Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

Hoje eu paguei meus pecados ao voltar pra casa de moto do trabalho. Cheguei aqui no Morumbi com os temometros de rua marcando 10 graus. Fora o vento gelado. Bom to torcendo pra neve hoje e pra minha estacao nao sair do ar pq nesse ritmo, antes da meia noite ja zera em Campos!

 

Comprou moto? Qual o modelo?

 

Aqui continua céu aberto, sem nuvens e frio respeitável, sem ser "vampiro": 9,3°C (20:57h)

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Hoje eu paguei meus pecados ao voltar pra casa de moto do trabalho. Cheguei aqui no Morumbi com os temometros de rua marcando 10 graus. Fora o vento gelado. Bom to torcendo pra neve hoje e pra minha estacao nao sair do ar pq nesse ritmo, antes da meia noite ja zera em Campos!

 

Comprou moto? Qual o modelo?

 

Aqui continua céu aberto, sem nuvens e frio respeitável, sem ser "vampiro": 9,3°C (20:57h)

Evandro, nao da nem pra chamar de moto! Eh uma scooter (burgmann 125), pra fugir do transito mesmo hehehe

Link to comment
Share on other sites

Evandro, nao da nem pra chamar de moto! Eh uma scooter (burgmann 125), pra fugir do transito mesmo hehehe

 

Bacana!!!

Só tome cautela com o trânsito por aí... tem cada doido...

Detesto pegar o trânsito de SP, mas não há outro jeito quando preciso ir para Mogi todo final de semana. O que o amor não faz... :D

Link to comment
Share on other sites

Agora temperatura entre 19,2 e 19,4 na janela, a mínima foi de 18,1 graus durante a chuva pela manhã e a máxima 26,2 de madrugada, com céu nublado são poucas as chances de descer de 18 esta madrugada, todas as atenções voltadas para locais como General Carneiro e Caçador, pena que por lá também parece estar nublado, o maior potencial parece ser de terça para quarta, é torcer para limpar até lá, e que as temidas cirrus não venham atrapalhar.

 

Quem sabe o Inmet de CJ emplaca a primeira negativa desde 2007, amanhã difícil mas quarta tem mais chance. O Tucci tem boas chances de negativar já nesta madrugada, como aconteceu várias vezes em 2008.

Link to comment
Share on other sites

A velocidade da queda de temperatura deu uma estancada em CDJ, como era de se esperar. Bom, numa analise realista, espero -1C amanha de manha, mesmo pq Taubate, perto da serra, ainda nao tem tanto frio. Talvez amanha seja o grande dia na mantiqueira, qdo podemos ter -3C. Agora eh seguir torcendo pela neve de Sao Joaquim.

Link to comment
Share on other sites

A velocidade da queda de temperatura deu uma estancada em CDJ, como era de se esperar. Bom, numa analise realista, espero -1C amanha de manha, mesmo pq Taubate, perto da serra, ainda nao tem tanto frio. Talvez amanha seja o grande dia na mantiqueira, qdo podemos ter -3C. Agora eh seguir torcendo pela neve de Sao Joaquim.

 

Acho que no amanhecer de quarta CDJ vai arrebentar. Espero uns -3 no mínimo. Para a neve temos boas notícias, a queda de temperatura se mantem a uma taxa média de 0,5oC por hora em São Joaquim e há muita umidade vinda do Uruguai. E com ela, o grosso do frio.

 

Ricardo, posso dar a maior furada do BAZ. Mas pelo que vejo neste momento, vem neve sem dúvida. Como te falei antes o horário é das 2h00 pra frente. Aproveite e veja se vá com o Shimutz no sítio meu e do Bruno! Lá é o pinico da neve.

Link to comment
Share on other sites

Hoje eu paguei meus pecados ao voltar pra casa de moto do trabalho. Cheguei aqui no Morumbi com os temometros de rua marcando 10 graus. Fora o vento gelado. Bom to torcendo pra neve hoje e pra minha estacao nao sair do ar pq nesse ritmo, antes da meia noite ja zera em Campos!

 

Po estou em São paulo "Bairro de Santo Amaro" essa semana e fazia tempo que não pegava um frio desses por aqui.

Sai de floripa achando que escaparia do frio mas foi puro engano.

Na ultima madrugada a minima na minha estação em floripa foi de 14 graus.

 

[]´s

Link to comment
Share on other sites

 

Ricardo, posso dar a maior furada do BAZ. Mas pelo que vejo neste momento, vem neve sem dúvida. Como te falei antes o horário é das 2h00 pra frente. Aproveite e veja se vá com o Shimutz no sítio meu e do Bruno! Lá é o pinico da neve.

