Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 10/28/22 in all areas

  1. Aconteceu! Depois de 212 dias, voltamos a ter temperatura acima dos 30°C em Buenos Aires. Agora faz 31,7°C! O que me surpreende é que a máxima prevista era de 32°C e já alcancamos isso ao meio-dia. A quanto vai entao? Quase 35°C? O bom é que o céu está enchendo de nuvens altas, talvez isso ajude um pouco a conter a máxima.
    12 points
  2. O GFS prevendo DUAS tardes com temperaturas em 11/12° em pleno mês de novembro pra cá. Isso é algo tão absurdo que se essa mp fosse em julho não duvidaria de acabar tendo uma máxima SUB 5!!! As mínimas ficam nos 9/10... mesmo a variação sendo pequena é muito notável... Esse ano veio bombas polares, elas só erraram os meses mesmo, ai ai se uma dessa que ta vindo agora vem em JULHO por exemplo...
    11 points
  3. ENQUANTO ISSO, O GFS... 😂😂. Screen_Recording_20221019-180934.mp4 *PIOR DE TUDO É QUE TEVE METEOROLOGISTA QUE CRAVOU, QUE NÃO HAVERIA ONDA DE FRIO MAIS FORTE QUE AQUELA DE MAIO. AGIRA SÓ FALTA UMA MÁXIMA SUB-13, SUB-12 NO MIRANTE, EM NOVEMBRO! KKK AGORA, NA REAL: QUEM EM SÃ CONSCIÊNCIA IMAGINARIA ISTO EM NOVEMBRO??? A MÃE NATUREZA É FODA... KKK. É, NA VERDADE, A MADRASTA NATUREZA. KKK.
    10 points
  4. Exatamente, foi um ano favorável para bombas polares, porém ocorreram em épocas fora do inverno....fazer o que né ? Agora os modelos entraram em consenso para essa tarde absurda de finados aqui em Juiz de Fora: Máxima sub-15 provável em toda a cidade...e no INMET a máxima sempre fica um pouco abaixo do que os modelos mostram. Acredito em algo como 13°C de máxima no INMET e possível sub-15 na minha estação. E então teremos o recorde absoluto de menor máxima já registrada para este mês. A mínima absoluta no INMET (08,5) tem baixa possibilidade de ser superada. Essa MP tem tudo para ser aquela que vai trazer a maior sensação de frio do ano por aqui, devido ao tempo nublado e ventoso, e o frio diurno que é tão raro no Sudeste. A maior sensação de frio em NOVEMBRO.
    10 points
  5. Bom dia! Ontem o dia foi ensolarado em Buenos Aires. A mínima foi agradável, de 15,1°C, e a tarde foi quente, com máxima de 28,2°C. Esteve bem seco também, com URA mínima chegando a 22%. Hoje, estamos sob condicoes pré-frontais. A mínima nao baixou de 18,4°C (com URA nao superando os 51%!), agora já temos 25,4°C e a expectativa é de máxima de 32°C. O tempo está ensolarado e há bastante vento noroeste. A massa de ar polar, que tem tudo pra ser histórica no Brasil, aqui vai ser menos intensa, mas ainda assim traria a menor temperatura em vários anos para novembro. Assim está a previsao do SMN:
    10 points
  6. Ainda tô custando a crer na previsão do GEM com anomalia de -16°C até -20°C aqui em Londrina. Média máxima de novembro na cidade é 29,5/30.0°C. Chance de sub 14/15°C e, talvez, 12°C nos pontos mais altos do município (700 - 800m). Impressionante. Também uma possibilidade de 15/16°C em Varginha, no "meio norte" do Sul de MG, aos 950m de altitude, cuja temperatura máxima média do mês de novembro fica ao redor de 27/27,5°C. E o frio diurno nas bandas do MS e sudoeste de Goiás? Pessoal de Chapadão do Céu, Chapadão do Sul, Jataí, Mineiros, Rio Verde etc vão passar frio com gosto.
    10 points
  7. Verdade. Campos do Jordão tem registro de máximas sub-10 mas são bem pouco frequentes. Se for levar em conta as altitudes, acho que Campos do Jordão proporcionalmente perde para Sampa neste quesito de máximas baixas. Talvez... talvez... pelo fato de, em grande parte dos casos, o ar frio chegar relativamente "raso" por aqui. Precisa ser uma MP bem forte para vencer os 1.600 m de altitude de Campos. No caso de Monte Verde, que fica "atrás" dos topos mais altos da serra da Mantiqueira, pior ainda.
