Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Quais são e como se definir as cidades + frias do BRA


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Vai ser difícil chegar a uma conclusão sobre esse assunto. Acho que se pegarmos, os dados só de M/J/J vai haver algumas anormalidades. Se eu estiver errado, me corrijam. Um exemplo, nos meses de inverno, aquela estação numa baixada em Santa Rosa tem minimas extremamente baixas; já no verão, chega fácil aos 40°C.

Assim, se pegarmos as médias só de maio, junho e julho, Santa Rosa seria uma cidade mais fria do que Campos do Jordão. Só que no verão, as máximas aqui mal ultrapassam os 28°C.

E aí, onde é mais frio????

Link to comment
Share on other sites

Vou colocar um pouco de lenha na fogueira... :mosking:

 

1. Acho que para dizer se uma cidade é mais fria ou mais quente (Genericamente) teria pegar o ano todo.

Afinal, o ano não se resume a 3 ou 4 meses.

Porto Alegre é mais fria e, ao mesmo tempo, mais quente que Sampa. (Se pegarmos inverno e verão)

 

2. Na minha opinião, o correto seria dizer: cidade com inverno mais frio ou cidade onde faz mais frio.

Aí sim, podemos pegar só os meses de inverno (Climático ou não).

 

3. Acho que o critério de horas de frio é importante e não pode ser colocado de lado.

Link to comment
Share on other sites

Vou colocar um pouco de lenha na fogueira... :mosking:

 

1. Acho que para dizer se uma cidade é mais fria ou mais quente (Genericamente) teria pegar o ano todo.

Afinal, o ano não se resume a 3 ou 4 meses.

Porto Alegre é mais fria e, ao mesmo tempo, mais quente que Sampa. (Se pegarmos inverno e verão)

 

2. Na minha opinião, o correto seria dizer: cidade com inverno mais frio ou cidade onde faz mais frio.

Aí sim, podemos pegar só os meses de inverno (Climático ou não).

 

3. Acho que o critério de horas de frio é importante e não pode ser colocado de lado.

Agora vc pontuou muito bem, um divisor de águas, onde faz mais frio...

Link to comment
Share on other sites

Acho interessante o critério de horas/frio, mas vai uma indagação:

 

Há cidades em que estações meteorológicas foram instaladas de acordo com a necessidade. Digo isto porque tem cidades que tem estações em relevos distintos àqueles que o INMET usa, com estações colocadas em locais que retratam a atividades econômica local, como agricultura e tudo mais. Assim elas estão localizadas em áreas mais baixas.

 

Sendo assim, elas tendem a apresentar muito mais horas/frio do que outras estações, sobretudo em cidades onde a advecção de ar frio é menos intensa.

 

E aí, como fica a questão horas/frio neste entremeio?

Link to comment
Share on other sites

Acho interessante o critério de horas/frio, mas vai uma indagação:

 

Há cidades em que estações meteorológicas foram instaladas de acordo com a necessidade. Digo isto porque tem cidades que tem estações em relevos distintos àqueles que o INMET usa, com estações colocadas em locais que retratam a atividades econômica local, como agricultura e tudo mais. Assim elas estão localizadas em áreas mais baixas.

 

Sendo assim, elas tendem a apresentar muito mais horas/frio do que outras estações, sobretudo em cidades onde a advecção de ar frio é menos intensa.

 

E aí, como fica a questão horas/frio neste entremeio?

Mas não há outro meio Diegão, só podemos contar com as estações.Ocorre que nem todas do Inmet estão em topo do topo, há umas em encosta alta, encosta baixa,baixada e altiplanos com baixada rasa.

Link to comment
Share on other sites

Acho interessante o critério de horas/frio, mas vai uma indagação:

 

Há cidades em que estações meteorológicas foram instaladas de acordo com a necessidade. Digo isto porque tem cidades que tem estações em relevos distintos àqueles que o INMET usa, com estações colocadas em locais que retratam a atividades econômica local, como agricultura e tudo mais. Assim elas estão localizadas em áreas mais baixas.

 

Sendo assim, elas tendem a apresentar muito mais horas/frio do que outras estações, sobretudo em cidades onde a advecção de ar frio é menos intensa.

 

E aí, como fica a questão horas/frio neste entremeio?

