Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 11/03/21 in all areas

  1. Bom dia... Há exatamente 1 ano atrás eu tive a oportunidade de presenciar e fotografar a maior granizada da minha vida: o dia 3/11/20 foi marcado pela repentina passagem de uma violenta frente fria q trouxe ao leste do Paraná, não somente uma das maiores tempestades de granizo, quanto um forte resfriamento q produziu até mesmo geada tardia nas baixadas. A menor temperatura na minha estação (na época) chegou à 3,6°C (já mencionado outras vezes), mas tal registro não foi tão surpreendente quanto as imagens q eu fiz durante a chegada e após o temporal do final da tarde do dia 3. Deixo algumas imagens pra relembrar o evento.. Supercélula chegando pelo oeste/sudoeste da vila 👇 Acumulação de gelo às 20h, cerca de 2 horas após o temporal 👇 Manhã do dia 4/11 ainda com muito gela na rua de casa 👇 Outras cidades do Sul também foram castigadas pelo granizo e entre elas se destacam: Papanduva e São Joaquim/SC q tiveram acumulação semelhante à Curitiba. A dinâmica do meio da primavera/2020 foi incrível, bem diferente de 2021, infelizmente.
    13 points
  2. Ainda sobre o aparecimento dos musgos principalmente nas calçadas das ruas daqui de São Paulo, segue algumas fotos que eu cliquei hoje no meio da tarde.
    13 points
  3. O tempo aqui em BH seguiu o centro-sul do estado e exatamente o padrão de Conselheiro Lafaiete, inclusive nas temperaturas. Após dia extremamente chuvoso ontem, o tempo firmou após as 21h e, daí em diante, não houve mais precipitação mensurável. Devido ao excesso de umidade e o resfriamento da madrugada - mínima variou entre 16,9C e 15,3C - a cidade amanheceu com névoa generalizada e bancos de nevoeiro, principalmente próximo das serras: A vista pra área central, no nível da rua, mostra a névoa: A manhã ainda foi nublada porém, após o horário do almoço, o sol apareceu com força e a tarde foi linda, azul e agradável, principalmente pelas temperaturas que não subiram além dos 27,6ºC com UR baixando aos 45%. O sol, felizmente, tende a aparecer entre nuvens nos próximos dias. Agora (22h), céu limpo e 21ºC.
    13 points
  4. Noite de garoa e momentos de céu parcialmente nublado, sempre com vento leste/sudeste e temperatura de 17°C. O poente hoje foi muito colorido 👇 Nuvem "rolo" giratória nas proximidades da Serra do Mar às 17h. Não me atentei ao detalhe anteriormente 👇
    12 points
  5. Um incêndio próximo à Lagoa Xambrê provocou essa pirocumulus, que foi visível da cidade:
    11 points
  6. Variação hoje em casa 15,3/22,6°C com garoa e sol durante boa parte da manhã e céu parcialmente nublado e bastante sol à tarde. Os ventos do quadrante leste não deram trégua e mantiveram a atmosfera resfriada, mesmo com os períodos de céu quase limpo entre 15/17h. No leste, região serrana, houve garoa ao entardecer e não teve sol naquela região montanhosa. Vídeo gravado entre 16/17h30 e destaque para o arco-íris 👇
    9 points
  7. Formação única e muito potente q surgiu ao entardecer no extremo norte de Curitiba. Primeiramente vi q se tratava de uma grande Congestus evoluindo para Cumuloninbus por volta das 17h30. Infelizmente não resistiu ao ataque dos ventos frios de leste e se dissolveu antes do poente.
    9 points
  8. Os últimos dias foram chuvosos e Outubro acabou fechando acima da média na precipitação aqui em casa. Hoje o sol voltou a brilhar, mas entre muitas nuvens. Os extremos do dia foram 18,7ºC/28,0ºC e estava abafado: Pelo euro vem aí mais uma sequência de dias com nebulosidade e ventos de leste, vento este que aliás não parou de soprar, só a umidade diminuiu um pouco hoje. O lado bom é que ao menos serão dias com temperatura consideravelmente abaixo da média, o que "encurta o verão" (ainda assim prefiro sol). 23,9ºC 77% às 18:30 em Blumenau. Ontem e hoje novamente ouvi o canto da cigarra e lembrei do @Luide Luckmann. Parece que a 'temporada de cigarra' começou mais cedo esse ano.
