Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 11/16/21 in all areas

  1. Minha estação Ecowitt falhou hoje... 😢 Começou a falhar pela manhã (como dá para ver pelos buracos no gráfico) e morreu às 11h34 quando fazia 20,3ºC. Vendo as máximas da PWS do Riacho Grande e da Estação Marsilac, deve ter feito uns 21, 22ºC, mais ou menos. R.I.P. (espero que ressuscite, rs) A tela fica assim, com a umidade relativa zerada e não mostra a temperatura. Alguém já teve esse problema?? Já troquei as pilhas e resetei mil vezes o gateway. O sensor externo WH32 volta a funcionar de vez em quando e depois fica assim, zerado e não transmite sinal pro gateway. Vou fazer mais uns testes e ver se volta a funcionar em breve. Oremos... O pior é que eu dei o meu sensor anterior pra um amigo, rs. Fiquei sem opções. ------------------------------------------------------------------------------------------- Quanto ao monitoramento: Houve neblina fraquinha hoje, mas apenas após as 17h30. Foi um dia de sol entre nuvens com muito vento marítimo. A mínima na ecowitt (antes de falhar) foi de 12,0ºC. Novembro até aqui (espero que o sensor volte a funcionar, pra tabela não ficar pela metade 😭😞
    15 points
  2. Hoje esquentou bastante, mínima de 22° e máxima de 32°, várias cumulus se desenvolveram, e muito isoladamente, algumas conseguiram evoluir para congestus. Por do sol:
    8 points
  3. Melhor comprar outro sensor. Quando começa a falhar ou descalibrar vai só piorando. = Ontem teve sol entre nuvens e esquentou um pouco mais, a máxima chegou a 27,1°C. O dia de hoje começa abafado aqui em Blumenau, mínima de 19,3°C. Faz 21,5°C com 86% às 7:15
    7 points
  4. Bom dia.. Notícia triste 😢 Me fez lembrar o dia em q interrompi definitivamente minhas observações na baixada pq roubaram os sensores e destruíram a estação. Ficamos desamparados com esse tipo de situação, principalmente pq os dados não coletados nunca irão existir. Não se trata de um trabalho "adiado" q pode ser refeito depois. As tabelas da tua estação são muito, muito interessantes e eu espero q consiga resolver logo. Abraço
    7 points
  5. MAIS UMA BAIXA ACENTUADA SOBRE O INTERIOR DE SP NA QUINTA-FEIRA. APESAR DA AUSÊNCIA DE CHUVAS SIGNIFICATIVAS EM BOA PARTE DO INTERIOR, ESTAS BAIXAS EXTREMAS SEGUEM COMUM NESTE ANO. QUE VENHA BASTANTE ÁGUA!
    7 points
  6. Buenas tardes a todos, recuperé mi cuenta! Estuve unos dias sin postear por que el sistema no me dejaba entrar. Aqui estamos teniendo una jornada fresca para la epoca en Montevideo, a las 15hrs 17,5°C, nuboso y un poco ventoso,dia gris, pero no llueve, donde si llueve y hay tormentas en el noreste del pais , en la ciudad de Treinta y Tres caluroso y 29,6°C, en Punta del Este frescos 16,2°C:
    6 points
  7. Hoje foi um dia de calor na cidade de São Paulo. Tivemos bastante sol, variação de nuvens altas (Cirrus e cirrostratus) e alguns cumulus. A sensação de calor só não foi pior porque ventos fracos a moderados estiveram presentes o dia todo. Mirante (Aut): 15,5°C / 31,3°C Interlagos: 14,0°C / 29,2°C IAG: 13,9°C / 30,4°C Estamos passando da metade do mês e a coisa continua ruim em termos de chuva. O Mirante acumula 24,2 mm neste novembro até hoje. A média 1991-2020 para o mês é 143,6 mm. Na estação do INMET em Interlagos: 16,6 mm.
    5 points
  8. Tarde abafada em POA! Bati 32,1°. Mas nesse vídeo das 16 h já estava um pouco menos quente. Agora o vento está virando e vai chover. Há pouco fazia 28,2°. Segue o vídeo!
    5 points
  9. Dia típico de meados de Abril por aqui. Após mais uma boa mínima (13°C), o dia é de céu com algumas nuvens e máxima foi de 27,4°C. A sensação é de calor quando ficamos expostos à insolação, que nessa época do ano já é muito intensa.
    5 points
  10. Hoje amanhecemos com mínimas variando de 13/14ºC. A segunda metade do mês será uma verdadeira gangorra com alguns dias interessantes e calor pontual não fugindo da normalidade:
    5 points
  11. Novembro de 2020 foi o novembro mais chuvoso no Ceará desde início dos anos 70. Me parece que novembro de 2021 vai quebrar esse recorde.
