morto em um parque da cidade e recolhido por funcionários do IML (Instituto Médico Legal), que confirmou a morte por hipotermia (redução brusca da temperatura corporal). No fim de semana, um agricultor morreu em Apucarana (PR) também por hipotermia.

 

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Link to comment
Share on other sites

Como pode??????

 

Tanto a Somar quanto a Climatempo, estão dando mínima de 11°C aqui para o Vale amanhã; só que nesse momento, já tenho por aqui, 12°C, com céu estrelado, então, nas próximas 10 horas, a temperatura só vai cair mais 1 grau.......impossível :shock:

 

Não esquenta Sérgio....

A climatempo até que acertou as minimas aqui para o Rio.

Pra mim, o pior é o INPE, que faz a previsão para a Rede Globo. Ontem, a previsão deles era uma minima de 16°C, mas acabou fazendo 9°C em alguns pontos da cidade... Lamentável!!!

Link to comment
Share on other sites

BN

 

03/06/2009 23:14:31 5.7

E dá-lhe microclima!! No apartamento da minha namorada com o sensor a 6 m do chão com laje fazia 8,9° às 23:20. Agora aqui em casa, 40 minutos depois, estou com 9,5° e 77%. Lá está 1° mais frio do que aqui. Às 23 h estava 7,8° no INMET!!! :o Céu limpo, névoa úmida e sem vento. Vai beirar 0° nos pontos mais frios de POA.

 

E por falar em estabilidade, às 21 h, nas convencionais, fazia 9,8° em POA e Torres e 11,0° em Caxias do Sul... :roll:

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, o quê achas ta situação de Canela?

 

A minha estação dista cerca de 400 metros da estação do INMET e ambas tem a mesma altitude. A diferença é que eu estou na face sul de um morro que há entre as duas estações, enquanto que o INMET está do lado norte. Lá, à meia-noite, fazia 6,8C. Na minha fazia 4,8C. Isso em 400 metros de distância uma da outra com um morrinho entre ambas. Olhando pela minha webcam, a estação do INMET fica no outro lado das araucárias que aparecem ao fundo da tela "2" (Tempo-1).

Link to comment
Share on other sites

Bruno, eu percebi essa diferença. Tanto é que no INMET deu 3,2° depois da meia-noite e tu atingiste 1,7°! Repare também que nessa noite o vento soprou de NO. Talvez a estação do INMET estivesse mais exposta aos efeitos do vento mais aquecido, enquanto tua estação está protegida pelo morro e a floresta.

 

À meia-noite tu tinhas 4,8° e o INMET 6,8°. E dá-lhe estação do Bruno!

 

Por aqui tenho 9,1° com 78% e a tua casa... saiu do ar!! :cry:

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

O frio intenso em Curitiba levou à morte um morador de rua de 47 anos. João Maria Alves foi encontrado morto em um parque da cidade e recolhido por funcionários do IML (Instituto Médico Legal), que confirmou a morte por hipotermia (redução brusca da temperatura corporal). No fim de semana, um agricultor morreu em Apucarana (PR) também por hipotermia.

 

Infelizmente o frio tb tem o lado nada bonito tb....

 

Mas cabe lembrar que a prefeitura de Curitiba, associaçoes e ONGs (inclusive minha mãe trabalha em uma) nas noites mais frias faz uma operaçao grande nas ruas da cidade recolhendo moradores de rua e levando para abrigos. Infelizmente nem todos os bairros conseguem ser atendidos, além daqueles que se recusam a ir e preferem passar a noite na rua :? ...

