Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Não consigo entender como um modelo que hoje mostra mínima de 12 graus pro sábado dia 7, chegou a apontar -2!!

 

Simples, efeito GIGO [garbage in garbage out]

 

Certa vez comentei com o Luba,

que o efeito baixada é semelhante ao efeito solo aerodinâmico de um F1

Assim as corridas são de vento zero.

 

Como os modelos necessitam da informação vento, uma grandeza vetorial, [ velocidade e direção]

 

35hol81.png

Link to comment
Share on other sites

MÍNIMAS NEGATIVAS EM SC.

 

 

 

 

 

URUPEMA; -3,4°C*

 

S.JOAQUIM; -3,2°C**

 

BOM JARDIM; -3,0°C*

 

TRÊS BARRAS; -2,6°C*

 

PONTE ALTA DO NORTE; -2,4°C*

 

ÁGUA DOCE; -1,9°C***

 

PAPANDUVA; -1,7°C*

 

LAGES; -1,5°C+

 

RIO RUFINO; -1,5°C*

 

MAJOR VIEIRA; -1,4°C+

 

CAMPO ALEGRE; -1,1°C*

 

FRAIBURGO; -1,1°C*

 

ITAIÓPOLIS; -1,0°C*

 

FREI ROGÉRIO; -0,9°C*

 

JOINVILLE/SERRA; -0,8°C***

 

CAÇADOR; -0,6°C*

 

MONTE CASTELO; -0,6°C*

 

RIO NEGRINHO; -0,5°C+

 

SÃO BENTO DO SUL; -0,5°C*

 

PORTO UNIÃO; -0,5°C*

 

BOM RETIRO; -0,4°C*

 

URUBICÍ; -0,3°C++

 

MAFRA; -0,3°C*

 

CANOINHAS; -0,2°C*

 

SANTA CECÍLIA; -0,2°C*

 

VARGEM; -0,2°C*

 

MONTE CARLO; -0,2°C*

 

IBIAM; -0,1°C*

 

IRINEÓPOLIS; -0,1°C*

 

EPAGRI*

 

CLIMATERRA**

 

DIEGO SOARES***

 

INMET+

 

RBS ++

 

 

 

28 MUNICÍPIOS QUE REGISTRARAM MÍNIMAS NEGATIVAS (O NÚMERO É MAIOR, JÁ QUE MUITOS NÃO TEM ESTAÇÕES).

 

 

 

EM FLORIANÓPOLIS A MADRUGADA FOI A MAIS FRIA DE 2014, 4,3°C NA ESTAÇÃO DA EPAGRI/NORTE DA ILHA.

 

 

 

NA REGIÃO DE S.JOAQUIM ESTA FOI A TRIGÉSIMA PRIMEIRA GEADA DE 2014.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

-0,8°C na Dona Francisca! Nada mal!

 

Aqui em Joinville a minima deve ter ficado com a Rodovua do Arroz mesmo...4,x...

 

A estação do Jativoca por momentos passou a reportar..vou tentar baixar oa dados mais tarde ver se capto alguma coisa..só sei que num desses momentos apareceu 3,6°C...

 

quando na infância achava o RS o mais frio de todos. Até ver que há regiões onde faz frio bem mais "pra cima". é o caso da Serra da Francisca. Conhceço pessoas de Bagé, que moram em São Bento do Sul, e o pessoal se queixa do frio lá. Realmente, o núcleo dessa Massa ficou sobre a região de SC. o sul do RS não ddespencou tanto assim nas temperaturas.

 

Pretendo comprar uma "estaçãozinha" para mim. esses termômetros comuns não são de nada. O meu pirou de vez. Achei que fosse pilha. Mas, não é. Dá negativas doidas. está totalmente descalibrado. O que me fez perder a referência com o Inmet, no Jardim Botânica, em Porto Alegre. Quase sempre batia similar.

Na mínima absoluta nossas baixadas ficam equivalentes às catarinas...

Link to comment
Share on other sites

Não consigo entender como um modelo que hoje mostra mínima de 12 graus pro sábado dia 7, chegou a apontar -2!!

 

Simples, efeito GIGO [garbage in garbage out]

 

Certa vez comentei com o Luba,

que o efeito baixada é semelhante ao efeito solo aerodinâmico de um F1

Assim as corridas são de vento zero.

