Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

SUGESTÃO P/ ESCOLHA DA 2a ESTAÇÃO DO BAZ


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

  • Replies 445
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O local que falei (Estrada da Roseira) é esse aqui:

 

33995453%255B1%255D.jpg

Eu acho um lugar interessante.

 

Só que é topo e tem neblina frequente (Para mim, tudo bem... :mosking: ).

Os stratus da infiltração marítima tocam o solo no alto da serra da Cantareira.

 

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SF-23-Y-V-III-4.jpg

É a estrada identificada como BR-146 (???? Não sei de onde tiraram isso...)

 

O local da foto é no topo da serra, a 1.180 m de altitude.

 

Outra sugestão na região: ninguém tem amigos ou parentes que moram no Parque Petrópolis, Alpes da Cantareira, etc?

São bairros de alto padrão que ficam logo depois daquele portal da foto, à esquerda, já em terras de Mairiporã.

Link to comment
Share on other sites

Já cogitaram a possibilidade de uma estação na Pedra de São Domingos?

Ela fica a 2050 metros com acesso relativamente fácil (reparem no Google Earth que a estrada que vai até a Pedra chega a mais de 2000 metros) e existe uma pequena casinha no topo, não sei a finalidade.

40880527.jpg

 

No resto de Gonçalves acho legal, mas acredito que Serra da Bocaina traria dados menos previsíveis!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Acabo de falar pelo telefone com a dona da Pousada em Golçalves MG

 

Ele garantiu segurança , boa energia eletrica e internet no local , e me pediu pra ir la ver um bom local pra colocar a mesma

 

Altitudes entre 1650 e 1700 Metros e me mandou essa foto

 

 

045.jpg

 

 

Estou marcando um dia pra ir la ver o local , se algum Baziano tiver o interesse de ir , podemos combinar

Link to comment
Share on other sites

Já cogitaram a possibilidade de uma estação na Pedra de São Domingos?

Ela fica a 2050 metros com acesso relativamente fácil (reparem no Google Earth que a estrada que vai até a Pedra chega a mais de 2000 metros) e existe uma pequena casinha no topo, não sei a finalidade.

40880527.jpg

 

No resto de Gonçalves acho legal, mas acredito que Serra da Bocaina traria dados menos previsíveis!

 

Onde fica isto?

Link to comment
Share on other sites

Acabo de falar pelo telefone com a dona da Pousada em Golçalves MG

 

Ele garantiu segurança , boa energia eletrica e internet no local , e me pediu pra ir la ver um bom local pra colocar a mesma

 

Altitudes entre 1650 e 1700 Metros e me mandou essa foto

 

 

045.jpg

 

 

Estou marcando um dia pra ir la ver o local , se algum Baziano tiver o interesse de ir , podemos combinar

 

Legal o interesse e a ajuda financeira e as condições que a pousada fornece. Dependendo como for a situação será mesma do parque das Tuias! Sendo assim, abririamos uma vaquinha para outro lugar!

Link to comment
Share on other sites

Já cogitaram a possibilidade de uma estação na Pedra de São Domingos?

Ela fica a 2050 metros com acesso relativamente fácil (reparem no Google Earth que a estrada que vai até a Pedra chega a mais de 2000 metros) e existe uma pequena casinha no topo, não sei a finalidade.

40880527.jpg

 

No resto de Gonçalves acho legal, mas acredito que Serra da Bocaina traria dados menos previsíveis!

 

Onde fica isto?

 

"Localiza-se entre os municípios de Córrego do Bom Jesus, Paraisópolis e Camanducaia"

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_de_S%C3%A3o_Domingos

 

Amigos, outra coisa que eu ia comentar, já que vocês estão tomando iniciativa de ligar para pousadas e tudo uma outra opção é essa incrível pousada aqui:

http://sites.gtur.in/santamariadaserra/

 

Essa pousada fica próxima de CDJ a 1900 metros!

