Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Junho 2009


Joao
 Share

Recommended Posts

Bem mais quente que o previsto. Agora, 23:00, 9,0ºC aqui em casa e 9,6ºC no INMET.

 

Com temperaturas decepcionando no sul, e ainda previsão de muita nebulosidade para amanhã, acho que posso dar adeus à expectativa de excelentes mínimas na região de General Carneiro e partes de SC, ou não?

 

A sondagem de Floripa parece muito ruim, sou leigo neste assunto mas esperava mais, nem 700 hpa negativa e esquenta acima da superfície.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A máxima em minha estação em Passo Fundo hoje foi de 8,4º C.

A mínima foi no meio da madrugada com 6,8º C.

Amplitude de apenas 1,6º C.

 

No momento 7,7º C.

Sds.

 

A amplitude na automática do INMET de PF hoje foi exatamente a mesma: 1,6 (mín de 5,3C e máxima de 6,9C).

Link to comment
Share on other sites

Bem mais quente que o previsto. Agora, 23:00, 9,0ºC aqui em casa e 9,6ºC no INMET.

 

Com temperaturas decepcionando no sul, e ainda previsão de muita nebulosidade para amanhã, acho que posso dar adeus à expectativa de excelentes mínimas na região de General Carneiro e partes de SC, ou não?

 

A sondagem de Floripa parece muito ruim, sou leigo neste assunto mas esperava mais, nem 700 hpa negativa e esquenta acima da superfície.

 

Deve dar boas mínimas ainda! Só não está, agora, tão frio quanto o previsto. Para se ter uma idéia, o GFS projetava para cá 8ºC para 21h. Está 9ºC agora. Provavelmente efeito das nuvens que estiveram por aqui até há pouco. Amanhã, espero, há de secar aqui (e que neve em Palmas e Pato)!

Link to comment
Share on other sites

Bem mais quente que o previsto. Agora, 23:00, 9,0ºC aqui em casa e 9,6ºC no INMET.

 

Com temperaturas decepcionando no sul, e ainda previsão de muita nebulosidade para amanhã, acho que posso dar adeus à expectativa de excelentes mínimas na região de General Carneiro e partes de SC, ou não?

 

A sondagem de Floripa parece muito ruim, sou leigo neste assunto mas esperava mais, nem 700 hpa negativa e esquenta acima da superfície.

 

Deve dar boas mínimas ainda! Só não está, agora, tão frio quanto o previsto. Para se ter uma idéia, o GFS projetava para cá 8ºC para 21h. Está 9ºC agora. Provavelmente efeito das nuvens que estiveram por aqui até há pouco. Amanhã, espero, há de secar aqui (e que neve em Palmas e Pato)!

 

Hoje é uma coisa: Nuvens e neblina em excesso.

Amanhã a história é outra. A noite deve ser de céu mais claro, sem nuvens, favorecendo a queda da temp.

 

Mais próximo do amanhecer deve haver declínio maior em algumas cidades, favorecendo as mínimas.

Os modelos infelizmente nao são tão bons quando falamos de previsão de hora em hora.

Aqui em Cascavel tudo dentro do esperado. Menos a máxima, que para nossa alegria, não passou da casa dos 9, entrando num seleto grupo de cidades com máxima de 1 digito, rs

Link to comment
Share on other sites

Deve dar boas mínimas ainda! Só não está, agora, tão frio quanto o previsto. Para se ter uma idéia, o GFS projetava para cá 8ºC para 21h. Está 9ºC agora. Provavelmente efeito das nuvens que estiveram por aqui até há pouco. Amanhã, espero, há de secar aqui (e que neve em Palmas e Pato)!

 

 

Obrigado! Sei que de hoje para amanhã não será muito bom para mínimas no PR, espera-se algo melhor para quarta ou quinta, meu medo é que só limpe bem depois do ar frio perder suporte, aí vem aquele cenário que todos conhecemos: a temperatura começa a disparar ladeira abaixo tão logo o sol se põe e estanca logo depois (ou até antes) de meia-noite :(

 

Tenho 19,2 agora, chove em partes da zona oeste e centro mas aqui só nublado.

Link to comment
Share on other sites

Aê Shimutz!!! Aqui na Granja Vina/Cotia/SP: 8,3ºC.

