Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 01/18/19 in all areas

  1. Boa tarde. Como dito ontem, houve intensos temporais durante a noite de ontem e madrugada de hoje no sertão da PB. O sistema convectivo de mesoescala teve vida de aprox. 9 horas. output_d5fMm5.mp4 Houve muitos estragos em várias cidades por causa da ventania, do granizo e dos milhares de raios (ex.: http://www.folhapatoense.com/2019/01/18/imagens-dos-estragos-causados-pela-chuva-e-fortes-ventos-em-sousa/). Abaixo os maiores volumes: Sousa: 115,5 mm; Pombal (pluviômetro localizado no norte da cidade): 60,0 mm; Santa Cruz: 57,0 mm; Riacho dos Cavalos: 56,5 mm; Aguiar: 49,2 mm. Meu pluviômetro (Pombal, mas no sul da cidade) registrou apenas 7,5 mm.
    7 points
  2. Europeu cada vez mais reduzindo a chuva no sudeste para os próximos 10 dias. Áreas do norte paulista poderão ter menos de 15 mm nesse período.
    7 points
  3. Bom dia! Incrivel esse amanhecer aqui em Buenos Aires: 14,5ºC e chuva! Mais tarde faço um post mais detalhado, mas dezembro teve desvío negativo e janeiro também está tendo. Ontem um meteorologista disse na TV que está sendo o verão mais fresco desde 2006!
    6 points
  4. Depois de uma manhã agradável, o tempo limpou e tarde foi bem quente. A máxima chegou a 29,9°C e a média das máximas está 1,6°C acima da média. Não há nenhum sinal de chuva hoje, contrariando as previsões.
    6 points
  5. Alguns esclarecimentos sobre o período chuvoso em MG evitam confusões: Tradicionalmente, toda a metade sul de Minas Gerais chove de forma relativamente uniforme, excetuando áreas de serra que chovem mais. Ao contrário do que se pensa, embora mais úmido e dentro do domínio da mata atlântica, o leste de MG já tem menores acumulados historicamente e o norte já é mais semi-árido mesmo. Sobre bloqueios/influência de altas pressões, ela se faz mais naturalmente presente em áreas a nordeste do estado. Em dezembro percebe-se um leve aumento da área em amarelo/vermelho e essa influência aumenta em janeiro, atinge seu ápice em fevereiro e reduz em março. Detalhe importante: A região de BH e toda a metade sul de MG praticamente não era atingida. Sobre a extensão do período chuvoso, a mesma tendência se repete: A conclusão é que a alta pressão sempre fez parte do clima do leste e norte do estado (com menor intensidade), mas tinha pouca influência no restante. O que vemos atualmente é uma intensificação dessas condições por todo o estado. 12:50: Mais um dia azul em BH, não choveu nada ontem e faz 29°C.
    5 points
  6. De acordo com duas breves análises da MetSul no Correio do Povo de ontem e hoje, o El Niño Modoki estaria reproduzindo o quadro de enchentes no Sul que seria da primavera. Como esse tipo de El Niño atrasou, começando em meados da primavera, as cheias aqui vieram no verão, coisa que eu nunca vi. Via de regra, era para o Niño vir no inverno e as cheias na primavera. De forma análoga, o bloqueio da primavera no Sudeste se deslocou para o verão. Absolutamente TRÁGICO no quesito chuva, já que, como lembrou o colega, não adianta chover um monte em dezembro e zero em janeiro. Caso o próximo mês não volte à normalidade, sentiremos falta dessas chuvas no meio do ano. Por aqui chuva fraca e agradáveis 22,2°. Total de 11,3 mm acumulados no dia. Finalmente estamos com uma noite agradável, porque a noite passada foi dose.
    3 points
  7. Caramba! Só ontem deu 50,3mm aqui hehe 162,8mm no mês Máximas aqui em casa: 15/01: 36,7°C 16/01: 37,1°C 17/01: 36,8°C Estou com média máxima em surreais 34,8°C. Resende tem 34,1°C. Já está mais alto que janeiro 2014/2015... E a previsão é de que aumente ainda mais.... Verão pífio e patético.
