Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 02/05/24 in all areas

  1. Domingo de muito calor por aqui. A temperatura oscilou entre 23 e 36 graus, com ameaça de temporal a oeste mas desmanchou ao chegar aqui. Agora faz 24 graus e nos próximos 8 dias é de muito calor, com mínimas de 20/22 na semana podendo fazer 39 graus no final de semana, com mínima de 24 graus. Na outra semana ainda temos uma incógnita referente a alguma virada brusca com FF.
    9 points
  2. Eu achei interessante o acerto da previsão climática para esse verão que, lá em dezembro, mostrava o avanço da chuva para o centro-norte do BR após uma primavera quente e de pluviometria muito irregular. Bom, acho que ninguém esperava ZCAS e chuvas frequentes o verão todo, inclusive havia receio de repetir 2014, o que passou muuuuuito longe de acontecer, felizmente. Sobre o avanço do verão, isso está bem claro pra mim. O mês de abril se tornou só uma extensão branda do verão, tanto que as chuvas aumentaram e hoje a média se aproxima dos 100 mm em BH. Trovoadas nesse mês estão mais comuns, inclusive. Setembro, outubro e novembro já são meses considerados quentes aqui, ou com calor brando sob chuvas ou com ondas de calor. Há de se considerar que ainda ocorrem ondas de frio nesses meses - o que os faz diferentes de um janeiro, por exemplo, mesmo atualmente - mas o 'verão' tem surrado com força o 'inverno' durante a primavera, que tá muito mais inclinada para janeiro do que pra julho do ponto de vista térmico. Na primavera de 2023, por exemplo, não usei casaco nenhuma vez, apesar de alguns períodos amenos. A última vez que senti frio pra colocar agasalho foi no último suspiro do inverno lá no final de agosto. Ou seja, temos 3 estações do ano: outono/inverno, entre maio e agosto, semi-verão (abril, setembro, outubro e novembro) e verão pleno (dezembro a março). Meu receio é daqui algumas décadas a gente ter outono-inverno entre maio e agosto e verão total no restante do ano. Acho que parte da explicação para isso seja natural e que o período de chuvas se desloca periodicamente entre o outono e a primavera, ora se inclinando mais para um ou para o outro. Atualmente, parece que a temporada de chuvas tem se atrasado, mas também demorado mais a passar, o que explica a queda de pluviosidade em outubro, o deslocamento das ZCAS mais para janeiro/fevereiro nos últimos anos e o aumento das chuvas em março e abril. Talvez a estação chuvosa recue mais para a primavera em breve e isso pode, inclusive, atenuar essa condição de ondas de calor no período. Bom, divagações não científicas aqui, só percepções minhas mesmo. ............ Hoje temos um dia "seco" e com cobertura de nuvens altas na RMBH. Acredito em 29/30C à tarde. Previsão de chuvas nos próximos dias.
    8 points
  3. Registro do fim da tarde aqui. Chuva, infelizmente, ficou só na ameaça e foi aparecer agora, às 22h30. Agora só nublado e faz 24,1° com 89%.
    8 points
  4. 🌤️⛅☁️🌧️⛈️ Máximas: 38,9°C em Itapiranga/Linha Presidente Becker/Baixa 38,6°C em Águas de Chapecó/Linha Três Barras 38,1°C em Tubarão/Guarda Margem Esquerda 37,9°C em Botuverá/Ourinhos Mínima: 11°C em Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo Menor máxima: 22,9°C no Morro da Igreja Rajadas máximas: 137,5 km/h em Taió/Padre Eduardo 96,4 km/h em Santa Rosa de Lima/Santa Bárbara 71,64 km/h em Curitibanos/INMET Precipitação máxima até o momento: 54,54 mm em Gaspar/Margem Esquerda > Ontem um dia ensolarado e sem nuvens em SC. Hoje de manhã foi assim, mas de tarde, trovoadas voltaram. Mesmo assim, muita gente passou com pouca ou nenhuma chuva. Granizo Botuverá, Rodeio e Brusque. > Ainda sem data para o calorão terminar. Vem aí uma semana para nem acompanhar muito o tempo. 😭
    8 points
  5. Fevereiro pelo euro aqui pro interior de sp: literalmente uma aberração com potencial de imitar novembro/setembro 2023 ... tomara que erre pra bem menos!!!