Pois agora... :mosking:

 

Você tem razão. Eu não tinha pensado nisso.

Link to comment
Share on other sites

Acho interessante o critério de horas/frio, mas vai uma indagação:

 

Há cidades em que estações meteorológicas foram instaladas de acordo com a necessidade. Digo isto porque tem cidades que tem estações em relevos distintos àqueles que o INMET usa, com estações colocadas em locais que retratam a atividades econômica local, como agricultura e tudo mais. Assim elas estão localizadas em áreas mais baixas.

 

Sendo assim, elas tendem a apresentar muito mais horas/frio do que outras estações, sobretudo em cidades onde a advecção de ar frio é menos intensa.

 

E aí, como fica a questão horas/frio neste entremeio?

Mas não há outro meio Diegão, só podemos contar com as estações.Ocorre que nem todas do Inmet estão em topo do topo, há umas em encosta alta, encosta baixa,baixada e altiplanos com baixada rasa.

 

Sim, PH...mas qual seria o critério para definir quais estações entrariam na lista?

 

Se for assim, apenas estações de um instituto deveriam constar.

Link to comment
Share on other sites

Minha opinião claro , mas para mim Se passa muito mais frio até no Chuí do que em Campos do Jordão...

 

Óbvio que o Verão do Sul do RS é tórrido, mas não faz frio em Campos do Jordão durante o VERÃO, então...

 

E aliás, como o William falou, um lugar onde os amanheceres são quase iguais, as pessoas como ele sentem menos frio, que alguém em Bagé que pega 30ºC em Agosto no Pré Frontal e 36 horas depois tá 0ºC.

 

Isto é o tema, FRIO... Já onde há consistencia de ausencia de Calor, obviamente a Mantiqueira ganha.

Link to comment
Share on other sites

Minha opinião claro , mas para mim Se passa muito mais frio até no Chuí do que em Campos do Jordão...

 

Óbvio que o Verão do Sul do RS é tórrido, mas não faz frio em Campos do Jordão durante o VERÃO, então...

 

E aliás, como o William falou, um lugar onde os amanheceres são quase iguais, as pessoas como ele sentem menos que frio, que alguém em Bagé que pega 30ºC em Agosto no Pré Frontal e 36 horas depois tá 0ºC.

 

Isto é o tema, FRIO... Já onde há consistencia de ausencia de Calor, obviamente a Mantiqueira ganha.

 

Vitinho, rsrsrsrsr.

 

Você me lembrou uma discussão deste fim de semana com amigos.

 

a- Uma turma dizia que não gosta mais de F1, pois não tem para quem torcer.

 

b- Outra turma dizia que ama F1, pois são engenheiros e o piloto é acessório importante mas acessório.

 

Mesmo eu sabendo que o frio de 7,2ºC altera a atividade biológica de algumas plantas.

 

Você coloca uma questão interessante [ apesar de relativamente óbvia a princípio]

 

O que é frio?

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Minha opinião claro , mas para mim Se passa muito mais frio até no Chuí do que em Campos do Jordão...

 

Óbvio que o Verão do Sul do RS é tórrido, mas não faz frio em Campos do Jordão durante o VERÃO, então...

 

E aliás, como o William falou, um lugar onde os amanheceres são quase iguais, as pessoas como ele sentem menos que frio, que alguém em Bagé que pega 30ºC em Agosto no Pré Frontal e 36 horas depois tá 0ºC.

 

Isto é o tema, FRIO... Já onde há consistencia de ausencia de Calor, obviamente a Mantiqueira ganha.

 

Vitinho, rsrsrsrsr.

 

Você me lembrou uma discussão deste fim de semana com amigos.

 

a- Uma turma dizia que não gosta mais de F1, pois não tem para quem torcer.

 

b- Outra turma dizia que ama F1, pois são engenheiros e o piloto é acessório importante mas acessório.

 

Mesmo eu sabendo que o frio de 7,2ºC altera a atividade biológica de algumas plantas.

 

Você coloca uma questão interessante [ apesar de relativamente óbvia a princípio]

 

O que é frio?

 

Abraços

 

Era isso que eu estava tentando mostrar... Só depois de alguém definir o que é frio, que saberemos os critérios e definir as cidades frias do Brazil. Enquanto não definir isso, este tópico será uma discussão em círculos...

