Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Abril 2014


Recommended Posts

MÉDIAS PARCIAIS - ABRIL 2014 :

 

11,6 - PQ DO ITATIAIA MG

 

13,0 - MORRO DA IGREJA SC

 

14,8 - URUPEMA SC

 

15,2 - SÃO JOAQUIM SC

15,4 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES RS

15,6 - BOM JARDIM DA SERRA SC

15,7 - PICO DO COUTO RJ

 

16,1 - PAINEL SC

16,4 - ÁGUA DOCE SC

16,4 - BOM JESUS RS

16,8 - CAMPOS DO JORDÃO SP

16,8 - SANTA CECÍLIA SC

 

17,2 - MONTE VERDE MG

17,2 - VACARIA RS

17,4 - LEBON RÉGIS SC

17,5 - CAÇADOR SC

17,6 - CANELA RS

17,6 - INACIO MARTINS PR

17,6 - PAPANDUVA SC

17,6 - RIO RUFINO SC

17,7 - LAGES SC

17,8 - CAXIAS DO SUL RS

17,9 - CURITIBANOS SC

17,9 - MAJOR VIEIRA SC

 

18,1 - BOM RETIRO SC

18,2 - NOVA FRIBURGO RJ

18,3 - CAMPO BELO DO SUL SC

18,3 - ITAIÓPOLIS SC

18,3 - MONTE CARLO SC

18,4 - CAMPO ALEGRE SC

18,4 - CANGUÇU RS

18,4 - RANCHO QUEIMADO SC

18,4 - SÃO BENTO DO SUL SC

18,4 - SANTA TEREZINHA SC

18,5 - CAMPOS NOVOS SC

18,5 - FRAIBURGO SC

18,5 - GENERAL CARNEIRO PR

18,5 - TRÊS BARRAS SC

18,6 - MARIA DA FÉ MG

18,6 - RIO DAS ANTAS SC

18,6 - RIO NEGRINHO SC

18,7 - MAFRA SC

18,9 - LAGOA VERMELHA RS

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 5.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

MÉDIAS PARCIAIS - ABRIL 2014 :

 

11,6 - PQ DO ITATIAIA MG

 

13,0 - MORRO DA IGREJA SC

 

14,8 - URUPEMA SC

 

15,2 - SÃO JOAQUIM SC

15,4 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES RS

15,6 - BOM JARDIM DA SERRA SC

15,7 - PICO DO COUTO RJ

 

16,1 - PAINEL SC

16,4 - ÁGUA DOCE SC

16,4 - BOM JESUS RS

16,8 - CAMPOS DO JORDÃO SP

16,8 - SANTA CECÍLIA SC

 

17,2 - MONTE VERDE MG

17,2 - VACARIA RS

17,4 - LEBON RÉGIS SC

17,5 - CAÇADOR SC

17,6 - CANELA RS

17,6 - INACIO MARTINS PR

17,6 - PAPANDUVA SC

17,6 - RIO RUFINO SC

17,7 - LAGES SC

17,8 - CAXIAS DO SUL RS

17,9 - CURITIBANOS SC

17,9 - MAJOR VIEIRA SC

 

18,1 - BOM RETIRO SC

18,2 - NOVA FRIBURGO RJ

18,3 - CAMPO BELO DO SUL SC

18,3 - ITAIÓPOLIS SC

18,3 - MONTE CARLO SC

18,4 - CAMPO ALEGRE SC

18,4 - CANGUÇU RS

18,4 - RANCHO QUEIMADO SC

18,4 - SÃO BENTO DO SUL SC

18,4 - SANTA TEREZINHA SC

18,5 - CAMPOS NOVOS SC

18,5 - FRAIBURGO SC

18,5 - GENERAL CARNEIRO PR

18,5 - TRÊS BARRAS SC

18,6 - MARIA DA FÉ MG

18,6 - RIO DAS ANTAS SC

18,6 - RIO NEGRINHO SC

18,7 - MAFRA SC

18,9 - LAGOA VERMELHA RS

 

OI, CARLOS!

Quantas estão acima da média até agora? Só por curiosidade...

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

OI, CARLOS!

Quantas estão acima da média até agora? Só por curiosidade...