    5 points
  12. Deixo aqui minha contribuição, escrita no meu tópico de monitoramento e instrumentação, sobre sensores em abrigo de pratos. Esta é a mais nova atualização do meu sistema de monitoramento em Nova Santa Rita, e Portão. O grande benefício que me motivou a migrar para os pratos é a resposta instantânea à mudanças bruscas e o fim do amortecimento de extremos e da inércia térmica. O abrigo convencional agora será utilizado como apoio para armazenar com segurança baterias e componentes eletrônicos, vulneráveis à ação do tempo. Confesso que é algo libertador.
    5 points
  13. Dias maçantes por aqui. E pior: com calor. Nesse feriado tive variação de 19,2° a 32,4°. Sol e quase nada de nuvens. Ao menos não foi abafado. Segue o vídeo que gravei no Parque Germânia às 18:20.
    5 points
  14. Variação hoje 10,7/23,7°C em casa. Final do dia, com vista para oeste e também sudeste 👇 Agora, céu pouco nublado, quase claro e 16,7°C.
    5 points
  15. MONITORAMENTO EM ABRIGO DE PRATOS Estações de baixada em Nova Santa Rita (INOVAS2) e Portão (IPORTO152) estão operando com sensores em abrigo de pratos. O objetivo principal é dar resposta instantânea à mudanças bruscas e fim do amortecimento de extremos, juntamente com a necessidade de armazenar componentes eletrônicos e baterias, em lugar protegido das intempéries do tempo. Abrigo convencional agora está sendo usado para armazenar estes componentes vulneráveis com segurança. Os abrigos de pratos foi uma inspiração do @Felipe Backendorf, que acompanhou todos os resultados dos testes de calibração e desenvolvimento de ideias para fazer esta transformação. Os abrigos foram calibrados e aprovados junto à estação automática Ambient Weather WS 2902, popularmente apelidada de "drône" pelos amigos do BAZ. Recomendo seriamente a leitura deste tópico, pois muita (quase toda) informação referente à montagem e projeto dos abrigos estão aqui: Na Quinta São José, foi feito um abrigo caseiro composto de 12 pratos de inox pintados de esmalte branco brilhante para os sensores HOBO e La Crosse, provisoriamente, pois um novo abrigo de pratos dará lugar a este em breve. Em Portão, foi instalado um abrigo modelo Davis 7714 Radiation Shield, composto por 8 pratos de melamina, com os sensores HOBO e Ecowitt WH32. Junto à Ambient Weather, a diferença média e extremos entre os 3 foi desprezível, inferior a 0,1°C em 24 horas. Abrigo de pratos da Quinta São José, instalado em 06/nov/2021: Abrigo de pratos de Portão, instalado em 12/nov/2021:
    4 points
  16. Boas mínimas, no feriado de hoje, nas "baixitudes" do Vale do Ribeira: 11,4°C Registro UNESP (19 m) 13,5°C Juquiá (25 m) 14,1°C Iguape (Litoral) 14,4°C Jacupiranga (44 m) 14,5°C Sete Barras (30 m) 14,6°C Miracatu (34 m) 14,9°C Eldorado (27 m) *Estações do CIIAGRO.
    4 points
  17. Boa tarde. Resumo de domingo e segunda: dias frios, resumo de hoje: dia fresco (considerando a época e o fator vento sempre constante, que gera mais sensação de frio, claro). Máximas na faixa 28-24 e mínimas 19-17. Detalhe: TODOS com presença de nebulosidade baixa vinda de NO em algum momento. Muito provavelmente amanhã esse tempo acaba e o calor mais desconfortável volta... Por pouco tempo, como já visto no tópico, devido a instabilidade no interior de SP que muito provavelmente irá se deslocar para o Triângulo. Espero que se confirme 😁
    3 points
  18. Estas mp mais fortes e tardias não está favorecendo que a termodinâmica se estabeleça, vendo assim parece uma dinâmica de início de outono, vamos ver pelo menos a chuva desta ff se confirma, apesar de colocarem um acumulado alto até domingo a chuva se concentra na quinta e sexta-feira, no sábado já esfria e domingo nem há previsão de chuva a FF já estará no ES , há uma outra sendo esperada lá pelo dia 25.
    3 points
  19. Tarde chegando ao fim com céu mais aberto em São Paulo, após predomínio de nuvens altas do tipo cirrus. Nas estações do CGE, temos temperaturas entre apenas 19 graus no extremo sul e 24/25 graus em áreas mais ao norte da cidade. Imagem do satélite das 17:10 mostra apenas cúmulos e cirrus sobre o estado de SP. Os cirrus que até a primeira metade da tarde estava predominando sobre a Grande SP se deslocou para norte. A nebulosidade está realçada em laranja.
