Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Boa noite pessoal!

 

Hoje um perfeito dia de sol na cidade do Rio de Janeiro, por aqui variamos de 11,7° a 24,3°, o P.O chegou a 8,2° no meio da tarde. No momento céu limpo e 17,0° na zona norte. O climatempo coloca mínima de 10° para cá de manhã entretanto coloca máximas de 34° na próxima segunda-feira, isso só pra lembrar que estamos no Rio de Janeiro e o calorão nunca nos abandona. :heat:, uma SUB-10 cairia muito bem amanhã, mas parece que não vai rolar...

Link to comment
Share on other sites

Agora começa as mensagens falando só do PNI

o choro está livre para alguns :laugh:

 

AFUNDA PNI!!!!!!!!

 

Vai começar a madrugada que nego posta cada décimo que cai no PNI.

Exatamente! Kkkkkkkkkkkk

Ja esta -1,1 e caindooooo

Tora, sim, eh comum fazer isso, normalmente tem tres ou quatro quedas a noite, intercaladas com subidas repentinas

Link to comment
Share on other sites

Não vejo todo esse desastre da primeira quinzena não. Tem gente já decretando o fim, mas os modelos seguem indicando uma sequência interessante que poderia ocorrer a partir de 96h/120h para o RS e SC, com uma possível bomba no final da grade.

 

 

ASSIM COMO O EUROPEU, GLOBAL E MBAR PEGARAM O FRIO DESTA SEGUNDA DIAS ATRÁS, O GFS AGORA É QUE ESTÁ INDICANDO, UM DIA APÓS O OUTRO. HOJE ESTIMO ENTRE -3/-5 NA TERÇA PRÓXIMA E -1/-3 EM CASA. NO DOMINGO ENTRE 27/33°C EM MUITAS CIDADES/SC E 32/35 NA REGIÃO DE BLU, CRI E ITAPIRANGA E 23/25 CASA, 24 HORAS DEPOIS ESTARÁ ENTRE 7/9 EM S.JOAQUIM, DIA DA FARMÁCIA!

 

TEREMOS, NO GERAL UM BOM FIM DE INVERNO E PRIMAVERA ÚMIDA E FRIA EM SC.

 

VOU TERMINAR JULHO PRÓXIMO DA MÉDIA, NO INMET QUASE ZERADO.

 

-1,3 MARCÃO, CHUTO EM -6,4.

Link to comment
Share on other sites

Agora começa as mensagens falando só do PNI

o choro está livre para alguns :laugh:

 

AFUNDA PNI!!!!!!!!

 

Vai começar a madrugada que nego posta cada décimo que cai no PNI.

Exatamente! Kkkkkkkkkkkk

Ja esta -1,1 e caindooooo

Tora, sim, eh comum fazer isso, normalmente tem tres ou quatro quedas a noite, intercaladas com subidas repentinas

Impressionante, toda noite que acompanho o PNI isso acontece. O vento muda toda hora e a temperatura sobe, desce...

Link to comment
Share on other sites

Caraca to chocado que são joaquim tivesse tantos

seria bom se todos fossem online

Sampa eu sei que tem muitos

mas digo em questão de quantidade de estação x tamanho da cidade

Joinville deve ter umas 6 estações.

Se ñ me engano, 4 delas são do Diego.

Vacaria, umas 5..

 

São 3 em Joinville minhas. Tem mais 3 do Ciram. Mais 8 da Defesa Civil (mas apenas umas 4 estão funcionando). Mais aeroporto. Mais Univille e Escola Técnica.

 

Mas infelizmente nenhuma com 30 anos de dados para formar um simples normal. Revoltante.

 

Mais um abrigo convencional meu.

Link to comment
Share on other sites

É Artur por aqui ta fraco hoje , venta um pouco e a temperatura não cai 8,2°C por aqui !

 

 

Olhando o GLOBAL da até medo :bad:

 

hahahahaha, quem diria que JF não estaria "tããããão" distante assim de MDF na temperatura à noite, no momento

tenho 11,5ºC por aqui. Vamo que dá JF, correr atrás da baixada do William :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Agora faz 10°C na area urbana de Friburgo, temperatura mais baixa para o horario no ano.

