Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2018


Recommended Posts

Boa noite a todos!

Charco está tendo a noite mais gelada já registrada, e creio que seja uma das mais frias pra maio já vistas. Nesse momento, 19:31 da noite temos apenas 1,7C.

Mais algumas temperaturas pela Mantiqueira são: 

Campos do serrano com 3,5C

Vila inglesa\cdj com 3,6C

Maringá\RJ com 7,4C

Cantinho verde com 7,9C (Ventando e seco)

Edited by Gabriel Cardoso
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, Gabriel Cardoso disse:

Boa noite a todos!

Charco está tendo a noite mais gelada já registrada, e creio que seja uma das mais frias pra maio já vistas. Nesse momento, 19:31 da noite temos apenas 1,7C.

Mais algumas temperaturas pela Mantiqueira são: 

Campos do serrano com 3,5C

Vila inglesa\cdj com 3,6C

Maringá\RJ com 7,4C

Cantinho verde com 7,9C (Ventando e seco)

Além de 5ºC em MDF às 19h na estação do INMET e 2,3ºC no Bairro Reserva agora ! Já tem geada em muitas cidades da Mantiqueira !

Por aqui, 12 graus no bairro Bandeirantes !

Link to comment
Share on other sites

Estação de Varginha INMET( topo ) com 12.0 graus em média. Umidade está alta, 60%. Ponto de Orvalho chegou a 2.6. Na fazenda temos quase 9 graus no termometro de madeira. Nessa horas as baixadas e semi baixadas começam a brilhar. Uma pena que não deveremos ter ninguém por lá amanhã cedo para me relatar quando será a mínima. Certamente será uns 3/4/5 a menos que o Inmet. Alto da Mantiqueira está mesmo um gelo.

Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Tiagocxs disse:

https://www.bitcom.psi.br/web/cameras-aovivo/33/jardim-botanico

 

Se não é neve é chuva congelada

 

Bem que podia ser uma das duas, mas está com 9/8 °C na região de Caxias no momento. E realmente parece um pouco com neve granular kkkkk

Edited by Augusto Goelzer
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Augusto Goelzer disse:

Bem que podia ser uma das duas, mas está com 9/8 °C na região de Caxias no momento, mas parece bastante com neve kkkkkk

Parece mas não é kkkk quanto a temperatura em 4/9/2006 estava nevando as 13h da tarde com 7 graus desde aquele dia eu não duvido de mais nada. kkkkkkk

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Rafael disse:

Céu estrelado, 12,9°C em Friburgo agora.

Rafael,

o céu está limpo aí, está ventando?

Na automática de Salinas/Friburgo deve estar ventando bem, a temperatura não caiu tanto em relação a máxima baixa e umidade baixa da tarde.

O modelo CMC previu mínima abaixo de 5 para Friburgo,mas o vento tem que parar na região da automática,ficar em 1 m/s,aí afunda a temperatura.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Fernando Keiser disse:

Essa estação do bairro Reserva EU NÃO CONSIDERO.

Você tem esse direito ;)

Particularmente farei o acompanhamento de todas as medições que possuímos nas terras altas da Mantiqueira, e acho que amanhã será muito legal fazermos os comparativos entre todos os locais de topo, encosta e baixada. Pena que não tive oportunidade de montar a estação no parque estadual do Ibitipoca como eu gostaria, mas já ouvi dizer que a partir de Outubro poderemos começar medições confiáveis por lá ! Estou na expectativa !

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Renan disse:

Você tem esse direito ;)

Particularmente farei o acompanhamento de todas as medições que possuímos nas terras altas da Mantiqueira, e acho que amanhã será muito legal fazermos os comparativos entre todos os locais de topo, encosta e baixada. Pena que não tive oportunidade de montar a estação no parque estadual do Ibitipoca como eu gostaria, mas já ouvi dizer que a partir de Outubro poderemos começar medições confiáveis por lá ! Estou na expectativa !

