Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Fecho com o PH...gostaria de ver a altura do sensor da estação de Bom Jesus e principalmente Vacaria...pois se estiveram igual SJ St Isabel...dai´não acho válido...alias ouvi dizer que vacaria é plana...como é que teria baixadas então..??

 

satildeojoaquimsantaisabel_zps74cb9e52.jpeg

 

São Joaquim St Isabel....

Esta altura aí é quase relva, não levem a mal. :mosking: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Frio? O que é isso?

 

Boa pergunta.

 

Frio: Pelo que ando entendendo é quando o termômetro indica pelo menos 10ºC abaixo da média em qualquer parte do Brasil em qualquer período do ano exceto inverno.

 

No inverno frio é quando neva independendo da temperatura no período....assim se acumular em 8 nevadas foi um inverno muito frio mesmo que as 8 nevadas ocorram por 8 dias consecutivos e se a área de abrangência for grande será inesquecível.

 

Thiago de maneira geral os termômetros são de pouca importância exceto para o registro da mínima absoluta.

 

Consequentemente qualquer dado obtido de estações meteorológicas é mero detalhe talvez uma curiosidade histórica em tempos vindouros.

 

O frio aqui está intimamente ligado às sensações corpóreas individuais e as vestes coletivas.

 

Acho que é isso.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

A estação de Vacaria não está em uma baixada cuiuda... É simplesmente mais fria que a Tuias. Mas pelo menos tu provou que em mínimas absolutas, realmente é mais fria que o Castelinho.

 

Vacaria é bem continental e está em uma altitude alta, ou seja, sempre será 1/2ºC que as baixadas cuiudas de Soledade.

Vacaria continental? 120 km menos que Soledade... :ok:

Sempre será mais fria?Ontem de manhã não foi... :ok:

Anota, pq vais ter q engolir o Tuias ganhando de Vacaria, estamos apenas no comecinho do primeiro tempo do jogo(frio)... :mosking: :sarcastic:

Bobagem, PH

 

Vc sempre vem com essa: "vcs verão daki pra frente ... blá blá blá..."

 

O q vai acontecer é o q estamos vendo.. Tuias hora mais fria, hora menos, mas normalmente menos.

 

A não ser q exista uma dinâmica de inverno q favoreça o centro-norte gaúcho, vai ser sempre a mesma coisa.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

QUE GENTE PURGA, TODAS A DA EPAGRI SEGUEM A REGRA, A FOTO ENGANA E UM BOCADO.

 

Verdade. A Estação está em um ponto mais baixo que todos e a foto foi tirada ainda mais abaixo da Estação.

 

Está corretamente instalada , provavelmente a 1,50 mts.

 

PH está de birrinha porque agora com essa frota de Vacaria , o sonho de ser a mínima absoluta do ano no RS foi-se.

 

Aliás, antes que falam que sou anti-Tuias ??? estou sempre do lado da Corneta, se fizer -10 em Tuias também irei cornetear os outros. Espero que todos sigam um nível de assunto respeitável.

 

Abraços

 

EDIT

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A estação de Vacaria não está em uma baixada cuiuda... É simplesmente mais fria que a Tuias. Mas pelo menos tu provou que em mínimas absolutas, realmente é mais fria que o Castelinho.

 

Vacaria é bem continental e está em uma altitude alta, ou seja, sempre será 1/2ºC que as baixadas cuiudas de Soledade.

Vacaria continental? 120 km menos que Soledade... :ok:

Sempre será mais fria?Ontem de manhã não foi... :ok:

Anota, pq vais ter q engolir o Tuias ganhando de Vacaria, estamos apenas no comecinho do primeiro tempo do jogo(frio)... :mosking: :sarcastic:

Bobagem, PH

 

Vc sempre vem com essa: "vcs verão daki pra frente ... blá blá blá..."

 

O q vai acontecer é o q estamos vendo.. Tuias hora mais fria, hora menos, mas normalmente menos.

 

A não ser q exista uma dinâmica de inverno q favoreça o centro-norte gaúcho, vai ser sempre a mesma coisa.

 

Abraço

Outro que vai ter que refazer sua opinião... :mosking: :laugh:

"Sempre a mesma coisa"...Aguardemos o da Piraquara... :mail:

Link to comment
Share on other sites

Vacaria não é "plana"...

Já estive lá algumas vzs e vi mtos declives, suficientes para acumular ar frio.

Santa Rosa talvez seja até mais plana q Vacaria, entretanto há uma diferença enorme entre topo e baixada, qdo ocorre forte irradiação noturna.

 

Kem já esteve em Vacaria deve pensar q faz mais frio na região (do q mostram os números).

