Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 02/10/21 in Posts

  1. 18 points
    Adamantina está tendo manhãs frescas e tardes quentes. Apesar de que na sombra está agradável por conta da umidade baixa. As mínimas acima dos 20ºC sempre foram com umidade do ar alta e sensação de abafamento, a primeira semana de fevereiro foi terrível. O que mudou a partir de sábado. Quanto as chuvas o cenário volta ficar preocupante, depois de um janeiro muito chuvoso bastou alguns dias sem chuva para secar bem o solo, poeira e algumas queimadas. Até o momento temos 12,5mm acumulados, muito pouco tratando-se de fevereiro. Quanto a isso os modelos convergem para um período com menos chuva do que é esperado até o dia 25 de fev no oeste paulista, o que indica que o mês terminará abaixo da média no quesito chuva. A temperatura seguirá bem abaixo da média principalmente no oeste da região sul, Paraguai e Argentina (exceto sul).
  2. 15 points
    Depois do dia chuvoso e "frio" de ontem, a noite foi inteira sem nuvens e sem vento por aqui. Isso fez com que houvesse orvalho intenso aqui pela manhã. Tanto que estava até pingando nas telhas daqui. O que não é muito comum já que estamos numa região seca e que venta muito. Na foto acima, meu pluviômetro todo molhado de orvalho. Nas duas estações mais próximas daqui, Paulistana e Petrolina, o orvalho acumulou 0,2 mm. Agora temos céu completamente limpo. A previsão de chuva hoje falhou, mas dá até gosto ver um céu desses com temperatura agradável e a vegetação verde de novo.
  3. 13 points
    Fiz um pekeno comparativo das temperaturas extremas diárias entre 3 estações padronizadas na região q eu gosto muito de acompanhar durante o inverno e q tem se mostrado bastante dinâmica neste verão. Dos dias 1 a 9 de Fevereiro, todas apresentaram uma grande oscilação térmica graças à entrada da massa de ar seco e fresco à partir da noite do dia 4. Antes desta data o clima apresentava as características normais para o período, com mínimas dentro do padrão das áreas de baixada e máximas normais de planalto elevado. Entre os dias 5 e 9 as temperaturas mínimas despencaram e entraram para o padrão outonal q só irá se instalar dois meses à frente. Mas isso não é nada incomum para a região já q basta o tempo secar q o friozinho noturno é meio q garantido. A estação 1 fica no lado paranaense (General Carneiro) com altitude em torno dos 1.010m, a estação 2, em Santa Catarina (Villaggio Grando/Água Doce) situa-se numa altitude maior, com 1.250m aproximadamente e a estação 3, também em Santa Catarina (Sítio Santian/Lebon Régis) situa-se à 970m de altitude. Olhando a tabela, dá pra perceber q não há uma grande diferença entre as mínimas nas 3 estações. Em Lebon Régis a mínima do dia 7 foi a menor entre todos os registros da tabela e se deve ao fato de ter ocorrido uma maior estabilização da atmosfera no local. É um valor bem considerável para o mês de Fevereiro, mas não se trata de nada extraordinário, já q frios mais intensos já ocorreram no período em outros anos. Quanto às máximas, é interessante notar q acima da cota dos 1.100m as temperaturas diminuem bem durante o período mais kente do dia, basta olhar os registros de Villaggio Grando, situada acima dos 1.200m. A máxima absoluta no período ficou nos 26,2°C, enquanto General Carneiro teve duas máximas de 30°C e 2 máximas acima dos 28°C. Em Lebon Régis ocorreram duas máximas acima dos 30,5°C e também 2 acima dos 28°C. Provavelmente venta muito em altitude e esse fator deve amenizar bastante o calor durante as tardes. Logo ao norte de Villaggio Grando, no lado paranaense existem akeles grandes geradores de energia eólica, no município de Palmas. Outros locais da região também registraram mínimas muito baixas no mesmo período, como por exemplo na estação localizada mais para o oeste (Vargem Grande) onde fez 4,6°C e também em Fraiburgo, com 5,2°C. Eu poderia ter incluído ambas na tabela, mas ficam um pouco mais distantes e acho q ficou bom do jeito q está.
  4. 13 points
    Foi terceiro menor valor do ano até o momento. Em 20/01 a estação do INMET registrou 12,9ºC (menor valor registrado em janeiro desde abertura em Ago/2006, superando os 13,0ºC de 2018) e no dia 29/01 fez 13,2ºC. Destaco que esse valor de 13,5ºC, foi segundo menor valor registrado em Fevereiro, ficando atrás somente dos 13,0ºC registrados em 01/02/2014.