Abraços!

 

Que eu saiba o RS, SC, PR, SP, MS , MG e RJ.....estão acima da média...os outros estados não tenho ideia ..

Bobagem!

 

Vcs se prendem em números!

 

Médias, camuflam!

 

O q vale é o q as pessoas sentem no corpo!

 

Meu nome é ...

Link to comment
Share on other sites

Analisando a Mantiqueira :

 

Maria da Fé (somente Abril)

 

2009 : 16,2

2010 : 16,6

2011 : 17,2

2012 : 17,5

2013 : 16,0

2014 : 18,6

 

Nesta mini-normal, a região de Maria da Fé está pelo menos +2 graus acima da média. Maria da Fé está distancia do Posto Marcão no alto do PNI (em linha reta), exatamente 64.210 kms........Portanto é uma boa referencia....o PNI está com 11,6....e imagino algo de 09 graus para Abril por lá...

Link to comment
Share on other sites

OI, CARLOS!

Quantas estão acima da média até agora? Só por curiosidade...

Abraços!

 

Que eu saiba o RS, SC, PR, SP, MS , MG e RJ.....estão acima da média...os outros estados não tenho ideia ..

Bobagem!

 

Vcs se prendem em números!

 

Médias, camuflam!

 

O q vale é o q as pessoas sentem no corpo!

 

Meu nome é ...

 

Camuflam mesmo.

Se não leste o que escrevi, comentando o que o Coutinho postou, saliento de novo: dias e dias de "calorzinho" são camuflados por um friozinho, baixando a média.

Mesmo assim, já que o povo do BAZ se baseia em médias somente mesmo, perguntei ao Carlos Dias, para ter uma referência sobre as cidades que estão acima neste mês de abril.

Só isso. Simples assim...

:good:

Link to comment
Share on other sites

Analisando a Mantiqueira :

 

Maria da Fé (somente Abril)

 

2009 : 16,2

2010 : 16,6

2011 : 17,2

2012 : 17,5

2013 : 16,0

2014 : 18,6

 

Nesta mini-normal, a região de Maria da Fé está pelo menos +2 graus acima da média. Maria da Fé está distancia do Posto Marcão no alto do PNI (em linha reta), exatamente 64.210 kms........Portanto é uma boa referencia....o PNI está com 11,6....e imagino algo de 09 graus para Abril por lá...

 

 

E eu contente achando que o mes esta normal , tenho memoria curta :sarcastic:

 

 

Céu fechado e a esperada garoa 16°C

Link to comment
Share on other sites

Quem não pegou muitos dias de vento e baixas temperaturas não sabe o que é sensação, térmica, é falar sem conhecer, sugiro que sintam na pele, na prática e depois deem seu parecer...

New York usa divulgar sensação, Buenos Aires idem, só no Brasil que uns céticos não admitem... :punish: :punish: :punish:

Link to comment
Share on other sites

Quem não pegou muitos dias de vento e baixas temperaturas não sabe o que é sensação, térmica, é falar sem conhecer, sugiro que sintam na pele, na prática e depois deem seu parecer...

New York usa divulgar sensação, Buenos Aires idem, só no Brasil que uns céticos não admitem... :punish: :punish: :punish:

Sensação térmica é importante ... pra sensacionalistas como vc.

Qto deu a média em Soledade no trimestre do verão 2014, descontada a sensação térmica?

Vc sabe, por acaso?

Aposto q não tem a menor idéia.

 

Apenas suposições...

Link to comment
Share on other sites

 

As imagens de satélite q tanto me auxiliavam não abrem mais...

 

As imagens de satélite estou vendo no canto direito aqui.

 

Sim, mas qdo vou salvá-las pra utilizar dp, a nebulosidade desaparece, restando apenas o mapa kkkk

Paciência!

 

Até que pelo PC não ficou tão ruim...mas no celular tá osso hehehehe

 

Né?

Pior q só uso cel..

 

Abraços

 

Que bizarro! E ruim...

