Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 02/29/24 in all areas

  1. Por isso que insisto que o pior do verão são as mínimas altas em sequência. Entendo que máximas altas são horríveis tb, principalmente pra quem trabalha sob o sol direto, mas são as mínimas elevadas que fazem acumular calor nos ambientes internos da residência. Um dia com grande amplitude térmica, de calorao seco, com uma variação de 19/35 graus, por exemplo, é beneficiado por uma queda mais rápida de temperatura assim que anoitece. Um dia com variação de 23 a 29 graus, com alta umidade em todos os turnos (perfil médio dessa semana por aqui), é muito pior. O calor acumulado não dissipa pq a T não baixa nem com macumba.
    14 points
  2. Ninguém aguenta mais esse padrão de calor e umidade constantes. Nem o meu bebê , que está sentindo esse desconforto e está chorando mais do que de costume. E aconteceu hoje o “pior dos cenários”: além da máxima extremamente alta de tarde (34,1C), aconteceu que uma extensa linha de tempestades se formou na divisa entre RJ e MG, veio no sentido Sudoeste e está passando pela zona da mata neste momento, entretanto a instabilidade desviou lindamente de Juiz de Fora em especial, e trouxe um festival de relâmpagos e nada de chuva, consequentemente a temperatura ainda é de elevados 22,6C lá fora e , dentro da minha casa, imperdoáveis 28,5 !!! O ar condicionado está ligado no quarto e marca 24C, ainda distante de ser fresco mas não posso diminuir deste valor por causa do bebê. Será uma longa noite de abafamento. Duvido que baixe dos 20C em alguma estação da cidade.
    14 points
  3. Tem uma bolha de calor em cima do Paraguai que está lá há meses e não morre, ela simplesmente ora recua, ora se expande, antes se expandia para o Brasil Central, no começo deste ano se expandiu para o Sul e Argentina, tem que abrir logo a porteira das MPAs que podem trazer chuvas, já que a ZCAS não está funcionando direito com esse El Niño, espero que já abra em abril, se esfriar logo a região Niño 1.2 já começa a melhorar, foi isso que aconteceu no fim de abril de 2016, com uma onda de frio encerrando o padrão El Niño após uma prolongada onda de calor.
    12 points
  4. 🌤️⛅⛅☁️☁️🌧️⛈️ Máxima: 36,8°C em Timbó/Centro Mínima: 15,3°C no Morro da Igreja Menor máxima: 20,9°C no Morro das Torres Precipitação máxima até o momento: 95,5 mm em São Joaquim/Pomar Duarte > Insuportável no Vale do Itajaí. +-22/23/ e +-33/34. Umidade não baixando de 60% e vento muito fraco. É uma condição pior que 21/37 com sol, quando venta mais e fica mais seco. Mas teve local que abriu mais e passou de 34. > Amanhã talvez a máxima baixe para 31°C, o que já seria um alívio.
    11 points
  5. Tenho repetido isso aqui e talvez esteja sendo chato, mas esse abafamento constante nesse verão está dentro da normalidade? Que noite horrível por aqui! 22,6°C lá fora e 25,6°C dentro de casa.
    11 points
  6. Realmente, esse calor todo está complicado. Ontem foi uma noite mais difícil para dormir. Hoje, no início da manhã (um pouco antes das 7 da manhã), a sensação era de um ar abafado e olha que o nascer do sol está sendo por volta das 6 da manhã (contra 5:11 de meados de novembro). Ao menos, esses dois primeiros meses do ano tem sido menos ruins do que novembro e dezembro do ano passado. ------------------------------------ Com as pancadas que caíram do decorrer da tarde, São Paulo vem tendo uma noite um pouco melhor. No momento, não chove mais. Temos uma noite nublada, com predomínio de nuvens baixas.
    10 points
  7. Não sei o que me incomoda mais, se o quadro atual ou o calorão ao longo do dia. As mínimas estão HORRÍVEIS!
    9 points
  8. Nebulosidade parcial por volta da hora do almoço frustou um pouco o aquecimento aqui em BH, que atingiu os 30/32 graus de máxima nas estações nesta tarde. Esperava um pouco mais pela condição de pré-frontal, no entanto, isso não muda o quadro bastante quente e abafado que predomina na cidade nas últimas 48 h. A mínima de hoje nem foi tão ruim, com 19,5 C na Pampulha, porém eu já senti o corpo mais fatigado logo cedo, situação que sinto particularmente nas ondas de calor da cidade, quando há máximas e mínimas muito altas ao mesmo tempo. Amanhã volta a chover, o que tende a melhorar um pouco a sensação térmica pelo efeito do refresco precoce, mesmo que a queda de temperatura nas extremas do dia seja pequena. 23 h, 24,5C na estação e 28,2 dentro de casa, sem vento algum. Pavoroso!!