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Acho, apenas acho.

 

Esse tópico é polêmico demais até para o meu gosto.

 

Acho,

 

A estação mais fria é:

 

AQUELA QUE APRESENTAR MAIS HORAS ABAIXO DE 7,2ºC. [ao longo do ano]

 

Independe da localização.

 

Simples assim

 

Abraços

 

Polêmica é nosso sobrenome. Ainda bem que a ciência é assim...

 

Cidade A: mín. de 8/ máx. 12. Clima: nevoento ao longo do ano, poucos dias de céu limpo, pouca insolação anual.

Cidade B: mín. de 0/ máx. 20. Clima: seco, de altitude, poucos dias de neblina e muita insolação anual.

 

A cidade A não tem horas de frio, mas tem a mesma média simples da cidade B. Mas acho TEMERÁRIO afirmar que esta última é mais fria que aquela.

 

Seria o caso do exemplo do Carlos?

 

Mas daí eu pergunto: qual a cidade mais QUENTE? Ou MENOS fria? :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Acho interessante o critério de horas/frio, mas vai uma indagação:

 

Há cidades em que estações meteorológicas foram instaladas de acordo com a necessidade. Digo isto porque tem cidades que tem estações em relevos distintos àqueles que o INMET usa, com estações colocadas em locais que retratam a atividades econômica local, como agricultura e tudo mais. Assim elas estão localizadas em áreas mais baixas.

 

Sendo assim, elas tendem a apresentar muito mais horas/frio do que outras estações, sobretudo em cidades onde a advecção de ar frio é menos intensa.

 

E aí, como fica a questão horas/frio neste entremeio?

 

Complicado: Lages, apesar de muito fria, tem a estação oficial na Epagri/Inmet no bairro chamado MORRO DO POSTO, ou seja, um topo urbano. E as mínimas são ruins, mascarando as mínimas da CIDADE como um todo.

Link to comment
Share on other sites

E aí, onde é mais frio????

 

Mais frio para mim é Santa Rosa. Prefiro chamar Campos do Jordão de mais amena anualmente. Mais frio é SR. POA é mais fria que SP.

 

Também acho que tem que pegar só Jun/Jul/Agosto, pois ainda que o inverno climático dure mais, é ali onde todas as latitudes estão "aptas" a receber o máximo de frio.

Link to comment
Share on other sites

Porto alegre é mais fria que São Paulo e São Paulo é menos quente que Porto Alegre......

 

Mínima no verão abaixo de 20ºC em POA OU máxima abaixo de 25ºC é raro. Em SP é normal. POA é mais fria?

 

Máxima no inverno abaixo de 14ºC em SP OU mínima no inverno abaixo de 5º é raro. Em POA é normal. SP é menos quente?

 

:russian:

Link to comment
Share on other sites

"Mafili",

 

Polêmica é nosso sobrenome. Ainda bem que a ciência é assim...

 

Cidade A: mín. de 8/ máx. 12. Clima: nevoento ao longo do ano, poucos dias de céu limpo, pouca insolação anual.

Cidade B: mín. de 0/ máx. 20. Clima: seco, de altitude, poucos dias de neblina e muita insolação anual.

 

A cidade A não tem horas de frio, mas tem a mesma média simples da cidade B. Mas acho TEMERÁRIO afirmar que esta última é mais fria que aquela.

 

Seria o caso do exemplo do Carlos?

 

Mas daí eu pergunto: qual a cidade mais QUENTE? Ou MENOS fria? :sarcastic:

 

Vamos melhorar isso, a média compensada das duas também é 10, a média 24 horas também é 10.

 

hummmm.....tsc tsc tsc.....tem que pensar.

 

Se isto for a média anual certamente não estão dentro do mesmo contexto climático.

 

Se não estão dentro do mesmo contexto minimiza e muito o problema as cidades mais "frias" apresentam comportamento semelhantes [ válido para as estações do sul: RS/SC e parte do PR.]

Link to comment
Share on other sites

Vamos melhorar isso, a média compensada das duas também é 10, a média 24 horas também é 10.

 

Pode ser... Melhor ainda.

 

hummmm.....tsc tsc tsc.....tem que pensar.