    3 points
  8. Pesada a máxima de hoje. Duro de aguentar, devido ao sol forte quase o dia todo. Minha máxima foi de 35,6C e o índice de calor atingiu 40,1C. Desde que instalei a estação em 2012, a máxima absoluta do ano sempre foi sob-35. Nesse ano não será diferente, mas desta vez foi a sob-35 mais precoce de todas.
    3 points
  9. Vai ser o parto mais longo da historia, ESSE CARRAPATO MALDITO gruda na costa e não sai dali nem a pau. O que enche o saco é que mesmo que saia mês que vem, 2 meses depois ja começar a voltar. mais 15 dias de ceu azul....que Fevereiro pelo menos seja de muito granizo, chuva, vendavais, enchentes. não chamaria isso de verão nem aqui nem em nenhum lugar com nosso clima. Nosso verão não é de céu azul. e justamente isso que esta ARREBENTANDO as represas. De que adianta chover 900m em Dezembro e 0 mm em Janeiro com uma insolação chupa cabra??
    3 points
  10. Expectativa (médias): Belo Horizonte: 329mm Uruguaiana: 116mm Realidade: Belo Horizonte: 75mm Uruguaiana: 600mm. Até hoje 17/01.
    3 points
  11. O problema de estar discutindo se o bloqueio parece ou não com 2013, 2014 ou qualquer ano que seja, é que essa percepção varia conforme a região do país. Olhando de forma geral, a área de abrangência do bloqueio conta muito ao fazermos essa comparação, sem dúvidas. Mas pergunta o pessoal do ES, norte e leste de MG e Vale do Jequitinhonha. Nessas regiões, a atuação está idêntica aos fatídicos anos e sem dúvida a percepção deles será a mesma, bem como os efeitos da seca se isso durar muito tempo. Particularmente me chama a atenção o fato do leste de MG e ES estarem assim praticamente todos os anos. No norte de MG as chuvas sempre foram irregulares mesmo, mas nas regiões que citei a predominância era de tempo úmido e agora o padrão é seco, com raros momentos de chuvas abundantes. Por mais que nossas cidades às vezes pareçam ter voltado ao normal, acho que enquanto o leste do Brasil estiver assim é sinal de que há algo errado e que merece nossa atenção.
    2 points
  12. A ultima rodada do Europeu mostra apenas 1mm pra ca nos próximos 10 dias....nao sei o que faço. Banir o modelo? Tudo que essa bosta prevê pra chuva nao se realiza, mas pra seca vira realidade, nem que seja 100 dias antes.
    2 points
  13. Algo me diz que em fevereiro direi: "que venha março". Não estou NADA otimista em relação ao próximo mês. Agora noite terrível com 27,9° e 73% com tempo NUBLADO!
    2 points
  14. Pra Janeiro: Paranaguá (conv) está com média máx. de 33,8°C (+3,7°C) até ontem e Morretes (aut) com 34,0°C. Acredito que o litoral paulista esteja com médias muito parecidas. Aproveitando o gancho e subindo a serra, Curitiba tem média máx. 30,2°C (+3,4°C) e Colombo 29,1°C.
    1 point
  15. Hoje foi um repeteco de ontem. Mínima de 18º e máxima de 30º. Pancadas isoladas de chuva a tarde, acumulou 5mm em um bairro, menos de 2mm em outros e nada em outros. Pelo menos temos tido chuvas, mesmo que fracas e isoladas, nos ultimos 3 dias. Agora céu predominantemente limpo, temp. 24,8º Hoje, conversando com um tio de mais de 80 anos, ele dizia que sempre ocorreram "veranicos", o nome que os mais antigos davam pra esses periodos longos sem chuva na estação seca. Ele disse que os veranicos sempre vem em janeiro ou fevereiro e se não vier num desses meses ele vem em março. Contou, que sim, antigamente haviam janeiros muito chuvosos, de chover o mês inteiro e parece que hoje em dia não ta mais assim. De acordo com a observaçao dele novembro é que tem sido mais chuvoso ultimamente. Perguntei se o veranico tá forte esse ano. Ele disse que até agora não, que não passou mais que 8 dias sem chuva e que mesmo que seja pouca e isolada tem "armado chuva". Enfim, sem nenhum embasamento cientifico, sem dados históricos nem nada, só retratando aqui um papo casual com um velho observador do tempo....