    9 points
  9. Uma sequência de mínimas altas nesses últimos dias, por causa desse padrão mais úmido e abafado recente. Variações na base aérea de Canoas: Hoje: 24 a 29,7 graus Ontem: 23,4 a 32,8 graus (horroroso) Segunda: 23,7 a 26,7 graus Domingo: 22,3 a 30,6 graus Sábado: 21,3 a 32,4 graus Notem como de segunda pra cá as madrugadas foram ficando mais e mais desconfortáveis com o aumento da umidade.
    9 points
  10. A chuva tá caindo com tudo no Cariri oriental da PB. A região de Boqueirão e Cabaceiras concentram as chuvas de maior intensidade: Considerando a natureza dessas instabilidades provavelmente terão algumas cidades com volumes bem significativos nessa região.
    9 points
  11. Boa noite... Variação hoje 19,3°C e 30,1°C com poucas nuvens à princípio e formações de Cumulus e algumas Congestus durante a tarde. Núcleos mais desenvolvidos surgiram no lado NE provocando chuva forte distante e outros à oeste de Curitiba chegaram até aqui já na forma "capa de Cirrus", situação que dá pra observar aqui: Então não teve nada de interessante. Agora, 20h, chove bem fraco e faz 22°C (no quarto com janela aberta está 27,2°C).
    8 points
  12. Agora faz desagradáveis 30,3° com 67%. Isso dá sensação de 34,9°. Vídeo de agora de manhã.
    7 points
  13. Outro dia repeteco no Rio, sol entre muitas nuvens e bafo faz 33 graus no cachambi amanheceu com 25 graus, com o mar quente essa época do ano filho pode ficar 2 meses ainda nesse repeteco se na boa vontade iremos começar sentir a mudança do tempo pro final de abril e olhe lá mais veremos. Já na região serrana outono já é mais sentido já em no final de março com noites mais seca a temperatura vai caindo mais rápido a noite.
    7 points
  14. Fevereiro de 2024 fechou com: 225,3mm no Mirante 323,2mm no SESC Interlagos
    7 points
  15. A umidade ontem foi elevadíssima. O ponto de orvalho chegou a insanos 25,5˚C, o maior valor em quatro anos. Situação amazônica aqui no Alphaville/ JF. El Niño dando suas cartadas finais por aqui. O abafamento continua. No momento, 10h40min, temos 26,8˚C e ponto de orvalho 23,4˚C - UR 81%. Céu nublado.
    6 points
  16. Bom dia a todos! Dia bem quente de verão ontem. A mínima foi 20,6˚C - a maior em mais de um mês. A média foi 24,7˚C - idem. Quase três graus acima do normal. A máxima foi 31,7˚C - recorde para 2024 e a maior desde nov/23. À noite deu uma chuva, 2 mm acumulados. Hoje também tivemos madrugada quente: mínima 20,1˚C.
    6 points
  17. Enésima noite abafada com mínima alta em POA. Desta vez não baixei dos 23,5°. Agora está bem nublado com stratus e faz 26,0° com elevados 88%. P.o. em 23,8°. Há dias não sabemos o que é estar agradável. É sempre quente ou morno e sempre úmido. Vídeo do início da noite de ontem.
    6 points
  18. Seria um replay da formação da última tempestade tropical? Pelo menos uma depressão tropical já pra se tornar (faltam 6 km/h)? Alguém acompanhando?
    6 points
  19. Ta com cara que esse ano o Sesc pode fechar com um acumulado anual maior do que o Mirante.
    5 points
  20. A tarde de hoje teve chuva, porem quase nada.. Muito irregular e muito abafado para os padrões aqui da Serra. No momento temperatura na casa dos 24 graus as 19 horas na area urbana. Pode ser engraçado, mas para Friburgo neste horário é muito quente. Porem ontem tava pior neste horario fazia 25 graus.
    5 points
  21. Não gosto de só ficar reclamando, mas esse verão tem sido ( ao menos onde moro) um dos piores desde 2019. Moro entre a baixada fluminense e a região serrana do Rio de Janeiro, e posso contar nos dedos os temporáveis de verão que ocorreram, além disso, o calor extremamente abafado quase que diário, chuvas extremamente irregulares e isoladas. Não suporto o El niño, por isso! espero que ao longo do outono a situação melhore...
