Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Quais são e como se definir as cidades + frias do BRA


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Vou por a mão na cumbuca. E me queimar, heheheh...

 

O que acho:

 

1- não tem nada de errado em estudar o clima do PNI ou de outros picos ou regiões remotas. São realidades climáticas que estamos a estudar e conhecer, ter população grande ou pequena não invalida o conhecimento, o interesse.

 

2 - É realmente difícil (senão impossível) definir "qual é o estado mais frio". E explico o porquê: os estados brasileiro são todos vastos e incluem uma grande variedade climática.

 

Definir um estado como "quente" ou "frio" por causa de uma estação de dados extremos é algo semelhante ao absurdo sistema eleitoral dos EUA, onde todos os votos de cada estado acabam se tornando "democratas" ou "republicanos". E sem levar em conta a proporção da vitória eleitoral dentro de cada estado, além de não considerar exatamente o peso populacional do dito estado cujo total de votos foi conquistado por determinado partido.

 

3 - Talvez algo mais próximo a uma solução para o tema seria uma regionalização climática de cada um dos estados. Nesse caso, determinadas estações poderiam ser definidas como mais "típicas" ou "mais representativas" das respectivas, digamos, "sub-regiões" climáticas. E, de acordo com a área da dita regionalização climática, poderia ser estabelecida uma média, um ranking, etc.

 

Ou seja, seria algo realmente trabalhoso. Não sei nem se valeria a pena.

 

Ah, sim, também poderíamos ir ao 4º item.

 

4 - Deeeeeeeeeixa de tanto trabalho e vamos manter o ranking por estações mesmo e manter a primazia das estações colocadas nos picos e lugares mais frios do Brasil, hehehehe.

Link to comment
Share on other sites

Como visto.

 

Inventaram um equipamento interessante,

 

um tal de termômetro....Ele mede um outro negócio interessante, a temperatura.

 

E a cidade mais fria é onde a temperatura é menor,

 

Pela ordem Itamonte e Resende,

 

 

Mas tu falou que a estação TuTuias não representa Soledade por ser um buraco isolado e que não representa a altitude da Cidade...

 

Estás ficando hipócrita ?? Que feio Marfiili. :laugh:

 

M.I é mais frio que o PNI e vou seguir afirmando isto porque é minha opinião. Não tem ponto mais frio no Brasil que o M.I , podem cavoucar a vontade por este Brazil . E to nem aí pra frio, afirmo também que não existe pior Verão no Brasil que o do Sul Brasileiro.

 

Percebam que estou aderindo ao bairrismo que novamente começou neste fórum.

Tuias não é um buraco,é uma baixada normal, como outras centenas e centenas na Serra do Botucaraí. :good:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Tens razão Vitor VM!

Duvido que haja lugar mais frio no Brasil do que o MORRO DA IGREJA!

É incrível o frio que faz por lá, com sensação térmica que lembra temperaturas da Sibéria em pleno inverno.

Se o PNI bater o frio do Morro da Igreja, vai ser uma surpresa. Mesmo assim, na totalidade de frio, o Morro da Igreja não será superado.

Abraços.

 

Quando fui lá, a temperatura estava alta, porém o Vento norte soprava violentamente , não parava 1 minuto... Ou seja, mesmo com o vento quente e temperatura alta, estava agradável a frio. Imagina em um dia incursão de MP. E creio que o PNI pela falta de eventos mais extremos e dados extremos, teria que ser no mínimo 2,0ºC mais frio na média anual que o M.I para ser classificado como o Ponto mais frio do Brasil.

 

Aliás, mesmo assim parabenizo o pessoal que instalou a estação no PNI, é um clima muito exótico e é interessante para sabermos quando que uma MP irá entrar com o devido suporte conservado naquela região. Ter grande população ou nula não inválida em nada a Estação.

 

PH, tu não percebeu que eu estava te defendendo ???? O home, releia minha mensagem. '' Te orienta '' .

Link to comment
Share on other sites

 

Tens razão Vitor VM!

Duvido que haja lugar mais frio no Brasil do que o MORRO DA IGREJA!

É incrível o frio que faz por lá, com sensação térmica que lembra temperaturas da Sibéria em pleno inverno.

Se o PNI bater o frio do Morro da Igreja, vai ser uma surpresa. Mesmo assim, na totalidade de frio, o Morro da Igreja não será superado.

Abraços.

 

Quando fui lá, a temperatura estava alta, porém o Vento norte soprava violentamente , não parava 1 minuto... Ou seja, mesmo com o vento quente e temperatura alta, estava agradável a frio. Imagina em um dia incursão de MP. E creio que o PNI pela falta de eventos mais extremos e dados extremos, teria que ser no mínimo 2,0ºC mais frio na média anual que o M.I para ser classificado como o Ponto mais frio do Brasil.