 

O frio em Juiz de Fora está diretamente relacionado com o de Nova Friburgo. Aqui é o Leste do Sudeste, meu amigo, a

região mais beneficiada pelas MPs marítimas no Brasil.

 

E os modelos já indicam outra marítima à caminho na semana que vem, podendo ser mais forte que essa inclusive.

Link to comment
Share on other sites

Agora faz 10°C na area urbana de Friburgo, temperatura mais baixa para o horario no ano.

 

O frio em Juiz de Fora está diretamente relacionado com o de Nova Friburgo. Aqui é o Leste do Sudeste, meu amigo, a

região mais beneficiada pelas MPs marítimas no Brasil.

 

E os modelos já indicam outra marítima à caminho na semana que vem, podendo ser mais forte que essa inclusive.

Verdade, latitude e altitude parecidos, um serve de referencia a outra. Porem aqui é um vale aproximadamente 870 m de alt e menos urbanizado. Creio q ai esteja um pouco acima dos 900m e quase uma metropole, rs. Oremos a mp, vamos aguardar, rs.

Link to comment
Share on other sites

CAPITAIS - SUDESTE / INMET 01UTC /

 

São Paulo: 13,8° (Mirante);

Rio de Janeiro: 15,4° (Vila Militar) / 17,5° (Marambaia) / 18,8° (Copacabana);

Belo Horizonte: 12,6° (Cercadinho) / 13,7° (Pampulha);

Vitória: 15,8°

 

Vento acalmou por aqui, variamos 17,0° > 18,1° > 15,4° nas ultimas 3 horas.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura caindo na Grande SP.

Às 19 horas faz 18 graus no Campo de Marte, 17 graus em Congonhas e 15 graus em Cumbica!

Hoje está com cara de que não teremos MM, ao menos a na metade norte da Grande SP!

E a MM está chegando... :mosking:

IAG (Às 21h) e Congonhas já reportam céu com muitas nuvens a encoberto.

No IAG a temperatura, que havia chegado nos 13,2°C, subiu para 13,8°C às 21h.

Congonhas, que vinha caindo bem, estabilizou nos 14°C.

 

Hoje,

Mirante: 12,3°C / 22,3°C

IAG: 11,6°C / 23,1°C

 

Aqui na zona norte estávamos com céu limpo (Com névoa) até há pouco.

MM já chegando por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Marítimas sao boas para o leste do sudeste depois de alguns dias de tempp nublado..ai seca e afunda de noite. ..

aqui para as terras baixas do sul é uma nhaca sem tamanho, devido a umidade represada pela serra..

xo, maritimas heheh

Aqui em Sampa, geralmente também não são boas.

Com ventos marítimos, a infiltração é quase certa.

Normalmente, na capital paulista, marítimas dão máximas mais baixas e mínimas comuns.

 

--------------

Gente, está uma neblina das grossas aqui. Estou me sentindo em um filme de terror! kkkkkkkkkkk

Aliás, por que será que formou essa neblina hoje? Desculpem se a pergunta for muito tola, mas sou realmente leiga e estou tentando aprender mais! =D

Segundo o Inpe Curitiba marcava 12 graus, às 20h.

Queda da temperatura somada com umidade alta.

Chegou no ponto de orvalho (viewtopic.php?f=140&t=15614).

Link to comment
Share on other sites

Não vejo todo esse desastre da primeira quinzena não. Tem gente já decretando o fim, mas os modelos seguem indicando uma sequência interessante que poderia ocorrer a partir de 96h/120h para o RS e SC, com uma possível bomba no final da grade.

Também não me parece que haverá um desastre. Parece que por aqui, pelo menos no leste do Sul, teremos no máximas mornas, sem bater 30°, e ainda assim de forma inconstante.

 

Agora tenho 15,0° e muita umidade.