    9 points
  9. Sobre enchentes e prejuízos com as chuvas, o grande problema da cidade de São Paulo e de muitas cidades brasileiras é a ocupação indiscriminada das várzeas dos rios e córregos e de áreas de risco. Tenho um amigo, engenheiro civil, com longa experiência em projetos de obras urbanas. E ele é taxativo: várzea de rio tem que ser preservada, não pode ser ocupada. Os geógrafos já dizem: várzea é o leito maior do rio, isto é, o leito do rio na época das cheias. Se ocupamos este espaço, certamente sofreremos as consequências. Aqui em Sampa, em uns 90/95% da área urbana da cidade não acontece nada com um chuvão de 100 mm. O problema é que a maioria das principais vias de tráfego e algumas linhas de trens ficam nos 5% problemáticos: fundos de vale, próximas a rios, sobre rios e córregos canalizados, etc, etc. E aí, a cidade para. Com a total impermeabilização e o relevo acidentado em grande parte da cidade, com muitas ladeiras, a água das chuvas chega muito rapidamente e em grande quantidade aos fundos de vale. Aí, os rios e córregos não dão conta do volume de água e transbordam. Uma coisa que observo é que as enchentes aqui em Sampa são tipo "piscinão". Dificilmente a gente vê aquelas torrentes assustadoras que arrastam carros, até caminhões leves e tudo que existe pela frente. Isso é coisa muito rara por aqui. Talvez porque, apesar do relevo acidentado, os principais rios e córregos daqui costumam ter pouca declividade. Eram típicos rios de planície, repletos de meandros, que fora sendo retificados. ---------------------------- Voltando ao monitoramento, Sampa alternou bons períodos de sol com variação de nuvens e períodos nublados. Em alguns momentos escureceu bastante, parecendo anunciar uma chuva que não veio. A tradição popular que diz que todo dia de finados chove... não se cumpriu hoje. Mirante (Aut): 17,0°C / 23,9°C Interlagos: 16,7°C / 22,8°C IAG: 16,8°C / 24,2°C
    9 points
  10. Com uma única chuva a partir dos 10 mm, aproximadamente, a vegetação já começa a enverdecer. Com uma chuva de uns 25 mm, por exemplo, já ficaria com um verde mais intenso, mais próximo com o da foto. E quanto maiores forem os acumulados a partir daí, mais intenso o verde vai ficando. Em relação ao monitoramento, ontem não choveu. Formaram-se apenas alguns núcleos nas redondezas à noite, mas que em nenhum momento ameaçaram aqui. Hoje os núcleos se concentraram ao oeste e sudoeste. Agora à tarde, o céu ficou cheio de nuvens altas e médias densas, impedindo a visualização do sol e, também, o surgimento de novos núcleos por aqui. Chuva isolada ao oeste hoje às 12:48
    8 points
  11. Belo por do sol em Sorocaba. Temos um pouco de nuvens médias por lá. Já em São Paulo, céu bastante nublado.
    8 points
  12. A título de curiosidade, abaixo um mapa da cidade de São Paulo de 1916. Para quem ainda não viu, observem como era o curso do rio Tietê antes da retificação, repleto de meandros (Atravessa a parte superior do mapa de leste para oeste, da direita para a esquerda). No canto inferior esquerdo se vê um trecho do rio Pinheiros, também cheio de curvas. O rio Tamanduateí também era assim mas na época deste mapa ele já estava retificado num bom trecho.
    8 points
  13. Hoje o dia começou com garoa alternando com aberturas de sol. Isso até metade da manhã. Em seguida o tempo abriu e tivemos um belíssimo dia c sol entre nuvens e muito vento leste. Variação de 14,9/21,7°C. Que beleza olhar pela janela de casa!!! Essa é a florada desse ano da Maria-mole: No momento temos 20,5°C.