Ela é tão isolada que eu não faço ideia de como chega e os preços são incríveis (se atualizados)

Link to comment
Share on other sites

 

Amigos, outra coisa que eu ia comentar, já que vocês estão tomando iniciativa de ligar para pousadas e tudo uma outra opção é essa incrível pousada aqui:

http://sites.gtur.in/santamariadaserra/

 

Essa pousada fica próxima de CDJ a 1900 metros!

Ela é tão isolada que eu não faço ideia de como chega e os preços são incríveis (se atualizados)

 

A localização e a estrutura desta pousada são bem interessantes, mas, por algum motivo, não tenho interesse em ficar hospedado por lá... :beee:

Link to comment
Share on other sites

 

Onde fica isto?

 

"Localiza-se entre os municípios de Córrego do Bom Jesus, Paraisópolis e Camanducaia"

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra_de_S%C3%A3o_Domingos

 

Amigos, outra coisa que eu ia comentar, já que vocês estão tomando iniciativa de ligar para pousadas e tudo uma outra opção é essa incrível pousada aqui:

http://sites.gtur.in/santamariadaserra/

 

Essa pousada fica próxima de CDJ a 1900 metros!

Ela é tão isolada que eu não faço ideia de como chega e os preços são incríveis (se atualizados)

 

Opa....interessante

Link to comment
Share on other sites

Acabo de falar pelo telefone com a dona da Pousada em Golçalves MG

 

Ele garantiu segurança , boa energia eletrica e internet no local , e me pediu pra ir la ver um bom local pra colocar a mesma

 

Altitudes entre 1650 e 1700 Metros e me mandou essa foto

 

 

045.jpg

 

 

Estou marcando um dia pra ir la ver o local , se algum Baziano tiver o interesse de ir , podemos combinar

 

Legal o interesse e a ajuda financeira e as condições que a pousada fornece. Dependendo como for a situação será mesma do parque das Tuias! Sendo assim, abririamos uma vaquinha para outro lugar!

 

O Luba se interessou bastante , vou ir e verificar o local , e verificar tambem com quanto a dona da pousada pode ajudar , seria legal ir tentando fazer essas parcerias com pousadas , é um atrativo a mais pra elas e pra gente tambem !

Link to comment
Share on other sites

As duas sugestões do Diego para o Sul são fenomenais. Para mim são, além de meras opções bazianas, os locais mais interessantes climaticamente do RS e SC.

 

Bruno, o ParnaSJ é bem grande, acho que primeiro precisaria de um estudo melhor, saber onde tem menos neblina/nevoeiro e vento e qual baixada acumularia mais ar frio. Pelo tamanho do parque não seria fácil. Falo isso, porque o Coutinho já falou da neblina perto do MI.

 

Quanto a Pinheiro Machado também acho um excelente lugar.

Link to comment
Share on other sites

Votaria nessa pousada de Gonçalves que William divulgou, tem uma foto de uma grande geada, cercada de morro e baixadas, se a proprietária garante segurança, internet etc, seria mais uma marcando mínimas baixas.

 

O Lubacris já comentou de muitas baixadas com mais de 1500 metros entre Gonçalves e Monte Verde.

Link to comment
Share on other sites

Votaria nessa pousada de Gonçalves que William divulgou, tem uma foto de uma grande geada, cercada de morro e baixadas, se a proprietária garante segurança, internet etc, seria mais uma marcando mínimas baixas.

 

O Lubacris já comentou de muitas baixadas com mais de 1500 metros entre Gonçalves e Monte Verde.

 

Outra que ela me mandou

 

 

fotos-1o-sem-2008-2-042.jpg?w=614&h=460

 

Ela esta bastante empolgada com a estaçao me ligou 2 vezes hoje perguntando quando eu poderia ir la ver o local :sarcastic:

 

 

Aguardo a posiçao dos demais !