 

Se isto for a média anual certamente não estão dentro do mesmo contexto climático.

 

Se não estão dentro do mesmo contexto minimiza e muito o problema as cidades mais "frias" apresentam comportamento semelhantes [ válido para as estações do sul: RS/SC e parte do PR.]

 

Digamos que seja uma normal climatológica, de 30 aninhos a donzela....

Link to comment
Share on other sites

 

-Porto Alegre é mais fria que Brasilia

 

-Brasília é menos quente que Porto Alegre

 

Porto Alegre é mais fria que Brasília

 

Brasília é mais quente que Porto Alegre

 

Alguém tem dúvida?

 

Na origem da termodinâmica o conceito intuitivo é de frio e quente.

 

Calor é o nome da energia [ da natureza elusiva do calor] expresso em Calorias, Joules, BTU. N*m²/s²

 

As primeiras idéias davam conta de uma substância hipotética chamada "calórico" mas não me parece importante no exceto se os conceitos estiverem confusos. Como regra pensava-se que o "calórico" era uma substância "contida" em determinado corpo.

 

Assim, se dois corpos são colocados em contato, estabelece um fluxo de calor [energia] entre eles no sentido do corpo mais quente para o corpo mais frio.

 

Sabendo disso posso atribuir uma escala arbitrária com o objetivo de "inventar" um conceito de mensurar o "calor". Inventa-se a temperatura e vc pode usar qualquer escala ou inventar uma ,Celsius, Fahrenheit, Kelvin, Réaumur, Rankine.

 

Assim o conceito é entre frio e quente.

 

Desculpe a confusão.

Link to comment
Share on other sites

Quero ver o que vão responder, qual é a cidade mais fria

 

Dublin - IRL

 

Med anual : 9,5

Jul: 15,0

Jan: 05,0

 

Boston - USA

 

Med anual: 9,5

Jul: 23,0

Jan: -04,0

 

rápido na wiki

 

Aquela que apresenta maior horas de frio

 

the winner is:

 

BOSTON

 

São contextos climáticos diferentes, com classificação climática que fatalmente implica em vegetação diferente.

 

Se o argumento não estiver bom,

 

Apelo a alma baziana em nome daqueles 115 cm de neve acumulada.

 

Isso a santa, a abençoada, a sagrada neve.

 

Se isso não adiantar + 40ºC no verão e - 30ºC no inverno....resumindo um verão de Porto Alegre e um inverno de,....de,....de,...Boston, mesmo.

 

Clima

 

Dublin possui um clima temperado marítimo, caracterizado por invernos frios e verões suaves. No entanto, contrariamente à crença popular, Dublin não tem experiência com alta pluviosidade como no Oeste da Irlanda, que recebe duas vezes mais do que Dublin. A capital irlandesa tem menos dias chuvosos, em média, do que Londres. A temperatura média máxima em Janeiro é de 8 °C, a temperatura média máxima em Julho é de 19 °C. Os meses ensolarados, em média, são Maio e Junho. O mês mais úmido, em média, é Dezembro com 76 mm de chuva. O mês mais seco é Fevereiro, com 50 mm. A precipitação total anual média (e outras formas de precipitação) é 732,7 mm, inferior a Sydney, Nova Iorque e até Dallas. Devido a se situar numa latitude norte, Dublin tem cerca de 19 horas de luz no Verão, e nove horas no Inverno.

Os ventos fortes, a partir de sistemas de tempestade do Atlântico, podem afectar Dublin, embora geralmente menos severamente do que outras partes da Irlanda. Os ventos mais fortes são mais prováveis durante meados de Inverno, mas pode ocorrer a qualquer momento, especialmente entre Outubro e Fevereiro. Durante um dos períodos tempestivos dos últimos tempos, uma rajada de 151 km/h foi registada no Aérodromo de Casement, em 24 de Dezembro de 1997.

