Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Joinville tem 10 estações online, se não me engano. 7 da defesa civil, 2 do Diego e 1 do aeroporto. Ainda tem estação na Univille, o David e o Fernando acho que tem (ou tinham) abrigo padrão... Mas é pouco grande de área.

 

Tudo depende do quesito...Se for área, talvez seja Maria da Fé, se for população é São Joaquim... Balneário Camboriú chegou a ter duas em 46,8km² no Wunderground.

Link to comment
Share on other sites

Europeu, GFS e CMC indicaram que a noite mais fria será a de 31 para 01/08 no Sudeste. Destaque que o Europeu secou legal o Sudeste e posicionou a alta pegando quase que em cheio o PNI próxima madrugada e a do dia 01.

 

Torales, temos de entender que cada modelo tem sua particularidade...eu gosto de pegar os top 4 pra analisar ondas de frio e calor e pra entender melhor o cenário do Sudeste, ECMWF, GFS, Global e CMC. Olho o ETA quando quero ver a intensidade da alta polar, nesse caso ele tem um bom range de acertos pra mim.

 

GFS - Melhor em termos de posicionamento e intensidade de baixas pressões.

 

Europeu - melhor em previsão do tempo curto prazo < 72 horas

 

Global - Para o Brasil, tem um bom acerto em termos de níveis de chuvas e temperaturas num range curtissimo, menos de 24 horas

 

CMC - esse as vezes viaja na maionese em termos de temperaturas, mas quando acerta, é em cheio e as vezes a mais de 1 semana do evento.

 

Para hoje espero algo entre -4 e -6, e pra amanha algo entre -5 e -7 no PNI.

 

William, atenção que amanha cedo e sexta cedo poderá registrar negativas! Pode bater no -2! Prepara a máquina fotográfica!

Link to comment
Share on other sites

Sera Artur ? Temos muitas nuvens aqui porem ta limpando e a temperatura caiu de forma estrondosa 13,9°C em casa já isso com céu limpo as 16:20 :crazy:

 

SP tá com sol e tempo seco até, desde ontem a noite, e pelo andamento da MP, fará o mesmo efeito aí sobre você. As nuvens não prevalecerão pq a umidade está baixando bem e baixará mais ainda de madrugada no sul de MG. Espetacular será a secura do ar do dia 31 ao dia 1 principalmente!

Link to comment
Share on other sites

A frente semi-estacionária conseguiu provocar alguma chuva por aqui e carregou a atmosfera de umidade. Acumulei menos de 1 mm e variei de 13,9° a 19,0°. Está tudo úmido, relativamente molhado.

 

O ETA 15 dá os próximos 10 dias sempre úmido com muita variação nas condições do tempo e morno. Já o GFS pega ar frio entrando no domingo e variação de 5° a 17° para POA na segunda-feira. Seria mais um frio normal... e só nesse dia.

 

Agora faz 17,9° e quase nublado.

Link to comment
Share on other sites

Europeu, GFS e CMC indicaram que a noite mais fria será a de 31 para 01/08 no Sudeste. Destaque que o Europeu secou legal o Sudeste e posicionou a alta pegando quase que em cheio o PNI próxima madrugada e a do dia 01.

 

Torales, temos de entender que cada modelo tem sua particularidade...eu gosto de pegar os top 4 pra analisar ondas de frio e calor e pra entender melhor o cenário do Sudeste, ECMWF, GFS, Global e CMC. Olho o ETA quando quero ver a intensidade da alta polar, nesse caso ele tem um bom range de acertos pra mim.

 

GFS - Melhor em termos de posicionamento e intensidade de baixas pressões.

 

Europeu - melhor em previsão do tempo curto prazo < 72 horas

 

Global - Para o Brasil, tem um bom acerto em termos de níveis de chuvas e temperaturas num range curtissimo, menos de 24 horas

 

CMC - esse as vezes viaja na maionese em termos de temperaturas, mas quando acerta, é em cheio e as vezes a mais de 1 semana do evento.

 

Para hoje espero algo entre -4 e -6, e pra amanha algo entre -5 e -7 no PNI.

 

William, atenção que amanha cedo e sexta cedo poderá registrar negativas! Pode bater no -2! Prepara a máquina fotográfica!

 

Artur, não vejo nenhum reforço de ar frio neste momento na região do PNI. É o mesmo que estava nos últimos dias e segue "parado" e até se afastando.