Link to comment
Share on other sites

Não desmerecendo a região, muito pelo contrário, mas acho que a Mantiqueira, na altitude dessa pousada de Gonçalves já está bem servida de estações, as temperaturas acabarão sendo previsíveis pois a altitude, insolação, relevo e regime de chuvas etc são parecidas/os com outros lugares que já possuem estação.

Acho que o que devemos procurar na Mantiqueira são altitudes superiores a 1800 ou alguma característica do relevo da região que seja muito marcante, caso contrário acho que não justifica.

Link to comment
Share on other sites

Frost acho que em baixada na Mantiqueira a essa altitude só tem da vila inglesa em Cdj não ?

 

Tem Monte Verde e horto florestal... não exatamente a mesma altitude mas com os dados dessas estações facilmente temos noção do comportamento nessa pousada.

 

OBS: posso estar redondamente enganado :laugh:

 

A verdade é que pra mim teria uma estação em cada cidade do sul de minas, eu iria amar, mas ai a emoção está falando muito alto :laugh:

Sei lá, altitudes acima de 1800 também serão previsíveis mas como serão mais baixas na média ou nas mínimas acabam agradando nossos olhos...

Link to comment
Share on other sites

William, se a moça da pousada oferecer uma parcela boa ou integral da estação, é claro que podemos

ir lá instalar a bendita!

 

Agora, eu concordo com a lista do Diego. Seria simplesmente fantástico uma estação na Bocaina ou

no PARNA Caparaó. Citaria também uma estação na parte alta do PARNA Serra dos Orgãos, no estado

do RJ, com altitudes entre 2000 e 2300m. O Pico da Caledônia, ponto culminante da serra do mar

fluminense, tem acesso relativamente fácil e segurança.

 

Com isso, no que diz respeito a fazer a vaquinha baziana para aquisição de nova estação, eis os

meus lugares:

 

-PARNA SÃO JOAQUIM

-PARNA CAPARAÓ

-PARNA SERRA DOS ORGÃOS

-PINHEIRO MACHADO

-SERRA DA BOCAINA

Link to comment
Share on other sites

Acho que será muito interessante ter uma estação em Goncalves. Conheco a regiao...se esta pousada do william estiver mesmo a 1600 m e sendo uma baixada sera muito interessante. ..que eu saiba em Goncalves nao existem baixadas acima dos 1750 mts....Resumindo ..sou favoravel pelo menos deixar 1 ano a estacao nesta pousada pra se verificar o potencial desta regiao...

Link to comment
Share on other sites

Já cogitaram a possibilidade de uma estação na Pedra de São Domingos?

Ela fica a 2050 metros com acesso relativamente fácil (reparem no Google Earth que a estrada que vai até a Pedra chega a mais de 2000 metros) e existe uma pequena casinha no topo, não sei a finalidade.

40880527.jpg

 

No resto de Gonçalves acho legal, mas acredito que Serra da Bocaina traria dados menos previsíveis!

 

 

Já subi nessa Pedra. Acesso relativamente tranquilo de carro. Mas acho bem mais fácil instalar em alguma pousada da região. Para um Pico de 2.000m já vamos instalar no Pico do Itapeva...

Link to comment
Share on other sites

Renan, no pico da Caledônia funciona uma estação pluviométrica do INEA (Instituto Estadual do Meio Ambiente) do governo estadual do Rio de Janeiro que transmite os dados on-line de 15 em 15 minutos.

 

Quem devia ter uma estação meteorológica no pico da Caledônia seria o SIMERJ (sistema de meteorologia do Rio de Janeiro), mas este órgão meteorológico estadual foi deixado de lado desde que o governador Sérgio Cabral assumiu em 2007, existe 7 estações meteorológicas pertencentes ao SIMERJ, mas estão inoperantes desde 2012, algumas até antes.

