Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

ABRE ALAS PRO EL NIÑO! Brasil com TÍPICO PADRÃO. Sul alagado, frente fria arrastando-se para leste sem chegar ao sudeste.

 

Mesmo que não configurado, é típico.Calorão no sudeste, verânico. temporais no sul.

 

 

Gostaria de saber onde estamos tendo veranico? Sobre o El Nino, nao é assim pra ele causar mudanças, ele tem q se estabelecer e a mudança se dá em alguns meses.

 

Ano passado só baixei dos 8 na super massa de julho, esse ano baixei dos 8 antes de 6 de Junho. Fora CDJ, q ano passado teve uma dificuldade danada pra zerar, quanto mais pra negativar.

 

Sobre temporais no sul, todo ano ocorre, seja EL NINO, LA NINA ou EL NADA

Link to comment
Share on other sites

ABRE ALAS PRO EL NIÑO! Brasil com TÍPICO PADRÃO. Sul alagado, frente fria arrastando-se para leste sem chegar ao sudeste.

 

Mesmo que não configurado, é típico.Calorão no sudeste, verânico. temporais no sul.

 

 

Gostaria de saber onde estamos tendo veranico? Sobre o El Nino, nao é assim pra ele causar mudanças, ele tem q se estabelecer e a mudança se dá em alguns meses.

 

Ano passado só baixei dos 8 na super massa de julho, esse ano baixei dos 8 antes de 6 de Junho. Fora CDJ, q ano passado teve uma dificuldade danada pra zerar, quanto mais pra negativar.

 

Sobre temporais no sul, todo ano ocorre, seja EL NINO, LA NINA ou EL NADA

 

 

Olhe a previsão pros próximos dias que não seja da sua cidade.Existem outras.Climatempo então horror de 15 dias.El Nino e gradual, não existe prazo fixo.

 

Ainda bem que não disse que era EL NINO.Ainda bem que deixei claro que e um padrão típico, porém não configurado.E parecido, mas não quer dizer que tem a ver com o El NIno.ABRE ALAS pq o El nino está vindo de qualquer maneira.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre com 27 graus no inverno..que maravilha...Toronto não ficou atrás , ontem fez 28...

Tatuo "Carlos Dias" no meu cóccix se fizer 27C em POA no sábado.

 

Bom, se for em relação a mensagem do Edison a Climatempo já "baixou" para 25ºC.

 

Apenas uma sugestão,

 

29qjt4i.png

 

Não seria nenhuma hecatombe POA registrar 27º no Outono. Acho que até São Joaquim poderia registrar tal temperatura imagine!!!!

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre com 27 graus no inverno..que maravilha...Toronto não ficou atrás , ontem fez 28...

Tatuo "Carlos Dias" no meu cóccix se fizer 27C em POA no sábado.

 

Que perigo essa aposta, heim Bruno???

Tem que ter muita certeza pra apostar!

KKKKKKK

Abraços! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

 

O ar possui massa e ao se movimentar tem uma certa quantidade de energia cinética, o morro também possui massa e por isso o ar não pode simplesmente atravessa-lo, ele tem que literalmente subir o morro, mas para isso tem que ter energia suficiente para vencer a gravidade e o atrito.

 

Um problema é que parte da energia do sistema é dispersada por atrito ao longo do trajeto,por isso vento em superfície é mais fraco que em altitude, pois o ar ao se deslocar na superfície perde energia para a terra por atrito, então quanto menor a latitude, menos energia cinética o sistema tem para se mover, aliás o ar frio não atravessa os Andes pela região central do Chile, onde tem altitudes entre 5 mil e 7 mil metros, mas ele se desloca para sul e atravessa na Patagônia onde as altitudes são menores.

 

Outro problema é a ondulação do jato, que representa o limite entre duas massas de ar e um cavado(lá pra 500 hpa) tem um papel importante na ondulação do jato, o ciclone em superfície é consequência disso e não causa. O ar frio chegar com menor espessura é consequência de todos esses fatores, pois a atmosfera é composta por gases,(que são fluídos) e se comporta como um fluído estratificado termicamente, basicamente o ar frio é mais denso que o ar quente, eles não se misturam e sim estratificam, formando camadas, ou seja o ar frio tende a descer e o ar quente subir por convecção (Na advecção o ar frio entra em superfície e o ar quente sobe, formando a frente).

 

Por todas as limitações físicas ao deslocamente que disse acima, a massa de ar não possui energia para "subir o morro", as bordas do sistema ter espessura menor, por não conseguir se estabelecer em altitude, é consequência do resto.