    10 points
  8. Outro fato curioso é que no auge do evento entre os dias 03/10-07/10, o Município de Vitória da Conquista no Nordeste, 14°s, terá máximas e minimas menores que Puerto Madryn 42°s na Argentina que ainda tem um mar gelado ao lado pra refrescar . Grade de Vitória da Conquista abaixo. A pergunta que eu faço é, isso já aconteceu alguma vez na história moderna? O clima está MUITO MALUCO!
    9 points
  9. Bom dia, abafamento brutal em BH e região metropolitana nas últimas 24h. Depois de máximas na casa dos 31°C ontem, a mínima de hoje mal baixou de 21ºC, com céu parcialmente nublado. Inclusive, chegou a chuviscar no começo da madrugada. Sensação térmica muito desagradável, todo mundo reclamando e sentindo aquele cansaço pelo abafamento constante (ausência de refresco noturno). Em compensação, o resfriamento será brutal na semana que vem, com grandes chances de registros históricos de baixa temperatura diurna para o mês de novembro: Máximas desse nível não são comuns aqui e chamam a atenção para a época. Esse será o 2º evento de frio diurno relevante do ano, junto da MP de maio.
    9 points
  10. Interessante que a MP deverá levar uma tarde mais fria para o interior de SP que boa parte do centro e norte do PR, segundo vários modelos. Cenário me lembra quando várias MP continentais que depois seguem uma tendência mais híbrida/marítima em SP, promovendo um frio diurno maior em vários locais do centro e norte de SP, bem como o vale do paraíba/leste do mesmo estado - além da região fronteiriça do Sul de MG com S. Paulo ao leste e oeste vs grande parte do sul de MG. Na próxima MP, cidades como Marília (+/- 650 - 670m) e São Carlos (+/- 800 - 820m), poderão registrar um valor mais baixo que Apucarana (+/- 850m), localizada ao norte do estado do Paraná.
    9 points
  11. HÁ 3 DIAS DO EVENTO, MOSTRA-SE UMA ENORME CONGRUÊNCIA ENTRE OS MODELOS. OU SEJA, AGORA É SÓ APROVEITAR O FRIO QUE VIRÁ. QUANTO À NEVE... ACHO QUE DEVE HAVER SIM ALGO NA SERRA CATARINENSE, APESAR DA OSCILAÇÃO DOS MODELOS. E ACREDITO EM ALGO NO PNI, E PICO DA BANDEIRA (ES). ULTIMA PROJEÇÃO GFS...
    9 points
  12. O ar frio deve atingir La Paz, pela previsão de hoje. Vai ser um evento robusto para q ultrapasse a cota dos 3.800 m na latitude da cidade. Vejam as máximas👇
    8 points
  13. Desculpa mas vai ser um evento bem significativo, mesmo aqui na região sul. Vai ser uma semana inteira com clima quase de inverno. Aqui na região mínimas abaixo de 10°C são beem raras em novembro.
    8 points
  14. O frio será excelente no sudeste e em partes do centro-oeste, vai ser legal de acompanhar, me parece que o grosso do frio será nessas regiões com máximas muito baixas e chuvas. Aqui em SC o frio foi diminuindo bastante em cada rodada, de qualquer forma ainda será forte mas nada como mostrava nas previsões passadas. O GFS colocava máximas aqui em torno de 8 e 9ºC nas tardes de terça e quarta e mínimas de 3 a 4ºC, eu estava bastante otimista pra falar a verdade mas fui perdendo o brilho cada vez que os modelos tiravam mais o frio kkkk PACIÊNCIA! O que se prevê hoje são máximas de 14 a 16ºC e mínimas 6ºC mas antes disso, forte calor até domingo.
    8 points
  15. As projeções para o PNI me parecem excelentes. Queria poder ir lá no Pico da Bandeira acompanhar.
    8 points
  16. Está. E se isso acontecer, possivelmente o frio não será tão excepcional no RS e em SC, ou em parte de SC. Só áreas mais altas como o Cruzeiro, Mundo Novo, Morro das Torres e Morro da Igreja é que parecem ter chance de recorde. Uma MP muito forte, com advecção muito forte, talvez até com alguma precipitação invernal, mas talvez sem recordes de temperatura.
    8 points
  17. Manhã começando com bastante nuvens médias em São Paulo e tempo abafado. Em grande parte das estações do CGE, temos 21/22 graus e umidade na casa dos 70/80%. No extremo sul está mais agradável, com 18 graus e umidade encostando os 100%. Os ventos sopram fraco de ENE segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas.
    8 points
  18. Campos do Jordão (raramente máximas sub 10°C mesmo no inverno). Monte Verde (também é raro ocorrência de máximas sub 10°C) Teresópolis É difícil acreditar q algo assim deve ocorrer no período em q estamos e lembrando q a latitude em q as cidades acima estão inseridas não contribui em quase nada para baixos registros de temperaturas máximas, sobretudo em pleno mês de Novembro, quando o Sol já está quase na vertical ao meio-dia.