    8 points
  14. O trimestre que termina obteve um feito notável: o trimestre Agosto/Setembro/Outubro teve a maior mínima absoluta em Indaial/Blumenau desde pelo menos 1975. O INMET de Indaial está offline desde fim de junho mas minha estação que obtém mínimas sempre menores que o INMET encerrou assim: Nenhuma sub10!!! Médias aqui em casa e anomalias (média 1991-2020 Indaial): 18,0ºC (+1) Agosto (17,0) 19,6ºC (+1) Setembro (18,6) 19,4ºC (-1) Outubro (20,5) 3 meses muito mais nublados que o normal, especialmente outubro, onde o sol só foi aparecer em alguns dos últimos 10 dias. Apesar da muita nebulosidade o trimestre terminou com chuvas dentro do normal. Outubro foi o mais frio desde pelo menos 2010 e teve anomalia nas máximas de -2ºC, já Setembro quente não é novidade pra ninguém rsrs
    7 points
  15. Depois do aguaceiro de ontem com acumulados nas estações do Cemaden em Lafaiete ficando entre 37mm e 57mm, hoje não sobrou água pro tradicional chuvoso dia de finados e o tempo ficou apenas nublado pela manhã com mínima de 16 graus e ENSOLARADO 😲 a tarde toda com máxima chegando a 27 graus e levando todo mundo pra rua tomar açaí, sorvete e tentar começar a tirar o mofo que já vai tomando conta do corpo. Segue um entardecer muito bonito, meu termômetro marca 23,4° e esse foi o registro de uns 20 minutos atrás:
    7 points
  16. Sol finalmente apareceu de forma mais firme essa quarta-feira na RMRJ, mas domingo voltaremos ao tempo fechado e ameno. Não tenho dados, mas sinto que 2021 está sendo um ano cheio de máximas sub-20, aumentando a sensação de frio em relação a outros anos.
    6 points
  17. Lindas fotos! A vegetação fica verde desse jeito logo após a primeira chuva forte? Ou é necessário uma sequência de chuvas fortes pra acabar com o estresse hídrico?
    6 points
  18. Primeira chuva do mês aqui em Vacaria ocorreu hoje, durante a manhã tinha sol com algumas nuvens, a partir do meio dia o tempo fechou e logo veio a chuva. A temperatura despencou de 25,7°C para 14,5°C entre o meio dia e 13h, graças a Deus não houve granizo, o acúmulo foi de 16,6mm. O entardecer teve um céu bem sinistro e têm possibilidade de novas pancadas de chuva agora a noite.
    5 points
  19. Temperatura no momento na região pela rede Ciiagro: Itirapina: 31ºC Limeira: 31ºC Araras: 30ºC Brotas: 30ºC Charqueada: 30ºC Corumbataí: 30ºC Ipeúna: 30ºC Iracemápolis: 30ºC Rio Claro: 30ºC Analândia: 29ºC Cordeirópolis: 28ºC
    5 points
  20. PRECIPITAÇÕES EM OUTUBRO DE 2021 NO PIAUÍ Outubro de 2021 terminou acima da média em grande parte do estado, embora com irregularidades normais de um mês que tem uma média baixa de dias de chuva. Os maiores destaques no quesito volume de chuvas foram os municípios de Palmeirais, no médio Parnaíba, e Canto do Buriti, no centro-sul do estado. Na cidade de Queimada Nova, foi o outubro mais chuvoso desde 2010 (63 mm contra uma média de ~22 mm), mas teve locais no município que nem a média do mês conseguiu superar.
    5 points
  21. Exatamente!!! Por aqui as cigarras começaram também no dia 1° de novembro, bem mais cedo que o normal. É incrível como nossa região(litoral) tem um clima parecido. Podemos dizer que as cigarras começaram a cantar 1 mês antes do normal, mas não é a primeira vez que elas começam mais cedo. Neste ano elas pararam de cantar mais tarde também, em março
    5 points
  22. Outro local com quase 80mm foi em Sâo João Nepomuceno. Ontem eu fechei com 43,8mm e foi o maior acumulado do ano na minha estação. Provavelmente será superado ainda em Novembro ou Dezembro. Tarde de sol constante mas apesar disso ainda não foi agora que chegou a 30 graus (última vez que chegou a 30C foi no dia 15 de Outubro). Máxima de 28,9°C.
