Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 10/02/23 in all areas

  1. Belo ar frio hoje por aqui. Mesmo com sol não passei dos 20,2° e vento virou para E e SE de tarde. Agora bons 15,2° com 73%. Esse vídeo fiz no extremo-norte da cidade na divisa com Cachoeirinha e Canoas. O Rio Gravataí inundou enormes áreas baixas. Virou tudo um conjunto de lagos! Link --> https://www.youtube.com/watch?v=9I5hDQhHKVo&t=346s
    10 points
  2. Por aqui a frente fria produziu alguma chuva na madrugada e ao longo do dia o céu teve muita nebulosidade, saindo um solzinho apenas durante a tarde. Variação hoje 13,8°C agora e 20,6°C antes do meio-dia. Final da tarde com vista NE.
    8 points
  3. Manhã de inverno hoje por aqui. Tivemos mínima de 5,7ºC, com céu azul lindão de novo. As menores mínimas no RS hoje:
    7 points
  4. Araxá, no Triângulo mineiro, registrou mais de 90 mm neste domingo. Por lá, o pior foi no início da tarde, provocando transtornos e inundações. O curioso que essas áreas de instabilidade estão se organizando cada vez mais agora a noite ao invés de enfequecerem. A região de BH inclusive pode registrar grandes acumulados entre esta madrugada e amanhã a noite com o avanço deste sistema.
    7 points
  5. Máximas bem abaixo do previsto na RMBH também, que teve uma tarde chuvosa nesse primeiro dia de outubro, com neblina em pontos mais serranos: Na capital, os acumulados ficaram entre 15 e 20mm e, como o sol não apareceu em nenhum momento, as máximas ficaram entre 20 e 24 graus apenas. Foi a primeira chuva abrangente da primavera, estação que tem por característica uma expressiva redução da insolação sobre a RMBH. 18,8C agora.
    7 points
  6. Impressionante a capacidade dessa cidade de formar nuvens. Tempo bom o dia todo, e no final de tarde veio uma camada de stratus que, ora abre, ora fica mais nublado. Dá para ver os vapores das nuvens passando aqui. Ainda assim já tenho 13,6° com 78%. É a mínima do dia. Mas está na cara que POA vai ficar com uma das ou a noite menos fria do RS. Link do vídeo no final da tarde --> https://www.youtube.com/watch?v=L3MVwX5KwVI
    6 points
  7. A chuva deste fim de semana e do meio da semana na quebra da onda de calor, foram muito importantes pq caíram volumosas na região da Mantiqueira e pelas previsões vem mais chuva está semana, certamente isto vai refletir no cantareira, Tem ano que o cantareira só começa a encher no verão. Mas já saturando o solo assim, vai começar antes, isto da mais segurança para um eventual verão mais seco https://metsul.com/sudeste-do-brasil-tera-semana-com-muita-chuva/
    6 points
  8. O ar frio moderado segurou bem a máxima por aqui. Não passei de 20,2°, mesmo dado de ontem. Já a mínima ficou em bons 10,5°!! Quem tinha a noite de ontem cheia de nuvens, foi um belo dado. O INMET no JB surpreendeu com 8,8°. Relógio quebrado ao menos acerta uma vez. Agora faz 16,3° com 69%. Umidade um pouco alta, talvez fique nos 11° na próxima noite. Segue o link do vídeo de hoje --> https://www.youtube.com/watch?v=ZUa2u-8Xw64
    5 points
  9. Outubro começando bem agradável no RJ. Tempo bastante instável, temperatura muito boa, sem variar muito (20-24º), chuvas intermitentes, céu nublado. Na rua se tem uma sensação mais de frio do que de calor. Nos ambientes internos que a coisa muda de figura, mas mesmo assim, nada demais. Agora aqui no Centro 23º.