    8 points
  19. Traduzindo as anomalias monstras apontadas pelo GFS e GEM para a tarde de terça, dia 01, para o oeste de SP, região da quente Araçatuba, podemos cair de 15ºC antes do meio dia, vindo a atingir 12/13ºC no meio da tarde do dia primeiro de NOVEMBRO!! Essa seria uma potente massa polar pra nossa região no miolo do inverno!! MP colossal pra cá!! Ainda não acredito que vou ver isso!! kkkkkkkk
    7 points
  20. Tempestade "político": PROMETEU MUITO, entregou POUCO. Tivemos rajadas interessantes de vento e fotografias lindas, alguns raios mas nada muito intenso, e também não houve granizo. A chuva atingiu 20,4mm na minha estação e continua chovendo moderado agora. Mas diante do cenário assustador que se formou antes, a entrega ficou bem aquém do esperado, hehehe.
    7 points
  21. Grande tempestade com granizo se aproximando de Juiz de Fora !
    7 points
  22. GFS. GEM. ISTO É MUITO PRA QUALQUER JULHO. MAS, ESTAMOS FALANDO DE NOVEMBRO!
    7 points
  23. Lembrando que o Pico das Agulhas Negras e a Pedra da Mina estão a +- 2800m de altitude, praticamente nos 700hpa que os modelos mostram que a temperatura estará abaixo de zero, e ficará assim em todas as camadas acima, sem inversão. Eu sinceramente não duvido de precipitação invernal, por mais bizarro que seja.
    7 points
  24. O europeu e GFS coloca a atmosfera congelada acima dos 700hpa (nível de interesse para os picos do PNI), entre o final do dia 2 e durante o dia 3 de novembro. Não me recordo de vê um cenário tão compatível em uma data relativamente próxima ao evento, com significativo aporte de umidade igual as ultimadas rodadas vem desenhando. E isso tudo em novembro!
    7 points
  25. Nossa tá parecendo muito aquela mp de Maio em extensão. Que loucura! Ainda estou embasbacado
    7 points
  26. Na capital de SP tá um vento forte agora mas que não refresca nada. Parece um secador de cabelo gigante
    7 points
  27. Pela minha experiência, esse tipo de chuva de verão tem o "jeitão" daquelas de grande potencial de refrescar o tempo, não raro até trazer, durante a chuva, um vento "gelado". . . . Por aqui, depois de um dia abafadíssimo (variação média 21/32C), desde o fim da tarde, chuvas típicas de verão (formadas exclusivamente pelo calor + umidade disponível) atingem a capital e região metropolitana. Como tal, cai de forma desigual entre as regiões, fracas em alguns pontos e intensas em outras, com raios: Aqui na Pampulha (ao menos no meu bairro), a chuva tá fraca a moderada, porém com um vento fresco bem refrescante. A temperatura já caiu para 21,6C - é possível que a mínima seja agora a noite.
    6 points
  28. Para a região Sudeste continua excelente, inclusive na duração do evento, e no final ainda pega outra MP querendo se desenvolver.
    6 points
  29. Aqui p SBS não será nada fora do comum. Também foi ajustando e diminuindo bastante. Tanto que apenas um dia terá máxima absurdamente baixa.
    6 points
  30. Uma linha de instabilidades se formou a oeste e está marchando para a zona da mata, ganhando intensidade: Acredito que em 1 / 2 horas já estarei escutando os trovões. Consigo ver os topos das CB's ao meu oeste.
    6 points
  31. Aqui que me lembre nunca presenciei máxima sub 20 em novembro, já vi 20/21 com mínima de 15/16 por causa da chuva, mas algo assim, nem forçando um sonho helenistico imaginaria kkkkkk O plot twist seria um dezembro com máxima sub 20 tbm em alguns dias, ai eu ia começar a achar que em 2023 a era o gelo estaria vindo (e será que não está? kkkkkkkk)
    6 points
  32. Tarde começando com sol entre algumas nuvens e bastante abafamento em São Paulo. Apesar disso, as temperaturas nas estações do CGE estão mais baixas em relação a ontem na mesma hora. Temos 27/28 graus com umidade na casa dos 40/50%. Os ventos sopram de NNW segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas. ----- Teria sido melhor se essa onda de frio fosse tiro curto com no máximo 2 dias sob temperaturas bem baixas para a época do ano. Aqui em São Paulo, seugundo os modelos, ficaremos uma semana com o tempo invernal. E também uma semana sem chuva significativa devido a ação da MP. Ninguém merece aqueles dias a fio de céu cinzento e frio! Espero que seja finalmente a saidera e que algo parecida com isso volte a ocorrer apenas à partir de maio do ano que vem. Realmente essa mãe natureza deveria se chamar madrasta natureza. Após um julho terrível (com semanas a fio sob forte bloqueio), agora vem essas fortes MPs de forma tardia. Que bagunça que está essa atmosfera!