    5 points
  23. Embora as chances de chuva ontem à tarde fossem pequenas, ainda se formaram alguns núcleos na minha área. Mas aqui, só chuviscou. Topos de cbs ao norte às 15:37 Chuva ao leste às 17:36 Já na madrugada de hoje tivemos chuva fraca, com acumulados entre 2 mm e 5 mm nos 3 pluviômetros que tenho no município. O dia de hoje está abafado. Provavelmente haverá pancadas de chuva à tarde ou à noite.
    5 points
  24. Dias tem sido bem monótonos em Adamantina, quase uma cópia um do outro. Sol na parte da manhã, algumas nuvens no período da tarde e noite com céu limpo. Por enquanto as temperaturas estão entre 18/19 na manhã e 30/33 a tarde, mas irá aumentar, não descarto um 35/36ºC. A chuva deve simplesmente ficar longe nesse mês, esse ano tem 783mm até agora no CIIAGRO e dificilmente conseguirá chegar nos 1000mm. O euro vem jogando o canal de umidade lá para o Centro-Norte nos últimos dias, e com a AAO positivada a passagem de sistemas frontais também deve ser escassa. A seca não acabou, e não deve acabar tão cedo, aliás não vão ser chuvas irregulares que resolverão o problema. A tarde de hoje sem nuvens convectivas:
    4 points
  25. Pelo visto, outra granizada no norte do Rio Grande do Sul e no Meio-oeste catarinense. Lembrando q semana passada o município de Vargem Bonita ficou soterrado de tanto gelo...
    4 points
  26. Outubro foi bom demais pra ser verdade. Saudade de quando realmente existia um período de chuvas no interior de São Paulo. Acumulado anual de chuva não chega nem a 700 mm na rede ciiagro. Trágico!
    4 points
  27. Após um dia de sol (como já comentado pelo Aldo acima), nuvens mais baixas estão tomando conta do céu da cidade de São Paulo neste final de tarde. No momento, as temperaturas nas estações do CGE variam entre 16 graus no extremo sul e 20/21 graus em áreas mais ao norte da cidade. Imagem do satélite das 16:30 mostra que as nuvens se concentram mais em áreas próximas do litoral. Outra coisa que se pode notar é que o solo já está mais verde devido às chuvas que vem caindo.
    4 points
  28. Mesma situação está acontecendo em muitas partes do leste do país, como já vimos pelos inúmeros comentários dos nossos colegas, de Santa Catarina ao Rio de Janeiro. Tenho observado duas situações bem interessantes aki na região de Curitiba, a primeira é a exuberância da primavera q veio com muito mais força do q nos anos passados. O crescimento da vegetação, ou a recuperação depois das geadas severas de Julho é inacreditável. O q mais chamou atenção e fiz os registros ontem de tarde é a "Maria-Mole" como popularmente conhecida. Eu nunca vi tantas flores cobrindo esses arbustos, como tenho visto ultimamente 👇 Outra coisa é o surgimento do musgo nas calçadas, como vc mencionou. E não somente nas calçadas mas nos telhados e algumas paredes e muros. O q me chamou atenção também foi o aparecimento de uma espécie de "cogumelo" nos troncos de algumas árvores 👇 Não conheço a espécie, mas basta dar uma pesquisada no Google pra descobrir, algo q não fiz ainda. Acredito q o aparecimento exagerado desse fungo tenha a ver com a pouca luminosidade e excesso de umidade (do ar)/baixa temperatura num período em q a primavera está avançada. Abraço
    4 points
  29. Outro quente dia, dessa vez com menos nuvens que nos dias anteriores, próximo ao por do sol o céu esteve totalmente limpo. No fim de semana as chuvas devem voltar, espero que surja mais algumas belas formações. Fim de tarde: Aqui não tem tantas marias-moles como em Piraquara ou São Bento do Sul, mas tem algumas outras ervas daninhas que floram nessa época, como essa toda espinhenta, mas que pelo horário as flores já estavam fechadas: Fumaça de alguma queimada, impressionante a sanha por fogo que alguns possuem.
