Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Cuitiba teve -3ºC :shock:

E muuuitagada tem geada! Ainda tem até no Centro da cidade!!

 

Manhã congelante em Ctba: -3oC no aero.

 

Tudo branco na praça do Japão, em pleno Bairro do Batel.

 

Aero de SJP ainda tem 0oC.

 

Os locais frios de RS e SC decepcionaram, na minha opinião porque acabou o frio em altura nestas áreas. Ano passado teve uma ocasião na qual isso ocorreu. Ainda não vi até quanto foi o Tucci, mas pelo menos -4oC ele pegou em CDJ!

Link to comment
Share on other sites

Bem, na condição de moderador, vou moderar os ânimos.

 

Meus amigos, o site é livre para pensar e opinar. Conforme o fato meteorológico, há reações diversas, ainda mais em se tratando de frio em regiões relativamente quentes.

 

Não ofendemos ou chamamos os outros de mentirosos por que informam as temperaturas. Apenas achamos estranhos os valores de algumas localidades.

 

Eu conheço bem a sua região, pois sou de Rio Claro. Ao que se avança no interior de SP, ferve o tempo. E o que tem de mais indagarmos os valores de temperaturas? Ou dirás que não pode NUNCA estar errado. Meu termômetro marca sempre 0.5ºC a menos, mas eu só descobri depois de ele ter ficado uma semana no Inmet. Pode não ser o seu caso, pode acontecer de exatamente no teu bairro ser um coletor de ar frio, pode acontecer tantas coisas... Uma coisa eu tenho quese certeza e você é a pessoa mais indicada a afirmar: Matão é uma cidade muito quente e tua localidade é mais fria que a média da cidade, não?

 

Mas que esta fervura fique só no clima, não nos ânimos, pois a pesquisa, estudo e conhecimento é o nosso lema! Relaxa e participe, pois tenho certeza que todos estão com a alma desarmada e inofensiva

 

Abraços

 

Obrigado por interferir, Shimutz.

É o seguinte. Meu bairro, a Vila Pereira, fica na região Sudoeste do estado. A minha casa, na qual colho os dados, fica a menos de 100 metros da Zona Rural da cidade. É uma das primeiras a receber ar frio (apesar do poquissimo tempo com que ele se propaga pela cidade) e meu termometro está em topo, a menos de 200 metros de uma baixada muito fria. Mas igual eu expliquei, a cidade esfria muito em condições de tempo seco após as 18h e a temperatura praticamente estabiliza durante a madrugada, tanto é que as mínimas nem são tão diferentes de estações próximas. Suponho que aqui seja parecido com Limeira, apesar de não fazer tanto calor lá.

Não quero criar confusões aqui e nem quero falar que sempre eu estou certo, pois todos erram, mas eu posto pois estou seguro do valor, no mais, por exemplo: estou com pouco frio e meu termômetro marca 6°C. É obvio que há algo de errado com o termômetro nesse exemplo. Mas no meu caso, a sensação e o valor marcado caminham juntos. Matão é até uma cidade fresca, porém tem episódios de calor extremo também. Em média a cada 2 anos registra-se 40°C aqui, e em média 7 anos registra-se uma negativa.

Hoje registrei 1,4°C de mínima, apenas 0,1°C a mais que ontem. Houve formação de geada moderada a forte em toda a cidade. Tirei fotos e ainda hoje postarei aqui. E postarei também as fotos do meu termômetro e de meu abrigo.

Link to comment
Share on other sites

Hoje registrei 1,4°C de mínima, apenas 0,1°C a mais que ontem. Houve formação de geada moderada a forte em toda a cidade. Tirei fotos e ainda hoje postarei aqui. E postarei também as fotos do meu termômetro e de meu abrigo.

Blz Vinícius! Não demora para postar as fotos da geada!!

Link to comment
Share on other sites

Cuitiba teve -3ºC :shock:

E muuuitagada tem geada! Ainda tem até no Centro da cidade!!

 

Manhã congelante em Ctba: -3oC no aero.