 

Bem próximo de Curitiba... :mrgreen:

 

Curitiba agora( 23:25hs) com 06,2ºC 66%, detalhe é que o céu limpou definitivamente por volta das 22:00hs queda de 02ºC em uma hora e meia... tinha 8,3 às 21:57hs, esperemos até de manhã...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

GOIÁS, 23:00:

 

Itarumã 9,4

Caçu 9,4

Jataí 9,9

Mineiros 11,3

Bom Jesus 11,4

Itaguaçu 12,0

Morrinhos 12,4

Santa Helena 12,8

Goiânia 16,9

 

Fontes: Inmet e SiMeGO

 

Estive olhando as previsões para Goiás e parece que o centro-sul do Estado vai ter uma tarde fria amanhã, máxima em torno de 15°C (inclusive em Goiânia, situação bem incomum).

Link to comment
Share on other sites

Vai nevar vai nevar Vai nevar vai nevar Vai nevar vai nevar

Vai nevar vai nevar Vai nevar vai nevar Vai nevar vai nevar

Vai nevar vai nevar Vai nevar vai nevar Vai nevar vai nevar

Vai nevar vai nevar Vai nevar vai nevar Vai nevar vai nevar

Vai nevar vai nevar Vai nevar vai nevar Vai nevar vai nevar

 

............. só uma reza básica :mrgreen: :mrgreen: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Muitas nuvens, frio e umidade subindo com a circulação ciclônica. Para isto julgo importante destacar o metar de Carrasco

 

Informe meteorológico para Carrasco, Uruguay. El informe se hizo hace un momento, a las 02:35 UTC. El viento soplaba a una velocidad de 6.2 m/s (13.8 millas por hora) del oeste-suroeste (250°). La temperatura era 10 °C (50 °F), con un punto de rocío de 8 °C (46 °F). La presión atmosférica era 1014 hPa (29.94 inHg). Había una humedad relativa del 87.4%. Cielo: nubes dispersas a una altitud de 610 metros (2000 pies) y nubosidad discontinua a una altitud de 2134 metros (7000 pies). En aquel momento la visibilidad global era 8.0 kilómetros (5.0 millas). Actualmente chubascos, lluvia moderada .

Link to comment
Share on other sites

Vai nevar vai nevar Vai nevar vai nevar Vai nevar vai nevar

Vai nevar vai nevar Vai nevar vai nevar Vai nevar vai nevar

Vai nevar vai nevar Vai nevar vai nevar Vai nevar vai nevar

Vai nevar vai nevar Vai nevar vai nevar Vai nevar vai nevar

Vai nevar vai nevar Vai nevar vai nevar Vai nevar vai nevar

 

............. só uma reza básica :mrgreen: :mrgreen: :lol: :lol:

:D:D:D
Link to comment
Share on other sites

Mas tá difícil esta neve hein?

Que novela!!!

Nem mesmo na Serra Catarinense ela chega com facilidade mais.

 

Calma vizinho. A janela nem abriu ainda.

 

Teoricamente já era pra estar aberta, pelo menos até horas atrás tudo indicava isso, até o homem do tempo disse também, acho que a corrente de jato pela sua posição ajudará empurrar mais umidade e nuvens mais espessas para a região, i hope.

Link to comment
Share on other sites

Muitas nuvens, frio e umidade subindo com a circulação ciclônica. Para isto julgo importante destacar o metar de Carrasco

 

Informe meteorológico para Carrasco, Uruguay. El informe se hizo hace un momento, a las 02:35 UTC. El viento soplaba a una velocidad de 6.2 m/s (13.8 millas por hora) del oeste-suroeste (250°). La temperatura era 10 °C (50 °F), con un punto de rocío de 8 °C (46 °F). La presión atmosférica era 1014 hPa (29.94 inHg). Había una humedad relativa del 87.4%. Cielo: nubes dispersas a una altitud de 610 metros (2000 pies) y nubosidad discontinua a una altitud de 2134 metros (7000 pies). En aquel momento la visibilidad global era 8.0 kilómetros (5.0 millas). Actualmente chubascos, lluvia moderada .

Entre 20 e 21 h houve precipitação em Mostardas. Cairam apenas 0,4 mm, mas já é algo. A rajada atingiu 57 km/h na última hora e chegou a fazer 10,9° no meio da noite.

 

Eu estou chorando a falta de frio intenso aqui mas, pensando bem, quase todo o RS está decepcionando, prova de que há nuvens e que, portanto, há combustível para a neve. Ainda há nuvens e nuvens para transitar no planalto e na serra!

 

O PR teve maximas bem baixas hoje, alias, o sul inteiro em geral (exceto POA pelos relatos do Marcos :lol: ) , pois tinha muitas nuvens sobre quase toda a regiao o dia todo, porém agora a noite a temperatura ja nao cai tao rapido quanto em Sao Paulo que ta com ceu claro.

 

Aqui em Curitiba o sol até chegou a sair um pouco no fim da tarde, mas nublou de novo, com vento moderado o dia todo.

