Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 04/17/23 in all areas

  1. Bem, eu particularmente prefiro caminhar numa floresta de Pinus, onde sei q não haverá mato ou espinhos, já q ela libera aquela enzima, do q caminhar sob uma floresta subtropical, cheia de mato e grimpas q deixarão minhas lindas perninhas arranhadas 😂😂 Haverá possivelmente os q dirão q a Taiga, a maior floresta do planeta (em área/15.000.000 de km) é mais bonita (só pq é de clima gelado). Eu discordaria veementemente kkk Óbvio q quando estão muito juntas, qualquer árvore perde seu encanto. Pois não se desenvolve plenamente, como no caso de qualquer espécie . Até a araucária quando cresce espremida fica bem tosca 👇 Pinus 👇 Em todo caso, q vivam as florestas, pois é delas q nós precisamos, por inúmeros motivos ❤ Choveu bastante na noite passada, com muitos trovões e acumulados bem expressivos na região de Curitiba. No geral foram 30/40 mm bem distribuídos. Chamou atenção algo q o @Renan já havia comentado, sobre a intensa atividade elétrica no Paraná e acredito q aconteceram tempestades severas em alguns locais, pois o radar indicava granizo em vários pontos do Estado. Este 👇, se deslocou pela região mais ao sul e inclusive chegou até aqui, porém fraco. Vi também umas imagens mostrando tempo severo no noroeste, entre Paraná, MS, Paraguai e SW paulista. Aparentemente a situação foi feia em alguns municípios dessa área. Os núcleos avançaram muito mais rápido do q costumeiramente e formavam "bicos" na área frontal. Mas independente não achei nada de interessante pra mostrar, em termos de notícias. Hoje a chuva ainda atinge o Paraná e está forte em alguns pontos. Chovendo bastante no nordeste de Santa Catarina.
    13 points
  2. Ligeira reduzida na 00Z Euro, coisa mínima que afeta (diminui) apenas a mínima chance de alguma precipitação invernal. É o posicionamento do Polar Vortex fazendo os ajustes. Canadense e Europeu continuam simétricos. GFS continua mais marítimo, portanto, menos intenso o cavado, mas está dando uma boa aproximada agora na 06Z, seguindo o EuroKing.
    12 points
  3. Nas cidades serranas do Brasil é muito difícil de organizar uma viagem pra curtir frio intenso. Nosso clima subtropical vive de ondas de frio, alternadas com momentos úmidos e alguns períodos de calor que podem até se estender durante o inverno. Mas no geral os meses de junho e principalmente julho (não foi o caso ano passado) registram os principais eventos de frio, além de possuírem as menores médias e registros do ano. Contudo, sugiro acompanhar as previsões e tendências, marcando um passeio mais encima do laço, com uma dose maior de certeza de que há chances de se pegar um pulso de ar frio mais interessante.
    10 points
  4. O problema do pinus é que ele não permite crescimento de vegetação abaixo, porque as folhas liberam uma enzima que deixa o solo ácido. Onde há muitos pinus simplesmente não há nada embaixo. Muitas dessas árvores, na serra, são plantadas onde antes havia mata nativa ou, no caso dos Campos de Cima da Serra, onde antes era campo. E, pessoalmente, considero a beleza da árvore bastante questionável. De fato, a araucária tem o perigo da queda de galhos. Vi um aviso junto a um grupo delas do lado do Lago Negro em Gramado. Mas entendo tua posição. Há gosto pra tudo. Obrigado pelo comentário. Um abraço!
    10 points
  5. Geralmente Julho e Agosto detém as menores marcas. Já fez -10°C em 1991 na estação local. Nos arredores talvez -14°C na ocasião, pq a cidade em si é ruim para mínimas se observarmos o potencial da serra. Quando está frio por lá? Em 90% dos dias, no inverno. Já houveram ocasiões em q máximas de 20°C não aconteceram durante um mês inteiro. Pra ter uma idéia, Curitiba, comparada à São Joaquim é mais ou menos como comparar o nosso litoral com Curitiba. A temperatura média de Julho em São Joaquim é 9°C e já teve máxima de 2°C e meio abaixo de zero na cidade num dia de nevasca. Acho q resumi... Boa sorte quando for...