 

Acompanho o orçamento estadual do Rio de Janeiro faz alguns anos, no ítem Ciência e Tecnologia do orçamento, aparece lá, Simerj, 1.000.000 de reais para investimentos em 2012, termina o ano, não investiram nada.Foi abandonado pelo governo do Sérgio Cabral.

 

EM julho de 2011 anunciaram que iam fazer uma licitação em setembro de 2011 para dois radares meteorológicos modernos para o Rio de Janeiro, um na cidade de Resende-RJ e outro em Macaé-RJ, soube em setembro de 2013 que os radares vão começar a funcionar em 2015.

Link to comment
Share on other sites

Renan gostei do lugar o ideal seria ver com os responsaveis por essas torres ai pois é o local mais seguro e tambem se ajudavam , geralmente os caras que tem esses equipamentos alugam uma parte na torre e cobram uma fortuna , tal como no Itapeva mais achei lindo o local deve fazer um frio umido no inverno nao ? Pela distancia pro mar

Link to comment
Share on other sites

Renan gostei do lugar o ideal seria ver com os responsaveis por essas torres ai pois é o local mais seguro e tambem se ajudavam , geralmente os caras que tem esses equipamentos alugam uma parte na torre e cobram uma fortuna , tal como no Itapeva mais achei lindo o local deve fazer um frio umido no inverno nao ? Pela distancia pro mar

 

Provavelmente muitas máximas baixas William, muitas sub-10 creio eu.

 

Temos que saber QUEM É o responsável pela área do pico ou se é o próprio INEA mencionado pelo Nani. Eu toparia fácil fácil uma vaquinha

pra lá, acho até mais interessante que na serra da Bocaina.

Link to comment
Share on other sites

Olhei no GE região de Gonçalves MG tem baixadas cuíúdas das cuiúdas. :good:

 

 

Cansei de falar isso! Fiquei impressionado quando fui com a quantidade de baixadas monstras! Algumas mais de 1.600m de altitude, bem fechadas e com topos altos no entorno. Devem dar belíssimas mínimas, por isso que é interessante monitorar a região! :good:

Link to comment
Share on other sites

Uma vez eu levantei a questão de como seria fantástico uma estação no Pico do Caledônia. Sei que a Petrobrás e a InterTV Serra e Mar cuidam de antenas por lá. Uma parte do trajeto é de carro e outra a pé. Não sei de maiores detalhes pq nunca tive oportunidade de ir e não tenho carro (apesar da vontade de conhecer), mas deixo aqui alguns detalhes.

http://www.clubedosaventureiros.com/guia-de-trilhas/66-parque-estadual-dos-tres-picos-rj/739-pico-da-caledonia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_da_Caled%C3%B4nia

 

Acesso

wPmvgnXHxDk

 

Panorama

3WQUtz64MHc

Link to comment
Share on other sites

Amigos minhas metas para este ano:

 

Transferir a estação de Urupema para outro local na cidade e reativá-la. Cancelei meu celular VIVO ao qual a conta do 3G estava acoplada, tenho de fazer outro plano.

 

Transferir a estação de Vacas Gordas, sem dados informados e sem internet, para o sítio do amigo do Ronaldo no Cruzeiro, com internet, me parece. Confere Ronaldo?

 

Caio....se esta estação for para este sitio, provavelmente será a estação + fria no quesito Minima absoluta

Link to comment
Share on other sites

Marquei dia 22 de ir conhecer o Sitio em Gonçalves se algum baziano quiser ir na empreitada manos os que vao ajudar o PH kkkkk ...

 

 

Artur , DSoares , Bruno , Renan , Carlos e demais que possuem uma Davis , a distancia do pelo GE das baixadas mais proximas esatao em torno dos 250 Metros em area pelo visto dentro da Pousada , os unicos obstaculos sao algumas arvores e a vegetaçao é rasteira , qual estaçao indicam ? Todos os modelos tem o mesmo alcance de 300 Metros ?