  5. 13 points
    Os primeiros 09 dias de Fevereiro foram de chuvas fortes e isoladas em Patrocínio, com acumulados variando entre 90 mm (INMET) e 150 mm no UNICERP. A chuva de granizo que aconteceu no dia 01º afetou apenas bairros do norte e oeste da cidade e única estação na região caiu durante a chuva e retornou sem dados. No dia 07 choveu e ventou forte na cidade. As estações do UNICERP e Cemaden registraram mais de 60 mm de chuva e na estação particular no Bairro Belvedere as rajadas chegaram a 77 km/h. Houve quedas de árvores e alagamentos. Ontem choveu forte na zona rural da cidade. Várias lavouras foram danificadas pelo granizo e vento forte. Em alguns locais o granizo tinha aproximadamente 3 cm. Chuva de granizo ontem:
  6. 13 points
    Ontem ainda tivemos mais um dia com tempo seco e relativamente agradável pros padrões das terras baixas catarinenses em Fevereiro. Extremos 19,1/30,3 com umidade chegando a 48% em Blumenau Hoje mais um amanhecer bem fresquinho e com maior queda de temperatura devido ao céu claro na madrugada: mínima de 17,3C. Durante o dia o sol brilhou entre nuvens, o vento soprou do mar e o abafamento lentamente iniciou seu retorno. Máxima foi de 30,3C, a menor do mês até agora mas com umidade mínima de 55% e ponto de orvalho na casa dos 20/21C na maior parte do dia. No meio da tarde surgiu um temporal aqui trazendo ventania e 0,8mm de chuva, a rajada foi 40km/h de leste na minha Davis e o vento médio passou alguns minutos acima dos 20km/h.
  7. 12 points
    Noite segue com quase ausência de nebulosidade baixa e temperatura em keda. Às 22h 14°C e vento calmo. Muitas Cirrus cobrindo boa parte do oeste. No leste/sul, céu estrelado. O clarão na imagem é da cidade de Piraquara, à uns 8 km de distância.
  8. 10 points
    A serra da Cantareira é mais baixa (Altitude máxima em Sampa: 1.215 m) e de vez em quando bloqueia a nebulosidade (Não as massas polares, claro). Não é raro sair de S. Paulo pela rodovia Fernão Dias, sentido MG, com céu encoberto. Aí, a gente passa o túnel da Mata Fria, sob a serra da Cantareira, divisa Sampa-Mairiporã, e... sol do outro lado. Ou o contrário... A gente vem de MG com sol e céu limpo durante todo percurso. Passa o túnel e... céu encoberto do lado da cidade de São Paulo. ---------------------------------- Hoje foi "repeteco" de ontem na capital paulista: sol, variação de nuvens e ventos constantes de SE a SSE. Mirante: 17,5°C / 27,3°C Interlagos: 16,4°C /23,7°C IAG: 15,8°C / 25,9°C
  9. 10 points
    Após o final de semana chuvoso, com direito a um domingo de tempo severo pela região da capital, voltamos ao padrão verão: muitas nuvens, períodos com sol e chuvas isoladas. As temperaturas ficaram agradáveis ao longo do dia, com variação 18,5 e 27,4ºC. Como o vento soprou ao longo do dia, ainda pela alta que chegou depois da última frente fria, a sensação foi de frescor constante. Dias assim, de muitas nuvens, com aberturas e formação de chuvas isoladas são muito bons de acompanhar, uma vez que há dinamismo constante nas condições do tempo, o céu muda várias vezes ao longo do dia, desde períodos mais ensolarados... ... até períodos bem nublados e com nuvens pesadas: Detalhe dessa formação curiosa que estava exatamente sobre a igrejinha da Pampulha: Formação de grandes CBs e cortinas de chuva bem bizarras - reparem nesta que parece um 'tornado' querendo se formar: Aqui, este CB bem de perto, mostrando os detalhes da nuvem: Ao final do dia, ainda fui brindado com um show de mammatus coloridos: @Enio Rezende basta vc entrar aqui e escolher o parâmetro que quiser (temperatura, chuva, vento etc).
  10. 9 points
    A chuva do começo da madrugada de hoje durou muito pouco tempo aqui em Pombal. Tive só 1,3 mm enquanto que a oficial nem chegou a registrar algo. Por outro lado voltou a chover forte em pontos do vale do Piancó. A imagem de satélite de 2h nos mostra a instabilidade na região. A cidade que teve o maior volume pela AESA, Pedra Branca, já acumula quase 140 mm que caíram em apenas duas madrugadas. No momento tenho céu com Sol e muitas nuvens. 👇 Temos chances de chuvas fortes e isoladas todos os dias até, pelo menos, dia 15. Tô na esperança de ter pelo menos 1/3 da média.