 

Clima[editar | editar código-fonte]

Boston tem um clima continental com alguma influência marítima, e está dentro da transição do clima subtropical húmido (Köppen "Cfa") para um clima continental húmido (Köppen "Dfa"),25 26 apesar dos subúrbios no norte e no oeste da cidade serem mais frios no inverno e caírem usualmente na segunda categoria. Verões são tipicamente quentes, chuvosos e húmidos, enquanto os invernos oscilam entre períodos de chuva fria e neve. A primavera e o outono são geralmente brandos, com as condições dependentes na direção do vento e na posição das correntes de jato. Padrões de vento predominantes que vão em direção ao mar minimizam a influência do Oceano Atlântico. 27

Autumn foliage with a city skyline in the distant background

 

Panorama de Boston ao fundo, com folhas de outono na frente

O mês mais quente é julho, com uma temperatura média de 73,4 °F (23 °C). O mês mais frio é janeiro, com uma média de 29,0 °F (-1,7 °C). Períodos que excedem 90 °F (32,2 °C) no verão e menos que 10 °F (-12,2 °C) no inverno não são incomuns, mas raramente longos, com uma média de treze dias por ano nestes extremos.28 Extremos variam entre −18 °F (-27,8 °C) em 9 de fevereiro de 1934 até 104 °F (40 °C) em 4 de julho de 2011.

A localização costeira de Boston na América do Norte modera sua temperatura, mas deixa a cidade vulnerável à tempestade nor'easter que traz muita neve e chuva.30 A cidade tem média de 43,7 polegadas (1 110 mm) de precipitação por ano, [b]com 45,1 polegadas (115 cm) de neve[/b] por ano. A neve aumente dramaticamente quando entra mais dentro do continente, longe da influência quente do oceano. A maioria das quedas de neve ocorrem de dezembro a março. Geralmente não há neve em abril ou novembro, e é muito raro em maio e outubro.

Neblina é bastante comum, principalmente na primavera e no começo do verão, e as tempestades tropicais ou furacões podem ameaçar a região, especialmente no começo do outono. Por causa de sua situação, ao longo do Atlântico Norte, a cidade é geralmente sujeita à brisa do mar, especialmente no fim da primavera, quando a temperatura da água ainda está fria e as temperaturas da costas estão mais que 20°F (11°C) frias do que o interior.

Tempestades ocorrem de maio a setembro, que são ocasionalmente severa com chuva de granizo, ventos e chuvas fortes.30 Apesar do Centro de Boston nunca ter sido atingido por um tornado violento, a cidade já sofreu muitos alertas de tornado. Tempestades que causam dano são mais comuns nas áreas ao norte, oeste e nordeste da cidade. 37

Link to comment
Share on other sites

Minha opinião claro , mas para mim Se passa muito mais frio até no Chuí do que em Campos do Jordão...

 

Óbvio que o Verão do Sul do RS é tórrido, mas não faz frio em Campos do Jordão durante o VERÃO, então...

 

E aliás, como o William falou, um lugar onde os amanheceres são quase iguais, as pessoas como ele sentem menos frio, que alguém em Bagé que pega 30ºC em Agosto no Pré Frontal e 36 horas depois tá 0ºC.

 

Isto é o tema, FRIO... Já onde há consistencia de ausencia de Calor, obviamente a Mantiqueira ganha.

 

Estou morando em CDJ desde o final de novembro, então foi meu primeiro verão aqui. Mas, posso afirmar que passei por vários dias frios.Tivemos 4 mInímas sub 10 e muitas outras entre 10/12°C. A maioria das pessoas sentiriam frio com essas temperaturas.

Link to comment
Share on other sites

Imagem056.jpg

 

O Cruzeiro pra mim é o lugar mais frio habitado....acho que mais que Urupema...

 

 

:sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Desenterrou esta.. Direto do Cruzeiro, eu, AAA e o Boldrini (JLennon) lá pelos idos de 2004.. :sarcastic: :sarcastic: :good2:

 

Carlos, você é um barato....

Link to comment
Share on other sites

Amigos, estava aqui filosofando.

 

São Paulo teve um verão absurdamente quente. Logo, São Bernardo do Campo, vizinha, teve tambem muito calor.

 

Porem, e sempre há um porém, mesmo nos dias mais quentes, alguma umidade subiu da serra em São Bernardo. Enquanto o mirante de Santana tinha 35 graus, algumas vezes São Bernardo tinha 30 graus, mas com algumas nuvens da serra, andando na rua se sentia um vento que nao era o mesmo vento quente de SP.