    10 points
  6. Pressão atmosférica em acentuado declínio na minha estação de Ibitipoca , demonstrando a chegada do mau tempo em breve. Nos últimos 7 dias, o tombo de hoje na pressão chama muito a atenção :
    9 points
  7. Manhã começando com sol entre algumas nuvens médias em São Paulo e temperaturas agradáveis. Na maioria das estações do CGE, temos 19-21 graus e umidade na casa dos 80/90%, sendo que em alguns locais atinge os 100%. Os ventos sopram fraco segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas.
    9 points
  8. 🌤️⛅⛅☁️☁️🌧️⛈️ Máxima: 30,04°C em Criciúma/Sangão Mínima: 9,9°C em Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo Menor máxima: 12,8°C no Morro da Igreja Rajada máxima até o momento: 71,28 km/h no Morro da Igreja Precipitação máxima até o momento: 41,6 mm em Concórdia/Salete > O anemômetro que mais falha em SC, voltou a funcionar no Sábado. > Domingo com céu nublado e chuva no Oeste. Um pouco de sol na área mais seca do estado, região do Cabo de Santa Marta e parecido em locais do sul.
    9 points
  9. Noite agradável de domingo em São Paulo. E céu com muitas nuvens baixas devido aos ventos que sopram do mar.
    9 points
  10. Pois é. Não há como saber com antecedência qual será o período mais frio em SJ neste ano, de forma a programar uma viagem exatamente para este período mais frio, infelizmente. Em média , a massa polar mais forte , com maiores chances de neve, se dá entre meados de Junho a meados de Agosto, sendo Julho o mês com maiores chances. Mas isso não dá garantia e controle algum para quem vai lá com esse intuito, pois cada ano é um caso diferente. O ideal mesmo é fazer uma estadia mais prolongada, de pelo menos 1 semana. Quanto mais tempo o @Matheus Viniciusficar lá , maiores as chances de pegar um grande evento de frio.
    9 points
  11. Bela aventura, Marcos! Um lugar magnífico! Quanto ao assunto "Pinus, invasora, etc", tenho uma opinião, digamos, diferente: é uma espécie muito linda, para mim. Aqui em Piraquara nós temos grandes florestas (ou, reflorestas) dessa espécie e em algumas rodovias dá pra observar paredões de Pinus por kms. A vista desses paredões é calmante. Faz pensar q não se está no Brasil. Dentro dessas áreas o aroma é inebriante, relaxante, sei lá... não tem como descrever a sensação. E o chão folhado com as agulhas q caem parece algo tirado de livros de contos de fadas. É macio pra pisar e caminhar até descalço. Dá pra deitar sem nenhum problema. A Araucária, por sua vez, formosa e tudo mais, suja as áreas ao redor com suas grimpas e aquilo machuca quando se encosta ou quando se vai recolher para limpar o terreno. E é uma sujeira muito feia. Aqui os bueiros vivem entupidos com esses ramos de araucária e quando chove é um pesadelo, fora o perigo dos galhos q vez por outra caem nos telhados, ou se bobear, em cima da gente. Eu amo essas duas espécies e convivo bem com ambas. E não podemos nos esquecer de q sem a "invasora" Pinus, q produz tanta madeira, não haveria hoje nem metade da quantidade de araucárias q ainda existem. Porquê o povo sempre dá um jeito de derrubar, mesmo com a fiscalização q existe. A mesma situação pode ser colocada quanto ao Eucalipto, q existem também aos milhões por aqui. De um modo geral, todas as grandes árvores empobrecem o solo. Já observei vários exemplares dessas 3 espécies de tamanhos descomunais, com centenas de anos e são inacreditavelmente belas. Eu paro e fico contemplando e agradecendo por resistirem ao tempo e à presença do homem. Esse sim, a pior espécie invasora. Mas no final de tudo isso, eu te entendo... há muita coisa até mesmo cultural, envolvida na discriminação de certas espécies de árvores ou pinheiros, não naturais daqui, mas também já houve (e ainda há) muita discriminação quanto à povos q vem de "fora". Se colocarmos no balaio, é tudo ser vivo. Eu prefiro as árvores, claro... mesmo amando as pessoas... sic ... Abraço meu amigo. Parabéns por mostrar tantas belezas e curiosidades diariamente. Chovendo forte...
