Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 10/24/22 in all areas

  1. Boa tarde... Enquanto a dúvida sobre o possível e o impossível estava sendo travada pelos colegas e acredito q o @Moretão se saia melhor nessa (até pq não desejo q alguém saia pelado nas ruas com um frio tipicamente invernal), eu fui conferir pessoalmente a vazão absurda das Cataratas do Iguaçu tão noticiada na mídia. Vou deixar alguns registros para apreciação de algo não muitas vzs observado (volume 8 vezes acima do normal). Saí absolutamente encharcado, mas foi delicioso pois fazia 29°C no domingo. Irei publicar mais algumas fotos e gifs q eu fiz, pois foi incrivelmente espetacular e vale a pena conferir.
    12 points
  2. Ainda não dá para cravar muita coisa sobre a próxima MP, mas existe uma alta probabilidade dela realmente vir forte. E se vier com a intensidade projetada hoje, aqui para Juiz de Fora ela causaria "estragos generalizados" nos registros de frio em Novembro que temos. Começando pela minha estação com dados desde 2012, essa MP iria massacrar facilmente o meu recorde de menor máxima para Novembro, que atualmente é de 18,4°C no ano passado. Não somente isso, essa MP traria a menor máxima do ano de 2022 por aqui ! Ainda sobre a minha estação, o recorde de mínima para Novembro pertence a 2016, quando obtive 09,8°C (única sub-10 de Novembro). Também há grandes chances desse recorde cair. - Falando de INMET, com dados desde 1973 no local atual, o recorde de mínima é 08,5°C em Novembro-1989. Existe uma suposta mínima de 07,7°C no dia 07-11-1999, mas comparando com outras estações próximas eu cheguei à conclusão que essa anotação está errada e eu não considero. Portanto, qualquer valor abaixo dos tais 08,5°C será recorde absoluto para Novembro, e pelas últimas projeções essa advecção é forte o suficiente sim para o topo baixar desse valor. Simplesmente impressionante, vamos aguardar os próximos dias.
    11 points
  3. Enquanto o frio não vem, a primavera provoca mais um fim de tarde assustador na RMBH: Possibilidade de tempestades com granizo nos próximos minutos, especialmente em Nova Lima e nas porções centro-sul e central da capital.
    9 points
  4. Morro da Igreja-Euro: ----- > O recorde de menor máxima do MI acredito que ainda é o 5,2°C...
    9 points
  5. Praticamente uma semana de inverno no final da primavera/quase começo de verão. Mesmo que o frio seja nerfado, é um absurdo. Pela 18z do GFS 1034Hpa no norte da Argentina e linha de congelamento em 1500m chegando a Curitiba
    9 points
  6. Aqui, a fúria das águas era tamanha q parecia q eu estava em meio à um furacão, pois a intensidade da queda produzia ventos fortes no local e muita precipitação, mesmo com céu absolutamente limpo.
    8 points
  7. O que dizer de 11,0℃ DE MÁXIMA para São Paulo em Novembro?! SURREAL !!!!!!
    8 points
  8. Isso sim me parece ser um evento possivelmente histórico! Os três principais modelos concordando com uma medonha massa de ar polar no décimo primeiro mês do ano... bah!
    8 points
  9. É uma onda polar excepcional, a maioria das pessoas vivas eu acho que não viu um frio desse em novembro, como tá se apresentando. Me lembro de um tópico aqui do fórum falando de eventos climáticos do passado. Houve um relato de geada em Goiás em janeiro de não sei que ano. Pode ter sido só um orvalho bem significativo e terem confundido com geada. Mas pra ter um orvalho significativo em pleno janeiro por lá, precisa ter dado uma boa esfriada no Sul
    8 points
  10. Prejuízo!!!!! Sem abobrinha, sem abóbora, sem melancia... Desisto!
    8 points
  11. Depois do ICEtembro-2022, vem aí o SNOWvembro-2022. Poderá ser o registro de neve mais tardio da história.
    7 points
  12. Céu de brigadeiro, entrada do Parque Nacional do Iguaçu, manhã de domingo. Trecho da 277 na altura de Medianeira, sudoeste do Paraná no entardecer de domingo. Noite de domingo, ainda em Medianeira. Enquanto isso, raios e chuva pesada atingiam o sul da região de Curitiba devido à incursão de umidade em níveis intermediários.