 

Oras, filosoficamente, qualquer um que vinha de SP pra São Bernardo, repararia nitidamente na diferença de temperaturas.

 

Mas, oras bolas, uma tinha 35 e outra 31. Nitidamente, ambas estão quentes, mas na sensação, fica fácil perceber qual está menos quente.

 

Portanto, para se definir qual a cidade mais fria, deve-se pensar em algumas variáveis:

 

1)Horas de tempo encoberto

2) Percepcao de menos calor que cidades ao redor

3) mais horas de chuva/chuvisco/garoa

4) Influencia maritima

5) direção predominante dos ventos

6) extremos de temperatura

7) médias de temperatura

 

Se pensarmos neste critério, por exemplo POA tem dias no inverno cujos extremos vao de 2 a 22 graus. Sampa tem extremos que vão de 10 a 19 graus. Facilmente um cara que ande as noites pelas duas cidades vai dizer que porto alegre é mais fria. Se o mesmo cidadão andar nas mesmas duas cidades a tarde, vai dizer que SP é mais fria. Ou seja, o que eu quero dizer com isso:

 

Cada cidade vai ter suas horas mais frias e mais quentes diferente de outra. Creio que o consenso é determinar quantas horas de frio a mais a pessoa vai sentir numa cidade que na outra. Coisas como vento, altitude, maritimidade, extremos, médias e chuvas, somente todas elas juntas, é quem vão determinar qual a cidade mais fria do Brasil.

 

E neste ponto, as cidades ou regiões que bordejam a Serra do Mar, Mantiqueira, Aparados, Serra Catarinense, creio que estão em vantagem, pois passam mais horas de frio por n motivos que locais mais continentais ou de baixa altitude.

Link to comment
Share on other sites

Acredito que definir o critério é fundamental para saber o que procurar. Na minha humilde e leiga opinião:

 

- "cidade mais fria" seria calculado em função da média anual;

- "cidade mais fria no inverno" seria calculado em função da média de JJA;

- "cidade onde faz mais frio" é obtido diretamente da mínima absoluta;

- "cidade onde faz frio por mais tempo" envolve o cálculo de horas de frio (ou talvez média de: temperaturas abaixo de Tº x ocorrências de temperaturas abaixo de Tº, considerando que hajam várias medições diárias).

 

"Fazer frio" para mim é algo "instantâneo", em dado momento faz ou não frio de acordo com o que se considera como frio. Quando se acrescenta a variável tempo, o resultado não necessariamente vai ser o mesmo.

 

----------------

 

Quando eu estava coletando os dados do inmet e fazendo os gráficos aqui de Londrina, eu defini um método, totalmente não científico e sem embasamento teórico, para classificar cada dia como quente, muito quente, frio, etc... que é calculado assim: para cada ocorrência das seguintes situações eu dou um ponto positivo: máxima superior a 35, mínima superior a 20, máxima superior a 30; e para cada uma destas, um ponto negativo: mínima inferior a 15, mínima inferior a 10, máxima inferior a 20. Depois eu somo tudo e cada dia fica com uma nota que varia de -3 (mais frio) a +3 (mais quente), como no exemplo abaixo. Assim eu consigo ver quantos dias de cada tipo ocorreram no ano e com a média de todos os dias eu posso comparar um ano com outro.

 

class_dia.png

Algo semelhante, mas com parâmetros mais ajustados ao frio, talvez também pudesse ser um indicador resumo, já que de certa forma engloba média, máximas, mínimas, ocorrências e intensidade. Aqui embaixo tem o resultado de Londrina de nos últimos anos. Da mesma forma que dá pra comparar a média de um ano com outro, poderia se pegar a média de 30 anos de cada cidade e comparar. Não sei se isso ajuda, se é completamente inútil ou se confunde ainda mais, é só uma das minhas ideias meio doidas que surgem quando começo a analisar dados... e se eu falei besteira, me avisem pq sempre é bom aprender. :mail:

 

class_lda_2002_2013.png

Link to comment
Share on other sites

Acredito que definir o critério é fundamental para saber o que procurar. Na minha humilde e leiga opinião:

 

- "cidade mais fria" seria calculado em função da média anual;

- "cidade mais fria no inverno" seria calculado em função da média de JJA;

- "cidade onde faz mais frio" é obtido diretamente da mínima absoluta;

- "cidade onde faz frio por mais tempo" envolve o cálculo de horas de frio (ou talvez média de: temperaturas abaixo de Tº x ocorrências de temperaturas abaixo de Tº, considerando que hajam várias medições diárias).

