Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

SUGESTÃO P/ ESCOLHA DA 2a ESTAÇÃO DO BAZ


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

  • Replies 445
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Essa baixada é muito punk mesmo! Protegida do jato em 850, deve ser um local incrível. Pra competir com o PNI!

 

 

MUITA UMIDADE E FREQUÊNCIA DE NEVOEIROS GRANDE. EM ALGUNS DIAS SERÁ BEM GELADA, MAS CREIO MAS EM MÉDIAS MUITOS BAIXAS E BOAS NEVADAS.

 

PERTENCE ENTRE URUBICÍ E BOM JARDIM.

 

A TUA ESTAÇÃO/URUPEMA, VOLTARÁ QUANDO AO AR?

Link to comment
Share on other sites

Renan, mais uma foto da baixada ao lado do MI localizada dentro do PARNA ou PNSJ, nosso sonho de consumo de baixada de 1500 metros rodeada canalizadores de relva de 1700 metros plus. No meu projeto de vida eu ainda vou fazer um trekking com meu filho nessa região. Deixa o guri fazer 10 anos que coloco ele nessa fria, heheh

 

59516843.jpg

 

Embasbacante! :good2:

 

Só de ver este vale eu já comecei a sentir frio aqui, hehehe. Ah, quem dera uma estação ali...

Link to comment
Share on other sites

Esta aqui fica na região dos Campos dos Padres, ligeiramente mais ao norte...

 

58595098.jpg

 

 

Perfil na ampliação máxima da visualização 3D no Google Earth

 

ValeCampodosPadres_zpsa4e5af9a.jpg

 

O Evandro Meireles, usuário aqui do BAZ que anda sumido, conhece a região e tem algumas fotos de lá..

 

Aqui tem o perfil do Panoramio dele... http://www.panoramio.com/user/3268364?with_photo_id=57562385

Link to comment
Share on other sites

Seria mais interessante uma estação na cidade de Pinheiro Machado do que em Soledade.

 

cidadão, essa de Soledade será quase que integralmente bancada pelo homem do Parque das Tuias..

 

Podemos, sim, pensar em uma estação em Pinheiro Machado..aliás, eu já venho querendo isso há muito tempo...

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

A TUA ESTAÇÃO/URUPEMA, VOLTARÁ QUANDO AO AR?

 

Expliquei que mudei de operadora de celular, tenho que levar outro modem 3G para lá. Pretendo na primeira Mp mais interessante do ano aproveitar para curtir um pouco o frio e fazer as alterações nas estações.

 

Vou pros USA em maio e pretendo trazer uma VUE na bagagem, se tudo der certo!

Link to comment
Share on other sites

Seria mais interessante uma estação na cidade de Pinheiro Machado do que em Soledade.

cidadão, essa de Soledade será quase que integralmente bancada pelo homem do Parque das Tuias..

Abs.

 

QUASE....e vai comprar a estação como?

 

Fiado?

 

Abração, Diego....

 

De coração....Eu duvido que saia essa estação....Tutuias

 

Disse,

 

Abração, Diego te respeito muito....nem conta tem para depósito.

 

Duvido.... :heart: :heart:

Link to comment
Share on other sites

Seria mais interessante uma estação na cidade de Pinheiro Machado do que em Soledade.

cidadão, essa de Soledade será quase que integralmente bancada pelo homem do Parque das Tuias..

Abs.

 

QUASE....e vai comprar a estação como?

 

Fiado?

 

Abração, Diego....

 

De coração....Eu duvido que saia essa estação....Tutuias

 

Disse,

 

Abração, Diego te respeito muito....nem conta tem para depósito.

 

Duvido.... :heart: :heart:

 

Mafili, já está comprada e a caminho do Brasil..como vem via USPS, vai demorar um cadinho creio eu..

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Ao que consta até o momento o dono das Tuias vai ajudar com 2000 reais. Estou contando com isso.

 

Assumi o risco de comprar a estação e há possibilidade de que os 2000 pila sejam suficientes, talvez extrapolando um pouco...

 

Por isso não pedi para depositarem nada ainda...e por isso estamos pensando em outros locais já, aí sim com ajuda de todos como foi no PNI...

 

Qualquer novidade maior eu aviso..

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

Mafili, já está comprada e a caminho do Brasil..como vem via USPS, vai demorar um cadinho creio eu..

 

Abraços!

 

Ué, nem precisei fazer o depósito.....maravilha.....Davis econômica.

 

====================

 

Revendo a mensagem: Legal, Diego,

 

Continuo duvidando.....mas [ quase provocação.....mas juro que não é.]

