Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 01/31/23 in all areas

  1. Porto Alegre e região, quando entra no clima de verão pra valer, faz com que o povo fique por uma boa temporada desconhecendo o que é sentir menos de 20⁰C. Clima tropicalzão pleno. Mínimas de 22, 23⁰C a perder de vista. E por incrível que pareça, Porto Alegre ainda é um tanto privilegiada. O mais normal nesta faixa de 30⁰ de latitude e zero altitude pela maior parte do mundo é que este clima com mínimas de 22/23, máximas de 34/35 seja meramente a média durante todos os três meses de verão, não apenas das piores semanas da estação.
    10 points
  2. > Ontem choveu muito em Turvo, sul do estado, deixando desalojados. > Hoje em Orleans, também no sul, alguma trovoada mais forte. > No mais, dia totalmente padrão, sem calorão excessivo. A mínima foi de 10,9°C em Urupema e máxima de 33,04°C em Caibi.
    9 points
  3. Boa noite e bom começo de semana a todos, se em PoA a secura "venceu", aqui em BH a chuva ganhou a batalha do tempo. Digo isso pois, até onde vi ontem, a previsão pra hoje era de sol forte e céu azul, só com chuva passageira de fim de tarde - mas o que ocorreu foi bem diferente: as nuvens predominaram desde cedo e o sol apareceu bem menos que o previsto - por causa disso a máxima subiu menos e não passou dos 28ºC. A chuva caiu forte no final da tarde em vários bairros, com raios e trovões. Uma imagem do fim da tarde, já após as pancadas, com 20ºC: Com isso, a Pampulha atingiu 505 mm acumulados em 25 dias com registro de precipitação. Segundo as previsões, o tempo deve firmar nos próximos dias. Vamos aguardar.
    8 points
  4. Apesar de aqui ser menos pior, ainda assim é ruim mesmo. Hoje não baixei dos 23,1°. Abafado desde de manhã cedo, quando a u.r. bateu os 82%. Agora faz 32,5° com 55% e sensação de maravilhosos 36,7°. O pior é ver adiante e não haver nenhum refresco significativo em pelo menos 10 dias. La Niña esturricando as lavouras e a paciência das pessoas.
    7 points
  5. Em BH, agora sim, o tempo abriu. O dia foi ensolarado, sempre com algumas nuvens, e quente, com variação 19/30C em média e UR descendo até 41%: Pela previsão, a chuva volta só no domingo, de forma que teremos a semana mais iluminada desde meados de outubro! A noite começa um pouco abafada, mas o céu limpo tende a amenizar as temperaturas nas próximas horas. Às 19h, a Pampulha tinha 24,6C.
    6 points
  6. muito bem colocado! Aliás, POA sofre muito menos do que boa parte da metade oeste do RS e também algumas cidades de vales no estado. O calor daqui é docinho de leite comparado com o de cidades como Santa Rosa, por exemplo. Ainda mais nesse últimos verões sob estiagem. Também acho o calor relatado em algumas cidades de SC bem mais brutal também.
    6 points
  7. Níveis de mananciais e chuvas acumuladas neste mês de janeiro que está se encerrando. Hoje Dia primeiro Nota-se que apenas em um sistema o acumulado ficou acima da média.
    6 points
  8. Começo de tarde com bastante sol entre nuvens em Juiz de Fora e região, mas não está um calor exagerado. As temperaturas e UR atuais nas minhas estações: - 27,9°C com 72% no Bandeirantes - 25,8°C com 66% em Ibitipoca Mas devido à baixa probabilidade de chuva para hoje, acredito que esse "calor leve" não dura muito nessa tarde. Vamos provavelmente ter mais uma máxima SOB-30 , pelo menos em JF. A imagem de satélite denuncia a falta de convecção profunda. Circulei de vermelho minha cidade:
    6 points
  9. Manhã começando com sol entre muitas nuvens médias e baixas em São Paulo. A nebulosidade baixa não é de infiltração marítima. Elas estão vindo do continente. Nas estações do CGE, temos 21/22 graus e umidade na casa dos 80%. Desde a madrugada que os ventos estão soprando com força do continente e os dados do aeroporto de Congonhas confirmam isso. Nas últimas duas horas, a velocidade média ultrapassou os 20 km/h.
    6 points
  10. São Paulo teve um começo de noite com algumas pancadas de chuva. Aqui, na zona leste da cidade, chegou a chover forte entre 18:30 e 19 horas. Agora, temos um céu nublado. Estações - CGE Imagem do radar de São Roque de alguns minutos atrás mostra áreas de chuva em regiões vizinhas a Grande SP.
    6 points
  11. fiquei surpreso com o alívio deste final de tarde. Está circulando uma boa corrente de ar pelo apartamento graças ao abençoado vento leste. e hoje acaba Janeiro! Mais um mês de verão riscado do calendário. agora 28 °C em Canoas, com vento leste/sudoeste.
    4 points
  12. Agora faz 27,0° com 69%. Mais tolerável do que o esperado, pois já baixei 7,7° em relação à máxima graças a um vento E que começou no fim do dia. Segue o vídeo do final da manhã.