Claro, ninguém é obrigado a considerar ou não. Mas depois de tudo que aconteceu eu não consigo mais confiar nos dados dessa estação depois de tudo que aconteceu, enfim, é uma pena mesmo.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Aqui na cidade do Rio apesar da chuva fraca ao amanhecer, o dia foi de muito sol e sem nuvens, com fortes rajadas de vento. O frio por enquanto está bem fraquinho, tenho 19,7°C aqui em Copacabana no momento, ainda que a sensação seja de mais frio devido aos ventos. A máxima ficou em apenas 22,6°C, tendo sido a menor do ano até o momento. 

Link to comment
Share on other sites

10 minutos atrás, marinhonani disse:

Rafael,

o céu está limpo aí, está ventando?

Na automática de Salinas/Friburgo deve estar ventando bem, a temperatura não caiu tanto em relação a máxima baixa e umidade baixa da tarde.

O modelo CMC previu mínima abaixo de 5 para Friburgo,mas o vento tem que parar na região da automática,ficar em 1 m/s,aí afunda a temperatura.

Ventou muito de manhã e tarde, mas diminuiu de acordo q foi anoitecendo, pelo menos na area urbana. O céu esta limpo aqui.

Agora 12,7°C.

Link to comment
Share on other sites

IMPRESSIONANTE O FRIO EM BH HOJE!!!

DEPOIS DE UM DIA FRIO, COM MÁXIMA DE 18 AQUI EM CASA E DE 19 NAS ESTAÇÕES CONVENCIONAL DO INMET (REGIÃO UM POUCO MAIS CENTRAL) E NA PAMPULHA, ALÉM DE MÁXIMA DE 15,9 NA PARTE ALTA, AQUI EM CASA, NO SÃO BENTO (970 METROS) JÁ TENHO 12,7º C. EU ACREDITAVA QUE TERÍAMOS 9 GRAUS NA PRÓXIMA MADRUGADA SÓ EM ALGUMAS ÁREAS MENOS URBANIZADAS DA CIDADE OU NAS PARTES MAIS ALTAS, MAS, PELO VISTO, TEREMOS 9 GRAUS NA ZONA CENTRO-SUL DE BH, OU SEJA, NA ILHA DE CALOR.

A TEMPERATURA ESTÁ DESPENCANDO. CENÁRIO POUCO COMUM EM BH, MESMO EM MAIO, QUANDO COSTUMA FAZER UM FRIOZINHO NO FINAL DO MÊS.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Opiniões à parte, é notório que as baixadas da Mantiqueira acima dos 1350m / 1400m vão brilhar muito esta noite e amanhã, hehehe !

Nesse momento o bairro do Charco já está zerado e vai negativar. Já tem geada forte por lá.

Lá na Patrocínio do Felipe, já temos 9,4ºC !

 

 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Santana do Paranaíba impressionante. Eu já peguei o trem para Jundiaí e realmente é um lugar frio, assim como Caeiras, Francisco Morato e Perus etc. Itatiba é outro lugar frio, mas já fora da RMSP. 

Enquanto isso Inmet de Varginha estacionado nos 12. Cidades mais quentes como Formiga estão com temperaturas abaixo. Que pena não termos uma medição oficial em uma baixada. Última informação que tive, é que lá na roça a temperatura estava em 8.8, 8.9 há 30 minutos. 

Bairro do Charco e MDF precisa nem comentar. Espetáculo! 

Edited by Victor Naia
Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, Rafael MG disse:

Florestal, a 60 Km de BH (perto de onde tenho sítio) , já tem 9,6 graus às 20:00 horas, e Monte Verde já tem 3,6 graus!! :):o

BRILHA, CAPITAL ! BRILHA !

Acho que será a noite mais fria para Maio em BH há muitos anos...muitos mesmo !

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, Victor Naia disse:

Santana do Paranaíba impressionante. Eu já peguei o trem para Jundiaí e realmente é um lugar frio, assim como Caritas e Perus etc. Itatiba é outro lugar frio, mas já fora da RMSP. 

Enquanto isso Inmet de Varginha estacionado nos 12. Cidades mais quentes como Formiga estão com temperaturas abaixo. Que pena não termos uma medição oficial em uma baixada. Última informação que tive, é que lá na roça a temperatura estava em 8.8, 8.9 há 30 minutos. 