 

Aliás, mesmo assim parabenizo o pessoal que instalou a estação no PNI, é um clima muito exótico e é interessante para sabermos quando que uma MP irá entrar com o devido suporte conservado naquela região. Ter grande população ou nula não inválida em nada a Estação.

 

PH, tu não percebeu que eu estava te defendendo ???? O home, releia minha mensagem. '' Te orienta '' .

 

Não querendo comparar, mas só para ilustrar: em outubro de 2012 estive na região da Sicília, Itália, e subimos o Monte Etna, onde tem o vulcão. Altitude em torno de 2100 metros. Foi emocionante! Lá embaixo, eu estava de mangas curtas, pois inicio de outubro no Sul da Itália ainda é quente. Lá em cima, precisei colocar um casaco, pois o ventinho frio soprava. O ar era outro, bem diferente.

Adoro montanhas. Gostaria muito de conhecer o Morro da Igreja e o PNI.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

amigos,

 

Sobre o frio, pensando com a razao e nao com o coracao:

 

Nao ha lugar no Brasil que tenha tantas horas de frio negativo seguido como o Morro da Igreja. Isso eh fato. Duvido que o PNI consiga algum dia um dia inteiro cuja temperatura nao ultrapasse os 0 graus de dia. Isso ja foi visto em pratica o ano passado.

 

O que o MI nao tem, e isso os numeros nao mentem, eh uma temperatura constante abaixo dos 10 graus. Logo, se nos extremos o MI arrebenta com o PNI, na media geral isso nao acontece. O PNI tem uma caracteristica que o MI nao tem. Por causa de sua altitude, nao precisa de MP forte pra negativar. Os dados de Julho do ano passado mostram isso, sequencias e mais sequencias de temperatura negativa a noite que o MI nao consegue fazer.

 

Se formos pegar um apanhado geral, o MI nao eh mais frio que o PNI NA MEDIA do ano, logo se pegarmos O VALOR MEDIO medido em 365 dias no ano, o PNI ganha. Isso eh fato e ha dados pra comprovar. Sobre extremos, no maximo em 3 a 4 dias POR ANO o MI bate o PNI. Nao mais do que isso.

Link to comment
Share on other sites

Sempre serão até você criar vergonha e pesquisar antes de falar besteiras.

 

Pra mim sempre serão. Mas continue com sua idéia de habitar o PNI, apresente um projeto como você sempre quis. Vai que... Aceitarei como cidade, quando levar uma vida normal como cidade como Urupema, São Joaquim e outras cidades. Quando tiver escolas, mercado, por aí vai. O MI, a mesma coisa. Poderia ter 100 militares morando 365 dias lá, pra mim é montanha do mesmo jeito.

 

Artur seu último comentário é perfeito.

Link to comment
Share on other sites

Acho que o PNI é mais gelado...afinal estamos falando em 2500 metros de altitude...Mas o MI tem algo que o PNI não tem, ou melhor dizendo dificil ocorre....Neve e máximas abaixo de 5 graus.....Mas em todos os outors quesitos o PNI é mais frio...no mais é isso....E esta questão que não mora ninguem é pura bobagem...

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus que balaio de gato que está ficando esse interessantíssimo tópico!

 

PQP alguns do sul discordando do frio que faz no PNI..outros do sudeste rebatendo e generalizando o pessoal do sul..

 

Francamente que phuta bairrismo velado de AMBOS os lados...

 

Sinceramente, é tão difícil de aceitar os fatos? Eu, quando instalo minhas estações, me vem num primeiro momento o fato de prover locais interessantes que não possuem medição. Se serão mais frios que outros locais é consequência, e não a causa principal da instalação.

 

Lógico que haverão momentos de descontração tirando um sarro de outro local que foi menos frio e por aí vai..mas isso tem que ser levado na brincadeira!

 

Acho que, para parar com essa ladainha, deveriam ser feitas categorias diferentes para identificar todas as vertentes do frio

 

Exemplo:

 

- Local com a menor sensação térmica

- Local com maior quantidade de horas-frio

- Local com maior quantidade de temperaturas negativas

- Local com menor média anual

- Local com menor média do inverno climático/astronômico

- Local com maior população e menor média anual e média invernal

 

 

E por aí vai..

 

Dá pra pensar em fazer isto anualmente com a série histórica de cada local...dá até para concluir que tal local monitorado ganha, por exemplo, em 3 das X categorias e, como tal merece reconhecimento.

 

Outro ponto que acho ridículo estarmos discutindo é a questão de Resende ou Itamonte serem as cidades mais frias do Brasil.

 

O PONTO MONITORADO MAIS FRIO DO BRASIL PERTENCE AO MUNICÍPIO DE ITAMONTE/RESENDE.

 

Difícil de entender??

 

Sem dados de um lugar tudo seria especulativo...