    4 points
  13. Por sinal, bati máxima de 34,8° com pico de sensação de 40,1°. Delícia! Felizmente as nuvens vindas de E estão baixando um pouco a temperatura. Agora faz 32,2° com 48%.
    4 points
  14. Exato, a La Niña já tá enchendo o saco! Primeiro pelos prejuízos econômicos, com essa sequência de episódios. E, para quem ama dinâmica, ela estraga ainda mais a chatice que é o verão, deixando-o seco, monótono, com calorão à tarde e ausência de chuvas convectivas. E sim, aqui na região de POA, principalmente POA, é ruim mesmo. Ainda mais porque POA poderia ter mínimas bem melhores. O que me incomoda é que a região parece ter potencial para melhores registros, principalmente nas mínimas, mas a capital acaba sofrendo horrores, sendo que em cidades vizinhas claramente tem marcas muito melhores. Até mesmo Canoas apanha para algumas outras cidades, mas não tanto quanto POA, claro.
    4 points
  15. 1) Madrugada ruim. 23 °C com 88 % à 01:00 em Canoas (weather.com). 2) Previsão de máximas de 33 (seg), 36 (ter), 34(qua), 35 (qui) °C pelo weather.com. 3) Segunda quinzena de Janeiro até agora em Canoas, pelo accuweather: 4) Conclusão: Nojo define.
    4 points
  16. Acumulados de chuva em janeiro em Patrocínio: Belvedere: 650,2 mm Cemaden: 512,2 mm INMET: 510,4 mm Unicerp parou de reportar chuva dia 17/01 com 470 mm
    3 points
  17. Segue o vídeo que fiz ao final da tarde. Gravado às 18 h. Vento E havia começado às 17:40, quando fazia 31,0°. Agora tenho 26,2° com 77%.
    3 points
  18. Nessa latitude já tem ... Alguns locais da Ásia e do México .
    3 points
  19. Como lembro o Eclipse, dia abafado por aqui. Bem desagradável, umidade sem baixar dos 54%. Tive máxima de 32,4°. Agora faz 29,8° com desagradáveis 60%. Segue o vídeo dessa tarde.
    3 points
  20. Se fevereiro começar avacalhando assim, vai ser complicado. Canoas - accuweather:
    3 points
  21. a prova da existência de universos paralelos: A realidade neste universo:
    2 points
  22. 33 °C com sensação de 36 °C em Canoas (accuweather). Eu achei que fosse ter uma chance de chuvas de verão neste começo de semana, a previsão na semana passada apontava boas chances de chuvas com trovoadas para este período, porém a secura parece ter vencido, e teremos tardes mais quentes e secas até quinta. Na primavera e no verão eu prefiro quando a combinação calor + umidade traz chance de instabilidades e dinâmica. Por isso a La Niña cansa. Como um colega bem apontou há uns dias, ela mais traz prejuízo do que benefícios, e ainda por cima dá nesses verões secos com períodos de pouca dinâmica por aqui.
    2 points
  23. Neste final de semana estive na cidade de Passa Tempo-MG, localizada a aproximadamente 90 km a sudoeste em linha reta de Belo Horizonte. Por lá, tivemos pancadas de chuva em diversos momentos entre a noite de sexta e o domingo, situação semelhante à capital mineira, porém com temperaturas muito mais amenas e máximas de 26°C, parecendo até um ar condicionado natural após a chuva. Me chamou a atenção também que algumas dessas pancadas não foram registradas pelos radares. A cidade ainda conta com algumas baixadas onde me pareceu haver um potencial enorme para frio intenso e geadas no inverno. Algumas fotos destas variações no sábado e no domingo em Passa Tempo: ------------------------------- Chegando aqui em Contagem agora a noite, fui surpreendido com um temporal pouco depois de entrar em casa, contudo, foi uma chuva de curta duração, sem transtornos. No momento, 19°C lá fora e 24°C dentro de casa.
    2 points
  24. Também locais do sul da África nesta latitude (Porém em maior altitude) possivelmente já tiveram essas condições. Harare, capital do Zimbabwe, a 18° Sul e 1.490 m de altitude, tem médias 6,5°C / 21,6°C em julho.
    1 point
  25. janeiro foi absurdamente acima da média em New York. Vejam essas anomalias: pelo menos fevereiro começa com um friozão tiro curto por lá.
    1 point
  26. https://metsul.com/a-pergunta-que-todos-se-fazem-em-nova-york-cade-a-neve/
    1 point
  27. Off topic: Campo Grande, na latitude 20, cujas condições já chegaram próximas de uma chuva congelada em pleno cerrado, não tem paralelo no mundo.
    1 point
  28. RafaelBHZ, a cidade com monitoramento de chuvas, que fica mais perto de Passa Tempo. É Carmópolis de Minas, apenas 19 km em linha reta a noroeste de Passa Tempo. A surpresa, foi, na estação Cemaden, choveu 651 mm desde o dia 1º de janeiro. O maior acumulado para janeiro em Minas. A maior parte dessa chuva, caiu entre 1 e 21 de janeiro, com 560 mm.