 

"Fazer frio" para mim é algo "instantâneo", em dado momento faz ou não frio de acordo com o que se considera como frio. Quando se acrescenta a variável tempo, o resultado não necessariamente vai ser o mesmo.

 

----------------

 

Quando eu estava coletando os dados do inmet e fazendo os gráficos aqui de Londrina, eu defini um método, totalmente não científico e sem embasamento teórico, para classificar cada dia como quente, muito quente, frio, etc... que é calculado assim: para cada ocorrência das seguintes situações eu dou um ponto positivo: máxima superior a 35, mínima superior a 20, máxima superior a 30; e para cada uma destas, um ponto negativo: mínima inferior a 15, mínima inferior a 10, máxima inferior a 20. Depois eu somo tudo e cada dia fica com uma nota que varia de -3 (mais frio) a +3 (mais quente), como no exemplo abaixo. Assim eu consigo ver quantos dias de cada tipo ocorreram no ano e com a média de todos os dias eu posso comparar um ano com outro.

 

class_dia.png

Algo semelhante, mas com parâmetros mais ajustados ao frio, talvez também pudesse ser um indicador resumo, já que de certa forma engloba média, máximas, mínimas, ocorrências e intensidade. Aqui embaixo tem o resultado de Londrina de nos últimos anos. Da mesma forma que dá pra comparar a média de um ano com outro, poderia se pegar a média de 30 anos de cada cidade e comparar. Não sei se isso ajuda, se é completamente inútil ou se confunde ainda mais, é só uma das minhas ideias meio doidas que surgem quando começo a analisar dados... e se eu falei besteira, me avisem pq sempre é bom aprender. :mail:

 

class_lda_2002_2013.png

Que show tua tabela, bem criativo. :good:

Só que as mínimas mais baixas tipo abaixo de 7.2º ou 5º, devem ter peso bem maior que sub 10º ou sub 15º, e de 0 abaixo peso pesado.Mas vc precisa conhecer aqui para ter ideia de quanto o vento aumenta o frio.

Link to comment
Share on other sites

Só não esqueça Artur que em regiões mais continentais e de serra o vento aumenta muito a sensação de frio.

Se fosse apontar o principal fator que provoca frio sem dúvida colocaria o vento.

 

PH, creio que conheces muito bem a expressao "sensacao termica"

 

A sensacao termica eh algo subjetivo, pois eh influenciada diretamente pelo vento. Mas nem sempre o vento sera frio, pode ser quente tambem, e nisto locais considerados mais continentais tambem recebem mais vento quente que por exemplo as bordas da serra proximas ao litoral.

 

Senao o lugar mais frio de 2013 no Brasil teria sido no interior do RS, SC, PR, MS ou SP, e nao foi, foi no Morro da Igreja, que SOFRE EFEITOS MARITIMIZADOS (isso pelo que eu andei lendo).

 

Agora a altitude nao deve ser desprezada jamais. Mas pelo que entendo, 800 e poucos metros nao eh uma altitude assim ANDINISTA. Aqui perto da minha casa tem um morro chamado de Pico do Bonilha, que bate quase nos 1000 metros de altitude. Relatos locais informam que la em cima chega a fazer 3 graus a menos, por conta da maritimidade e da altitude.

Link to comment
Share on other sites

Acho que a única coisa que não gera dúvida é que Urupema é a cidade mais fria do Brasil.

 

Verdade, fato.

 

Na média mensal nos meses de DEZ, JAN, FEV e MAR...Urupema não é a cidade + fria do Brasil....mas 8 meses restantes...sim....

Matou a charada o Carlão, por isto que o verão não pode entrar como critério de frio.

Link to comment
Share on other sites

Só não esqueça Artur que em regiões mais continentais e de serra o vento aumenta muito a sensação de frio.

Se fosse apontar o principal fator que provoca frio sem dúvida colocaria o vento.