 

Como os modelos necessitam da informação vento, uma grandeza vetorial, [ velocidade e direção]

 

35hol81.png

Uma coisa aprendi com o Mafili não posso negar, comecei a prestar mais atenção nas linhas isobáricas previstas nos modelos...bate direitinho...

Já com relação ao vento, ele observa apenas o vento local que embora tenha ocorrido quase a noite toda, em alguns momentos ficou nulo...mas temos que observar como foi o vento nas coxilhas próximas, aí que me refiro , cientista....

Link to comment
Share on other sites

Boa explicação caro Mafili!

Aqui na Granja Viana, senti na pele a desgraça que a neblina formada traz. A mínima se deu às 3 da manhã, com 6,7ºC. Depois disso formou neblina forte, e amanheci com 8,5ºC às 6:30!

Por que a formação da neblina "empaca" a mínima a a faz subir? O que forma a neblina?

No momento, 16ºC na Granja Viana.

Despedindo-se do frio... Nenhum sinal à vista de frio parecido com estes 2 dias em Sampa por um bom tempo.

Até!

 

Agora, sem o cavalo perfeitamente esférico.

 

Observando a tabela abaixo,

 

UR = 50% [ambos os casos]

 

Temperatura ambiente [T 2m]

 

5ºC.....PO [ponto de orvalho] = -4,4ºC [redemet = -4,5ºC]******

 

10ºC ...PO [ponto de orvalho] = -0,3ºC [redemet = 0,1ºC]*******

=================

******* QUANDO EU COMECEI A ESCREVER O TEXTO PERCEBI QUE TINHA ERRO NA FIGURA ALGUNS VALORES SABEMOS DE COR E SALTEADO....ENTENDAM A TABELA ABAIXO APENAS COMO ILUSTRATIVO******** DESCULPEM O TRANSTORNO.

 

DADOS CORRETOS REDMET

==================

 

Ou seja a 5ºC e 50% de UR o PO é 4,5ºC.....logo a água condensa [na relva] a -4,5ºC.....condensou?sim, a temperatura é negativa?sim, logo cristaliza [formando gelo]

 

Ou seja [2] a 10ºC e 50% de UR o PO 0,1ºC....logo a água condensa [ na relva] a 0,1ºC....condensou? sim, a temperatura é negativa? não, logo só orvalho e se a temperatura negativar? aí sim, cristaliza formando gelo.

 

 

 

a imagem contém imperfeições,

 

sgkh6w.png

Link to comment
Share on other sites

...Uma coisa aprendi com o Mafili não posso negar, comecei a prestar mais atenção nas linhas isobáricas previstas nos modelos...bate direitinho.....

 

Como a minha mensagem saiu duplicada...editando

 

Paulo, Estou relendo o Continente para corrigir alguns defeitos que você sabiamente me aponta.

 

Em uma passagem diz que a viagem de carreta [suponho ser carro de boi] entre o povoado de Santa Fé e Rio Pardo demora cerca de 3 meses e deve ser iniciada ao primeiro sinal do outono [ é explicito que é março], pois a estrada é intransponível em junho.

 

Como você poderia me explicar essa viagem lembrando que estamos no início da década 30 do século XIX.

 

Akita maravilhosos 27,3ºC...Salto.

 

E uma mínima de 9,5ºC.

 

Azul...azulzinho.

 

Agradável.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Padrão atmosférico da SOI atinge Threshold de La Nina para os últimos 30 dias:

 

Average for last 30 days +8.2

 

Está muito difícil acreditar nos modelos, o GFS está rodando feito louco e até o Global do Inpe começou a entrar numa ciranda.

 

O que vejo daqui para frente é um padrão mais ameno e úmido até segunda, quando o ar seco voltará a predominar.

 

O Europeu a meu ver é o que está melhor captando o cenário adiante, com mais estabilidade e coerência entre as rodadas.

 

Ou seja, seca a partir de segunda e um grande anticiclone marítimo começa a ganhar força próximo a costa.

 

Próxima semana volta o frio das madrugadas.

Link to comment
Share on other sites

Alguém viu as rodadas da madrugada?? Não bastasse o frio que foi assassinado nas rodadas dos últimos 3 dias, agora passou a apontar calor pra uma boa parte da primeira quinzena de junho, isso mesmo, CALOR!! :heat: :heat:

Era só o que faltava!!