 

Tudo branco na praça do Japão, em pleno Bairro do Batel.

 

Aero de SJP ainda tem 0oC.

 

Os locais frios de RS e SC decepcionaram, na minha opinião porque acabou o frio em altura nestas áreas. Ano passado teve uma ocasião na qual isso ocorreu. Ainda não vi até quanto foi o Tucci, mas pelo menos -4oC ele pegou em CDJ!

 

Sempre que há entrada de uma MP forte que entra de forma continental, isto acontece. O núcleo da MP sobe e o frio se vai para o PR, SP. Encontra regiões de altitude bem maior que o Pampa gaúcho, onde as altitudes são pequenas. Na campanhã não passa de 300m, somente na serra do sudeste há áreas mais altas, como alguns locais de Pinheiro Machado e Caçapava.

De um modo geral a continentalidade beneficia o declínio nas regiões mais altas. No entanto, assim que o ar enfraquece, já as temperaturas vão para as alturas. Por este motivo as médias sobem bastante. Mas, nas temperaturas mais baixas, CDJ, e outras regiões realmente baixam bastante.

Na verdade levamos um laço nesta MP. Perdemos, e perdemos feio, para General Carneiro... :cry:

Link to comment
Share on other sites

Cuitiba teve -3ºC :shock:

E muuuitagada tem geada! Ainda tem até no Centro da cidade!!

 

Manhã congelante em Ctba: -3oC no aero.

 

Tudo branco na praça do Japão, em pleno Bairro do Batel.

 

Aero de SJP ainda tem 0oC.

 

Os locais frios de RS e SC decepcionaram, na minha opinião porque acabou o frio em altura nestas áreas. Ano passado teve uma ocasião na qual isso ocorreu. Ainda não vi até quanto foi o Tucci, mas pelo menos -4oC ele pegou em CDJ!

 

TÁS BRINCANDO!!!

 

-8 NO PERICÓ (RODOVIA CONGELADA EM VÁRIOS TRECHOS, MEU AMIGO QUASE SAIU DA ESTRADA, NO CARRO DELE MARCOU -9,5)

-3 URUPEMA ( AS 08:15 ESTAVA -1,9) SE FOR PEGAR O INTERIOR DE URUPEMA, TAMBÉM DEVE TER DADO ENTRE -6/-10.

-2,5 B.RETIRO

NEGATIVO NO VALE DA NEVE, MAS AINDA TENHO QUE TER A DO ABRIGO, FORA DO ABRIGO -2,0

-0,3 BANDEIRA

0,5/-10,9 RELVA NO CRUZEIRO

1,2 VILA

2,6/-5,6 RELVA CLIMATERRA

3,2 INMET

 

EM BREVE TEREMOS UM ABRIGO PADRÃO E AUTOMÁTICA NO PERICÓ.

Pois é, Coutinho, as estações do INMET no RS e SC(talvez seja uma regra nacional) ficam nas áreas altas. Bagé, por exemplo, que não alta, mas tem baixadas considráveis, tem a estação num local relativamente alto da cidade. Em Porto Alegre, a área do aeroporto, hoje pela manhã, marcava 2 ° C . e em Canoas, na base aérea, 1°C. Por que colocar as estações em áreas mais altas? Sabemos que após a entrada do ar frio este se deposita nas baixadas, pois é mais pesado. E em General Carneiro está na baixada???

Não é possível dizer, agora, que aqui e SC faz menos frio que PR e SP, convenhamos. Já peguei frio em SP, tão logo o sol aparece, dá uma acelerada no aumento do calor surpeendente.

No entanto, concordo que, nesta passagem de frio, perdemos, pelo menos, no que se marca nas estações do INMET. Mas, na sensação de frio é insuportável. Ontem mesmo estava extremamente frio aqui em Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

Alguns tópicos interessantes:

-Maracaju muito frio hoje, quem mora lá é o soledadense e meu colega de rádio Rudimar Lautert(vereador de Maracajú).

