Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Essa onda de frio para o RS não tem sido fonomenal. Ela está fenomenal do PR para cima.

 

Já eu penso diferente, fenomenal foi mai/jun de 1979, quase -8 em CJ e 3,1 numa estação que não vai abaixo de 10 graus desde 2000 (conv BH), além de uma geada como não se viu depois nas serras aqui do RJ.

 

Esta agora vai no máximo dar para tirar a barriga da miséria, aqui em casa é factível (mas longe de certa) a menor mínima desde 2007, aquela frente mesmo (final de julho) tinha valores bem mais "emocionantes" que esta, e ainda assim não foi histórica.

 

Já Canela ainda tem boas negativas reservadas para o resto do inverno, assim esperamos!

Link to comment
Share on other sites

Essa onda de frio para o RS não tem sido fonomenal. Ela está fenomenal do PR para cima.

 

Já eu penso diferente, fenomenal foi mai/jun de 1979, quase -8 em CJ e 3,1 numa estação que não vai abaixo de 10 graus desde 2000 (conv BH), além de uma geada como não se viu depois nas serras aqui do RJ.

 

Esta agora vai no máximo dar para tirar a barriga da miséria, aqui em casa é factível (mas longe de certa) a menor mínima desde 2007, aquela frente mesmo (final de julho) tinha valores bem mais "emocionantes" que esta, e ainda assim não foi histórica.

 

Já Canela ainda tem boas negativas reservadas para o resto do inverno, assim esperamos!

Uma onda de frio que não negativa na minha estação em Canela jamais pode ser considerada fenomenal na minha avaliação. Para teres uma noção, em 2007 foram 13 negativas lá.

Link to comment
Share on other sites

Uma onda de frio que não negativa na minha estação em Canela jamais pode ser considerada fenomenal na minha avaliação. Para teres uma noção, em 2007 foram 13 negativas lá.

 

Mas é claro que eu concordo, discordei quanto a ser fenomenal do PR para cima, passaria longe disso na minha avaliação ;)

 

Aqui tenho 17,4 graus agora, 1 décimo acima da máxima do dia 29/07/2007.

Link to comment
Share on other sites

Aeroportos do Rio 20h:

Santos Dumont(Centro): 18°C

Galeão(Ilha do Governador, zona norte): 17°C

Santa Cruz(Zona Oeste): 16°C

Jacarepaguá(zona oeste, 19:00): 14°C

Campo dos Afonsos(zona oeste: 13°C!!!

Agora 16,7°C aqui na zona norte próximo ao Méier e a Madureira, céu totalmente limpo, sem querer cantar vitória antes do tempo mas já dá pra falar em valores na casa dos 12-13°C aqui em casa e quems abe até 9-10°C nas baixadas da cidade, tal como o Campo dos Afonsos!

Link to comment
Share on other sites

Uma onda de frio que não negativa na minha estação em Canela jamais pode ser considerada fenomenal na minha avaliação. Para teres uma noção, em 2007 foram 13 negativas lá.

 

Mas é claro que eu concordo, discordei quanto a ser fenomenal do PR para cima, passaria longe disso na minha avaliação ;)

 

Aqui tenho 17,4 graus agora, 1 décimo acima da máxima do dia 29/07/2007.

 

Ondas de frio fenomenais tem as seguintes características aqui no RS:

 

1 - POA (INMET) tem máximas < ou = a 11,0ºC com sol.

2 - Canela (minha estação) tem máximas < ou = a 6,5ºC com sol.

3 - POA tem mínimas < ou = a 2,5ºC.

4 - Canela tem mínimas < ou = a -1,5ºC

5 - POA tem máxima < ou = a 10,0ºC com chuva.

6 - Neva em Canela em flocos.

Link to comment
Share on other sites

9 da noite em São Paulo, incríveis 9,3°C!! Amanhã 5h estou de pé, e espero que com a menor temperatura possível, enquanto a população reclama, eu aproveito um dos raros dias de frio forte por aqui :D E por falar em frio forte, Campos do Jordão tem 0,5°C a essa hora, nunca tinha visto algo parecido por lá!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

To subindo a serra. Nao aguentei.

 

Aeee!! Os bazianos tão afinados nesta onda de frio! É viagem em cima de viagem!

 

E eu que viajo bastante também, niente...

 

Essa onda de frio para o RS não tem sido fonomenal. Ela está fenomenal do PR para cima.