    1 point
  16. Hoje o dia foi mais fresco em SC. A máxima chegou a 34,6°C em Jaraguá do Sul e a 34,21°C em São João do Itaperiú. Verão consideravelmente mais quente lá. As máximas em Brusque variaram entre 30/31 com tempo nublado e pouco vento. Vem mais rock n roll por aí.
    1 point
  17. Assim está o mês de Janeiro na Europa até o momento. Destaque para a Itália, a Grécia e os Bálcãs. Grandes porções do norte da África com anomalias negativas também.
    1 point
  18. Essa mudança repentina com certeza tem haver com o aumento da TSM do ATlântico, é a única explicação possível. Se isso está relacionado com o AG ou não, isso não sabemos.
    1 point
  19. Uma análise só vai colaborando com a outra. Perfeita sua mini normal, representa bem o padrão pós-2010. Estamos vivenciando alterações severas e muito rápidas da nossa temporada de chuvas. Médias climatológicas de décadas jogadas no lixo, já que o tempo não tem correspondido ao clima. Segundo previsões, poderemos ficar mais de 20, 25 dias seguidos sob céu azul constante, num mês com média de 330mm.
    1 point
  20. Quero ir para Friburgo. Aqui muito sol entre nuvens e agradáveis 34,4ºC. Chegou a 35ºC.
    1 point
  21. Ótima análise. Outra boa prova desse aumento do número de bloqueios no verão está nas médias de chuva da minha estação na mini-normal que eu calculei de 2013 até agora, ou seja, um período de 6 anos que pegou toda essa mudança de dinâmica. É sabido que Novembro tem sido o mês da estação chuvosa que continua sendo o mais uniforme na quantia de chuva, este mês pouco sofreu alterações. E adivinha qual é o mês mais chuvoso da minha mini-normal ? É Novembro ! Com média de 282mm. Enquanto isso, a média de Janeiro aparece com 229mm e Fevereiro com apenas 122mm...relativamente próximo das médias climatológicas do leste do estado conforme os mapas que você mostrou. De 2013 para cá, o bloqueio atmosférico avançou Minas adentro, e isso é um fato.
    1 point
  22. Naquele verão não choveu horrores na campanha gaúcha como agora, fora que porto alegre teve 42 graus de máxima absoluta; desta vez o sofrimento está entre Santa Catarina e o Espírito Santo.
    1 point
  23. Bem significativo para a latitude, a Europa e norte da África estão tendo um '' inverno 2000'' para os padrões de lá.
    1 point
  24. O VCAN sempre se formam no periodo de dezembro a fevereiro mas ultimamente ele está ficando bem mais a sul. Resumindo o problema de falha na estação chuvosa no Nordeste está aparecendo em outras resta saber se é tendencia ou se algo sazonal.
    1 point
  25. Concordo com você, cada região do país tem uma percepção de qual ano foi pior ou melhor em termos de chuva e temperatura; na metade norte do Sudeste está idêntica à janeiro/fevereiro de 2014, já na metade sul a situação está melhor do que naquele ano, assim como no Sul e em parte do centro-oeste, digamos que o bloqueio seco está mais concentrado numa parte do país. O maior problema é que se não ocorrer grandes acumulados de chuva no resto do mês e em fevereiro a situação poderá se complicar ainda mais, a chave da crise hídrica de 2014-2015 foi justamente a falta de uma compensação da atmosfera nos outros meses, e não somente o bloqueio de janeiro dos dois anos.
    1 point
  26. A estação de Valença está exatamente com esse problema desde dezembro. E não é a primeira vez que ocorre. Sei bem quando chove lá no inmet, pois fica a 15 km em linha reta daqui de casa.