 

 

 

Conhecendo um pouco a cidade

 

Cidade - Lembra um Pouco Monte Verde

 

06.jpg

 

 

Geografia

 

Gonçalves limita-se com os municípios de Paraisópolis a oeste e norte, São Bento do Sapucaí (este em São Paulo) a leste, Sapucaí-Mirim a sul e Camanducaia a sudoeste. Como na maioria dos municípios da Mantiqueira, seu relevo é fortemente acidentado, com raríssimas áreas planas. Montanhas altas, vales profundos, aflorações rochosas de grande porte e muitos córregos e ribeirões compõem a paisagem que tanto atrai turistas.

 

 

Clima

 

Gonçalves possui um clima Tropical de Altitude tipo Cwb, apresentando verões suaves amenizados pela altitude da Serra da Mantiqueira e pela alta pluviosidade da estação. Seus invernos são secos e frios, (submetidos a forte geadas), devido à redução de chuva ocorrida durante o outono entre o fim de março até o fim de junho. O outono e a primavera são estações de transição entre o inverno e o verão e vice-versa.

[

 

Como chegar :

 

Seu acesso principal é a estrada MG-1930,8 que liga a sede do município à MG-173, rodovia que dá acesso, ao sul, ao Vale do Paraíba, Via Dutra e São Paulo e, ao norte, a Itajubá e Pouso Alegre pela BR-459 (que liga a Paraty-RJ a Poços de Caldas-MG), e a São Paulo e Belo Horizonte pela BR-381 Rodovia Fernão Dias. Outro acesso alternativo é a estrada que sai da Rodovia Fernão Dias em Cambuí, passa por Córrego do Bom Jesus e daí segue por terra durante 22 km até Gonçalves, subindo a serra. Este caminho reduz a distância para quem vem da capital paulista ou da Região Metropolitana de Campinas. Todas as rodovias possuem sinalização indicativa para Gonçalves.

 

 

image16.jpg

 

DSC01922.JPG

 

Vista.jpg

 

DSC01606.JPG

 

 

Populaçao pouco mais de 4mil h

 

 

48091105.jpg

 

48091136.jpg

 

48091143.jpg

 

48091160.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Marquei dia 22 de ir conhecer o Sitio em Gonçalves se algum baziano quiser ir na empreitada manos os que vao ajudar o PH kkkkk ...

 

 

Artur , DSoares , Bruno , Renan , Carlos e demais que possuem uma Davis , a distancia do pelo GE das baixadas mais proximas esatao em torno dos 250 Metros em area pelo visto dentro da Pousada , os unicos obstaculos sao algumas arvores e a vegetaçao é rasteira , qual estaçao indicam ? Todos os modelos tem o mesmo alcance de 300 Metros ?

 

 

 

Conhecendo um pouco a cidade

 

Cidade - Lembra um Pouco Monte Verde

 

06.jpg

 

 

Geografia

 

Gonçalves limita-se com os municípios de Paraisópolis a oeste e norte, São Bento do Sapucaí (este em São Paulo) a leste, Sapucaí-Mirim a sul e Camanducaia a sudoeste. Como na maioria dos municípios da Mantiqueira, seu relevo é fortemente acidentado, com raríssimas áreas planas. Montanhas altas, vales profundos, aflorações rochosas de grande porte e muitos córregos e ribeirões compõem a paisagem que tanto atrai turistas.

 

 

Clima

 

Gonçalves possui um clima Tropical de Altitude tipo Cwb, apresentando verões suaves amenizados pela altitude da Serra da Mantiqueira e pela alta pluviosidade da estação. Seus invernos são secos e frios, (submetidos a forte geadas), devido à redução de chuva ocorrida durante o outono entre o fim de março até o fim de junho. O outono e a primavera são estações de transição entre o inverno e o verão e vice-versa.