Link to comment
Share on other sites

CURIOSIDADE - TEMPERATURA X ALTITUDE

 

Usei três estações do Inmet que estão próximas do PNI (em linha reta) :

 

DISTÂNCIA EM LINHA RETA (PNI)

 

21,720 km - Passa Quatro MG - 1040 mts

64,210 Km - Maria da Fé MG - 1276 mts

93,850 km - Parati RJ - 4 mts

 

Médias Abril (14 dias) :

 

11,6 - Parque do Itatiaia RJ

18,6 - Maria da Fé MG

21,2 - Passa Quatro MG

24,6 - Parati RJ

 

PNI / MF - 1 grau a cada 167 mts

PNI / PQ - 1 grau a cada 147 mts

PNI / PA - 1 grau a cada 188 mts

 

MÉDIA : 1 graus a cada 167 mts ou exatamente o que aprendemos na escola que a cada 1mil a temperatura cai 6 graus...

 

Coincidência ou Não..??

 

Pois aplicando esta regra , o Pico Agulhas Negras ou a Pedra da Mina seriam exatamente 2 graus mais frio que o PNI ( Média)

Link to comment
Share on other sites

JoãoTur, na tua concepção uns dias de calor podem "camuflar" o frio que fez na outra parte do mês?

Com certeza, a sequência de calor é bem maior do que o frio, Bruno. No entanto, um frio "considerável", camufla a média no final; mas não apaga os dias e dias seguidos que usamos roupas de verão, por exemplo. Isso que me refiro... (explicando melhor).

Este mês temos a chance de termos um bom frio no seu final, que baixará bem a média, com certeza, caso se confirme. Acredito num declínio da temperatura no final do mês, mas, como inclusive comentou e concordou o Renan, não acredito num frio como o GFS está prevendo. Até porque, normalmente quando ele (o GFS) prevê um "friozão" assim, chegando mais perto o mesmo se transforma, desculpa a expressão, num "peido" polar.

Abraços, amigo.

Link to comment
Share on other sites

Quem não pegou muitos dias de vento e baixas temperaturas não sabe o que é sensação, térmica, é falar sem conhecer, sugiro que sintam na pele, na prática e depois deem seu parecer...

New York usa divulgar sensação, Buenos Aires idem, só no Brasil que uns céticos não admitem... :punish: :punish: :punish:

Sensação térmica é importante ... pra sensacionalistas como vc.

Qto deu a média em Soledade no trimestre do verão 2014, descontada a sensação térmica?

Vc sabe, por acaso?

Aposto q não tem a menor idéia.

 

Apenas suposições...

O q tem o verão a ver com o inverno climático???.Faça um teste na prática de sensação onde tem vento, não na tua Piraquara que dever ter vento quase nulo o tempo todo.Não sabe nada da minha região e vem dar pitaco. :punish:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aeroportos

 

Conditions at: SBBR (BRASILIA (CIV/MI, BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 29.0°C

 

Conditions at: SBVT (VITORIA/GOIABEIR, BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 27.0°C

 

Conditions at: SBCF (BELO HORIZ/TANCR, BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 26.0°C

 

Conditions at: SBPA (PORTO ALEGRE/SAL, BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 24.0°C

 

Conditions at: SBFL (FLORIANOPOLIS AR, BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 22.0°C

 

Conditions at: SBRJ (SANTOS DUMONT/RI, BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 22.0°C

 

Conditions at: SBSP (SAO PAULO/CONGON, BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 19.0°C

 

Conditions at: SBCT (CURITIBA/AFONSO , BR) observed 1800 UTC 15 April 2014

Temperature: 15.0°C

Link to comment
Share on other sites

No passado, então, todos os dias oscilavam entre 15C e 25C em POA?

 

Bruno, na boa e sem querer causar intrigas... NÃO DISTORCE o que eu escrevi acima.

Acho que fui bem claro na minha colocação.

Abraços.

 

Não estou distorcendo. Estou te perguntando, pois acho complicado entender a tua forma de pensar. Vamos filosofar:

 

1- Na tua concepção hj as médias são camufladas

 

2- Elas camuflam períodos de calor dentro do mês

 

3- Um período de calor é camuflado por um período igual de frio.

 

4- Isso quando um mês fecha na média

 

5- Se essa camuflagem só existe hj, logo

 

6- No passado não haviam períodos de calor, tampouco períodos de frio

 

7-Nos anos 70 os meses de abril eram quase sempre marcados por dias entre 15C e 25C, pouco acima (17C a 27C), ou pouco abaixo (13C a 23C).