    3 points
  30. Depois de 200 anos, o sol apareceu no Rio de Janeiro, nem sabia mais como era rs. Parece que teremos alguns dias de trégua da chuva por aqui, mas por enquanto os modelos já indicam uma grande quantidade de chuva no sudeste, lá pelo meio da semana que vem em diante, vamos aguardar e aproveitar essa breve estiagem!
    3 points
  31. Todos sabemos que a cada rodada esse frio pode sumir, mas já pensaram na possibilidade de outra MP forte marítima já em novembro? Áreas próximas ao litoral no Sudeste realmente estão surpreendendo esse ano Edit: fui olhar no meteoblue, e lá também indica a possibilidade de outra Sub-20 para Londres de Janeiro, que loucura
    3 points
  32. Tenho um vídeo de 2019 da florada da Maria-Mole aqui em casa, mas como não é possível postar fiz uns prints. Amanhecemos com 14,9°C e o dia vem variando entre momentos com garoa e aberturas de sol. 20,4°C agora aqui no bairro Rio Negro.
    3 points
  33. Para o pessoal das médias compensadas, outubro fechou assim na cidade de São Paulo. As anomalias são relativas à 1991-2020 no Mirante e 1991-2017 no IAG. Médias compensadas Mirante: 18,8°C (-1,8°C) Interlagos: 17,9°C IAG: 18,3°C (-1,2°C) --------------------- Interessante que se compararmos com a normal 1961-1990, este outubro seria um mês na média, em termos de compensada. Anomalias da média compensada em relação à normal 1961-1990 Mirante: -0,2°C IAG: 0,0°C --------------------- A título de curiosidade, alguns meses de outubro mais "frios" no Mirante (Médias das mínimas / máximas / compensada): Antes de 1960 Out/1947: 11,8°C / 21,0°C / 15,3°C Out/1948: 12,9°C / 23,2°C / 17,0°C Out/1949: 13,1°C / 23,5°C / 17,0°C Entre 1961 e 2000 Out/1962: 14,4°C / 21,5°C / 17,2°C Out/1969: 13,9°C / 22,6°C / 17,2°C Out/1964: 14,7°C / 22,5°C / 17,7°C Out/1971: 13,6°C / 23,6°C / 17,7°C Out/1974: 13,9°C / 24,2°C / 17,7°C Out/1989: 14,1°C / 23,3°C / 17,7°C Out/1981: 14,6°C / 22,9°C / 17,8°C Out/1976: 14,2°C / 23,2°C / 17,9°C Out/1999: 14,3°C / 23,1°C / 17,9°C Após 2000 Out/2010: 14,9°C / 24,6°C / 18,6°C Out/2021: 15,7°C / 23,9°C / 18,8°C Out/2004: 15,5°C / 24,8°C / 19,3°C Out/2013: 16,0°C / 25,0°C / 19,8°C Out/2018: 16,8°C / 24,8°C / 19,9°C
    3 points
  34. Renan, no início da tarde, choveu 29 mm em Glicério/Macaé/Cemaden, efeitos da circulação das nuvens vindas do mar. Glicério, fica no pé da serra do Mar em Macaé. Já acumulou 573 mm desde o dia 29 de setembro, sendo que novembro, já choveu quase 200 mm. Na região da bacia do rio Doce, teve duas estações do Cemaden com valores acima de 200 mm desde a tarde/noite do dia 31, cidades de São Pedro do Suaçuí e Virgolândia, outras cidades da região com chuvas acima de 100 mm nesse novembro. Na Zona da Mata, onde mais choveu nos últimos 2 dias, foi em Divinésia, com 117 mm(fica uns 15 km linha reta de Ubá. Em Tuiutinga deve ter chovido acima de 80 mm, em Guidoval choveu 80mm.