    3 points
  20. Boa tarde! Ao contrário do que ocorreu no sábado, nesta segunda tivemos o registro de SUB-10 na zona sul paulistana. - CGE MARSILAC: 7,6℃ - CGE CAPELA DO SOCORRO: 8,5℃ Outros registros: - CGE SÃO MATEUS: 11,6℃ - CETESB PICO DO JARAGUÁ: 11,9℃ - IAG: 13,3℃ - INMET SESC: 13,4℃ - INMET MIRANTE: 14,2℃
    3 points
  21. Voltou a chover forte novamente no sul do Ceará na madrugada de hoje. Este mês está tendo uma boa frequência de dias com chuva na área que vai do oeste da PB ao sul do CE, mas com menor volume na PB. Martinópole fica no noroeste do Ceará, quase no litoral. A AESA não atualizou hoje, se atualizar amanhã (assim espero), eu posto os volumes de sábado pra cá.
    3 points
  22. Aqui em Blumenau o destaque de novembro é as máximas baixas, não tive nenhuma máxima de 30ºC ou mais até agora. Hoje fecha a primeira quinzena e a média máxima está em apenas 25,1ºC (normal é 27~28Cº). Também é notável a ausência de chuva significativa, apenas 19,8mm. Anteontem a máxima foi de apenas 21,4ºC, bem baixa pra época, a segunda menor da minha série pra Novembro (2016-2021). Hoje tenho sol entre nuvens e, após mínima de 18,3ºC, faz 24,6ºC com 66% às 11h.
    3 points
  23. Bom dia a todos. Hoje registrei uma mínima típica de Julho neste mágico mês de Novembro. O valor alcançado foi de 10,6°C, sendo assim eu obtive a SEGUNDA MENOR temperatura já registrada para um mês de Novembro em minha estação. O recorde é de 09,8°C em Nov-16, que também é a única mínima sub-10 do mês. Além do frio, o outro destaque é a ausência de calor. Na minha casa foram apenas 4 máximas de 30 graus ou mais, a máxima absoluta está em 31,2°C. Certamente estou vivendo a melhor primavera em muitos anos. E os oceanos ao nosso redor dão a entender que este verão deve ser bem suave, pois essas são as anomalias de temperatura hoje:
    3 points
  24. PIRAQUARA teve hoje sua mínima absoluta do mês de Novembro/21, com 8,5°C às 2h41 da madrugada, e pelo horário da pra ver q havia um potencial para uma keda de uns 2°C até às 5/5h30, porém vieram nuvens e houve a elevação.. Está sendo um mês bem fraco para mínimas, justamente devido à nebulosidade persistente e aos ventos do leste. Lembrando q em 2020 tivemos uma excelente mínima no dia 7/11, com 4,4°C Infelizmente também, choveu apenas 26 mm até agora e já estamos entrando na segunda quinzena do mês 😐
    3 points
  25. Bom dia... Máximas: Piatã -Bahia - 14/11 Diamantina - Minas Gerais - 13 e 14/11
    3 points
  26. Variação ontem 10,8/22,1°C e finalmente sol em boa parte do dia, com alguns chuviscos ao amanhecer. Vento ainda frio do leste. Tarde com muitas Cirrus..
    3 points
  27. Hoje tivemos outro dia bem aproveitável com bastante sol e temperaturas mais elevadas na parte da tarde. A circulação dos ventos oceânicos permaneceu e em vários momentos, como no final da tarde chegou a estar frio, apesar do sol forte.. Nuvens baixas ainda eram vistas na região serrana todo o período mas pouco avançaram até Curitiba, por exemplo. Nuvens altas também foram observadas. O vídeo é das últimas 2 h da tarde, quando o Sol já havia baixado bastante. As nuvens são da família "cirrocumulus" 👇
    2 points
  28. Não sabia, que legal, a região aqui carece de monitoramento. Pelo jeito deve ser bem próximo do limite de município com Lafaiete ou ali na região do distrito de Monsenhor Isidro indo pro lado de Ouro Branco, pois pela altitude é mais provável que seja pro lado de cá já que o centro de Itaverava é fundo, fica na altitude de 720 metros. Me passa o link dessa PWS pra eu acompanhar, deve bater bem com o INMET Ouro Branco pois a altitude é quase a mesma
    2 points
  29. Clima suave, máximas baixas e chuvas bem abaixo do esperado. Aí vc está com 20 mm e aqui estou com 25 mm. Bem ruim. Difícil ter temperaturas e precipitações na medida certa.