    7 points
  6. Águas mais frias chegando na superfície do Pacífico Equatorial nos próximos dias!
    7 points
  7. Aqui 30,3° com 70%. P.o. em 24,2° e sensação de 35,7°. Do que podemos reclamar? 🤣
    7 points
  8. Mínima alta de 24,1 graus na base aérea de Canoas. Certamente foi maior nas partes urbanas. Já passamos dos 31 graus nessa manhã abafadíssima. Céu esbranquiçado mostrando que a atmosfera poderá ficar mais instável à tarde.
    7 points
  9. aquele refresco que comentei antes só durou por causa daquela instabilidade que passou ao sul de Canoas e trouxe um pouco de vento e chuvisco pra cá. depois daquilo, voltou a ficar aquele ar quase parado e está uma madrugada bem desagradável, com 25 graus e muita umidade.
    7 points
  10. estamos pegando a beiradinha desse núcleo da imagem (só não sei ela tá exatamente atualizada): EDIT> agora sim, chuva fraca refrescou um pouco. ufa!
    7 points
  11. FINALMENTE entrou uma brisa (bem mais fraca que as de vento leste, mas tá valendo) e estamos com 26 graus. E a variação da percepção térmica conforme a época é bem isso. Após um dia tortuoso, 26 graus com um ventinho fraco faz uma enorme diferença. Apareceram alguns clarões esparsos mas nada que parecerá chegar até aqui. Que fique apenas esse leve frescor.
    7 points
  12. Eu havia zoado o Matheus Vinicius que o @coutinhocomentou num vídeo que poderíamos ter uma onda de calor em fevereiro. Bem no fim vem mesmo.
    6 points
  13. AInda estamos na metade de tarde, mas a máxima de hoje já foi.... 28,7°C. Não há possibilidade da máxima de hoje ser alterada, pois estamos completamente tomados por nuvens altas que são restos de CB's que foram se decompondo. Mas ainda há algumas cortinas de chuva isoladas em alguns pontos, mas nada demais. Algumas trovoadas distantes também são ouvidas. Talvez ainda sejamos atingidos por alguma pancada forte aqui no bairro Bandeirantes, hehehe. No momento faz 23,5°C. Bem agradável.
    6 points
  14. São Paulo vem tendo uma manhã de muito sol e céu praticamente limpo (diferentemente dos dias anteriores). Por causa disso, as temperaturas estão disparando, como mostra o mapa a seguir.
    6 points
  15. E elas chegaram aqui 👏🏻👏🏻🙏🙏 Tivemos bons relâmpagos e trovoadas , a chuva veio forte e trouxe alguns acumulados altos pela cidade, em alguns bairros. Os acumulados variaram entre 3mm a até 45mm pelos bairros, ou seja, choveu na cidade toda mas de forma irregular. Na minha estação tive 19,6mm. Agora chuva fraquinha e temperatura muito boa de 19,5C.
    6 points
  16. Eu poderia ter especificado o local hehehe ------ Radares do IPMET mostram pouquíssima chuva no estado de SP nessa noite de domingo.
    6 points
  17. eu diria que somos nem eu nem tu, mas ambos apenas só que nenhum
    6 points
  18. Regiões niño, monitoramento semanal NOAA (variação em relação a semana anterior) [SST °C] Niño 4: 1,5 ºC (-0,1) [29,6] Niño 3.4: 1,8 ºC (+0,1) [28,3] Niño 3: 1,9 ºC (+0,1) [27,8] Niño 1+2: 1,0 ºC (+0,3) [26,3]
    5 points
  19. isso é bem interessante, e é o que aconteceu tb em 2016. talvez só mude o momento, e quanto antes ocorrer melhor kkkk por aqui a situação complicou hj. Ainda temos 27 graus e está muito, muito abafado. Ameaçou chover, mas nenhum núcleo pegou Canoas. Não sei quanto a POA, mas pelo radar parecia que algo chegaria na capital gaúcha.