    5 points
  10. Regiões niño, monitoramento semanal NOAA (variação em relação a semana anterior) Niño 4: 1,1 ºC (-0,1) Niño 3.4: 1,5 ºC (-0,2) Niño 3: 2,0 ºC (-0,1) Niño 1+2: 2,8 ºC (0,0)
    5 points
  11. Setembro foi um mês horrível climaticamente falando, um dos piores dos últimos 20 anos. E pior que o bimestre setembro/outubro é o meu favorito no ano (ainda mais pra quem gosta de OKktoberfest). Outubro costuma ser o último resquício do inverno, tipo o que sobrou do fundo da panela, embora ultimamente deu pra sentir frio de inverno até mesmo em novembro. Aqui o começo e o fim de outubro são muito distintos. Normalmente do dia 1 até dia 15~20 os dias costumam ser úmidos, chuvosos ou garoentos. Muitos dias da Oktober está mais pra vinho do que Chopp. Já a reta final do mês costuma ser mais limpo e quente. Mas já teve de tudo, outubro literalmente chuvoso com risco de enchente, assim como um mês inteiro seco com pouca chuva.
    5 points
  12. A noite está fria aqui em Curitiba. Estou com 14 °C aqui na rodoferroviária de Curitiba, mas a sensação é de uns 17 °C. Amanha estarei de volta a São Paulo, fazendo minhas postagens de lá. Especificamente, na cidade de Mongaguá, no litoral. Uma coisa que eu falei pro meu irmão, que é bem interessante. Esses 14 °C que temos aqui igualou o meu auge de frio de 2023 lá em Mongaguá - SP, sendo que aqui é só uma noite normal de 1 de outubro. Haha
    5 points
  13. Chuvas boas e generalizadas por aqui: As máximas ficaram bem abaixo do previsto e Juiz de Fora teve sub-20 generalizada:
    5 points
  14. Tarde primaveril de céu aberto, sem nenhuma nuvem e vento gelado. A máxima foi de 17,9ºC. Agora temos 16,3ºC e segue caindo. Provavelmente teremos algo em torno de 4/5ºC novamente na próxima manhã.
    4 points
  15. El pronóstico indica un comienzo de octubre que es casi un cliché de la estación:
    4 points
  16. Buenas tardes, temperaturas extremas durante el día de ayer domingo primer de octubre en Montevideo (Melilla): En la estación Prado máxima de 14,2°C mínima de 5,6°C Día soleado, despejado y frío, mañana y noche heladas.
    4 points
  17. ☀️☀️🌤️☁️☁️🌧️ Máxima: 28,2°C em Águas de Chapecó/Linha Três Barras Mínima até o momento: 4,75°C↓ em Urupema/Parque de Exposição Menor máxima: 12,62°C em Timbé do Sul/Figueira Rajada máxima: 57,96 km/h em Laguna/Cabo de Santa Marta Precipitação máxima até o momento: 12,2 mm em Joinville/Pirabeiraba > O dia amanheceu nublado e foi limpando em boa parte do estado. Mas no leste a nebulosidade permaneceu por mais outro dia. Agora de noite, a nebulosidade voltou a aumentar em direção ao centro. O que segura uma queda maior na serra. > A previsão para o começo da semana é tranquila com baixos acumulados. Segunda parte da semana a chuva aumenta.
    4 points
  18. Enfim chegou Outubro, hora de acordar Billie Joe, um mês que fica balançando no fio da navalha entre ser extremamente quente ou ainda trazendo um pouco das amenidades do inverno, mas, e mais importante, o retorno de média mensal acima de 100mm para São Paulo. Também fico feliz de ver um clima amigável chegando aos demais rincões baianos, que seja para ficar.