    5 points
  22. Na capital paulista, esta última noite/madrugada foi cruel. Aqui em casa, o ventilador "véio de guerra" trabalhou a noite toda, sem trégua. A automática do Mirante registrou 23,3°C de mínima na madrugada. O dia começou com sol, nuvens altas e a temperatura subindo como um rojão. Ali pelas 9h30/10 h da manhã, a quantidade de cumulus aumentou bastante e continuamos com sol entre nuvens e aquele abafamento do cão. Sopravam ventos continentais mas que não ajudavam grande coisa. Não podia dar outra: chuvas com trovoadas à tarde. E o ar tropical está imperando... pois aconteceu coisa muito pouco comum em Sampa: mesmo onde choveu forte, a temperatura não baixou de 20°C durante a chuva. Na maioria dos locais, não foi uma pancada única mas duas, 3 ou 4 "sessões" de chuva, separadas por intervalos onde houve até sol (Virando uma verdadeira sauna). Nas estações do CGE, os acumulados totais variaram de 0 (Muito poucas) até 34 mm. Mirante (Aut): 22,1°C / 31,5°C (Mínima na hora da chuva) Interlagos: 21,3°C / 32,7°C IAG: 20,4°C / 32,0°C
    5 points
  23. O domingo (25) foi mais um dia de muitas instabilidades no sertão da Paraíba. As chuvas começaram a cair na região a partir das 15h30. Pouco antes das 16h a 1ª de 5 chuvas começava a cair: Durou 10 minutos. 1h depois, chegou outra chuva, esta a mais forte do dia, e a mais fotogênica: Satélite das 17h de 25/02 👆 Fotos que tirei da 2ª chuva chegando, com uma frente: Fotos deste mesmo sistema acima, visto de outro ângulo: Rafael Santos Essa chuva, que durou cerca de 1h20 (16h59 às 18h20) veio forte em alguns momentos, algumas poucas rajadas de vento e muitos trovões. A 3ª e a 4ª chuva caíram com intervalos de 5 minutos entre elas, no horário das 20h30, com duração de 10 e 5 minutos cada uma, respectivamente. E por fim, a 5ª e última chuva, caiu de 22h, devido à formação de um novo Cb no local: Radar de Natal às 21h40 👆 Essa última chuva durou 15 minutos, e também teve alguns trovões (considerando que estava frio após todas as chuvas que já haviam caído, eu fiquei surpreso que ainda saiu esse Cb). Ao todo tive 37,7 mm no domingo. Com isso, fevereiro aqui em casa agora acumula 257,1 mm, sendo o melhor fevereiro desde 2018. Na região de Pombal tivemos de destaque Condado (50 mm), Malta (42 mm) e Vista Serrana (28 mm).
    5 points
  24. https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2024/02/29/novo-radar-meteorologico-do-rio-entra-em-funcionamento-nesta-sexta-feira-aniversario-da-cidade.ghtml Novo radar meteorológico do Rio entra em funcionamento nesta sexta-feira, aniversário da cidade Nomeado de 'Banda X', equipamento é capaz de detectar a formação de núcleos de chuva a 150 quilômetros de distância Por O GLOBO — Rio de Janeiro 29/02/2024 16h17 Atualizado há 2 horas Facebook Twitter Whatsapp Presentear matéria Radar 'Banda X' terá alcance de 150 quilômetros em seu monitoramento — Foto: Divulgação Começa nesta sexta-feira, dia em que a cidade do Rio comemora seus 459 anos de fundação, a operação do novo radar meteorológico, capaz de detectar a formação de núcleos de chuva a 150 quilômetros de distância. Instalado na Serra do Mendanha, na Zona Oeste, o super-radar de origem finlandesa foi comprado por R$ 6,8 milhões e em dias de chuva, detecta o volume de tempestades e se há formação de gelo, o que permite prever precipitação de granizo. Plano Verão para 2024: Estágios operacionais da cidade do Rio passam a ter níveis inspirados na Escala Richter Sufoco! Por que Guaratiba é o lugar que faz mais calor no Rio? Bairro registrou sensação térmica recorde de 58,5 graus Super radar — Foto: Infográfico - Editoria de Arte Estado tem cinco radares Considerado por especialistas o maior da América Latina, o equipamento tem capacidade de detectar e escanear nuvens de tempestades quando elas ainda estiverem na Região Serrana e na Costa Verde. O que irá permitir ao Centro de Operações Rio (COR) emitir alertas a tempo de os cariocas se prepararem para encarar o temporal. — Essa aquisição vai aumentar bastante a nossa capacidade de predição no chamado curto prazo. O nosso atual radar, instalado no Sumaré, tem tecnologia banda C. Esse novo equipamento faz uma leitura vertical e horizontal e consegue captar a presença de gelo nas nuvens. Com isso, a gente conseguirá avisar, por exemplo, aos moradores de determinado bairro sobre a possibilidade de chuva de granizo com uma pequena antecedência — explica o chefe-executivo do COR, Marcus Belchior. Além disso, a prefeitura do Rio ampliou a parceria com a Nasa (Agência Espacial Americana) para acesso a 25 satélites, que irá possibilitar a adoção de dois sistemas: o Lhasa Rio — primeiro modelo global de análise de risco de deslizamentos — e o Rio Flood Model — que faz a previsão de enchentes em curtíssimo prazo. O Estado do Rio tem hoje cinco radares meteorológicos.