 

Abração de coração.

 

====================

 

Mafili, a acuracia da Davis PRO II 6153 é + ou - 0,5C. Porém, as Davis são mais "quentes" que as estações do CIRAM (estas das fotos) e do INMET. Normalmente, pelo o que tenho visto (Urupema/Caio x Urupema/CIRAM e Canela/INMET x Canela/minha ex-casa), as Davis apontam em média 0,3C a mais.

 

Saudacoes!

 

É bem possível, Bruno.

 

Bruno, o sensor da família Davis deve ser o Pt 100 o Artur não está desmontando a estação dele.

 

Alguma coisa sobre o Pt 100

 

http://www.instrumentchoice.com.au/instrument-choice/sensors/pt-100-sensors

 

http://www.instrumentchoice.com.au/instrument-choice/environment-meters/ic6250au-log-vantage-vue-wireless-weather-station-with-data-logger-software

 

Sensores deste tipo fazem parte da minha rotina diária [tenho alguns desta forma posso ficar brincando de estações]

 

Por acaso hoje eu descobri qual o sensor [ norma européia para uma estação profissional]

 

É "provavelmente" o Pt 500 [utilizei o "provavelmente", pois, não tenho o eletrodo à mão deve custar algo parecido com U$ 500,00.

 

A montagem do Pt 500 abaixo não chega a uma acurácia de 0,1ºC.....vou procurando....considerando que meu estoque de Platina é muito baixo para brincar. Se achar um pronto eu compro.....o melhor lugar para achar essas coisas é ferro velho....de industria química.

 

http://www.umweltsensortechnik.de/download/temperature_sensors/DataSheet_Pt500_B_3x10_Pt0.2x7_52109531_Rev0901.pdf

 

Enfim é a estação, né.

 

Novamente um abração e obrigado pela compreensão.

Link to comment
Share on other sites

Mafilão, de coração, se eu tivesse segurança no alto Quiriri eu colocaria uma estação melhor lá e colocaria um sensor de relva lá no topo...e deixaria minha Vue na baixada a 250 metros de desnível abaixo...te ajudaria ainda mais com tua correlação não?

 

Abraços

 

Sem duvida, Diego.

 

É que quando falamos [ falamos, não] eu falo algo sobre as temperaturas [como torço pelo calor, um dos raros aqui]

 

Eu tenho impressão que passo a imagem de implicante.

 

Na verdade não sou.

 

Gosto muito das pessoas como você...que colocam literalmente a mão na massa.

 

Os resultados podem ser excelentes ou verdadeiros lixos....importante é medir.

 

Continue assim ....você....servindo de exemplo e dedicação.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Paulo Henrique não vai ter muita muvuca perto da estação das Tuias?

Bah demorei pra entender muvuca kkkkk

Não, o proprietário proibiu acampamentos já alguns anos, agora só hospeda nas cabanas do parque ou no hotel.Há vários empregados e todos vão ficar de olho, o S Valdemar assim q definirmos o local, vai mandar cercar com tela ,palanques e portão com cadeado.

Mafili,

E ele é um homem de palavra.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bah Diegão, que expectativa!

:good: :declare: :declare: :declare: :declare: :declare:

Muvuca não tem , mas achei um pessoal do mucuvuco kkkkkkkkk

http://mucuvuco.wordpress.com/parque-das-tuias/tuias-027-2/

 

Vdd, PH!

 

A gente vai se falando...nesta semana conversamos mais...

 

Mas via de regra é aquilo que falei. Estação tem que estar a no máximo uns 200 metros do console, que tem que dispor de energia a modem roteador com internet. O ideal mesmo é que o console fique o mais próximo possível da estação para que não haja de forma alguma perda de dados...

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Renan, mais uma foto da baixada ao lado do MI localizada dentro do PARNA ou PNSJ, nosso sonho de consumo de baixada de 1500 metros rodeada canalizadores de relva de 1700 metros plus. No meu projeto de vida eu ainda vou fazer um trekking com meu filho nessa região. Deixa o guri fazer 10 anos que coloco ele nessa fria, heheh

 

59516843.jpg

 

Embasbacante! :good2:

 

Só de ver este vale eu já comecei a sentir frio aqui, hehehe. Ah, quem dera uma estação ali...

 

Essa baixada é fantástica...

 

Bem, penso o seguinte: caso um dia consigam instalar uma estação por lá, não há empecilhos para uma outra no Vale do Ruah, concordam? :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Ao que consta até o momento o dono das Tuias vai ajudar com 2000 reais. Estou contando com isso.

