Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Nazar, muito bom ter trazido a matéria em um dia como o de hj.

Tem tdo à ver.

 

Flávio, boa explicação. Lembro q em 85 ou 86 o professor Osvaldo Yvamotto (prof física/meteo da UFPr) me deu as mesmas explicações. Falava em "bacia Curitibana".

 

Um detalhe é q as nuvens baixas atuam sobre as serras e tbm à barlavento/sotavento. Se está nublado em Ctba, Morretes, no litoral apresenta o mesmo quadro nebuloso, porém com teto mais alto.

 

Muitas vzs os cumes acima dos 1.400/1.500m ficam livres da nebulosidade.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

Engraçado é que poucas vezes me lembro do efeituo da serra de São Luis...bem legal essa matéria..

 

Aliás, ano passado deu uma neve legal nesta serra..

 

Diego, tem um pedágio entre Curitiba e São Luiz do Purunã, quase na entrada desta última! Fica num local bem alto!

E sempre vejo muitas geadas ali, e tá sempre bem frio...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Nazar, muito bom ter trazido a matéria em um dia como o de hj.

Tem tdo à ver.

 

Flávio, boa explicação. Lembro q em 85 ou 86 o professor Osvaldo Yvamotto (prof física/meteo da UFPr) me deu as mesmas explicações. Falava em "bacia Curitibana".

 

Um detalhe é q as nuvens baixas atuam sobre as serras e tbm à barlavento/sotavento. Se está nublado em Ctba, Morretes, no litoral apresenta o mesmo quadro nebuloso, porém com teto mais alto.

 

Muitas vzs os cumes acima dos 1.400/1.500m ficam livres da nebulosidade.

 

Abraços

 

Bem lembrado Carlos, o termo bacia é muito comum também! Valeu pela contribuição Nazar! Em relação ao efeito barlavento/sotavento, Curitiba está na "sombra de chuva", sotavento da Serra do Mar, mas como nossa serra não é tão elevada como os Andes, o decréscimo de precipitação é baixo em comparação com a vertente Atlântica a barlavento.

 

Curitiba segue sendo Curitiba... dia cinzento, amplitude térmica e temperatura baixa. Simepar aponta no momento 12.6°C e 86% de umidade.

Link to comment
Share on other sites

O dia hoje amanheceu com neblina e por volta das 9h ela se dissipou. O sol apareceu entre poucas nuvens até o começo da tarde, depois a quantidade de nuvens começou a aumentar e agora o céu está nublado. A temperatura no INMET variou entre 10,3ºC e 21,5ºC e em casa de 11,9ºC a 19,9ºC. Agora faz 18,3ºC.

Link to comment
Share on other sites

Nazar, muito bom ter trazido a matéria em um dia como o de hj.

Tem tdo à ver.

Flávio, boa explicação. Lembro q em 85 ou 86 o professor Osvaldo Yvamotto (prof física/meteo da UFPr) me deu as mesmas explicações. Falava em "bacia Curitibana".

Um detalhe é q as nuvens baixas atuam sobre as serras e tbm à barlavento/sotavento. Se está nublado em Ctba, Morretes, no litoral apresenta o mesmo quadro nebuloso, porém com teto mais alto.

Muitas vzs os cumes acima dos 1.400/1.500m ficam livres da nebulosidade.

A serra de São Luís do Purunã seria o degrau do 1º para o 2º planalto? É isso? :mrgreen:

 

Aqui em Sampa costuma acontecer algo interessante, com certa frequência.

Saímos da capital pela Rodovia Fernão Dias (Sampa-BH) com céu encoberto.

Aí, passamos pelo túnel da Mata Fria (Sob a serra da Cantareira, divisa Sampa-Mairiporã) e...do outro lado, sol e céu com poucas nuvens a claro.

Ou então, voltamos do sul de MG com sol e céu claro em todo o caminho.

Em Mairiporã, apenas algumas nuvens. Passamos o túnel e... céu encoberto do lado de Sampa.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia ameno no Rio de Janeiro

Aqui no meu termômetro a temperatura não passou dos 18 graus

choveu menos que ontem

previsão que a partir de amanhã a chuva diminui de vez e poderemos ter recorde de frio na madrugada de terça para quarta :hang1:

 

Amigo Ricardo,

Agora o friozinho começa a ficar melhor aí para vocês no Sudeste! Para nós, o calorzinho começa a voltar aos poucos...