    5 points
  20. Somos 2. Previsão climática é um negócio complicado, tanto que normalmente nem presto grande atenção a elas. Embora pareça que, no caso particular da cidade de São Paulo e leste paulista, o verão esteja se expandindo lentamente para abril de um lado e para novembro do outro. Dezembro, que antigamente ainda tinha várias características de primavera, hoje em dia virou verão pleno por aqui, tanto que é um dos meses que mais aqueceu. Aqui é frequente que várias características do verão terminem abruptamente. A principal delas são as chuvas convectivas, os temporais das tardes. É comum a chegada de uma massa polar no final de março ou início de abril, fraca que seja, virar a chave. Embora as temperaturas normalmente não caiam muito de uma hora para outra, cessam os chuvões das tardes, o abafamento e a grande presença de nuvens, típicos do verão. É quando começam a surgir os primeiros dias inteiros de céu limpo.
    4 points
  21. Um dia de verão quente, especialmente a mínima de 23 graus, batendo os 33 graus a tarde. Amanhã fica nos 21/33, quarta em diante muito calor, chegando nos 40 sábado e 25/40 domingo. O euro veio com um alívio na segunda feira e a outra semana. Já o GFS um alívio com nova sequência de calorão.
    3 points
  22. Essas duas frases podem parecer contraditórias mas ambas estão corretas. A chuva forte desta tarde foi bem localizada, pegando as regiões de Santo Amaro e Interlagos, na zona sul: INMET-Interlagos: 48,2 mm CGE-Capela do Socorro-Subprefeitura: 45,0 mm CGE-Santo Amaro: 38,2 mm Fora desta área, o maior acumulado foi 21,8 mm na CGE-Jabaquara, também na zona sul. A automática do Mirante, na zona norte, somou 6,4 mm. Algumas estações do CGE não chegaram a 1 mm. Hoje esquentou mais em Sampa. A manhã teve sol entre nuvens. A tarde ficou nublada após as chuvas, que ocorreram principalmente cedo, entre 13 e 14 h aproximadamente, embora ainda tenha havido precipitações isoladas depois. Mirante (Aut): 19,8°C / 29,6°C Interlagos: 17,8°C / 29,7°C
    3 points
  23. Sesc Inmet teve 48 MM de chuva no temporal de hoje a tarde . Já tem acumulados 118 MM nesse mês. Variação de temperaturas hoje entre 17,8 a 29,7 graus.
    3 points
  24. Tóquio nessa segunda, dia 05/02: ECMWF coloca até 30cm de neve nas próximas 36h ICON é mais contido apontando 15-20cm
    3 points
  25. Aqui na capital paulista, a impressão que dá é que a massa de ar quente do Brasil Central se expande lentamente, ano após ano. Sampa sempre teve calorões na primavera, a gente vê isso até nos poucos dados disponíveis das décadas de 1890 e 1900. Só que a frequência era bem menor do que atualmente. Por exemplo, desde a abertura da estação do Mirante em 1945 até 2023, 40,0% das máximas absolutas anuais caíram nos meses de dez/jan/fev e 57,5% foram registradas em set/out/nov. A diferença para 100% são duas ocorrências em março. De 2000 até 2023 temos 29,2% em dez/jan/fev (E uma em março) e 70,8% em set/out/nov. E isso num período de 24 anos, quase uma normal. Outro fato interessante que a gente nota observando dados da estação do IAG, que opera no local atual desde 1932... Até o final da década de 1950, acontecia com razoável frequência a chegada de massas polares fortes e tardias. Há vários registros de 5,x° e 6,x°C nos meses de outubro e novembro naquele período. Esses registros começam a escassear a partir de 1960, aproximadamente, até desaparecerem nos anos 1990. -------------- Voltando ao monitoramento, Sampa teve um dia diferente hoje, como já comentado pelo Daniel. Tivemos sol e poucas nuvens o dia todo, sem sinal de chuva. Mirante (Aut): 17,6°C / 31,5°C Interlagos: 17,1°C / 29,0°C As previsões são de calor para os próximos dias. Por enquanto, a expectativa é de calor normal, sem exageros. Vamos ver...
