Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 08/24/19 in all areas

  1. Depois de vários dias seguidos de advecção constante e vento sul, a temperatura do mar segue em caindo como se estivesse em um gigante precipício! Temperatura do mar em alguns pontos de SC: 17,8°C Balneário Camboriú 15,8°C Baía Sul de Florianópolis 14,8°C Imbituba SST 12Z:
    12 points
  2. Halos solares em Palmas hoje pela manhã. Halo solar 22° Halo circuscrito (é possível perceber a borda dupla ao redor do arco mais intenso (o circulo menor ao redor do sol é causado pela câmera) Circulo parélico Vídeo:
    11 points
  3. Para isso acontecer, precisaríamos da onda de calor mais forte da história no Brasil, o que acho pouco provável esse ano. Aliás, como já disseram, o GFS todo ano aposta nessas temperaturas extremas.
    4 points
  4. Atuação mais consistente do ar polar neste Sábado trouxe uma mínima boa de 10,5°C no INMET nesta manhã. Na minha casa deu 12,3°C e agora sol entre nuvens com confortáveis 19,9C. Mês de Agosto excelente, o terceiro seguido ! Agora só falta Setembro desencantar. Provavelmente o mais longo jejum no Brasil de um mês bom para frio pertença a Setembro neste momento. Chegou a hora de superar isso !
    4 points
  5. O WC prevê para os próximos 7 dias máximas entre 36 C e 38 C em Cuiabá e entre 33 C e 34 C em Primavera do Leste, não é um calor extraordinário para essa época do ano, Cuiabá sempre fez muito calor no fim de agosto, porém tem anos que são mais bacanas, pois chove mais cedo ou ainda resolve fazer mais um frio, esses modelos tendem a exagerar tanto no frio como no calor, como no começo de julho que projetaram 3 C na região de Cuiabá nos mapas, agora ficam colocando absurdos 47 C, temperatura que nem existe no Brasil.
    4 points
  6. Temperatura baixou bem na madrugada, na Mantiqueira e Sul de Minas. -0,9 automática do Parque Nacional de Itatiaia -0,1 estação Charco/Delfim Moreira-MG 2,2 PWS Melhoramentos Camanducaia 2,5 automática de Caldas-MG 2,6 automática Maria da Fé 3,3 PWS/Vila Inglesa/Campos do Jordão 3,4 automática Monte Verde/Camanducaia.
    4 points
  7. Sim. Mas vamos acompanhando para ver se o sistema se forma de fato. _________________________________ Algumas estações já atingiram/superaram a média de agosto na zona da mata do PE: O Modelo europeu coloca valores de até 40 mm para os próximos 5 dias na região:
    4 points
  8. Maravilha! Parece que teremos o primeiro Setembro decente em anos!
    3 points
  9. Na Região Metropolitana do RJ o dia seguiu conforme o previsto, com muitas nuvens (a semana toda foi assim; embora o sol tenha aparecido entre nuvens algumas vezes durante a semana, as nuvens sempre predominaram) e a passagem de uma área de chuva fraca (trazida por perturbações nos níveis médios da atmosfera) de oeste para leste no meio da tarde. Os volumes variaram entre 2 e 8 mm pela região, sendo que em Niterói ficamos na rabeira com chuva na casa dos 2 mm. Os modelos em geral acertaram ao prever baixos volumes para hoje (o que já vinham apontando desde a terça-feira), mas a risível previsão da Globo ontem (se não me engano da Climatempo, ou seja..) jogava volumes de 30 mm e falou em chuva forte; patética esta previsão. O índice pluviométrico médio do município do Rio desde o início de agosto atingiu 84 mm (média de 33 estações), se firmando como terceiro mais chuvoso do período 1997/2019 (atrás de 2003 com 163,8 mm e 2018 com 88,5 mm). A média do período foi de aproximadamente 45 mm, a menor do ano. O tempo fechado seguido pela chuvinha deixou as máximas bem amenas mais uma vez com valores abaixo de 21ºc em muitas estações. Amanhã e domingo o sol aparece mais, mas não se descartam chuvas fracas bem isoladas entre a noite de