Bairro do Charco e MDF precisa nem comentar. Espetáculo! 

Então, Santana de Parnaiba não fica na linha que vai pra Jundiaí, fica mais a Oeste, mas lá tem muita mata ainda, por isso o valor bem baixo.

Com relação a Caieiras e Franco da Rocha, são cidades muito frias, lembro que quando era inverno, quando pegava o trem sentido Francisco Morato, era nítido a diferença de temperatura ao chegar em Caieiras, tipo, uns 4 graus de diferença da Lapa por exemplo. Que pena que não tem alguma estação de medição em Caieiras ou Franco da Rocha, onde morei por muito tempo, morava em uma baixada de vale.

Link to comment
Share on other sites

Agora, Renan disse:

BRILHA, CAPITAL ! BRILHA !

Acho que será a noite mais fria para Maio em BH há muitos anos...muitos mesmo !

Também creio fortemente nisso. Não me lembro de frio tão forte em BH, em um mês de maio, no início da noite. 

Desde o início dos anos 90, quando comecei a observar o clima, as temperaturas mais frias de BH em maio sempre ficaram na casa dos 11 graus, mas no final da madrugada ou início da manhã, sendo que dessa vez já tive 12 graus às 8 da noite.

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, luizfbonfim disse:

Então, Santana de Parnaiba não fica na linha que vai pra Jundiaí, fica mais a Oeste, mas lá tem muita mata ainda, por isso o valor bem baixo.

Com relação a Caieiras e Franco da Rocha, são cidades muito frias, lembro que quando era inverno, quando pegava o trem sentido Francisco Morato, era nítido a diferença de temperatura ao chegar em Caieiras, tipo, uns 4 graus de diferença da Lapa por exemplo. Que pena que não tem alguma estação de medição em Caieiras ou Franco da Rocha, onde morei por muito tempo, morava em uma baixada de vale.

Tem uns bairros que fazem fronteiras não? Realmente me confundi. Era Morato que queria dizer. Perdão. Parnaíba é pros lados de Itapevi. Outra cidade fria é São Roque. 

--------------------------------------------------

Belzonte, a capital dos mineiros tá sendo o destaque entre as grandes, assim como foi Goiânia a tarde e Big Field de manhã. Muito bom o frio.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

54 minutos atrás, Renan disse:

Opiniões à parte, é notório que as baixadas da Mantiqueira acima dos 1350m / 1400m vão brilhar muito esta noite e amanhã, hehehe !

Nesse momento o bairro do Charco já está zerado e vai negativar. Já tem geada forte por lá.

Lá na Patrocínio do Felipe, já temos 9,4ºC !

 

Agora 7,2 por lá. Tem uma estação na zona rural bem afastada da cidade com 5ºC já.

Estou bloqueado para dar likes, hehe

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Aqui em Campinas depois que os ventos mudaram para S e SE a temperatura passou a cair lentamente.

Agora ta 12ºC em média e em alguns bairros já chegaram aos 9ºC com umidade em torno de 60%

Estou curioso para saber qual a temperatura amanhã no IAC, usado pela Defesa Civil. Só esse ano ele já deu duas sub 10, sendo uma hoje com 8.9ºC

Edited by GustavoLugli
Link to comment
Share on other sites

São Paulo será vitimada mais uma vez pelo excesso de urbanização (ilha de calor)...é uma das cidades mais quentes do Estado, está apanhando até de redutos tradicionais do calor interiorano:

INMET 23H UTC:

Mirante de Santana 13,7º

 

Bertioga 16,6º

Pres. Prudente 14,1º

Iguape 13,8º

Jales 13,6º

Taubaté 13,5º

Marília 12,2º

Votuporanga 11,7º

Bauru 10,0º

Franca 10,0º

Rancharia 9,2º

Ituverava 9,1º

Campos do Jordão 4,5º

 

Na região metropolitana a Capela do Socorro já tem 7,1º

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.