 

É isso?

Link to comment
Share on other sites

Quem não pegou muitos dias de vento e baixas temperaturas não sabe o que é sensação, térmica, é falar sem conhecer, sugiro que sintam na pele, na prática e depois deem seu parecer...

New York usa divulgar sensação, Buenos Aires idem, só no Brasil que uns céticos não admitem... :punish: :punish: :punish:

Sensação térmica é importante ... pra sensacionalistas como vc.

Qto deu a média em Soledade no trimestre do verão 2014, descontada a sensação térmica?

Vc sabe, por acaso?

Aposto q não tem a menor idéia.

 

Apenas suposições...

Vai estudar tendencioso, o q tem o verão a ver com o inverno climático.Faça um teste na prática de sensação onde tem vento, não na tua Piraquara que dever ter vento quase nulo o tempo todo.Não sabe nada da minha região e vem dar pitaco. :punish:

 

 

15:30H

 

Tuias 23°C vento 3 km/h

Curitiba 14°C vento 15 km/h

Link to comment
Share on other sites

Gosto de todos do BAZ, apesar das diferenças, inclusive o Bruno, que discorda em quase 95% das minhas postagens.

Agora, o que eu não entendo, é porque ele me detesta tanto, a ponto de se dar ao trabalho de fazer contestações sem pé nem cabeça.

Será que ainda não ficou claro meu pensamento? Acho difícil não ter ficado, pois, segundo alguns, sou até muito "repetitivo".

NÃO TENHO MAIS RIXA COM NINGUÉM, pois através de MPS acabei (ou achava que tinha acabado) com esta "implicância gratuita". O VITOR VM é um caso, que é meu amigo no BAZ hoje e discutimos nossos pontos de vista numa boa, sem procurar "brechas" para simplesmente discordar do outro.

Deixamos assim que é melhor...

Abraços a todos, com muita paz! :good:

Link to comment
Share on other sites

Gosto de todos do BAZ, apesar das diferenças, inclusive o Bruno, que discorda em quase 95% das minhas postagens.

Agora, o que eu não entendo, é porque ele me detesta tanto, a ponto de se dar ao trabalho de fazer contestações sem pé nem cabeça.

Será que ainda não ficou claro meu pensamento? Acho difícil não ter ficado, pois, segundo alguns, sou até muito "repetitivo".

NÃO TENHO MAIS RIXA COM NINGUÉM, pois através de MPS acabei (ou achava que tinha acabado) com esta "implicância gratuita". O VITOR VM é um caso, que é meu amigo no BAZ hoje e discutimos nossos pontos de vista numa boa, sem procurar "brechas" para simplesmente discordar do outro.

Deixamos assim que é melhor...

Abraços a todos, com muita paz! :good:

 

Estou numa boa. Não precisa se exaltar.

 

O teu pensamento realmente não está claro. Se vc puder responder ao meu post anterior, talvez fique. OK?

Link to comment
Share on other sites

Depois de noite e madrugada de céu encoberto, uma grande área de chuva passou pela capital paulista.

Tivemos manhã chuvosa aqui em Sampa, o que eu não esperava. :mrgreen:

Houve predomínio de chuva fraca, com momentos de moderada e até forte aqui na zona norte, sem raios ou trovões.

Parou por volta de 12 horas.

 

Os acumulados na cidade variaram de 5,8 a 23,0 mm (SAISP e CGE).

A automática do Mirante somou 12,8 mm.

 

As mínimas de hoje não foram nada de mais...

Mirante: 16,1°C (Havia registrado 16,2°C em 25/03)

IAG: 16,0°C

 

Agora, céu encoberto com ventos marítimos.

Campo de Marte e Congonhas com 19°C

Cumbica 18°C.

 

Olhando os modelos, parece que essa massa polar escorrega para o oceano e "vai embora".

Meu palpite é que o frio por aqui não passará disso que estamos vendo hoje. :roll:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Gosto de todos do BAZ, apesar das diferenças, inclusive o Bruno, que discorda em quase 95% das minhas postagens.