sábado e a manhã de domingo. De amanhã até o final do mês vamos entrar num período de grande monotonia, com muitas nuvens e sol se revezando no céu e temperaturas geralmente agradáveis (aquecimento bem lento); só nos últimos 2/3 dias do mês está prevista uma elevação maior da temperatura, para receber setembro com calor. Extremos de hoje: Galeão aero (ZN): 16,4ºc/20,1ºc Ipanema/Lagoa PWS (ZS): 17,6ºc/20,5ºc Praia do Pepino PWS (São Conrado, ZS): 17,7ºc/20,6ºc Rampa Pedra Bonita PWS (520 m): 13,9ºc/17,2ºc Helicentro Guaratiba PWS (ZO): 16,2ºc/21,9ºc Santa Cruz PWS (aeródromo Armando Nogueira, ZO): 17,6ºc/20,7ºc Nova Iguaçu Adrianópolis PWS (Baixada Fluminense, semi-rural): 15,8ºc/20,5ºc Niterói INMET: 15,7ºc/21,4ºc (2,2 mm) Duque de Caxias Xerém INMET (Baixada Fluminense, semi-rural): 13,4ºc/19,9ºc (1,4 mm) Seropédica INMET (Baixada Fluminense, semi-rural): 16,2ºc/20,2ºc (4,8 mm) Marambaia INMET: 16,4ºc/21,8ºc (6,8 mm) Jacarepaguá INMET: 15,4ºc/20,7ºc (3,8 mm) Vila Militar INMET: 16,1ºc/20,5ºc (3,4 mm)
    3 points
  10. BH teve um dia agradável hoje, muitas nuvens com períodos de sol. Como dito pelos colegas, choveu de forma isolada na cidade. Pela previsão, chegaremos no máximo aos 25 graus nos próximos 6 dias, com mínimas de 14/13C. Bom pra época.
    3 points
  11. 3 points
  12. Fotos do satélite mostram núcleos de convecção atuando em áreas que estão sendo assoladas pelas queimadas.
    2 points
  13. Chove de fraca a moderada intensidade em João Pessoa neste início de madrugada. A temperatura está em 23°C. Essas noites mornas são estranhas pra mim mas estou acostumado e gostando muito!
    2 points
  14. Noite com nebulosidade variável em São Paulo. A chuva que estava sendo prevista acabou decepcionando. Após uma manhã nublada, o restante da sexta feira foi de sol e temperatura agradável (sem aquela sensação de frio dos dias anteriores). As temperaturas, nas estações do CGE, estão entre 12 e 14 graus.
    2 points
  15. Concentração de CO na América do Sul, especialmente no Brasil.
    2 points
  16. Há um DOL em desenvolvimento próximo à costa leste nordestina. Meteosat - 16h Pela posição que está e pela direção dos ventos em 850 hPa, provavelmente vai atingir o litoral do PE. Pelo GFS a onda atinge a região no decorrer do sábado.
    2 points
  17. Boa noite, tarde mais fria do ano em Nova Friburgo. Máxima na UERJ ficou na casa dos 14°C. O dia foi de céu nublado e chuvoso, ainda chove na área urbana, faz 13°C.
    2 points
  18. Sim, um grande dia! Vamos aos fatos. A tarde, com o céu bem nublado e a incursão de ar frio, a temperatura não passou dos 18 C na área mais próxima ao Centro da cidade (estação do @Renan) e dos 15 C na Cidade Alta (minha estação). Mais tarde, já às 17 h um nevoeiro cobriu algumas regiões aqui da Cidade Alta, proporcionando um visual bucólico. No momento na Cidade Alta (JF), 13,4 C às 17h25m. Fotos a seguir... .
    2 points
  19. O tempo deu uma abrida por aqui e já temos entre 12/15 graus, com isso amanhã ainda teremos uma sub-10. Alguma chuva boa esperada para 2 de Setembro.
    1 point
  20. Amanhã as temperaturas ainda deverão ficar baixas. Só mesmo na segunda feira que o frio vai embora, apesar de termos dias ainda agradáveis na próxima semana. Já no próximo final de semana, o poderá ganhar muita força e as temperaturas podem passar dos 30 graus (uma possível pré-frontal, já que em seguida, a temperatura máxima poderá despencar). Foreca - 12z deste sábado do europeu
    1 point
  21. O fim de tarde foi lindo hoje em Buenos Aires. Foto dass 18h40:
    1 point
  22. Aos poucos o inverno comeca a morrer e dar lugar à primavera em Buenos Aires: Quarta e quinta teremos desvios de quase +10°C em relacao às médias de agosto. Terrível.