 

Nas estaçoes deu:

 

Inmet: 6,5°C / 10,8°C

Alex: 6,9°C / 10,6°C

Aero: 6°C / 10°C

 

Agora faz 7°C, e parcialmente nublado...

 

Experiência própria: para nevar na serra gaúcha Porto Alegre não deve estar tão fria; nem tão limpo o céu. Já estive com temperatura de 9 ou 10 em Porto Alegre, chovendo, e ao chegar na serra nevava.

Logo, Porto Alegre, além de ser uma das mais quentes do estado, é um termômetro para sinalizar a neve. Se estiver muito, mas muito frio aqui. Das duas uma: ou abrirá o tempo em todo o RS e uma geada forte se formará; ou estará tão, mas tão frio na serra que poderá nevar se houver nuvens em Porto Alegre.

Moro aqui há 33 anos. Sou de Bagé. E nem mesmo nos anos 70 fazi frio intenso. A topografia não colabora. As regiões frias são na zona sul extrema e na zona norte. Basta sair para Viamão que a temperatura é 3 graus a menos.

Tens toda a razão. Concordo contigo. Frio muito intenso em POA com neve na serra só em grande massas de ar, tipo as de junho e julho de 1994 e jul/2000. Quando neva na serra aqui temos máximas sempre entre 9° e 13°, dificilmente mais do que isso, e as mínimas são modestas com relação ao potencial do ar frio.

 

Mas veja só: aqui em POA o tempo está limpando!! :o Convenhamos que seja um milagre, hehehe, mas à SO o céu apresenta-se limpo!! Há nuvens ao N e NE, mas também em dissipação. Isso não deve ser motivo para imaginar que a neve já era, já que há várias bandas de nuvens pelo RS. A temperatura está caindo um pouquinho: tenho 11,3° com 74%. Sob esse aspecto é muito ruim para a neve na serra, porque tive 15,4° à tarde, sequer baixamos dos 10° até agora e as nuvens não precipitam. Mas há dois poréns: o frio em altitude está se intensificando e chegará no auge na tarde de amanhã com -2° em 850 hpa sobre o miolo do Sul do Brasil, e ainda há nuvens por todo o RS!!

 

Venta de NO a 14,2 km/h.

 

Abraços ciclônicos!

Link to comment
Share on other sites

Ah, não! Vou pirar assim. O tempo em POA... LIMPOU!!! Isso mesmo, há apenas uma ou outra nuvem perdida passando sobre a cidade e céu limpo para todos os lados daqui visíveis!! :shock: :lol:

 

Tenho 11,0° com 75% e vento ONO a 17,7 km/h.

 

Marcos! Alegria de pobre dura pouco. Esse céu limpo aqui logo vai fechar. A atmosférica tá muito dinâmica. Ciclône bombando.

 

Estou mais frio que tu. Tenho 10,6C!

Link to comment
Share on other sites

Ah, não! Vou pirar assim. O tempo em POA... LIMPOU!!! Isso mesmo, há apenas uma ou outra nuvem perdida passando sobre a cidade e céu limpo para todos os lados daqui visíveis!! :shock: :lol:

 

Tenho 11,0° com 75% e vento ONO a 17,7 km/h.

 

Marcos! Alegria de pobre dura pouco. Esse céu limpo aqui logo vai fechar. A atmosférica tá muito dinâmica. Ciclône bombando.

 

Estou mais frio que tu. Tenho 10,6C!

 

Pois é, ontem e hoje o Mont'Serrat me impressionou, em comparação com a minha casa e o Marcos. Já é o segundo dia que o Bruno está abaixo do Marcos...

 

Na beira do rio, em direção S e W, 100% limpo.

Link to comment
Share on other sites

Ah, não! Vou pirar assim. O tempo em POA... LIMPOU!!! Isso mesmo, há apenas uma ou outra nuvem perdida passando sobre a cidade e céu limpo para todos os lados daqui visíveis!! :shock: :lol:

 

Tenho 11,0° com 75% e vento ONO a 17,7 km/h.

 

Marcos! Alegria de pobre dura pouco. Esse céu limpo aqui logo vai fechar. A atmosférica tá muito dinâmica. Ciclône bombando.

 

Estou mais frio que tu. Tenho 10,6C!

 

Pois é, ontem e hoje o Mont'Serrat me impressionou, em comparação com a minha casa e o Marcos. Já é o segundo dia que o Bruno está abaixo do Marcos...

 

Na beira do rio, em direção S e W, 100% limpo.

O Bruno está na sombra e em altura. Com vento ele chega a ficar mais frio que aqui à noite.