Agora, o que eu não entendo, é porque ele me detesta tanto, a ponto de se dar ao trabalho de fazer contestações sem pé nem cabeça.

Será que ainda não ficou claro meu pensamento? Acho difícil não ter ficado, pois, segundo alguns, sou até muito "repetitivo".

NÃO TENHO MAIS RIXA COM NINGUÉM, pois através de MPS acabei (ou achava que tinha acabado) com esta "implicância gratuita". O VITOR VM é um caso, que é meu amigo no BAZ hoje e discutimos nossos pontos de vista numa boa, sem procurar "brechas" para simplesmente discordar do outro.

Deixamos assim que é melhor...

Abraços a todos, com muita paz! :good:

Vc é uma das pessoas mais amigáveis q conheço.

Como pessoa, nota 10... acho q é isso...

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

E a chuva não para aqui em Curitiba. Algumas vezes mais fraca, outras vezes um pouco mais forte.

Na estação do Ahú 16,0 ºC, no Afonso Pena 14 ºC, e no Simepar 14,8 ºC.

 

Curitiba sim, conseguiu ter um dia bem típico de outono hoje!

Antes Porto Alegre tivesse sido perto disso...

Somente pela manhã cedo tivemos um "friozinho", que logo se dissipou.

Agora, no momento, 23°c.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

E a chuva não para aqui em Curitiba. Algumas vezes mais fraca, outras vezes um pouco mais forte.

Na estação do Ahú 16,0 ºC, no Afonso Pena 14 ºC, e no Simepar 14,8 ºC.

 

Curitiba sim, conseguiu ter um dia bem típico de outono hoje!

Antes Porto Alegre tivesse sido perto disso...

Somente pela manhã cedo tivemos um "friozinho", que logo se dissipou.

Agora, no momento, 23°c.

Abraços!

 

Hj POA oscilou entre 12C e 23C no INMET. A média do dia está 2C abaixo do normal para o mês. Sendo esta uma normal construída entre 1961 e 1990, hj foi um dia mais frio que a média daquele período dito frio.

 

Estou apenas te informando. Não estou implicando. Não estou te devorando. Não estou te jogando na fogueiro.

 

Isto é uma informação! E vc pode fazer o que bem entender com ela. Até colocá-la no lixo.

Link to comment
Share on other sites

Quem não pegou muitos dias de vento e baixas temperaturas não sabe o que é sensação, térmica, é falar sem conhecer, sugiro que sintam na pele, na prática e depois deem seu parecer...

New York usa divulgar sensação, Buenos Aires idem, só no Brasil que uns céticos não admitem... :punish: :punish: :punish:

 

Sensação térmica é importante. Mas em uma cidade onde existem várias construções, o simples fato de ficar atrás de uma parede/muro onde o vento bate, já altera toda a sensação de frio, além do que o vento é muito mais variável tanto em lugar (em poucos metros pode estar diferente), como em tempo (em segundos o vento muda de velocidade e direção), já a temperatura varia muito menos.

 

O Tuias por exemplo, quase não tem vento. Já o Inmet registra bastante vento. Em pouco Kms a sensação varia absurdamente.

Link to comment
Share on other sites

15/04/2014 INMET SP - NOTA METEOROLÓGICA

 

Capital registra menores temperaturas do ano em 2014

 

Mínima: 16,1°C (madrugada)

Máxima: 19,3°C (perto das 15h)

 

A madrugada em São Paulo teve o registro de 16,1°C, a menor temperatura do ano (a anterior era de 16,2°C em 25/03). Durante o dia com a influência do ar frio, da chuva e o tempo mais fechado, a temperatura máxima não passou dos 19,3°C, registrada perto das 15 horas (valor anterior era de 20,6°C ontem, dia 14/04).

 

O volume de chuva em todo este mês de abril de 2014 já soma 65,6 mm (total até às 15h de hoje), enquanto que a média histórica (de 1943-2013) para abril é de 82 mm.

 

Os dados foram verificados na estação do INMET, no Mirante de Santana.

 

Atenciosamente,

 

********************************************************

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA - INMET SEÇÃO DE PREVISÃO DE TEMPO 7º DISTRITO DE METEOROLOGIA (SP e MS)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.