    2 points
  30. Mínimas de hoje em São Bento do Sul: 8,8°C Epagri Rio Vermelho 9,8°C Epagri Mato Preto 10,9°C Incoterm Rio Negro 11,3°C Samae Centro No momento temos sol com poucas nuvens e temperatura em 22,1°C.
    2 points
  31. Sábado tivemos algumas aberturas de sol à tarde e a sensação era de frio devido ao vento marítimo constante. Sábado: 10,8ºC / 17,7ºC No domingo os mesmos ventos estiveram presentes, mas o sol predominou na maior parte do dia. Domingo: 10,6ºC / 21,4ºC Foi um fim de semana muito agradável. Foram duas madrugadas sem neblina e com pouca ou nenhuma nebulosidade, o que possibilitou mais duas mínimas na casa dos 10,xºC. Dia 06/11 fez 10,3ºC.
    2 points
  32. Dia abafado em Vacaria, máxima de 27,4 e mínima de 13,1, pela tarde muitos trovões e um pouco de chuva que não acumulou nem 1mm no INMET, agora a noite a chuva veio forte acompanhada de muitos trovões e relâmpagos. Vídeo da chuva de agora a noite: VID-20211116-WA0008.mp4
    1 point
  33. Triste, mas infelizmente parece q será uma realidade comum neste verão q se aproxima..
    1 point
  34. Dia com variação de 10,9/22,6°. Sol do amanhecer até o fim da tarde. O que de fato tem sido uma raridade por aqui!! No momento temos 18,6°C no bairro Rio Negro.
    1 point
  35. Acabei não tendo muito tempo pra testar mas a diferença entre o distanciamento [entre os pratos de alumínio] de 1,6cm (10 pratos) e 1,3cm (12 pratos) nesses poucos dias foi notável: De qualquer maneira ambos modelos funcionam.
    1 point
  36. Grandes acumulados de chuva em Minas(parte norte/noroeste da Zona da Mata, região de Ouro Preto, Ipatinga, Coronel Fabriciano, região de Governador Valadares e Teófilo Otoni) e ES( desde Guarapari até a cidade de Aracruz no centro do ES), nos último 35 dias, estações do Cemaden, com acumulados acima de 400 mm nos dois estados, sendo que no ES, tem município com valores acima de 600 mm. Na estação Santo Antônio do Leite/Ouro Preto, acumulou 710 mm (soma de 522 mm out e 190 mm novembro). Pelo boletim divulgado pelo Ronaldo Coutinho no dia 12, as chuvas continuarão intensas até dezembro, em Minas e ES
    1 point
  37. Tem uma instabilidade forte e isolada na região de Cajazeiras, no extremo oeste da PB. Mais cedo por volta das 20h se formou um Cb bem elétrico na região de Catolé do Rocha:
    1 point
  38. Também não me lembro de algo assim na estação Cercadinho. Mas vale lembrar que ela foi inaugurada em 2014, então a maioria dos meses que ela vivenciou foram quentes ou normais. Acredito que se a estação já existisse em 2011 ela teria registrado algo parecido, pois naquele ano tivemos muitos dias fechados e bastante frios para a época. Quem me acompanha a anos aqui no BAZ sabe o quanto eu gostei de 2017 por ser um ano com boas anomalias negativas e um ótimo inverno. Mas olha, acho que 2021 superou pelo agregado. O outono foi bem fraquinho mas todo o restante deste ano foi muito bom para BH, tanto em frio quanto em chuva. Esse mês de novembro está consagrando em definitivo. Meu top five do século XXI em BH atualizado seria: 1 - 2021 2 - 2017 3 - 2010 4 - 2020 5 - 2011
    1 point
  39. Tarde gelada para o leste do sudeste no mês de Novembro. Prestes a entrar no verão climático. Este ano mais tardio, graças a Deus. Impressiona como estas FF marítimas fazem lugares altos no nordeste/norte de Minas sentirem frio, como Angelândia, Capelinha, Diamantina etc. No ES: • INMET Santa Teresa (975m) 11,6/17.0°C. • PWS Afonso Cláudio - Sitio Santa Joana (1108m): 11,6/17,9°C. • PWS Castelo - Chalé/Sítio Monte das Oliveiras (1150m): 10,6/15,4°C. PWS Vitória - Goiabeiras (5m): 17,7/20,9°C. Agora faz apenas 12,7°C em Santa Teresa. Norte Capixaba (100-200m) também sentiu friozinho. Maximas entre 19,5 e 21°C. Mesma coisa o sul da Bahia e Vale do Mucuri, em MG. No RJ: •INMET Nova Friburgo - Salinas (1070 m): 7,8/16.0°C. • INMET Teresópolis (981m): 9,2/15,8°C. • PWS Petrópolis - Mosel (951m): 9,1/16,7°C. • INMET Petrópolis - Pico do Couto (1777m): 4,1/11,4°C. • INMET Rio de Janeiro - Copacabana (25m): 17,3/23,2°C. No Morro da Urca (156m) máxima de 20,4°C. São Conrado (6m) 21.0°C. Alto da Boa Vista com certeza sub-20, bem como demais pontos altos. • Resende - Visconde de Mauá (1295m): 8.0/16.0°C. Em MG: •INMET Juiz de Fora (937m): 10,8/17,9°C. •INMET Barbacena (1169m): 9,4/17,4°C. • PWS Ressaquinha (1080m): 10,4/16,8°C. • PWS Arame (1016m): 10,7/16,9°C. • INMET Ouro Branco (1048m): 11,8/17,4°C. • RMBH aos 1200/1400m com máxima na casa de 17/18°C. • INMET Diamantina (1359m): 13,2/16,7°C. • PWS Angêlandia - Fazenda Sequóia (860m): 13,6/14,8°C. • PWS Aiuruoca - Sítio Águas Claras (1479m): 4,7/19,8°C. • PWS Campos do Jordão - Rancho do Tinho (1648m): 5,6/15,8°C.