Link to comment
Share on other sites

Depois de dois dias com geadas a previsão é de perda de produtividade agrícola. As culturas mais atingidas na região de Cascavel foram o milho e o trigo. Estima-se que cerca de 60% das áreas do cultivo do milho tenham sofrido algum dano por causa da geada. O que não havia sido prejudicado com a geada de quarta foi atingido pela geada desta quinta feira. O frio intenso afeta o desenvolvimento dos grãos que por consequência perdem qualidade e valor. Quanto ao trigo a porcentagem de dano é de 5%, apenas. A mínima registrada na quarta feira foi de 1,2 graus no centro da cidade e na estação do Simepar que fica na Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola. Nesta quinta a mínima foi registrada nas áreas de declíve do terreno. Foram 2.5°C no bairro Consolata, zona norte e periférica de Cascavel.

imagem1e.png

 

O frio está escoando para as áreas de baixadas e fundos de vales. A diferença de temperatura em Cascavel é grande. Enquanto que no centro da cidade faz 10°C a meia noite, as áreas ao redor da cidade ficarão próximas a 6 nas próximas horas. Não se descarta ocorrência de geada no interior do municipio, mas elas deverão ser fracas e isoladas. No perímetro urbano venta forte ja fazem 2 horas.

 

Agora no começo da madrugada voltou a ficar abaixo de zero a temperatura em General Carneio. Cidades altas como Inácio Martins tem temperaturas mais elevadas. Frio em Foz do Iguaçu e temperaturas um pouco mais suaves no Sudoeste do Paraná. Agora faz 8 graus em Morretes, no Litoral, 5 em Joaquim Távora e 2 em Castro.

Link to comment
Share on other sites

Que esquentada maluca essa! Ta 12 graus agora na minha estacao em cdj, 16 graus a mais que o mesmo horario ontem!

Entrou ar quente em altitude em SP, uma espécie de "pré-frontal" visto que ar um pouco mais frio irá entrar em altitude novamente no fim de semana, vai servir para a temperatura não subir muito.

Aqui em Campinas a mínima também subiu, hoje foi de 11°C!

Link to comment
Share on other sites

Meu grande amigo Alexandre não seja injusto, foi o assunto principal ontem no senadinho do Café Elite e em todos os locais que eu fui, comentei sobre a foto da geada em Soledade, só que vc não esperou eu molhar o bico", como diz o humorista, eu não sabia quem tinha enviado a foto, não podia adivinhar né amigão, até imaginei que fosse algum correspondente de PF ou região.Mas agora que vc relatou e assumiu a titularidade da matéria, peço desculpas de coração por não ter comentado mais. :oops: :oops: :oops:

Mas pode ter certeza que fiquei muito feliz ainda mais agora sabendo que teve a sua participação nesta divulgação.

Aliás, o Correio do Povo melhorou da noite para o dia ,depois que vcs passaram a fazer a previsão no referido diário.

Bom de ora em diante então to sabendo que as matérias, fotos e edições relativas ao clima no Correio do Povo, partem da Metsul, fico na obrigação ainda maior contigo e com a Metsul, no sentido de passar todas as informações possíveis, além claro de vídeos e fotos de fenômenos que vierem a acontecer.

Vou te contar uma dia destes a RBS veio aqui fazer uma matéria sobre o frio de Soledade e me entrevistaram, mas eu não fui atrás deles, embora não tenha nada contra a referida emissora.

Mas pode ter certeza que como fiz agora quando ocorreram precipitações de gelo eu informei somente a Metsul, no blog.

O Paulo Júnior , é outro informante que tenho agora na Raia da Pedra e qualquer informação ou filmagem te passo em primeira mão!

E ressaltando que o "altiplano acima dos 800m, não é apenas uma coxilha isolada, ele começa lá em Ibirapuitã, passa pela Raia da Pedra , Campo Bonito e vai até a cidade de Itapuca, portanto em extensão em linha reta tem aproximadamente 20 km, contudo uma área com precipitações variáveis. O ideal é que gente consiga um informante em cada ponta deste elevado.

E pra encerrar pergunto, :o que posso fazer pra te agradecer Alexandre???