- Lembra do Sambica do efeito gelo Toma e Delcio, Shima?Pois ele está na casa de da irmã dele que mora em Cascavel, segundo descrição do Sambica frio normal para os nossos padrões(soledadenses) lá em Cascavel :lol:

-Muita nebulosidade entrando, lembram do reboliço da entrada da lua cheia que eu citei ontem que traria incremento da umidade e nebulosidade?Pois depois de amanhecer com forte geada -0,1º no Bairro Missões e poucas nuvens, em pouco mais de 1h nublou totalmente enão parecem apenas nuvens altas, há tmbm médias.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de Goiás hoje:

 

Jataí 2,1

Mineiros 3,1

Santa Helena 4,3

Itaguaçu 5,1

Itumbiara 5,8

Nova Aurora 6,0

Ipameri 6,4

São Simão 6,5

Jandaia 6,5

Pires do Rio 7,0

Paraúna 8,0

Rio Verde 8,3

Itarumã 8,4

Caiapônia 8,5

Morrinhos 8,5

Goiânia 8,7

Aragarças 9,2

Catalão 9,7

 

Foi a menor mínima de Jataí desde 2000!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Agora postarei as fotos da GEADA :D

Fotografei apenas as 8h, pois perdi hora, porque meu celular descarregou de madrugada e não me despertou. A geada que aparece na foto já estava derretendo, pois o sol já estava na maior parte dos lugares. Mas mesmo assim, com o sol, a geada ainda resistia lá, firme e perdendo força. Na sombra, ainda havia pontos de geada forte, principalmente em cima de mato seco. No momento das fotos ainda fazia 2,9°C, mas cheguei em casa e já estava 4,9°C. Desculpem pela qualidade das fotos, pois são de celular e havia muitas outras de uma viagem que fiz ontem, por isso diminui o tamanho para sobrar espaço.

 

Geada formada em alguns montes de capim seco:

DSC01140.jpg

 

DSC01141.jpg

 

DSC01142.jpg

 

DSC01143.jpg

 

DSC01147.jpg

 

DSC01148.jpg

 

DSC01150.jpg

 

Essa é a mais extensa geada forte em mato seco:

DSC01163.jpg

 

DSC01152.jpg

 

DSC01155.jpg

 

DSC01156.jpg

 

DSC01164.jpg

 

DSC01161.jpg

 

DSC01165.jpg

 

Geada sobre um pé de mamona caído:

DSC01167.jpg

 

No campo de futebol da Vila Pereira houve uma extensa geada. No sol, ainda havia geada, mas está difícil ver nessa foto:

DSC01173.jpg

 

Na rua da frente da minha casa:

DSC01145.jpg

 

Gostaria que algum moderador transferisse essa mensagem para o tópico de fotos.

Link to comment
Share on other sites

Alguns tópicos interessantes:

-Maracaju muito frio hoje, quem mora lá é o soledadense e meu colega de rádio Rudimar Lautert(vereador de Maracajú).

- Lembra do Sambica do efeito gelo Toma e Delcio, Shima?Pois ele está na casa de da irmã dele que mora em Cascavel, segundo descrição do Sambica frio normal para os nossos padrões(soledadenses) lá em Cascavel :lol:

-Muita nebulosidade entrando, lembram do reboliço da entrada da lua cheia que eu citei ontem que traria incremento da umidade e nebulosidade?Pois depois de amanhecer com forte geada -0,1º no Bairro Missões e poucas nuvens, em pouco mais de 1h nublou totalmente enão parecem apenas nuvens altas, há tmbm médias.

 

Como esquecer do Sambica? Tô rindo sozinho aqui... grande encontro aquele, PHP. Se não me engano o Rodrigo é que estava com nós e não o Shima. Mas temos que organizar um mini-encontro novamente.

Link to comment
Share on other sites

Automática de General Carneiro:

 

Estação: GENERAL CARNEIRO-A875

Registro: 12 UTC 04/06/2009

Temp. Max.: -0.3 ºC

Temp. Min.: -3.9 ºC

Umidade: 98%

Pressão: 906.4 hPa

Precipitação: 0.0 mm

Vento Dir: 287 º

Vento Vel: 0.4 m/s

 

Estação

Aberta em: 10/04/2008

Latitude: -26.3986º

Longitude: -51.3544º

Altitude: 999.99 metros

 

Isto seria uma baixada, já que a cidade tem pontos de 1300m??