    4 points
  19. La corriente de Malvinas dando las caras en el sur del Uruguay:
    4 points
  20. Domingo em Lajeado hoje bastante primaveril. Bem diferente do fatídico início de setembro. Tivemos mínima pela manhã de 13,4ºC. Durante a manhã o vento soprava frio e o céu estava bastante nublado. Agora à tarde temos esse lindo céu. No sul do RS as mínimas foram invernais nesse 1º de Outubro, e espera-se que esfrie ainda mais entre amanhã e terça-feira. As menores mínimas no RS hoje:
    4 points
  21. Mês rei dos recordes de máxima para sp, mas começou parecendo outro mês, Janeiro. Choveu muito esta noite, tem pluviômetro que passou dos 50mm na região. Sobre ondas de calor, pelo menos na primeira quinzena não se vê nada. Na segunda quinzena aparece um cenário de muita falta de chuva na metade norte do país o que poderia formar uma onda de calor e isto poderia "descer" iniciando outro inferno, mas calma isso é de baixa confiabilidade. Minha preocupação é algo no mês de Novembro, geralmente é um mês tranquilo mas, tem potencial para fazer estrago qdo resolve fazer maldade. Uma coisa que muita gente associa é que el niño traz calor, sim é verdade, mas não para o Sul, o excesso de chuvas impede altas temperaturas, até no norte da Argentina, não acho que vão aparecer ondas de calor intensas no verão. De BH pra baixo o calor reflete mais nas médias do que nos extremos pq a chuva fica irregular, falta ZCAS, Zcou, mas tem termodinâmica, nas grandes ondas de calor de 2014 seja fevereiro ou Outubro e Setembro/Outubro de 2020 o cenário não era de El niño. O Problema está no norte e nordeste que passam a ter muito mais subsidencia e isso sim faz as temperaturas dispararem, vai faltar chuva na região, e o problema maior é faltar chuva na região norte isto causará um grande estresse hídrico na Amazônia. o Brasil central e o norte da região sudeste ficam num meio termo, no geral chove menos, aquelas ZCAS de novembro e Dezembro que se formam mais ao norte comum em anos de la niña não devem acontecer ou devem ser mais fracas, isto é anti correlacionado com os extremos no Sul. VID_20231001_005614566.mp4
    4 points
  22. Esses últimos dias e hoje, foram como meados de janeiro e fevereiro, chuvosos, umidos e abafados. A previsão é de que continue assim por alguns dias. Apesar de estar tendo consideráveis chuvas, continua ainda bem quente por aqui 😮‍💨
    3 points
  23. Segundo dia de Outubro igualmente bom por aqui, com temperaturas bem amigáveis. A variação foi de 17,1C a 26,0C. Já tivemos pancadas fortes isoladas pela cidade, e agora no radar podemos ver mais instabilidades se formando no entorno da região:
    3 points
  24. Actualmente, lunes 2 de octubre, tenemos una tarde soleada, fresca y primaveral, 16,5°C a las 16hrs.
    3 points
  25. Em Canoas dia muito agradável com 19 °C no meião da tarde, sol e nuvens baixas. Pela manhã havia maior nebulosidade e a mínima foi de 7,9 °C na base aérea.
    3 points
  26. > O ano de 2023 vem sendo relativamente tranquilo no estado com mais desastres naturais do sul. Outubro em diante, pode mudar a realidade e estragar tudo. Espero que não. Enquanto tem bambu, tem flecha!
    3 points
  27. Novo mês, nova realidade, novos ares (literalmente renovados da poeira, fumaça e fuligem) Agora tá até querendo baixar um nevoeiro...temperatura de 18 graus 1° de outubro tá de parabéns👏👏👏
    3 points
  28. Muito bem colocado, concordo e isso vale pra quase todos anos na minha opinião. Sempre senti Abril como um "primo de Novembro" em termos de temperaturas e sensação térmica no geral (tirando em conta o fato da insolação ser bem menor em Abril), e muitas vezes até mais ameno que Nov. Além disso, se Abril quiser ele vira literalmente uma extensão do verão, como suas horrorosas versões de 2016 e 2018 mostraram recentemente. Outubro e Novembro parecem ter bem mais dificuldade em apresentar longos períodos de calor como aqueles dois meses de Abril. O interessante é como muitas vezes a mudança de Abril a Maio parece ser a mais brusca entre quaisquer par de meses do ano. Parece que tem anos que o Outono não dura nem dois meses e pulamos praticamente direto do verão pro inverno.