Não consigo entender como um modelo que hoje mostra mínima de 12 graus pro sábado dia 7, chegou a apontar -2!!

 

Verdade, Rafael!

E podes ter certeza que, quando aponta calor, o calor vem mesmo e se estende, matando boa parte da época que deveria estar fazendo frio...

Não entro mais em polêmicas, para não ser alvo de deboches aqui no BAZ. Mas continuo dizendo, queiram aceitar ou não: depois vem um frio forte e todo mundo esquece o calor prolongado que fez, levando as médias lá pra baixo... Acham que está tudo normal. No entanto, os dias e dias de calor existiram, queiram ou não.

Essa é a questão.

Abraços, amigo!

 

Eu não consigo entender o teu ponto, João, quanto a isso. Vc continua achando que o clima tá louco por conta desses veranicos no meio do inverno, é isso?

Link to comment
Share on other sites

Engraçado. Na estação da RBS em Florianópolis a mínima ficou em 10.7°C, de Porto Alegre 9.5°C.

Como estão mal localizadas, sendo que em outros bairros da cidade registram até 4°C/5°C a menos.

Aqui na minha região fez 3°C na cidade vizinha de São Leopoldo Parque Imperatriz, área verde próxima do centro da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Alguém viu as rodadas da madrugada?? Não bastasse o frio que foi assassinado nas rodadas dos últimos 3 dias, agora passou a apontar calor pra uma boa parte da primeira quinzena de junho, isso mesmo, CALOR!! :heat: :heat:

Era só o que faltava!!

Não consigo entender como um modelo que hoje mostra mínima de 12 graus pro sábado dia 7, chegou a apontar -2!!

 

Verdade, Rafael!

E podes ter certeza que, quando aponta calor, o calor vem mesmo e se estende, matando boa parte da época que deveria estar fazendo frio...

Não entro mais em polêmicas, para não ser alvo de deboches aqui no BAZ. Mas continuo dizendo, queiram aceitar ou não: depois vem um frio forte e todo mundo esquece o calor prolongado que fez, levando as médias lá pra baixo... Acham que está tudo normal. No entanto, os dias e dias de calor existiram, queiram ou não.

Essa é a questão.

Abraços, amigo!

 

Eu não consigo entender o teu ponto, João, quanto a isso. Vc continua achando que o clima tá louco por conta desses veranicos no meio do inverno, é isso?

 

Não acho isso, amigo Bruno!

Sempre houve calorões em pleno inverno.

O que me deixa p... da cara, é que hoje em dia, quando começam esses calorões, normalmente eles se prolongam. Estou visualizando que é o que irá acontecer agora em junho, estragando um dos melhores meses para o frio que temos. Só isso.

Mas quando voltei ao BAZ prometi que não iria entrar mais em discussões, nem me deixaria ser ridicularizado pelo meu ponto de vista.

Estou em paz e sei que estás também! Não estou discutindo nada, por favor, nem quero.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Alguém viu as rodadas da madrugada?? Não bastasse o frio que foi assassinado nas rodadas dos últimos 3 dias, agora passou a apontar calor pra uma boa parte da primeira quinzena de junho, isso mesmo, CALOR!! :heat: :heat:

Era só o que faltava!!

Não consigo entender como um modelo que hoje mostra mínima de 12 graus pro sábado dia 7, chegou a apontar -2!!

 

Verdade, Rafael!

E podes ter certeza que, quando aponta calor, o calor vem mesmo e se estende, matando boa parte da época que deveria estar fazendo frio...

Não entro mais em polêmicas, para não ser alvo de deboches aqui no BAZ. Mas continuo dizendo, queiram aceitar ou não: depois vem um frio forte e todo mundo esquece o calor prolongado que fez, levando as médias lá pra baixo... Acham que está tudo normal. No entanto, os dias e dias de calor existiram, queiram ou não.

Essa é a questão.

Abraços, amigo!

 

Eu não consigo entender o teu ponto, João, quanto a isso. Vc continua achando que o clima tá louco por conta desses veranicos no meio do inverno, é isso?

 

Também não entendo, já foi mais que provado que antigamente existiam máximas de 30ºC em POA em pleno auge do Inverno... E se tiver calor isso pra daqui alguns dias e depois tiver frio e a média terminar baixa, só prova que antigamente não fazia frio.