Dinâmica de 2014 será essa e não tem jeito. Não podemos reclamar também, pois ano passado tivemos boas ondas de frio em julho e agosto. Foi frio até o final do inverno...

O que pode ocorrer este ano, na minha opinião, é termos um frio tardio aqui no RS. Anos de pouco frio no miolo do inverno, costumam ter frio fora de época depois. Opinião própria, de quem observa somente. Pode ser que eu esteja errado, claro.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Nazar, muito bom ter trazido a matéria em um dia como o de hj.

Tem tdo à ver.

Flávio, boa explicação. Lembro q em 85 ou 86 o professor Osvaldo Yvamotto (prof física/meteo da UFPr) me deu as mesmas explicações. Falava em "bacia Curitibana".

Um detalhe é q as nuvens baixas atuam sobre as serras e tbm à barlavento/sotavento. Se está nublado em Ctba, Morretes, no litoral apresenta o mesmo quadro nebuloso, porém com teto mais alto.

Muitas vzs os cumes acima dos 1.400/1.500m ficam livres da nebulosidade.

A serra de São Luís do Purunã seria o degrau do 1º para o 2º planalto? É isso? :mrgreen:

 

Aqui em Sampa costuma acontecer algo interessante, com certa frequência.

Saímos da capital pela Rodovia Fernão Dias (Sampa-BH) com céu encoberto.

Aí, passamos pelo túnel da Mata Fria (Sob a serra da Cantareira, divisa Sampa-Mairiporã) e...do outro lado, sol e céu com poucas nuvens a claro.

Ou então, voltamos do sul de MG com sol e céu claro em todo o caminho.

Em Mairiporã, apenas algumas nuvens. Passamos o túnel e... céu encoberto do lado de Sampa.

Correto, Aldo!

O primeiro planalto (Curitiba) começa em Piraquara/São José/Campina Grande e apresenta altidudes médias entre 800/1.150m. (ñ incluindo os picos da serra do Mar - 1.300/1.877m)

O segundo (Ponta Grossa), começa na Serra do Purunã e possui altitudes semelhantes, com decréscimo ao sul (780m) e boas elevações ao norte (1.000/1.200m).

O terceiro (Guarapuava), começa na Serra da Boa Esperança, à leste do município, com 1.100/1.300m em média, diminuindo conforme se estende para oeste. Termina na depressão do Paraná (150/250m)

 

*

 

Chuviscos em Curitiba.

12°C

5a4e8974cb572_2014-07-2817_58.37-1.jpg.b73c79752e14b4d0f81e342f694057ac.jpg

Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos. Pra mim hoje foi o dia mais frio do ano em Joinville, temperatura variando entre 14 e 15 graus, porém com um vento gelado e garoa o dia todo.

 

Verdade, Fernando. Ontem e hoje mal passamos dos 15°C por aqui. .culpa dos ventos marítimos decorrentes da alta no Atlântico. Se reparar a pressão esteve alta por aqui e ainda está. .

Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos. Pra mim hoje foi o dia mais frio do ano em Joinville, temperatura variando entre 14 e 15 graus, porém com um vento gelado e garoa o dia todo.

 

Verdade, Fernando. Ontem e hoje mal passamos dos 15°C por aqui. .culpa dos ventos marítimos decorrentes da alta no Atlântico. Se reparar a pressão esteve alta por aqui e ainda está. .

 

Lembro que em 2010 tivemos um dia com chuva e frio, em plena tarde o termômetro marcava entre 8 e 9 graus, foi um dos dias que mais passei frio na minha vida.

E olha que já peguei vários dias abaixo de zero na Serra, só que com tempo seco.

Link to comment
Share on other sites

Diminuiu o número de mensagens neste tópico, graças a atitudes infantis de alguns usuários, mas creio

que mais tarde volta ao normal.