    7 points
  13. Cavado + umidade abundante fazendo a festa essa tarde na zona da mata mineira. Tempestades fortes estão se formando e lá em Ibitipoca uma super célula passou agora há pouco trazendo bastante granizo: IMG_5439.MOV A temperatura na minha estação caiu de 24,9C para 15,5C no auge da tempestade, as rajadas atingiram 31km/h. Além disso foram 22mm acumulados até o momento, mas pode aumentar. Uma boa tempestade por lá. Aqui em JF, trovoadas agora e céu totalmente encoberto pela penugem da CB de Ibitipoca.
    7 points
  14. Bem, eu já tenho 42 e como o auge do evento, por assim dizer, vai se dar no dia de finados, fica muito fácil associar a data com a memória climática porque, justo nesse dia, boa parte da população do país enfrenta o clima lá fora para visitar as sepulturas dos seus entes queridos já falecidos. De fato não lembro de nada assim e na verdade finados aqui na região sempre foi sinônimo de torrar debaixo de um sol escaldante no cemitério e de tomar garapa ou água de coco geladinha na saída para compensar um pouco o calorão. Curiosamente, também me recordo de chuvas de granizo associadas a esse período do ano. Por isso que, se me vir obrigado a usar blusa, mesmo que de meia estação, para ir de manhã no cemitério dia 02/11, vou tirar foto para guardar para a posteridade porque ainda que Deus me conceda a graça de viver outros 42 não espero que algo do gênero se repita tão cedo.
    7 points
  15. Cautela...sim...mas a concordância dos modelos assusta. Fica mais e mais assustador a cada rodada. Na 18Z do GFS agora, tem chance de neve até para Pinheiro Machado, conforme análise feita pelo Vinícius.
    6 points
  16. Mas tudo fora de um padrão de confiabilidade. Estamos a 180 horas do evento. Para confiabilidade, só a partir 100/120 horas. Para mudar é rapidinho.
    6 points
  17. O começo de novembro esmurrando o finado JULHO/22 KKKKKKKKKKKK O RECHEIO CONTINUA, mas com menos intensidade, vamos ver se bate uma sub 10 aqui E a tour vai longe, nem Cuiabá se safa dessa vez, chocando todas as onças do pantanal 🤩
    6 points
  18. No Windy as projeções sao melhores que todo o inverno, sera que confima esse evento?
    6 points
  19. Já printei kkk ✅ Concordo plenamente e foi exatamente o q eu pensei... praticamente impossível... Mas printei por via das dúvidas ✅ Printado✅ Já printei um montão de posts ✅✅✅✅
    6 points
  20. Da Série: "rodadas históricas que NÃO irão acontecer". SJ: Euro: GFS: GEM:
    6 points
  21. CENTRO-OESTE PAULISTA (MARÍLIA). DIA 1 DE NOVEMBRO. DIA 2 DE NOVEMBRO (FINADOS) OBS: NA PRÁTICA, QUANDO AS MÁXIMAS NÃO PASSAM DE 20 NUM DIA SECO E ENSOLARADO, COSTUMA GEAR NO OUTRO DIA. SALVO NÃO ENGANO, ESTE SITE USA MODELO GEM.
    6 points
  22. Ontem, quando tivemos mínima de um dígito aqui, também foi um amanhecer de muito frio no resto da provincia de Buenos Aires, inclusive com temperaturas negativas. Em Azul fez -0,4°C, em Tandil -1°C e Mar del Plata foi a -2,4°C, quarta temperatura negativa neste mes de outubro.
    6 points
  23. Bom dia! Ontem o dia foi de sol e céu parcialmente nublado em Buenos Aires, com mínima de 9,4°C e máxima de 19,6°C. Hoje, devido à presenca de ventos noroeste-norte-nordeste durante toda a madrugada, a mínima foi bem mais alta já, e nao baixamos de 15,1°C. Agora está ensolarado, faz 18,6°C, URA de 77% e vento norte a 11 km/h. A máxima prevista para esta tarde é de 24°C. O sol nasceu às 6h e vai até às 19h15.