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

Quanta diferença :

 

PWS Reserva 5,7°C Ventos de 3km/h

 

PWS LAGE 9,0°C Ventos 1km/h

 

 

To achando que achei um bom local pra estação e olha que ela não esta no fundo da baixada , esta em um "barranquinho" 2 metros mais alta que o fundo !

 

No baz.jeancharlier. ..aa duas aparecem como Maria da Fe bairro. . Nao consigo saber qual eh a reserva e a lage.... teria que mudar o título no Wu..

Link to comment
Share on other sites

Agora as 23:20 em Indaial faz 15C - céu parcialmente estrelado, tem cara de que amanha o dia começa ensolarado, algo que desde sabado/domingo não acontece.

 

Desculpem a pergunta, mas vejo alguns indicando que teremos uma primeira quinzena com temperatura acima da média, fazendo até um calor.

Outros dizem que apartir do dia 8/9 de agosto teremos um resfriamento com uma possivel massa polar "fortissima"

 

Teremos mesmo está massa polar fortissima ? :clapping: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Verdade, latitude e altitude parecidos, um serve de referencia a outra. Porem aqui é um vale aproximadamente 870 m de alt e menos urbanizado. Creio q ai esteja um pouco acima dos 900m e quase uma metropole, rs. Oremos a mp, vamos aguardar, rs.

 

Nova Friburgo é consideravelmente mais fria que aqui, na realidade a altitude média de JF é 720/750 metros, alguns poucos bairros estão

a 900m. Muita gente pense que aqui é 900m porque tanto o aero quanto a estação do INMET estão nesta faixa de altitude, mas 90% da

população vive abaixo dos 800m por aqui.

 

No momento, bem frio e 10,4ºC. A queda está vagarosa, menos de meio grau por hora. Creio que vai amanhecer com 08,xºC.

Link to comment
Share on other sites

Agora as 23:20 em Indaial faz 15C - céu parcialmente estrelado, tem cara de que amanha o dia começa ensolarado, algo que desde sabado/domingo não acontece.

 

Desculpem a pergunta, mas vejo alguns indicando que teremos uma primeira quinzena com temperatura acima da média, fazendo até um calor.

Outros dizem que apartir do dia 8/9 de agosto teremos um resfriamento com uma possivel massa polar "fortissima"

 

Teremos mesmo está massa polar fortissima ? :clapping: :good2:

 

Difícil saber...As últimas previsões de bombas polares viraram traques polares....Tivemos previsões de -6/-8ºC e no máximo chegou a -4ºC.

Só sei que este ano o inverno está sendo uma piada para o Litoral Norte, aqui em casa só 5 dias com sub 10 de mínima, isto que as máximas nestes dias chegaram a 18/20ºC.

Link to comment
Share on other sites

Agora as 23:20 em Indaial faz 15C - céu parcialmente estrelado, tem cara de que amanha o dia começa ensolarado, algo que desde sabado/domingo não acontece.

 

Desculpem a pergunta, mas vejo alguns indicando que teremos uma primeira quinzena com temperatura acima da média, fazendo até um calor.

Outros dizem que apartir do dia 8/9 de agosto teremos um resfriamento com uma possivel massa polar "fortissima"

 

Teremos mesmo está massa polar fortissima ? :clapping: :good2:

 

Difícil saber...As últimas previsões de bombas polares viraram traques polares....Tivemos previsões de -6/-8ºC e no máximo chegou a -4ºC.

Só sei que este ano o inverno está sendo uma piada para o Litoral Norte, aqui em casa só 5 dias com sub 10 de mínima, isto que as máximas nestes dias chegaram a 18/20ºC.

 

Nem fale Fernando!

Aqui pra região de Indaial/Blumenau tá uma verdadeira porcaria, dia mais frio aqui em indaial foi de 5.5C e no outro dia não passou dos 11C

Vejo que na serra Bom Jardim/Urupema ainda teve alguns dias que ficaram entre -3C a -5.5C, mas aqui nada!