 

Bom, já estou esperando o dia primeiro de Agosto, que promete ser aquele com a manhã mais fria do

ano no Sudeste! São grandes as chances deu quebrar meu recorde na Davis, agora é torcer muito.

 

Hoje o dia foi predominantemente nublado, e agora à noite choveu 3mm.

 

Agora não chove e faz 15,7C.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos. Pra mim hoje foi o dia mais frio do ano em Joinville, temperatura variando entre 14 e 15 graus, porém com um vento gelado e garoa o dia todo.

 

Verdade, Fernando. Ontem e hoje mal passamos dos 15°C por aqui. .culpa dos ventos marítimos decorrentes da alta no Atlântico. Se reparar a pressão esteve alta por aqui e ainda está. .

 

Aqui a máxima foi mais alta. 17°C. O tempo esteve nublado, cinzento, mas bem seco. Agora a noite já não cai mais a temperatura. Amanhã ainda será agradável, quarta voltar o calor.

 

Notei que o Bradador tem conseguido permanecer online, apesar de alguma horas fora. Alguma explicação?

Link to comment
Share on other sites

Que parto conseguir deixar a estação do Bairro Reserva online , no sabado ficou 100% entre a tarde e o domingo de manha , ontem já zicou denovo , ai coloquei ela no ar a tarde e faz 2h horas que parou de reportar , vamos ver se ela volta a qualquer momento torcendooo por la deve estar entre 8°C e 9°C la em casa 10,2°C

Link to comment
Share on other sites

10 Capitais mais frias (Aeroportos) :

 

1ª = Curitiba: 11°;

2ª = Porto Alegre: 13°;

3ª = Florianópolis: 14°;

4ª = São Paulo: 15°

5ª = Campo Grande: 17°

6ª = Rio de Janeiro / Maceió: 18°

7ª = Belo Horizonte: 19°

8ª = Brasília: 20°

9ª = Goiânia / Rio Branco / Vitória: 21°

10ª = Natal: 23°

Link to comment
Share on other sites

É a primeira vez que vejo a pressão atmosférica na minha estação com um valor tão elevado: 1030hpa! Isso

é digno de boas invasões polares, hehehe. Esse valor elevado é uma mostra do que vem por aí quando o ar

secar. Estou realmente confiante de que terei mais uma quebra de recorde este ano.

Link to comment
Share on other sites

10 Capitais mais frias (Aeroportos) :

 

1ª = Curitiba: 11°;

2ª = Porto Alegre: 13°;

3ª = Florianópolis: 14°;

4ª = São Paulo: 15°

5ª = Campo Grande: 17°

6ª = Rio de Janeiro / Maceió: 18°

7ª = Belo Horizonte: 19°

8ª = Brasília: 20°

9ª = Goiânia / Rio Branco / Vitória: 21°

10ª = Natal: 23°

 

 

Detalhe: Porto Alegre com ventos de 20.37Km/h está com uma sensação térmica de 7°

Curitiba com ventos de 11,11Km/h está com sensação térmica de 9°

Link to comment
Share on other sites

10 Capitais mais frias (Aeroportos) :

 

1ª = Curitiba: 11°;

2ª = Porto Alegre: 13°;

3ª = Florianópolis: 14°;

4ª = São Paulo: 15°

5ª = Campo Grande: 17°

6ª = Rio de Janeiro / Maceió: 18°

7ª = Belo Horizonte: 19°

8ª = Brasília: 20°

9ª = Goiânia / Rio Branco / Vitória: 21°

10ª = Natal: 23°

 

Maceió e Natal nesse top 10. Onda de leste deixa o tempo bastante encoberto e chuvoso em todo RN, Natal teve máxima de 23ºC, por aqui as nuvens chegaram mais carregadas a tarde e choveu um pouco, agora 23,7ºC e nublado com vento E a 16km/h.

Link to comment
Share on other sites

Matéria sobre:

Curitiba, a nublada

Entenda porque a capital mais gelada do país tem tantos dias nublados e chuvosos

 

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1462043&tit=Curitiba,-a-nublada

 

Aqui em Sampa costuma acontecer algo interessante, com certa frequência.

Saímos da capital pela Rodovia Fernão Dias (Sampa-BH) com céu encoberto.