    3 points
  29. Actualmente y siendo las 15hrs del domingo 1/10 tenemos una jornada absolutamente despejada, soleada y fría, 13,8°C en la estacion Prado de Montevideo (la principal de la ciudad). Día muy bonito,ideal para caminar bajo el sol.
    3 points
  30. Hoy domingo comenzamos el mes de octubre con una madrugada muy fría con heladas. En Montevideo mínimas de 5,6°C en la estación Prado, aprox. 2°C en la estación Melilla. En el interior Florida -0,4°C y Lavalleja -1,4°C
    3 points
  31. Buenas tardes; temperaturas extremas durante el di de ayer sabado 30 de setiembre en Montevideo (Melilla): En la estación Prado, la principal de la ciudad, máxima de 12,5°C mínima de 7°C a la noche. Jornada fría y soleada, nublándose a la tarde, noche despejada y muy fría.
    3 points
  32. Muita chuva no litoral sul do RJ, metropolitana do RJ, serra de Petrópolis valores acima de 40 mm indo na faixa de 70 m 72 mm Angra/Ariró/Cemaden 76 mm Lídice/Rio Claro/Cemaden
    3 points
  33. Hoje eu não estou na Baixada Santista - SP Estou na casa dos meus pais em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba - PR O dia amanheceu com tempo fechado. E agora (09:11), tenho 18 °C. Eis a foto do céu.
    3 points
  34. As chuvas de ontem foram de excelente qualidade sobre a RMBH, com 21 mm acumulados em 12 horas de precipitação quase contínua. Foi uma tarde/noite inteiramente chuvosas, em ampla área. Numa fase do ano em que o mais necessário é umedecer o solo, não há condição melhor que essa. Hoje, o dia começou encoberto e com muita névoa, porém o sol reapareceu entre muitas nuvens ao longo do dia e a temperatura subiu bem, deixando a tarde abafada. Ainda assim, um dia tranquilo de primavera: entre 17 e 29 graus, com interiores confortáveis. A chuva do Brasil se concentrou sobre a região Sudeste ontem, mas também avançou pelo cerrado do centro do país. Falando especificamente do Sudeste, dá pra ver que houve precipitação em praticamente toda a região ontem, com volumes expressivos (10 a 80 mm) em ampla área: Ou seja, já no primeiro dia do mês já da pra dizer que houve instituto que errou a previsão climática para outubro - dizia que seria um mês irregular (o que até pode vir a ser) e que não havia previsão de chuva generalizada sobre o Sudeste (o que já aconteceu nas primeiras horas do mês). Eu nem me daria ao trabalho de expor isso, mas chama minha atenção a insistência de alguns em dar passos maiores que as pernas - numa atmosfera tão volátil, é muito arriscado fazer previsões específicas e que contrariam a climatologia - e, principalmente, ao fato de ter sido um equívoco que aconteceu no curto prazo. Nesse ponto, o @Caco Pachecotem razão: às vezes, me parece que dar notícias ruins é bom.
    2 points
  35. Um dia de muita neblina nesta tarde nos bairros próximos a encosta da serra: Máximas hoje variaram entre 18,0/21,2°C.
    2 points
  36. Resumão de setembro para estações selecionadas do Rio Grande do Sul. As estações de Canela, Herval e Pinheiro Machado estão fora do ar, então comprometeu os dados na grande maioria dos dias de setembro, infelizmente. Fiquei com preguiça de interpolar os dados de Pelotas, então a tabela ficou com lacunas mesmo kk; mesmo assim percebemos pelo menos 12 dias com temperatura sub10. Um dos fatores que comprometeu as mínimas mas contribuiu para as máximas foi que choveu em quase todos os dias do mês. Também teve a influência, mesmo que pequena, do domo de calor do Brasil central. No geral, o mês não foi tão ruim quanto em outros lugares da região sul. Mesmo cidades pouco elevadas, como Lajeado, as média se mantiveram semelhantes a cidades com grande elevação nos demais estados do Sul, e até mesmo em outras regiões. Garibaldi, com elevações suaves, entre 600 e 700m, também terminou o mês com médias muito boas, de novo, dadas as circunstâncias. Santa Rosa é o grande exemplo da porção ao norte/noroeste do RS que foi afetada pelo domo de calor do Brasil central, além de evidenciar a centro-oestização de toda a porção ocidental da região Sul devido à excessiva supressão da cobertura vegetal.