 

Já to no hotel. Vim me ajeitar para sair pra caçada... :mrgreen:

 

Ricardo, conseguiu conversar com o rodrigo? ele tá no minuano...

 

Eu vou sair daqui as 22h10, beleza? quer ir pro hotel e eu te busco lá para você não ficar esperando aí?

 

ESTÁ ABERTA A TEMPORADA DE CAÇA A NEVE EM SÃO JOAQUIM 2009! :lol: :lol:

 

RODRIGO, RICARDO E EU, O BAZ ESTÁ EM SJ. VOU LEVAR O NB E RELATAR TUDO. CLARO, AS CÂMERAS VÃO JUNTO...

 

ABRAÇOS

 

Qual o roteiro?

Link to comment
Share on other sites

A MetSul dá máxima de 12° para amanhã. Bom, eles que me perdoem, mas vamos passar disso. Acho que chegaremos aos 14°. Ademais, nessa noite a gente não baixa de 9° na área urbana, SE MUITO 8°!! O tempo vai fechar e a camada a SO está aumentando. Estou dizendo: aqui é Lei de Murphy. O sol vai sair e vai nublar no mesmo momento. Estou com 13,6° e 63%. Quando eu chegar em 12° vai fechar. Vai fazer mais frio na Ilha do Mel do que aqui (NÃO ESTOU BRINCANDO!! É SÉRIO!!!) Teremos uma das ou A maior mínima do Sul do Brasil, somando-se aí quase todo o Estado de SP e MS.

 

Abraços profundamente pessimistas!!

 

Acho que até Matão vai nos dar um laço :lol:

Vicente, ironias são para situações inusitadas, e não para certezas, hehehe. O problema é que isso é líquido e certo!! É E-VI-DEN-TE que Matão vai dar mais que um laço: vai arremessar uma viga de concreto inteira em cima de POA!!

 

Na minha última postagem eu acusava 13,0° às 18 h. Agora, às 21:50, 3 h e 45 minutos depois, tenho ridíclos 11,8°! Isso: queda de 1,2° em 3 h e 50 min!!! Os únicos locais mais quentes que POA no RS são Mostardas e Torres, que vem caindo 1°/hora. Tramandaí já tem 11,6° e POA empata com Morretes (PR) com 11,8°. A Ilha do Mel e Floripa ainda têm 14°, mas vêm em queda contínua e vão nos bater. À exceção da piscina chamada Mostardas, POA terá a maior mínima do Sul do Brasil, eu avisei!!!! 8-)

 

Mas todo o RS tem tempo fechado. A temperatura continua estagnada em 5°/7° no Planalto, mas em SJ e no MI está esfriando. Há penetração de frio em altura, e mesmo que todos os demais locais fiquem acima de 0° é bem provável que a neve de as caras nos Aparados e no Planalto Sul de SC. Tem que ter frio em altura, porque umidade tem, ainda que um pouco. Aqui em POA dá para ver o tempo fechado ao N e mais aberto à NO. Ainda tem muita nebulosidade ao longo da costa e mesmo no interior.

 

Abraços nivosos-pessimistas!!

Link to comment
Share on other sites

Vicente, ironias são para situações inusitadas, e não para certezas, hehehe. O problema é que isso é líquido e certo!! É E-VI-DEN-TE que Matão vai dar mais que um laço: vai arremessar uma viga de concreto inteira em cima de POA!!

 

SDHUAHDUSAHDHASUHDHSAUDHASHD :lol:

Não é pra tanto Marcos hehe. O frio hoje aqui está sendo excepcional, ocorre com intervalo de anos. Aí em POA isso é mais comum. Agora tenho céu nublado (¬¬') e 5,6°C, mas está limpando e deve chegar a 1°C pela manhã.

Link to comment
Share on other sites

Vicente, ironias são para situações inusitadas, e não para certezas, hehehe. O problema é que isso é líquido e certo!! É E-VI-DEN-TE que Matão vai dar mais que um laço: vai arremessar uma viga de concreto inteira em cima de POA!!

 

SDHUAHDUSAHDHASUHDHSAUDHASHD :lol:

Não é pra tanto Marcos hehe. O frio hoje aqui está sendo excepcional, ocorre com intervalo de anos. Aí em POA isso é mais comum. Agora tenho céu nublado (¬¬') e 5,6°C, mas está limpando e deve chegar a 1°C pela manhã.

