Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

Que eu saiba a média das máximas da Normal de POA em Abril é 25ºC.

 

Dia típico de Outono em POA.

 

Sim. Não podemos considerar hoje um dia quente em POA, de forma alguma. Foi uma temperatura agradável, normal. A partir de amanhã é que a temperatura começa uma escalada maior.

O que temos que considerar, também, é que andamos, quando saímos às ruas, em muitos trechos ao sol. Isso aumenta nossa sensação de calor. Na sombra tem estado bem fresquinho mesmo.

No entanto, bem que eu gostaria de ter tido algo parecido com Curitiba! Hehehe.

Abraços, amigo. :good:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Exato Mafili...está tudo acima da média aqui...sul sudeste e parte do c oste....e o MS bombando na anomalia..assim como os numeors postados aqui dias atrás mostravam exatamente isso..

 

Mas temos a 2a quinzena...de repente o RS SC...fiquem no ZERO-A-ZERO.....mas o restante ñão acredito

 

Ainda lembrando uma excelente observação do Campesino.

 

AGORA, lembrando que Kim é o único ser vivente e pensante nesta linda bola azul que me dá atenção.

 

E discutiu o tema no passado creio que outubro.

 

Infelizmente não nos foi possível acompanhar as anomalias da Capital das Paraguaias não as esparsas mas realmente o coração da América do Sul ou seja para o lado de lá do Paraná e São Paulo....Assunção.

 

Fato que nos deixou muito mas muito triste.

 

Desbafinho....

 

A média da primeira quinzena é maior que a média da segunda quinzena.

 

Well, gráfico sem a menor paciência para editar SSTa em 30/20S e 50/30W

 

Para o numerologistas fica a tabela abaixo.

 

Posso afirmar que é muito melhor que o skin thermometer

 

Mas....

 

e2hjc.png

 

03/dez 0,215661

10/dez 0,099753

17/dez 0,064427

24/dez 0,089697

01/jan 0,554966

08/jan 0,911537

15/jan 1,066290

22/jan 1,100480

29/jan 1,349230

05/fev 1,560400

12/fev 1,583670

19/fev 0,835315

26/fev 0,796941

05/mar 0,924007

12/mar 0,875625

19/mar 1,047090

26/mar 1,003030

02/abr 1,059510

09/abr 1,060280

Link to comment
Share on other sites

Tarde úmida e fresca em Jundiaí.

 

18,8º C agora! :good:

 

O CIIAGRO ainda vai liberar amanhã o dado definitivo, mas a certeza é que a máxima mal ultrapassou 21º C.

 

Se é que chegou a isso.

 

Pela manhã, choveu algo ao redor de 16 mm.

 

Satisfeito com as projeções mostradas no fórum, espero que elas se confirmem!

 

Abraços a todos.

Link to comment
Share on other sites

É de ficar muito pasmo ao ver as 360 horas em diante da 00z do GFS. Como disseram aqui, é um frio forte até pra julho! Imagine se isso já estivesse sendo enxergado em 168-192 horas?

 

==============

 

Aqui no Tatuapé após uma manhã chuvosa, estamos tendo uma tarde nublada. Agora faz 19 graus nas estações do CGE próximas daqui.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

É de ficar ficar ao ver as 360 horas em diante da 00z do GFS. Como disseram aqui, é um frio forte até pra julho! Imagine se isso já estivesse sendo enxergado em 168-192 horas?

 

==============

 

Aqui no Tatuapé após uma manhã chuvosa, estamos tendo uma tarde nublada. Agora faz 19 graus nas estações do CGE próximas daqui.

 

Sem querer ser do contra, amigo... No entanto, TODO ESTE FRIO, NÃO VIRÁ! Acredito numa MP interessante, mas nada demais. No final, quase sempre é assim. A não que desta vez sejamos surpreendidos.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

É de ficar ficar ao ver as 360 horas em diante da 00z do GFS. Como disseram aqui, é um frio forte até pra julho! Imagine se isso já estivesse sendo enxergado em 168-192 horas?

 

==============

 

Aqui no Tatuapé após uma manhã chuvosa, estamos tendo uma tarde nublada. Agora faz 19 graus nas estações do CGE próximas daqui.