    1 point
  23. Noite começando com céu nublado e frio em São Paulo. Hoje a temperatura voltou a cair, como já era previsto. As temperaturas, nas estações do CGE, estão entre 12 (extremo sul) e 15 graus (áreas do centro expandido).
    1 point
  24. Esse tipo de temperatura é típico de regiões de deserto, tipo Oriente Médio, Norte da África, fronteira Índia-Paquistão, parte da Austrália, sudoeste dos EUA, etc., não no Brasil ☀️
    1 point
  25. Bom, o que eu espero é que o El Niño não retorne em 2020, pra o frio vim com tudo aqui na minha região, que seja La Niña ou neutralidade de viés frio, há 5 anos não fica sequer 12 meses consecutivos com anomalias negativas no Pacífico Central, há 8 anos não há um inverno com La Niña plena, há quase uma década não temos La Niña forte, realmente tá chegando a hora de mudar isso, gostaria que os próximos 5 anos fosse de Pacífico predominantemente frio, o que pode garantir máximas sub-15 no Mato Grosso, além de neve com acumulação nas serras do Sul do Brasil, pra 2019, ainda há alguma chance de um último frio em setembro no Mato Grosso, ano passado fez, também fez em 2016, mas hoje em Primavera mais uma vez 33 C no meu termômetro âncora de plástico, agora dentro do meu quarto está 31 C.
    1 point
  26. 1 point
  27. Nesse sábado em Porto Alegre até as 11:00 AM tempo completamente fechado, após ao meio-dia parcialmente nublado, e após a 5:00 PM tempo completamente aberto. Varição entre 8º ~ 21º.
    1 point
  28. Enquanto isso nas paragens paulistanas tarde muito agradável com sol entre nuvens e 16,0° no CGE - Sé, onde a máxima não passou de 18,2°.
    1 point
  29. NHC está prevendo que o ciclone chegue a força de um furacão de categoria 1. Antilhas, República Dominica, Haiti e Porto Rico devem observar esse sistema.
    1 point
  30. A previsão pra Brasília é bem devastadora, todo o centro-oeste vai sofrer muito com o calor nas próximas semanas.
    1 point
  31. Renan, a chuva durou 50 minutos, medi 8,8 mm, na estação do Cemaden que fica uns 350 m daqui choveu 9,8 mm e na estação do Inea, 10,2 mm. Quanto mais na direção oeste, choveu uns mm a mais.
    1 point
  32. A estação Sesc Inmet está fora do ar ... Mas creio que ela não passou dos 20 . Já que a estação irmã dela M Boi Mirim CGE teve máxima de 18.3 graus. Assim seria o quinto dia sub vinte do Sesc
    1 point
  33. Eu não me recordo de um trimestre de inverno tão seco como o atual (Jun-Jul-Ago) aqui na região metropolitana de Porto Alegre. Chocante...
    1 point
  34. Já em São Paulo, Flop total! E além de não chover ainda fez sol e a temperatura já passou dos 20°C. Pequeno dia!
    1 point
  35. Chovendo moderadamente agora, alguns trovões, temperatura de 15,4C lá em casa. Parafraseando o presidente: GRANDE DIA !
    1 point
  36. aqui ta meio seco também, mas nada assim, horrível. Para minha surpresa, ontem foi 8,9 mm e agora passamos dos 50 mm na estação AHU. Levemente abaixo da média histórica.