 

A cidade é uma geladeira!

Link to comment
Share on other sites

A lendária Caçador apenas 0.1º mais frio q o Tuias hoje...

1,7º... :mosking: :sarcastic: :sarcastic:

 

O Coutinho disse que a lendária Caçador não está no mesmo local. Nem vem. :good:

Moretão, vai atrás e coloca uma em baixada em Caçador, caçador é um panelão gigante de kms de extensão, td lá tem efeito baixada, com raros pontos de topo, e mesmo topinho dentro de baixada vai sofrer relativamente este efeito..

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Vacaria não é "plana"...

Já estive lá algumas vzs e vi mtos declives, suficientes para acumular ar frio.

Santa Rosa talvez seja até mais plana q Vacaria, entretanto há uma diferença enorme entre topo e baixada, qdo ocorre forte irradiação noturna.

 

Kem já esteve em Vacaria deve pensar q faz mais frio na região (do q mostram os números).

 

A cidade é uma geladeira!

Isto é , a sensação de frio em Vacaria é forte. :ok:

Link to comment
Share on other sites

A lendária Caçador apenas 0.1º mais frio q o Tuias hoje...

1,7º... :mosking: :sarcastic: :sarcastic:

 

Estou imaginando uma baixada cuiuda em Caçador... Isto que deveria ser iniciado já.

 

Será que tem alguém que conheça as Tuias ,Batatal ou Pantera dessa região ??

 

Se eu colocasse a minha estação da Villaggio Grando (que fica uns 40 km a Oeste de Caçador e a 1250 metros de altitude) no buraco de minhocas as mínimas seriam ainda mais baixas...

Link to comment
Share on other sites

A estação de Vacaria não está em uma baixada cuiuda... É simplesmente mais fria que a Tuias. Mas pelo menos tu provou que em mínimas absolutas, realmente é mais fria que o Castelinho.

 

Vacaria é bem continental e está em uma altitude alta, ou seja, sempre será 1/2ºC que as baixadas cuiudas de Soledade.

Vacaria continental? 120 km menos que Soledade... :ok:

Sempre será mais fria?Ontem de manhã não foi... :ok:

Anota, pq vais ter q engolir o Tuias ganhando de Vacaria, estamos apenas no comecinho do primeiro tempo do jogo(frio)... :mosking: :sarcastic:

Bobagem, PH

 

Vc sempre vem com essa: "vcs verão daki pra frente ... blá blá blá..."

 

O q vai acontecer é o q estamos vendo.. Tuias hora mais fria, hora menos, mas normalmente menos.

 

A não ser q exista uma dinâmica de inverno q favoreça o centro-norte gaúcho, vai ser sempre a mesma coisa.

 

Abraço

 

Verdade ². Dificilmente se trabalha com suposições em casos como este, o que temos atualmente é que Duas estações em Vacaria são mais frias que Tuias. E que deveremos seguir neste ritmo.

Link to comment
Share on other sites

O Coutinho disse que a lendária Caçador não está no mesmo local. Nem vem. :good:

Brusque neve de primeira ano passado e futebol de segunda este ano :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Já disse que me preocupo com coisas mais importantes que o frio. Sinto por você não pensar o mesmo.

 

Não estou aqui para secar ninguém, e sim para expor fatos. Agora você chama Caçador de lendária, mas pega os dados de estação em outro lugar? Aí fica fácil comparar. Parece que Soledade perdeu e começaram a aparecer uma série de defeitos em Bom Jesus e Vacaria, justo agora...

 

Eu espero que Castelinho perca na média mínima, porque daqui a pouco haverá algum problema por lá também. Assim como Urupema também tinha quando surgiram os dados.

Link to comment
Share on other sites

O Coutinho disse que a lendária Caçador não está no mesmo local. Nem vem. :good:

Brusque neve de primeira ano passado e futebol de segunda este ano :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Já disse que me preocupo com coisas mais importantes que o frio. Sinto por você não pensar o mesmo.

 

Não estou aqui para secar ninguém, e sim para expor fatos. Agora você chama Caçador de lendária, mas pega os dados de estação em outro lugar? Aí fica fácil comparar. Parece que Soledade perdeu e começaram a aparecer uma série de defeitos em Bom Jesus e Vacaria, justo agora...

 

Eu espero que Castelinho perca na média mínima, porque daqui a pouco haverá algum problema por lá também. Assim como Urupema também tinha quando surgiram os dados.

Cara , vários aqui duvidaram de mim, achavam que eu inventava o frio, é estou provando que o frio aqui não é fictício,.... tirando estas duas de B Jesus e Vacaria, até pq as outras duas perderam pro Tuias, todo o restante do RS tomou laço do Tuias então, aguentem a corneta...