Link to comment
Share on other sites

Na minha estaçao, que é padrão, -3,6ºC de minima. Os relogios de rua estavam marcando -6ºC hoje de manhã.

Eu nunca vi geada em Campos do jeito que tava hoje, era tudo branco. Parecia que tinha nevado na cidade.

As fotos que eu tenho não estao tao boas porque amanheceu muito tarde e eu ja tava na saida da cidade pq precisava voltar. Mas tenho algumas... chegando em casa eu baixo pra mandar pra voces.

Foram mais de 8 horas abaixo de -2ºC na estaçao. Deve ter tido pontos na cidade que foram a -5ºC. TUDO congelou.

Irada a aventura dessa noite.

Link to comment
Share on other sites

Meu termômetro e meu abrigo. Meu abrigo é improvisado, não é profissional por falta de dinheiro para comprar um padrão. Apesar dessa falha, nada interfere nos dados. É uma caixa de frutas lixada, pintada de branco (darei um retoque hoje, pois fatores deixam a tinta desbotada), bem ventilada, sem interferência de radiação solar, não pega sereno. Fica próxima a uma parede, mas também não há interferência nos dados. A foto do termômetro é de hoje, mas o horário está errado. A foto foi tirada as 9h30. A temperatura era essa mesmo. Ah...o abrigo é um troço feio, portanto não riam por favor :mrgreen: .

 

DSC01174.jpg

 

DSC01175.jpg

 

DSC01176.jpg

 

DSC01177.jpg

 

DSC01178.jpg

Link to comment
Share on other sites

No meu caso, André, eu considero que ele marque sempre 1°C a menos, pois já fiz teste na minha rua e a média é essa, sempre entre 0,8°C e 1,3°C a menos na rua. Lá é sempre mais fresco, pois o local ideal é um local aberto. Eu meço dentro de um terreno na casa dos fundos. Já tentei mudar de lugar também. Pensei em colocar o sensor com o abrigo na rua, mas tenho medo de depredação. Prefico ficar com minha precisãozinha aqui mesmo que é mais seguro ;) .

Aqui em Matão (na Vila Pereira) temos 13,5°C. Hoje a mínima de um colega meu que mora na baixada foi de -0,5°C, 1,9°C de diferença com meu topo.

Link to comment
Share on other sites

Automática de General Carneiro:

 

Altitude: 999.99 metros

 

Isto seria uma baixada, já que a cidade tem pontos de 1300m??

 

Gamboa..esta altitude 999,99 está errada , pois a estação se encontra a mais de 1100 metros.

 

Toda estação que estiver acima de 1000 metros , O inmet informa 999,9 até mesmo para CDJ

 

OBRIGADO CARLÃO. PELA AULA. NÃO ESTOU ACOSTUMADO A OBSERVA ISTO.

Link to comment
Share on other sites

Mato Grosso do Sul (03Z) - INMET

Maracaju: 2,8......[/b]

 

No Blog Direto da MetSul:

 

Eugenio Hackbart / MetSul Meteorologia - São Leopoldo - RS disse (03/06/2009 18:38):

João, vai dar uma bela geada em Campos do Jordão. Chamo a atenção que as mínimas no Oeste/Norte do RS, Oeste de SC, PR, SP e MS vão espantar muita gente na próxima madrugada, sobretudo nas baixadas. O ar está muito seco nesta zona citada.

 

Joao Daniel Tucci - Sao Paulo disse (03/06/2009 18:32):

No momento (18:30), 3,0ºC em Campos do Jordão. Muito frio na serra.

 

Que legal! Agradeça o Prof. Eugenio pelo prestígio e diga que admiro muito o trabalho dele.

 

PS: ele chegou a conhecer o Narciso Vernize pessoalmente?