    2 points
  37. 2 points
  38. Com o assunto acima, da mudança do @Eduardo Finatto para o Canadá (temos outros colegas por lá também), fiquei motivado e fiz um comparativo entre 3 localidades daquele país: Montreal, Saskatoon e Vancouver. Setembro/2023 1-Vancouver 2-Saskatoon 3-Montreal Mas não fica só nisso. Peguei também o mês de Janeiro/2023 nas mesmas cidades. Só muda a ordem das tabelas: 1-Montreal 2-Saskatoon 3-Vancouver Vancouver é a minha queridinha, pois pra mim apresenta temperaturas mais humanas e menos mortíferas por exemplo, se eu fosse pego desprevenido longe de casa, ou de qualquer casa. E se eu quisesse ver a neve, não teria q ir muito longe.
    2 points
  39. Esse aqui é o resumão do ano em uma estação que eu acompanho no norte da Itália, chamada Pederobba, nas colinas pré-alpinas do Vêneto, a uma altitude de cerca de 170m. Da pra perceber que, mesmo estando em uma região com um dos verões mais quentes que já passei, essa cidadezinha não foi tão afetada pelas ondas de calor que o sul da Europa como um todo foi, apesar as mínimas absurdas em agosto, como 24,6ºC. Quanto ao inverno, foi meio que patético, ficando com anomalias de até +3,8ºC!
    2 points
  40. Domingo chuvoso e mais fresco que o esperado, a previsão era que a frente fria iria chegar amanhã no Rio porém não foi o que houve, o dia já amanheceu chuvoso parou só por volta de 10:30, ainda tenho tempo bem nublado e a temperatura é bem agradável na casa dos 24 graus aqui no cachambi são 13:20 alguns institutos previam até 32 graus para hoje. Está bem fora da realidade.
    2 points
  41. Primeiramente, parabéns pela coragem de realizar essa mudança de vida, um giro de 360° se comparada a realidade do nosso país. Eu admiro muito, pessoas com essa capacidade de decisão, principalmente nesse teu caso em específico, q escolheu uma cidade com clima tendendo para o temperado frio continental, o qual não é encontrado nem mesmo no extremo sul da Argentina. Sobre morar em lugares com clima parecido ao que existe por aí, já desejei poder viver essa mesma realidade, quando era mais jovem e não sabia distinguir o abismo q existe entre sonho e realidade. Hoje eu não faria essa mudança, mesmo q fosse possível, pois tenho plena ciência de q cedo ou tarde (acredito q cedo) eu entraria em completo desespero, desejando abandonar tudo e voltar ao q era antes. Imaginar passar mais da metade do ano, dia após dia, pisando no gelo e tendo q andar apressadamente pelas ruas pra encontrar um abrigo em q o ar não estivesse congelando me dá a certeza do q eu não quero para mim, pois necessito de sol e calor para poder ao menos me movimentar e me manter animado. Óbvio q muitas pessoas tem uma visão totalmente diferente da minha e se sentem felizes e realizadas vivendo em lugares considerados "difíceis" por mim. Não fosse assim, não haveriam cidades desenvolvidas ao norte do paralelo 50° ou mesmo no paralelo 64° como é o caso de Fairbanks, onde praticamente todas as máximas diárias no inverno são negativas e as mínimas não raramente baixam dos -40°C (algo q aí também está dentro das possibilidades, já q fez -46°C). Bem, sou curioso e dei uma olhada nas fotos da tua nova cidade e pude perceber q é muito bem desenvolvida e as condições climáticas provavelmente são mais suportáveis do q foram um dia no passado. Além disso, o ser humano, diferente da maioria dos animais (e de mim, obviamente), se adapta ao clima, uns mais rapidamente outros menos, mas se adapta. No meu caso, a dificuldade psicológica de adaptação é tamanha, q não consigo ver filmes ou séries onde a "trama" se desenrola