Link to comment
Share on other sites

Voltando aos meus 5 [cinco] anos de idade novamente.

 

Depois vou relaxar um pouco, pois, volta-se ao tema recorrente da disputa.

=====================================

 

Vacaria não é "plana"...

Já estive lá algumas vzs e vi mtos declives, suficientes para acumular ar frio.

Santa Rosa talvez seja até mais plana q Vacaria, entretanto há uma diferença enorme entre topo e baixada, qdo ocorre forte irradiação noturna.

 

Kem já esteve em Vacaria deve pensar q faz mais frio na região (do q mostram os números).

 

A cidade é uma geladeira!

 

Kim e Vitinho.

 

Como suponho que vocês não possuem o hábito de discutir futebol com curintiano.

 

É mais ou menos isso.

 

Nenhum argumento lógico vale em uma discussão de fé.

 

No passado houve tópico de religião e invariavelmente terminava em grossa pancadaria.

 

Estamos diante de uma fé inabalável [ vários]

 

Neste caso sempre fico em duvido diante do dito popular,

 

"quando um burro fala outro murcha a orelha"

 

Mas vejam a estação de Gonçalves vai ser instalada em São Sebastião das Tres Orelhas.

 

Como fazer então, se um burro "convencional" tem duas orelhas.

 

Realmente a matemática é uma ciência extremamente complicada ainda mais quando aplicada a sociologia climática.

 

Sei lá, entende.

 

Beijões.

Link to comment
Share on other sites

Moretão, vai atrás e coloca uma em baixada em Caçador, caçador é um panelão gigante de kms de extensão, td lá tem efeito baixada, com raros pontos de topo, e mesmo topinho dentro de baixada vai sofrer relativamente este efeito..

 

Corta essa cara! Caçador tem 981km² de área. Até parece que o panelão foi todo desenhado especialmente nesta área. A cidade é uma baixada nem por isso todos os pontos dela são iguais. Pare de suposições.

 

"Aguenta a corneta" - Engraçado que não vejo gente duvidando do frio de Soledade. A dúvida é em relação a neve, quando se tem poucas fotos. e quanto a medições feitas em estações não padronizadas. O que é natural.

Link to comment
Share on other sites

Eu espero que Castelinho perca na média mínima, porque daqui a pouco haverá algum problema por lá também.

 

Castelinho 4 x 1 Tuias (Abr2014)

 

Med das mínimas Abr14 - Castelinho 12,7 x 14,0 Tuias

 

Med das Mínimas Abr14 - Castelinho 25,3 x 26,2 Tuias

 

Med 24 horas Abr14 - Castelinho 18,8 x 20,2 Tuias

 

Min absoluta Abr14 - Tuias 01,8 / 04,1 Castelinho

 

Max absoluta Abr14 - Castelinho 29,7 x 31,4 Tuias

 

Este placar me lembra algo...

 

:laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Parece que estamos recebendo um arzinho frio , faz 22°C com muito sol e vento gelado , apenas algumas nuvens e longe daqueles 100 mm ..... :sarcastic:

 

No Riacho Grande em S B do Campo....tenho a mínima do dia agora....15,2 com rajadas de 24km/h.....uma beleza..!!

 

A capital segue entre 17/18 graus

 

Riacho Grande - Live Cam

 

Camera11-2014-4-14-14h-56m.jpg

Link to comment
Share on other sites

GFS indicando maxima de 14°C com chuva amanha , se isso acontecer eu FICO PELADO NA CHUVA , TIRO FOTOS E POSTO NO BAZ , BEIJOOOOS

 

Olha! Vai ter que cumprir a promessa, heim??? KKKKKKK

Quero só ver se o GFS acertar mesmo!

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Meus comentários aislados:

 

- Aquela foto de Sta. Isabel engana pelo posicionamento das pessoas atrás da estação. Mas cada um comenta conforme enxerga (ou torce).

- Vacaria está em um planalto, é formada por coxilhas, o que não quer dizer que não tenha baixadas. Mesma coisa para Bom Jesus, tem boas oscilações. Não acredito, no entanto, que Vacaria tenha muitas baixadas bem pronunciadas como em outros pontos mais ao sul.

- Quer dizer que com todo esse aquecimento global e nosso inverno de mentira já temos negativas em abril? Os corneteiros de plantão devem estar se retorcendo!