Link to comment
Share on other sites

Vinícius, os termômetros de rua (maluquinhos) geralmente marcam a menos. Não posso afirmar que é o caso da tua cidade mas em geral essa é a regra.

Abs.

 

Hehe.. verdade, mas o da minha cidade marca a mais. Na segunda feira durante a tarde, as 16h, marcava 30°C, e estava menos de 12°C. Eram 22h ele marcava 18°C, estava 5-6°C. Ah...é tão doido que chegou a marcas de incríveis 87°C em março e 35°C numa manhã de janeiro. É realmente lamentavel que se tenha um produto tão bonito mas de tão baixa qualidade na nossa cidade :roll: .

Link to comment
Share on other sites

Menor mínima do ano de novo: 6.8C!

Isso porque tinha MM rondando a noite toda... amanheci com 7.5C e nevoeiro denso que só dissipou lá pela 9:30h.

Agora faz sol forte, mas ainda frio, uns 15.0C eu acho.

Sds.,

 

Desculpe a ignorância..mas o que é 'MM'?

Link to comment
Share on other sites

Menor mínima do ano de novo: 6.8C!

Isso porque tinha MM rondando a noite toda... amanheci com 7.5C e nevoeiro denso que só dissipou lá pela 9:30h.

Agora faz sol forte, mas ainda frio, uns 15.0C eu acho.

Sds.,

 

Desculpe a ignorância..mas o que é 'MM'?

 

MM é "Maldição Maldita" - nuvens que insistem em ficar atrapalhando a queda da temp. à noite...rs.

Invenção do Sr. Marcos de POA, que TODOS passaram a usar...rs.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Nota do Cezar hoje no site do simepar:

 

"A estação meteorológica de Pinhais, distante apenas 2,8 km em linha reta da estação de Curitiba, registrou um valor mínimo de - 2,9 ºC".

 

A estaçao de Ctba teve 0,0ºC

 

é, urbanizaçao...

 

MAs a geada foi forte, até em regioes centrais...os canteiros da avenidas das torres pareciam cobertos de neve, bem brancos...na rua do meu apartamento tinha bastante gelo sobre os carros...

 

Porém o frio hoje ta mais vampiro. Agora jaz faz 15ºC :shock: , a tarde deve esquentar ...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ah...é tão doido que chegou a marcas de incríveis 87°C em março e 35°C numa manhã de janeiro.

Tá vendo, Matão é um forno :lol: :lol:

Que horror hein??

 

Se dependesse daquele negócio erguido na Padre Nélson, Matão seria mais quente que Adrar, Nova Delhi, Death Valley, Cidades da Mauritânia e equatoriais na África, isso tudo junto hehe.

Agora, 15,3°C.

Link to comment
Share on other sites

Dando continuidade mais uma notinha do nosso tão QUERIDO site... TEMPO AGORA... rsrsrs

 

General Carneiro-PR registra a temperatura mais baixa do País: 5,3 graus abaixo de zero

Publicado em: 04/06/2009

O Sul do País registra mais um dia de temperaturas negativas e geadas generalizadas. Nesta quinta-feira, a cidade de General Carneiro, no Paraná, registrou a temperatura mais baixa de todo País, com mínima de -5,3°C. Os termômetros do aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, marcaram mínima de -3°C. Já a estação convencional do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), marcou mínima de -2,1°C na Capital[/]bOutra cidade paranaense a registrar temperatura negativa nesta quinta-feira foi Castro, com -2,9°C e Irati, com -2,1°C.

 

Santa Catarina também amanheceu com geadas e temperaturas abaixo de zero. Em Major Vieira os termômetros marcaram -4°C, em Rio Negrinho -3,5°C, em Caçador a mínima chegou a -2,7°C, e em Rio do Campo a -1°C. Em Itapoá foi registrado 0,4°C e em Ituporanga, 1°C.