Link to comment
Share on other sites

Sempre houve calorões em pleno inverno.

O que me deixa p... da cara, é que hoje em dia, quando começam esses calorões, normalmente eles se prolongam. Estou visualizando que é o que irá acontecer agora em junho, estragando um dos melhores meses para o frio que temos. Só isso.

Mas quando voltei ao BAZ prometi que não iria entrar mais em discussões, nem me deixaria ser ridicularizado pelo meu ponto de vista.

Estou em paz e sei que estás também! Não estou discutindo nada, por favor, nem quero.

Abraços!

 

Este calor nem será "calor" e irá durar pouco. O que irá marcar os próximos dias serão as chuvas que deverão fazer a média das mínimas subir bastante.

 

Imagino quando fazer calor mesmo , como em 2012...

 

Tu não me respondeu, como pode antigamente ser mais frio e ter médias maiores ??

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Alguém viu as rodadas da madrugada?? Não bastasse o frio que foi assassinado nas rodadas dos últimos 3 dias, agora passou a apontar calor pra uma boa parte da primeira quinzena de junho, isso mesmo, CALOR!! :heat: :heat:

Era só o que faltava!!

Não consigo entender como um modelo que hoje mostra mínima de 12 graus pro sábado dia 7, chegou a apontar -2!!

 

Olha, para mim seria surpresa se até a 00Z mostrasse um friozão começando amanhã e agora na 12Z mostrasse tudo ao contrário. O GFS mudou a ideia desde o final de semana em relação a MP fortíssima que entraria amanhã. Portanto, não acho que ele está louco. Ele só captou a realidade, assim como os demais.

Link to comment
Share on other sites

Alguém viu as rodadas da madrugada?? Não bastasse o frio que foi assassinado nas rodadas dos últimos 3 dias, agora passou a apontar calor pra uma boa parte da primeira quinzena de junho, isso mesmo, CALOR!! :heat: :heat:

Era só o que faltava!!

Não consigo entender como um modelo que hoje mostra mínima de 12 graus pro sábado dia 7, chegou a apontar -2!!

 

E enquanto isso a África do Sul, Namíbia e Botsuana congelam assim como a Austrália... Incrível como o frio é mais constante e forte nessas regiões de latitudes próximas das do sul e sudeste do Brasil... aqui agente implora pra uma MP chegar com força pelo menos no sul e grande parte das vezes nem mesmo isso acontece... esse ano tá difícil... essa dinâmica climática brasileira é uma m...

Abraços revoltados...

Link to comment
Share on other sites

Se O Extremo Sul do nosso continente tivesse mais extensão de terras, com certeza receberíamos muitas mps

E o inverno Brasileiro seria semelhante ao dos americanos

 

 

Se esse trecho marcado de vermelho fosse com terra com nivel mais ou menos 400m de altitude. Com certeza teríamos um inverno de verdade com neve constante até mesmo no rio,são paulo, bh e todo sul

ezsq8So.jpg

 

 

 

Quem sabe algum vulcão por lá cria grande quantidades de terra :laugh:

Link to comment
Share on other sites

 

Eu não consigo entender o teu ponto, João, quanto a isso. Vc continua achando que o clima tá louco por conta desses veranicos no meio do inverno, é isso?

 

Também não entendo, já foi mais que provado que antigamente existiam máximas de 30ºC em POA em pleno auge do Inverno... E se tiver calor isso pra daqui alguns dias e depois tiver frio e a média terminar baixa, só prova que antigamente não fazia frio.

 

O clima não tá louco. Sempre foi assim, o RS é assim. Estamos no limite. Agora, há influências das ilhas urbanas e do desmatamento, isso, sem dúvida. Já coloquei aqui várias vezes que tenho livros que provam que sempre foi doido. Há relatos de calorões em julho. Claro, depois baixa com Mps fortes e a média cai bastante e normaliza.