em lugares gelados e tenho q acompanhar as lutas dos personagens, além dos problemas da história em si, com o clima. Pensar q o homem conseguiu sobreviver, por exemplo, dentro de embarcações rústicas nas proximidades do ártico, caçando baleias, tendo q enfrentar mares revoltosos ou congelados, durante sei lá, meses, me dá um nó na cabeça. E ainda com o fator escuridão pra piorar tudo... eu penso: é verdade? Claro q nada disso vc irá vivenciar, já q existe boa calefação e tudo é mais fácil hoje em dia. Outra coisa, no meu caso, precisaria de um intervalo de alguns dias entre uma nevada e outra, no inverno, com pelo menos uns 3 dias acima dos 10/12°C antes de vir nova "geada severa". Gosto de sentir os efeitos das mudanças entre um evento frontal e outro. Esse negócio de uma nevasca se sobrepor à anterior e o gelo ir se amontoando semana após semana, mês após mês (como se tudo fosse uma coisa apenas) e só começar a derreter no começo do verão, fazendo aquele lamaçal horrível não me deixaria feliz. Mas Saskatoon é quase um "semi árido" gelado, então possivelmente não há tanto transtorno nesse aspecto, mas ainda há. Enfim, boa sorte, boa vida em frente e desejo q vc seja bem feliz nessa nova realidade. Abraço
    2 points
  42. Outubro começou animado por aqui. Choveu muito na noite/madrugada de ontem pra hoje e agora de manhã a chuva recomeçou forte com direito a raios! Para os próximos dias, a tendência segue sendo de chuva e nada de calorão:
    2 points
  43. Os Estados Unidos são um dos únicos países do mundo, senão o único, que abriga todos os domínios climáticos presentes na terra, e isso é visível, em termos ilustrativos, em uma porção muito diminuta: o Hawaii. Visitei o Hawaii algumas vezes. Na primeiro vez que fui pra lá, eu estava no início da faculdade, então não tinha tanto conhecimento sobre clima. Enquanto eu viajava pela Big Island (a Ilha denominada Hawaii, de facto), fiquei impressionado como, em questão de algumas horas, eu estava dirigindo em uma região de savana semelhante ao cerrado do Brasil, depois em uma floresta equatorial, florestas mediterrâneas e, quando subi o vulcão Kilauea, estar tão frio que toda a montanha estava coberta de neve. Lembrando que a Big Island é minúscula. O que eu quero dizer com isso é que não se tem como definir os EUA como um país quente ou um país frio. Ocorre que é um país 99.9% localizado na zona temperada e que tem seu território disposto longitudinalmente, e banhados por dois grandes oceanos em seus extremos. Os EUA têm os desertos mais quentes do mundo, e as pradarias mais frias do mundo para sua latitude. Montana e Wyoming foram os locais mais frios que já visitei, com exceção de Yukon e Québec. Poucas cidades grandes do mundo são tão ou mais frias que Chicago, Nova York ou Boston. Os invernos dos EUA são dos mais frios entre quase todos os países do planeta. Não existem regiões do mundo, com a mesma latitude e altitude que Kansas ou Missouri, por exemplo, com invernos tão frios. Nenhum local da Europa, com exceção talvez da Rússia ocidental e alguns países da Ásia Central, como Casaquistão. O único lugar do mundo que, climatologicamente falando, se assemelha com os EUA, e bate de frente, é a China. Em termos muito mais sutis, e trazendo para o Hemisfério Sul, a Argentina seria o que temos mais próximo. Mas, como o @EduardoFinattocomentou, acredito também que somente a China é o pais que bate os EUA em médias mínimas. Há locais da China com climas glaciais, que nos EUA só são encontrados em algumas regiões do Alaska.
    2 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.