    6 points
  33. O tempo secou bem hoje em POA. Vento virou de O por causa de ciclone no oceano, mas nada de frio. A tarde foi quente! Tive máxima de 28,9°. A u.r. atingiu apenas 39%. Agora tenho 22,0° com apenas 54%. P.o. está em 12,2°. Segue o vídeo da tarde.
    6 points
  34. Nos dados da estação automática, no site do próprio INMET foi 34,0°C. E a convencional mediu 33,7°C na leitura de 15 h (18 UTC), que é a leitura do momento e não a máxima, que só sai na leitura de 21 h (0 UTC). A própria estação CGE-Vila Maria, que fica próxima e nas mesmas condições topográficas do Mirante (Topo urbanizado na beira da encosta), registrou 33,9°C.
    6 points
  35. Bom, Eu disse excelente porque nunca em nossas vidas presenciamos algum evento assim em Novembro, mas é aquilo que o pessoal já falou, o estrago que essa MP tardia causará, e se confirmar uma possível próxima MP, pode ser grande os prejuízos pros produtores ( e depois pro nosso bolso😂) .
    5 points
  36. SEI NÃO. REGIÃO ALI DE PINHEIRO MACHADO... SERÁ QUE NÃO ROLA NADA NÃO POR ESTAS PROHEÇÕES DO EUROPEU.
    5 points
  37. No PNI e nesses outros picos não ocorrem precipitação invernal todos os anos? Nesses lugares acima de 2500 metros é difícil ter presença humana constante, logo se nevar ninguém fica sabendo.
    5 points
  38. Os modelos não apontam nada. Mas, olhando no site meteoblue, mesmo não prevendo os modelos, há previsão de neve. PNI é particularmente curioso, pois há algumas projeções que indicam um pequeno ciclone no litoral SP-RJ, mandando muita água lá... Enfim... Alguém que entenda mais sobre condições para neve poderia comentar sobre. ______________________________________________
    5 points
  39. E a cidade de São Paulo teve hoje o dia mais quente do ano até agora. As máximas absolutas deste ano (Até hoje, claro) foram renovadas em todas as estações oficiais. O dia foi de sol, com poucas nuvens pela manhã e cumulus mais desenvolvidos à tarde mas... sem sinal de chuva. Mirante (Aut): 18,1°C / 34,0°C Superou os 33,8°C registrados no dia 23 de janeiro. Interlagos: 16,8°C / 34,7°C A maior marca anterior era 34,1°C. IAG: 15,9°C / 34,5°C Superou a marca anterior, que era de 34,3°C. A umidade relativa ficou muito baixa nas horas mais quentes do dia, inferior a 25% em quase toda a cidade. O Mirante chegou a bater nos 17%, Interlagos nos 16%. O IAG teve umidade mínima horária de 25,6%. Os ventos sopraram de NO a N, com rajadas máximas de até 44,6 km/h na automática do Mirante e 46 km/h no aeroporto de Congonhas. No momento, temos céu nublado com nuvens médias e altas. Instabilidades vindas do interior tangenciam a capital paulista pelo quadrante NE. O aeroporto de Cumbica-Guarulhos registra chuvas e trovoadas moderadas. As previsões indicam diminuição do calor nos próximos dias, a partir de amanhã. Mas... nada de frio por enquanto.
    5 points
  40. Boa tarde! Anteontem fez bastante calor no centro-norte da Argentina. Cidades que marcaram 40°C ou mais pela primeira vez na temporada: Orán (Salta): 41,2°C Tartagal (Salta): 41°C Termas de Río Honda (Santiago del Estero): 40,2°C Tucumán: 40,0°C Fez ainda 40,5°C em Rivadavia, Salta, mas já aconteceu várias vezes nesta primavera. Algumas cidades nao chegaram aos 40°C, mas chegaram perto e tiveram a temperatura mais alta da temporada até agora: Santiago del Estero: 39,4°C La Rioja: 38,3°C Catamarca: 37,5°C Além disso, algumas cidades chegaram aos 35°C pela primeira vez na temporada: Villa Reynolds (San Luis): 36,4°C Ceres (Santa Fe): 35,6°C San Luis: 35,1°C Marcos Juárez (Córdoba): 35°C Jáchal (San Juan): 35°C Córdoba: 35°C Fonte: OFIMET Argentina, com dados do SMN
    5 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.