    1 point
  40. Post extremamente explicativo para a interferência das árvores em uma estação. Por esse motivo enchemos tanto o saco com o padrão OMM nas estações.
    1 point
  41. EXCELENTE! FICOU BEM CLARO O QUÃO IMPORTANTE É A VENTILAÇÃO NO ABRIGO PARA UMA MEDIÇÃO CORRETA DA TEMPERATURA DO AR👍
    1 point
  42. INTERFERÊNCIA DE SUPERAQUECIMENTO POR PROXIMIDADE DE ÁRVORES/MATA EM FUNDO DE BAIXADA A massa polar do período de 19 a 25/set teve as condições meteorológicas ideais para se verificar, em um importante teste, os efeitos de uma grande adversidade nas principais estações particulares E INCLUSIVE OFICIAIS: o superaquecimento causado pela presença de árvores, muitas vezes invisível para alguns instrumentos mais simples, e também aos olhos de alguns teimosos. O objetivo do teste é simples, e tem duas finalidades: - Verificar o potencial de mínima absoluta no extremo fundo da baixada. - Verificar a interferência nas máximas em ambiente próximo de mata ciliar de córregos no fundo de vale/baixadas. Para isso foi colocada a segunda estação (em vermelho) a 66 metros mais adiante no campo, à uma distância de 17 metros da borda de uma área de mata fechada, na qual tem cerca de 150 metros de diâmetro na encosta, com um desnível de cerca de 1 metro da estação atual da Quinta São José (em azul), que está no seu local definitivo. As condições do tempo foram de advecção polar no dia 19/set, auge da MP em 20 e 21/set com mínima absoluta flopada (não estabilizou), e infiltração de ar quente em altitude com frio raso residual estável nos dias finais. As condições do tempo foram de dias razoavelmente ventosos de leste, com céu praticamente limpo e sem nuvens, sendo as três últimas tardes com cirrus, e bastante insolação de modo geral. As umidades relativas mínimas no período da tarde ficaram entre 40 e 50%. As duas estações ficaram por 6 dias registrando as temperaturas instantâneas em um intervalo programado de 60 segundos entre leituras. Os dados registrados foram os seguintes: Abaixo, o gráfico mostra as leituras instantâneas e o comportamento das duas estações ao longo destes 6 dias: Mínimas Fica claro que as mínimas são mais agressivas pelo fato de estar mais no fundo do vale que a estação definitiva. Ali, o acúmulo de ar frio é mais forte e sua diferença média na madrugada costuma ser CONSTANTE, em cerca de -0.5°C (±0.1°C), não mais que isso. A madrugada de 23/set (mais estável do período) mostra com clareza que a estação do fundo mantém A MESMA diferença de temperatura durante a madrugada inteira. Uma diferença de -0.6°C indica ser um limitador no potencial de acúmulo de ar frio daquele ponto na mínima absoluta de uma MP estável (exemplo 15/jul/2020), ou seja, ESTE SERÁ O POTENCIAL MÁXIMO, não existe milagre. As mínimas não necessariamente devem ser 0.5°C mais baixas, pois esta é uma diferença média que ocorre ao longo da madrugada, não tendo que ocorrer especificamente no instante da mínima no amanhecer. A temperatura mínima dessa massa polar ocorreu no dia 21/set, e sua diferença entre as estações foi de 0.43°C (4.19°C e 4.62°C). Máximas Por outro lado, as máximas durante o dia mostram claro superaquecimento devido ao bloqueio da ventilação causado pelas árvores. Esse padrão de interferência é observado em TODOS OS DIAS, com ou sem vento, e inclusive quando o céu está nublado. Nos dias ensolarados e sem vento, situação em que o superaquecimento é mais grave, a temperatura pode desviar em até +0.9°C (±0.3°C) relativo à estação melhor ventilada. Diferença As diferenças simultâneas entre as duas estações está ilustrada no gráfico abaixo: Perceba que a temperatura cai muito rápido ao entardecer. Assim que o sol se aproxima do poente, o fundo da baixada não recebe mais incidência de sol, e o acúmulo de ar frio começa alguns minutos antes da estação mais acima. A maior diferença entre as duas é registrada neste momento, em que a estação do fundo imediatamente pára de receber luz solar. A maior diferença instantânea observada foi de 1.6°C (18.2°C e 16.6°C) às 17:35 de 21/set. Padrão Observado Ao fazer a média instantânea dos 6 dias da amostra de dados coletados, foi possível perceber o seguinte padrão de superaquecimento: Outro detalhe que é possível perceber: quando se tem obstáculos a OESTE da estação, o superaquecimento se dá, em média, ANTES do meio-dia solar. Quando foi feito o teste de interferência e superaquecimento da estação de casa, os obstáculos (casas) estavam a LESTE e SUL da estação, logo, o superaquecimento observado ocorria DEPOIS do meio-dia solar. Nesse caso, cria-se uma própria ilha de calor em torno da mata, que afeta diretamente os dados da estação. Mínimas são mais acentuadas pelo efeito do maior acúmulo de ar frio do fundo do vale, e máximas proporcionalmente agravadas de acordo com a absorção de calor do sol ao longo do dia, com o seu pico exatamente ao meio-dia solar. Observação: A estação do fundo estava a 2,00 m de altura, enquanto que a atual se encontra a 1,50 m. Isso agrava ainda mais o estudo, pois se ambas estivessem a 1,50m, os desvios dos extremos seriam potencializados mais ainda. No dia que instalei tive uma certa dificuldade de fazer o furo no solo para cravar o ferro de suporte, devido ao solo muito mole, por isso ficou mais alta. Lembrando que o teste anterior comprova que os abrigos e os instrumentos utilizados neste teste encontram-se perfeitamente calibrados.
    1 point
  43. ENCERRAMENTO DOS REGISTROS DA ESTAÇÃO DE CASA E TESTE DE ILHA DE CALOR Nesta semana, decidi dar um novo rumo à minha estação de casa, no município de NOVA SANTA RITA/RS, após 4 verões e 5 invernos de operação ininterrupta (1630 dias), localizada nas coordenadas -29.86407,-51.26062 na altitude de 42 m. O motivo do desligamento é o aperfeiçoamento do monitoramento, pois será feita a troca de lugar do abrigo e dos sensores. Imagem 01: Estação de casa (15/mar/2020) O novo local do abrigo será um topo em Nova Santa Rita (ainda a definir), e também incluirá a aquisição de um novo sensor com datalogger de melhor precisão e qualidade, igual os outros 3 sensores das demais estações (HOBO UX 100-011A), assim sendo uma nova estação no município. O antigo registrador de dióxido de carbono irá para a estação da Quinta São José/Baixada, para auxiliar no monitoramento de acúmulo de gases pesados, na qual o acúmulo de ar frio das mínimas absolutas se enquadra, vide análise abaixo. Outro motivo é a consulta dos dados online em tempo real da Quinta São José/Baixada, que está a apenas 633 metros de casa em linha reta e dispensa o monitoramento in loco, uma vez que os dados são correspondentes. https://www.wunderground.com/dashboard/pws/INOVAS2 E ainda, o local onde foi coletada esta série de dados, não é o ideal. A inclusão de casas e pavimentação nos arredores do ambiente, causando interferência na ventilação e formação de ilhas de calor, faz com que os dados não tenham tanta qualidade quanto às demais estações, provocando máximas artificialmente maiores que naturalmente teriam. Imagem 02: Localização da estação no Loteamento Recanto da Quinta, em Nova Santa Rita/RS, indicada pelo círculo vermelho (18/mai/2020): Imagem 03: Situação de relevo de onde ficou a estação operando no período, indicada no ponto vermelho. Início dos registros: 11/mar/2016 Término dos registros: 27/ago/2020 Alterações e ajustes pertinentes no monitoramento ao longo do período que tiveram interferência nos dados obtidos: 01/mai/2019 - Afastamento da estação da casa de 2,80m para 8,30m. Resultado: mínimas até 1.0°C mais baixas. 15/ago/2019 - Remoção de uma chapa interna que cobria o datalogger. Resultado: agravou-se os extremos, e dados ficaram excessivamente amplitudinosos. 09/jun/2020 - Substituição da base de chapa metálica do abrigo por tábua de madeira. Resultado: máximas superaquecidas foram corrigidas. Ainda assim, foi comprovado que o Loteamento onde fica a estação de Casa tem efeito de ilha de calor das edificações da volta. O teste é simples, foi feito apenas colocando o abrigo lado a lado com a estação da Quinta São José/Baixada e aferindo possível desvio de temperatura. Com um sensor em cada abrigo, em um dia ensolarado e quente, foi aferida temperatura máxima mais alta em Casa quando o sol incide sobre o oeste/noroeste. Porém, ao colocar os abrigos lado a lado, tiveram temperaturas idênticas em todos os instantes, com boa ventilação e sem interferência. Imagem 04: Localização dos dois pontos testados: Imagem 05: Quinta São José com os dois abrigos sendo testados em 29/ago/2020 Nos dois experimentos foi utilizado o sensor da LaCrosse no abrigo de Casa, e sensor Hobo no abrigo da Quinta São José. O teste foi importante para comprovar além da existência da ilha de calor nas proximidades das casas do loteamento. Foi possível comprovar também que ambos abrigos se encontram em perfeitas condições de operação, mesmo após 4 anos e meio de uso.