    4 points
  25. E pra fechar o mês de fevereiro com chave de ouro, tivemos um forte sistema convectivo atuando no Cariri da Paraíba e parte do Agreste do Pernambuco na noite de ontem. 20h 👆 21h 22h O mapa de chuva da AESA mostra bem que as chuvas mais intensas se concentraram na região de Boqueirão: E o impacto dessa chuvarada toda foi bem positiva no principal açude da região, que fica em Boqueirão: Como choveu muito em vários locais da parte mais alta do rio Paraíba então com certeza esse volume ultrapassará os 40%. No lado pernambucano, segundo a APAC, tivemos de destaque Taquaritinga do Norte (103 mm), Custódia (100 mm), Passira (84 mm) e Salgadinho (81 mm).
    4 points
  26. Estava esperando seu reporte, então bem pouco acima da média no mirante, dentro do normal. Hoje a chuva ainda não veio, passou a sul direto pro mar. 27.5 e subindo...
    4 points
  27. 3 semanas pessoal! Aqui tive minima alta 20,0 graus. No momento tempo abafado e temperaturas em torno dos 30 graus. A defesa civil me mandou por SMS alrta de chuva para a tarde de hoje, vamos ver se ocorre.
    4 points
  28. Máxima sub30 por aqui: 29,9°. Kkkkk!! Agora faz 28,1° com elevados 72%. Haja paciência para aguentar o marasmo abafado por dias. Segue o vídeo nesta tarde.
    3 points
  29. E já voltou a pipocar chuva na cidade de São Paulo. Chove principalmente na Zona Leste neste momento.
    3 points
  30. Madrugada insuportável no Rio de Janeiro, hoje tivemos uma madrugada de tempo nublado e bem abafado, às 5h tive 28 graus de mínima no cachambi além do enorme abafamento, agora são 12h47 temos muitas nuvens altas sol aparecer forte porém devido ao bafamento e sistema de baixa pressão há risco de forte temporal prefeitura está em alerta, temos 35 graus com umidade do ar em 64% pingando igual doido.
    3 points
  31. Hoje vamos tendo um comeco de manha de sol e um pouquinho de neblina (visibilidade restrita a 9 km) e 21,2°C em Buenos Aires. A máxima prevista pelo SMN para hoje é de 31°C. O sol nasceu às 6h39 e se poe às 19h32.
    3 points
  32. Buenos Aires ontem: Mínima: 22,2°C Máxima: 28,3°C Manha de muitas nuvens e tarde ensolarada. Apesar da temperatura nao tao alta, esteve meio abafado, já que a URA nao baixou de 63%.
    3 points
  33. Bom dia! Buenos Aires na segunda: Mínima: 20,5°C Máxima: 25,1°C Chuva: 21 mm Dia nublado em Buenos Aires, com chuva do fim da madrugada até o comeco da tarde. Temperaturas agradáveis.
    3 points
  34. Variação hoje 19,2°C e 29,1°C Outro dia bem abafado, desagradável e com rápidas trovoadas bem isoladas durante a tarde. A diferença foi a chuva moderada no final da madrugada, algo que não é muito comum por aqui, ou pelo menos não está sendo, neste verão. Foi um dia de espera pela chuva, que não veio na metade final do dia. Em compensação, uma incrível formação Cumulonimbus surgiu pelo sudoeste e cruzou a região serrana, compensando a chatice do dia. Aqui 👇 uma resolução melhor e menor velocidade.