Até mesmo naquele terrivel 2012 teve 2 dias com temperatura em 3C aqui em Indaial, e mais dias com temperatura entre 5C e 8C

 

Algumas pessoas aqui que não entendem muito ou não são muito ligadas em metereologia falam "É mas esse ano não teve inverno aqui no vale do itajaí" o pessoal lembra e comenta muito do ano passado, inclusive varias pessoas falaram aqui na cidade no ano passado " Olha, desde os anos 90 não fazia um ano tão frio como tá esse" falando de 2013.

 

Aqui normalmente nessas MP's que teve a temperatura não baixa de 10/11C

Link to comment
Share on other sites

Nem fale Fernando!

Aqui pra região de Indaial/Blumenau tá uma verdadeira porcaria, dia mais frio aqui em indaial foi de 5.5C e no outro dia não passou dos 11C

Vejo que na serra Bom Jardim/Urupema ainda teve alguns dias que ficaram entre -3C a -5.5C, mas aqui nada!

Até mesmo naquele terrivel 2012 teve 2 dias com temperatura em 3C aqui em Indaial, e mais dias com temperatura entre 5C e 8C

 

Deivid, 5,5°C e em seu termômetro? Em 2012, eu tenho que conferir, mas tenho quase certeza que não baixou de 4 no Inmet...

Link to comment
Share on other sites

 

Vai começar a madrugada que nego posta cada décimo que cai no PNI.

 

Também acho um exagero isso. Parece até que o Wunderground não vai salvar os dados...

 

ê dor de cotovelo! Amigos, o que temos de frio monitorado hoje, está no Sudeste, olhem só postagens de Juiz de Fora, Rio de Janeiro, etc etc, a vida aqui não é PNI. Alias, mal vejo uma postagem ou outra com temperaturas em décimos, não exagerem!!!

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Ah já bateu -2,9 lá, q diliça!!!!

Link to comment
Share on other sites

Ventou durante a madrugada, o que atrapalhou a mínima, que foi de 11,4ºC e no restante do dia o sol apareceu entre poucas nuvens e a máxima chegou a 23,7ºC.

Agora a temperatura está na casa dos 12ºC.

 

Ah já bateu -2,9 lá, q diliça!!!!
Chegou a -3ºC, mas já subiu para 0,2ºC.
Link to comment
Share on other sites

Ventou durante a madrugada, o que atrapalhou a mínima, que foi de 11,4ºC e no restante do dia o sol apareceu entre poucas nuvens e a máxima chegou a 23,7ºC.

Agora a temperatura está na casa dos 12ºC.

 

Ah já bateu -2,9 lá, q diliça!!!!
Chegou a -3ºC, mas já subiu para 0,2ºC.

 

Esse -3 deve ter sido bem momentaneo, pq o site guardou o -2,9...já vai afundar de novo o PNI, mas tenho verificado que o período em que tem afundado mais são 4: antes da meia noite, entre 1 e 2 da manha, entre 3 e 4 da manhã, e as vezes ao amanhecer.

 

Se já fez -3, é possivel que em mais duas rodadas de saltos, possa ir a -4 ou -5, portanto indo de encontro ao que imaginei ontem e anteontem.

Link to comment
Share on other sites

Nem fale Fernando!

Aqui pra região de Indaial/Blumenau tá uma verdadeira porcaria, dia mais frio aqui em indaial foi de 5.5C e no outro dia não passou dos 11C

Vejo que na serra Bom Jardim/Urupema ainda teve alguns dias que ficaram entre -3C a -5.5C, mas aqui nada!

Até mesmo naquele terrivel 2012 teve 2 dias com temperatura em 3C aqui em Indaial, e mais dias com temperatura entre 5C e 8C

 

Deivid, 5,5°C e em seu termômetro? Em 2012, eu tenho que conferir, mas tenho quase certeza que não baixou de 4 no Inmet...

 

Isso Moretão!

 

As minimas do Inmet/Indaial SEMPRE, eu digo SEMPRE são maiores do que de varias pessoas que tem um ponto de medição (mesmo não sendo nada profissional)

Já ouvi de varias pessoas que entendem do assunto que é pelo fato de a estação fica a menos de 50 metros do Rio Itajaí açu, como fica ao lado de um porção enorme de agua, isso faz com que a temperatura no inverno não caia tanto por lá em comparação com outros locais.