 

O que está fazendo os modelos indicarem mais frio a partir de hoje é uma canal de "secura" em 700hPa que começa hoje e fica ainda mais intenso amanhã. Entretanto, não tenho a experiência de acompanhar de perto o que pode acontecer com esta combinação:

 

14C em 850 + 7C em 700 e 10% de umidade em 700.

 

Hoje descobrirei! :russian:

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z intensificou bastante o frio para o sul do BR entrando nesta segunda-feira. Já dá pra considerar moderado a forte para o sul do RS e leste dos 3 estados do sul (MP bem maritimizada).

 

E outra se armando para o dia 14 de agosto. GFS começou a pegar e manter. Vamos ver no que dá..

 

Duvido que Curitiba abaixe de 10°C.... UFE

Link to comment
Share on other sites

 

Artur, não vejo nenhum reforço de ar frio neste momento na região do PNI. É o mesmo que estava nos últimos dias e segue "parado" e até se afastando.

 

O que está fazendo os modelos indicarem mais frio a partir de hoje é uma canal de "secura" em 700hPa que começa hoje e fica ainda mais intenso amanhã. Entretanto, não tenho a experiência de acompanhar de perto o que pode acontecer com esta combinação:

 

14C em 850 + 7C em 700 e 10% de umidade em 700.

 

Hoje descobrirei! :russian:

 

Torales, entendi teu ponto, só não entendi você falar de reforço de ar frio, isso eu com certeza não falei. O centro da MP esta se afastando mas o seu nucleo frio ainda afeta o leste do sudeste, inclusive afetará até lá pelos dias 4 ou 5 de Agosto, o que pode proporcionar 5 dias na sequencia de mínimas negativas no Marcão. O segredo vai ser olhar como está o comportamento do Massena, vai ajudar a entender bastante o comportamento da baixada do Marcão. Creio que o Mafili nesse ponto tenha muita razão ao afirmar que o topo corresponde exatamente, no nível do solo, ao comportamento da baixada.

 

Sobre os valores de mínimas, observações passadas indicam que podem ser muito interessantes...Depois mal passará de -4.

Link to comment
Share on other sites

Potencial de frio na Mantiqueira segue bom. Faltando pouco menos de uma hora ainda pro sol se por, o Marcão já está em 6,8 e caindo, ainda nem está naquele horario que afunda mais. Vai ser uma noite deveras interessante!

 

Povo da mantiqueira que gosta de plantar coisas, já pensaram em técnicas pra se defender da geada? Se não pensaram, corram que dá tempo ainda. :laugh: :laugh: :laugh: E não estou de brincadeira!

Link to comment
Share on other sites

Hoje o tempo já deu uma boa firmada em Sampa.

Pelo menos aqui na zona leste, tivemos céu aberto durante boa parte do dia!

As temperaturas continuaram a subir, chegando aos 22 graus nos 3 aeroportos da Grande SP.

Agora ainda temos: 20 graus em Congonhas, 21 graus em Cumbica e 22 graus no Campo de Marte!

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!

FORECA (modelo Europeu) dá 5°c de mínima para PORTO ALEGRE na terça-feira que vem!

Mesmo a máxima já chegando a 19°c, é um frio bem considerável, que poderá trazer temperaturas próximas a zero ou negativas na serra.

Será um "frio tiro curto", mas num inverno de frio escasso, já é satisfatório.

Vejam...

Abraços.

http://www.foreca.com/Brazil/Porto_Alegre?tenday

Link to comment
Share on other sites

Alguém passa para o Ronaldo,

 

São os dados da SSTa Atlântico Sul na fria primavera de 2013.

 

Roanldo o oceano só foi esquentar bem mesmo em dezembro....

 

Aí meu véio torrou....e continua "torrando".

 

Como eu disse a conta chegou....

 

Pessoalmente já pagou com juros quando terminar agosto.

 

Chuva para tuas bandas...tá estranho a primaverona 2014.

 

Abração

 

1z7nd0.png

Link to comment
Share on other sites

Acredito que o periodo mais frio durante o dia em todo esse inverno foi entre segunda feira e hoje aqui em Indaial

 

Segunda-Feira Min: 13C / Max: 16,5C

Terça-Feira: Min: 14C / Max: 17,5C

Hoje Quarta: Min: 14C / Max: 20,5C

 

Sendo que Segunda e Terça estava bem nublado com bastante úmidade e um ventinho que fazia parecer estar mais frio.

Hoje depois do meio dia o tempo já começou a ter umas aberturas de sol com bastante nuvens.