 

CONFIRMANDO O QUE HAVIA DITO, O CICLONE JOGOU O AR MAIS SECO PARA SC E PR. HOJE O RS SE RECUPERA UM POUCO, MAS O PR E SC AINDA TERÃO MÍNIMAS MUITO BAIXAS, INFELIZMENTE A MAIORIA DAS ESTAÇÕES "OFICIAIS" NÃO ACUSARÃO NADA...

E que frio: 21:05 ja temos 6,3 em Cascavel! :o

Link to comment
Share on other sites

O aero de Ctba tinha 5oC a uma hora atrás (8 da noite). O Alex tem 5oC agora, com PO em -4oC ainda. O PO do aero já está em zero, ou seja, é a noite que o vento vira para leste e a umidade aumenta. Acho que o aero pode no máximo repetir os -2oC de ontem, o que já seria um feito (os -3oC da previsão do Wunderground vão ficar para outra MP, he he he)!

 

Quanto ao fim de semana, parece que a sensaçÃo de inverno será mantida, ao menos pelo GFS. E no feriado, pela 12Z, a pulga também está mantida. A baixa que se forma na quarta já empurrou a linha de 0oC a 850 hpa para o RS, em meio a bastante precipitação na sexta a noite.... mais um pouquinho começam a aparecer os azulzinhos no precip type... Será??

Link to comment
Share on other sites

Aham, Ribeirão com 15ºC, Campinas e Bauru com 14ºC e "Matão" com 8ºC :lol: Oque esplicaria o frio de Matão?

 

Continue rindo João, porque eu acho a mentira uma coisa FEIA, DESONESTA, IMATURA E DE MÁ EDUCAÇÃO. Meus pais souberam me educar muito bem para não fazer isso. Por isso, pense antes de falar. Sem Mais, não quero mais perder tempo com isso, porque QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME.

 

Neste momento, para os interessados, faz apenas 4,9°C.

Hoje a mínima em SÃO CARLOS foi 6,6°C.

 

Vinícius, o correto é dizer que faz 4,9C na sua casa e no seu termômetro. Em Matão, isto é, no resto da cidade, chuto uns 13C.

 

Ponho minha mão no fogo como o seu termômetro está desabrigado e que vc mora num buraco, baixadão forte. Estou errado?

 

Infelizmente, está errado =/

Já disse nesse espaço que meu termometro segue os padrões de observação propostos. E não moro em baixada, mas é próximo à uma. E a cidade toda estava com frio intenso. O termometro louco da Padre Nelson, o que marca sempre mais que a realidade, estava marcando 7°C.

Link to comment
Share on other sites

3,9ºC em Cascavel, Matão ja deve ter negativado :lol:

Deixem-me explicar o que eu já deveria ter explicado HÁ MUUUITO TEMPO. A temperatura aqui após as 17-18h, deslancha em condições de céu aberto, literalmente, mas durante a madrugada trava...e aí?

Não faça suposições desse tipo, podem ser ofensivas dependendo da pessoa.

Hoje, mínima de 1,3°C com geada fraca e nevoeiro. Máxima de 15,5°C. Agora 7,2°C.

Link to comment
Share on other sites

3,9ºC em Cascavel, Matão ja deve ter negativado :lol:

Deixem-me explicar o que eu já deveria ter explicado HÁ MUUUITO TEMPO. A temperatura aqui após as 17-18h, deslancha em condições de céu aberto, literalmente, mas durante a madrugada trava...e aí?

Não faça suposições desse tipo, podem ser ofensivas dependendo da pessoa.

Hoje, mínima de 1,3°C com geada fraca e nevoeiro. Máxima de 15,5°C. Agora 7,2°C.

Ofenciva pq? Se aquela hora estava 4ºC e aqui estava 8ºC imaginei que a hora que estava 4 aqui ai já deveria ter negativado. :D

Link to comment
Share on other sites

Ondas de frio fenomenais tem as seguintes características aqui no RS:

 

1 - POA (INMET) tem máximas < ou = a 11,0ºC com sol.

2 - Canela (minha estação) tem máximas < ou = a 6,5ºC com sol.

3 - POA tem mínimas < ou = a 2,5ºC.

4 - Canela tem mínimas < ou = a -1,5ºC

5 - POA tem máxima < ou = a 10,0ºC com chuva.

6 - Neva em Canela em flocos.

 

Para cá classificaria uma histórica assim:

 

Menos de 13 no meu termômetro (janela, alta urbanização), abaixo de 0 no Pico do Couto e de 4 em Teresópolis, acho que para preencher estes requisitos só voltando em 2000 (embora nenhuma das estações acima existisse, da para dizer com alguma segurança que estas marcas seriam alcançadas).