 

PH, creio que conheces muito bem a expressao "sensacao termica"

 

A sensacao termica eh algo subjetivo, pois eh influenciada diretamente pelo vento. Mas nem sempre o vento sera frio, pode ser quente tambem, e nisto locais considerados mais continentais tambem recebem mais vento quente que por exemplo as bordas da serra proximas ao litoral.

 

Senao o lugar mais frio de 2013 no Brasil teria sido no interior do RS, SC, PR, MS ou SP, e nao foi, foi no Morro da Igreja, que SOFRE EFEITOS MARITIMIZADOS (isso pelo que eu andei lendo).

 

Agora a altitude nao deve ser desprezada jamais. Mas pelo que entendo, 800 e poucos metros nao eh uma altitude assim ANDINISTA. Aqui perto da minha casa tem um morro chamado de Pico do Bonilha, que bate quase nos 1000 metros de altitude. Relatos locais informam que la em cima chega a fazer 3 graus a menos, por conta da maritimidade e da altitude.

Ei, o MI é frio e ventoso, não pela proximidade do mar, mas sim pela altitude de 1820m,e por ser um pico isolado, o que facilita circulação de ar de todos os quadrantes...

Fosse aqui no centro do RS com esta altitude não seria menos ventoso do que é... :ok:

Link to comment
Share on other sites

O rnklippel tem análises bem fundadas e diagramadas. Mui digna pesquisa e opinião.

 

A verdade é que este assunto jamais vamos esgotar. Frio é um termo de juízo de valor, subjetivo e a ponderação que se faz é de variadas formas.

 

Cidade mais fria só será conhecida quando se eleger UM ou ALGUNS poucos critérios consistentes. Só mínimas não dá. Só média das mínimas também não. Médias máximas baixas idem.

 

Perde-se num ponto, ganha-se noutro.

Link to comment
Share on other sites

Típico de panela

 

 

Qual delas:

 

Questão difícil de analisar com isenção como o tópico é polêmico por definição só dou pitacos.

 

Quantos às panelas.

 

Devo ressaltar que o termo doravante é aplicado apenas como brincadeira.

 

No caso das fotos

 

a- Uma panela tipicamente mineira que de certa forma representa bem com pequenas variações regionais a culinária do sudeste.

 

b- No segundo caso temos um jogo de panelas estilo "tramontina" que segue a tradição fabril da cutelaria do sul [ Mauro Silva é a melhor referência]

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

O rnklippel tem análises bem fundadas e diagramadas. Mui digna pesquisa e opinião.

 

A verdade é que este assunto jamais vamos esgotar. Frio é um termo de juízo de valor, subjetivo e a ponderação que se faz é de variadas formas.

 

Cidade mais fria só será conhecida quando se eleger UM ou ALGUNS poucos critérios consistentes. Só mínimas não dá. Só média das mínimas também não. Médias máximas baixas idem.

 

Perde-se num ponto, ganha-se noutro.

Por isto que defendo a criação de tabelas paralelas, Shima.

Tabelão de mínimas absolutas

Tabelão de mínimas.Nº de dias mínimas = ou - que 7.2º,(aqui fica a critério, pode ser de 7.2º, de sub 5º ou sub 0º)

Médias de inverno climático (maio a setembro)

E olha que ficaria de fora o aspecto vento, cujo impacto é considerável. :ok:

Link to comment
Share on other sites

PH, creio que conheces muito bem a expressao "sensacao termica"

 

Por este quesito acho que o Chuí junto com S Joaquim e Ausentes....não tem pra ninguem no País

As duas já perderam pro topinho em vários dias neste quesito. :mosking:

 

PH, em todos os dias? a questao eh quantas horas o vento frio atinge o chui por ano, nesta questao fecho com o Carlos, la eh muito mais ventoso que em regioes mais centrais do RS. Sobre o MI, o posicionamento geografico sugere que ele receba sim muita maritimidade, ja que tem seu caminho livre pra todos os lados, inclusive ao mar. Isto influencia sim em caso de MP maritimizada.

 

A verdade eh que a regiao de Soledade eh fria sim, mas perde ainda pra muitas areas ja tradicionais de frio. Na minha sincera opiniao, Sao Francisco de Paula e Ausentes creio que seriam as cidades mais frias do RS, fazendo um geralzao entre elas.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.