    9 points
  12. Estou em Jaraguá do Sul. Muito abafado aqui! Misericórdia! Morar em cidade de vale é um horror. Não vejo a hora de ir pra casa!
    8 points
  13. A foto das araucárias "toscas e espremidas" são, certamente, de um plantio com não mais que 60 anos, plantadas com espaçamento inadequado, e ainda bem pequenas. Não existe na natureza floresta que não saiba o espaçamento adequada entre seus indivíduos de maior porte, deixando espaço adequado para espécies de todos os tamanhos cresceram entre elas e para a fauna cumprir seus papéis nos complexos ciclos da natureza. Florestas de araucária no clímax foram praticamente extintas no meio do século XX. Estima-se que resta entre 3 e 7%, apenas em reservas, terras indígenas e locais pouco acessíveis. Originalmente as matas de araucária eram dominadas por gigantes, como a araucária multisecular de Nova Petrópolis. Imaginem áreas gigantescas dominadas por árvores daquele porte... Existem algumas imagens dos primórdios da colonização das serras em que as matas de araucárias gigantes aparecem. E no meio delas antas, veados, catetos, onças pintadas, harpias, culturas humanas intimamente conectadas às araucárias há milênios (proto-jês vivem entre as araucárias, se alimentando de pinhão, desde antes da cultura egípcia antiga surgir). Sem falar na história evolutiva quase inacreditável das araucárias: formaram as primeiras florestas lenhosas do planeta. Praticamente todo o carvão do mundo vêm de florestas de araucárias de eras atrás, até perderem a batalha evolutiva para as angiospermas e sobreviverem isoladas na Gondwana, com espécies primas entre si em boa parte dos continentes e ilhas do hemisfério sul depois da última separação dos continentes, cada espécie com sua beleza única (adoro as da Nova Caledônia), formando inclusive as extintas grandes florestas da Antártida. Recentemente começaram os estudos sobre a evolução recente da Araucaria Angustifolia, que mostram que sua área de abrangência já foi muito maior em épocas mais frias, ocupando o nordeste brasileiro, e provando que os indígenas Jês foram essenciais na expansão e manutenção dos pinhais. Eu, pessoalmente, acho Pinus em monocultura esteticamente deprimente, ainda mais sabendo dos impactos ambientais, sociais e econômicos que a monocultura causa, principalmente sobre os campos nativos (também campões de beleza a nível global). Agora, no seu ambiente nativo, no Caribe, México e Estados Unidos, são maravilhosas.
    8 points
  14. Hoje o dia começou fresquinho em Gramado, mas ficou morno. A máxima atingiu 22,2° no Condomínio Aspen antes de chover a primeira vez. Depois teve sol de novo, mas nublou, houve até trovoadas e veio chuva de novo. Esse é o vídeo no Lago Negro pouco antes da primeira chuva.
    8 points
  15. Não é tão difícil SJ passar os meses de Junho e Julho sem atingir os 20°C pq afinal de contas a média máxima de São Joaquim em Julho é sub-15! Oq em se tratando de Brasil é algo excepcional . Acho que só pinheiro machado tem marcas menores em termos de máxima, estou correto? Lembrando aqui que estou falando de lugares habitados, portanto não levo em consideração morro da igreja, pni e afins.
    8 points
  16. CAMPOS DO JORDÃO, SP Não somente as mínimas estão excelentes (lembrando q nas baixadas faz menos) mas as máximas também. Olha isso, q delícia para uma segunda quinzena de Abril!
    8 points
  17. 8 points
  18. Hoje foi um dia um pouco mais abafado ficou entre 18,7 e 29,5° Euro, GFS e canadense mantém em consenso temperaturas entre 9 e 11 no pico da mp, o euro na 12z pós mp coloca calor de novo e mínimas até altas pra época, espero que isso seja uma rodada fora da curva.
    7 points
  19. Tempo nublado segurou a máxima em 21,4° por aqui. Ótimo dado. Bem fresquinho, agradável! Só agora o tempo dá sinais de abertura pelo oeste e noroeste. Tenho 20,4° com 77%. Segue o vídeo de há pouco.