    1 point
  27. Já que estamos brincando de 2014, as chuvas bem que poderiam continuar caindo até abril para compensar. Naquele ano, o mês de abril foi o mais chuvoso em Belo Horizonte, com aproximadamente 230 milímetros se não estou enganado.
    1 point
  28. Porém é de extrema importância notar a diferença de latitude entre as duas, Resistência consegue ter o mesmo frio de Morwell em MPS estando 10° mais próximo da linha do equador, por mais que seja interessante os picos insanos de calor em Morwell, eu acho um grande desperdício de latitude para o frio.
    1 point
  29. O que chama a atenção também é as anomalias previstas para São Paulo. Pelo visto São Paulo terá muita chuva até a primeira semana de fevereiro se as previsões confirmarem. A segunda imagem(última semana do mês) tenho impressão que pode haver formação de ZCAS e ela vai atingir diretamente o estado de SP. Será que realmente vai formar a ZCAS no final do mês?
    1 point
  30. Hoje em Cons. Lafaiete/MG mínima de 18º e máxima de 30º. Pancada de chuva de tarde, acumulou em média 5mm nas estações do CEMADEN. Janeiro segue muito seco por aqui, acumulados de apenas 25mm a 30mm nos pluviometros do CEMADEN nesses 17 dias!! Agora céu parcialmente nublado, faz 22º Previsão do Foreca não tá ajudando, alguma esperança de chuva nos próximos dias? Ou volta o bloqueio?
    1 point
  31. Boa tarde. Na noite de ontem houve ocorrência de fortes temporais aqui no sertão da PB. Na figura abaixo, a imagem do satélite GOES 14 mostra a instabilidade responsável, às 22h30 local. Os maiores volumes foram registrados na zona rural dos municípios de Pombal e Cajazeirinhas: Cantinho do Boi (Pombal): 80,0 mm; Forquilha (Cajazeirinhas): 80,0 mm; Camano (Pombal): 75,0 mm; Bernardino Batista: 72,2 mm; São Domingos: 57,2 mm; Cajazeirinhas: 47,5 mm; Curral de Pedra (Pombal): 40,0 mm; São Bentinho: 31,0 mm; São José de Piranhas: 30,8 mm; Lagoa: 28,2 mm. O meu pluviômetro registrou 23,8 mm. Com isso atinjo o valor de 64,2 mm no mês, superando o valor de janeiro do ano passado (62,4 mm).
    1 point
  32. Essas nuvens são um indicativo de que a alta pressão não está em todos os níveis, restando um pouco de umidade para ocasionar chuvas em alguns lugares.
    1 point
  33. Boa tarde a todos. Conheço o BAZ faz alguns anos, desde 2013, 2014 por ai. Lembro que o Flávio Feltrim, membro daqui falou numa aula da pós que eu fazia na época. Nunca havia me cadastrado, mas ficava lendo para ler notícias e dados que vocês postavam, dai decidi ontem só me cadastrar, hehe. Atualmente, infelizmente não estou trabalhando, e não entendo tudo da meteorologia, apesar que sou formado em Geografia (bacharelado e licenciatura na UFPR) (e sim, eu sei que apesar de "próximas", não são a mesma coisa. Tenho noção de quanto matemática, física é envolvida na meteorologia, etc). Mas vou por vontade mesmo tentando entender algumas coisas, gosto de acompanhar aqui. Não não tenho uma estação própria, mas sigo a de alguém daqui chamado Rodrigo, que teve reportagem no jornal local por 2x se não me engano. Eu costumo anotar os dados no excel da minha maneira me baseando naquela estação. Se a estação ta fora, pego ou dado da estação Pilarzinho, ou do próprio SImepar, se for o caso. A estação que me refiro é essa: https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IPRCURIT8
    1 point
  34. O Sesc registrou até ontem 179 mm de chuvas , o Mirante 142 mm . Mas em apenas uma tempestade o Mirante pode surrar o Sesc . De 5 verões , 3 foram torturantes...acho que estamos entrando numa nova tendência de verões.