    6 points
  24. Tu tá ligado que é só brincadeira né @Moretão? lá vai mais uma doideira do Euro:
    6 points
  25. Boa noite, após um dia nublado com aberturas de sol e certo abafamento (máxima de 27C), BH e região metropolitana registraram mais um temporal, dessa vez no começo da noite. Foram 15 mm entre 19 e 20h na Pampulha, com raios e rajadas de vento. O céu na tarde de hoje, que mostra como foi a maior parte do dia: A temperatura atingiu 17°C com a chuva, a mínima do dia.
    6 points
  26. Quem diria que o fórum estaria tão movimentado no final de outubro! Com a natureza ninguém pode mesmo!
    5 points
  27. Pelas saídas dos modelos numéricos, e os três principais convergirem nessa massa polar, estipulo que do paralelo 17S pra baixo as mínimas sejam abaixo dos 10 graus, com o sistema frontal chegando no Amazonas e na Bahia. Absurdo para o mês de novembro, principalmente porque desde os anos 70 não faz frio tão intenso no Brasil em plena primavera. Um misto de empolgação e medo, pelos recordes de mínimas a serem alcançados e pela falta de costume com frio forte dos mais jovens, além das culturas tropicais serem sapecadas.
    5 points
  28. A cada ~30 anos, o padrão de circulação atmosférica sofre alteração (30 Zonal 30 Meridional). Com 42 anos, o amigo já experimentou uma predominância Zonal (Planeta Aquecido) e de 2005 até ~2035 vai experimentar circulação atmosférica com predominância Meridional (Planeta Arrefecido).
    5 points
  29. Galera do Leste do Nordeste ansiosa por essa Onda de Frio. Explico: todo evento de Ar Polar entrando pelo Sul do nosso continente, trouxe eventos significativos de chuvas em áreas de nossa região.
    5 points
  30. Bom dia, a chuva foi muito intensa nesse final de semana em alguns pontos da RMBH, dando sequência ao clássico incremento da estação chuvosa à medida que avança a primavera. Além dos volumes cada vez maiores, a chuva tem ficado mais frequente: com exceção de quinta-feira, choveu em todos os últimos 5 dias e ainda pode chover mais até amanhã. O verão climático vai ganhando corpo diante de nossos olhos. Os volumes foram muito elevados na área centro-sul de BH, exatamente onde fica a estação convencional da cidade (bairro Santo Agostinho). O acumulado por lá foi de 55 mm ontem e 20 mm no sábado, em 2 temporais com raios e ventania. As temperaturas ficaram até agradáveis, com máximas de 27 graus. Com isso, o acumulado do mês alcançou os 144,2 mm em 8 dias, volume já levemente superior à média histórica. O dia hoje começou com 17ºC e deve esquentar de forma moderada nas próximas horas, até novas chuvas se formarem.
    5 points
  31. se concretizando isso, será uma máxima sub-20 na região metropolitana do Rio em Novembro, sinceramente não me recordo disso ter acontecido na minha vida com 30 anos
    5 points
  32. A rigor, não há bloqueio. Mas apenas efeito pós-frontal, com a massa de ar seco e polar no centrossul do Brasil na primeira semana de novembro. Mas, até o momento, não há qualquer indício de bloqueio. Pelo menos o que eu estou vendo aqui. Há pontos muito bons desta FF. Modelos indicam volumes muito expressivos de chuva, para todo centrossul do país, não se limitando a uma restrita área. Dará uma segurança hídrica aí de uma semana, pelo menos, pro solo, ainda mais com a temperatura amena.