    1 point
  29. Resumo de 2022 em Três Coroas/RS, desde a instalação em março. Pra quem não conhece, a estação está instalada em um vale estreito , a 75m de altitude, bem no pé da serra próximo ao limite com o município de Gramado. Está também no limite entre a zona urbana e rural de Três Coroas.
    1 point
  30. Boa noite a todos, O domingo foi muito quente e abafado em BH e região metropolitana. Na região da Pampulha, a temperatura máxima chegou aos 31,5C, após mínima de 19,4C. O sol brilhou forte na maior parte do dia, estalando: A partir das 16h, o tempo começou a mudar na região e as nuvens avançaram: O resultado é uma noite de tempo instável, com chuvas isoladas acompanhadas de raios. Na capital, os acumulados variaram entre 1 e 7 mm apenas. Na Pampulha, a temperatura baixou pra "agradáveis" 20ºC. Mas não se enganem, as aspas têm uma razão: está agradável só lá fora. Dentro dos ambientes, o calor acumulado do dia mantém a sensação de calor e abafamento, sendo o ventilador necessário pra muita gente. Ao menos a próxima madrugada tende a ser mais fresca com o refresco antecipado causado pelas instabilidades. Obrigatório escancarar as janelas e deixar o vento entrar. ———————————————— Ao menos aqui, apesar de o verão ter entrado na sua fase mais quente, essas chuvas de fim de tarde/começo de noite que seguem caindo mantém o monitoramento minimamente interessante. Agora a noite mesmo, observei muitos clarões no céu e alguns trovões.
    1 point
  31. Acumulado total da chuva registrada nesta noite de absurdos 117 mm. Este é o 2° maior evento de chuva em meus registros para um mês de Janeiro, perdendo apenas para o evento histórico de 11.01.2016 (338 mm), o acumulado do mês salta agora para 287 mm.
    1 point
  32. Espero que esse aquecimento no Atlântico Sul seja apenas momentâneo. Essa sopa é quase sinônimo de inverno ruim e/ou bloqueios atmosféricos. Agora tenho 25,7° com 78%. P.o. continua alto: 21,6°. Mais uma noite quente pela frente.
    1 point
  33. @Marcos, tu disse que viaja pra fora de POA pelo dia 6 né? Olha do que que tu vai te livrar: POA - tempo.com (será que vem uma nova onda de calor concretizando-se essa previsão?)
    1 point
  34. Os análogos para este ano, nesse cenário, podem ser 1994 e 1997, quando saímos de la nina para el nino. 1994 foi extremado com picos de frio em maio, final de junho e julho. Nevascas com acumulação. 1997 foi frio de março até junho, quente a partir de julho. Então há possibilidade de problemas com frio forte em maio e junho, depois calor fora de época até o começo da primavera.
    1 point
  35. Acho que da latitude 0 a 15 ...somos um caso único no mundo quanto as friagens . Ah ... depois disso , a concorrência vem forte hehe .
    1 point
  36. A monthly summary of the status of El Niño, La Niña, and the Southern Oscillation, or ENSO, based on the NINO3.4 index (120-170W, 5S-5N) In mid-December, sea surface temperatures in the central-eastern equatorial Pacific remain below-average. Key oceanic and atmospheric variables have remained consistent with La Niña conditions, though there are indications that this is weakening. A CPC La Niña Advisory still remains in place for December 2022. Several models (11 out of 18) in the plume predict SSTs to transition from the level of a La Niña to ENSO-neutral state during Jan-Mar, 2023. According to the early-December CPC ENSO forecast, La Niña and ENSO-neutral conditions are equally likely (50/50) during Jan-Mar 2023, with ENSO-neutral becoming the most likely category in subsequent three seasons. However, based on the objective ENSO forecasts, La Niña is expected to transition into ENSO-neutral during Jan-Mar 2023, which remains the most likely category until Apr-Jun 2023. The likelihood of El Niño remains low through Apr-Jun 2023 (49% chance), and becomes the dominant category thereafter with probabilities in the 60-66% range.
    1 point
  37. Não há PWS em Cuba, melhor nem falar o porquê disso.
    1 point
  38. E o ar polar avançou com força sobre o Caribe, ontem Cuba teve mínimas sub-10 em boa parte do país e geada em alguns pontos, hoje a República Dominicana também teve registros quase históricos.
    1 point
  39. Eu acho apenas que as características geográficas são completamente distintas nos dois casos, tornando uma comparação direta impossível. Além disso, achar 5ºC em Miami algo absurdo só faz sentido se a pessoa não acompanhar a dinâmica do clima nos EUA. Vale lembrar que em 19 de Janeiro de 1977 NEVOU na cidade, e até mais ao sul dela, sendo observado flocos até em Homestead (cidade marcada no pin em vermelho na imagem abaixo). Então acho que um americano não espantaria de pegar o frio relatado pelo colega, talvez apenas ficasse chateado.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.