 

Olhe no mapa que você postou e veja aquela região de pouca altitude no interior de continente, aquilo funciona como uma "canaleta", entre o planalto brasileiro e os Andes, o ar frio não tem que vencer muita altitude por ali e entra rasgando(em superfície, em altitude não vence o jato), as vezes até ultrapassando o equador, mais pro litoral tem que vencer a gravidade.

 

:clapping: muito boa explicação. valeu

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre com 27 graus no inverno..que maravilha...Toronto não ficou atrás , ontem fez 28...

Tatuo "Carlos Dias" no meu cóccix se fizer 27C em POA no sábado.

 

Que perigo essa aposta, heim Bruno???

Tem que ter muita certeza pra apostar!

KKKKKKK

Abraços! :mosking:

 

 

Cuidado Bruno....em 27 de junho de 1962....fez 31,5 na capital gaúcha...

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre com 27 graus no inverno..que maravilha...Toronto não ficou atrás , ontem fez 28...

Tatuo "Carlos Dias" no meu cóccix se fizer 27C em POA no sábado.

 

Que perigo essa aposta, heim Bruno???

Tem que ter muita certeza pra apostar!

KKKKKKK

Abraços! :mosking:

Ele poderia tatuar :

 

" John Tourism POA "

Link to comment
Share on other sites

Pessoal...parece que o Ciram retirou do ar o link

 

http://devel.ciram.com.br:9090/agroalertas_culturas/alertacultura.jsp?cd_cultura=23#

 

Me infomaram agora que é

 

http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=62&Itemid=201.

 

Mas não é igual o outro que informava tudo...

 

 

E PORQUE TIRARAM?

 

AGORA CHUVA, TROVOADA E 10,7°C, JÁ TIVE 3 LEVAS DE GRANIZO FRACO.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal...parece que o Ciram retirou do ar o link

 

http://devel.ciram.com.br:9090/agroalertas_culturas/alertacultura.jsp?cd_cultura=23#

 

Me infomaram agora que é

 

http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=62&Itemid=201.

 

Mas não é igual o outro que informava tudo...

Vlw

Faz tempo q procuro esse link!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada liguei pra Parque das Tuias agora; deu enchente por lá, alagou tudo, as cabanas, o restaurante, e o pessoal nem consegui atravessar do outro lado pra ver a estação, possivelmente o rio tenha subido mais de metro às margens. :cray: :russian:

Pergunta aos bazianos experientes:

-Se inundar e molhar a Davis, o que pode acontecer?Ela pode pifar, estragar??? :russian: :sad:

Infelizmente se inundou, terei que retirá-la do lado de Soledade... :sad: :cray:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Gurizada liguei pra Parque das Tuias agora; deu enchente por lá, alagou tudo, as cabanas, o restaurante, e o pessoal nem consegui atravessar do outro lado pra ver a estação, possivelmente o rio tenha subido mais de metro às margens. :cray: :russian:

Pergunta aos bazianos experientes:

-Se inundar e molhar a Davis, o que pode acontecer?Ela pode pifar, estragar??? :russian: :sad:

Infelizmente se inundou, terei que retirá-la do lado de Soledade... :sad: :cray:

 

Caramba!!!! Realmente não sei o que pode ocorrer.... mas suspeito que coisa boa não deve ser....

Link to comment
Share on other sites

O Ciram me perguntou como consegui este link....muito estranho...tenho a impressão que não era pra estar aberto ao publico...pena...era muito bom..!!

 

Também acho, porque tempos atrás revirei o site para tentar achar... E não achei...

 

Quem trouxe o link aqui foi o ecwmf de Bom Jesus.

 

PS: Eu também gosto do que o Mafili escreve, mesmo as vezes não entendendo tudo...

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre com 27 graus no inverno..que maravilha...Toronto não ficou atrás , ontem fez 28...

Tatuo "Carlos Dias" no meu cóccix se fizer 27C em POA no sábado.

 

Bom, se for em relação a mensagem do Edison a Climatempo já "baixou" para 25ºC.

 

Apenas uma sugestão,

 

29qjt4i.png

Não tem outra fonte melhor de letra Mafili? kkkkkkkkk

Por aqui chovendo, parando, ventando, pressão chegou nos 1001 hpa e faz 16.4°C.

Link to comment
Share on other sites

Pelo o que andei lendo aqui, estava começando a ficar desanimado com a perspectiva de falta de frio na próxima semana; dando uma olhada na rodada das 12z do global Cptec-Inpe, me animei novamente; eles colocam durante toda semana, pressões de 1024/1026 hpa aqui para a região.

Com essa pressão, a Mantiqueira vai zerar fácil, fácil. Tomara que não mude até lá.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada liguei pra Parque das Tuias agora; deu enchente por lá, alagou tudo, as cabanas, o restaurante, e o pessoal nem consegui atravessar do outro lado pra ver a estação, possivelmente o rio tenha subido mais de metro às margens.