 

No Rio Grande do Sul, a cidade de Porto Alegre não registrava uma temperatura tão baixa no mês de junho desde 30/06/1992. Segundo dados do 8° Distrito de Meteorologia do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a mínima chegou a apenas 4°C nesta quinta-feira. No aeroporto Salgado Filho, as temperaturas ficaram ainda mais baixas e atingiu 1°C. Mas não foi apenas a Capital gaúcha que amanheceu gelada. Em Vacaria a mínima chegou a 0,1°C, em Santa Rosa a 0,8°C, Alegrete marcou 1,1°C, Santa Maria 1,8°C, São José dos Ausentes 2,1°C e Passo Fundo 2,9°C.

 

Segundo os meteorologistas da Somar, as temperaturas sobem lentamente e a sensação ainda será de frio ao longo dia, com máximas inferiores a 20°C na maior dos três Estados. Além disso, o tempo permanece seco e ensolarado em boa parte da Região Sul, com isso, a umidade relativa do ar fica baixa, não passando de 30% em boa parte das localidades. Apenas no Rio Grande do Sul, a aproximação de uma frente fria provoca aumento da quantidade de nuvens.

 

Na sexta-feira teremos mais uma madrugada fria, com mínima entre 0°C e 2°C desde o nordeste do Rio Grande do Sul até o nordeste do Paraná. O tempo permanece seco, com sol entre nuvens e umidade do ar em torno dos 30%. A temperatura entra em elevação e finalmente passa da barreira dos 20°C no norte e litoral do Paraná e litoral de Santa Catarina.

 

No sábado, uma nova frente fria traz chuvas fracas ao norte do Paraná. Nas demais áreas, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. Ainda faz frio pela manhã com mínima de 2°C na serra Geral, meio oeste de Santa Catarina e sul do Paraná. A temperatura máxima rompe a barreira dos 20°C no centro e norte do Paraná e nas demais áreas, os termômetros ainda ficam abaixo dos 20°C.

 

Link to comment
Share on other sites

Com céu limpo a madrugada foi fria no estado do Rio de Janeiro, na maior parte do estado a mais fria desde o final de julho de 2007, mas em Teresópolis foi a mais fria desde a abertura da estação em 2006:

 

Mínimas capital:

 

Forte de Copacabana: 16,4 graus

 

Santos Dumont (Centro): 15 graus

 

Minha casa (zona norte): 14,5 graus

 

Jacarepaguá(zona oeste): 13,2 graus

 

Galeão (zona norte): 11 graus :o

 

Vila Militar: 9,8 graus

 

Santa Cruz (extremo oeste, semi-rural): 9 graus

 

No estado o Pico do Couto teve 2,9 graus no começo da madrugada e Teresópolis 4,5 graus

 

No sudeste o valor que mais surpreendeu foi os 0,9 graus negativos de São Lourenço (cidade ao lado de Soledade de Minas, onde certamente fez mais frio :mrgreen: ), CJ Inmet voltou e teve decepcionantes 0,8 graus negativos, mesmo assim foi a primeira negativa desde 2007, o Tucci teve -3,6 graus, bem na minha previsão de -3 a -4 graus, imagino quanto teria dado no Tucci em 2000 quando o Inmet CJ teve -3,3 graus.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Enquanto o Marco reclama de POA que é uma das cidades mais quentes do RS, nós curitibanos somos agraciados por estarmos em uma das regiões mais frias do estado, esta massa de ar frio provou isso. Conforme dados do Simepar, tabela postada no site hoje de manhã, Curitiba e RM tiveram as menores temperaturas dentre as estações do SIMPAR!!!

 

CURITIBA 0,0 CENTRO

PINHAIS -2,9 3KM

LAPA -2,4 60KM

 

FORA O AERO -3

Link to comment
Share on other sites

MANHÃ MAIS FRIA DESDE 2007 EM AMERICANA

A manhã foi a mais fria do ano em Americana, e a mais fria desde 2007, quando em 30 de julho chegou a 3,4°C. A mínima registrada foi de 2,6°C, com formação de geada em muitos campos da cidade e até em gramados de movimentadas avenidas. São Paulo teve mínima de 6,8°C e Curitiba de -0,2°C . Neste momento temos temperatura em rápida elevação. A amplitude térmica já chega a quase 18°C. A cidade americanense registra 20°C com umidade bem baixa, em 28%.