 

Somos pessoas que tendem a ser ligeiramente mais esclarecidas em geografia e climatologia que a maioria dos brasileiros. Devemos agir como tal e parar com esse círculo vicioso..

Link to comment
Share on other sites

 

Soledade é mais fria que Lages, sabe por que..??

 

Isto tem uma explicação. O PH tem cerca de 1,65m e o Shima 1,75m..é o efeito baixada e o Shimutz não passa de um TOPO..!!

 

:laugh:

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Tenho 1.81m... hahaha. E você, Carlos, tem 1,60, né? Sente uma friagem na engrenagem, como dizia o vô... kkkkkk

Link to comment
Share on other sites

 

Soledade é mais fria que Lages, sabe por que..??

 

Isto tem uma explicação. O PH tem cerca de 1,65m e o Shima 1,75m..é o efeito baixada e o Shimutz não passa de um TOPO..!!

 

:laugh:

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Tenho 1.81m... hahaha. E você, Carlos, tem 1,60, né? Sente uma friagem na engrenagem, como dizia o vô... kkkkkk

 

:laugh: :laugh: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Meu Deus que balaio de gato que está ficando esse interessantíssimo tópico!

Francamente que phuta bairrismo velado de AMBOS os lados...

E por aí vai....

 

Talvez um dos mais lúcidos comentários que li.

 

De certa forma Urupema e PNI foram "invenções" de alguns abnegados deste fórum.

 

Inegável.

 

Pela primeira vez ouço neste fórum a expressão "bairrismo de ambos os lados...." uma evolução e tanto.

 

As glorias do sudeste agora podem ser cantadas e versos

 

A luta contra a brava gente pampeana,

 

Tendo tradições centradas e espelhadas por todo brazil.

 

A República Juliana nunca tombou

 

E o caminho Real que corta as Alterosas até Parathy,

 

Enfim, essas besteiras,

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

Soledade é mais fria que Lages, sabe por que..??

 

Isto tem uma explicação. O PH tem cerca de 1,65m e o Shima 1,75m..é o efeito baixada e o Shimutz não passa de um TOPO..!!

 

:laugh:

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Tenho 1.81m... hahaha. E você, Carlos, tem 1,60, né? Sente uma friagem na engrenagem, como dizia o vô... kkkkkk

 

:laugh: :laugh: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Meu Deus que balaio de gato que está ficando esse interessantíssimo tópico!

Francamente que phuta bairrismo velado de AMBOS os lados...

E por aí vai....

 

Talvez um dos mais lúcidos comentários que li.

 

De certa forma Urupema e PNI foram "invenções" de alguns abnegados deste fórum.

 

Inegável.

 

Pela primeira vez ouço neste fórum a expressão "bairrismo de ambos os lados...." uma evolução e tanto.

 

As glorias do sudeste agora podem ser cantadas e versos

 

A luta contra a brava gente pampeana,

 

Tendo tradições centradas e espelhadas por todo brazil.

 

A República Juliana nunca tombou

 

E o caminho Real que corta as Alterosas até Parathy,

 

Enfim, essas besteiras,

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus que balaio de gato que está ficando esse interessantíssimo tópico!

 

Soledade é mais fria que Lages, sabe por que..??

 

Isto tem uma explicação. O PH tem cerca de 1,65m e o Shima 1,75m..é o efeito baixada e o Shimutz não passa de um TOPO..!!

 

:laugh:

Não sou tão pequeno como alguns imaginam :mosking: :sarcastic:

Carlinhos tenho 1m69...E 76 kg de pura massa, tenho malhado bastante deixo muito gurizão lá na poeira... :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus que balaio de gato que está ficando esse interessantíssimo tópico!

 

PQP alguns do sul discordando do frio que faz no PNI..outros do sudeste rebatendo e generalizando o pessoal do sul..

 

Francamente que phuta bairrismo velado de AMBOS os lados...

 

Sinceramente, é tão difícil de aceitar os fatos? Eu, quando instalo minhas estações, me vem num primeiro momento o fato de prover locais interessantes que não possuem medição. Se serão mais frios que outros locais é consequência, e não a causa principal da instalação.

 

Lógico que haverão momentos de descontração tirando um sarro de outro local que foi menos frio e por aí vai..mas isso tem que ser levado na brincadeira!

 

Acho que, para parar com essa ladainha, deveriam ser feitas categorias diferentes para identificar todas as vertentes do frio

 

Exemplo:

 

- Local com a menor sensação térmica

- Local com maior quantidade de horas-frio

- Local com maior quantidade de temperaturas negativas

- Local com menor média anual

- Local com menor média do inverno climático/astronômico

- Local com maior população e menor média anual e média invernal

 

 

E por aí vai..

 

Dá pra pensar em fazer isto anualmente com a série histórica de cada local...dá até para concluir que tal local monitorado ganha, por exemplo, em 3 das X categorias e, como tal merece reconhecimento.