Pergunta aos bazianos experientes:

-Se inundar e molhar a Davis, o que pode acontecer?Ela pode pifar, estragar???

Infelizmente se inundou, terei que retirá-la do lado de Soledade...

 

:cray: :cray: :cray:

 

Se tivesse no topo, né.

 

Tem o lado bom PHP, o manual dela diz: Waterproof

 

Como o console estava longe....espero que tudo esteja a salvo.

 

:cray: :cray: :cray: :cray: ......

Link to comment
Share on other sites

Pelo o que andei lendo aqui, estava começando a ficar desanimado com a perspectiva de falta de frio na próxima semana; dando uma olhada na rodada das 12z do global Cptec-Inpe, me animei novamente; eles colocam durante toda semana, pressões de 1024/1026 hpa aqui para a região.

Com essa pressão, a Mantiqueira vai zerar fácil, fácil. Tomara que não mude até lá.

 

 

O Global deu ASAS para o frio :good:

Link to comment
Share on other sites

Paulo, acho muito difícil da enxurrada ter atingido a estação, que fica a 1,8 metros de altura do solo. Pra inundar tudo isto, é coisa demais não?

 

E o tubo estava com pelo menos uns 60 cm enterrado no solo, ou seja, acho difícil a estação ter sido arrancada...

 

Mas dê tempo ao tempo...acredito que apenas o mau tempo fez com que as condições de transmissão entre estação-consolo fizeram com que o sinal tenha se enfraquecido e se perdido.

 

Como te disse: as vezes volta sozinho, as vezes é necessário botar mais perto um do outro.

 

E sobre Soledade-FX, lembre-se que você já está falando dos dados assim "no parque das Tuias, no limite entre Soledade-Fontoura Xavier, a temperatura chegou a x,xºC". Então nem esquenta se tiver que mudar.

Link to comment
Share on other sites

Ciram

 

Pessoal..sobre o link do Ciram que detalhava todas as estações do Inmet e do Epagri Ciram relatando resumos diarios, etc, etc, etc....Infelizmente o link estava no ar indevidamente......Mas há possibilidade de ter acesso , mas o uso é pago....

 

Uma pena , pois estava fazendo uma grande pesquisa no estado do RS / SC com mais de 50 estações....e infelizmente a pesquisa será interrompida....

Link to comment
Share on other sites

Pelo o que andei lendo aqui, estava começando a ficar desanimado com a perspectiva de falta de frio na próxima semana; dando uma olhada na rodada das 12z do global Cptec-Inpe, me animei novamente; eles colocam durante toda semana, pressões de 1024/1026 hpa aqui para a região.

Com essa pressão, a Mantiqueira vai zerar fácil, fácil. Tomara que não mude até lá.

 

 

O Global deu ASAS para o frio :good:

 

Como o ASAS provoca vento E-NE aqui na região, só me resta torcer para que não encha de nuvens aqui, pois a pressão estará alta da mesma forma...

 

O global não aponta precipitação. Entretanto, conhecendo minha região, aposto que as turbulências da borda do ASAS vão me dar dor de cabeças quanto à nebulosidade.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, muitas nuvens altas (Cirrus) cobrindo quase todo o céu e algumas médias (Altocumulus).

Ventos de NO a N, com rajadas de até 37 km/h na automática do Mirante.

 

A automática do Mirante já bateu em 26,0°C e o IAG em 26,8°C.

 

Talvez por causa do vento, a sensação é de temperatura mais baixa.

 

Mínimas de hoje,

Mirante: 12,1°C

IAG: 10,1°C

Link to comment
Share on other sites

Bruno, confesso que sou um "chorão" climático mesmo, hehehe, mas acho muito difícil a mínima de amanhã bater nos 4 graus.

Se dia 12 o calor que fizer for de pré frontal, tudo bem, aí viria essa MP moderada citada por ti. O problema é que alguns modelos sugerem a ampliação desses dias de calor, é o caso do ETA do CPTEC.

Link to comment
Share on other sites

A maior inundação do Parque das Tuias em anos :cray: :cray: :cray: ... só pode ser"zóio" do Mafili :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Paulo, não diga isto.

 

Eu estava secando.

 

Como está molhada. Eu não sou responsável....como diz você tem que conhecer o lugar.

 

Se não alagou o console o resto não tem problema [acho e torço] ela foi projetada para ficar sob a neve....sob a chuva....sob o vento...

 

Imagina perder uma estação dessas e particularmente essa que ficou longe do açude, porém demasiadamente perto da enchente.

 

Torcendo, a gente brinca....mas é sério.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.