[

 

Como chegar :

 

Seu acesso principal é a estrada MG-1930,8 que liga a sede do município à MG-173, rodovia que dá acesso, ao sul, ao Vale do Paraíba, Via Dutra e São Paulo e, ao norte, a Itajubá e Pouso Alegre pela BR-459 (que liga a Paraty-RJ a Poços de Caldas-MG), e a São Paulo e Belo Horizonte pela BR-381 Rodovia Fernão Dias. Outro acesso alternativo é a estrada que sai da Rodovia Fernão Dias em Cambuí, passa por Córrego do Bom Jesus e daí segue por terra durante 22 km até Gonçalves, subindo a serra. Este caminho reduz a distância para quem vem da capital paulista ou da Região Metropolitana de Campinas. Todas as rodovias possuem sinalização indicativa para Gonçalves.

 

 

image16.jpg

 

DSC01922.JPG

 

Vista.jpg

 

DSC01606.JPG

Link to comment
Share on other sites

Marquei dia 22 de ir conhecer o Sitio em Gonçalves se algum baziano quiser ir na empreitada manos os que vao ajudar o PH kkkkk ...

 

Artur , DSoares , Bruno , Renan , Carlos e demais que possuem uma Davis , a distancia do pelo GE das baixadas mais proximas esatao em torno dos 250 Metros em area pelo visto dentro da Pousada , os unicos obstaculos sao algumas arvores e a vegetaçao é rasteira , qual estaçao indicam ? Todos os modelos tem o mesmo alcance de 300 Metros ?

 

William, tanto a Vue ou a Pró, o alcance é de 300 metros mesmo. Qto a obstáculos, Arvores não são um problema, a não ser que fosse uma Mata totalmente fechada....

Link to comment
Share on other sites

Boa Carlos , vou tentar procurar a baixada mais cuiuda e a mais perto da casa onde a estaçao ficar

 

 

Já viram essa Estaçao no Weatherlink ?

 

Sitio Boipeba do Alto fico no caminho entre Paraisopolis e Gonçalves

 

 

Esta a quase 1500 Metros , encrustada na escosta , em Meio a uma mata fechadissima de Araucarias

 

 

As temperaturas parecem alta pra altitude , junta encosta e mata fechado deu nisso kk

 

http://www.weatherlink.com/user/athayde/

Link to comment
Share on other sites

Pousada Vale das Trutas - Ausentes RS

 

3-0_sj_dos_ausentes_vale_das_trutas.jpg

3-3_sj_dos_ausentes_vale_das_trutas.jpg

 

Pessoal....boa notícias....!!

 

Acabei de falar na pousada e me passaram o celular do proprietário de lá que fica em Meleiro...Bem, falei do Baz , das nossas estações , etc...E ele se mostrou interessado..!!

 

Minha primeira pergunta foi qto ao sinal de Internet e a resposta foi SIM.......!! Inclusive ele me passou até o contato da pessoa que faz manuntenção lá no local, tamanho o entusiasmo. Ele disse que poderá ceder um espaço tranquilamente, para instalação na Pousada que fica 10km de Ausentes, relatou.

 

Qto ao frio, ele disse que já fez -11 num mercurio no local e que está disposto a colaborar com a instalação.

 

Agora resta alguem ir lá pessoalmente e conversar para maiores detalhes e verificar mesmo este sinal de internet

Link to comment
Share on other sites

Amigos minhas metas para este ano:

 

Transferir a estação de Urupema para outro local na cidade e reativá-la. Cancelei meu celular VIVO ao qual a conta do 3G estava acoplada, tenho de fazer outro plano.

 

Transferir a estação de Vacas Gordas, sem dados informados e sem internet, para o sítio do amigo do Ronaldo no Cruzeiro, com internet, me parece. Confere Ronaldo?

 

Caio....se esta estação for para este sitio, provavelmente será a estação + fria no quesito Minima absoluta

 

FALEI COM ELE HOJE, SEM PROBLEMA, O SINAL É FORTE E DA VIVO. DIA 22/29 ELE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA IR COM A GENTE NO SÍTIO.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.