 

Céu ainda limpíssimo e vento OSO a 14,5 km/h. Tenho 10,5° com 76%. Se Deus quiser fecha no amanhecer, hehe. Duvido, mas quanto mais tempo limpo menor a mínima.

 

No Bruno faz 10,2°. Estou buscando-o!!! :twisted:

 

Abraços limpos!

Link to comment
Share on other sites

O Bruno está na sombra e em altura. Com vento ele chega a ficar mais frio que aqui à noite.

 

Céu ainda limpíssimo e vento OSO a 14,5 km/h. Tenho 10,5° com 76%. Se Deus quiser fecha no amanhecer, hehe. Duvido, mas quanto mais tempo limpo menor a mínima.

 

Abraços limpos!

 

Hum, entendi. Valeu o esclarecimento! Nada como falar com quem entende. Por aqui, vento moderado, 100% limpo e 10,3º.

Link to comment
Share on other sites

Em Rio Claro as nuvens apareceram e deram uma estragada boa na queda.. desde as 21 até agora pouco (1 da manhã) ficaram indo e vindo e ventou razoavelmente forte, considerando que aqui raramente venta quando esfria.

Todas cidades na região central estagnaram por várias horas, mas agora limpou de vez e começou a cair de novo. No momento 7,8°C e se ficar limpo deve dar pra chegar nos 5°C ou quem sabe menos.

Link to comment
Share on other sites

De repente todas as cidades do leste do RS e todo o interior, à exceção da serra, tiveram rápida queda na temperatura. Limpou o tempo em grande parte do Estado, além de parte de SC e PR, especialmente nas áreas mais distantes da serra. Nuvens mesmo só na serra, hehe.

 

Ainda 10,5°, mas caindo.

Link to comment
Share on other sites

O Bruno está na sombra e em altura. Com vento ele chega a ficar mais frio que aqui à noite.

 

Céu ainda limpíssimo e vento OSO a 14,5 km/h. Tenho 10,5° com 76%. Se Deus quiser fecha no amanhecer, hehe. Duvido, mas quanto mais tempo limpo menor a mínima.

 

Abraços limpos!

 

Hum, entendi. Valeu o esclarecimento! Nada como falar com quem entende. Por aqui, vento moderado, 100% limpo e 10,3º.

O vento torna os pontos altos mais frios, ao passo que o ar parado torna os pontos altos mais aquecidos devido à inversão térmica. Com a ausência de vento o resfriamento do solo resfria o ar logo acima dele. Por isso é mais frio na base do edifício do que em seu topo. Quando venta é o inverso, ou fica mais ou menos igual (o vento mistura o ar de diversos níveis, dando uma média geral na temperatura).

 

Opa! 10,4°. 8-)

 

Abraços em queda!

Link to comment
Share on other sites

FRIO NO PARANÁ

 

imagem3.png

 

Devido a grande umidade restante no estado, as fortes neblinas e as nuvens baixas, a temperatura se mantém estável em grande parte do Paraná. Resfriamento intenso agora no Nordeste e Centro-Leste. Agora faz 5 graus em Joaquim Távora, divisa com São Paulo, Ibaiti e General Carneiro. Na região de Guarapuava faz 3 graus! As áreas azuis no mapa possuem temperatura abaixo de 10 graus! O Paraná quase todo!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

O Bruno está na sombra e em altura. Com vento ele chega a ficar mais frio que aqui à noite.

 

Céu ainda limpíssimo e vento OSO a 14,5 km/h. Tenho 10,5° com 76%. Se Deus quiser fecha no amanhecer, hehe. Duvido, mas quanto mais tempo limpo menor a mínima.

 

Abraços limpos!

 

Hum, entendi. Valeu o esclarecimento! Nada como falar com quem entende. Por aqui, vento moderado, 100% limpo e 10,3º.

O vento torna os pontos altos mais frios, ao passo que o ar parado torna os pontos altos mais aquecidos devido à inversão térmica. Com a ausência de vento o resfriamento do solo resfria o ar logo acima dele. Por isso é mais frio na base do edifício do que em seu topo. Quando venta é o inverso, ou fica mais ou menos igual (o vento mistura o ar de diversos níveis, dando uma média geral na temperatura).

 

Opa! 10,4°. 8-)

 

Abraços em queda!

Agora que mudou um pouco o cenário, qual tua expectativa para amanhã de manhã aí na tua casa?

Link to comment
Share on other sites

Alguma notícia de neve ? Bem, só teremos alguma informação quando o Ronaldo, Shimutz, Rodrigo ou Ricardo se pronunciarem aqui, he he he. Enquanto isso, por aqui sigo em forte queda. O céu está claro, já faz 12,8ºC. Se continuar assim vou a uns 9/10 graus.

 

Abraços em queda !

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.