Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 10/08/20 in all areas

  1. 25 points
    Um pouquinho do temporal desta noite 👇 Acumulou 11 mm mas em poucos segundos e com granizo miúdo👇
  2. 23 points
    COMPLEMENTANDO OUTRAS MÁXIMAS SÃO PAULO: OFICIAIS: 37,4ºC - BARUERI 37,3ºC - MIRANTE DE SANTANA 37,3ºC - SESC INTERLAGOS 37,3ºC - IAG AEROPORTOS: 37,3ºC - GUARULHOS 36,8ºC - CONGONHAS 36,8ºC - CAMPO DE MARTE CETESB: 37,5ºC - MARGINAL TIETÊ 37,1ºC - PARQUE DOM PEDRO 34,2ºC - PICO DO JARAGUÁ
  3. 23 points
    AQUI EM JOSÉ BONIFÁCIO HOJE...  MÍNIMA: 28.1°C  (RECORDE!!!!) MÁXIMA: 41.8 °C. (RECORDE!!!!). ESSE DIA MAIS QUENTE DA HISTÓRIA AQUI (2005-2020) TERMINOU ASSIM...
  4. 22 points
    VIROU FESTA????? PELA 4ª VEZ GOIÂNIA REGISTRA RECORDE ABSOLUTO DE CALOR. LEITURA DESTA NOITE NA CONVENCIONAL DO INMET REGISTROU 41,2ºC. 2020 JÁ RENOVOU EM QUASE 1 GRAU O RECORDE ABSOLUTO
  5. 21 points
    Uma miragem, uma visão do paraíso!! Depois de semanas a fio só vendo poeira, fumaça, céu esbranquiçado, temos trovoadas e chuva forte aqui em Birigui! Totalmente imprevisto! As máximas sob40 acabaram! 🤩
  6. 18 points
    MANHÃ CHUVOSA NA CAPITAL PAULISTA. IMAGENS DO RADAR MOSTRAM CHUVA (NO GERAL FRACA) EM TODA A CAPITAL. TEMPERATURA EM TORNO DE 20ºC. TODA CAPITAL ESTÁ EM ESTADO DE ATENÇÃO PARA ALAGAMENTOS.
  7. 18 points
    Chove moderado com fortes trovoadas nesse momento em Ipanema, zona sul do Rio. Após máxima de 27°C, faz 23°C por aqui, um dia muito agradável e sem sensação de calor. O Frio de Janeiro indo na contra mão de quase todo o país.
  8. 18 points
    Que dia hoje em! 78 Automáticas do INMET tiveram máxima acima de 40°C sem contar as várias que estão offline... para deixar registrado:
  9. 18 points
    Células perigosas no noroeste do Paraná. Um temporal atingiu Umuarama há pouco e a temperatura caiu de 33,7°C às 20h para 20,3°C às 21h. Impressionante!!
  10. 17 points
    ÚLTIMA IMAGEM DO RADAR METEOROLÓGICO MOSTRA CHUVA MODERADA A FORTE NA ZONA LESTE ENTRE SÃO MATEUS, ARICANDUVA, E PENHA. UM OUTRO NÚCLEO DE CHUVA FORTE ESTÁ AGORA ENTRANDO EM OSASCO E DEVE ATINGIR A ZONA OESTE DE SP NOS PRÓXIMOS 15-30 MINUTOS. TAMBÉM AFETARÁ PARTE DA ZONA SUL NO MESMO PERÍODO. O DESLOCAMENTO ESTÁ DE OESTE PARA LESTE
  11. 17 points
    Bom, parece que a solucao vai ser subir Sao Paulo uns 350 metros para voltar a ter picos de máxima de "só" 34°C. Continua trovejando na zona leste, sem chuva por enquanto no meu bairro.
  12. 17 points
    Tirando Uberaba e Campina Verde todas as demais estações automáticas do Triângulo/Alto Paranaíba tiveram hoje a maior máxima já registrada desde abertura das estações. Amanhã e sexta são previstos os maiores valores desta histórica onda de calor de 2020. Ituiutaba: 41,7ºC (recorde) Campina Verde: 41,3ºC (faltou 0,3ºC) Conceição das Alagoas: 41,2ºC (recorde) Uberaba: 39,2ºC (ficou longe do recorde de 40,7ºC em 2014) Sacramento: 38,8ºC (recorde) Uberlândia: 38,5ºC (recorde) Patrocínio: 37,5ºC (recorde) Araxá: 37,2ºC (recorde)
  13. 16 points
    Bom dia à todos... Trovoadas e pancadas de chuva isoladas atingiram o leste paranaense neste começo de manhã, mas o Sol já apareceu cedo em meio a chuva rápida. As chuvas com trovoadas (de verdade) atingiam a divisa com Santa Catarina e também o centro, leste e nordeste de São Paulo.