- Em alguma das próximas madrugadas, na calada da noite, o PHP vai aparecer lá no Tuias e vai dar uma "serradinha de leve" na sua estação. Cortar uns 30 ou 40 cm já farão uma grande diferença! Pessoal vendo de longe nem vai notar, PHP! :laugh: :laugh:

 

- Destaque pra estação do Diego em Água Doce! Não esperava uma mínima tão baixa por lá! E essas estações a mais do Corede e Epagri são muito boas para comparar e perceber microclimas nas cidades da serra. Eu, como baziano das antigas, tinha que ver as mínimas no dia seguinte no jornal e olhe lá! Hoje em dia é um festival de temperaturas para todos os tipos de análise! Quanta diferença de 10 ou 12 anos atrás!!Sensacional..

Link to comment
Share on other sites

GFS indicando maxima de 14°C com chuva amanha , se isso acontecer eu FICO PELADO NA CHUVA , TIRO FOTOS E POSTO NO BAZ , BEIJOOOOS

 

Amorzinho....

 

Você vai ganhar....o GFS para nossa região sudeste....está contaminado com estações fora do padrão instaladas no "sul maravilha".

 

É só avisar a NCEP que as estações ao sul do Paraná estão fora de especificação [ isso que dá estações....já falei]

O GFS [Geraldo Francisco dos Santos] este é o nome no nego da Dona Crotirde Francisco do Santos conhecida pela alcunha de CFS.

 

Ao

 

Kerido KIm.

Link to comment
Share on other sites

Meus comentários aislados:

 

- Aquela foto de Sta. Isabel engana pelo posicionamento das pessoas atrás da estação. Mas cada um comenta conforme enxerga (ou torce).

-..

 

Torales, Aislo um,

 

Pegue um trena e meça.

 

Não o faço pela distância.

 

Se você me convencer que existe uma zona potencialmente quente na Vacaria noturna, talvez , eu faça pessoalmente. Apesar do caixa fora da zona de conforto.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Meus comentários aislados:

 

- Aquela foto de Sta. Isabel engana pelo posicionamento das pessoas atrás da estação. Mas cada um comenta conforme enxerga (ou torce).

-..

 

Torales, Aislo um,

 

Pegue um trena e meça.

 

Não o faço pela distância.

 

Se você me convencer que existe uma zona potencialmente quente na Vacaria noturna, talvez , eu faça pessoalmente. Apesar do caixa fora da zona de conforto.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Meus comentários aislados:

 

- Aquela foto de Sta. Isabel engana pelo posicionamento das pessoas atrás da estação. Mas cada um comenta conforme enxerga (ou torce).

-..

 

Torales, Aislo um,

 

Pegue um trena e meça.

 

Não o faço pela distância.

 

Se você me convencer que existe uma zona potencialmente quente na Vacaria noturna, talvez , eu faça pessoalmente. Apesar do caixa fora da zona de conforto.

 

Abraços

 

Mafili, sinceramente: "bem capaz!"

 

Tenho mais o que fazer do que ir até Vacaria medir a altura de uma estação. Prefiro acreditar na qualidade técnica de quem instalou a estação lá. Se estiver com alguma diferença de cm's, acredite, minha vida não mudará em nada. Acredite se puder...

Link to comment
Share on other sites

Temperatura em queda por aqui, à medida que as nuvens engrossam mais e o ar frio vai chegando...

 

Enquanto o Pico do Couto tinha 13,4ºC na última hora (evidenciando a advecção de ar polar), o INMET-JF registrou

18,9ºC e em casa tenho 21,4C agora. Não é um grande ar polar, mas já servirá para curtir um pouco de frio.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

.....Mafili, sinceramente: "bem capaz!"

 

Tenho mais o que fazer do que ir até Vacaria medir a altura de uma estação. Prefiro acreditar na qualidade técnica de quem instalou a estação lá. Se estiver com alguma diferença de cm's, acredite, minha vida não mudará em nada. Acredite se puder...

 

Claro que não acredito que tua vida "não mudará".

 

Estamos falando de um sistema caótico [climate and weather]

 

Lembre-se em um sistema caótico os dados de entrada podem mudar significativamente os dados de saída.

 

Assim, existe uma possibilidade da tua vida mudar indo para Vacaria. [apenas medir a altura da estação]

 

Algum acidente na estrada, um paixão arrebatadora em uma loja de conveniência, uma nova amizade profunda, o carro ser roubado,....sei lá.

 

Mas posso te afirmar que existe uma possibilidade que sua vida mude radicalmente indo a Vacaria,

 

E se não for...também existe essa possibilidade.

 

Assim funciona os sistemas caóticos.