    2 points
  35. Sim. A fórmula da média compensada é: 2 vezes a temperatura de 0 h UTC + temperatura 12 UTC + temperatura máxima do dia + temperatura mínima do dia e tudo dividido por 5. (2 x T0UTC + T12UTC + Tmáx + Tmín) / 5 Os dados podem ser coletados diretamente da tabela das automáticas, que já está em UTC. Embora eu ache que o mais correto nas estações automáticas é a média de 24 horas, que reflete a realidade. O problema é na hora de comparar com dados antigos. Quase todo o planeta usa média simples. No Brasil, a média simples foi usada (Se não me engano) até 1937 e em 1938 foi adotada a compensada. A compensada é uma tentativa de se aproximar da média 24 horas nas estações convencionais. É pessoal, claro, mas... eu, atualmente, quando vou fazer alguma comparação com outros locais de outros países, só olho médias das temperaturas mínimas e das máximas. Nem dou mais bola para a média geral. Pois a compensada é ruim e só usada no Brasil e a simples é um horror, na minha opinião.
    2 points
  36. Consegui me logar no fórum, foi uma luta. Mesmo usando o e-mail invés do nome do usuário, não estava conseguindo. Vibe total de verão, calor de 33,4 ºC e instabilidades induzidas pelo calor se formando no interior.
    2 points
  37. Finados com tempo úmido aqui em Anápolis, como de costume. Feriado está sendo de tempo confortável, ótimo para ficar em casa, predominantemente nublado com algumas aberturas de sol e chuva/chuvisco em alguns momentos. Máxima de 24,9ºC no topão e 26,7ºC na baixada ontem.
    2 points
  38. E após a passagem da baixa pressão, a dinâmica atmosférica continua. Hoje amanheceu assim: Podemos ver no satélite a baixa bem configurada e nítida sobre o litoral do RJ. Na retaguarda do sistema tem ar mais seco e friozinho, tanto que hoje amanheceu com 13,8C no Alphaville e 14,6C na minha chácara. O dia deve ser com variação de nuvens e chance de alguma pancada isolada por conta da circulação da baixa.
    2 points
  39. Grande diferença entre as fotos do satélite do dia 23/09 e o dia 01/11! 29/09 Fumaça das queimadas encobrindo grande parte do Brasil central. 01/11 Um ar bem mais limpo no mesmo local. Fumaça desapareceu devido às chuvas que caíram durante o mês de outubro. Nossos pulmões agradecem!
    2 points
  40. São Paulo vem tendo uma noite bastante nublada por nuvens baixas. As temperaturas, nas estações do CGE, não mudaram muito em relação ao final da tarde. Entre 16 graus no extremo sul e 18/19 graus em áreas mais ao norte da cidade. ------------------------ Ainda sobre a questão da (quase) ausência de sol, já que o colega do Rio comentou sobre o aparecimento de mofo no teto de um dos quartos do apartamento em que reside, aqui em São Paulo é possível notar que as calçadas e áreas cimentadas estão ficando esverdeadas devido ao aparecimento de musgos. Isso costuma ocorrer mais em meses de verão (janeiro, fevereiro e até mesmo março) e não em outubro. Ao menos para mim, o grande problema dessa primavera na Grande SP nem tem sido tanto a pouca insolação, mas sim o excesso de dias nublados por nuvens baixas (que deixam aquele clima deprimente e tedioso). Seria BEM MELHOR se o mês fechasse com uns 200 mm ou até mesmo 300 mm, porém sem essa quantidade grande de dias com teto baixo e que parecem não ter fim (hoje já se completou 8 dias seguidos de ventos marítimos trazendo nuvens baixas para a região aqui).