 

Outro ponto que acho ridículo estarmos discutindo é a questão de Resende ou Itamonte serem as cidades mais frias do Brasil.

 

O PONTO MONITORADO MAIS FRIO DO BRASIL PERTENCE AO MUNICÍPIO DE ITAMONTE/RESENDE.

 

Difícil de entender??

 

Sem dados de um lugar tudo seria especulativo...

 

Somos pessoas que tendem a ser ligeiramente mais esclarecidas em geografia e climatologia que a maioria dos brasileiros. Devemos agir como tal e parar com esse círculo vicioso..

Concordo com quase td Diegão, matou a pau.

Só não concordo com o item população, não é científico e nem tem a ver com clima. :ok:

É em Itamonte o PNI?Pimba, então Itamonte até que se prove o contrário é o município mais frio do Brasil em média anual. :ok: :good:

Link to comment
Share on other sites

 

 

Quando fui lá, a temperatura estava alta, porém o Vento norte soprava violentamente , não parava 1 minuto... Ou seja, mesmo com o vento quente e temperatura alta, estava agradável a frio. Imagina em um dia incursão de MP. E creio que o PNI pela falta de eventos mais extremos e dados extremos, teria que ser no mínimo 2,0ºC mais frio na média anual que o M.I para ser classificado como o Ponto mais frio do Brasil.

 

 

Interessante...media parcial de Abril:

 

MI 14,2

PNI 11,1

 

Sao so 3,1 graus de media A MENOS. Creio que isso por si so mata a discussao e inclusive atende parcialmente ao teu requisito de ser 2 graus a menos que a media do MI.

 

vitor, seria interessante vc ir ao PNI conhecer, te garanto que ia sentir ainda mais a sensacao termica fria e se surpreenderia com o frio diurno que faz por la...ficar sem blusa ao ar livre e parado, nem pensar.

 

sobre eventos extremos, creio que seria interessante vc verificar que o PNI teve a QUARTA menor temperatura do Brasil em 2013 com -6,9 graus. La eh extremo e como eh1 Se pegar os extremos diarios no Brasil de 2013, tenho certeza que mais de 300 DIAS POR ANO o PNI teve as menores temperaturas diarias do territorio nacional. Algo que o MI so consegue em dias de forte incursao polar.

 

Na boa, se o MI fosse mais frio, eu nem ia discutir.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Quando fui lá, a temperatura estava alta, porém o Vento norte soprava violentamente , não parava 1 minuto... Ou seja, mesmo com o vento quente e temperatura alta, estava agradável a frio. Imagina em um dia incursão de MP. E creio que o PNI pela falta de eventos mais extremos e dados extremos, teria que ser no mínimo 2,0ºC mais frio na média anual que o M.I para ser classificado como o Ponto mais frio do Brasil.

 

 

Interessante...media parcial de Abril:

 

MI 14,2

PNI 11,1

 

Sao so 3,1 graus de media A MENOS. Creio que isso por si so mata a discussao e inclusive atende parcialmente ao teu requisito de ser 2 graus a menos que a media do MI.

 

vitor, seria interessante vc ir ao PNI conhecer, te garanto que ia sentir ainda mais a sensacao termica fria e se surpreenderia com o frio diurno que faz por la...ficar sem blusa ao ar livre e parado, nem pensar.

 

sobre eventos extremos, creio que seria interessante vc verificar que o PNI teve a QUARTA menor temperatura do Brasil em 2013 com -6,9 graus. La eh extremo e como eh1 Se pegar os extremos diarios no Brasil de 2013, tenho certeza que mais de 300 DIAS POR ANO o PNI teve as menores temperaturas diarias do territorio nacional. Algo que o MI so consegue em dias de forte incursao polar.

 

Na boa, se o MI fosse mais frio, eu nem ia discutir.

 

 

Mais interessante ainda que o MI já recebeu MP esse ano e o PNI ainda nao !

Link to comment
Share on other sites

 

 

Quando fui lá, a temperatura estava alta, porém o Vento norte soprava violentamente , não parava 1 minuto... Ou seja, mesmo com o vento quente e temperatura alta, estava agradável a frio. Imagina em um dia incursão de MP. E creio que o PNI pela falta de eventos mais extremos e dados extremos, teria que ser no mínimo 2,0ºC mais frio na média anual que o M.I para ser classificado como o Ponto mais frio do Brasil.

 

 

Interessante...media parcial de Abril:

 

MI 14,2

PNI 11,1

 

Sao so 3,1 graus de media A MENOS. Creio que isso por si so mata a discussao e inclusive atende parcialmente ao teu requisito de ser 2 graus a menos que a media do MI.