Aí, passamos pelo túnel da Mata Fria (Sob a serra da Cantareira, divisa Sampa-Mairiporã) e...do outro lado, sol e céu com poucas nuvens a claro.

Ou então, voltamos do sul de MG com sol e céu claro em todo o caminho.

Em Mairiporã, apenas algumas nuvens. Passamos o túnel e... céu encoberto do lado de Sampa.

 

Fenômeno semelhante ocorre aqui em Mogi das Cruzes. A cidade é considerada a mais nublada e fria de todo o Alto Tietê.

 

Isso acontece porque 90% do município (e 95% da população) localiza-se entre as serras do Mar e do Itapety. As nuvens vindas da Serra do Mar são bloqueadas pela Serra do Itapety (1100 metros de altitude). Acredito que em mais de 80% dos dias não vemos o sol se pondo, por causa das nuvens baixas. Acredito que aqui o fenônemo seja mais intenso que na Capital porque a área de dissipação das nuvens é quase 50% menor, como dá pra ver na ilustração abaixo.

 

Aqui acontece coisa parecida com o que o Aldo disse acima: é só transpormos a Serra do Itapety pela Rodovia Mogi-Dutra que o tempo muda completamente, nublado da área urbana e aberto nos bairros às margens da Ayrton Senna.

 

O pessoal daqui da cidade conta que essa alta taxa de nebulosidade foi uma das causas para que a construção do Aeroporto Internacional de São Paulo fosse transferida para Guarulhos, uma área com uma ocorrência menor do fenômeno. As obras estavam na fase de terraplanagem quando cancelaram. Hoje temos alguns bairros nessa área que foi retificada, que ganharam o nome do que ali seria: Jardim Aeroporto I, II e III.

 

Mogi.jpg

Link to comment
Share on other sites

As obras estavam na fase de terraplanagem quando cancelaram. Hoje temos alguns bairros nessa área que foi retificada, que ganharam o nome do que ali seria: Jardim Aeroporto I, II e III.

 

Enquanto isso no Afonso Pena diz a lenda que fora construído lá pois existe muita neblina.... isso dificultaria um ataque aéreo inimigo..... :punish:

Link to comment
Share on other sites

Diego minha estação tambem esta com problemas de recepção da estaçaõ pro console deve ta a uns 200 Metros de distancia um do outro , porem a estação diferente da DAVIS que mostra N/A a minha mostra os dados da ultima atualização e vai mostrando eles até a estação mudar !

 

 

No momento a estação reserva voltou e em casa faz 8,4°C com vento NO , Reserva deve estar abaixo de 7°C !

Link to comment
Share on other sites

Excelente explicação do Ricardo!

Eu não sabia que Mogi das Cruzes era mais nublada do que aqui em Sampa por conta das nuvens baixas!

A parte mais interessante foi sobre o aeroporto que a princípio iria ser construído aí, em vez de Guarulhos!

 

=================================================

 

Já que comentaram sobre pressão atmosfera, a mesma está bem alta na Grande SP, 1031 hpa nos 3 aeroportos! Creio que seja o maior valor desse ano!

As temperaturas, 15 graus em Congonhas e Campo de marte e 14 graus em Cumbica!

Link to comment
Share on other sites

Já que comentaram sobre pressão atmosfera, a mesma está bem alta na Grande SP, 1031 hpa nos 3 aeroportos! Creio que seja o maior valor desse ano!

As temperaturas, 15 graus em Congonhas e Campo de marte e 14 graus em Cumbica!

E a capital paulista teve mais um dia totalmente nublado mas sem chuva.

Aqui na zona norte até ensaiou umas aberturazinhas de sol no final da manhã.

 

Mirante: 12,5°C / 16,1°C

IAG: 12,9°C / 16,3°C

 

Pelo jeito, essa massa polar vai ficar por aí uns bons dias.

Vai ter gente se queixando da monotonia aqui no sudeste... :mosking:

 

P.S.: Interessantes os comentários do Ricardo.

Eu sabia que Mogi das Cruzes tinha dias nublados mas não tantos.