 

Abraços

 

PS: Nada pessoal, apenas ilustração dos sistemas caóticos.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso no site da Climatempo:

 

Poluição de SP desloca chuvas pro Mar

 

A :rofl: polução :rofl: não está deixando a chuva cair em SP. A chuva vem, quando chega no Embú, se desloca pro mar Tenho observado através do satélite essa situação. Mas não adianta, os donos do mundo não...

 

:laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

2014 - Mínimas Absolutas:

 

-02,1 - Urupema SC (Ciram)

-00,8 - Água Doce (PWS - Herciliópolis)

-00,7 - Bom Jardim da Serra (Ciram)

-00,5 - São Joaquim (Cruzeiro SC - Climaterra)

-00,3 - Vacaria (Ciram)

-00,2 - Parque Nacional do Itatiaia MG (PWS - Posto Marcão)

-00,1 - Bom Jesus (Ciram)

 

00,3 - São Joaquim (Climaterra)

00,6 - São Joaquim (Ciram- Sta Isabel)

00,8 - Vacaria (Fepagro)

 

01,3 - São Joaquim (Ciram - Chapada Bonita)

01,4 - São Joaquim (Ciram - Despraiado)

01,5 - Fraiburgo (Ciram)

01,5 - Morro da Igreja SC (Inmet)

01,7 - Caçador (Ciram)

01,8 - Soledade (PWS - Tuias)

01,8 - Morro das Torres SC (Ciram)

01,9 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

 

02,0 - São Joaquim SC (Conv/Inmet)

02,1 - Monte Carlo (Ciram)

02,4 - Lebon Régis (Ciram)

02,4 - Painel (Ciram)

02,4 - Rio Rufino (Ciram)

02,6 - Santa Rosa (PWS)

02,7 - Bom Retiro (Ciram)

02,7 - São Joaquim (Ciram - Boava)

02,8 - Bom Jesus (Conv/Inmet)

02,8 - Curitibanos (Aut/Inmet)

02,9 - Vacaria RS (Inmet)

 

03,0 - Cambará do Sul (Agro/Inmet)

03,1 - Campo Belo do Sul (Ciram)

03,1 - Santa Cecília (Ciram)

03,2 - Rio das Antas (Ciram)

03,3 - Lages SC (Inmet)

03,4 - Água Doce (Ciram)

03,4 - São Joaquim (Ciram - Bentinho)

03,5 - Lagoa Vermelha (Ciram)

03,7 - Andre da Rocha (Corede)

03,8 - Farroupilha RS (PWS - Vicentina)

03,8 - Palmas (Simepar)

03,9 - Clevelandia (Aut/Inmet)

03,9 - Frei Rogério (Ciram)

 

04,0 - Campos Novos (Ciram)

04,0 - São José dos Ausentes (Aut/Inmet)

04,1 - Bom Jesus (Corede)

04,1 - Canela (PWS - Castelinho)

04,2 - Campos Novos (Conv/Inmet)

04,2 - Muitos Capões (Corede)

04,4 - Caxias do Sul RS (Ciram)

04,5 - Arroio Trinta (Ciram)

04,6 - Farroupilha (PWS - Vicentina)

04,6 - São Marcos (PWS)

04,7 - Joaçaba (Aut/Inmet)

04,7 - Vacaria RS (UCS)

04,8 - Quaraí (Aut/Inmet)

04,9 - Canela RS (Inmet)

04,9 - Monte Alegre dos Campos RS (Corede)

04,9 - Pinhal da Serra (Corede)

Link to comment
Share on other sites

Eu já fiz vários testes. Nem a 0,5 metro a temperatura muda tanto. Entre 1 metros e 2 metros não muda nada. O debate do 1 ou 2 metros é irrelevante.

 

Nossa, Tenho certeza que isso foi no CALOR do debate.

 

Ou João Tur, fez vodu.

 

Abraços

 

Por enquanto, não sou adepto ao VODU! KKKKKK

Se este ano não fizer inverno algum praticamente, de repente passo a ser... :sarcastic: :mosking:

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso no site da Climatempo:

 

Poluição de SP desloca chuvas pro Mar

 

A :rofl: polução :rofl: não está deixando a chuva cair em SP. A chuva vem, quando chega no Embú, se desloca pro mar Tenho observado através do satélite essa situação. Mas não adianta, os donos do mundo não...

 

:laugh: :laugh: :laugh:

 

Tá vendo Henrique.

 

-Até o verão de 2012/2013 a poluição aumentava a chuva em São PAulo

 

-No verão de 2013/2014 a poluição diminui a chuva em São Paulo.

 

Neste caso ainda temos o agravante do rabo abanar o cachorro.

 

São Paulo influi no Atlântico

 

Fim dos tempos

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.