 

vitor, seria interessante vc ir ao PNI conhecer, te garanto que ia sentir ainda mais a sensacao termica fria e se surpreenderia com o frio diurno que faz por la...ficar sem blusa ao ar livre e parado, nem pensar.

 

sobre eventos extremos, creio que seria interessante vc verificar que o PNI teve a QUARTA menor temperatura do Brasil em 2013 com -6,9 graus. La eh extremo e como eh1 Se pegar os extremos diarios no Brasil de 2013, tenho certeza que mais de 300 DIAS POR ANO o PNI teve as menores temperaturas diarias do territorio nacional. Algo que o MI so consegue em dias de forte incursao polar.

 

Na boa, se o MI fosse mais frio, eu nem ia discutir.

 

Abril no Sul por enquanto está com anomalia de 3ºC positivos do Centro Norte do RS em diante e o M.I não recebeu nenhuma MP ainda neste mes. Acalma Arthur. :ok: E ainda nem chegamos no JJA

 

Qual foi a menor máxima do PNI ano passado ??

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Mais interessante é que um é topo e uma é baixada-encosta..

 

Mais interessante é que um está a 28ºS e outro a 22,3ºS

 

Mais interessante é que um está a 1800 metros e outro a 2450 metros

 

O que eu quero dizer com isto?

 

Apenas que é muito cedo para conclusões. Eu creio PIAMENTE que o PNI é o local mais frio que possui monitoramento no Brasil.

 

Mas acho que existirão anos em que ele não se sustentará como o local monitorado mais frio, devido a dinâmica do clima no Brasil..

 

Opinião minha....

Link to comment
Share on other sites

As 10 maiores **Máximas** de 2014:

 

Morro da Igreja SC

 

26,3 - 07/02/2014

26,2 - 29/01/2014

26,1 - 08/02/2014

25,9 - 02/02/2014

25,8 - 05/02/2014

25,7 - 07/02/2014

25,7 - 06/02/2014

25,5 - 03/02/2014

25,5 - 22/01/2014

25,4 - 28/01/2014

 

P N I MG/RJ

 

23,3 - 03/01/2014

22,8 - 05/02/2014

22,2 - 02/02/2014

22,1 - 07/02/2014

22,1 - 04/02/2014

21,9 - 06/02/2014

21,7 - 30/01/2014

21,7 - 27/01/2014

21,7 - 02/01/2014

21,6 - 26/02/2014

Link to comment
Share on other sites

Na guerra dos picos, quero defender agora o Carlos de Piraquara, uma Davis no Pico Paraná.

Tem acesso lá?Como é pra chegar?

 

Só escalando com equipamento completo.

 

Nada prático para as devidas tarefas de ajustes

Valeu Artur das montanhas! :good:

 

Que Artur??? hehehe...

 

Na verdade parece que dá pra chegar lá por trilha e sem "equipamento completo".

 

Mesmo assim, escalar esse pico levando um estação inteira não deve ser possível. Sem falar nos cuidados (ventos, depredação) e manutenção.

 

http://www.facatrilha.com.br/treking/t_picoparana.htm

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

seria interessante vc ir ao PNI conhecer, te garanto que ia sentir ainda mais a sensacao termica fria e se surpreenderia com o frio diurno que faz por la...ficar sem blusa ao ar livre e parado, nem pensar.

 

Vale para todos os outros que dizem que PNI é um pico ou que nunca abriram o Google Earth pra ver a Mantiqueira.

Link to comment
Share on other sites

seria interessante vc ir ao PNI conhecer, te garanto que ia sentir ainda mais a sensacao termica fria e se surpreenderia com o frio diurno que faz por la...ficar sem blusa ao ar livre e parado, nem pensar.

 

Vale para todos os outros que dizem que PNI é um pico ou que nunca abriram o Google Earth pra ver a Mantiqueira.

 

E precisa ir a um lugar para saber se é frio ?? Nunca fui na Antártida mas sei que é fria. Aliás, eu adoro o Google Earth e já dei várias olhadas vendo as localizações como do Vale do Ruah e outras altas altitudes da Mantiqueira, porque as acho bem interessante.

Link to comment
Share on other sites

seria interessante vc ir ao PNI conhecer, te garanto que ia sentir ainda mais a sensacao termica fria e se surpreenderia com o frio diurno que faz por la...ficar sem blusa ao ar livre e parado, nem pensar.

 

Vale para todos os outros que dizem que PNI é um pico ou que nunca abriram o Google Earth pra ver a Mantiqueira.

 

E precisa ir a um lugar para saber se é frio ?? Nunca fui na Antártida mas sei que é fria. Aliás, eu adoro o Google Earth e já dei várias olhadas vendo as localizações como do Vale do Ruah e outras altas altitudes da Mantiqueira, porque as acho bem interessante.

 

Na minha opinião não é pelo frio no momento não, é pra ter uma ideia da magnitude, tanto da altitude quanto da extensão do "pico"

Link to comment
Share on other sites

Que Artur??? hehehe...