Link to comment
Share on other sites

GFS deu um recado pro pessoal do BAZ: foquem no início da copa do mundo! Não vamos mais produzir frio pra poderem discutir aqui no BAZ. O máximo que vamos lhes dar é um ASAS em uns 10 dias! :rofl:

 

Frio agora só bem meia-boca, sendo que já não foi grande coisa para a maioria do RS este que passou. Só acredito em boa onda de frio por volta do dia 25. Até lá.. férias! Quem sabe ainda ver a final da Copa abaixo de neve... :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

....Quem sabe algum vulcão por lá cria grande quantidades de terra :laugh:

 

Palpite, apenas palpite, Ricardo,

 

http://i57.tinypic.com/2uyhta1.png

 

Acho mais fácil detonar os andes com uma bomba atômica. :mail:

 

Puts nao detone os Andes! Senao ADEUS CONTINENTAIS e a alegria do Centro Oeste!

 

Esqueceram que é graças a altitude e áreas de turbulencia nas bordas dos andes que é produzido o famoso "Poço dos Andes"?

Link to comment
Share on other sites

 

Puts nao detone os Andes! Senao ADEUS CONTINENTAIS e a alegria do Centro Oeste!

 

Esqueceram que é graças a altitude e áreas de turbulencia nas bordas dos andes que é produzido o famoso "Poço dos Andes"?

 

O pessoal andou reclamando da latitude próxima a 30S

 

Quando tiverem tempo,

 

Peguem o mapa mundi e percorram as latitudes 30 S e 30N......

 

.......contem os desertos nesta latitude.......

 

Como estava fácil...o mapinha.

 

Tirem os Andes.....e....:bomb: :bomb:

 

loc_desertos.jpg

Link to comment
Share on other sites

Alguem poderia me explicar o que são essas ASAS ?

Sempre ouço falar dela, mas o que é?

É bom para o RJ?

 

 

vou explicar da forma mais simples possivel:

 

Uma ASAS é um sistema de alta pressao seco semi-estacionário. É um anticiclone, ou seja, tem o seu sentido de rotaçao invertido, comparado com um ciclone normal. As altas polares que vem da antártida, após passarem pelo sul e sudeste, se deslocam pro oceano e são barradas por baixas pressoes ou outras perturbaçoes da atmosfera mais pra cima. O resultado da ASAS é a estabilizaçao do ar seco sobre o sudeste, podendo se extender sua influencia até o norte e centro-oeste.

De agosto em diante, costuma se formar um bloqueio semelhante ao ASAS no Brasil Central. Esta época é ótima para mínimas negativas nas regioes serranas do RJ, MG, SP e as vezes até ES.

 

Se o ASAS se posicionar e for forte o suficiente, mais pra cima no oceano, suas áreas periféricas podem produzir nuvens de chuva sobre a Mantiqueira e manter o tempo fechado por dias no leste do sudeste, influenciando nas temperaturas de SP e RJ diretamente. Se o ASAS se aproxima mais, causa tempo seco e aberto no leste da regiao, ai sim causando baixas temperaturas.

Link to comment
Share on other sites

 

Acho mais fácil detonar os andes com uma bomba atômica. :mail:

 

Puts nao detone os Andes! Senao ADEUS CONTINENTAIS e a alegria do Centro Oeste!

 

Esqueceram que é graças a altitude e áreas de turbulencia nas bordas dos andes que é produzido o famoso "Poço dos Andes"?

 

Sem os Andes todo aquele ar frio que fica represado no Chile viria "sambar" no Atlântico. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Alguém viu as rodadas da madrugada?? Não bastasse o frio que foi assassinado nas rodadas dos últimos 3 dias, agora passou a apontar calor pra uma boa parte da primeira quinzena de junho, isso mesmo, CALOR!! :heat: :heat:

Era só o que faltava!!

Não consigo entender como um modelo que hoje mostra mínima de 12 graus pro sábado dia 7, chegou a apontar -2!!

 

Verdade, Rafael!

E podes ter certeza que, quando aponta calor, o calor vem mesmo e se estende, matando boa parte da época que deveria estar fazendo frio...

Não entro mais em polêmicas, para não ser alvo de deboches aqui no BAZ. Mas continuo dizendo, queiram aceitar ou não: depois vem um frio forte e todo mundo esquece o calor prolongado que fez, levando as médias lá pra baixo... Acham que está tudo normal. No entanto, os dias e dias de calor existiram, queiram ou não.

Essa é a questão.

Abraços, amigo!

 

O quê é calor para vcs dois? talvez estejamos falando idiomasd distintos. Máxima de 20C é calor? Sim? Então vcs estão corretos.