 

Para SP menos de 5 no Inmet (tb a última foi em 2000).

 

A de setembro de 2006, apesar de não ter preenchido estes requisitos, foi uma das mais fortes já vistas em setembro (recorde mensal de 8,1 no ADBV desde a década de 60), então classificaria como histórica, assim como novembro de 2006 com 17 graus no meio da tarde na zona norte da capital fluminense, os critérios do topo só para miolo do inverno.

 

Agora 16,8 aqui, tem tudo para ir abaixo da vergonhosa mínima absoluta de 2008 amanhã.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

3,9ºC em Cascavel, Matão ja deve ter negativado :lol:

Deixem-me explicar o que eu já deveria ter explicado HÁ MUUUITO TEMPO. A temperatura aqui após as 17-18h, deslancha em condições de céu aberto, literalmente, mas durante a madrugada trava...e aí?

Não faça suposições desse tipo, podem ser ofensivas dependendo da pessoa.

Hoje, mínima de 1,3°C com geada fraca e nevoeiro. Máxima de 15,5°C. Agora 7,2°C.

Ofenciva pq? Se aquela hora estava 4ºC e aqui estava 8ºC imaginei que a hora que estava 4 aqui ai já deveria ter negativado. :D

Não vou mais postar temperaturas no espaço, e assim que puder, eu PROVO que meus dados estão verdadeiros, o mais rápido possível. Postarei apenas as condições. Sem mais.

Link to comment
Share on other sites

 

O AERO REALMENTE nada tem a ver com CURITIBA. Está mais para a estação de PINHAIS, com toda a certeza!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Exatamente!

 

Acho que o aero em SJP e Pinhais sao iguais Curitiba, porém sem influencia da urbanizaçao. Afinal, tanto SJP quanto Pinhais estao na fronteira leste de Ctba, bem proximo ao bairro jardim das americas (onde esta inmet e simepar). Do centro politecnico até o aeroporto da 10Km, e até Pinhais até menos.

 

Talvez eles reflitam o clima de Ctba da normal 60-90, que hoje dificilmente se consegue nas estaçoes do inmet e simepar no centro politecnico. Quatro Barras, ai acho que ja muda mesmo alem da urbanizaçao, devido ao relevo...

 

Agora faz 4,3C no Alex, 5,6C aqui em casa e 3C no aero!!

 

Em 16/07/00 (quando a minima foi de -4) no mesmo horario fazia igualmente 3C :shock: ..mas estava mais seco aquela vez, e a massa de ar polar era bem mais forte...

O jogo coxa x Inter pode terminar perto nos 3/4C...e no meio da torcida organizada ainda tinha cara sem camisa (provavelmente devidamente alcolizado) :lol:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

São Joaquim vai tomar uma chinelada de CDJ nesta madrugada, fazia tempo hein? Aliás, tem muita cidade que vai matar a pau. Agora me intriga a temperatura ter subido na Climaterra e na Villa Francioni nas últimas leituras. A queda está muito fraca nesta noite. Ao contrário do sudeste que está vivendo um momento histórico, e deve fechar com chave de ouro no amanhecer.

Link to comment
Share on other sites

21h

 

Aero/SJP: 04ºC

 

Ctba/ Campo Comprido: 05,6ºC

 

Ctba/ Centro Cívico: 06,9ºC

 

A temperatura afunda a cada momento em Curitiba!!

 

O AERO REALMENTE nada tem a ver com CURITIBA. Está mais para a estação de PINHAIS, com toda a certeza!

 

Saudações E N C A R N A D A S

Concordo absolutamente.

Haviam previsões de -3 para Curitiba que não se confirmaram, claro. A mínima de -1 é até aceitável para Curitiba hoje, sendo que as oficiais foram de +0,2.

 

Vou procurar entender o comportamento de Pinhais.

Abraços em 7 graus estagnados!

Link to comment
Share on other sites

21h

 

Aero/SJP: 04ºC

 

Ctba/ Campo Comprido: 05,6ºC

 

Ctba/ Centro Cívico: 06,9ºC

 

A temperatura afunda a cada momento em Curitiba!!

 

O AERO REALMENTE nada tem a ver com CURITIBA. Está mais para a estação de PINHAIS, com toda a certeza!

 

Saudações E N C A R N A D A S

Concordo absolutamente.

Haviam previsões de -3 para Curitiba que não se confirmaram, claro. A mínima de -1 é até aceitável para Curitiba hoje, sendo que as oficiais foram de +0,2.

 

Vou procurar entender o comportamento de Pinhais.