    2 points
  26. Seria uma situação grave, ainda mais repetindo tão cedo um evento que não é comum de ocorrer. Creio que vá depender da velocidade com que o El Niño vai perder força, além das temperaturas no Atlântico Sul.
    2 points
  27. Ontem a máxima foi de 35,4 °C em Canoas (Base Aérea) e já temos 32 °C com chance de instabilidade à tarde. Por enquanto bastante sol. De um sábado com mínima de 17,5 na base aérea de Canoas fomos para um domingo que não baixou de 21,2 °C. Ainda não é uma mínima absurda de ruim (que seria caso fosse de uns 23 pra cima, que acontece sem muita dificuldade por aqui no verão), mas já se nota uma diferença pros dias anteriores e um sinal da intensificação da onda de calor, munida agora pelo abafamento e desconforto noturno. Além disso não refrescou tanto após o fim da tarde, e aumentou a umidade com o abafamento. Sinais disso já apareciam ontem com o aumento da umidade principalmente na metade oeste do RS, que já apresentava uns núcleos de instabilidade pipocando no radar.
    2 points
  28. Tragédia no Chile, já são 40 mortos e centenas de desaparecidos pelos incêndios na região de Valparaíso e Viña del Mar, regiões que passam por uma onda de calor histórica com marcas acima dos 40˚C.
    2 points
  29. Ontem as máximas variaram entre 24,2/24,4°C num dia bem agradável. Já o sábado foi de sol entre nuvens e um maior aquecimento. A foto abaixo é da parte mais alta do bairro em que moro (Rio Negro) 900m nessa área. Em linha reta no horizonte está o Paranazao! Hoje foi um dia de pouco vento por aqui. Até mesmo no final da tarde a brisa do leste soprava bem tímida. Como de costume, no sábado dou aquele rolê pelo interior pra encher os olhos com o que a natureza tem de melhor. Máximas hoje variando entre 28,8/29°C. Creio que amanhã fará mais calor... Por do sol na área rural do meu bairro:
    2 points
  30. “Tudo o que eu falo é verdade”. @Daniel Lisboa, vou mandar mensagem privada para você e para vários outros ainda hoje.
    2 points
  31. Numa boa, esse comportamento do Matheus já virou trollagem faz tempo. É insuportável essa choradeira. Me faz ter vontade de nem ler os posts quando eu vejo que tem algo dele. Acho que a moderação poderia tomar uma providência. Se já está assim em fevereiro, imaginem quando chegar o inverno. Se não fizer -10 em Curitiba, vamos ter que aguentar 10 posts por dia do Matheus reclamando. Não tem condições.
    2 points
  32. Hoje foi aquele abafamento terrível apesar do calor menos intenso. A frente fria no oceano só fez o vento virar para SE. Resultado: entrou nuvem baixa, mas sem chuva. A mp só causa algum alívio lá em alto-mar, pois aqui foi um dia bem desagradável. Máxima de 31,4° sem baixar dos 65%. Agora faz 25,6° com elevados 82%. Coisa porca. Vídeo desta tarde.