  14. 16 points
    Pela graça de Deus, chove no centro de São Paulo neste momento. Ufa!!!
  15. 16 points
    maçarico a mil: https://metsul.com/calor-sem-precedentes-em-sao-paulo-minas-gerais-e-mato-grosso-do-sul/ Trechos em destaque do link acima (Fonte: MetSul): "São Paulo teve hoje a maior temperatura já registrada no estado desde que começaram as medições com o registro de temperatura máxima de 43,5ºC na estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia no município de Lins. A marca bate o recorde que vinha desde o ano de 1933 de 43,0ºC na cidade de Iguape. " "Com 37,3ºC, a cidade de São Paulo anotou ontem na estação do Mirante de Santana a terceira maior temperatura de sua série histórica, somente atrás dos registros de 37,8ºC de 17/10/2014 e os 37,4ºC de 2/10/2020. Quase todas as maiores máximas da capital paulista desde que se iniciaram as medições na cidade em 1943 se deram agora nesta extraordinária onda de calor dos meses de setembro e outubro de 2020. " " Barretos, com 42,9°C nesta quarta-feira, assumiu o terceiro lugar no posto no ranking histórico das mais altas temperaturas do estado paulista até hoje. Bateu seu recorde anterior de 41,8°C em 24/10/2015. A estação foi aberta em 2010. Ibitinga assumiu a quinta posição, com 42,6°C hoj, e bateu o seu recorde de 41,7°C do último dia 30/9. Jales, na nona colocação, teve recorde de 42,0°C que superou o anterior de 41,9°C do dia 5/10. Em Iperó, região de Sorocaba, o recorde desta quarta-feira de 39,1°C é o maior desde a abertura da estação em 2006 (anterior era 37,1°C em 17/10/2014). " "A temperatura superou 40ºC ontem também no Paraná, no Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. No estado mineiro também houve recorde histórico. Belo Horizonte teve o dia mais quente da sua história nesta quarta. A máxima chegou a 38,4°C na capital mineira. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, é o dia mais quente da história de Belo Horizonte desde o começo das medições há mais de um século." Tweet correspondente:
  16. 15 points
    Tempo bastante instável na RM do Rio de Janeiro, com pancadas de chuva esparsas e relâmpagos/trovoadas desde o final da noite (situação que não era prevista pelo consenso das previsões, embora houvesse uma chance devido ao ar muito quente em altitude e úmido em superfície). O dia foi abafado mas, sob efeito do fluxo oceânico em superfície, as máximas ficaram bem comportadas, não passando dos 27ºc no aero Santos Dumont (Centro do Rio) e dos 31ºc na quente região da Vila Militar. Agora troveja e faz 25ºc aqui perto da baía, em Niterói. A grande onda de calor de 2020 vai chegando ao fim, mas ainda temos uns 2 dias pela frente com chance de recordes em partes do interior da Região Sudeste (mais MG) e GO/DF (sem falar do "interiorzão" do NE, onde deve durar mais tempo até em algumas áreas). Foi muito bom ver os recordes ilegítimos de calor do Brasil (B.J do PI e Orleans) serem praticamente igualados em estações mais confiáveis e calibradas, só faltou mesmo alguma bater os 45ºc (acho que o leste de MG não tem cacife para isso nos próximos dias, mas vamos acompanhar). Outros destaques desta quarta (não mencionados aqui) foram os 42,6ºc de Araçuaí (MG), maior do estado e igualando o recorde absoluto (convencional, a automática fica em outro ponto, menos urbano), os 39ºc de Caratinga (conv) e os 38,2ºc de Viçosa (auto), ambos recordes absolutos. Em SP, fez 41,2ºc neste dia 07/10/2020 na estação da ESALQ em Piracicaba (com dados desde 1917), o recorde anterior era de 40,4ºc no dia 03/10, e antes disso só havia superado os 40ºc em 11/1985 (quando fez 40,2ºc). Eu gostaria muito de ver Brasília (estação histórica da sede do Inmet/Sudoeste) quebrar o recorde fake de 2015 nos próximos dias, mas acho que vai ser difícil. Se chegar aos 36ºc já me dou por satisfeito, o que seria um novo recorde legítimo (nesta quarta-feira já foi registrada a segunda maior máxima da história da automática por 0,1ºc). Para cá está previsto um padrão bem monótono para os próximos 10 dias, com mínimas entre 20ºc e 23ºc e máximas entre 24ºc e 28ºc (região do Centro do Rio/SDU, vale para o Ingá/Niterói também), mas é um padrão bem comum para a "parte úmida" de outubro.