Abraços em 7 graus estagnados!

 

Pinhais = Curitiba - (2 milhoes de habitantes) :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Bom, minha temperatura é mais modesta que a maioria dos amigos do BAZ, mas mesmo assim

está bem frio para os padrões daqui. Faz 09,3ºC. Conforme eu

previa, deve mesmo chegar a uns 5/6 graus, o que já é ÓTIMO ! não é histórica, mas é uma

boa massa de ar frio, bem forte.

Link to comment
Share on other sites

São Joaquim vai tomar uma chinelada de CDJ nesta madrugada, fazia tempo hein? Aliás, tem muita cidade que vai matar a pau. Agora me intriga a temperatura ter subido na Climaterra e na Villa Francioni nas últimas leituras. A queda está muito fraca nesta noite. Ao contrário do sudeste que está vivendo um momento histórico, e deve fechar com chave de ouro no amanhecer.

O Planalto da neve, de Urubici à Canela, está tendo um frio comum.

Link to comment
Share on other sites

O GFS das 18Z saiu maluco para cá. Vejam a queda que ele projetava entre 15h e 18h local:

 

FIELD  MSL PRESSURE   TEMPERATURE   DEW POINT       TEMPERATURE    THICKNESS      HEIGHT         6H PCPN       
LEVEL                     2M             2M           850 MB         500 MB         500 MB                
UNITS      HPA            DEGC            DEGC          DEGC            DM             DM            MM   
HR
+  0.   1021.2           15.8            5.6            8.8          561.0          578.6           0.00
+  3.   1019.9            5.1            3.3            9.4          561.9          578.5           0.00
+  6.   1021.4            6.1            3.6           10.0          561.4          579.2           0.00
+  9.   1021.9            6.1            3.4           10.7          561.7          579.6           0.00
+ 12.   1021.9            5.5            3.7           11.2          561.9          579.7           0.00
+ 15.   1022.0            5.1            4.0           11.5          562.1          579.8           0.00
+ 18.   1022.8            9.3            5.4           11.8          562.9          581.5           0.00

 

Definitivamente, tal prognóstico não só não se verificou, como também as duas temperaturas seguintes de 6,1ºC parecem anomalias.

Link to comment
Share on other sites

Estou impressionado! Acabei de fazer um tour por POA, agora quando saí da aula na PUC, e vou relatar o que constatei para vocês:

 

Saí da PUC as 22h com o digital do carro marcando 8ºC. Enquanto me dirigi à Zona Sul pela perimetral, oscilendo entre 8 e 9 na Aparício Borges e na Nonoai. Entrei na Campos Velho em direção à beira do rio e estabilizou em 8º. Enquanto segui pela Wenceslau em direção de Ipanema, ficou entre 8 e 9. Num topo perto da Vila Assunção, chegou a 10º. Segui pela Cel. Marcos e caiu para 8º. A partir de Ipanema, peguei a Juca Batista e aí sim, 7º, 6º, 5º na entrada do Terraville. Segui mais um pouco e o digital continuou com 5º. Resolvi retornar, e na Juca Batista, próximo à praia do Belém Novo, chegou a marcar 4º. Tirei uma foto do digital. Desci do carro, mas não havia sinal de geada. Retornei em direção à Eduardo Prado e foi subindo: 4, 5, 6, 7. E ficou em 7º até a Campos Velho, onde entrei novamente em direção ao rio. Cheguei em casa, no Cristal, com 8º.

 

Agora fico pensando: todos os termômetros de rua marcavam marcas inferiores às do digital do carro. Quanto será que realmente estava próximo à prainha do Belem Novo? A sensação de frio no Cristal e no BN é incomparável, quem dirá no Centro da cidade...

 

Com um simples termômetro de carro, obtive uma diferença de 6º em uma distância de 18km.

 

Alexandre, as 22:31, quanto marcava a estação do BN?

 

Na próximo MP, faço isso de novo, em direção à Restinga pela Oscar Pereira/Costa Gama.

 

Enquanto isso, Curitiba bombando, vamos congelar os vermelhinos lá no Couto Pereira e fazer picolé deles!

 

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

FPOLIS AEROP.; 6,0
Aqui no Campeche, 10,4°C - inacreditável. Havia descido até 8,3°C e subiu, agora estagnou na casa dos 10°C. Detalhe é que o Campeche é do lado do aeroporto.

 

Aconteceu mesmo em São Bento do Sul, chegou a 0,1°C às 22:00 e agora tá na casa dos 2°C. Campos do Jordão "sugou" nosso ar frio.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.