 

Na verdade parece que dá pra chegar lá por trilha e sem "equipamento completo".

 

Mesmo assim, escalar esse pico levando um estação inteira não deve ser possível. Sem falar nos cuidados (ventos, depredação) e manutenção.

 

http://www.facatrilha.com.br/treking/t_picoparana.htm

 

Abraço!

Opa desculpa Melo, hoje é o dia que to me atrapalhando aqui :laugh:

Mas acho q os dois montanhistas do BAZ são vc e o Artur não?

Aliás Melo é um dos grandes observadores de relevo do BAZ.

OBS: Meu ancestral chamava-se Antonio de Melo Bravo! :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

vitor, seria interessante vc ir ao PNI conhecer, te garanto que ia sentir ainda mais a sensacao termica fria e se surpreenderia com o frio diurno que faz por la...ficar sem blusa ao ar livre e parado, nem pensar.

 

Olhando por esta tabelão de máximas do Carlos, tanto no Mi, e até no PNI é possível manga curta em alguns dias.

 

O PNI não é pico, isso eu sempre soube.

Link to comment
Share on other sites

Grande Shimutz, reconheço no BAZ centenas de grandes observadores, mas igual o Shima tô pra ver, a capacidade de leitura de realidade, de adaptação, de memorização visual,capacidade de raciocínio lógico, compreensão dos efeitos do relevo, do terreno... :good:

Primeira vez que chegou aqui olhou pros lados de FX e disse, PH lá as máximas são menores e tem mais circulação de umidade etc... :mail: :ok:

Enfim foram dezenas de observações que ele identificou numa primeira olhada.Shima, sem querer ser bajulador, bah tu é fera hombre! :good: :clapping:

 

Meu amigo, obrigado pelas palavras e pela deferência, mas saiba que aprendi contigo, na prática, nas andanças pelo alto Botucaraí que o que lemos nos livros de geografia precisam de uma certa dose de regionalismo, com muitos "porém"... :good2:

 

Em maio vamos lá pra FX ou Batatal pra fazer umas inspeções. Quem sabe não há melhores lugares com sinal que tuias..hehe

Link to comment
Share on other sites

Galera, sinceramente eu acho que o MI é imbatível quando ocorrem as famosas advecções de ar frio intenso

no Sul. Estive durante uma dessas advecções lá no MI, em 2008, e a sensação era INSUPORTÁVEL ao vento...e

olha que não era uma MP forte não heim! No PNI, é consideravelmente mais difícil termos esses dias de vento

gelado e frio abaixo de 5 graus o dia todo.

 

No entanto, não é só isso que determina qual lugar é mais frio. Afinal, como já foi dito por aqui, é bem provável

que em termos de média geral e até média invernal o PNI leve a melhor na maioria dos anos.

 

Em uma palavra, o MI é mais frio nos extremos e o PNI é mais frio na média. Minha opinião fica assim...

Link to comment
Share on other sites

 

Abril no Sul por enquanto está com anomalia de 3ºC positivos do Centro Norte do RS em diante e o M.I não recebeu nenhuma MP ainda neste mes. Acalma Arthur. :ok: E ainda nem chegamos no JJA

 

Qual foi a menor máxima do PNI ano passado ??

 

Abraços

 

 

Dia 26 de Setembro ha um registro no wunderground de maxima de 4 graus. De 23 a 25 de Julho, nao passou de 8 graus.

 

Volto a afirmar, entendo que o MI tenha extremos de frio superiores. Mas no decorrer do ano o PNI faz frio tambem de dia e sem MP. sobre ventos, Ja vi o PNI ter dia de ventania acima de 30 km/h com temperatura sub-0. Só os recordes de frio do PNI abaixo de -5 foram com dias de ar parado.

 

Sobre ficar calmo, ta de brincadeira! Sou calmo 90% do tempo kkkkkk :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Interessante...media parcial de Abril:

 

MI 14,2

PNI 11,1

 

Sao so 3,1 graus de media A MENOS. Creio que isso por si so mata a discussao e inclusive atende parcialmente ao teu requisito de ser 2 graus a menos que a media do MI.

 

vitor, seria interessante vc ir ao PNI conhecer, te garanto que ia sentir ainda mais a sensacao termica fria e se surpreenderia com o frio diurno que faz por la...ficar sem blusa ao ar livre e parado, nem pensar.

 

sobre eventos extremos, creio que seria interessante vc verificar que o PNI teve a QUARTA menor temperatura do Brasil em 2013 com -6,9 graus. La eh extremo e como eh1 Se pegar os extremos diarios no Brasil de 2013, tenho certeza que mais de 300 DIAS POR ANO o PNI teve as menores temperaturas diarias do territorio nacional. Algo que o MI so consegue em dias de forte incursao polar.