  11. 9 points
    Bom dia! Dez dias atrás eu comentava aqui que Buenos Aires estava sob condicoes de sudestada, que nao era comum no verao. E agora estamos de novo nessa situacao! De forma mais leve, mas estamos numa longa sequencia de dias nublados, chuva às vezes e temperatura abaixo da média para fevereiro, que comecou na segunda e se prolonga até terca que vem! A segunda-feira foi nublada, com um pouquinho de chuva em alguns momentos, mas sem acumular. A mínima foi de 19,5°C e a máxima de 26,1°C. Ontem, novamente nublado, com algumas aberturas de sol e inúmeras pancadinhas muito rápidas de chuva, dessas que tem muitas gotas finas e pouco espaco entre elas. Mínima de 17°C e máxima de 25,5°C, com 0,6 mm. Hoje choveu durante toda a madrugada, acumulando mais 23,4 mm. Agora temos tempo nublado, 20,1°C, URA de 90% e vento leste a 7 km/h. A previsao do SMN é de que o dia seja como ontem, nublado e alternando períodos de sol e de chuva. A mínima foi de 18,5°C e a máxima prevista para hoje é de 25°C. O sol nasceu às 6h23 e se poe às 19h51.
  12. 9 points
    Mínima de 19° e máxima de 32°, muitas cirrus no céu, indicando uma mudança no tempo nos próximos dias.
  13. 9 points
    ECMWF 12Z pro dia 15 de fevereiro. E essa aqui no meio do Atlântico no dia 17 de fevereiro Tô achando que esse ano rola o bichão.
  14. 9 points
    Variação hoje 11,3/25,5°C com céu limpo passando a parcialmente nublado com 6/8 Stratocumulus e limpo no final da tarde. Formações de Cumulonimbus orográficos apareceram no final da tarde e se elevaram ao anoitecer até os 4.000m. Cirrus também apareceram ao entardecer..
  15. 9 points
    E LÁ VAMOS NÓS.... VÁRIOS MODELOS ESTÃO SINALIZANDO UMA NOVA ÁREA DE BAIXA PRESSÃO A SER MONITORADA NA PRÓXIMA SEMANA NO ATLÂNTICO SUL. ESTA BAIXA SERISA SIMÉTRICA DE NÚCLEO QUENTE (SEM ASSOCIAÇÃO A SISTEMA FRONTAL), E TERÁ POTENCIAL DE EVOLUÇÃO (POR ENQUANTO) EM CICLONE SUBTROPICAL (TEMPESTADE SUBTROPICAL). O MODELO CANADENSE 12Z MOSTRA UMA BAIXA QUE COMEÇA SIMÉTRICA, MAS EM SEGUIDA TORNA-SE ASSIMÉTRICA. O MODELO BRITÂNICO UKMET, MOSTRA UM CENÁRIO PARECIDO. JÁ O MODELO DA MARINHA AMERICANA, O NAVGEM, MOSTRA UMA BAIXA BASTANTE SIMÉTRICA DURANTE TODO O TEMPO DO DIAGRAMA. EM MÉDIOS-ALTOS NÍVEIS, TODOS OS METEOGRAMAS MOSTRAM TEMPERATURA MORNA, O QUE EVIDÊNCIA O POTENCIAL PARA FORMAÇÃO DE UM CICLONE SUBTROPICAL. A ACOMPANHAR....
  16. 7 points
    Bom dia à todos... Manhã com algumas nuvens altas q avançaram do noroeste ao longo da noite e outras baixas q vieram do leste ao clarear o dia. Tivemos à exemplo dos últimos dias uma descida boa da temperatura, com 11,7°C no abrigo e 7,5°C na relva. Nevoeiro apareceu em pontos isolados como de costume e já se dissipava às 6h20, quando fiz as imagens. É esperada uma mudança de padrão à partir de hoje e isso já se observa na quantidade e também no tipo de nuvens. Ontem inclusive as formações sobre a região serrana já evoluíram bastante, atingindo os 4.000m provavelmente, ao anoitecer, com seus topos já inclinando para SE e indicando novo sentido de deslocamento de ar em níveis médios. Esse novo padrão previsto mostra chuvas modestas mas diárias ao longo do fds com temperaturas q não devem ultrapassar os 28°C e mínimas abaixo da normalidade, principalmente na próxima semana.