    1 point
  33. Normalmente corrigem. No antigo banco de dados (BDMEP), a que tínhamos acesso através de uma senha, a gente notava que as mínimas invertidas eram de fato corrigidas. Às vezes chegava a demorar alguns meses, não era de imediato, mas aqui em Sampa (Onde eu acompanhava e acompanho mais) elas eram corrigidas sim. Inclusive, a gente notava que alguns valores "estranhos" e fora da casinha (Possivelmente erros de digitação/transmissão) geralmente eram corrigidos também. Claro que algumas falhas (Valores estranhos) do passado permanecem... mas, de modo geral, dava pra notar que havia uma revisão.
    1 point
  34. Segue o resumo de janeiro de 2024 em Belo Horizonte: Assim como tem ocorrido desde julho, tivemos temperaturas acima da média, porém dessa vez de forma mais moderada pela elevada quantidade de chuva - desvio de aproximadamente +0,9C. Foram 346 mm (+4%) acumulados em 19 dias com precipitação (> 1mm) na estação convencional do município. Destaque para a ZCAS dos primeiros dias, que foram amenos, e de uma "onda de calor" em meados do mês. Apesar de abafado, achei um mês tranquilo, muito por causa da chuva corriqueira, que fazia as temperaturas caírem mais cedo e traziam mais horas de frescor (leia-se temperaturas perto de 20°C). Em muitos dias, pouco depois do anoitecer as temperaturas já estavam similares às mínimas do dia por causa de chuvas vespertinas, situação muito típica do verão, que reduzem as médias compensadas e trazem maior sensação de frescor. Inclusive, muitas foram as mínimas invertidas por causa de chuvas de verão. ------------------------ Nesse sentido, deixo aqui um questionamento pro @Aldo Santos, especialista em estações do inmet do fórum, sobre como o órgão lida com esse tipo de situação muito comum no verão. No dia 31/01, a mínima da madrugada na estação de referência climatológica da cidade foi de 22,0C (em vermelho), porém esse valor foi renovado com muita folga no fim da tarde por causa de uma tempestade. Às 21h, começo do outro dia meteorológico, fazia 19,5C no local (em azul), o que indica que a mínima seria pelo menos desse valor pra baixo. Por "minha conta", coloquei o valor de 19,0C na tabela pelo fato de nas demais estações da cidade os menores registros do dia terem sido justamente na hora da chuva e não às 21 h: Reparem que dá uma diferença de quase 3 graus e, somado a outras situações parecidas ao longo do mês, mesmo que menos expressivas, isso afeta de forma substancial a média mínima do mês, que fica superestimada nas tabelas - uma vez que o inmet não corrige o dado no site (o print acima, claramente errado, foi feito às 16h do dia 05/02/24). Como está escrito "sem controle de qualidade" ali, a gente imagina que, cientes do problema, há correção futura do dado. Então fica a pergunta: eles corrigem na hora de passar pro banco de dados? Se não, pra que serve uma estação de referência climatológica se seus dados são transcritos errados pro banco de dados? No contexto de um verão tropical, em que há uma natural baixa variabilidade de mínimas, isso inviabilizaria qualquer comparação histórica.
    1 point
  35. Muita chuva em áreas da Califórnia neste final de semana. O mês de fevereiro mal começou e Los Angeles já superou e muito a média de chuva do mês, com direito a chuva maior que a média de fevereiro em 24h https://www.nbclosangeles.com/news/local/tracking-the-storm-rainfall-totals-in-socal-so-far/3330611/
    1 point
  36. Variação hoje 17,5°C e 28,2°C Vista N/NW no início da virada no tempo. Núcleo avançando pelo oeste e calmaria, apesar dos trovões.
    1 point
  37. Poisé Foi eu reclamar da falta de trovoadas diárias, elas retornam e com tudo. Hoje começou o show bem cedo, por volta do meio-dia. Já são 17h30 e ainda troveja (não teve intervalo). Apesar de tanta atividade convectiva, o acumulado aqui está em 3 mm kkk Só vejo chuva forte nas redondezas. A primeira cortina de chuva no lado NE às 12h:
    1 point
  38. Tarde de tempo bom, algum vento e 29°C para a disputa da Supercopa, realizada entre Palmeiras e São Paulo no Mineirão. Assim está o tempo lá para os lados da Pampulha: A sul e oeste da capital, no entanto, o tempo está bastante fechado e chove forte em alguns locais, principalmente entre Nova Lima, Brumadinho e Ibirité. Acredito que não deve chover na Pampulha até o final do jogo, mas o torcedor paulista deve pegar o tempo ruim logo após sair da capital.