  17. 15 points
    MESMO COM OS ROUNDS DE CHUVA, A NOITE SEGUE EXTREMAMENTE ABAFADA EM SP. AGORA FAZ 28ºC COM 62% DE UMIDADE NO CENTRO. CLIMA TÍPICO DE UMA REGIÃO EQUATORIAL.
  18. 15 points
    Catalão é uma das cidades mais antigas de Goiás, da época colonial ainda. Pois bem, sua convencional bateu o recorde absoluto hoje: 40,1C Impressionante, se junta a Jataí, Morrinhos e Pires do Rio na lista de cidades goianas que romperam a barreira dos 40C nessa onda de calor.
  19. 15 points
    BELO HORIZONTE CONVENCIONAL/INMET: 36,9ºC MÁXIMA SEM RECORDE POR AQUI
  20. 15 points
    Granizo em Ivaí, centro-leste do Paraná há pouco 👇 (Whatsapp)
  21. 14 points
    Bom dia, @sjmolive. Infelizmente eu não consegui achar esse artigo que falava especificamente sobre "cloud cover", eu li faz algum tempo já e infelizmente não salvei no pc, para achar fica quase impossível. Mas eu tenho um que eu li na época também que complementava aquele artigo, um estudo na região de Alta Floresta. Por ser tratar de um assunto muito complexo, nada pode ser afirmado de forma categórica, até pela influência dos oceanos (como ex a La Niña e El Niño) e dos ciclos solares há muitas flutuações. Mas para ser bem sucinto aqui, basicamente há uma tendência de áreas amplamente desmatadas (no norte do MT) apresentar no período mais seco menores valores de evapotranspiração, maiores amplitudes térmicas, intensificação da estiagem e menor presença de nuvens baixas pelo período da manhã. Em contra partida, no verão a chance de nuvens convectivas severas e elevadas taxas de intensidade de precipitação são maiores nessas áreas desmatadas (figura abaixo). O estudo também mostra uma redução das chuvas entre o fim do período seco e o início da estação chuvosa (ou seja, o período que compreende o fim do inverno e início da primavera) com sensível aumento da temperatura pela diminuição do efeito albedo.. Ou seja, algo que não é novidade e estamos observando esse ano de forma bem mais intensa que o normal. Ilustração mostrando umas das razões que pode influenciar positivamente na formação de chuvas convectivas mais severas sobre áreas desmatadas. O artigo segue abaixo (vou continuar procurando o outro artigo que mencionei à você, tinha umas figuras bem legais feitas por satélites da média de nebulosidade entre áreas do Xingu totalmente preservadas e o miolo desmatado do norte do MT. Uma pena mesmo não ter achado). 2 - Alta Floresta Deforestation.pdf (Impact of land-cover change in the Southern Amazonia climate: a case study for the region of Alta Floresta, Mato Grosso, Brazil) E para finalizar, nessa de ficar procurando o artigo achei um outro interessante da Nature que também segue nessa linha de investigação dos impactos causados pelo desmatamento. Li algumas partes e é bem interessante, um dos trechos abaixo corrobora com o outro artigo: Effects of tropical deforestation on climate and agriculture.pdf "Effects at small spatial scales. Direct measurements of the atmos- phere above forested and deforested land in Amazonia indicate that surface temperature increases and evapotranspiration is reduced when tropical forest is converted to pasture, particularly in the dry season67,85–88. Satellite data confirm that, even during dry periods, evapotranspiration continues to feed moisture back into the atmos- phere in forests but not in cleared areas89,90, often at higher rates than prescribed by many models4."
  22. 14 points
  23. 14 points
    Aqui no Tatuapé também caiu uma chuva, que foi bem forte e rápida. Não deve ter durado nem 3 minutos. Mooca com 28,3 graus e agora com essa umidade, vai piorar a sensação de abafamento. Ótimo mesmo está no extremo-sul! Marsilac com 18,7 graus, Parelheiros com 21,6 graus (perto desses 28 graus, ainda é um ótimo valor hehe) e Capela do Socorro com 20,6 graus.
  24. 14 points
    ESSA CHUVA NÃO TEM NADA DE REFRESCANTE PELO CONTRÁRIO, ELA APENAS DEIXA O AR MAIS ABAFADO. NÃO HÁ SISTEMAS FRONTAIS PARA RESFRIAR. O RADAR MOSTRA NÚCLEOS ISOLADOS (ALGUNS FORTES) EM VÁRIOS PONTOS DA RMSP. POR ENQUANTO NADA MUITO ORGANIZADO
  25. 14 points
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.