    2 points
  35. Na terça (27) tivemos novamente o registro de instabilidades se formando e avançando pelo sertão depois das 16h. De Pombal era possível observar um sistema formado se aproximando, com uma frente: Essas fotos 👆 eu tirei por volta das 16h40. A frente me atingiu por volta das 17h30, trazendo ventos fortes, alguma chuva rápida e muitos trovões. Esse sistema infelizmente passou apenas de raspão, rumo ao norte. Mas de madrugada, houve a formação de outras instabilidades na região, e uma delas me atingiu, provocando chuva forte por volta de 1h20: Essa pancada teve duração de quase 30 minutos, não teve ventos e ocorreram alguns trovões ocasionais. Em casa tive 17,7 mm ao todo. Ontem à tarde chegou a chover de maneira bem rápida, mas acumulou apenas 0,4 mm. Com isso, fevereiro fechou com 276,1 mm, sendo o melhor fevereiro dos meus registros, superando os 259,1 mm de 2018. As chuvas ficaram distribuídas de forma bem definida, com quase tudo caindo na 2ª quinzena: O comportamento me lembrou muito o de fevereiro de 2006 (ainda que naquela ocasião tenha caído quase 500 mm no mesmo período).
    2 points
  36. Calor se repetiu em SP, 31 de máxima, nublou e chuva a tarde, já acumulou 21.5mm na CGE Ipiranga. Aquela formação do post anterior, pela previsão vai ser destroçada já está sendo e reformar mais no meio do atlântico no domingo.
    2 points
  37. Semana com MUITO abafamento, bem desconfortável, mesmo sem máximas muito altas. Efeito saunão a mil. Se tu olha a tabela de máximas que era prevista pra domingo e segunda, parecia que ia ficar legal, mas veio uma porqueira soh. As madrugadas tbm nao estao perdoando.
    2 points
  38. só um terço mesmo pra exorcizar aquelas mensagens q pareciam o disco da xuxa tocado ao contrário.
    2 points
  39. Eu nem sei. Talvez o Atlântico com TSM acima da média? Deve ter dedo dele. Inclusive, ele tá bem quente: Provavelmente por conta disso que a ZCIT tá extremamente ativa, chegando a ficar bem ao sul de sua posição normal:
    2 points
  40. A virada no tempo aqui no planalto não me impediu de acompanhar pelo celular a chegada do temporal também em Guaratuba (praia mais ao sul do Estado). Foi bem bacana e o show de raios durou mais de 1h. No meu canal do YouTube, um pouco do que eu gravei com imagem ao vivo da câmera local: Aqui, relâmpagos já no lado oceânico:
    2 points
  41. Mesma situação no Vale do Itajaí, guardadas as proporções. Até 11h, a temperatura subia lentamente com tempo mais fechado, depois deu uma abertura maior e esquentou forte. Máximas entre 30°C/33°C. ⛅⛅☁️☁️🌧️🌧️⛈️⛈️ Máxima: 34,3°C em Turvo/Morro Chato Mínima: 15°C no Morro da Igreja Menor máxima: 18,67°C no Morro das Torres Rajadas máximas: 110,9 km/h em Taió/Padre Eduardo 79,88 km/h em Pinhalzinho/Cooper Itaipu 75,3 km/h em Iporã do Oeste/Linha São Vendelino Precipitação máxima até o momento: 137,8 mm em Seara/São Rafael > Majoritariamente úmido, com mínimas altas.
    2 points
  42. Essas mínimas são a pior parte. Dentro de casa, geralmente são 4°C ou 5°C a mais. Então temos q conviver durante a madrugada com temperaturas equivalentes às de Manaus ao ar livre, o q não é muito agradável pra quem sempre viveu no planalto sul.
    2 points
  43. E aí pessoal, alguém com acesso a previsões mais distantes para vermos quando esse padrão horroroso de verão começará a sumir aqui nas bandas do sul? Nas fontes onde só enxergamos 14 dias à frente ainda não apareceu nada animador! Meteoblue para Curitiba: Já deu de calor!!!
    2 points
  44. Dia bem abafado aqui em POA neste mês desagradável. Não baixei dos 23,3° de manhã (e de 20,0° o mês todo até agora e provavelmente esta será a mínima mensal). Agora faz 28,8° com 76% o que dá p.o. de 24,6°!! Coisa porca e imprestável. Vídeo do fim desta manhã.
    1 point
  45. Caco, não entendi nada dessa mensagem. Poderia elucidar, por favor ?
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.