 

Na boa, se o MI fosse mais frio, eu nem ia discutir.

 

Mas como mata a discussão? Ou "se o MI fosse mais frio, eu nem ia discutir"?

 

Que apreço pelos dados históricos, Artur? Desce do salto alto e vem analisar as semi-normais. Pois agindo assim está privando o debate de informações colhidas a mais de sete anos.

 

Cuidado com conclusões com dados viciados, sem conhecer o histórico.

 

Eu não cantaria vitória arrasadora tão cedo. Este 2014 está bem acima, com o verão seco favorecendo a baixada do PNI.

 

A semi-normal do MI colocaria empate, isto se o tempo continuasse seco no sudeste e o MI voltasse a normalidade.

 

Abr08 : 10,6°C

Abr09 : 11,7°C

Abr10 : 10,7°C

Abr11 : 11,7°C

Abr12 : 10,9ºC

Abr13 : 11,1ºC

 

Méd: 11,1ºC

 

Abr14 : 14,2ºC (até o momento)

 

A base do foguetório em 2014 está completamente viciada. Apenas +3oC de anomalia.

 

Jan07 : ------

Jan08 : 12,5°C

Jan09 : 12,8°C

Jan10 : 14,8°C

Jan11 : 15,2ºC

Jan12 : 13,1ºC

Jan13 : 12,7ºC

Jan14: 16,2ºC

 

Fev07 : ------

Fev08 : 13,5°C

Fev09 : 14,5°C

Fev10 : 15,8°C

Fev11 : 14,6°C

Fev12 : 15,8ºC

Fev13 : 13,9ºC

Fev14 : 15,9ºC

 

 

Eu aposto que uma estação logo ao topo do PNI atual, aquele das antenas, iria decepcionar muita gente. E estaríamos comparando laranja com laranja.

Link to comment
Share on other sites

Execelente Caio...sua analise..Mas só faltou uma coisa....Sabemos que o MI está +3,0...mas qto ao PNI não sabemos, pois não temos histórico...Outra, gostaria que o Inmet colocasse a estação há 2.603m no Morro das Antenas...dai sim poderíamos realmente comparar os 2 pts. Na minha opinião na estação no MA há 2603m, a média será praticamente a mesma, o que mudará serão os extremos...abraço

Link to comment
Share on other sites

Mas só faltou uma coisa....Sabemos que o MI está +3,0...mas qto ao PNI não sabemos, pois não temos histórico...Outra, gostaria que o Inmet colocasse a estação há 2.603m no Morro das Antenas...dai sim poderíamos realmente comparar os 2 pts. Na minha opinião na estação no MA há 2603m, a média será praticamente a mesma, o que mudará serão os extremos...abraço[/color]

 

 

Carlão:

 

1 - Exacto. O que já é suficiente para evitar conclusões precipitadas em tom nada cientifico e climatologicamente distorcido como: "Sao so 3,1 graus de media A MENOS. Creio que isso por si so mata a discussao e inclusive atende parcialmente ao teu requisito de ser 2 graus a menos que a media do MI".

 

 

2 - Acho que este ponto terá mínimas bem piores e máximas pouco melhores.

Link to comment
Share on other sites

[DEPOIS DE 10/15 ANOS É QUE DARÁ PARA DIZER ALGO, QDO VIM PARA CÁ, PEGUEI 7 ANOS SEGUIDOS COM JUNHO "QUENTE", TANTO QUE NA MINHA NORMAL ELE QUASE PERDE PARA MAIO, E JÁ SÃO 15 ANOS!

 

ENTRE 99/12

 

MAIO; 10,3

JUNHO; 10,0

 

Coutinho,

Este ano temos chance de termos um veranico de maio prolongado aqui no Sul? Ou se ele vier será rápido? O que opinas sobre isso?

Abraços e um bom dia!

Link to comment
Share on other sites

[DEPOIS DE 10/15 ANOS É QUE DARÁ PARA DIZER ALGO, QDO VIM PARA CÁ, PEGUEI 7 ANOS SEGUIDOS COM JUNHO "QUENTE", TANTO QUE NA MINHA NORMAL ELE QUASE PERDE PARA MAIO, E JÁ SÃO 15 ANOS!

 

ENTRE 99/12

 

MAIO; 10,3

JUNHO; 10,0

 

Coutinho,

Este ano temos chance de termos um veranico de maio prolongado aqui no Sul? Ou se ele vier será rápido? O que opinas sobre isso?

Abraços e um bom dia!

VERANICO NO TERMO EXATO, 5 OU + DIAS DE TARDE E NOITE QUENTE, ACHO MUITO POUCO PROVÁVEL, MANTENHO A MINHA TENDÊNCIA, FRIO NA MAIOR PARTE DO INVERNO.