De toda forma muuuito obrigado de coração cara, minha terra agradece irmão! :D:D:D

Link to comment
Share on other sites

Será que a webcam amanhã vai acusar uma geada heim ? :D

 

Por aqui muitas nuvens passando, por isso a temperatura não cai. Faz 14,5

 

Essa MP foi péssima em termos de geada para a serra. No primeiro dia estava nublado com chance de neve, no segundo tinha nuvens no céu e vento, no terceiro tinha vento e nessa última noite, quando tudo parecia que teríamos geada, entrou vento norte e f.....

Link to comment
Share on other sites

Amanhecemos brancos de geada ontem, mínima de -3.3ºC na baixada de Santa Rosa, na divisa de TM e SR, toda área de vegetação costeira ao rio Santa Rosa estava congelada! Assim como em vários outros locais, uma poderosa MP para o noroeste! Só não me dei o prazer de fotografar porque estava muito cansado da viagem a SJ. Fica para a próxima :?

Link to comment
Share on other sites

QUARTO DIA CONSECUTIVO DE GEADA EM CURITIBA E RM.

HOJE AS MÍNINMAS FORAM AS SEGUINTES:

 

CURITIBA PERIMETRO URBANO:

SIMEPAR: 3,8

AUTOMÁTICA: 3,8

ALEX: 4,5

MINHA CASA: 3,1

 

CURITIBA REGIÃO METROPOLITANA CONURBAÇÃO URBANA:

PINHAIS: 2,5

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS: 2,0 (AERO)

 

CURITIBA RM:

LAPA:2,2

CERRO AZUL:2,4

Link to comment
Share on other sites

NOTICIA PAGINA INICIAL CLIMATEMPO:

 

"São Paulo amanheceu ensolarada e menos fria nesta sexta-feira. A temperatura às 7 horas de hoje estava em 12ºC no aeroporto de Congonhas. Ontem, a esta hora, a temperatura era de 8ºC. Em áreas da cidade, o aquecimento de ontem para hoje foi menor, mas também ocorreu. A elevação de temperatura está associada ao afastamento do ar frio intenso.

Havia muito tempo que os curitibanos não passavam dias tão gelados como esta semana. Na quarta-feira e ontem, praticamente toda a Grande Curitiba amanheceu com geada e com temperaturas abaixo de zero. Mas hoje, com o afastamento do ar polar, a temperatura já está bem menos baixa. O aeroporto de Bacacheri registrava 4ºC às 8 horas da manhã. Ontem, a esta hora, os termômetros estavam marcando alguns décimos negativos. No aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, a temperatura ontem chegou a 3ºC abaixo de zero. Hoje, o dia já amanheceu com 2ºC positivos."

Link to comment
Share on other sites

Tenho quase certeza que a temperatura mais baixa já registrada no Brasil foi no Pericó. Só não absoluta pq tenho uma pulga atrás da orelha de que as baixadas de 1600 metros no pé do MI também podem registrar coisas fantáticas, como valores a partir dos -15C.

 

Gente, tô falando em -15C. Isso é frio para ninguém botar defeito! Nem mesmo os inuits!

Link to comment
Share on other sites

15,1C aqui no Portinho e sol.

 

Bonito o dia.

O vento que começou na madrugada bagunçou os microclimas. Tive mínima de 8,4° e tu apenas 8,5°. Praticamente empatamos!!! O Belém Novo deu 5,1° à 1 h e disparou para 9,2° às 6 h. Eu tinha 9,7° às 8:50.

 

Agora venta de NNO a 12,4 km/h e tenho 16,5° com 62%. O vento e o sol entre muitos cirrus e cumulus dão até uma sensação de frio. É um bom dia de inverno.

 

Abraços invernais!

Link to comment
Share on other sites

Matão amanheceu hoje com menos frio, e a queda durante a madrugada foi bem pequena. Ontem as 22h fazia 9,7°C e hoje as 7h fazia 8,3°C. O dia começou com algumas nuvens altas. Agora tenho muitas delas e faz 24,2°C.