 

Dia memorável aquele no mes de agosto de 2010 quando a temperaturca MAXIMA aqui em Indaial foi de 8C

Se não estou enganado foi no mesmo dia que ocorreu aquele forte nevasca na serra, que na mesma era impossivel chegar no pico do morro da igreja pela incrivel quantidade de neve, muitas pessoas falaram que no pico lá perto do portão de entrada da aeronautica teve mais de 60cm de neve.

Link to comment
Share on other sites

 

Artur, não vejo nenhum reforço de ar frio neste momento na região do PNI. É o mesmo que estava nos últimos dias e segue "parado" e até se afastando.

 

O que está fazendo os modelos indicarem mais frio a partir de hoje é uma canal de "secura" em 700hPa que começa hoje e fica ainda mais intenso amanhã. Entretanto, não tenho a experiência de acompanhar de perto o que pode acontecer com esta combinação:

 

14C em 850 + 7C em 700 e 10% de umidade em 700.

 

Hoje descobrirei! :russian:

 

Torales, entendi teu ponto, só não entendi você falar de reforço de ar frio, isso eu com certeza não falei. O centro da MP esta se afastando mas o seu nucleo frio ainda afeta o leste do sudeste, inclusive afetará até lá pelos dias 4 ou 5 de Agosto, o que pode proporcionar 5 dias na sequencia de mínimas negativas no Marcão. O segredo vai ser olhar como está o comportamento do Massena, vai ajudar a entender bastante o comportamento da baixada do Marcão. Creio que o Mafili nesse ponto tenha muita razão ao afirmar que o topo corresponde exatamente, no nível do solo, ao comportamento da baixada.

 

Sobre os valores de mínimas, observações passadas indicam que podem ser muito interessantes...Depois mal passará de -4.

 

Sim, eu sei que tu não falou em reforço de ar frio. Na prática vc está considerando: T em 850 ao redor de 10 graus ou levemente acima disso e tempo extremamente seco. Veja que essa linha de 10C em 850 e até 6 a 7C em 500 é normal em todos os anos de inverno. Frio absolutamente comum e recorrente para um mês de julho na região. No entanto, nos últimos dias as mínimas estão bem normais também. O maior diferencial de ontem para hoje será a secura do ar em altos níveis. Ela despenca de 50% para 10%. E a diferença já podemos ver neste exato instante, quase perto de negativar. A secura do ar é relativamente boa para o Massena, porém é fantástica para o Marcão, pois o efeito baixada fica ainda mais pronunciado. A cobertura ou não de nuvens (provavelmente não haverá nuvens pelos índices de umidade previstos pelo GFS) podem fazer apenas o "ajuste fino" da mínima registrada. Se tiver nuvens, elas estarão abaixo do PNI, pois em 700hPa está absolutamente seco e será assim nos próximos 2 dias. Vamos conferir.. esse é o segredo. Não olhar para a temperatura e sim para o canal de umidade. Faz mais diferença que a onda de frio!! Talvez seja isso que diferencie uma noite de 1C para uma noite de -4C em La Paz em qualquer momento do ano, apenas para citar um exemplo!

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Fantástica observação, Torales! É isso mesmo ! :clapping:

 

Temos aqui no Sudeste grandes eventos de frio noturno / matinal devido ao ar seco em altitude. Muitas vezes

não é pela força da MP em si. Hoje à noite e de madrugada, veremos o P.O do Morro Massena despencar a

valores muito negativos!

 

Aqui em Juiz de Fora também já faz bastante frio: 13 graus agora! Podemos ter quebra de recorde amanhã, mas

na Sexta é CERTEZA.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura caindo na Grande SP.

Às 19 horas faz 18 graus no Campo de Marte, 17 graus em Congonhas e 15 graus em Cumbica!

Hoje está com cara de que não teremos MM, ao menos a na metade norte da Grande SP!

 

A temperatura vai despencar em alguns lugares de São Paulo.

Tenho boas notícias, tempo limpo aqui pela Praia Grande e temperatura em queda.

SERRA DO MAR LIMPA.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!

Depois de uma mínima de 14.0C e máxima de 22.0C com sol entre muitas nuvens, agora tenho céu estrelado e 15.5C.

Se tudo der certo, sub-10 hj... será??? rs.

Sds.,

 

A chance é grande, não está com cara de nublar faixa leste do sudeste hoje.

 

Também acho Troyano... sem MM hoje...rs.

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.