Link to comment
Share on other sites

Do site Tempo Agora, tão lido e querido aqui neste fórum:

 

Desde 1992 Porto Alegre não registrava um mês de junho tão frio

Publicado em: 04/06/2009

 

Segundo dados do 8° Distrito de Meteorologia do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), desde 1992 a cidade de Porto Alegre não registrava uma temperatura tão baixa no mês de junho como hoje, com mínima de apenas 4°C. No aeroporto Salgado Filho, as temperaturas ficaram ainda mais baixas e atingiu 1°C. Mas não foi apenas a Capital gaúcha que amanheceu gelada. Em Vacaria a mínima chegou a 0,1°C, em Santa Rosa a 0,8°C, Alegrete marcou 1,1°C, Santa Maria 1,8°C, São José dos Ausentes 2,1°C e Passo Fundo 2,9°C.

 

Pois é, basta acessar no arquivo do Blog da MetSul o tabelão publicado em 17 de junho de 2008 para ver que a informação não tem o menor fundamento. Eis o que se publicava há cerca de um ano:

 

Porto Alegre – Aeroporto 1,3ºC

Porto Alegre – INMET 1,8ºC

Porto Alegre – Chácara 3,7ºC

Porto Alegre – Moinhos 4,9ºC

Porto Alegre – Mont’Serrat 5,1ºC

Porto Alegre - Centro 7,1ºC

Porto Alegre – Menino Deus 3,9ºC

 

E o site do UOL divulgou essa mesma informação proviniente do Tempo Agora... http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/06/04/ult5772u4241.jhtm

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelo update do milho Alexandre.

 

Quanto a temperatura registrada pelo Inmet de Campos do Jordao, é pra dar risada. Nao sei onde esta localizada essa estação, alias, eles não dão a localizaçao, mas eu que tive lá posso dizer que isso é piada.

 

Quanto à Somar, é outra que é patética. Pior é que os caras tem penetração. Todo dia eu recebo o daily deles de café, que algumas corretoras da BM&F compram e é patético. Na radio hoje o Marcos Massari falou que Campos do Jordao fez 0 grau. Os caras podem prever tempo bem, ser bem equipados etc, mas são desorganizados e não sabem o que esta rolando. Me impressiona como o pessoal gosta dos caras e expoe eles na midia...

Link to comment
Share on other sites

Algumas considerações acerca das atualizações dos modelos:

 

- Os modelos convergiram para a solução de um forte reforço de ar frio neste final de semana.

 

- Geada ampla no sábado e domingo, restrita a alguns pontos na segunda-feira.

 

- Forte divergência com relação a evolução de um anticiclone no pacífico sul para a metade da próxima semana.

 

- Tendência de encontrar um caminho mais confiável, colocando uma solução intermediária entre o Inpe (mais forte) e o Europeu.

 

- Acredito que este caminho começe a surgir amanhã.

 

- Algumas rodadas de modelos confiáveis sugerem um ciclone muito bem posicionado no Prata associado a um forte centro de alta pressão.

 

- Mas é muito cedo para tomar partido e sugerir a intensidade desta possível forte erupção de ar frio. Como bem sabemos os modelos podem piorar o cenário para o frio. Ainda há a possibilidade disto ocorrer dado a divergência.

 

- A rodada das 12Z do GFS hoje não vai trazer ótimas perspectivas. Frio comum.

 

- O que está pegando ainda é a dúvida pela formação ou não da baixa no Prata. Como vimos esta semana, com ela tudo, sem ela muito pouco.\

 

- Acho que vem coisa boa. O Inpe está muito consistente, um cenário do americano convergindo, o europeu colocando relativamente forte e sendo suportado por outras rodagens.

 

- Amanhã será o dia!

Link to comment
Share on other sites

Concordo com vc, está temperatura minima do INMET só pode estar errada. Todas as estações (Tucci, CPTEC e Horto), pagaram temperturas abaixo de -3C hoje.