Nossa, 5ºC? Não sabia que essa região de SP era tão fria! hahahahhah

Link to comment
Share on other sites

Vicente, ironias são para situações inusitadas, e não para certezas, hehehe. O problema é que isso é líquido e certo!! É E-VI-DEN-TE que Matão vai dar mais que um laço: vai arremessar uma viga de concreto inteira em cima de POA!!

 

SDHUAHDUSAHDHASUHDHSAUDHASHD :lol:

Não é pra tanto Marcos hehe. O frio hoje aqui está sendo excepcional, ocorre com intervalo de anos. Aí em POA isso é mais comum. Agora tenho céu nublado (¬¬') e 5,6°C, mas está limpando e deve chegar a 1°C pela manhã.

Nossa, 5ºC? Não sabia que essa região de SP era tão fria! hahahahhah

 

QUISERA TER A ALTITUDE DE CAMPOS DO JORDÃO COM AS COORDENADAS DE BAGÉ! TERÍAMOS PISTAS DE ESQUI POR LÁ!!!

Link to comment
Share on other sites

O PR teve maximas bem baixas hoje, alias, o sul inteiro em geral (exceto POA pelos relatos do Marcos :lol: ) , pois tinha muitas nuvens sobre quase toda a regiao o dia todo, porém agora a noite a temperatura ja nao cai tao rapido quanto em Sao Paulo que ta com ceu claro.

 

Aqui em Curitiba o sol até chegou a sair um pouco no fim da tarde, mas nublou de novo, com vento moderado o dia todo.

 

Nas estaçoes deu:

 

Inmet: 6,5°C / 10,8°C

Alex: 6,9°C / 10,6°C

Aero: 6°C / 10°C

 

Agora faz 7°C, e parcialmente nublado...

Link to comment
Share on other sites

Tem que ter frio em altura, porque umidade tem, ainda que um pouco. Aqui em POA dá para ver o tempo fechado ao N e mais aberto à NO. Ainda tem muita nebulosidade ao longo da costa e mesmo no interior.

 

Abraços nivosos-pessimistas!!

 

 

E núvem mais grossa. As 20h garoava em Urupema com 3ºC e SJ só nublado...

Shimutz, acabou a bateria do meu celular de curitiba e perdi teu numero, me liga no cel de floripa
Link to comment
Share on other sites

O PR teve maximas bem baixas hoje, alias, o sul inteiro em geral (exceto POA pelos relatos do Marcos :lol: ) , pois tinha muitas nuvens sobre quase toda a regiao o dia todo, porém agora a noite a temperatura ja nao cai tao rapido quanto em Sao Paulo que ta com ceu claro.

 

Aqui em Curitiba o sol até chegou a sair um pouco no fim da tarde, mas nublou de novo, com vento moderado o dia todo.

 

Nas estaçoes deu:

 

Inmet: 6,5°C / 10,8°C

Alex: 6,9°C / 10,6°C

Aero: 6°C / 10°C

 

Agora faz 7°C, e parcialmente nublado...

 

Experiência própria: para nevar na serra gaúcha Porto Alegre não deve estar tão fria; nem tão limpo o céu. Já estive com temperatura de 9 ou 10 em Porto Alegre, chovendo, e ao chegar na serra nevava.

Logo, Porto Alegre, além de ser uma das mais quentes do estado, é um termômetro para sinalizar a neve. Se estiver muito, mas muito frio aqui. Das duas uma: ou abrirá o tempo em todo o RS e uma geada forte se formará; ou estará tão, mas tão frio na serra que poderá nevar se houver nuvens em Porto Alegre.

Moro aqui há 33 anos. Sou de Bagé. E nem mesmo nos anos 70 fazi frio intenso. A topografia não colabora. As regiões frias são na zona sul extrema e na zona norte. Basta sair para Viamão que a temperatura é 3 graus a menos.

Link to comment
Share on other sites

Capitais (aeroportos) 22h:

 

Curitiba: 7° C

SP (Congonhas): 10° C

Campo Grande: 11° C

POA: 12° C

Floripa: 13° C

Cuiabá: 18° C

Goiânia: 19° C

Rio (SD): 19° C

BH (Pampulha): 20° C

Brasília: 20° C

Rio Branco: 20° C

Vitória: 23° C

 

Destaco ainda a temperatura em Uberaba: 11° C

Link to comment
Share on other sites

Vicente, ironias são para situações inusitadas, e não para certezas, hehehe. O problema é que isso é líquido e certo!! É E-VI-DEN-TE que Matão vai dar mais que um laço: vai arremessar uma viga de concreto inteira em cima de POA!!