    7 points
  20. ¿Sabían que existe un hibrido entre araucaria angustifolia y araucaria araucana? No se dio de forma natural por que ambas especies estan separadas por miles de kilometros, pero si se dió de forma espontánea en Argentina, se pueden comprar semillas en Internet, como todo hibrido es mas resistente que sus progenitores: Araucaria angustifolia X Araucaria araucana:
    7 points
  21. Achei que o pessoal havia comentado aqui! Foi uma paulada de água!! Em Barra do Ribeiro deu granizo grande!! A estação do INMET acumulou 33 mm e pegou rajada de 108 km/h!!!!
    7 points
  22. Sol forte e calor no Rio, vamos tendo um dia de sol forte vento e calor suportável no Rio, aqui no alto subúrbio tenho 31 graus no momento ao amanhecer obtive mínima 22 graus no meu bairro, mais o outono retorna na 5a feira ao estado Do RJ e já teremos até um certo friozinho que não sentíamos desde novembro de 2021 viva outono
    7 points
  23. Além disso, tivemos um pouco de abafamento, o que também ajudou a dar a cara de verão hoje. Ventos continentais de NO a N estiveram presentes na maior parte do dia. No final da tarde, aí pelas 16h30/17 h, uma área de instabilidade vinda do interior, de oeste, passou pela capital paulista, provocando chuva forte, rajadas de vento e algumas trovoadas. Como o deslocamento foi rápido, os acumulados não foram elevados, variando de menos de 5 até 15,2 mm no CGE-Itaim Paulista, extremo leste. As rajadas chegaram a 66,7 km/h no aeroporto de Congonhas e 60 km/h na automática do Mirante. Como de hábito em dias de ventos continentais, a influência marítima desapareceu e a zona sul também esquentou. Mirante: 18,8°C / 28,3°C Interlagos: 18,1°C / 29,2°C IAG: 17,8°C / 28,9°C Não se descarta mais chuva durante a noite/madrugada. Vamos acompanhando... ----------- Falando em araucárias grandes, na 1ª vez que fui a Monte Verde, décadas atrás (Quando nem se suspeitava que uma dia ia virar um local "badalado"), numa caminhada nos arredores, num trecho já de mata, vi uma araucária enorme. Estava com um amigo nesta caminhada e nós dois não conseguíamos abraçar totalmente o tronco. Ainda ficava faltando um pedaço. A copa ficava beeemmm lá no alto, coisa impressionante. Nunca mais voltei ao local (Acho que nem conseguiria me lembrar como chegar lá de novo) e não sei se aquela araucária ainda existe.
    6 points
  24. Sobre a incidência de tornados no oeste paulista/MS/oeste da Região Sul e norte da Argentina, tudo começa na Cordilheira dos Andes...
    6 points
  25. Buenas tardes, estamos teniendo dias frescos por aqui, el fin de semana estuve acampando por Minas departamento de Lavalleja, en el camping Arequita y a la noche hacia mucho frío, el sabado 15 a las 5 de la mañana la estacion meteorologica de la zona marcaba 2,8°C. La maxima de ese mismo sabado en todo el pais fue fresca, 17,7°C en ese mismo lugar y se registro a la tarde cuando salió el sol (si bien la madrugada fue en gran parte despejada, la mañana y hasta pasado el mediodía estuvo cubierto). El domingo 16 a la mañana no fue tan frío allá en el camping (a las 5 de la mañana hacían 4,4°C), pero lo remarcable fue la mínima de 8,3°C e la estacion Prado de Montevideo, siendo la máxima 18,1°C. En la estacion Melilla (Nimbus) de Montevideo las extremas fueron de 19,6°C y 5,6°C respectivamente.
    6 points
  26. Tarde começando com temperaturas altas e sol entre nuvens em São Paulo. Hoje, nota-se o retorno do padrão mais de verão na cidade. Temos a presença de nebulosidade média como alto cumulos e mais baixas como cúmulos. Na maioria das estações do CGE, faz 27-29 graus e umidade na casa dos 50%.
    6 points
  27. Quando geralmente se dá a temperatura mínima do ano em São Joaquim e o quanto de frio geralmente faz por lá na cidade? Preciso saber disso para viajar este ano e pegar o momento correto.