 

Sem querer ser do contra, amigo... No entanto, TODO ESTE FRIO, NÃO VIRÁ! Acredito numa MP interessante, mas nada demais. No final, quase sempre é assim. A não que desta vez sejamos surpreendidos.

Abraços!

 

Com certeza, João. Não será nada demais esta MP, eu acredito em algo tipo a virada Abril-Maio de 2012. Naquela

ocasião tivemos uma onda de frio interessante para a época, mas nada fora do normal como sugere esta rodada

anômala do GFS.

 

Abraços, amigo!

Link to comment
Share on other sites

Ao Hedsgpa:

 

Lembra quando conversamos sobre as médias de POA, Torres e Caxias?

 

Eis os dados para JJA

 

Torres

14,9C - 13,6C - 14,5C

 

Porto Alegre

14,9C - 14,0C - 15,4C

 

Ou seja, Porto Alegre consegue ter um inverno mais quente que a cidade litoranea mais setentrional do Estado. Quando falo que aqui é polo anti-frio do RS, confie em mim :mosking:

 

Agora veja a estação de Caxias do Sul da Embrapa. São dados muitomais condizentes com a realidade climática da cidade:

 

Caxias no JJA

12,0C - 11,5C - 12,6C

 

FONTE: http://www.cpact.embrapa.br/agromet/tab/tabela16.html

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre RS

 

Quarta (16): Mais um dia de muito sol com amplos períodos de céu claro em Porto Alegre. O frio começa a perder força na madrugada, mas o amanhecer ainda vai registrar temperatura baixa. Mínimas de 12ºC a 14ºC. Possibilidade de nevoeiro isolado em horas da madrugada e ao amanhecer. Tarde agradável com máximas de 27ºC a 29ºC. Vento fraco, mas moderado em horas da tarde e começo de noite.

 

Quinta (17): O sol aparece com nuvens, mas a cobertura de nebulosidade aumenta entre a tarde e a noite. Não se pode afastar chuva no final do dia. Pode ter nevoeiro localizado na madrugada e ao amanhecer. Ar mais quente e úmido começa a ingressar na área da Capital e cessa a influência do ar mais frio da primeira metade da semana. Mínimas de 15ºC a 17ºC. Máximas de 28ºC a 30ºC.

 

Sexta-Feira Santa (18): O sol aparece com nuvens em Porto Alegre no feriado, porém devem ocorrer períodos com maior nebulosidade no decorrer do dia. Não se pode afastar instabilidade passageira. Mínimas de 16ºC a 18ºC e máximas de 27ºC a 29ºC.

 

Sábado de Aleluia (19): Porto Alegre terá outro dia de sol e nuvens, mas com momentos de maior nebulosidade. Dia começa agradável, mas será abafado. Mínimas de 16ºC a 18ºC com máximas de 29ºC a 31ºC. Não se descarta chuva até o final do período.

 

Domingo de Páscoa (20): O dia pode começar com tempo bom, mas a nebulosidade vai aumentar e o domingo deve ter muitas nuvens com chance de chuva no decorrer do dia. A temperatura se eleva menos. Mínimas de 18ºC a 20ºC e máximas de 25ºC a 27ºC. (Meteorologistas Estael Sias e Luiz Fernando Nachtigall / MetSul Meteorologia)

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre - 24/08/1984

 

PAlegre240884.jpg

 

Lembro muito bem deste dia!

Eu tinha 12 anos de idade e estava numa gincana no colégio, quando uma colega gritou, olhando pela janela: "Olhem, que chuva branca!".

Parou a gincana e todo mundo foi pra rua. Era neve em Porto Alegre.

Nunca vou esquecer! Os morros tiveram boa acumulação e nas partes mais altas da cidade também! Foi lindo.

Vai fazer 30 anos este ano. Um dia memorável para os portoalegrenses!

Abraços. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre RS

 

Quarta (16): Mais um dia de muito sol com amplos períodos de céu claro em Porto Alegre. O frio começa a perder força na madrugada, mas o amanhecer ainda vai registrar temperatura baixa. Mínimas de 12ºC a 14ºC. Possibilidade de nevoeiro isolado em horas da madrugada e ao amanhecer. Tarde agradável com máximas de 27ºC a 29ºC. Vento fraco, mas moderado em horas da tarde e começo de noite.