Link to comment
Share on other sites

Tenho quase certeza que a temperatura mais baixa já registrada no Brasil foi no Pericó. Só não absoluta pq tenho uma pulga atrás da orelha de que as baixadas de 1600 metros no pé do MI também podem registrar coisas fantáticas, como valores a partir dos -15C.

 

Gente, tô falando em -15C. Isso é frio para ninguém botar defeito! Nem mesmo os inuits!

 

As baixadas a 1500 m na encosta do MI e protegidas ao norte com certeza são mais frias. São várias, incluindo parte da Região conhecida como Santa Bárbara. Ali a temperatura normal média em julho fica em torno de 4oC e mínimas no abrigo abaixo de -10oC devem ocorrer todos os invernos.

O Pericó é uma baixada perfeita, mas está a 1200 e pouco, recebendo a frio que escorre de até 1500/1600 m. As encostas do MI e região a 1500m recebem ar frio que escorre de mais de 1800m, he he he.

 

Vlw

Link to comment
Share on other sites

Tenho quase certeza que a temperatura mais baixa já registrada no Brasil foi no Pericó. Só não absoluta pq tenho uma pulga atrás da orelha de que as baixadas de 1600 metros no pé do MI também podem registrar coisas fantáticas, como valores a partir dos -15C.

 

Gente, tô falando em -15C. Isso é frio para ninguém botar defeito! Nem mesmo os inuits!

 

Realmente é um frio absurdo. Fico imaginando que lá pelas 7 da noite a temperatura já teria que estar bem negativa pra puxar tanto durante a madrugada! Um dia ainda vamos conferir isso!

Link to comment
Share on other sites

Eu já passei pelo Pericó, e ao redor tem morros beeeeeeem altos mesmo, é uma incrível baixada !

 

 

As baixadas a 1500 m na encosta do MI e protegidas ao norte com certeza são mais frias. São várias, incluindo parte da Região conhecida como Santa Bárbara. Ali a temperatura normal média em julho fica em torno de 4oC e mínimas no abrigo abaixo de -10oC devem ocorrer todos os invernos.

O Pericó é uma baixada perfeita, mas está a 1200 e pouco, recebendo a frio que escorre de até 1500/1600 m. As encostas do MI e região a 1500m recebem ar frio que escorre de mais de 1800m, he he he.

 

Vlw

 

Será, Zé ? uma média de 4ºC é algo deveeeeeeeeras significativo, considerando que no MI a média de Julho provavelmente é em torno dos 6ºC, creio que o valor mais próximo para Santa Bárbara seja uns 5 graus. Ou seja, dentro da própria serra catarinense, temos médias de temperatura com diferenças brutais, hehehe. Lugares bem mais gelados que a própria São Joaquim :o . Valeu!

Link to comment
Share on other sites

Estou numa felicidade gigantesca, além de ser meu aniver, a temperatura em Ctba passou dos 20ºC...

 

Agora, 22ºC lá fora e dentro de casa 17ºC. Hoje não precisarei ligar o aquecedor... :mrgreen: :mrgreen:

Parabéns, Shimutz!! Um dia ainda terá 40° em Curitiba como presente de aniversário, hehe! :twisted: (Brincadeira!! :D )

 

Aqui não quer esquentar, porque há vento O e NO moderado, provavemente trazendo mais calor em alitude. Isso explicaria a contínua presença e cumulus agitados sobre a cidade e que insistem em atrapalhar a presença do sol.

 

Agora tenho 17,8° com 56% depois de uma mínima de 8,4°.

 

Abraços aniversariantes!! :D

Link to comment
Share on other sites

Estou numa felicidade gigantesca, além de ser meu aniver, a temperatura em Ctba passou dos 20ºC...