 

Assumi o risco de comprar a estação e há possibilidade de que os 2000 pila sejam suficientes, talvez extrapolando um pouco...

 

Por isso não pedi para depositarem nada ainda...e por isso estamos pensando em outros locais já, aí sim com ajuda de todos como foi no PNI...

 

Qualquer novidade maior eu aviso..

 

Abraços

 

Beleza.

 

À disposição para outra votação. Com rima e tudo.

Link to comment
Share on other sites

Evandro, concordo, porém tu não acha o vale do PNI muito mais fodástico?

 

Eu acho sinceramente que a baixada do PNI é mais fria que a do Ruah, pois enquanto

a primeira possui uma extensão maior e com mais captação de ar frio, a segunda é

pequena e tem uma abertura grande que deixa "vazar" o ar frio que desce da pedra

da Mina. A diferença de altitude é de 100m entre as duas.

Link to comment
Share on other sites

Nos últimos 7 anos a palavra *Soledade* foi postada no Baz 7.111 vezes e *Urupema* 6.158...imagina depois que a estação entrar no ar...!!

 

:laugh: :laugh:

 

Quantas vezes foi mencionada em piadas!?

 

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :heart: :heart:

 

Muito boa,

 

Luba, acho pelo que vi....Essa região do ParNaSJ...pode ter uma imagem dessa a cada 5 anos,

 

7F2E619FD224C10F6D86AD2CE3EBB_h451_w598_m2_q90_ciZwTqBph.jpg

 

Localizada a 3230 metros de altura, a La Tyrolienne foi inaugurada no mês passado e já é considerada a maior tirolesa do mundo. A nova atração possui 1300 metros de extensão e transporta os aventureiros entre as estações de esqui de Orelle e Val Thorens, na região dos Alpes franceses. Idealizado para simular o voo de uma águia, o percurso dura aproximadamente 1 minuto e 45 segundos e atinge velocidades de até 100 km/h. Para encarar o desafio, é preciso desembolsar € 50 por pessoa, o que equivale a R$ 160.

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, não coloco muita fé nem no Valeu do Ruah, nem do ParnaSJ nas mínimas absolutas. Pode até ser um local mais frio que temos atualmente, mas a diferença será pequena. Locais muitos altos, eu tenho uma suspeita grande. Já as médias podem ser baixas.

 

Essa região dos Campos de Santa Bárbara acredito ser ventosa. Claro, pode haver pontos sem vento. Mas daí achar esse ponto.

 

Suspeito que o ponto mais frio, está depois dos Campos, ao norte, na região da Véu de Noiva, na estrada do Morro da Igreja, ali sim há lugares sem vento. Ainda assim, não duvido que em noites geladas, possa acontecer um nevoeiro, vento, ou qualquer coisa pra prejudicar uma mínima.

 

(Sim, link, não consegui postar)

 

A partir de 0:34, a estrada passa ao lado das baixadas que cito.

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, não coloco muita fé nem no Valeu do Ruah, nem do ParnaSJ nas mínimas absolutas. Pode até ser um local mais frio que temos atualmente, mas a diferença será pequena. Locais muitos altos, eu tenho uma suspeita grande. Já as médias podem ser baixas.

 

Essa região dos Campos de Santa Bárbara acredito ser ventosa. Claro, pode haver pontos sem vento. Mas daí achar esse ponto.

 

Suspeito que o ponto mais frio, está depois dos Campos, ao norte, na região da Véu de Noiva, na estrada do Morro da Igreja, ali sim há lugares sem vento. Ainda assim, não duvido que em noites geladas, possa acontecer um nevoeiro, vento, ou qualquer coisa pra prejudicar uma mínima.

 

(Sim, link, não consegui postar)

 

A partir de 0:34, a estrada passa ao lado das baixadas que cito.

 

Moretão, concordo que haverá bons dias com muiot vento e com muita neblina, mas o intuito de uma estação nestas baixadas a 1500~1600 metros ou em baixadas a 2400 metros no Sudeste são os extremos. E isto aconteceria em dias de porretes polares.

 

Abs,

Link to comment
Share on other sites

Evandro, concordo, porém tu não acha o vale do PNI muito mais fodástico?

 

Eu acho sinceramente que a baixada do PNI é mais fria que a do Ruah, pois enquanto

a primeira possui uma extensão maior e com mais captação de ar frio, a segunda é

pequena e tem uma abertura grande que deixa "vazar" o ar frio que desce da pedra

da Mina. A diferença de altitude é de 100m entre as duas.

 

Considero os dois vales bem interessantes, porém, como é praticamente inviável instalar uma estação no Ruah, vamos continuar somente com especulações sobre o clima da região.