 

Tenho um conhecido que tem uma estação mais "top" que em dados com comparação com a do inmet em dias extremamente frios em eventos anteriores chegou a dar diferença de 2C a 4C :good2:

Link to comment
Share on other sites

Nem fale Fernando!

Aqui pra região de Indaial/Blumenau tá uma verdadeira porcaria, dia mais frio aqui em indaial foi de 5.5C e no outro dia não passou dos 11C

Vejo que na serra Bom Jardim/Urupema ainda teve alguns dias que ficaram entre -3C a -5.5C, mas aqui nada!

Até mesmo naquele terrivel 2012 teve 2 dias com temperatura em 3C aqui em Indaial, e mais dias com temperatura entre 5C e 8C

 

Deivid, 5,5°C e em seu termômetro? Em 2012, eu tenho que conferir, mas tenho quase certeza que não baixou de 4 no Inmet...

 

Isso Moretão!

 

As minimas do Inmet/Indaial SEMPRE, eu digo SEMPRE são maiores do que de varias pessoas que tem um ponto de medição (mesmo não sendo nada profissional)

Já ouvi de varias pessoas que entendem do assunto que é pelo fato de a estação fica a menos de 50 metros do Rio Itajaí açu, como fica ao lado de um porção enorme de agua, isso faz com que a temperatura no inverno não caia tanto por lá em comparação com outros locais.

 

Tenho um conhecido que tem uma estação mais "top" que em dados com comparação com a do inmet em dias extremamente frios em eventos anteriores chegou a dar diferença de 2C a 4C :good2:

 

Tá mais é medição caseira ou é estação padronizada? O máximo que temos padronizado na região é o Inmet, as estações do CEOPS e FURB em Blumenau...

 

E a estação do Inmet está a 140 metros do Rio, não a 50... Deve influenciar, mas não tanto...

Link to comment
Share on other sites

Olhem que interessante:

 

Novamente a mínima de 0 de ontem foi batida à noite, pois antes da meia noite bateu no -2,7. Portanto, nessa MP atual, temos já 2 dias seguidos de negativa no Marcão. Creio em 6 negativas consecutivas: 30, 31, 1, 2, 3, 4.

 

Depois uma pré-frontal e só lá pelo dia 7 ou 8 existiria uma nova chance.

 

Previsão PNI:

 

30 - achava q ia negativar e negativou, fez -2,7

31 - mantenho, pode cair a -5

1 - entre -5 e -7

2 - entre -4 e -5

3 - entre -2 e -3

4 - entre 0 e -2

Link to comment
Share on other sites

A MM se dissipou um pouco pelo menos aqui no Tatuapé, sobrando apenas névoa úmida.

Temos 13/14 graus nos postos CGE que ficam próximos daqui.

 

 

Por aqui tivemos pouca nebulosidade por volta das 21h e agora volta a limpar e temperaturas em declínio, fumacinha na respiração

 

Artur, Torales falou na página anterior algo muito interessante, você que conhece mais a região resume esta mudança repentina de temperaturas simplesmente pelo vento ? Não pode ter ar quente subindo de todos os lados por isso de tanta alteração ?

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

PNI ficou mesmo nos -3,0ºC,não caiu mais em função da mudança na direção do vento, manteve em sul/sudeste até 00 h 15 mais ou menos, a partir daí a direção do vento oscilou muito, voltou para sul/sudeste as 6 h 02, com -2,9ºC.

 

Nas estações automáticas do INMET, a menor mínima foi na estação rural de Nova Friburgo com 2,1ºC as 6 horas.

 

Nas estações particulares, a menor mínima por enquanto,foi na Vila Inglesa em Campos do Jordão com 0,7ºC, em Maria da Fé sítio da Lage foi de 1,9ºC.

 

Mais tarde, o Carlos Dias informa a mínima do horto de Campos do Jordão.

 

Vila Inglesa/Campos do Jordão caiu mais 0,1,depois de 7 horas, mínima 0,6ºC.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.