    5 points
  28. Aqui em Curitiba muitos raios e chuva leve. Temperatura de 19°c
    5 points
  29. As 12z vieram prontíssimas pras sub 10 generalizadas (nas baixadas diria que até sub 5 dependendo o lugar) amanhecer do dia 21/4: EURO 12Z CANADENSE 12Z GFS 12Z FINALMENTE UMA PREVISÃO DIGNA DE ACOMPANHAR, A SUB 10 HÁ DE VIR, AMÉM HELENA??? 🤞
    5 points
  30. CFS, Europeu e CMC muito bem alinhados e convergentes no posicionamento do "Polar Vortex". Apenas o GFS que vem mantendo o seu padrão de um posicionamento menos continental e, portanto, mais fraco. E temos um fator que está colaborando para esse fenômeno. A recente fase negativa da AAO. CMC e Europeu vieram ligeiramente mais fortes na tarde de hoje. Agora é aguardar o refinamento dos ajustes que vão ocorrendo até o evento.
    5 points
  31. No começo da tarde o tempo fechou e tivemos uma pancada de chuva em Canoas. Agora predomina sol mesmo com alguns pontos com nebulosidade. Temos 24 °C com 86 % (weather.com)
    5 points
  32. A previsão já está consolidada a esta altura e não houve mudança. Obs: 10/11 (mesmo 12) graus pra SP, se acontecer, é sim digno de nota. Basta procurar qts vzs isso aconteceu em abril recentemente (a última vez foi em 2016, se não me engano)
    4 points
  33. Noche fresquita en Montevideo, 13,6°C a las 19hrs, hace un mes todavia era de dia y nos estabamos cocinando. La maxima fué de aprox. 17/18°C en toda la ciudad.
    4 points
  34. Ahhh, mas esse pinus é diferente!! Não sei as variedades da espécie. Tomei por referência um muito usado no RS (e acredito que no Sul do país também) para extração de madeira. Esse aí é bonito.
    4 points
  35. Cheguei ontem em POA em torno das 19 h com 20,5° e tempo nublado. Sensação de um pouco de abafamento. Hoje mínima de 18,6°. Agora faz 20,6° com 79% e está nublado, cinzento. Até choveu um pouco e molhou o chão. Vídeo de ontem logo que cheguei na cidade.
    4 points
  36. Regiões niño, monitoramento semanal NOAA (variação em relação a semana anterior) Niño 4: 0,2 ºC (-0,1) Niño 3.4: 0,1 ºC (+0,1) Niño 3: 0,4 ºC (+0,2) Niño 1+2: 2,7 ºC (0,0) Sem grandes variações nessa atualização, mas o status mudou para El Niño Watch.
    4 points
  37. recém fechou novamente e veio outra pancada de chuva, dessa vez mais forte, com vento, trovoadas e redução boa da visibilidade para quem está dirigindo.
    4 points
  38. Tempo.com é o controle do ECMWF, YR é o determinístico, e o foreca....é um troço
    4 points
  39. Pois eu tenho a impressão que ele menospreza o frio em SP capital. Ele segue o europeu e dá sempre temperaturas mais altas que o tempo.com, por exemplo
    4 points
  40. Pois eu prefiro um 2022 que apesar do core de inverno ruim teve frio quase que constante em Agosto e Setembro, sem contar a friaca de Maio, do que um 2019 com uma bomba polar que durou 3 dias e o resto uma porcaria completa. E no ano passado o único mês ruim de verdade, infelizmente, foi Julho. Junho foi só medíocre. Maio, Agosto e Setembro foram ótimos! Já 2019 teve um Maio lixo, um junho horrível, julho oq salvou foi aquela mp, agosto foi razoável e setembro sem comentários
    4 points
  41. Estrada Retiro da Ponta Grossa, Zona sul de Porto Alegre:
    3 points
  42. Podemos dizer que início outono "pleno" dar-se-á a partir desta MP do meio de semana. Quanto às temperaturas, despencam na madrugada de 4ª para 5ªfeira aqui em Sampa, com ingresso ar mais seco, na retaguarda da FF. Por ora (até este domingo) , nada espetacular aqui em SP. Mínimas na casa dos 12/14ºC em média, até o próximo domingo, a partir da madrugada de 5ªfeira.
    3 points
  43. Nesse abril uns 7 graus de mínima no máximo, isso Curitiba, não estou contando RMC e estações em baixadas
    3 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.