 

Será que o INMET não tem condições de instalar a estação prometida no Abrigo Rebouças? Aquele local é perfeito.

Link to comment
Share on other sites

Será que o INMET não tem condições de instalar a estação prometida no Abrigo Rebouças? Aquele local é perfeito.

 

O PNI não garante seguran~ça no Abrigo Rebouças, portanto...NÃO..!! A chance é mesmo o Morro da Antena (grande), o PNI já deu sinal verde ali ou para instalação do Inmet ou mudar a nossa pra lá...

Link to comment
Share on other sites

 

Moretão, concordo que haverá bons dias com muiot vento e com muita neblina, mas o intuito de uma estação nestas baixadas a 1500~1600 metros ou em baixadas a 2400 metros no Sudeste são os extremos. E isto aconteceria em dias de porretes polares.

 

Abs,

 

Pois então Diego, eu tenho certeza que são os extremos. Acredito até que possa bater recordes, mas nada muito significativo. Na minha opinião esses lugares tem boa chance de decepcionar.

Link to comment
Share on other sites

Moretão, na baixada do ParnaSJ, ao pé do MI, aposto em mínimas, em média 2C ou 3C mais baixas que aquelas que estamos acostumadas a ver em Urupema.

 

Bruno, duvida sincera.

 

Quando o MI fica o dia "inteiro" entre -2 e +1 esta chovendo?

 

Ou fica assim com tempo "bom"?

 

Sinceros abraços

======

 

Estou pensando seriamente em ir na instalação da estação do seo Waldemar.....Claro levando uma trena.

 

Se houver sashimi.

Link to comment
Share on other sites

Moretão, na baixada do ParnaSJ, ao pé do MI, aposto em mínimas, em média 2C ou 3C mais baixas que aquelas que estamos acostumadas a ver em Urupema.

 

Pode ser Bruno. Viste o local que falei? Acho que ali tem menos vento, logo depois dos Campos de Santa Bárbara. A Noroeste do MI.

 

Esse Getúlio Rainer Voget tem várias fotos de toda a região do Morro da Igreja e Campos de Santa Bárbara em boa resolução.

 

73722790.jpg

 

73721462.jpg

 

73721309.jpg

 

73721300.jpg

Link to comment
Share on other sites

Moretão, na baixada do ParnaSJ, ao pé do MI, aposto em mínimas, em média 2C ou 3C mais baixas que aquelas que estamos acostumadas a ver em Urupema.

 

Bruno, duvida sincera.

 

Quando o MI fica o dia "inteiro" entre -2 e +1 esta chovendo?

 

Ou fica assim com tempo "bom"?

 

Sinceros abraços

======

 

Estou pensando seriamente em ir na instalação da estação do seo Waldemar.....Claro levando uma trena.

 

Se houver sashimi.

 

 

Se não me engano, o Bruno certa vez comentou que em São Chico às vezes dá 3/4ºC com tempo bom (sol); corrija-me se não foi você quem comentou Bruno.. Mas São Chico está mais ao sul do que o MI, a MP chega mais forte. Porém o MI tem mais altitude.

 

Dúvida boa. Se não me engano, na existência do BAZ o MI já registrou máxima de uns 2ºC, porém com chuva. Com tempo bom, não sei.

 

POA em dia "ultra-gelado", dá uns 10ºC de máxima com tempo bom.

 

Aqui em Sampa, acredito que o "máximo" que peguei foi máxima de 13/14ºC com tempo limpíssimo o dia inteiro naquela MP de julho de 94, quando deu 0,xºC de madrugada no Mirante.

Link to comment
Share on other sites

Caco e Mafili, é perfeitamente possível máxima negativa com sol no MI. Aliás, o BAZ já monitorou isso. Com tempo fechado, em 2010 se não me engano teve máxima de uns -3C -4C naquela nevada monstro de 04/08.

 

Foi eu mesmo que falou isso sobre São Francisco de Paula, Caco. Em julho de 2012 esta cidade teve máxima de 3,5C naquele baita evento do início do mês. Isso com céu de brigadeiro. Gramado e Canela ficaram com 5C.

 

POA consegue ter 8C/9C com sol nestes eventos gelados. 2000, 2007, 2009 e 2012 foram anos pródigos para ocorrer isso.

Link to comment
Share on other sites

Moretão, na baixada do ParnaSJ, ao pé do MI, aposto em mínimas, em média 2C ou 3C mais baixas que aquelas que estamos acostumadas a ver em Urupema.