Em dias claros, sem poluição, geralmente após boas chuvas, a serra de Itapeti é visível (Bem ao longe) daqui da zona norte de Sampa.

Link to comment
Share on other sites

Instabilidades se afastando, já é possível avistar algumas aberturas no céu e até algumas estrelas. Temperatura em 17,6° no campo dos afonsos, termômetro de rua em 15°, sensação de frio menor que a da tarde porque os ventos cessaram. Agora voltaremos aquele padrão diário de inferno/inverno, temperaturas próximas dos 30° a tarde, chegando próximo dos 10° nas madrugadas/manhãs.

Link to comment
Share on other sites

As obras estavam na fase de terraplanagem quando cancelaram. Hoje temos alguns bairros nessa área que foi retificada, que ganharam o nome do que ali seria: Jardim Aeroporto I, II e III.

 

Enquanto isso no Afonso Pena diz a lenda que fora construído lá pois existe muita neblina.... isso dificultaria um ataque aéreo inimigo..... :punish:

 

 

Só lenda mesmo. O Brasil não fez nada absolutamente nada em toda sua história preocupado com guerra. Nem mesmo a construção de Brasilia tem haver com isso, foi muito mais uma questão de logística.

 

Quanto o Aeroporto de Curitiba não fica em Curitiba, é algo muito chato para quem viaja muito e tem que usar o serviço de taxi. Se a cidade não tivesse inchado com a vinda de tanta gente de outras regiões teria espaço para construir um aeroporto dentro do perímetro urbano da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Excelente explicação do Ricardo!

Eu não sabia que Mogi das Cruzes era mais nublada do que aqui em Sampa por conta das nuvens baixas!

A parte mais interessante foi sobre o aeroporto que a princípio iria ser construído aí, em vez de Guarulhos!

 

:good:

 

P.S.: Interessantes os comentários do Ricardo.

Eu sabia que Mogi das Cruzes tinha dias nublados mas não tantos.

Em dias claros, sem poluição, geralmente após boas chuvas, a serra de Itapeti é visível (Bem ao longe) daqui da zona norte de Sampa.

 

Já avistei a Serra do Itapety do alto do edifício Altino Arantes (Banespa).

 

Já do Alto da Serra do Itapety (Pico do Urubu), por diversas vezes avistei as antenas da Avenida Paulista e o Pico do Jaraguá.

Link to comment
Share on other sites

Dia frio hoje com vento constante o dia todo! A alta que está no oceano drena vento leste para cá durante o dia, parando de madrugada. Tenho tido boas quedas na temperatura. Hoje variei de 6,7° a 18,2°. Sendo que ontem depois da meia-noite fazia 9,5°, mas ventava. O vento parou e caí quase 3°, isso que moro num local ruim de queda.

 

Estou menos pessimista com os próximos dias. A MetSul e o CPTEC diminuíram o aquecimento, dando inclusive instabilidade para cá no meio da semana. O ETA para 15 dias dá muita chuva para Bagé e alguma instabilidade para cá, o que indica frente bloqueada ao sul. O Rafael D não precisa reclamar tanto do aquecimento: se tem um local que será beneficiado com o tempo fechado será nossa fronteira.

 

A pouco fazia 12,5° com céu limpo e vento úmido. Sensação de frio na rua.

Link to comment
Share on other sites

Estou menos pessimista com os próximos dias. A MetSul e o CPTEC diminuíram o aquecimento, dando inclusive instabilidade para cá no meio da semana. O ETA para 15 dias dá muita chuva para Bagé e alguma instabilidade para cá, o que indica frente bloqueada ao sul. O Rafael D não precisa reclamar tanto do aquecimento: se tem um local que será beneficiado com o tempo fechado será nossa fronteira.

 

A pouco fazia 12,5° com céu limpo e vento úmido. Sensação de frio na rua.

 

Vai ter mta chuva no Uruguai e centro-Sul do RS. Isso indica bloqueio das frentes no Sul gaúcho, com as Mps desviando p/ mar na altura do RS.

Aquele bloqueio em 500mb que atormentou o sudeste no verão parece estar voltando! Vamos ter vários raspões polares segundo o GFS, com as frentes indo para o Oceano!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Modelos, modelos!!!