 

Agora, 22ºC lá fora e dentro de casa 17ºC. Hoje não precisarei ligar o aquecedor... :mrgreen: :mrgreen:

Parabéns, Shimutz!! Um dia ainda terá 40° em Curitiba como presente de aniversário, hehe! :twisted: (Brincadeira!! :D )

 

Aqui não quer esquentar, porque há vento O e NO moderado, provavemente trazendo mais calor em alitude. Isso explicaria a contínua presença e cumulus agitados sobre a cidade e que insistem em atrapalhar a presença do sol.

 

Agora tenho 17,8° com 56% depois de uma mínima de 8,4°.

 

Abraços aniversariantes!! :D

 

Aqui em Caxias também. Muitos cúmulos e vento moderado, com um sol bem tímido.

Os maluquinhos não registravam mais do que 14ºC às 13h:40, hoje.

Link to comment
Share on other sites

Também concordo que Pericó seja talvez o local com menores mínimas no BR,com a ressalva daquelas baixadas acima de 1600m.

Aí, no Zero Hora vêm os sem conhecimento meteorológico afirmando que Gen Carneiro é o município mais frio do país, isto é que não aceito.

Quem não entende bulhufas de meteorologia elabora material meteorlógico em jornal ,rádio, TV etc...

Eu tenho certeza que na baixada dos Silvanos ontem por exemplo, a mínima foi bem abaixo de zero, podem apostar.

Link to comment
Share on other sites

Estou numa felicidade gigantesca, além de ser meu aniver, a temperatura em Ctba passou dos 20ºC...

 

Agora, 22ºC lá fora e dentro de casa 17ºC. Hoje não precisarei ligar o aquecedor... :mrgreen: :mrgreen:

 

Parabéns gelados!!!!

 

Afinal, mandei MP prá ti e não consegui ler tua resposta.

Queria saber das pousadas e hotéis em São Joaquim. O Coutinho me deu umas dicas. Mas, sempre é bom consultar um cara de fora que tenha ficado por lá.

Link to comment
Share on other sites

imagem1l.png

 

Depois do frio a temperatura finalmente sobe em algumas regiões do Paraná. No Oeste e Centro-Sul, ao contrário, o céu nublado deixa a sensação térmica bem mais baixa. Venta forte o que impede que sentimos calor. Nas demais áreas do estado o céu fica ensolarado e faz muito calor hoje. Nem estavamos mais acostumados a falar de temperaturas altas, mas hoje a máxima já é de 26 graus em Morretes. No Norte e Noroeste calor de 25 graus. Curitiba tem máxima já de 23 graus. O calor é ainda mais forte no interior de São Paulo. Perceba no mapa que na região laranjada mais forte, em São Paulo, estão as estações de Rancharia e Lins, onde já faz 28 graus!!!!

O mapa acima é o resultado da interpolação de 70 dados de estações meteorológicas, do INMET e da Aeronáutica!

As áreas em laranja apresentam temperaturas entre 25 e 28 graus. A máxima do quadrante agora. As áreas amarelas entre 20 e 24. As áreas verdes abaixo de 20 e a linha verde escuro limita as regiões com temperaturas acima de 15 graus.

Link to comment
Share on other sites

Alguns pingos isolados no centro de Campinas, conforme previa a saída do wrf das 06z. Existem até alguns núcleos de chuva isolados mais fortes em outras regiões da cidade, contrariando as expectativas. Para o fim de semana, poderemos ter mais alguma precipitação em SP, conforme a última saída do modelo.

Link to comment
Share on other sites

Ainda chegou a fazer frio essa madrugada no Rio mas bem menos, hoje fiquei com 16,6°C aqui na zona norte carioca, contra os 13,3°C de ontem.Já agora durante o dia a temperatura se elevou bastante e atingimos agora pouco a marca de 29,1°C!Agora faz 28,9°C com muito sol e algumas poucas nuvens altas do tipo cirrus, boa elevação hoje na temperatura!