O termômetro velho do INMET deve estar descalibrado.

 

Quanto a temperatura registrada pelo Inmet de Campos do Jordao, é pra dar risada. Nao sei onde esta localizada essa estação, alias, eles não dão a localizaçao, mas eu que tive lá posso dizer que isso é piada.

 

Quanto à Somar, é outra que é patética. Pior é que os caras tem penetração. Todo dia eu recebo o daily deles de café, que algumas corretoras da BM&F compram e é patético. Na radio hoje o Marcos Massari falou que Campos do Jordao fez 0 grau. Os caras podem prever tempo bem, ser bem equipados etc, mas são desorganizados e não sabem o que esta rolando. Me impressiona como o pessoal gosta dos caras e expoe eles na midia...

Link to comment
Share on other sites

Ah, quando é para malhar eu malho também, mas o Massari não disse nenhuma bobagem:

 

Menores Temperaturas

Estado: São Paulo Data: 04/06/2009 - 12h UTC

ESTAÇÃO MEDIÇÃO

83714 - CAMPOS DO JORDAO -0,8 °C

 

Quem falou bobagem foi a Somar, por conta de um suposto recorde que não ocorreu...

Helllllooooooooooooo 1), o Massari é chefe da Somar.

Helllllooooooooooooo 2), ele falou de Campos as 6 da manha, nem tinha dado do Imet disponivel nesse horario. Na sequencia o Joelmir Betting corrigiu ele, dizendo que estava -5ºC nos hoteis da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com vc, está temperatura minima do INMET só pode estar errada. Todas as estações (Tucci, CPTEC e Horto), pagaram temperturas abaixo de -3C hoje.

O termômetro velho do INMET deve estar descalibrado.

 

Quanto a temperatura registrada pelo Inmet de Campos do Jordao, é pra dar risada. Nao sei onde esta localizada essa estação, alias, eles não dão a localizaçao, mas eu que tive lá posso dizer que isso é piada.

 

Quanto à Somar, é outra que é patética. Pior é que os caras tem penetração. Todo dia eu recebo o daily deles de café, que algumas corretoras da BM&F compram e é patético. Na radio hoje o Marcos Massari falou que Campos do Jordao fez 0 grau.

 

Bem, Silva, eu acho que é mais fácil as nossas estações estarem descalibradas que as do inmet, ainda mais em se tratando de estação convencional, cujo dado é coletado por um observador, com termômetros de mercúrio de uns 60 cm e que custam uns R$ 700...

 

Microclima. É a razão das diferenças entre temperaturas. No centro de Curitiba fez 0,6ºC, mas no inmet fez -0,7ºC. Ninguém está errado, apenas há diferença entre as regiões.

 

André , discordo que a diferença de 3ºC registradas hoje em CDJ seja causada por microclimas. O frio foi geral em toda a cidade, a geada tomou conta de tudo. Esse termometro de R$700,00 o qual vc se refere, não eh submetido a uma calibragem já fazem décadas. O fato de haver um observador no local não garante a qualidade do INMET, onde os pobres coitados , que hoje estão sendo terceirizados , ganham um salario mínimo para fazer o serviço. Esse pessoal novo e terceirizado não o treinamento dos antigos observadores do INMEt. Desculpe, mas não confio neste valor de -0.8C. A estação do INMET, se nao me engano está localizada no bairro de S. Cristovao em CDJ, uma baixada muito fria da cidade, o que ajuda a desconfiar ainda mais do valor deste termometro descalibrado.

Link to comment
Share on other sites

Pior que essas m.... que a Somar escreve vão pra capa do UOL e depois toda a imprensa fica ligando pra que tu confimes ou não. Acaba-se perdendo tempo com estas asneiras, bobagens que publicam.

 

Então, anote mais uma: acabou de sair no Jornal Hoje, a marca mais fria em POA em 15 anos com 3,9ºC...

 

:|

 

Essa eu vi e até doeu.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.