 

Acabei de fazer uma análise prévia dessa semana pro Sudeste! Há coisas boas a muito boas no caminho!

 

Realmente as madrugadas do dia 31 e dia 01/08 reservam excelente potencial para queda expressiva das temperaturas em SP a noite. Mirante de Santana enfim vai baixar de 10 graus, com chance de bater nos 7 graus, portanto segue o que eu já vinha falando a dias. Para o PNI, a Massa de ar polar seco tem potencial pra ser a de melhor desempenho desde a inauguração da estação, pela primeira vez estará sendo influenciada por uma alta que pode ser superior a 1032 hpa sobre o leste e litoral do sudeste!!!

 

Estou otimista que a marca de -7 pode ser PULVERIZADA, principalmente no amanhecer dos dias 31 e 1. O que pode atrapalhar? Há previsão para alguma nebulosidade na borda do sistema de alta, principalmente dia 31, o que daria como o dia aguardado a data de 01/08. Devemos lembrar que os picos no PNI e região superam os 2600 a 2700 metros, sendo fortes retentores de umidade.

 

Agora, cenário deveras interessante após dia 05/08! Pode ser, olhando em um conjunto de modelos, que recebamos nossa tão aguardada HECATOMBE polar, imaginem ventos frios e secos num sistema de 1034 hpa entrando rasgando puxado por um sistema de baixa no litoral do SUDESTE????

 

Olho nos dias 05 a 10 de Agosto!!!!

Link to comment
Share on other sites

Sobre o PNI, vimos esta semana o quão forte foi o potencial da frente fria sobre o Sudeste. O PNI não negativou, mas o Massena foi mais frio que o Marcão nas mínimas por 3 dias consecutivos, e hoje não será diferente: Marcão 4,8 X Massena 4,2

 

Para que isto aconteca, é necessário que a camada de frio seja mais espessa que a média, assim fazendo com que o topo receba a mesma carga de frio da baixada. è uma situação rara, se pegarmos da instalação do Massena em diante. Na verdade foi a primeira onda de frio menos rasa a atingir em cheio o Sudeste esse ano.

Link to comment
Share on other sites

Modelos, modelos!!!

 

Agora, cenário deveras interessante após dia 05/08! Pode ser, olhando em um conjunto de modelos, que recebamos nossa tão aguardada HECATOMBE polar, imaginem ventos frios e secos num sistema de 1034 hpa entrando rasgando puxado por um sistema de baixa no litoral do SUDESTE????

 

Olho nos dias 05 a 10 de Agosto!!!!

 

Artur, em que modelo vc está se baseando para esta previsão??

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Sinto que aqui no Rio o frio entre nuvens esteja forte

neste momento faz 14 graus no meu termometro com tempo fechado, o que é dificil acontecer aqui

pressão sobre Rio é de 1032?

acho que isso justifica um pouco esse frio

Se estivessemos uma noite seca, com certeza estaríamos com 12 ou 11 graus neste momento

Link to comment
Share on other sites

Modelos, modelos!!!

 

Agora, cenário deveras interessante após dia 05/08! Pode ser, olhando em um conjunto de modelos, que recebamos nossa tão aguardada HECATOMBE polar, imaginem ventos frios e secos num sistema de 1034 hpa entrando rasgando puxado por um sistema de baixa no litoral do SUDESTE????

 

Olho nos dias 05 a 10 de Agosto!!!!

 

Artur, em que modelo vc está se baseando para esta previsão??

Abraço.

 

silvio, o modelo que mostrou esse cenário foi o GFS, alias mostrou frio extremado nas serras do sul. O Europeu indicou também essa probabilidade de frio forte perto dessa data, com a linha de 0 grau pegando já na saída desses dois modelos quase metade do RS.

 

A formação do ciclone para dia 05 ainda é incerta, o Global jogou lá pro sul de Buenos Aires, quase Patagonia, o ETA e o Europeu jogaram na foz do Prata e o GFS indicou algum movimento ciclonico mais a norte ainda, uma espécie de cavado partindo de SC, PR e SP, que ajudaria a puxar o frio maritimizado mas um pouco mais continental.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.