Link to comment
Share on other sites

Eu já passei pelo Pericó, e ao redor tem morros beeeeeeem altos mesmo, é uma incrível baixada !

 

 

As baixadas a 1500 m na encosta do MI e protegidas ao norte com certeza são mais frias. São várias, incluindo parte da Região conhecida como Santa Bárbara. Ali a temperatura normal média em julho fica em torno de 4oC e mínimas no abrigo abaixo de -10oC devem ocorrer todos os invernos.

O Pericó é uma baixada perfeita, mas está a 1200 e pouco, recebendo a frio que escorre de até 1500/1600 m. As encostas do MI e região a 1500m recebem ar frio que escorre de mais de 1800m, he he he.

 

Vlw

 

Será, Zé ? uma média de 4ºC é algo deveeeeeeeeras significativo, considerando que no MI a média de Julho provavelmente é em torno dos 6ºC, creio que o valor mais próximo para Santa Bárbara seja uns 5 graus. Ou seja, dentro da própria serra catarinense, temos médias de temperatura com diferenças brutais, hehehe. Lugares bem mais gelados que a própria São Joaquim :o . Valeu!

 

A questão é que o Morro da Igreja não é bem um Pico. Por isso, as máximas são bem mais altas do que se fosse um Pico, o que faz ter esses 6oC em julho. A Villa Francioni, a 1300m tem aproximadamente 7oC em julho (calculados por mim com base nas diferenças para o INMET e Climaterra ao longo de todo o inverno climático passado) e nem é uma baixada perfeita, apesar de acumular frio. A questão é a insolação e o efeito de escoamento do ar frio vindo de cima.

 

Uma baixada perfeita (para um baziano, é óbvio) tem montanhas AO NORTE, tapando o sol durante o inverno (vide o Vale da Neve e a pista congelada durante alguns dias só por conta de um barranco que tapa o sol). Assim, o número de horas com radiação solar é mínimo em virtude da inclinação do sol. Além disso, recebe o ar frio que escoa dos pontos altos nas noites de calmaria. Por isso, TANTO AS MÉDIAS DE MÁXIMAS QUANTO DE MÍNIMAS NO INVERNO SÃO EXTREMAMENTE BAIXAS! BAIXADAS PERFEITAS SÃO MUITO MAIS FRIAS QUE PICOS COM CENTENAS DE METROS A MAIS. Quem não lembra da antiga estação de CDJ (cidade que É UMA BAIXADA)? A diferença dela para a antiga estação de Itatiaia no inverno era de meros décimos de grau. Detalhe: CDJ a 1600m, Itatiaia a 2500m...

 

Por isso, acho razoável supor que estes locais, que em minha opinião seriam os de menor média de inverno no Brasil, teriam algo como 4oC ou no máximo 5oC de média em julho. Lembre-se, a Villa tem 7oC!

Link to comment
Share on other sites

Estou numa felicidade gigantesca, além de ser meu aniver, a temperatura em Ctba passou dos 20ºC...

 

Agora, 22ºC lá fora e dentro de casa 17ºC. Hoje não precisarei ligar o aquecedor... :mrgreen: :mrgreen:

 

Parabéns, Shima!

 

E de presente ganharás uma MP maritimizada que vai derrubar a maxima de domingo para baixo de 15oC, he he he!

Aliás, a média de mínimas no aero de Curita no mês de junho até agora é de incríveis 1oC!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Afinal, mandei MP prá ti e não consegui ler tua resposta.

Queria saber das pousadas e hotéis em São Joaquim. O Coutinho me deu umas dicas. Mas, sempre é bom consultar um cara de fora que tenha ficado por lá.

 

Gamboa, respondi na mesma hora... Será que o sistema de MP está com problemas?

 

Abçs

Shimutz, foi barbeiragem minha!!!

eu cliequei errado...coisas de quem não nasceu com internet...

obrigado

 

um abraço

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.