 

Quinta (17): O sol aparece com nuvens, mas a cobertura de nebulosidade aumenta entre a tarde e a noite. Não se pode afastar chuva no final do dia. Pode ter nevoeiro localizado na madrugada e ao amanhecer. Ar mais quente e úmido começa a ingressar na área da Capital e cessa a influência do ar mais frio da primeira metade da semana. Mínimas de 15ºC a 17ºC. Máximas de 28ºC a 30ºC.

 

Sexta-Feira Santa (18): O sol aparece com nuvens em Porto Alegre no feriado, porém devem ocorrer períodos com maior nebulosidade no decorrer do dia. Não se pode afastar instabilidade passageira. Mínimas de 16ºC a 18ºC e máximas de 27ºC a 29ºC.

 

Sábado de Aleluia (19): Porto Alegre terá outro dia de sol e nuvens, mas com momentos de maior nebulosidade. Dia começa agradável, mas será abafado. Mínimas de 16ºC a 18ºC com máximas de 29ºC a 31ºC. Não se descarta chuva até o final do período.

 

Domingo de Páscoa (20): O dia pode começar com tempo bom, mas a nebulosidade vai aumentar e o domingo deve ter muitas nuvens com chance de chuva no decorrer do dia. A temperatura se eleva menos. Mínimas de 18ºC a 20ºC e máximas de 25ºC a 27ºC. (Meteorologistas Estael Sias e Luiz Fernando Nachtigall / MetSul Meteorologia)

 

Ou seja... PREDOMÍNIO DE CALOR nos próximos dias, na parte da tarde.

Obrigado, amigo Carlos!

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Sem querer ser do contra, amigo... No entanto, TODO ESTE FRIO, NÃO VIRÁ! Acredito numa MP interessante, mas nada demais. No final, quase sempre é assim. A não que desta vez sejamos surpreendidos.

Abraços!

 

Serei sincero de que também não acredito que a MP virá com toda essa força. É bem capaz que a onda de frio até suma nas próximas rodadas.

 

==================

 

Olhando na carta de 300 hpa me parece que no mesmo dia da onda de frio, o jato subtropical ficará bem ao norte e além disso a ondulação do jato polar ficará colado com o jato subtropical sobre o sul do Brasil (não sei se é isso, o Rodolfo ou o Caio, que entendem bem de modelos poderiam confirmar), o que explica uma erupção polar tão potente pra fim de abril e começo de maio.

 

rwiUdGd.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ao Hedsgpa:

 

Lembra quando conversamos sobre as médias de POA, Torres e Caxias?

 

Eis os dados para JJA

 

Torres

14,9C - 13,6C - 14,5C

 

Porto Alegre

14,9C - 14,0C - 15,4C

 

Ou seja, Porto Alegre consegue ter um inverno mais quente que a cidade litoranea mais setentrional do Estado. Quando falo que aqui é polo anti-frio do RS, confie em mim :mosking:

 

Agora veja a estação de Caxias do Sul da Embrapa. São dados muitomais condizentes com a realidade climática da cidade:

 

Caxias no JJA

12,0C - 11,5C - 12,6C

 

FONTE: http://www.cpact.embrapa.br/agromet/tab/tabela16.html

 

 

De qualquer maneira uma cidade de 40 mil habitantes como um aglomerado ubrano de 4.000.000 milhões. Obrigado pela informação.

Link to comment
Share on other sites

Aeroportos

 

Conditions at: SBBR (BRASILIA (CIV/MI, BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 29.0°C

 

Conditions at: SBVT (VITORIA/GOIABEIR, BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 27.0°C

 

Conditions at: SBCF (BELO HORIZ/TANCR, BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 26.0°C

 

Conditions at: SBPA (PORTO ALEGRE/SAL, BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 24.0°C

 

Conditions at: SBFL (FLORIANOPOLIS AR, BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 22.0°C

 

Conditions at: SBRJ (SANTOS DUMONT/RI, BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 22.0°C

 

Conditions at: SBSP (SAO PAULO/CONGON, BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 19.0°C

 

Conditions at: SBCT (CURITIBA/AFONSO , BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 15.0°C

 

 

Como faço para taer os dados dos aeroportos assim. Em Playlist ?