  17. 7 points
    Faz uns 3 minutos que começou a chover em Pombal. Chove com moderada a forte intensidade. Apesar da chuva o radar não pega ela. Ocorrem relâmpagos, do Cb que está a sul, que também nasceu faz pouco tempo. A imagem de satélite abaixo mostra ele. A madrugada pelo visto será agitada novamente.
  18. 7 points
    É impressionante como La Niña faz aparecer todos os eventos meteorológicos interessantes possíveis. Vamos ver se até o fim de março alguma baixa realmente vingue e traga uma emoção no monitoramento (baixinhas subtropicais/tropicais quaisquer já perderam o brilho pra mim).
  19. 7 points
  20. 6 points
    bom dia. Acabou a festa das mínimas sub-20 por aqui, por enquanto. Mínima de 20,7 °C em POA.
  21. 6 points
    Realmente, mas isso (os invernos amenos do oeste europeu) é um fato bastante conhecido, causado primariamente pela Corrente do Golfo, que (como você mesmo disse uma vez) faz com que muitas localidades costeiras da Noruega, algumas até um pouco acima do círculo polar, tenham mínima absoluta média anual maior que algumas baixadas da Serra Catarinense, e média mensais positivas (ºC) até nos meses mais frios em latitudes altas como em nenhum outro lugar. Mas existe algo interessante sobre o frio da Europa, é o fato de que as mais longas séries contínuas de temperatura do ar são desta região, então o velho subcontinente é o melhor laboratório para vermos como o frio (em média) diminuiu desde os séculos XVIII e XIX. Muitas das principais cidades do centro-norte da Europa contam com registros (mais ou menos) contínuos de temperatura desde o início ou meados do século XIX, e em algumas (como Estocolmo, Turim, Veneza, Paris e Berlim) as primeiras observações instrumentais regulares datam do século XVIII, ou até do final do século XVII. Aa estações mais antigas normalmente ficavam em terraços, ou mesmo dentro de caixas do lado de fora de janelas na parede das construções (piores locais possíveis para o registro de boas mínimas), e mesmo assim existem registros antigos de mínimas na casa dos -20ºc em Londres, -25ºc em Paris e -30ºc em Berlim, valores que fariam as ondas de frios mais fortes da história recente parecerem “peidos polares” insignificantes. A Europa é a melhor janela para mostrar o quanto o clima da Terra aqueceu desde a “pequena era do gelo”. Em Estocolmo, onde a área central só chegou aos -20ºc uma vez neste século (-20,9ºc em 02/2010), e onde fez -25ºc pela última vez em 1987 (em condições padrão de medição, ao nível do solo e num parque), um termômetro dentro de uma caixa de madeira ventilada (mas fechada) colada à parede do observatório registrou -32ºc em 01/1814. Alguns dos maiores lagos europeus (como Léman e Garda), onde hoje mal se formam blocos de gelo na água nas maiores ondas de frio, chegaram a congelar quase completamente nas grandes ondas polares do passado. Nem vou mencionar casos como o do rio Tâmisa, pois ali a canalização também impossibilitou o congelamento antes mesmo dos invernos ficarem apreciavelmente mais quentes.
  22. 6 points
    Formação q continuou evoluindo após o anoitecer, no leste 👇
  23. 6 points
    Achei interessante compartilhar. Pelo GFS. 👇 Dia 14, 9h, superfície: Fiz até uma linha, indicando ela. Vai tá bem ao sul. Chama a atenção também essa convergência logo ao leste do NE.
  24. 6 points
    Alguna imagen y video de Instragram sobre esta jornada ventosa/nublada/lluviosa/graruenta en Montevideo; el sol aparece de a momentos: StorySaver.Org-guilloabella_88867631_116736583705530_2109076770603842421_n.mp4
  25. 5 points
    Ficou só na promessa mesmo. Aqui no interior do município foram apenas 4 mm de chuva pela manhã e 8 mm no dia (2 mm de madrugada + 4 mm de manhã + 2 mm de tarde). Na zona urbana a chuva foi mais forte, totalizando 15 mm até o meio-dia. Agora o acumulado de fevereiro está em 73 mm na cidade (até 12h) e 30 mm aqui em casa na zona rural. Sendo que são apenas 9 km de diferença. O que demonstra a irregularidade do mês de fevereiro até agora por aqui. Para amanhã também há previsão de chuva, mas deve sem bem mais fraca. Agora temos céu encoberto por nuvens médias/altas, chuviscos e temperatura agradável, acredito que não tenhamos passado dos 25ºC hoje.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.