    5 points
  33. QUANDO VOCÊ ACHA QUE JÁ VIU DE TUDO... GFS... EUROPEU (AR POLAR CHEGANDO À VENEZUELA). GEM...
    5 points
  34. Nem em uma reanálise do século passado imaginaria vê algo assim 😳 Se vier 40% disso, o estrago já vai ser feio!
    5 points
  35. Me lembro de uma tarde de 17 ºC em janeiro, foi em 2009. Acho que o frio mais significativo fora de época, claro que estava nublado e garoando. em 2007 lembro do saudoso Paulo Sant'Anna, comentarista muito conhecido aqui no RS, reclamando que já era novembro e ainda fazia frio. Recordo tbm, embora eu era muito novo, de tardes bastante frias e nubladas em dezembro de 1999. em la niña é comum mesmo esses episódios. Vamos ver o que o 12Z do GFS que já começou a rodar reserva, já que na 06Z mostrou dois dias gelados com umidade p cá
    4 points
  36. El domingo se presento estupendo y soleado, tuve un cumpleaños al aire libre y la diferencia entre estar a la sombra y estar al sol era enorme! El sol ya esta bastante fuerte, pero el aire muy frio! Eso es tipico de esta estacion. Las temperaturas extremas presentaron un rango perfectamente primaveral, la mañana fria y la maxima templada:
    4 points
  37. Temperaturas extremas durante el dia sabado en Montevideo (Melilla): Notar que la maxima fue a media mañana, la tarde fue gelida y se mantuvo clavada entre 11,5° y los 12°C durante toda la tarde. Con lluvia y viento, ese rango de temperaturas fue una tarde tipicamente invernal! A fines de octubre! El sol aparecio por unos pocos breves momentos al mediodia entre las nubes acompañando la lluvia.
    4 points
  38. Claro!!! Relax! Mas como eu adoraria que fosse verdade aqui embaixo... Aqui é o inverso daí... Enquanto torcem por calor, já estamos torcendo pelo frio aqui. É muita diferença. Tenho parentes em Curitiba que estão na mesma também... Querendo "calor" e cansados do frio.
    4 points
  39. Renan, o Cemaden, instalou somente um pluviômetro, o antigo secretário de meio ambiente, pediu 2 no início de 2017, mas liberaram um( ele fica a 300 m daqui de casa), ficariam nos extremos da área urbana. O outro pluviômetro automático, fica na saída norte, uns 600 m daqui, é do INEA, instituto do meio ambiente(tenho contato direto com o técnico responsável pela manutençao do nível do rio e do volume de chuva, digo para ele, eu meço a chuva com pluviometro padrão e o Cemaden tem um aparelho a 300 m do INEA, com isso cobro um manutenção séria). Um pluviômetro que fica 2,5 km sudoeste daqui de casa, passou de 150 mm área rural. Outro aparelho do meu colega agricultor, que mede chuva desde 2020, transbordou, mede ate 135 mm, o sítio fica 4 km linha reta a sudeste daqui. Esses pluviômetros de pouca capacidade em mm, até 135 mm, são pouco eficientes em grandes volumes de chuva, as gotas caem dentro e parte da agua pula fora do pluviometro, se o nível da água estiver a menos de 10 cm da boca do aparelho( eles começam a perder a medida da chuva). O secretario de agricultura mora num sitio, 7 km linha reta ao sul daqui, lá ele mediu 91 mm. No dia 8 de fevereiro 2022, a região Noroeste do RJ e algumas cidades da região de Muriaé, que fazem divisa com o RJ, registraram chuvas acima de 100 mm numa área bem grande, com isso na madrugada de 9 fev, a cidade de Miracema-RJ, começou a ser inundada, teve rua baixa ao lado de um córrego que chegou 2 metros de altura. Aqui o alagamento começou ao meio dia do dia 9/02. Em várias cidades a chuva foi maior do que na área urbana daqui. Mas o meu primo sec. agricultura mediu no sítio dele a 7 km ao sul daqui 160mm ( aqui medi 117mm).Na cidade de Patrocínio foi acima de 140 mm, poucos km pode ter uma boa variação nos volumes de chuva, em chuvas que caem por horas seguidas. No temporal do dia 19 a diferença entre INEA e Cemaden,foi minúscula 89,6 INEA 89,4 Cemaden 89,0 aqui em casa. As cidades com pluviômetros mais perto daqui em funcionamento, são Patrocínio do Muriaé( 11,5 km linha reta Noroeste) e Águas do Raposo, fica a 13 km linha reta ao norte. 50mm em Raposo 31 mm Patrocínio 61 mm convencional de Itaperuna, 23 km a leste daqui.
    4 points
  40. Cara de bloqueio forte depois...mas calor em novembro é normal, então bora ter umas mínimas e máximas bem fora dos padrões para um novembro
    4 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.