    1 point
  44. ANÁLISE DETALHADA DA MASSA DE AR POLAR DE 15 JUL 2020 (MÍNIMA ABSOLUTA) A massa de ar polar que trouxe a mínima de 2020 para Nova Santa Rita e Portão foi de característica muito seca, bloqueada em Santa Catarina, e com relativamente pouco frio em altitude. Porém, trouxe estabilidade total na noite da mínima e ar extremamente seco em altura fez as mínimas despencarem nas baixadas. Abaixo, temos os mapas com a caracterização da massa polar, e evolução da entrada de ar seco e frio, com seus respectivos valores de temperatura e umidade. Pressão reduzida ao nível do mar: A pressão máxima desta alta polar, segundo modelo ECMWF, foi de 1029 hPa, um valor relativamente baixo. Altas com máximas acima de 1030 hPa são bem comuns, ainda mais se tratando de eventos de mínima do ano. Foi uma alta pequena em tamanho/abrangência, mas que passou perfeitamente no centro do Estado do RS, pegando parte de SC. Foi impulsionada por um ciclone (972 hPa) bem afastado do continente, o que fez com que o vento advectivo fosse significativamente fraco na véspera da mínima. Temperatura em 850 hPa: Essa MP teve um suporte fraco no nível de 850 hPa (1500 m), com valores positivos sobre a região de Porto Alegre. A isoterma de 0°C ficou restrita apenas ao sul gaúcho. Temperatura em 925 hPa: Esse nível atmosférico é importante para ver o potencial de frio nas regiões abaixo dos 700m de altitude. Na região de Porto Alegre (nível do mar) os valores em 850 e 925 hPa foram praticamente os mesmos. Perceba que é muito mais significativa a parcela de frio raso que em altura nesta MP. Isso implica que mesmo topos na baixitude terão frio forte, porém topos em altitude não. Apenas valores de UR muito baixos na madrugada na região da Serra Gaúcha e Catarinense. Vapor de água precipitável: Este mapa é importantíssimo para se estimar o potencial de resfriamento noturno por irradiação. Uma vez qu ao carregar um suporte com menos vapor de água dissolvido, o lugar mais seco tem menor calor específico, e com isso, a temperatura diminui mais, para uma dada energia perdida por irradiação. A área mais seca se concentrou muito bem nos estados do RS e Serra Catarinense. Favorecendo que as baixadas resfriassem bem, aliadas à estabilidade da mp, dada a posição da Alta Polar, que coincidiu e se alinhou com a zona de secura máxima. Temperatura em superfície: A isoterma de 0°C atinge todo estado do RS e parte de SC, trazendo geada generalizada, incluindo até mesmo Porto Alegre e adjacências do Guaíba, o que é bastante difícil, devido a dificuldade de se ter ar seco e estabilidade próximo ao lago. Umidade Relativa em superfície: Esse é o grande responsável pelas diferenças microclimáticas causadas pelo relevo. Topos com UR baixíssimas aliado à temperatura baixa nos Campos de Cima da Serra trouxeram valores de Ponto de Orvalho bizarros. Valores abaixo de -20°C e até -30°C são absurdos até mesmo em montanhas. A exemplo disso, o que foi observado na estação do INMET de São Joaquim foi surreal: a estação simplesmente não conseguiu calcular o Ponto de Orvalho. Perceba que a temperatura sequer baixou de 3°C. Ponto de Orvalho em superfície: Na região de Porto Alegre e vales, o ponto de orvalho se manteve baixo durante a totalidade dos dias 14 e 15/jul, oscilando entre 0°C e 2°C. Este foi o grande aliado das baixadas. Nestes pontos, a temperatura não impediu de cair, mesmo com pouco suporte de frio em altura. A estratificação térmica aliada à estabilidade foi forte o suficiente para se registrar -10.0°C na estação da Vista Alegre, em Bom Jardim da Serra. Este foi o primeiro registro válido de -10°C na Região Sul do Brasil, desde 02/ago/1991. Imagem do Satélite na noite de 14/jul: A área onde predominava secura (vide mapa de vapor d'água precipitável) não teve ocorrência de nevoeiros. A divisão