 

SDHUAHDUSAHDHASUHDHSAUDHASHD :lol:

Não é pra tanto Marcos hehe. O frio hoje aqui está sendo excepcional, ocorre com intervalo de anos. Aí em POA isso é mais comum. Agora tenho céu nublado (¬¬') e 5,6°C, mas está limpando e deve chegar a 1°C pela manhã.

 

Qual a altitude de Matão? FIca perto do que? Cara, tu estás com os mesmos 5oC que o Tucci em CDJ a quase 1700 m....

Link to comment
Share on other sites

Fui aos 5,0°C as 21:00 e agora fechou de novo o tempo, subi para 6°C.

 

Continua sem vento, deve formar nevoeiro pelo jeito...

 

Abraços

 

ps: e achance de neve em Palmas/Horizonte gente ?

 

 

Estamos esperando a branquinha chegar aqui....rsrs

Pelas 21:30 abriu alguns pontos o céu aqui em Palmas, mas já nublou novamente.

Infelizmente não poderei ir nas Eolicas hoje, mas sabendo de algum relato, eu informo vcs amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Vicente, ironias são para situações inusitadas, e não para certezas, hehehe. O problema é que isso é líquido e certo!! É E-VI-DEN-TE que Matão vai dar mais que um laço: vai arremessar uma viga de concreto inteira em cima de POA!!

 

SDHUAHDUSAHDHASUHDHSAUDHASHD :lol:

Não é pra tanto Marcos hehe. O frio hoje aqui está sendo excepcional, ocorre com intervalo de anos. Aí em POA isso é mais comum. Agora tenho céu nublado (¬¬') e 5,6°C, mas está limpando e deve chegar a 1°C pela manhã.

 

Qual a altitude de Matão? FIca perto do que? Cara, tu estás com os mesmos 5oC que o Tucci em CDJ a quase 1700 m....

Pois é, nem o Norte do PR ta tão frio assim... tenho 8.4ºC agora

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Estamos esperando a branquinha chegar aqui....rsrs

Pelas 21:30 abriu alguns pontos o céu aqui em Palmas, mas já nublou novamente.

Infelizmente não poderei ir nas Eolicas hoje, mas sabendo de algum relato, eu informo vcs amanhã.

 

Não sabia que tínhamos um palmense por aqui, prazer!!!

 

Nos mantenha informados mesmo!

 

Abração

 

ps: subiu mais um pouco, 6,3°C!

Link to comment
Share on other sites

Capitais (aeroportos) 22h:

 

Curitiba: 7° C

SP (Congonhas): 10° C

Campo Grande: 11° C

POA: 12° C

Floripa: 13° C

Cuiabá: 18° C

Goiânia: 19° C

Rio (SD): 19° C

BH (Pampulha): 20° C

Brasília: 20° C

Rio Branco: 20° C

Vitória: 23° C

 

Destaco ainda a temperatura em Uberaba: 11° C

 

Realmente essa MP tá sendo sensacional para SP! Impressiona essa temperatura da capital em plena 22h. E olha que no interior paulista ainda tá fazendo mais frio.

Link to comment
Share on other sites

 

Ricardo, posso dar a maior furada do BAZ. Mas pelo que vejo neste momento, vem neve sem dúvida. Como te falei antes o horário é das 2h00 pra frente. Aproveite e veja se vá com o Shimutz no sítio meu e do Bruno! Lá é o pinico da neve.

 

Já to no hotel. Vim me ajeitar para sair pra caçada... :mrgreen:

 

Ricardo, conseguiu conversar com o rodrigo? ele tá no minuano...

 

Eu vou sair daqui as 22h10, beleza? quer ir pro hotel e eu te busco lá para você não ficar esperando aí?

 

ESTÁ ABERTA A TEMPORADA DE CAÇA A NEVE EM SÃO JOAQUIM 2009! :lol: :lol:

 

RODRIGO, RICARDO E EU, O BAZ ESTÁ EM SJ. VOU LEVAR O NB E RELATAR TUDO. CLARO, AS CÂMERAS VÃO JUNTO...

 

ABRAÇOS

 

 

Acho que estão saindo cedo demais. Pela 12Z do GFS a neve só começa de manhã... Aí vocês rodam a noite toda, vêm 3 flocos de neve caindo no Cruzeiro, voltam pro hotel e vão dormir justamente na hora que a chance dela começar a cair é maior.

 

Mas deixando os modelos e passando a operar no manual: pessoal, pelo satélite, quanto tempo para a banda do ciclone chegar na Serra?

Link to comment
Share on other sites

Realmente essa MP tá sendo sensacional para SP! Impressiona essa temperatura da capital em plena 22h. E olha que no interior paulista ainda tá fazendo mais frio.