    1 point
  35. O cenário está desanimador, aqui pro brasil é sempre assim se de 10 modelos 1 aponta calor, os outros 9 deixam suas projeções de lado pra seguir esse que estava indicando calor. Quase nunca ocorre o inverso. Já estamos encaminhando para 6ª semana de tortura.
    1 point
  36. Só pra se ter uma ideia de como choveu por lá, a cidade foi o local que mais choveu no país na primeira quinzena de janeiro. A estação do INMET automática acumulou, desde o início do mês, quase 600mm. E várias outras estações da Fronteira Oeste acumularam mais de 350/400mm. Outros destaques até aqui são que o Sesc está mais chuvoso que o Mirante, Barueri com pouca chuva, Colombo(PR) com mais de 250mm, Curitiba com +ou-130mm.
    1 point
  37. Felipe F, desconfio que a estação do Inmet em Patrocínio não está medindo corretamente a chuva, acho que na maioria das vezes que você divulga as chuvas, na estação do Inmet chove menos. Tem outras estações do Inmet com problemas de medir chuvas ou menos ou nem mede a chuva que cai na estação.
    1 point
  38. Não choveu, mas houve algumas belas formações. Uma delas à nordeste da cidade produziu dois funis ao mesmo tempo! Câmera de celular, ficou ruim e dando zoom ficou pior. Mas ficou mais claro ainda que foi funil.
    1 point
  39. Pampulha em BH com variação de 22,4° a 33,4°. Parabéns, vocês conseguiram ter um dia típico daquele calor porto-alegrense que tanto falo, mas mesmo assim mais seco. Aqui variei de 23,4° a 32,2°, mas sem baixar dos 61% e sempre nublado ou meio nublado, vez ou outra com algum sol. Foi um dos dias mais pesados até agora. O ar da rua dava (e ainda dá) aquela sensação de sauna, quase como se sentíssemos o vapor d´água. Agora 28,9° com terríveis 72%. A título de curiosidade desse ar tropical amazônico, Bertioga teve variação de 26,3° a 33,8°. Efeito da costa de SP a com a TSM a 30°. É impossível ficar agradável assim. Aqui no Sul Torres teve 35,7°; Tramandaí 35,5° e Floripa 36,8°!!!!! Nem Laguna escapou: 32,5°. Que venha fevereiro!!!!
    1 point
  40. Várias formações interessantes esta tarde. Nenhuma atingiu em cheio aqui, mas renderam boas imagens.
    1 point
  41. Chegamos a metade do mês(ressaltando que em meses de 31 dias a metade do mês é 12:00 do dia 16) e o Mirante acumulou na primeira metade do mês 142,2mm. O que esperar da segunda metade de janeiro em São Paulo, de hoje até o dia 31? Será mais chuvosa que a primeira? Ou menos chuvosa? PS: hoje faz exatamente dois anos da histórica chuva de 115mm no Mirante(a maior chuva no Mirante desde 01/01/2010, quando iniciou a década). Nessa chuva o Mirante acumulou, em uma única hora, 64,2mm(a chuva ocorreu principalmente durante a madrugada). Essa chuva foi o prenúncio de uma forte ZCAS que provocou muita chuva até o dia 25 daquele mês. Nesse período a cidade de São Paulo ficou 10 dias sem o sol aparecer. Janeiro de 2017 foi muito chuvoso, 454mm.
    1 point
  42. Calma, gente. Não se assustem. O verão será uma maravilha! Vejam o prognóstico de temperatura no final de janeiro e início de fevereiro. Calor é vida!
    1 point
  43. Vamos nos aproximando da metade de Janeiro e o acumulado de chuva ainda nem chegou aos 40 mm no INMET de Patrocínio. Hoje tivemos muitos raios e trovoadas, mas pouca chuva. Nos últimos dias vários temporais se formaram, porém nenhum praticamente afetou a cidade. As temperaturas máximas estão 1°C acima da média e devem subir mais. Por do sol hoje.
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.