    1 point
  39. Ontem bati máxima de 35,9° num pico de aquecimento do meus dados. Hoje calorão mais abafado. Não baixei dos 24,3° de manhã, já bati 35,1° com sensação de 42,0° e agora tenho 32,6° com 61%. Isso dá p.o. em 24,1°. Segue o vídeo da tarde de ontem. Depois coloco o de hoje.
    1 point
  40. Chovendo aqui em Curitiba novamente, é, parece que agora esse padrão veio pra ficar.
    1 point
  41. O dia começou bem com 19 graus mas a tarde fez 35 graus, ameaçando temporal por volta das 18:30 que ficou no sentido oeste vale do Taquari. Os próximos dias até o domingo de carnaval será de muito calor, com máximas entre 35/39 graus e mínimas de 20/22 graus, podendo chegar aos 26 no carnaval. O alívio só chegaria na quarta feira de cinzas em diante, mas podemos ter algum temporal estes dias com todo este aquecimento e umidade. Agora faz 28 graus.
    1 point
  42. Esse núcleo que vc observou ganhou força e se tornou severo em alguns pontos. Aparentemente a célula cresceu mais para oeste (ou foi empurrada). A célula que atingiu Curitiba se intensificou mais ao sul da cidade. Na imagem ainda está abrangendo uma área relativamente pequena. Depois cresceu e avançou para NE. No final, ainda tivemos uma vista bem bacana aqui na vila.
    1 point
  43. O segundo ato "giratório" ocorreu pouco depois, e aparece no canto esquerdo da imagem: Essa parte da grande célula que atingiu Curitiba teve o topo muito resfriado, com potencial de granizo. Mas boa parte da energia foi consumida no extremo SW da capital. Chegou aqui muito fraco, mas ainda produziu chuva forte na mesma área atingida pela primeira tormenta.
    1 point
  44. Aqui já deu cerca de três temporais de verão nessa última semana, mudou demais o cenário se comparado a dezembro e meados de janeiro.
    1 point
  45. Boa noite... Acompanhei daqui essa mega célula que foi se intensificando durante a tarde na região de Curitiba. Por aqui, pouca chuva mas alguns raios bem barulhentos. A brisa hoje tentou atrapalhar a formação das chuvas, porém perdeu a batalha (na verdade mais a leste a batalha de certa forma foi vencida pela brisa). Houve duas formações giratórias incríveis. A primeira logo no início, quando a brisa atacou o sistema instável e acabou por alimentar o mesmo, num movimento de "sucção"Foi algo bem interessante de observar, logicamente em tempo real não daria para perceber imediatamente o que estava acontecendo. Ocorrido isso, a nuvem tomou forma e logo despejou chuva torrencial no nordeste da capital.
    1 point
  46. Mas o teu bairro não é Curitiba. Ele esta em Curitiba. E não espere ver geadas intensas em áreas urbanas. Em áreas verdes elas sempre serão mais intensas e visíveis. Mesmo não negativando ou não esfriando bem em teu bairro, você não pode sair por ai afirmando que Curitiba não é tão frio e etc etc. Você precisa analisar as coisas através do macro e não do micro quando pensar em fazer generalizações.
    1 point
  47. Permitam-me um OFF, prometo que é o único. Quando eu morava em Santos, o pessoal de lá dizia que determinado bairro ficava longe. Eu e mais alguns amigos de São Paulo só ríamos e dizíamos para eles: "Pra quem é de Sampa, não existe longe em Santos".
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.