Link to comment
Share on other sites

Alguém viu as rodadas da madrugada?? Não bastasse o frio que foi assassinado nas rodadas dos últimos 3 dias, agora passou a apontar calor pra uma boa parte da primeira quinzena de junho, isso mesmo, CALOR!! :heat: :heat:

Era só o que faltava!!

Não consigo entender como um modelo que hoje mostra mínima de 12 graus pro sábado dia 7, chegou a apontar -2!!

 

Verdade, Rafael!

E podes ter certeza que, quando aponta calor, o calor vem mesmo e se estende, matando boa parte da época que deveria estar fazendo frio...

Não entro mais em polêmicas, para não ser alvo de deboches aqui no BAZ. Mas continuo dizendo, queiram aceitar ou não: depois vem um frio forte e todo mundo esquece o calor prolongado que fez, levando as médias lá pra baixo... Acham que está tudo normal. No entanto, os dias e dias de calor existiram, queiram ou não.

Essa é a questão.

Abraços, amigo!

 

O quê é calor para vcs dois? talvez estejamos falando idiomasd distintos. Máxima de 20C é calor? Sim? Então vcs estão corretos.

 

Bruno,

Não vou entrar nessa discussão de novo. Por favor, não vamos voltar a repetir o mesmo erro que cometemos em abril, levando a meu afastamento do BAZ, sendo inclusive humilhado com DESENHOS, DEBOCHES, etc... Quero apagar essa fase. Estou numa boa, em paz...

SEI QUE NÃO ESTÁS AGREDINDO, estás apenas indagando nossa opinião, mas não vale a pena, pois as opiniões nestes quesitos são diferentes.

Para mim, acima de 25°c já é quente. O FORECA.COM está apontando até 28°c para POA em junho. Para mim, 28°c é calor. Máxima de 20°c NÃO É CALOR, é uma temperatura AMENA. Só isso.

No ENBAZ 2014 conversaremos pessoalmente, colocando nossos pontos de vista e tenho certeza que não "brigaremos". KKKKKKK

Abraços, na paz! :good:

Link to comment
Share on other sites

Os modelos estão longe de apresentar calor para o RS para os próximos 7 dias. Deixem de ser paranóicos, JoãoTur e Rafael! Se bobear, Livramento e POA mal passarão dos 20C durante todo esse período. vcs tem certeza que olham direitinho os modelos?

 

Na previsão do ewf completa a primeira quinze na média com as piores rodadas.

 

haja controle datílico

Link to comment
Share on other sites

Estava olhando o índice de radiaçao solar do Massena a pouco, simplesmente forma uma parábola perfeita, claro indicativo de que NAO HÁ UMA NUVEM NO CÉU por lá e está o dia todo assim!

 

É, estou aqui pensando, temos uma estaçao a 2590 metros de altitude lá no PNI. E como foi duro botar ela lá na cara do vento!

Link to comment
Share on other sites

João, estou e sempre estive na paz.

 

Estou apenas conversando, afinal esse é o propósito do fórum: debater!

 

Repito: GFS, o modelo que o rafael e vc disseram que está prevendo calor para o RS, não traz nenhum dia com máximas acima de 20C para até a próxima quarta. A partir deste dia, inclusive, passa a prever uma forte onda de frio que iria até o outro fim-de-semana. Mas daí já seria previsão de LP, de baixa confiança.

 

Apenas estou esclarecendo pontos com vcs dois. Não confunda as coisas.

Link to comment
Share on other sites

Bruno esse povo do sul tao reclamando de barriga cheia , espera até chegar no verao se eles vao reclamar de calor com maximas de 20°C .....

 

Gente se o GFS errou o frio previsto com dias antes ele nao pode errar o calor previsto tambem ? Voces sao muito paranoicos sofrem choram e reclamam com antecedencia ...... Se ta errando com 2 dias antes imagina com 7 ou 8 ......

 

Maria da Fé 19°C 39%Ura

 

10428268_1436183269968221_6312924764788699755_o.jpg

Link to comment
Share on other sites

Bruno, à partir do dia 11, o calor vai se instalar, com mínimas altas e máximas de até 26 graus. O frio vai ficar preso na Argentina, chegando no máximo até o sul do Uruguai.