Link to comment
Share on other sites

Minha cidade é linda, né amigo Carlos Dias?

Ao menos, eu sou apaixonado por ela.

Obrigado pelas lindas fotos! Hoje tivemos um dia muito bonito, ensolarado e estamos tendo um belo entardecer.

Quem nunca teve oportunidade de presenciar o pôr do sol no Lago Guaíba, não sabe o que está perdendo!

Abraços. :good:

Link to comment
Share on other sites

Aeroportos

 

Conditions at: SBBR (BRASILIA (CIV/MI, BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 29.0°C

 

Conditions at: SBVT (VITORIA/GOIABEIR, BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 27.0°C

 

Conditions at: SBCF (BELO HORIZ/TANCR, BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 26.0°C

 

Conditions at: SBPA (PORTO ALEGRE/SAL, BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 24.0°C

 

Conditions at: SBFL (FLORIANOPOLIS AR, BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 22.0°C

 

Conditions at: SBRJ (SANTOS DUMONT/RI, BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 22.0°C

 

Conditions at: SBSP (SAO PAULO/CONGON, BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 19.0°C

 

Conditions at: SBCT (CURITIBA/AFONSO , BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 15.0°C

 

 

Como faço para taer os dados dos aeroportos assim. Em Playlist ?

 

http://aviationweather.gov/adds/metars/?station_ids=sb&std_trans=translated&chk_metars=on&hoursStr=most+recent+only&submitmet=Submit

Link to comment
Share on other sites

Minha cidade é linda, né amigo Carlos Dias?

Ao menos, eu sou apaixonado por ela.

Obrigado pelas lindas fotos! Hoje tivemos um dia muito bonito, ensolarado e estamos tendo um belo entardecer.

Quem nunca teve oportunidade de presenciar o pôr do sol no Lago Guaíba, não sabe o que está perdendo!

Abraços. :good:

 

Só conheço a regiçao do Aero...fiquei ali no IBIS.....pelo menos ali achei que venta bastante causando uma boa sensação térmica..abraço

Link to comment
Share on other sites

Minha cidade é linda, né amigo Carlos Dias?

Ao menos, eu sou apaixonado por ela.

Obrigado pelas lindas fotos! Hoje tivemos um dia muito bonito, ensolarado e estamos tendo um belo entardecer.

Quem nunca teve oportunidade de presenciar o pôr do sol no Lago Guaíba, não sabe o que está perdendo!

Abraços. :good:

 

Só conheço a regiçao do Aero...fiquei ali no IBIS.....pelo menos ali achei que venta bastante causando uma boa sensação térmica..abraço

 

Ah! Tens que ficar ao menos umas 3 noites aqui, para eu te levar para um tour pela cidade. Adoro mostrar minha cidade para quem não conhece! Tem uma parte cultural bem interessante.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Minha cidade é linda, né amigo Carlos Dias?

Ao menos, eu sou apaixonado por ela.

Obrigado pelas lindas fotos! Hoje tivemos um dia muito bonito, ensolarado e estamos tendo um belo entardecer.

Quem nunca teve oportunidade de presenciar o pôr do sol no Lago Guaíba, não sabe o que está perdendo!

Abraços. :good:

 

Só conheço a regiçao do Aero...fiquei ali no IBIS.....pelo menos ali achei que venta bastante causando uma boa sensação térmica..abraço

 

Pra mim Porto Alegre tem a segunda chegada de avião mais bonita do Brasil. Para isso o vento tem que estar de leste (80% dos dias) e vc estar sentado na janela da direita.

 

O mais bonito, disparado, é o pouso em Santos Dumond quando o vento é norte. Passa-se entre o Cristo e o Pão de Açucar antes de pousar.

Link to comment
Share on other sites

Minha cidade é linda, né amigo Carlos Dias?

Ao menos, eu sou apaixonado por ela.

Obrigado pelas lindas fotos! Hoje tivemos um dia muito bonito, ensolarado e estamos tendo um belo entardecer.