    2 points
  41. Descartada a possibilidade de o ciclone subtropical se transformar em depressão na costa do Sudeste. CPTEC informa que uma ZCAS irá se formar entre o Espírito Santo e o Pará e que este ciclone subtropical fará uma transição extratropical. https://www.abaixodezero.com/index.php?/topic/6546-monitoramento-e-previsão-ciclones-subtropicaistropicais-no-atlântico-sul/&do=findComment&comment=526518
    2 points
  42. Nas proximidades da Vila Yara tinha alguns danos dos últimos temporais, mas nada se compara com este que eu vi neste eucaliptal, foram algumas centenas de árvores arrancadas pela raiz. Este eucaliptal fica no topo da primeira elevação após 20km de relevo plano ( nestes 20km ficam o Rio Paraná suas ilhas e os banhados da margem), ou seja, é um local sem obstáculo nenhum ao vento. 1_VID_20211101_150617.mp4
    2 points
  43. De fato, foi o dia mais tempestuoso da temporada na RMBH. Choveu na maior parte do dia, com várias pancadas fortes intermitentes desde o amanhecer, algumas com raios e rajadas de vento. Aqui na Pampulha, tivemos (até agora) muito expressivos 48mm somente hoje. Houve períodos de trégua pela tarde, motivo para a temperatura atingir 24,8ºC de máxima. Esse "calorzinho" foi o suficiente para se formar mais núcleos intensos de precipitação ainda de tarde. Consegui sair rapidamente e fotografei uma shelf cloud na Pampulha (apesar de nossos morros e colinas dificultarem a visualização desse tipo de fenômeno): Agora, segue a chuva, com 18ºC.
    2 points
  44. SÃO PAULO - OUTUBRO 2021 No Mirante de Santana, outubro fechou como o mais frio desde 2010 (19,7ºC), e nas máximas, como o mais frio desde 1999 (23,1ºC). PRECIPITAÇÃO MIRANTE DE SANTANA 2021 Outubro fechou com 20% acima da média, e desde 2010, só choveu mais em 2020 no mês (210,2mm). Outubro também se tornou o mês com mais dias de chuva no ano. Acumulado total em 2021 está em apenas 945,6mm, ou 57% da média do ano. SESC INTERLAGOS - PRECIPITAÇÃO 2021 PRECIPITAÇÃO EM ALGUMAS ESTAÇÕES DO CGE 2021
    2 points
  45. Setembro em Adamantina/SP foi seco e quente. No tocante a média máxima fechamos em 34,7ºC essa é a segunda maior média máxima, a primeira é de outubro de 2002 (35,3ºC), no monitoramento disse que esse mês empatava com dezembro de 2018, no entanto, foi um equívoco. Tivemos também duas marcas expressivas tanto em mínima quanto em máxima: Os 39,3ºC registrado no dia 08 (09 - método Ciiagro) tinha sido a maior temperatura já registrada nos primeiros 22 dias de setembro, só tínhamos marcas acima de 39ºC após o dia 22, porém a onda de calor foi tão forte que destruiu vários recordes diários em sequência. Os 40,8ºC do dia 20/09 é oficialmente a temperatura mais alta de setembro, e por muito pouco não quebra o recorde geral de 40,9ºC de 27/12/1997. Porém sempre ressalto que a estação estava off ano passado funcionando somente de dia com a placa então registrei pelos dados horários 41,7ºC no dia 30/09 e 42,2ºC em outubro "são registros extraoficiais" já que não constam no banco de dados do CIIAGRO. A mínima de 24ºC da noite do dia 20/09 foi a segunda mais alta perdendo somente para o dia 18/09/1997, e empatando com os dias 07/08 de setembro de 2007. Média Simples fechou em 26,5ºC sendo a segunda mais alta, perdendo para setembro de 2007. Médias: Mínima 18,3ºC (+1,4) Máxima 34,7ºC (+3,7) Simples 26,5ºC (+2,5) No ano até o momento (+0,1) Quanto a chuva nenhuma novidade além de escassa tem sido irregular: Choveu 28,6mm contra média de 81,8mm (1992-2019) Choveu 65% abaixo da média.
    2 points
  46. Setembro-2021 terminou com média compensada de 20,0°C no INMET-Juiz de Fora, fazendo deste o QUARTO SETEMBRO MAIS QUENTE já registrado desde 1973. Com mais esse Setembro quente, a média deste mês no pós-2000 já está em impressionantes 18,8°C. De 1973 a 2000, a média era de 17,4°C. Na minha estação, a média 24h ficou em 20,7°C, sendo o segundo mais quente dos meus registros (o primeiro lugar é 2020).
    2 points
  47. Ciclone subtropical pode se formar ainda hoje na costa do Sudeste. Neste momento, chove sem parar na capital do RJ onde moro. https://metsul.com/ciclone-subtropical-atipico-pode-se-formar-na-costa-do-sudeste-do-brasil/
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.