Link to comment
Share on other sites

 

Cuidado com conclusões com dados viciados, sem conhecer o histórico.

 

 

:good2: .

 

O desapreço pela história é normal na ciência moderna. Mas o BAZ tem uma tradição um pouco diferente, inclusive o Artur, por isso achei estranha a mensagem dele.

 

Execelente Caio...sua analise..Mas só faltou uma coisa....Sabemos que o MI está +3,0...mas qto ao PNI não sabemos, pois não temos histórico...Outra, gostaria que o Inmet colocasse a estação há 2.603m no Morro das Antenas...dai sim poderíamos realmente comparar os 2 pts. Na minha opinião na estação no MA há 2603m, a média será praticamente a mesma, o que mudará serão os extremos...abraço

 

:good2:

 

Também gostaria de ver uma estação lá naquele topo. Mas não tiraria a atual, quanto mais estações melhor. Não importa onde estejam, basta sabermos interpretá-las.

Link to comment
Share on other sites

Interessante...media parcial de Abril:

 

MI 14,2

PNI 11,1

 

Sao so 3,1 graus de media A MENOS. Creio que isso por si so mata a discussao e inclusive atende parcialmente ao teu requisito de ser 2 graus a menos que a media do MI.

 

vitor, seria interessante vc ir ao PNI conhecer, te garanto que ia sentir ainda mais a sensacao termica fria e se surpreenderia com o frio diurno que faz por la...ficar sem blusa ao ar livre e parado, nem pensar.

 

Na boa, se o MI fosse mais frio, eu nem ia discutir.

 

Mas como mata a discussão? Ou "se o MI fosse mais frio, eu nem ia discutir"?

 

Que apreço pelos dados históricos, Artur? Desce do salto alto e vem analisar as semi-normais. Pois agindo assim está privando o debate de informações colhidas a mais de sete anos.

 

Cuidado com conclusões com dados viciados, sem conhecer o histórico.

 

Eu não cantaria vitória arrasadora tão cedo. Este 2014 está bem acima, com o verão seco favorecendo a baixada do PNI.

 

 

Eu aposto que uma estação logo ao topo do PNI atual, aquele das antenas, iria decepcionar muita gente. E estaríamos comparando laranja com laranja.

 

Caio.

 

Eu sou o maior defensor, ou penso que um dos mais, em buscar dados historicos para nao ficar no achismo.

 

eu estava respondendo a uma pergunta individual do Vitor VM, no qual ele afirmava ser o MI mais frio que o PNI, salvo se a media normal fosse superior a 2 graus. Nao estava nem entrando na questao dos dados historicos, uma vez q tanto o PNI como o MI sao estacoes RECENTES (menos de 30 anos).

 

Se ele (Vitor VM) tivesse me afirmado que era mais frio em 30 anos, ai eu ia usar o argumento (logico)de nao termos normal de 30 anos em nenhum dos dois lugares.

 

O historico do PNI conheco muito bem. Alias, desde o primeiro dia. Entao fico estranhando o tom agressivo de tua mensagem, afinal eu respondi diretamente uma pergunta direta do vitor VM.

 

"desce do salto" "privando o debate"

 

Que mal eu lhe fiz? Sei que o MI tem dados de 7 anos, mas como comparar com algo que o PNI nao tem ha 7 anos? Estou olhando dados de 2014 neste momento. O momento de ver dados historicos seria se o contexto da pergunta do Vitor VM fugisse do ano 2014.

 

sobre se temos uma anomalia ou nao, fico pensando o que seria um ano sem anomalia. Afinal de contas todo ano apresenta sua particularidade que o diferencia de outros. e no contexto 2014, o PNI tem sim a media mais fria. Creio eu que daqui a 30 anos conseguiremos fazer uma possivel comparacao CIENTIFICA, sem puxar sardinha pra nenhum lado, o que me parece recorrente neste espaco. Eu sou particularmente CONTRA BAIRRISMOS. Quem eh bairrista, aproveite e mude seu estado pra outro pais ou quem sabe outra galaxia.

 

Espero que reconsidere o que colocou.

 

abracos chateados!

Link to comment
Share on other sites

vem analisar

 

Análise. Isso é ótimo, mas tem que ser fundamentada.

 

O dia que média anual servir para, isoladamente, concluir algo científico na climatologia, estemos perdidos...

 

Não podemos nos valer de dados isolados, simples, com o objetivo de definir termos e idéias tão complexas.

 

Seria o mesmo que afirmar que Caçador, por ter feito -14, é a cidade mais fria do Brasil, POR SI SÓ.

 

Ou por que a média das mínimas de tal cidade é a menor, que é a mais fria.

 

Tampouco valer-se de MESES para se afirmar.

 

Aqui é lazer, sei disso. Mas até aqui a gente tem que ter um pouco de critério, de ciência, de seriedade.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.