Quem nunca teve oportunidade de presenciar o pôr do sol no Lago Guaíba, não sabe o que está perdendo!

Abraços. :good:

 

Só conheço a regiçao do Aero...fiquei ali no IBIS.....pelo menos ali achei que venta bastante causando uma boa sensação térmica..abraço

 

Pra mim Porto Alegre tem a segunda chegada de avião mais bonita do Brasil. Para isso o vento tem que estar de leste (80% dos dias) e vc estar sentado na janela da direita.

 

O mais bonito, disparado, é o pouso em Santos Dumond quando o vento é norte. Passa-se entre o Cristo e o Pão de Açucar antes de pousar.

Verdade! Concordo plenamente.

Sempre procuro estar sentado na janela da direita por isso...

Gosto demais da sensação de chegar na capital dos gaúchos!

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

 

Desbafinho....

 

A média da primeira quinzena é maior que a média da segunda quinzena.

 

Perfeito Mafili.

 

Olhe como é a média de POA decendial em abril pela normal 1945/1974

 

1o a 10 de abril: 21,9C

11 a 20 de abril: 19,8C

21 a 30 de abril: 18,8C

 

Lembrando q eu lembrei isso, dias atrás...

 

....Para os alarmistas, um prato cheio!

No entanto há uma média

intermediária entre o início e o final

de abril.

A média em Curitiba 1981/2010 seria

19,1°C para o início de abril e não

18,2°C q é a média do mês todo.

Existe uma keda proporcional de

cerca de 0,08°C/dia conforme abril

vai de encontro à maio.

Calculo uma anomalia de +/- +1,1°C

em Curitiba neste início de mês.

Como diria o Bento Gonçalves

(Mafili): é ...uai

 

Na minha opinião, anomalias mensais deveriam ser apresentadas somente no final de cada mês!

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre RS

 

Quarta (16): Mais um dia de muito sol com amplos períodos de céu claro em Porto Alegre. O frio começa a perder força na madrugada, mas o amanhecer ainda vai registrar temperatura baixa. Mínimas de 12ºC a 14ºC. Possibilidade de nevoeiro isolado em horas da madrugada e ao amanhecer. Tarde agradável com máximas de 27ºC a 29ºC. Vento fraco, mas moderado em horas da tarde e começo de noite.

 

Quinta (17): O sol aparece com nuvens, mas a cobertura de nebulosidade aumenta entre a tarde e a noite. Não se pode afastar chuva no final do dia. Pode ter nevoeiro localizado na madrugada e ao amanhecer. Ar mais quente e úmido começa a ingressar na área da Capital e cessa a influência do ar mais frio da primeira metade da semana. Mínimas de 15ºC a 17ºC. Máximas de 28ºC a 30ºC.

 

Sexta-Feira Santa (18): O sol aparece com nuvens em Porto Alegre no feriado, porém devem ocorrer períodos com maior nebulosidade no decorrer do dia. Não se pode afastar instabilidade passageira. Mínimas de 16ºC a 18ºC e máximas de 27ºC a 29ºC.

 

Sábado de Aleluia (19): Porto Alegre terá outro dia de sol e nuvens, mas com momentos de maior nebulosidade. Dia começa agradável, mas será abafado. Mínimas de 16ºC a 18ºC com máximas de 29ºC a 31ºC. Não se descarta chuva até o final do período.

 

Domingo de Páscoa (20): O dia pode começar com tempo bom, mas a nebulosidade vai aumentar e o domingo deve ter muitas nuvens com chance de chuva no decorrer do dia. A temperatura se eleva menos. Mínimas de 18ºC a 20ºC e máximas de 25ºC a 27ºC. (Meteorologistas Estael Sias e Luiz Fernando Nachtigall / MetSul Meteorologia)

 

Ou seja... PREDOMÍNIO DE CALOR nos próximos dias, na parte da tarde.

Obrigado, amigo Carlos!

Abraços.