O Renan chegou a comentar sobre um possível ASAS à partir da metade da semana que vem, com frio vampiro rolando solto.

 

Não é isso que vejo, mas tudo bem.

Link to comment
Share on other sites

Alguem poderia me explicar o que são essas ASAS ?

Sempre ouço falar dela, mas o que é?

É bom para o RJ?

 

 

vou explicar da forma mais simples possivel:

 

Uma ASAS é um sistema de alta pressao seco semi-estacionário. É um anticiclone, ou seja, tem o seu sentido de rotaçao invertido, comparado com um ciclone normal. As altas polares que vem da antártida, após passarem pelo sul e sudeste, se deslocam pro oceano e são barradas por baixas pressoes ou outras perturbaçoes da atmosfera mais pra cima. O resultado da ASAS é a estabilizaçao do ar seco sobre o sudeste, podendo se extender sua influencia até o norte e centro-oeste.

De agosto em diante, costuma se formar um bloqueio semelhante ao ASAS no Brasil Central. Esta época é ótima para mínimas negativas nas regioes serranas do RJ, MG, SP e as vezes até ES.

 

Se o ASAS se posicionar e for forte o suficiente, mais pra cima no oceano, suas áreas periféricas podem produzir nuvens de chuva sobre a Mantiqueira e manter o tempo fechado por dias no leste do sudeste, influenciando nas temperaturas de SP e RJ diretamente. Se o ASAS se aproxima mais, causa tempo seco e aberto no leste da regiao, ai sim causando baixas temperaturas.

 

Muito obrigado Arthur :clapping:

Muito bem explicado e agora entendi completamente!

Essas ASAS são boas para o Leste do Brasil pegando ate sul da Bahia

Torço por uma bem grande que poderá trazer um frio bem forte para nós e seco, se chover quero que chova na mantiqueira o que poderá trazer neve para PNI :mail:

Agora vou torcer por essas ASAS

 

 

ps: O proximo objetivo do BAZ é tacar :bomb: :bomb: nos Andes para termos um inverno dígno :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Bruno, à partir do dia 11, o calor vai se instalar, com mínimas altas e máximas de até 26 graus. O frio vai ficar preso na Argentina, chegando no máximo até o sul do Uruguai.

O Renan chegou a comentar sobre um possível ASAS à partir da metade da semana que vem, com frio vampiro rolando solto.

 

Não é isso que vejo, mas tudo bem.

 

rs

Link to comment
Share on other sites

Amigos bazianos. Em Canela, após algumas machadadas preparando lenha pro fogão, esquentou pra valer o nosso tempo. Já andamos com temperatura de 16 graus, quentinho para a época. Como é isso então? Poderemos ter calor no mês de junho? Dia 14 batizarei meu filho, o que posso esperar?

Link to comment
Share on other sites

Eu particularmente não gosto quando o ASAS dá as caras. O dia em SP fica quente, e a noite esfria maaaaaais ou meeeenoss... Mas o tempo seca muito, ai São Paulo fica com aqueles dias de inversão termica que o céu tá cinza, marrom e azul (conforme vc sobe a cabeça do horizonte). :hang1:

 

Na rampa de vôo livre de São Vicente é classica a receita, o dia começa com pouco vento, pelo meio-dia entra o leste acelerado, e conforme a tarde passa ele diminiu e vai virando pra Nordeste a noitinha. fica assim por semanas, dá voo bom. No RJ se não me engano é quando o pessoal consegue fazer o vôo do Cristo, decolando da Pedra Bonita. :mail:

Link to comment
Share on other sites

Seguindo a ideia do Bruno e facilitando a turma, com base no GFS:

 

Porto Alegre: máxima acima de 20C, hoje, com sol. Alguma chance no sábado também, mas levemente acima. Mais duas chances entre 12 e 13 de junho, porém mais provável que não. Teremos um período mais chuvoso pela frente, que segurará as máximas. Acima de dez dias, nem vejo.

 

Livramento: nos próximos 10 dias, apenas um com chance de máxima acima de 20C. Início da próxima semana, entre domingo e segunda deve pintar duas mínimas abaixo de 5 graus. Além do dia 14, nem vejo.

 

Ou estão muito exigentes ou não estão interpretando bem a saída do GFS! Claro que pode mudar, mas a tendência correta é esta.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.