observada da zona é bem definida no litoral de SC, e o início da área úmida coincide com o previsto pelos modelos. A região de Florianópolis foi limítrofe, e o litoral norte de SC já teve interferência da zona de umidade, ficando de fora do auge da MP. Condições do tempo observadas em Nova Santa Rita: No período de 13 a 15/jul não foi observado nenhuma nuvem no céu. Atmosfera livre de vapor dágua. Durante a tarde dos três dias, foi observado vento fraco de quadrante oeste, que cessou completamente no início da noite de 14/jul. 13/jul - 17:02 - W 14/jul - 07:38 - NW 14/jul - 12:49 - W 14/jul - 18:14 - W 15/jul - 07:59 - W 15/jul - 17:37 - W Dados observados nas estações de Nova Santa Rita e Portão: Após uma sequência de dois dias chuvosos e saturados de umidade, a queda repentina no ponto de orvalho foi bastante aliviadora e confortável na tarde do dia 13/jul. A partir daí, a entrada de ar seco foi ficando cada vez mais intensa, com vento incrivelmente baixo, dada a distância do ciclone do continente. Estação de Nova Santa Rita/Baixada: Estação de Portão/Topo: Estação de Portão/Vale: Temperatura simultânea nas 3 estações: Nova Santa Rita/Baixada Portão/Topo Portão/Vale Registro de geada em Nova Santa Rita: Como previsto, geada cobriu os campos de Nova Santa Rita. Topos baixos e baixadas tiveram forte geada (orvalho sublimado), com intensa cristalização de gelo. A saturação do vapor (UR = 100%) na relva começou a ocorrer próximo das 21h com temperatura ainda positiva, e poucas horas depois, já começava a sublimar. A cristalização foi intensa, pois teve mais de 10 horas ininterruptas de formação cristalina. Foi uma combinação perfeita de saturação com temperatura negativa em relva. Em 07/jul/2019, apesar da temperatura mínima ter sido mais baixa, a cristalização teve pouco tempo de formação, cerca de 2 horas (das 5h ao amanhecer), pois no início da madrugada ainda tinha um certo vento que impedia a sublimação ocorrer. Com isso os cristais foram menores e os campos não ficaram tão esbranquiçados. Pode-se notar que em topos altos, a geada não se formou. O escoamento do ar frio do topo para as baixadas implicou em UR < 100% na relva do topo, e consequentemente, em 2 metros. Isto fez com que em nenhum momento a saturação fosse atingida, para que então a sublimação ocorresse. Era possível observar geada à sombra em topos baixos, mesmo perto das 09:00.
    1 point
  45. Sim, é da marca HOBO modelo UX 100-011. https://www.onsetcomp.com/products/data-loggers/ux100-011a/ É caro (125 dólares), porém dados são perfeitos e calibrados. Precisão de centésimo de °C e % (temperatura e umidade relativa) com resposta instantânea em tempo real, e com isso se consegue P.O. e demais parâmetros. Há modelos mais simplificados e mais baratos da mesma linha. Ele está fixado dentro de uma lata, protegido de respingos de chuva intensa, uma vez que não é resistente à água. e a mesma lata também ajuda a absorver as interferências de perda de calor interna por irradiação e ganho de calor de insolação. Os sensores de T/UR são externos, e isso faz com que a ventilação seja preservada, o que é importante para os dados serem reais e livres de interferências. Neste abrigo (Estação de NSR/Baixada) tem também a La Crosse junto, reportando no Wunderground (link no rodapé). A precisão dos dados, ou seja, a diferença entre os dois sensores é dentro do mesmo décimo de grau, na casa do centésimo (±0.1°C). Pra quem gosta de micrometeorologia e análise de microclimas em estações próximas é excelente. Por enquanto conto com este registrador de T/UR, para meu banco de dados. O fabricante também tem mais aparelhagens, como anemômetros, pluviômetros, e outros acessórios e sensores, com o mesmo padrão de qualidade e precisão. Recomendo muito.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.