 

Sexta não passa de 22C em POA. E nos dias anteiores não fará o calor apontado. Com certeza essa previsão está desatualizada, ou vc fez uma "pequena sacanagem", hehe

Carlos

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre RS

 

Quarta (16): Mais um dia de muito sol com amplos períodos de céu claro em Porto Alegre. O frio começa a perder força na madrugada, mas o amanhecer ainda vai registrar temperatura baixa. Mínimas de 12ºC a 14ºC. Possibilidade de nevoeiro isolado em horas da madrugada e ao amanhecer. Tarde agradável com máximas de 27ºC a 29ºC. Vento fraco, mas moderado em horas da tarde e começo de noite.

 

Quinta (17): O sol aparece com nuvens, mas a cobertura de nebulosidade aumenta entre a tarde e a noite. Não se pode afastar chuva no final do dia. Pode ter nevoeiro localizado na madrugada e ao amanhecer. Ar mais quente e úmido começa a ingressar na área da Capital e cessa a influência do ar mais frio da primeira metade da semana. Mínimas de 15ºC a 17ºC. Máximas de 28ºC a 30ºC.

 

Sexta-Feira Santa (18): O sol aparece com nuvens em Porto Alegre no feriado, porém devem ocorrer períodos com maior nebulosidade no decorrer do dia. Não se pode afastar instabilidade passageira. Mínimas de 16ºC a 18ºC e máximas de 27ºC a 29ºC.

 

Sábado de Aleluia (19): Porto Alegre terá outro dia de sol e nuvens, mas com momentos de maior nebulosidade. Dia começa agradável, mas será abafado. Mínimas de 16ºC a 18ºC com máximas de 29ºC a 31ºC. Não se descarta chuva até o final do período.

 

Domingo de Páscoa (20): O dia pode começar com tempo bom, mas a nebulosidade vai aumentar e o domingo deve ter muitas nuvens com chance de chuva no decorrer do dia. A temperatura se eleva menos. Mínimas de 18ºC a 20ºC e máximas de 25ºC a 27ºC. (Meteorologistas Estael Sias e Luiz Fernando Nachtigall / MetSul Meteorologia)

 

Ou seja... PREDOMÍNIO DE CALOR nos próximos dias, na parte da tarde.

Obrigado, amigo Carlos!

Abraços.

 

Sexta não passa de 22C em POA. E nos dias anteiores não fará o calor apontado. Com certeza essa previsão está desatualizada, ou vc fez uma "pequena sacanagem", hehe

Carlos

 

Olha no site da METROCLIMA, que verás a previsão atualizada lá, Bruno.

Nada de "sacanagem" do Carlos.

Tem que se conformar: calorzinho nos próximos dias mesmo!

Olha abaixo...

Abraços.

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/ceic/default.php?p_secao=42

Link to comment
Share on other sites

E a chuva não para aqui em Curitiba. Algumas vezes mais fraca, outras vezes um pouco mais forte.

Na estação do Ahú 16,0 ºC, no Afonso Pena 14 ºC, e no Simepar 14,8 ºC.

 

Curitiba sim, conseguiu ter um dia bem típico de outono hoje!

Antes Porto Alegre tivesse sido perto disso...

Somente pela manhã cedo tivemos um "friozinho", que logo se dissipou.

Agora, no momento, 23°c.

Abraços!

Ontem tbm, amigo!

Piracity teve 14,7°C de máxima.

[cerca de 3,5°C abaixo da média mensal e uns 7°C abaixo da média das máximas do mês]

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Quem não pegou muitos dias de vento e baixas temperaturas não sabe o que é sensação, térmica, é falar sem conhecer, sugiro que sintam na pele, na prática e depois deem seu parecer...

New York usa divulgar sensação, Buenos Aires idem, só no Brasil que uns céticos não admitem... :punish: :punish: :punish:

 

Sensação térmica é importante. Mas em uma cidade onde existem várias construções, o simples fato de ficar atrás de uma parede/muro onde o vento bate, já altera toda a sensação de frio, além do que o vento é muito mais variável tanto em lugar (em poucos metros pode estar diferente), como em tempo (em segundos o vento muda de velocidade e direção), já a temperatura varia muito menos.

 

O Tuias por exemplo, quase não tem vento. Já o Inmet registra bastante vento. Em pouco Kms a sensação varia absurdamente.