    1 point
  37. Em Primavera do Leste eu registrei ontem 4 horas da tarde 33 C no meu termômetro que é uma âncora de plástico, parece que o outro que é de madeira, além da dificuldade para abaixar tem dificuldade para subir, pois não marcou mais que 32 C, realmente a frente fria dessa semana não atingiu em nada o Brasil Central, somente as aéreas litorâneas, atingindo até a Bahia, mas não atingindo sequer o Mato Grosso do Sul, Campo Grande tinha 32 C e até Ponta Porã 29 C ontem, cidade que em outros anos consegue ter frio comparável ao comum em Londres, ou seja, máximas de um dígito, mas esse ano não teve isso por lá, Cuiabá 38 C, e aqui perto em Poxoréo chegou a 40 C, a temperatura de Primavera do meu termômetro era idêntica às de Campo Verde e Santo Antonio do Leste no mesmo horário, nas automáticas do INMET, a automática de Primavera está inoperante há 3 meses, com isso não há dados oficiais sobre a menor temperatura na cidade, espero que em setembro comece as chuvas, mas bem que poderia dar mais um frio, um que penetre continente adentro, não esses que só passam pelo litoral e não esfriam sequer o Paraná como um todo, mas dessas frentes frias que atingem até Manaus, é possível ainda termos isso em setembro, mas senão que chova logo,e que os bons ventos alíseos soprem fortes em 2020, que não retorne o El Niño, que venha La Niña ou neutralidade de viés frio e quem sabe seja um novo 2013!❄️Ah, eque a automática de Primavera volte logo a funcionar e esteja operante no inverno de 2020!
    1 point
  38. Setembro deve começar quente e seco, pelas últimas tendencias de todos os modelos. Mas podemos ter ao menos 1 fortíssima massa polar, o EPS tem mostrado insistentemente isso. De uma forma geral, o CFS mostra um mês com temperaturas dentro da média.
    1 point
  39. Há 3 anos eu estava em Recife. Essa época é realmente mais amena. Interessante que à noite um dia em Porto de Galinhas estava ventando tanto que eu senti frio à beira-mar. Às vezes a gente pensa que o litoral nordestino é um calor eterno, mas os ventos nessa época são bem agradáveis
    1 point
  40. Ele sempre dá essas surtadas essa época kkkkk Deve achar que estamos no meio entre Paquistão e a Índia hehe
    1 point
  41. Foto do satélite visível mostrou uma diminuição da fumaça sobre o estado de SP, principalmente durante a tarde. Manhã Tarde Comparando com ontem pela manhã (ainda antes do do grosso dela atingir a grande SP, fazendo "anoitecer"). A imagem da tarde não foi postada, pois a nebulosidade mais alta escondia essa parte grossa.
    1 point
  42. E a previsão para hoje foi um "grandicíssimo flop” no Rio de Janeiro, para LuluBros nenhum botar defeito.😆 Ao contrário do indicado por todos os sites e modelos, não caiu um pingo de água do céu desde antes do amanhecer até o meio da tarde na maior parte da Região Metropolitana do Rio (depois do meio da tarde uns 3 pingos em Niterói e logo parou). No momento só chove, e muito fraco, em alguns bairros entre o mar e montanha na zona sul Rio, e pela manhã chegou a sair um bom mormaço. Além da chuva não ter se concretizado, o dia foi mais abafado do que eu esperava. A máxima mesmo não passou de 24ºc, mas com o pouco vento e a umidade sempre lá em cima a sensação após uma caminhada levemente acelerada era de calor, e deu até para suar com muito pouco esforço (lembrei que a estação mais quente e úmida bate às portas, e aqui ela sempre é de longe a mais longa do ano). Foi engraçado ver um bocado de gente com roupa de frio hoje, pois mesmo para os muito humildes padrões do Rio de Janeiro não foi um dia nada frio para a época. Mas o céu nublado sempre tem um efeito psicológico, já notei que isso importa mais que a temperatura para muita gente. A previsão ainda indica chuva fraca para a noite de hoje e jogou parte da chuva para sexta-feira, mas está totalmente desacreditada agora e o que vier está bom. A chance de alcançarmos o índice pluviométrico médio de agosto 2018 diminuiu bastante depois de hoje, mas como já estávamos acima da média no mês esta chuva não vai fazer falta também. Renan, de fato a diferença da automática INMET para a sua estação faz muito mais sentido, assim como para a nova estação do sjmolive, levando em conta não só a altitude mas também o posicionamento do INMET (topo). E realmente a situação das normais fica um pouco prejudicada por ser muito difícil determinar quando uma começou a ficar mais quente que a outra nas máximas, o jeito é dar uma margem de erro maior. No caso das mínimas, diferença dentro do esperado, tudo ok.
    1 point
  43. E também coloca 48ºC absurdos para o dia 3 de setembro, achei bem exagerado, sorte que tem muitas rodadas pela frente.
    0 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.