 

 

NÃO APOSTARIA MUITO NISTO, EM ALGUNS DIAS SIM, MAS SÓ COM VENTO TERRAL, QUE NÃO DURA MUITO. ALÍ A FREQUÊNCIA DA "MALEDETA" É MUITO GRANDE E A U.R% É MUITO ALTA NA MAIORIA DAS VEZES.

Link to comment
Share on other sites

Moretão, na baixada do ParnaSJ, ao pé do MI, aposto em mínimas, em média 2C ou 3C mais baixas que aquelas que estamos acostumadas a ver em Urupema.

 

Bruno, duvida sincera.

 

Quando o MI fica o dia "inteiro" entre -2 e +1 esta chovendo?

 

Ou fica assim com tempo "bom"? FICA, NÃO É COMUM MAS FICA TAMBÉM COM TEMPO BOM.

 

Sinceros abraços

======

 

Estou pensando seriamente em ir na instalação da estação do seo Waldemar.....Claro levando uma trena.

 

Se houver sashimi.

Link to comment
Share on other sites

Caco e Mafili, é perfeitamente possível máxima negativa com sol no MI. Aliás, o BAZ já monitorou isso. Com tempo fechado, em 2010 se não me engano teve máxima de uns -3C -4C naquela nevada monstro de 04/08.

 

Foi eu mesmo que falou isso sobre São Francisco de Paula, Caco. Em julho de 2012 esta cidade teve máxima de 3,5C naquele baita evento do início do mês. Isso com céu de brigadeiro. Gramado e Canela ficaram com 5C.

 

POA consegue ter 8C/9C com sol nestes eventos gelados. 2000, 2007, 2009 e 2012 foram anos pródigos para ocorrer isso.

 

ANO PASSADO TIVE MÁXIMA DE 0,4°C COM SOL. 0,2 NA EPAGRI.

Link to comment
Share on other sites

Caco e Mafili, é perfeitamente possível máxima negativa com sol no MI. Aliás, o BAZ já monitorou isso. Com tempo fechado, em 2010 se não me engano teve máxima de uns -3C -4C naquela nevada monstro de 04/08.

 

Foi eu mesmo que falou isso sobre São Francisco de Paula, Caco. Em julho de 2012 esta cidade teve máxima de 3,5C naquele baita evento do início do mês. Isso com céu de brigadeiro. Gramado e Canela ficaram com 5C.

 

POA consegue ter 8C/9C com sol nestes eventos gelados. 2000, 2007, 2009 e 2012 foram anos pródigos para ocorrer isso.

 

ANO PASSADO TIVE MÁXIMA DE 0,4°C COM SOL. 0,2 NA EPAGRI.

 

No encontro do BAZ em julho de 2004, presenciei temperatura de -1,5ºC às 13hs no MI, com sol.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, acredito que o "máximo" que peguei foi máxima de 13/14ºC com tempo limpíssimo o dia inteiro naquela MP de julho de 94, quando deu 0,xºC de madrugada no Mirante.

Em Sampa realmente é raro. Máximas de 12,x°C com sol, só em eventos excepcionais.

 

Em 08/06/1985, o Mirante registrou 5,2°C / 12,4°C com sol e céu claro.

Em 18/07/1975, na histórica onda de frio, o Mirante marcou 1,5°C / 11,6°C, também com sol e céu claro.

Em 31/05/1979, o Mirante registrou 9,2°C com sol e céu limpo (Alguns cirrus) às 15h (18h UTC), mas a máxima foi 13,0°C por volta de 0h UTC.

 

Certamente houve outros eventos antes de 1975 mas certamente bem poucos.

Link to comment
Share on other sites

Moretão, na baixada do ParnaSJ, ao pé do MI, aposto em mínimas, em média 2C ou 3C mais baixas que aquelas que estamos acostumadas a ver em Urupema.

 

 

NÃO APOSTARIA MUITO NISTO, EM ALGUNS DIAS SIM, MAS SÓ COM VENTO TERRAL, QUE NÃO DURA MUITO. ALÍ A FREQUÊNCIA DA "MALEDETA" É MUITO GRANDE E A U.R% É MUITO ALTA NA MAIORIA DAS VEZES.

 

Aí voltamos ao que eu dizia. Acredito que essas terras altas brasileiras são muito suscetíveis a variações no tempo, tem clima de montanha, vento e nevoeiro. Não acredito muito em milagres.

 

Na melhor baixada do ParnaSJ chuto -2°C sobre Urupema. O ParnaSJ é bem grande. Acho impossível todas as baixadas do Parna sofrerem com nevoeiros. A região é muito grande e carece de um estudo melhor.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.