Qualquer coxilha aqui registra vento, qq coxilha ao redor do Tuias tem ventão diário, só quem conhece a região entende...

Não ia querer que ventasse tanto lá na baixada....

Aliás vou fazer como alguns fazem aqui, usam o que convêm, então para efeito de vento continuo usando como referência o Inmet topinho, pois na cidade venta de forma parecida com o topinho,a té pq está em média de 50 a 70m mais alta...

Tenho dois galos dos bons aqui, um é bom de vento o outro de mínimas...aliás por enquanto ração só pros galos, os pintos estão sem quirera ainda... :mosking: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

15:30H

 

Tuias 23°C vento 3 km/h

Curitiba 14°C vento 15 km/h

Então tá vale comparar por períodos favoráveis do dia, beleza...

No Inmet Soledade 26 km/h....no mesmo horário

Amigo, vc tem q decidir qual estação vai utilizar em comparações futuras.

 

Será Tuias (a capital da Sibéria)

 

ou

 

Soledade (a capital da Groenlândia)

 

Não vale por "exempro" usar Soledade (Groenlândia) nas máximas e nos ventos

 

e Tuias (Sibéria) nas mínimas.

 

Eu só utilizarei os dados do aero.

 

Piraquara fica de fora, mesmo sendo mais fria e ventosa q Curitiba.

 

Abraços amigo..

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Dia friozinho por aqui. Mínima de 15,6ºC e máxima de 19,4ºC. Choveu bem de manhã, parou na hora do almoço e voltou a chover desde às 18 hs.

 

Por enquanto o Global do Inpe não pegou esta MP para 360hs.

 

A partir de amanhã as temperaturas sobem até sábado. Domingo volta a chover e novamente queda de temperatura. As mínimas em Sampa começam a cair bem a partir da próxima 4ª feira.

Link to comment
Share on other sites

Dia friozinho por aqui. Mínima de 15,6ºC e máxima de 19,4ºC. Choveu bem de manhã, parou na hora do almoço e voltou a chover desde às 18 hs.

Nova área de chuva vindo pelo oeste.

 

Postos do SAISP do lado oeste de Sampa já registram chuva.

 

Aqui na zona norte temos garoa apenas, que começou há pouco.

Link to comment
Share on other sites

Não sei se a previsão da Climatempo é boa para POA. Mas a previsão é de queda de temperatura máxima para 6ª feira. Na 4ª e 5ª, calorzinho de 27/28ºC. A partir de sábado esfria bem também nas mínimas.

 

Em relação à previsão da Climatempo, essa previsão que o Carlos postou está desatualizada.

Link to comment
Share on other sites

Dia friozinho por aqui. Mínima de 15,6ºC e máxima de 19,4ºC. Choveu bem de manhã, parou na hora do almoço e voltou a chover desde às 18 hs.

Nova área de chuva vindo pelo oeste.

 

Postos do SAISP do lado oeste de Sampa já registram chuva.

 

Aqui na zona norte temos garoa apenas, que começou há pouco.

 

Então, agora a chuva está diminuindo. Parece que vai parar em pouco tempo. Aqui na Granja Viana é oeste da RM.

Link to comment
Share on other sites

TARDE MAIS FRIA DE 2014 : TEMPERATURA NÃO PASSOU DOS 19.1°C! :hang1:

Enfim uma tarde fria de outono chegou ao norte paranaense, a temperatura nesta tarde não passou dos 19.1°C é a tarde mais fria desde 24/09 quando a maxima não passou dos 18.3°C, esta tambem é a 2° tarde mais fria registrada para um mês de abril desde 2006.

Link to comment
Share on other sites

Acho que alguem vai dormir abraçado com uma DAVIS hoje :sarcastic:

 

 

Segue a chuva fraca mais boa desde as 15h de hoje , TOATOA com 16mm , Lage com 10mm , isso tem a ver pelo TOATOA estar em topo ? Chove mais ?

 

 

Maximas hoje :

 

INMET 20,0°C

 

PWS LAGE 19,9°C

 

PWS TOATOA 19,0°C

 

 

 

Agora chuva muita neblina vento fraco e delicosos 15,2°C

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.