 

Aqui, que não é interior ainda, mas fica quase meio caminho entre SP e Sorocaba, no meio de uma serra, no momento faz 7,7°C com céu limpo (22:43h).

 

Se hoje à noite já está arrebentando, imagina amanhã... :roll: :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

 

Estamos esperando a branquinha chegar aqui....rsrs

Pelas 21:30 abriu alguns pontos o céu aqui em Palmas, mas já nublou novamente.

Infelizmente não poderei ir nas Eolicas hoje, mas sabendo de algum relato, eu informo vcs amanhã.

 

Não sabia que tínhamos um palmense por aqui, prazer!!!

 

Nos mantenha informados mesmo!

 

Abração

 

ps: subiu mais um pouco, 6,3°C!

 

 

O prazer é todo meu, sou louco por frio...e uma nevezinha cai bem :D

Só precisava de um termômetro mais sofisticado aqui comigo, daí passaria precisamente as informações para vcs.

 

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Enquanto não sai a sondagem de Poa...

83899 SBFL Florianopolis Observations at 00Z 02 Jun 2009
-----------------------------------------------------------------------------
  PRES   HGHT   TEMP   DWPT   RELH   MIXR   DRCT   SKNT   THTA   THTE   THTV
   hPa     m      C      C      %    g/kg    deg   knot     K      K      K 
-----------------------------------------------------------------------------
1014.0      5   13.8    5.8     58   5.73    220     10  285.8  302.1  286.8
1008.0     54   15.0    5.0     51   5.45    255     14  287.5  303.2  288.4
1000.0    120   14.4    5.4     55   5.65    260     15  287.6  303.8  288.5
 982.0    273   13.7    4.2     52   5.27    260     13  288.4  303.6  289.3
 941.0    632   12.2    1.2     47   4.46    224     11  290.4  303.4  291.1
 925.0    775   11.2    1.2     50   4.53    210     10  290.8  304.1  291.6
 859.0   1386    5.8    0.9     71   4.79    185      7  291.3  305.4  292.1
 850.0   1473    5.0    0.9     75   4.83    190      7  291.4  305.6  292.2
 823.0   1736    3.0   -1.4     73   4.21    210      9  292.0  304.4  292.7
 817.0   1795    3.8   -6.2     48   2.96    211     11  293.4  302.4  293.9
 784.0   2129    2.2  -12.8     32   1.83    216     23  295.2  300.9  295.5
 755.0   2434    3.9  -26.7      9   0.58    220     33  300.2  302.2  300.3
 747.0   2520    4.4  -30.6      6   0.40    223     32  301.7  303.1  301.8
 712.0   2908    2.0  -27.8      9   0.55    235     26  303.2  305.1  303.3
 700.0   3045    1.2  -26.8     10   0.61    230     28  303.8  305.9  303.9

Link to comment
Share on other sites

Pela imagem de satélite tem bastante nuvem no planalto da neve neste momento.

Mas que droga, neve, comece logo a cair !!! E acumule, de preferência...

 

A massa de ar frio chegou a Juiz de Fora. A temperatura cai aos poucos por enquanto,

mas já é sensível a mudança de tempo. às 21:00 aproximadamente, um forte nevoeiro

tomou conta da cidade, o que é típico da advecção de ar frio. Agora tenho 16,3ºC, enquanto

no INMET faz 14,5. Ela recém chegou aqui, e não tenho dúvidas de que a queda de temperatura

será mais forte no final da madrugada por aqui. Quarta e quinta feira serão dias gelados, com

mínimas entre 5/7 por aqui. Abraços, e estou de olho no BAZ ! HOJE É PLANTÃO ! :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Que fantastico Evandro! 7 graus agora a noite na grande SP, permite ate prever geada amanha de manha!

 

Dei uma última olhada no termômetro e no céu antes de dormir e me animei... sem nuvens e a temperatura baixou 0,4°C: 7,3°C

 

Se as condições do tempo não mudarem durante a madrugada, é geada certa amanhã cedo... vou aguardar, porém, embaixo das cobertas e dormindo feito uma pedra, pois nesta semana estou no meio de um curso de aprimoramento profissional (que é bem desgastante). :lol:

Link to comment
Share on other sites

2.2°C Climaterra e 1.7°C Inmet, acumulado 2mm, e a umidade está diminuindo, tá osso, por enquanto neve só na imaginação.

 

E aqui PATÉTICOS 13.8°C 53%u.m, mas a senção de frio é boa.

 

O frio parece estar deixando a desejar para muitos! O jeito é esperar por amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.